Autor Tópico: Escolha de nova mota  (Lida 2138 vezes)

Julho 24, 2021, 18:02:05, 18:02
Lida 2138 vezes

zziiddaannee

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 62
Boa tarde malta.

Estou neste momento a terminar a categoria A, e chega a altura de reformar a minha fiel companheira, yamaha n max, e passar para outra cilindrada.

Abro este tópico aqui porque a minha indecisão é entre duas Hondas: a cb500x e a nc750x.

Andei a sondar o mercado de usados, vi uma cb500x de 2017 com montes de extras, punhos aquecidos, descanso central, porta USB, mala, proteções de motor e Carter, etc, com 11 mil km, e um preço que posso pagar.  Vi também uma nc750x do mesmo ano com 13 mil km, mas com menos extras.

O objectivo da compra da moto é ter uma utilitária económica, com manutenção económica, para ocasionalmente andar com pendura, para fazer vários percursos curtos em aldeia e cidade com pouco trânsito, mas também sair nas folgas e fazer 300 ou 400 km num dia sem grande esforço.

Sendo o preço de aquisição semelhante, peço opiniões de quem conhece os modelos, a nível de custos de manutenção, gozo de condução e pontos que devo estar atento ao comprar usado.

Sou um condutor calmo, quase não faço autoestrada, e gosto de estradas municipais em cascos de rolha.

Obrigado por qualquer ajuda que me possam dar  :festa:


Julho 25, 2021, 02:03:05, 02:03
Responder #1

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Entre essas duas 'venha o diabo e escolha' e fazendo esse papel de diabo eu escolheria a CB500 X ! Mais bonita e mais divertida de pilotar que a NC750 X . Não tem nada que enganar , è 'pau para toda a obra' e cumpre tudo aquilo que descreves como objectivos de utilização ! Tive uma durante 1 ano e fiz uma viagem aos Picos da Europa montado nela (mas antes coloquei-lhe um banco em gel) ! Deixou boas memórias ! '0' problemas !

Julho 25, 2021, 09:03:51, 09:03
Responder #2

zziiddaannee

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 62
Entre essas duas 'venha o diabo e escolha' e fazendo esse papel de diabo eu escolheria a CB500 X ! Mais bonita e mais divertida de pilotar que a NC750 X . Não tem nada que enganar , è 'pau para toda a obra' e cumpre tudo aquilo que descreves como objectivos de utilização ! Tive uma durante 1 ano e fiz uma viagem aos Picos da Europa montado nela (mas antes coloquei-lhe um banco em gel) ! Deixou boas memórias ! '0' problemas !
Bom dia Luís. Obrigado pelo feedback. Uma pergunta de leigo. A manutenção de que tenho mais receio é a do kit de transmissão, com que regularidade se troca e qual é o custo, fazes ideia?
De aspecto gosto das duas, peguei num pequeno trecho em ambas e gostei mais da nc750x, mas pode ser pela falta de experiência que tenho a conduzir mota com cilindrada superior. Na escola ando com uma BMW 850 que tem um travão da frente intratável, mas que é bastante fácil de pegar. Achei qualquer uma das duas muito mais manobraveis do que a BMW, e com travões bem mais progressivos.

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk


Julho 25, 2021, 10:01:28, 10:01
Responder #3

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Bom dia companheiro.
Quanto às 2 motos sou suspeito, porque tenho uma NC700x de 2012(comprei usada), e o meu "companheiro habitual de viagens" tem uma CB500x de 2017 ( nova)....e estamos os dois muito satisfeitos com elas.
Quanto á tua pergunta específica posso-te dizer que este meu amigo mudou o kit por volta dos 25000kms +ou-.
O kit custou cerca de 104€ ( corrente, cremalheira e pinhão)

Quanto á NC como comprei usada não consigo dar um número exato, mas tenho a certeza que fez +ou- os mesmos KMS , e custou-me 117€...

Ficas bem servido com qualquer uma das 2, para aquilo que pretendes.

Cumprimentos.
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Julho 25, 2021, 11:57:52, 11:57
Responder #4

zziiddaannee

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 62
Bom dia companheiro.
Quanto às 2 motos sou suspeito, porque tenho uma NC700x de 2012(comprei usada), e o meu "companheiro habitual de viagens" tem uma CB500x de 2017 ( nova)....e estamos os dois muito satisfeitos com elas.
Quanto á tua pergunta específica posso-te dizer que este meu amigo mudou o kit por volta dos 25000kms +ou-.
O kit custou cerca de 104€ ( corrente, cremalheira e pinhão)

Quanto á NC como comprei usada não consigo dar um número exato, mas tenho a certeza que fez +ou- os mesmos KMS , e custou-me 117€...

Ficas bem servido com qualquer uma das 2, para aquilo que pretendes.

Cumprimentos.
Muito obrigado pelo esclarecimento. Vai ser então uma questão de oportunidade. Boas voltas para ti e para o teu companheiro.

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk


Julho 25, 2021, 14:26:37, 14:26
Responder #5

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Esqueci de referir que o preço dos kits é sem montagem....
Montámos nós em casa...(mao-de-obra grátis e não-qualificada... :D)
Boas viagens para ti também :cool:
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Agosto 04, 2021, 00:54:16, 00:54
Responder #6

zziiddaannee

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 62
Comprar uma nc750x com 77000 km é pedir problemas? Está anunciada num stand supostamente de confiança

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk


Agosto 04, 2021, 08:25:08, 08:25
Responder #7

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 265
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X Dct
  • Localidade: Oeiras
Não me parece que os 77000kms sejam um problema numa NC, e se te estás a referir ao stand Antero eu não conheço pessoalmente, mas o feedback que tenho é positivo ( até tenho um colega daqui de Lisboa que foi lá comprar uma RT usada á algum tempo e ficou satisfeito).
De qualquer modo acho que arranjas com facilidade  menos KMS ( mais antiga, mas eu não ligo tanto a isso....mas é a minha opinião...)

Pesquisa mais e pensa bem....a menos que sejas "endinheirado", uma mota não se compra todos os dias...😁😁

Cumprimentos ✌️
“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Agosto 04, 2021, 09:08:25, 09:08
Responder #8

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ver se as intervenções do plano de manutenções da mota (livro) foram atempadamente realizadas.

A mota nova tem 2 anos de garantia e se o antigo proprietário quis respeitar a mesma deve ter cumprido o plano de manutenções: 1 ano ou a cada 12 mil kms (acho eu) - confirmar no livro de manutenções.

Verificar o estado dos pneus. Geralmente é a despesa que se deve prever quando se compra uma mota.

Ver o estado da corrente (folga, elos enferrujados, sinais de má lubrificação). Se possível saber quando é que a mesma foi substituída ou se deve ser substituída em breve.

O mesmo para os travões. Ou o cabo da embraiagem (folga no mesmo).

Verificar suspensão (sinais de fuga de óleo).

Ou seja usar o bom senso, sabendo que não estamos a comprar novo.

Para mim são alguns cuidados que deves ter na aquisição de uma mota com 77 mil kms.
O stand dá pelo menos um ano de garantia.

Pede para dar uma volta se for possível. Ouvi-la trabalhar "a frio". Se pega à primeira, etc. etc.

A quilometragem da mota não deve ser sinal de afastamento, mas (existe sempre um MAS) tudo depende como o antigo dono tratou dela.