Clube Português Motociclismo

GERAL => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: pjmartinho em Janeiro 22, 2024, 12:37:54, 12:37

Título: E depois? Como será por cá?
Enviado por: pjmartinho em Janeiro 22, 2024, 12:37:54, 12:37
Estamos bem tramados se isto for à vante

Título: Re: E depois? Como será por cá?
Enviado por: TuCa em Janeiro 22, 2024, 16:56:20, 16:56
já houve esclarecimentos da própria UE,
esse tema não se coloca, é a desinformação de hoje em dia a funcionar
Título: Re: E depois? Como será por cá?
Enviado por: pjmartinho em Janeiro 22, 2024, 18:39:14, 18:39
Se é desinformação, ou não, não faço ideia. Achei esta coisa uma completa aberração.
Se isto fosse para ir avante, deixava de fazer sentido as inspeções automóveis que servem para atestar o bom funcionamento do veiculo (quando são rigorosas)
Título: Re: E depois? Como será por cá?
Enviado por: EML em Janeiro 22, 2024, 22:02:01, 22:02
É desinformação!
Estão a legislar para evitar que os veículos em fim de vida fiquem de biblô num campo a poluir. Penso que está previsto serem considerados veículos em fim de vida aqueles que não são inspecionados 2 anos seguidos.
Boas curvas!
Título: Re: E depois? Como será por cá?
Enviado por: TuCa em Janeiro 23, 2024, 11:47:18, 11:47
Se é desinformação, ou não, não faço ideia. Achei esta coisa uma completa aberração.
Se isto fosse para ir avante, deixava de fazer sentido as inspeções automóveis que servem para atestar o bom funcionamento do veiculo (quando são rigorosas)

sim, é desinformação, e mesmo assim o que se falou há uns anos atrás (porque esse tema já é antigo)
é proibir aqueles casos "frankstein" em que se corta frente de um traseira de outro, e siga com um bocado com betume e tinta..
casos em que o carro já é questionável nos termos de segurança, e ainda precisa de um motor novo, etc
um acidente que além de toda a chapa, elementos mecânicos, ainda rebenta airbags, tensores, etc
casos graves, que não faz sentido a reparação.


as inspeções, por si só, não estão relacionadas com isto a começar logo pelo facto de existirem vários tipos de inspeção
nós fazemos obrigatoriamente a mais simples, somente para atestar o bom funcionamento dos elementos de segurança mínimos ao uso do veiculo.
tens o exemplo de uma inspeção periódica (por muito rigorosa que seja) não inspecionar o mesmo que uma inspeção extraordinária (mais conhecida como inspeção B)
Título: Re: E depois? Como será por cá?
Enviado por: TMXR em Janeiro 23, 2024, 14:10:27, 14:10
Infelizmente discordo.

Não se trata de desinformação, trata-se de uma forma que o PÉ estuda para evitar a cubanizacao do parque automóvel.

Basta ver o vídeo que o mecânica sobre rodas por exemplo fez sobre o tema. Proibido substituir airbags, proibido substituir portas, proibido etc etc etc

Felizmente já se começa a desvendar aquilo que nos espera com esta transição lírica… indústria de componentes europeia a caminhar para a falência e chineses a chegarem em força

No final irá cair tudo no mesmo sítio, porque quem manda não quer que o povo tenha automóvel e os impostos em breve colocarão muitos “a pé”… porque é assim que as pessoas vivem no terceiro mundo, que é o que a Europa irá passar a ser
Título: Re: E depois? Como será por cá?
Enviado por: TuCa em Janeiro 23, 2024, 16:09:46, 16:09
mais uma vez, desinformação

Convém ir à fonte da noticia e ler a proposta apresentada e não ler só as gordas ou basear-se em sites de criação de conteúdo para cliques fáceis

A notícia original vem de https://www.elconfidencial.com/motor/industria/2024-01-11/ue-comision-europea-coche-reparacion-averia-motor-cambio_3807959/ (https://www.elconfidencial.com/motor/industria/2024-01-11/ue-comision-europea-coche-reparacion-averia-motor-cambio_3807959/) que se baseia numa proposta de lei com alguns meses (a ser elaborada ha já anos provavelmente) e que já andou a rodar por outros "canais noticiosos" e levou a um fact-check da AFP que está em https://factcheck.afp.com/doc.afp.com.34729NQ (https://factcheck.afp.com/doc.afp.com.34729NQ) que considerou como FALSO

