Isso é mito. Ele não te multou porque não te pode multar, simples. Há muitos anos que se fala de multas de top-case, mas nunca vi uma única. Até ao dia em que vir uma à minha frente, é mito.Quis tentar ser o polícia mauzão, mas fez só figurinhas tristes.Quanto aos cogumelos nem comento.
No dia em que te passarem uma multa dessas é não pagar e contestar.
Citação de: Raminhos em Dezembro 05, 2020, 13:55:31, 13:55No dia em que te passarem uma multa dessas é não pagar e contestar.Infelizmente não é assim que funciona.Eles têm poder de decisão sobre aplicar este tipo de multa por "ordens superiores" que indicam que alterações ás características de veículo têm de constar no DUA.Porém estão isentos de aceitar qualquer contestação.O procedimento é pagares sob a forma "caução". E a contestação é feita conforme as instruções que estão no verso do documento do auto.Implica enviar carta registada para a ANSR que iniciará um processo.E é nessa carta que terás de apresentar a tua defesa. A minha experiência com contestações é que o processo expira antes de obter qualquer resposta.Nunca consegui reaver o dinheiro de qualquer caução. A única vez que tentei obter mais informação sobre isto, rapidamente percebi que iria gastar mais com advogados do que aquilo que iria reaver. E rapidamente desisti.
E quando as motas já saem do concessionário com o pack de malas de oferta montado? As marcas estão a cometer uma ilegalidade ou esse extra já consta no livrete?
Citação de: JoãoPVCarvalho em Dezembro 05, 2020, 14:11:53, 14:11Citação de: ThatsMe em Dezembro 05, 2020, 13:52:28, 13:52Isso é mito. Ele não te multou porque não te pode multar, simples. Há muitos anos que se fala de multas de top-case, mas nunca vi uma única. Até ao dia em que vir uma à minha frente, é mito.Quis tentar ser o polícia mauzão, mas fez só figurinhas tristes.Quanto aos cogumelos nem comento.É isto...O conselho que Eu dou cá em casa é :Aprendam a viver, se eles têm "supremacia" nestes casos, então o melhor é abanar com a cabeça enquanto o nosso subconsciente os manda "Modere a sua linguagem" e assim normalmente a malta resiste para viver mais um dia.Lembrem-se que os Agentes da Autoridade são homens e mulheres como nós, e por mais isenção que a profissão exija, têm sentimentos e temperamento nem sempre fáceis de dominar.Já diz o Povo que discutem dois tolos enquanto um quer. Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkO que se passa na realidade e que o agente da autoridade dificilmente e a pessoa que nasceu em Lisboa e tem entrada no IST ou em Medicina com 19 valores... Nem todos damos para a escola, nem todos temos capacidade de aprender um ofício e e necessário polícia, logo o estado tem de captar algumas pessoas, alicia-los com um ordenado tentador, mesmo que estás tenham capacidades médias ou baixo da média e formá-los numa função que se quer o mais simples e compreensivel.A maioria deles não entende. Acha-se mal pago para a função (e eu concordo) mas esquecem- se que para ter o bónus eles tem de ter o ónus e se não estivessem na polícia muitos seriam trolhas, bombeiros ou donos de café (nada contra). Mas não entende cogumelos top cases ou outras coisas porque não tem capacidade para isso.
Citação de: ThatsMe em Dezembro 05, 2020, 13:52:28, 13:52Isso é mito. Ele não te multou porque não te pode multar, simples. Há muitos anos que se fala de multas de top-case, mas nunca vi uma única. Até ao dia em que vir uma à minha frente, é mito.Quis tentar ser o polícia mauzão, mas fez só figurinhas tristes.Quanto aos cogumelos nem comento.É isto...O conselho que Eu dou cá em casa é :Aprendam a viver, se eles têm "supremacia" nestes casos, então o melhor é abanar com a cabeça enquanto o nosso subconsciente os manda "Modere a sua linguagem" e assim normalmente a malta resiste para viver mais um dia.Lembrem-se que os Agentes da Autoridade são homens e mulheres como nós, e por mais isenção que a profissão exija, têm sentimentos e temperamento nem sempre fáceis de dominar.Já diz o Povo que discutem dois tolos enquanto um quer. Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Citação de: TMaxer em Dezembro 05, 2020, 16:28:59, 16:28Citação de: JoãoPVCarvalho em Dezembro 05, 2020, 14:11:53, 14:11Citação de: ThatsMe em Dezembro 05, 2020, 13:52:28, 13:52Isso é mito. Ele não te multou porque não te pode multar, simples. Há muitos anos que se fala de multas de top-case, mas nunca vi uma única. Até ao dia em que vir uma à minha frente, é mito.Quis tentar ser o polícia mauzão, mas fez só figurinhas tristes.Quanto aos cogumelos nem comento.É isto...O conselho que Eu dou cá em casa é :Aprendam a viver, se eles têm "supremacia" nestes casos, então o melhor é abanar com a cabeça enquanto o nosso subconsciente os manda "Modere a sua linguagem" e assim normalmente a malta resiste para viver mais um dia.Lembrem-se que os Agentes da Autoridade são homens e mulheres como nós, e por mais isenção que a profissão exija, têm sentimentos e temperamento nem sempre fáceis de dominar.Já diz o Povo que discutem dois tolos enquanto um quer. Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkO que se passa na realidade e que o agente da autoridade dificilmente e a pessoa que nasceu em Lisboa e tem entrada no IST ou em Medicina com 19 valores... Nem todos damos para a escola, nem todos temos capacidade de aprender um ofício e e necessário polícia, logo o estado tem de captar algumas pessoas, alicia-los com um ordenado tentador, mesmo que estás tenham capacidades médias ou baixo da média e formá-los numa função que se quer o mais simples e compreensivel.A maioria deles não entende. Acha-se mal pago para a função (e eu concordo) mas esquecem- se que para ter o bónus eles tem de ter o ónus e se não estivessem na polícia muitos seriam trolhas, bombeiros ou donos de café (nada contra). Mas não entende cogumelos top cases ou outras coisas porque não tem capacidade para isso.Não concordo.Esse era de facto o estereótipo do agente da autoridade nos anos 70/80, hoje em dia a maior parte deles são já possuidores de um grau académico de nível médio e também já os há com nível de Licenciatura.Se me disseres que formação académica nem sempre é sinónimo de formação pessoal/profissional/cívica tenho de concordar mas, aplicar-se-á a todos os extratos sociais. Assim, é tão legítimo afirmar que nem o agente de autoridade tem conhecimentos para avaliar o que é uma transformação ilegal do veículo, face à utilização de um acessório, como o motociclista não dispõe de conhecimentos para avaliar o trabalho do agente.O dever de ambos é respeitar a pessoa e o papel social que assume naquele momento, e normalmente é aqui que a coisa acaba por descarrilar, desde o motociclista que se sente perseguido ou de alguma forma marginalizado e o agente que também tem tendência a perder a noção dos limites da sua autoridade.Logo está montado o cenário para a coisa correr mal, e como já sabemos a corrente parte pelo elo mais fraco. Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Estás a ver....... se continuasses com a mota de pobres (Honda), nada disso te aconteciacompraste uma marca de ricos..... é o que acontece..... mas não tenhas a menor duvida.Boa sorte
(...)Acha-se mal pago para a função (e eu concordo) mas esquecem- se que para ter o bónus eles tem de ter o ónus e se não estivessem na polícia muitos seriam trolhas, (...)
Creio que a única alteração possível de fazer no DUA é mudança de cor e pneumáticos / jantes e tem um custo de 30 €Todos as características mencionadas no DUA têm um código numérico, se fosse possível averbar os acessórios qual seria o seu código correspondente se é que existe.
Ha agentes da GNR e PSP com licenciaturas... sem dúvida.Nao são e os que mandam parar uma moto e querem passar uma multa por causa da moto ter cogumelos ou top case.Ainda sou do tempo do anúncio da RTP a dizer “jovem, tens a 4 classe e queres uma carreira aliciante, vem para a Guarda Nacional Republicana... concursos abertos bla bla bla bla”E o que é a 4 classe dos tempos modernos? O 9 ano? O 12? Hoje em dia a ordem da escola parece-me ser “passa tudo” que as crianças podem ficar melindradas e os pais podem ir a escola reclamarE o que um indivíduo com o 12 ano com total falta de brio, de interesse na carreira, falta de ambição e que não se questiona a si próprio sobre a aplicação das leis que jurou fazer cumprir e fiscalizar? Quantos e já não viram assim?
Análise fundamentada e com sentido crítico.Citação de: Rodrigues1 em Dezembro 06, 2020, 12:19:00, 12:19Creio que a única alteração possível de fazer no DUA é mudança de cor e pneumáticos / jantes e tem um custo de 30 €Todos as características mencionadas no DUA têm um código numérico, se fosse possível averbar os acessórios qual seria o seu código correspondente se é que existe.Bem observado Rodrigues !
Ha agentes da GNR e PSP com licenciaturas... sem dúvida.
- em veículos ligeiros (e talvez motociclos) consegue-se arranjar conjunto pneu+jante diferente do de origem mas de acordo com tabelas de compatibilidade que as marcas de pneus partilham nas várias oficinas, mas mesmo que seja "compatível" sem alterar por exemplo altura do automóvel, tem de ser averbado no DUA, coisa que normalmente a marca faz na homologação do modelo quando tem submodelos mais desportivos com outras dimensões de pneus/jantes;
Já as transformações, que são uma coisa diferente da de utilizar acessórios, devem seguir os mesmos preceitos do que um novo veiculo tem para ser homologado e respectivamente ter autorização de comercialização...
... porque razão implicam "ELES" com acessórios que são desmontáveis para uso temporário ou não mas que não alteram as características do próprio veiculo...
Porque o Orçamento de Estado define um volume de receitas anual.Porque essa verba é necessária para cobrir diversas "despesas" do Estado.E porque não existe coerência entre o que são normas Europeias, código da estrada e o que diz tanto o IMT como a ANSR.Portanto, é muito fácil o agente cumprir a interpretação da lei que for mais conveniente para quem ordena a operação.E como estas operações de "segurança rodoviaria" têm sempre como objectivo de "reduzir a sinistralidade"... são socialmente aceites.Afinal, haverá sempre quem dirá que "quem não deve não teme".
Este texto não é meu. Podem encontrar o link do autor no final.
Depois o Manéli impugna a multa, não paga, e com toda a razão do seu lado, no limite - mete tudo em Tribunal.Mas a inspecção B já pagou, e vai reaver o dinheiro da mesma... ??? Quando mesmo? Desconheço.
qual pdf ?? qual doct ?? De que é que estão a falar ?
O pdf completo está aqui.
Gostei particularmente da tampa do banco do pendura na hayabusa... 2 lugares fixo.. enfim.
A grande maioria das motos trás qs de origem