Autor Tópico: A recorrente constatação da circulação de luzes apagadas...durante a noite  (Lida 6176 vezes)

Janeiro 06, 2020, 19:55:32, 19:55
Lida 6176 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A recorrente constatação da circulação de luzes apagadas...durante a noite






Crio este tópico porque é tão recorrente esta situação de ver condutores de luzes apagadas durante a noite, que acho que merecia uma discussão sobre o tema...

Agora a mais recente que presenciei ocorreu pouco passava das 18h30 (o que nesta altura do ano é de noite, como sabem).

Vou a circular numa avenida de sentido único, em cidade e a não mais de 40km/h, quando um Peugeot 208 sai do seu estacionamento a uma certa distância de onde me encontrava.

Claro que me apercebi logo daquilo porque o pisca accionado, sem a existência de faróis ligados nem a respectiva iluminação traseira, chamaram-me à atenção.

Eu sigo atrás por uns segundos até que fiz de forma breve sinais de luzes para alertar o condutor.
Deu em nada!

Espero uns 4-5 segundos e volto a fazer o mesmo, sem novamente haver resultados.

Entretanto o condutor vira à esquerda e eu por acaso também ia nesse caminho.

Decidi não ultrapassar e continuei atrás.
Faço a terceira tentativa  pouco depois e o condutor trava sem motivo algum para o fazer.

Apesar de ter imobilizado o carro numa zona de fraca iluminação, apercebo-me que o condutor tem o braço levantado, mas dentro do carro.

Percebi logo que a pessoa não fazia ideia da razão para lhe estar a fazer sinais de luzes, avanço um pouco e páro quase ao lado.
E nem foi preciso dizer nada...apenas apontei para a frente do seu carro e ligou logo os faróis. Estava difícil de perceber...  :)

Isto acaba por ser muito recorrente acontecer e provavelmente não faltarão membros aqui no fórum que também se apercebem disto que falo.

E acho que o facto de terem os chamados Leds diurnos (que era o caso também daquele veículo), dá a alguns condutores a falsa ideia que seguem com iluminação para circular de noite...

O problema (grande por sinal) é que nem essa iluminação é suficiente à noite, nem os farolins atrás ficam acesos.  :-\

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 06, 2020, 21:08:30, 21:08
Responder #1

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ontem fiz uma azelhice idêntica  :oops:

O meu carro liga e desliga as luzes sozinho por isso estou mal habituado. Pediram-me para ver se as mudanças de um carro estavam a entrar bem andei e como a rua tinha iluminação nem dei conta... Também só andei na minha rua e vi um sr que fez um olhar estranho mas também não disse nada. Mas ainda me cruzei com um carro também...

Mas sim hoje em dia o que se vê mais são carros com luz diurna a circular sem mínimos e médios. E sinceramente não entendo porque as marcas não metem isso automático também. Carros com luz diurna são recentes e não é uma tecnologia assim tão evoluída como isso.

Led tem uma intensidade muito grande por isso perto do carro dá a sensação de que está tudo ok. Só a entrar em vias mais descobertas é que damos conta que não temos porque não vemos "lá para o fundo".

Janeiro 06, 2020, 21:18:43, 21:18
Responder #2

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sim, vejo isso diariamente ....
Azelhisse pura,Então nao dá para perceber pelo quadrante e pela iluminação na frente do carro que está tudo apagado???
LEIAM A PORCARIA DOS MANUAIS!!!!
É como as luzes de nevoeiro que nao se ligam
É como os stops que nao se pára
É como a cedência de passagem que nao se dá
É como as prioridades....
E podia continuar...
membro numero 16

Janeiro 06, 2020, 22:56:22, 22:56
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Isso é tão vulgar que até doi e só pode ser azelhisse, as luzes têm icones padrão, só não vê quem não quer.
As marcas colocam sistemas automáticos....para quem paga, normalmente depende do nivel do modelo

Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 06, 2020, 23:13:25, 23:13
Responder #4

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
É mato.
Aliás é isso e farois fundidos. Presumo que seja pelo custo de aquisição muito mais elevado (no caso de leds ou mesmo Xenon), mas tenho avistado muito, muito mais carros nesse estado.
Por mim, uma coisa que deixaria de permitir, seriam as luzes de mínimos.
Acreditem que há imbecis que em dias de nevoeiro cerrado e andam de...mínimos!

No caso em particular destes carros com as luzes desligadas, eu para além da multa  obrigava a una consulta médica de oftalmologia. Não acredito que um tipo que ande assim, veja alguma coisa à sua frente.
E depois,  lá está,  há os acidentes e o à e tal, não o vi, vocês das motos andam sempre a abrir....
Abram os olhos.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Janeiro 07, 2020, 10:43:49, 10:43
Responder #5

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Já me aconteceu algumas vezes e não considero isso azelhice. O problema no geral é que mesmo com as luzes apagadas o quadrante é iluminado, para dificultar o meu carro tem uns DRL muito "fortes" e engana um pouco.
Por outro lado, de manhã quando entro no carro tenho sempre o "vicio" de ligar as luzes, sejam 7, 8 ou 9 da manhã, em dias de chuva idem.

Janeiro 07, 2020, 11:09:08, 11:09
Responder #6

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Os bmw recentes mesmo com o botão desligado ele informa "o seu carro precisa das luzes ligadas" e liga na mesma os médios, muito bom.
membro numero 16

Janeiro 07, 2020, 11:11:31, 11:11
Responder #7

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eh pah desculpem lá mas sem querer estar a defender quem o faz acho que alguns de vocês falam da experiência que têm com os vossos carros. O meu carro não indica no quadrante se vou de mínimos ou médios por exemplo. Indica num selector do lado esquerdo ao nível do joelho que não não costumo olhar para ele. Normalmente quando lhe mexo é para colocar nevoeiro ou para voltar a ligar quando sai da oficina por exemplo. Mas o meu carro não tem luz diurna e dá para perceber bem tanto no quadrante como na frente. Agora os quadrantes dos carros novos se forem LED não acendem só se ligarem as luzes por exemplo. Já estive dentro de um carro com essas luzes diurnas e andar em zonas com iluminação a luz que o led emite é bastante "boa". Diria mesmo que perto do carro ilumina mais que o meu carro que é halogéneo.

Claro que é um perigo também já tentei avisar pessoas sem grande sucesso. Fui atrás de um vizinho meu a fazer sinais de luzes e ele só entendeu quando saímos do bairro e entrámos numa estrada sem iluminação que a velocidade aumenta e ele já precisa de olhar mais além.

Cá na zona de lisboa geralmente quando vejo é acompanhado de um logotipo daqueles que indica que o carro é alugado.

Claro que é perigoso, claro que as pessoas têm de ter atenção. Mas já que se lembraram de meter luz diurna também deviam ter colocado as luzes automáticas.

Janeiro 07, 2020, 11:48:22, 11:48
Responder #8

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Pior do que este fenómeno, é o fenómeno dos condutores que não têm luzes de travagem ou de marcha atrás. Isso sim é um perigo do caraças.



Janeiro 07, 2020, 11:56:50, 11:56
Responder #9

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Muitas motos tambem já tem luzes automáticas


Já me aconteceu uma vez, mas a zona onde estava tinha uma iluminação publica tao boa que nem dei imediatamente pela falta das luzes... arranquei e so passado uns 100 metros e que percebi  :nice:




Mas, em muitos países não é normal ligar os médios e grande maioria dos carros circulam só com os minimos... durante uma época era frequente ver isso e eram muitos condutores brasileiros que vinham mal habituados e provávelmente desconheciam ser obrigatório em Pt
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Janeiro 07, 2020, 12:01:43, 12:01
Responder #10

Buda

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 49
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750x (DCT)
  • Localidade: Lisboa
Aconteceu-me um episódio "engraçado", que de engraçado este tema não tem nada, mas pelo insólito que foi...

No passado mês de Dezembro, ai pelos dias das tempestades com nome de gaja e ventos malucos xD, deixei a montada a descansar e fui de carro para o trabalho...

Ora terça ou quarta feira dessa semana, vinha eu no para/arranca da Av. do Brasil e reparo que coloca-se atrás de mim um suv sem luzes acesas, nem era daqueles que já tinha os leds de presença...

 Isto eram umas 18h50, escusado será dizer que a noite já é cerrada,alem de fraca visibilidade derivado á chuva... Ora estando eu imediatamente á frente do dito "apagado" tento avisá-lo com 4 piscas, mão de fora a fazer "nhekos" (sinal para acender as luzes  :lolol: ) fazer nhekos no lado dentro, entre a cabeça dos bancos, desligar as minhas luzes e voltar acender, isto tudo várias vezes, no desespero acompanhei uma ou duas destas sinaléticas com buzina e tudo... Nada aconteceu no outro lado...

Penso eu cá para mim " é impressionante, ainda ontem nesta mesma av. apanhei um cabeça de vento destes, será que as pessoas não se apercebem?? São quase 19h da NOITE, está NOITE CERRADA desde ás 17h e pouco há meses, está uma pessima visibilidade, um carro á frente a fazer sinais de toda a maneira e feitio e não se apercebem..."

Isto era eu a pensar no que lhe podia dizer... Nisto, farta de estar atrás de um carro que acendia 4 piscas, buzinava e gesticulava a fazer sinais de nhekos xD, eis que sai de trás de mim ( afinal estaria a ver tudo o que estava a fazer) para a via do lado...

Vejo que o semáforo fica vermelho e temporizo a minha paragem de maneira a ficar ao lado dela ( por esta altura ela já tinha passado por mim e vim que era uma senhora...) ela avança na via dela até ficar imobilizada e eu paro ao lado dela...

Chamo atenção da Sra., peço-lhe para abrir o vidro a pensar dizer-lhe que está de noite cerrada há uma carrada de horas se ela não achava boa ideia acender as luzes... nisto cai-me tudo fico boqueaberto...

Era exactamente a mesma condutora que no dia anterior naquela mesma Av. por volta daquela hora ali ia também sem noção alguma sem luzes ligadas...

ao que eu digo " eu não acredito...ontem chamaram-lhe atenção sobre as luzes apagadas neste mesmo sitio, sabe como sei? fui eu... impressionante não é!? qual a probabilidade? "

Ao que Sra, na casa dos 60/70, me responde "é realmente impressionante..." carregado de sarcasmo e a pendura uma jovem, porvavelmente a neta, a rir-se com o insólito pede desculpa e agradece o aviso pela avó ( coisa que a Sra. não conseguiu fazer coitada a idade não lhe devia permitir)...

Enfim é mais uma daquelas que (já?) não devia andar ao volante, mas como cada carro a andar é sinonimo de mais impostos a entrar, não interessa controlar nada disso...



Janeiro 07, 2020, 12:27:00, 12:27
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muitas motos tambem já tem luzes automáticas
(....)

Sim, diria que a esmagadora maioria delas (talvez tirando alguns ciclomotores) já o fazem assim desde há alguns anos e em que basta que se rode a chave, sem precisar que se pressione qualquer comando para o efeito.


------------------------------------------------------

Para os motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores, os médios são luzes obrigatórias mesmo durante o dia:nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 07, 2020, 12:56:41, 12:56
Responder #12

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Acontece com muita frequência sempre que circulo ao entardecer e inicio da noite estar perante algum veiculo com as luzes apagadas e alguns nem sequer ainda são do tempo dos "leds diurnos".

Sobre o assunto reparto as culpas pelos condutores, pelas regras do código e agentes de autoridade que não têm sido sensíveis a este problema (ou pelo menos não existe a mesma "publicidade" que a cassete riscada de "condutores por excesso de alcool ou por excesso de velocidade" e agora "os sem titulo válido para a condução"), pelos próprios construtores dos veículos e pela UE com as suas directivas que em alguns casos são insuportáveis e por outro ficam no esquecimento - talvez deliberado ?!

Sobre os condutores, acredito que seja por distracção e por terem talvez veículos com fraca iluminação e que em situações ao entardecer terem os faróis acessos não seja tão diferente de os terem ligados... Há ainda a questão do tablier que por estar quase sempre iluminado (apesar de ser só visível à noite) possa dar a entender que estará com as luzes ligadas... tanto que existem alguns veículos que apenas indicam que possam estar ligadas as luzes de máximos e sem qualquer referência às luzes médias e aos mínimos...

Sobes os agentes de autoridade (e código) deveria haver maior preocupação por verificação do estado das luzes dos veículos quando fazem as operações stop (mesmo as diurnas), tanto que existem alguns veículos que apesar de circularem com as luzes de médios à frente ligadas por vezes têm a traseira totalmente apagada (idade do veiculo, problemas eléctricos, etc...)

Há um assunto paralelo a este e que pela altura do ano poderá também aqui fazer sentido, que é sobre a questão de saber utilizar as luzes de nevoeiro (as de trás) tanto que o normal é quando existe um nevoeiro por mais banal que seja, as pessoas simplesmente circulam com todas as luzes ligadas sem terem noção que estão a encadear todos os veículos atrás com uma iluminação que por vezes é mais forte que um farol de máximos....
A luz de nevoeiro na traseira só deverá ser ligada se se notar uma "névoa de iluminação" no espelho retrovisor mas assim que se vir no espelho retrovisor claramente o veiculo atrás, deverá ser desligada a tal luz de nevoeiro...

Voltando ao tema principal... as luzes diurnas como o nome indicam são para utilização exclusivamente durante o dia se bem que acho que recentemente o código de estrada menciona algo como circular SEMPRE com as luzes de médios ligadas... ou estou equivocado?
Aqui a questão das marcas e neste caso das motos, que na sua maioria, assim que se ligam automaticamente têm os médios ligados e não há forma de os desligar...
(a não ser alguns modelos mais baratos de origem asiática que ainda dão para se ir ligando as luzes sem haver qualquer iluminação automática...)
Porque razão os automóveis não ligam automaticamente as luzes de médios como as motos? Ou que tivessem sensores para os ligar automaticamente sempre que as questões assim o exigem?!
[as luzes diurnas por serem automaticas de dia e à noite não ligarem automaticamente as luzes de médios criam mais estes problemas... que têm de facto sido recorrentes... luzes diurnas que enganam os condutores... mas porque razão não existem igualmente luzes diurnas nas traseiras dos automóveis ?! Nas motos como disse normalmente ligam todas as luzes...]
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 07, 2020, 13:44:03, 13:44
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Sim, diria que a esmagadora maioria delas (talvez tirando alguns ciclomotores) já o fazem assim desde há alguns anos e em que basta que se rode a chave, sem precisar que se pressione qualquer comando para o efeito.

Passou a ser um standard desde o Euro 2.. prai em 2003.


Janeiro 07, 2020, 14:07:12, 14:07
Responder #14

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
@2low sou da tua opinião só acho que estás a misturar um pouco os conceitos. As luzes da minha mota por exemplo não são automáticas, ligam mal rodo a chave pronto. Médios incluídos. Aliás tal como dizes já é um standard hoje em dia nas motas (bom ou praticamente todas... não tenho certeza absoluta). As luzes diurnas é isso, mal ligas o circuito elas acendem. Não há nenhuma opção de desligar. Ligar automático é o que o meu carro faz que em caso de pouca luminosidade acende os médios e mínimos.

Mas sim no código da estrada diz que de noite todos são obrigados a circular com médios/cruzamento ligados. Aliás, é ilegal circular de mínimos em qualquer situação. Nas motas é sempre. Para que servem os mínimos? Supostamente quando estamos na via parados temos de passar para mínimos para não encadear quem venha de frente. O mesmo em passagens de nível quando paramos não encadear quem possa vir no sentido oposto e não se espetar na cancela digo eu...  E dá coima se não fizerem!

Sei isto porque tirei a carta há relativamente pouco tempo e perguntei para que serviam os mínimos então... e o que é que eu podia fazer na minha 125 visto que só desligava os médios se desligasse a mota...

Janeiro 07, 2020, 14:25:06, 14:25
Responder #15

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


[as luzes diurnas por serem automaticas de dia e à noite não ligarem automaticamente as luzes de médios criam mais estes problemas... que têm de facto sido recorrentes... luzes diurnas que enganam os condutores... mas porque razão não existem igualmente luzes diurnas nas traseiras dos automóveis ?! Nas motos como disse normalmente ligam todas as luzes...]


Porque infelizmente o CE esta mal feito no que toca a essa tematica.


As luzes de dia, sao feitas para andar de dia e para seres visto, como tal sao muito mais eficazes e estao conforme a homologacao europeia para o efeito (penso que Euro > V nos automóveis)

os medios (cruzamento) sao luzes de iluminacao da estrada




Durante o dia, a iluminacao de uma DRL é muito mais visivel para terceiros do que um farol com o medio aceso



Esperemos que na proxima revisao do CE essa situacao seja resolvida
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Janeiro 07, 2020, 15:18:36, 15:18
Responder #16

Rodrigues1

  • Visitante
Este tema faz-me lembrar uma peripécia passada com o meu Pai.

Em Trás os Montes ficou sem o médio direito e de noite mal conseguia ver a berma da estrada e sempre que podia ia em máximos.
Quem conhece aquelas estradas que serpenteiam os montes sabe o perigoso que é.

Quando por fim conseguiu mudar a lâmpada a partir daí em estradas mais iluminadas andava quase sempre em mínimos para poupar a lâmpada.

Acredito que haja mais casos parecidos.

Janeiro 07, 2020, 16:35:59, 16:35
Responder #17

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Boas.

Há gente que entenderá que ao ligar as luzes do carro no lusco fusco está a dar dinheiro a ganhar ao Mexia da EDP, sai caro. Ou então, por razões ecológicas, para não gastar bateria; agora, com os carros eléctricos, pensarão que fazem menos quilómetros.
O "código" de ligar e desligar luzes será coisa de aprendiz de condução, ou atitude bovina de examinado, de que a "carta" na mão liberta.
Um pouco como a lisura no tratamento dos outros, superiores ou subalternos: antes era boa educação, hoje é desdenhosamente "politicamente correcto".

Luzes e luzinhas, pois bem.
O meu carro é do início deste século e não tem os pinchavelhos modernaços que acendem automaticamente as luzes ou que as regulam ao detectarem a proximidade de um veículo - quase sempre depois do condutor oposto ter levado com uma "flashada". Sou eu que giro a forma como me relaciono com os outros utentes da via segundo o apregoado princípio cristão do "Faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti" - algo diferente  do "Não faças aos outros...", mais vulgarizado e ao que me foi explicado, menos de acordo com a ideia original.
Adiante.
Quando passo num banco de nevoeiro ligo os faróis para o efeito e o sinalizador traseiro; quando as condições se alteram, desligo essas luzes porque sei que encandeiam como o diabo. Algo que vejo muita gente a esquecer, pior, alguns andam deliberadamente de luzes de nevoeiro ligadas à frente, mais os mínimos, quando deviam andar de médios ligados. Acharão que dá estilo, até lhes chamam luzes de "varrimento", vá-se lá saber por quê - nesta linha de raciocínio, não imagino como chamarão às luzes da motas "adventure" de propósito idêntico que provocam a mesma irritação visual a quem apanha com elas... às vezes montadas ao nível do guiador.

Partilho algo que faço: ligo os médios sempre que saio da zona urbana para a estrada ou autoestrada, mesmo durante o dia.
Ao ultrapassar, sei que serei melhor visto pelos veículos da frente, e melhor ainda pelos que vêm em sentido contrário e poderão ter a mesma intenção que eu.
Acho mesmo que devia ser obrigatório ligar os médios, pelo menos sempre que se sai das localidades. Ganhei esta opinião em várias jornadas contra a luz do sol baixa.
Afinal, depois das resistências do costume, a obrigatoriedade dos médios ligados veio a mostrar ser uma medida positiva para a segurança dos motociclistas.
Sim, "Lights Save Lives". Mas não abusem, do outro lado pode estar uma "árvore de natal" vingativa.

Aqui, o princípio cristão que me tornou ateu, "Dar a outra face...": sempre que à minha frente vai alguém com luz traseira de nevoeiro ligada a dar-me cabo dos olhos, primeiro faço-lhe sinais de luzes; se não o convencer, leva com os máximos até desligar o farolim. Sempre que dou de frente com luzes que encandeiam, faço sinal de luzes.
A maioria das vezes, debalde, a malta vive o carro como se estivesse em casa, faz o que lhe apetece. E não o que seria saudável socialmente, isto é, civilizado.
Afinal, uma coisa que ajuda a traçar o perfil sociológico de uma comunidade é ver como se conduz por lá.
Cortesia? Qu'é isso?
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Janeiro 24, 2020, 18:44:10, 18:44
Responder #18

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Há gente que entenderá que ao ligar as luzes do carro no lusco fusco está a dar dinheiro a ganhar ao Mexia da EDP, sai caro. Ou então, por razões ecológicas, para não gastar bateria; agora, com os carros eléctricos, pensarão que fazem menos quilómetros.
(....)


Precisamente...

E há outra coisa, para além dos faróis desligados durante a noite, que neste caso me aborrece mesmo...
Falo da ausência dos piscas, para fazerem qualquer manobra ou mudança de direcção.

Por vezes já "brinco" com as situações e digo para mim mesmo "mais um que tinha os piscas como opcional".

É que há situações que não lembra a ninguém!!
Parece que é só rodar o volante e os outros que percebam a intenção.  :nempenses:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 24, 2020, 19:15:15, 19:15
Responder #19

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Karloxilva, partilho totalmente esses pensamentos, mas para não sermos parciais temos que incluir os companheiros que usam as luzes de nevoeiro na mota todo o tempo ( dia, noite, sol, chuva, etc).
Também esses são alvo do teu pensamento
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 28, 2020, 12:26:24, 12:26
Responder #20

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
(....)
Há gente que entenderá que ao ligar as luzes do carro no lusco fusco está a dar dinheiro a ganhar ao Mexia da EDP, sai caro. Ou então, por razões ecológicas, para não gastar bateria; agora, com os carros eléctricos, pensarão que fazem menos quilómetros.
(....)


Precisamente...

E há outra coisa, para além dos faróis desligados durante a noite, que neste caso me aborrece mesmo...
Falo da ausência dos piscas, para fazerem qualquer manobra ou mudança de direcção.

Por vezes já "brinco" com as situações e digo para mim mesmo "mais um que tinha os piscas como opcional".

É que há situações que não lembra a ninguém!!
Parece que é só rodar o volante e os outros que percebam a intenção.  :nempenses:

Agora existe uma moda nova ( não é bem nova, já tem uns anos ).

Muitos automoveis trazem farois de nevoeiro frontais com a chamada função "cornering". Ou seja, os farois de nevoeiro frontais acendem por alguns segundos, consoante o angulo de viragem e rotação do volante. Esta função tem como objectivo iluminar a berma da estrada quando se faz uma curva á noite. Mas há quem os use como piscas.

Aqui há uns dias, quando circulava de carro, um gajo "meteu-se" á minha frente numa rotunda, obrigando-me a uma travagem mais brusca. O erro foi "meu", porque se ele está na rotunda, tem prioridade. Mas como ele estava a contornar a rotunda sem qualquer tipo de sinalização ( entenda-se, sem usar pisca ) conclui que ele iria sair na saida antes da minha entrada.

Travei a fundo e ele fez uma cara de desagrado... e eu perguntei se não era preciso usar os piscas, para assinalar para onde ia, se ia sair da rotunda, continuar a contornar...

Resposta do "iluminado": Não viu o farol de nevoeiro aceso?

Por isso, a partir de hoje, quem tem um carro com farois com função "cornering", fica dispensado de usar o pisca... até porque, quem vem atrás deles tambem consegue ver se o farol de nevoeiro frontal está aceso, ficando desde logo elucidado para o caminho que o carro da frente vai tomar...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Janeiro 28, 2020, 12:52:23, 12:52
Responder #21

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não pude deixar de sorrir ao ler a resposta do tipo!
É preciso ter lata, realmente.  :napodeser:

É a "lei do menor esforço", juntamente com o "não quero saber disso para nada"...
Quem se lixa é quem se vê perante situações de perigo porque a outra alminha não fez uso daquele equipamento (pisca) que, cada vez mais me convenço, deve ser opcional em muitos veículos.  :pensador: :toma:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 28, 2020, 12:59:23, 12:59
Responder #22

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Só para chatear, na minha opinião qual circula numa rotunda só precisa usar pisca quando muda de via ou pretende sair
« Última modificação: Janeiro 28, 2020, 17:41:06, 17:41 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 28, 2020, 13:05:12, 13:05
Responder #23

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...

Eu em algumas rotundas em que vou sair na 3ª, 4ª saída...etc, opto por accionar o pisca para dentro e quando é para sair uso novamente, neste caso para indicar a saída que vou tomar.

Até hoje não me dei mal.
« Última modificação: Janeiro 28, 2020, 13:11:26, 13:11 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 28, 2020, 13:26:13, 13:26
Responder #24

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Só para chatear, na minha opinião qual circula numa rotina só precisa usar pisca quando muda de via ou pretende sair


Entro na rotunda e enquanto circulo nela mantenho o pisca esquerdo ligado. Se a rotunda tem mais que uma faixa, sinalizo quando mudo. Quando quero sair, volto a sinalizar, desta vez com o pisca direito.

Não custa nada e evita equivocos.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Janeiro 28, 2020, 14:16:31, 14:16
Responder #25

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
E é o que ensinam fazer na escola de condução por isso acredito que seja a forma correcta a fazer. Também é como faço.

Eu percebo que dentro de uma rotunda grande com mais de duas faixas possa ser também confuso se o pisca quer dizer que está a circular ou se quer mudar para uma faixa ainda mais interior.

Eu também já tive situações de pessoas em rotundas que não sinalizam se estão a entrar na rotunda ou se querem sair na primeira saída e depois eu arrisco e calha um que quer circular depois de 3 ou 4 que saíram sem sinalizar. Acontece.

Janeiro 28, 2020, 14:18:01, 14:18
Responder #26

JCSC

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30

Eu em algumas rotundas em que vou sair na 3ª, 4ª saída...etc, opto por accionar o pisca para dentro e quando é para sair uso novamente, neste caso para indicar a saída que vou tomar.

Até hoje não me dei mal.

É a forma correta [legal].

Janeiro 28, 2020, 14:26:40, 14:26
Responder #27

IS

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: GSR 600
  • Localidade: Margem Norte Tejo

Janeiro 28, 2020, 14:58:07, 14:58
Responder #28

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Karloxilva, partilho totalmente esses pensamentos, mas para não sermos parciais temos que incluir os companheiros que usam as luzes de nevoeiro na mota todo o tempo ( dia, noite, sol, chuva, etc).
Também esses são alvo do teu pensamento

Exacto. E eu a pensar que a "cultura motard" se distinguia da dos "enlatados" por ser menos "classe média em bicos de pés", menos exibicionista... Claro que ironizo, há por aí carradas de enlatados em duas rodas.
O que é facto é que há tipos que são duas agressões: uma para os olhos de quem tem o azar de se cruzar com eles, outra ao bom gosto.
Perante a primeira, queixo-me, faço sinais de luzes; perante a segunda, já que faz parte da sua "liberdade" individual, limito-me a pensar se "azeiteiro" terá um âmbito suficiente amplo para se aplicar a malta da urbe.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Janeiro 28, 2020, 17:30:11, 17:30
Responder #29

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Falando em rotundas... já pensaram que não deveria existir 2 ou mais vias nas saídas das rotundas? É que quando fazemos uma rotunda como manda a lei, saimos sempre o mais à direita possível. Assim sendo, para que serve a outra via?

Janeiro 28, 2020, 17:34:26, 17:34
Responder #30

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Serve para ajudar a escoar um pouco melhor o trânsito.
Não existe, que eu saiba, nada impeça um condutor a que possa, na saída da rotunda, seguir pela via mais à esquerda, deixando a outra para os veículos que possam sair logo na sua 1a saída.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 28, 2020, 17:52:12, 17:52
Responder #31

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Vergando-me com a devida vénia pelas opiniões manifestadas, permitam-me apenas que realce que o uso de pisca deve ocorrer quando: "pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha" e que o sinal deve "cessar logo que ela [manobra] esteja concluída."
Na minha humilde opinião usar os piscas ligados quando se circula numa rotunda e não se vai mudar de via infringe o Código da Estrada.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 28, 2020, 21:53:00, 21:53
Responder #32

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 313
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte

Eu em algumas rotundas em que vou sair na 3ª, 4ª saída...etc, opto por accionar o pisca para dentro e quando é para sair uso novamente, neste caso para indicar a saída que vou tomar.

Até hoje não me dei mal.

Eu também faço o mesmo para indicar as minhas intenções e parece que stresso menos nas rotundas porque os carros facilitam!
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)