Resumidamente, o que poderá avançar:
- Obrigar novos veículos a serem recicláveis em 85%
- Obrigar que veículos em fim de vida sejam entregues em centros de desmantelamento autorizados (e não qualquer sucateira)
- Definir que um carro não é reparável em caso de incêndio total no compartimento do motor ou interior
- Definir que um carro não é reparável se não for possível substituir airbags, pré-tensores, cintos de segurança, pontos de fixação de bancos, componentes de suspensão ou pneus.

de certa forma é só oficializar o que já acontece na maioria dos casos
e evitar aqueles casos, que uma lata sofre um acidente grande, passa pelas mãos do "frankstein" e é importada "como nova"



Título: Re: E depois? Como será por cá?
Enviado por: 2low em Janeiro 23, 2024, 23:14:00, 23:14
Toda o mundo sabe que só o polígrafo sic poderá garantir a veracidade ou falsidade de determinado assunto.  8)

Se isto por acaso fosse avante seria fácil de reverter:
1. proibir a importação de veículos de origem na Alemanha (só com isto, seria revertido logo essa lei)
2. devolver todos os veículos importados com pelo menos 15 anos e matriculados em Portugal nos últimos 4/5 anos e obrigação de indemnização pelos danos causados
3. etc

 :D
Título: Re: E depois? Como será por cá?
Enviado por: TMXR em Janeiro 23, 2024, 23:22:46, 23:22
 



Título: Re: E depois? Como será por cá?
Enviado por: JoãoPVCarvalho em Janeiro 27, 2024, 14:49:20, 14:49
A economia do After Market é muito maior que a dos carros novos e isto simplesmente nunca vai avançar.

Em primeiro lugar é uma violação clara dos direitos de propriedade.

Em segundo lugar carece de fundamento cientifico que suporte este decreto Lei.

Em terceiro lugar, não observa a realidade dos mercados Europeus que depende das economias internas, e não duvidem que na Europa não são só os Tugas que não têm guita para comprar carros novos.

O que me leva à quarta observação sobre o tema. As próprias marcas vendem mais viaturas usadas do que viaturas novas. Esta medida simplesmente iria arruinar por completo a industria automóvel.

Em quinto lugar, a industria dos consumíveis, leia-se combustível, é infinitamente maior do que a economia dos fabricantes de automóveis e estes não estão interessados em carros com baixos consumos, quanto mais em carros de consumo zero!

Em sexto lugar surgem as contingências relacionadas com a eletrificação da mobilidade pessoal. Simplesmente não há capacidade produtiva instalada na Europa que possa abastecer tal mercado. Não existe. (E não me venham com a porra da história de que Portugal já produz mais energia elétrica com recurso a renovaveis do que com recurso a combustíveis fósseis porque isso é simplesmente falso e para quem tem dúvidas sugiro que consulte os dados do INE ou ainda da https://www.europarl.europa.eu/factsheets/pt/sheet/45/mercado-interno-da-energia (https://www.europarl.europa.eu/factsheets/pt/sheet/45/mercado-interno-da-energia))

E podia continuar por aí fora.
Lembrem-se que vamos iniciar um periodo eleitoral e muita m€rda vai ser publicada até lá. Não passam de grupos de interesse a fazer lobbie.
Título: Re: E depois? Como será por cá?
Enviado por: 2low em Janeiro 27, 2024, 20:27:12, 20:27
A economia do After Market é muito maior que a dos carros novos e isto simplesmente nunca vai avançar.

Em primeiro lugar é uma violação clara dos direitos de propriedade.

Em segundo lugar carece de fundamento cientifico que suporte este decreto Lei.

Em terceiro lugar, não observa a realidade dos mercados Europeus que depende das economias internas, e não duvidem que na Europa não são só os Tugas que não têm guita para comprar carros novos.

O que me leva à quarta observação sobre o tema. As próprias marcas vendem mais viaturas usadas do que viaturas novas. Esta medida simplesmente iria arruinar por completo a industria automóvel.

Em quinto lugar, a industria dos consumíveis, leia-se combustível, é infinitamente maior do que a economia dos fabricantes de automóveis e estes não estão interessados em carros com baixos consumos, quanto mais em carros de consumo zero!

Em sexto lugar surgem as contingências relacionadas com a eletrificação da mobilidade pessoal. Simplesmente não há capacidade produtiva instalada na Europa que possa abastecer tal mercado. Não existe. (E não me venham com a porra da história de que Portugal já produz mais energia elétrica com recurso a renovaveis do que com recurso a combustíveis fósseis porque isso é simplesmente falso e para quem tem dúvidas sugiro que consulte os dados do INE ou ainda da https://www.europarl.europa.eu/factsheets/pt/sheet/45/mercado-interno-da-energia (https://www.europarl.europa.eu/factsheets/pt/sheet/45/mercado-interno-da-energia))

E podia continuar por aí fora.
Lembrem-se que vamos iniciar um periodo eleitoral e muita m€rda vai ser publicada até lá. Não passam de grupos de interesse a fazer lobbie.

Por causa da energia eléctrica dita de verde já se ouve por aí que querem incutir às pessoas para utilizar máquinas lavar roupa e loiça durante as horas de maior exposição solar porque durante a noite há um deficit que as últimas centrais poluidoras que foram "recentemente" desactivadas trouxeram ao país...
A demagogia é tanta que ainda na semana passada um transformador de uma dessas centrais foi removida e transportada para a Grécia onde estará brevemente mais uma central poluidora em funcionamento - "ah e tal mas Portugal já deu mais um passo no caminho verde" que facilmente se pode comentar com "demagogia e demagogos quem acelerou este processo e quem nos vai prejudicar bastante a curto prazo" e "mandá-los para um determinado sítio"...

Sobre os carros eléctricos o tal conhecido português disse numa determinada entrevista que a Europa está a impor carros eléctricos à força à classe média sem que esta tenha capacidade para os adquirir e também disse que os lobbys dos fabricantes alemães acaba por não permitir travão à importação de carros chineses, derivado aos interesses desses construtores em venderem os seus carros poluidores no mercado chinês...
A Europa ou se altera e defende os seus interesses ou então à conta da obrigatoriedade de todos mudarem à força para "electrodomésticos de mobilidade de certificação/classe A+ energética" ainda vai criar um sério problema social nos países mais pobres onde Portugal se insere...

Mas os idiotas de Bruxelas que vão avante, quero ver se finalmente há tomates para lhes fazer frente e correr de lá com esses idiotas inúteis e estúpidos que mamam altos salários com muitas vantagens económicas à nossa conta!
Título: Re: E depois? Como será por cá?
Enviado por: Aphonso Pereira em Janeiro 27, 2024, 21:33:35, 21:33
Os BEV não são assim tão caros. Já estão à venda em Portugal magníficos BEV de origem RPC que incluem imenso equipamento. Até trazem microfone de Karaoke, cuja utilidade não pode ser ignorada.
Têm também consumos interessantes, apenas o dobro de um Tesla ou um VW. Encaixa tudo como peças de Lego, a EDP também é da RPC.
Título: Re: E depois? Como será por cá?
Enviado por: TMXR em Janeiro 29, 2024, 15:05:18, 15:05

Em primeiro lugar é uma violação clara dos direitos de propriedade.



Se compras um Tesla já abdicas do direito de propriedade, a qualquer momento o fabricante remotamente pode-te transformar o carro num pisa papéis caro apenas porque não gostou da marca do shampoo com que lavaste o carro
Título: Re: E depois? Como será por cá?
Enviado por: 2low em Janeiro 29, 2024, 18:12:58, 18:12

Em primeiro lugar é uma violação clara dos direitos de propriedade.



Se compras um Tesla já abdicas do direito de propriedade, a qualquer momento o fabricante remotamente pode-te transformar o carro num pisa papéis caro apenas porque não gostou da marca do shampoo com que lavaste o carro

E será exclusividade da Tesla?
Olha que agora os BMW dão para pagar mensalidade de determinados "acessórios electronicos" que vão desde suspensão desportiva a outras "bujigangas"...
Com grande probabilidade da BMW ter hipótese de fazer o mesmo remotamente... Porque se não for remotamente... a malta compra o carro com todos os extras, nunca mais vai a uma oficina da marca e desde que o computador da oficina não esteja ligado à net...  :stuck_out_tongue_winking_eye: