Será que devo ligar a mota sem a seguir dar uma volta?
(Só para verem a relíquia 😈)Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk
Se deixares a mota parada muito tempo, ficas com os pneus quadrados! Será mito? Como disse o dfelix, o melhor mesmo é andar, assim carregas a bateria.
Citação de: nuno em Novembro 14, 2016, 15:34:47, 15:34Se deixares a mota parada muito tempo, ficas com os pneus quadrados! Será mito? Como disse o dfelix, o melhor mesmo é andar, assim carregas a bateria.Pôr a mota a trabalhar e não andar "faz mal". Mito ou realidade? Daí o nome do tópico. O que para uns é mito para outros pode ser realidade.
Ligas a moto.Deixas aquecer o tempo suficiente de vestir o casaco, colocar capacete, luvas...E vais dar uma volta!Já que a tens, aproveita! Terás melhor satisfação em dar uma voltinha, mesmo que ocasionalmente do que a enfeitar permanentemente a garagem.(....)
Citação de: CB500X7 em Novembro 14, 2016, 15:47:51, 15:47Citação de: nuno em Novembro 14, 2016, 15:34:47, 15:34Se deixares a mota parada muito tempo, ficas com os pneus quadrados! Será mito? Como disse o dfelix, o melhor mesmo é andar, assim carregas a bateria.Pôr a mota a trabalhar e não andar "faz mal". Mito ou realidade? Daí o nome do tópico. O que para uns é mito para outros pode ser realidade. À mota não deve fazer mal (não tenho 100% certeza) a menos que deixes sobreaquecer, mas a mim faz mal de certeza. Preciso das minhas sessões de terapia.
Citação de: dfelix em Novembro 14, 2016, 15:28:10, 15:28Ligas a moto.Deixas aquecer o tempo suficiente de vestir o casaco, colocar capacete, luvas...E vais dar uma volta!Já que a tens, aproveita! Terás melhor satisfação em dar uma voltinha, mesmo que ocasionalmente do que a enfeitar permanentemente a garagem.(....)Não poderia concordar mais...A sério! Mas se tal não for possível e a moto tiver mesmo de ficar imobilizada por um tempo excessivamente longo (+2 meses p.ex.), aconselho a adquirir um optimate ou outro similar que mantém sempre a carga da bateria.E esqueçam o custo desta operação pois é ridículo...irrisório na função de manutenção de carga.
Citação de: nuno em Novembro 14, 2016, 15:55:08, 15:55Citação de: CB500X7 em Novembro 14, 2016, 15:47:51, 15:47Citação de: nuno em Novembro 14, 2016, 15:34:47, 15:34Se deixares a mota parada muito tempo, ficas com os pneus quadrados! Será mito? Como disse o dfelix, o melhor mesmo é andar, assim carregas a bateria.Pôr a mota a trabalhar e não andar "faz mal". Mito ou realidade? Daí o nome do tópico. O que para uns é mito para outros pode ser realidade. À mota não deve fazer mal (não tenho 100% certeza) a menos que deixes sobreaquecer, mas a mim faz mal de certeza. Preciso das minhas sessões de terapia. Todos os dias faço terapia. A 500X que o diga Ter duas motas em cidades diferentes torna-se complicado
Citação de: CB500X7 em Novembro 14, 2016, 14:43:03, 14:43Será que devo ligar a mota sem a seguir dar uma volta?Ligas a moto.Deixas aquecer o tempo suficiente de vestir o casaco, colocar capacete, luvas...E vais dar uma volta!Já que a tens, aproveita! Terás melhor satisfação em dar uma voltinha, mesmo que ocasionalmente do que a enfeitar permanentemente a garagem.Colocar a moto direita e desligar a bateria só faz sentido quando se pretende arrumar por periodos consideráveis de tempo.Diria uns seis meses ou mais.
Citação de: CB500X7 em Novembro 14, 2016, 16:16:49, 16:16Citação de: nuno em Novembro 14, 2016, 15:55:08, 15:55Citação de: CB500X7 em Novembro 14, 2016, 15:47:51, 15:47Citação de: nuno em Novembro 14, 2016, 15:34:47, 15:34Se deixares a mota parada muito tempo, ficas com os pneus quadrados! Será mito? Como disse o dfelix, o melhor mesmo é andar, assim carregas a bateria.Pôr a mota a trabalhar e não andar "faz mal". Mito ou realidade? Daí o nome do tópico. O que para uns é mito para outros pode ser realidade. À mota não deve fazer mal (não tenho 100% certeza) a menos que deixes sobreaquecer, mas a mim faz mal de certeza. Preciso das minhas sessões de terapia. Todos os dias faço terapia. A 500X que o diga Ter duas motas em cidades diferentes torna-se complicado Solução:Esta semana vais na 500X para lá, e voltas na Hornet. Na próxima semana vais na Hornet para lá e voltas na 500X. Assunto resolvido
Pôr a mota a trabalhar e não andar "faz mal". Mito ou realidade?
Mas se tal não for possível e a moto tiver mesmo de ficar imobilizada por um tempo excessivamente longo (+2 meses p.ex.), aconselho a adquirir um optimate ou outro similar que mantém sempre a carga da bateria.
Estas dúvidas todas devem-se também ao facto de ser uma mota com uma mecânica diferente da 500X... Porque vontade nao falta de pôr aqueles 4 carburadores a carburar
Citação de: CB500X7 em Novembro 14, 2016, 15:47:51, 15:47Pôr a mota a trabalhar e não andar "faz mal". Mito ou realidade? Não faz mal.Aliás, quando compras uma moto nova com zero quilómetros, um dos procedimentos efectuados pelo mecânico é deixa-la a trabalhar até o radiador disparar.O único contra é que ao ralenti o alternador normalmente não fornece carga suficiente para carregar decentemente a bateria.Sobretudo nas motos mais antigas.Logo, considerando que a bateria já tem uns anos o melhor é dar uma voltinha com ela.E uma voltinha é bem melhor que umas aceleradelas na garagem.Não só porque é mais saudável para o motor acelerar com carga. Como sempre dá um pouco de rodagem às suspensões, travões, etc..Citação de: Sapiens21 em Novembro 14, 2016, 16:05:43, 16:05Mas se tal não for possível e a moto tiver mesmo de ficar imobilizada por um tempo excessivamente longo (+2 meses p.ex.), aconselho a adquirir um optimate ou outro similar que mantém sempre a carga da bateria.Dois meses não é muito tempo.Por tempo "excessivamente longo", diria que é 6 meses ou mais.Citação de: CB500X7 em Novembro 14, 2016, 16:21:01, 16:21Estas dúvidas todas devem-se também ao facto de ser uma mota com uma mecânica diferente da 500X... Porque vontade nao falta de pôr aqueles 4 carburadores a carburar O número de cilindros pode ser outro. Mas tirando a injecção electrónica da 500X, a restante mecânica não é assim tão diferente quanto isso.
Amigo CB500X7A Mota é bonita e parece bem estimada Esta cena faz-me recuar uns anos valentes quando tinha uma garagem onde guardava a minha motorizada e os amigos me deixavam as suas Motas com M grande ao meu cuidado enquanto emigravam ou simplesmente hibernavam no inverno.Falas em 1998, para muitos do meu tempo já era uma Mota moderna mas cheguei a cuidar de Motas bem mais antigas cujos donos nem sabiam que levava óleo era só encher o depósito e roda punho.Eram motores que suportavam tudo, algumas que já não cabiam na garagem chegaram a estar parados na rua o inverno todo e até mais de um ano à espera do dono.Claro que não podia ficar a olhar para elas, e como me diziam sempre para de vez em quando dar uma voltinha não podia contrariar a vontade dos amigos Não tinha carta nessa altura mas como a garagem ficava ao lado de uma estrada cortada ao trânsito dava para as esticar de vez em quando.A verdade é que nunca deixava passar mais de uma semana sem dar uma volta com elas e como gosto da coisa era eu que mudava as velas, filtro e óleo e ainda chamava um amigo mecânico para afinar as válvulas. É verdade o que alguns companheiros afirmam, não basta ligar a mota em ponto morto e dar umas aceleradelas de vez em quando mas se tiver descanso central podemos fazê-lo, engata-se uma mudança, prende-se o acelerador e deixa-se um bom bocado a trabalhar mas engatada para que a caixa também seja lubrificada assim como a transmissão no seu todo.Boas curvas nessa bela Hornet
Antigamente as baterias aguentavam mais tempo e era só meter umas pastilhas lá para dentro que ficava como nova além de que a mota desligada não ficava a consumir nadinha, quando começaram a aparecer os velocímetros digitais etc. a coisa mudou de figura porque mesmo com a chave desligada o sistema elétrico tem de ficar acordado.
Antigamente as baterias aguentavam mais tempo e era só meter umas pastilhas lá para dentro que ficava como nova além de que a mota desligada não ficava a consumir nadinha, quando começaram a aparecer os velocímetros digitais etc. a coisa mudou de figura porque mesmo com a chave desligada o sistema elétrico tem de ficar acordado.Se a tua Hornet não é digital podes crer que aguenta bem um mês sem mexer.
Já percebi que ela precisa é de rolar Outra questão de quem não percebe nada disto. No manual fala em "motor afogado" O que é que pode originar isto? O que fazer caso aconteça?Obrigado.
Citação de: CB500X7 em Novembro 15, 2016, 11:37:54, 11:37 Já percebi que ela precisa é de rolar Outra questão de quem não percebe nada disto. No manual fala em "motor afogado" O que é que pode originar isto? O que fazer caso aconteça?Obrigado.Isso pode acontecer com qualquer motor a carburador que não pegue logo á primeira devido a;Muito frio, filtro de ar muito sujo, vela com faísca insuficiente ou gasolina muito tempo no depósito, nestes casos a gasolina entra na câmara de combustão sem ser queimada e quanto mais se insiste pior mais "afoga".Se for somente do frio e ficar afogado o melhor a fazer é esperar um pouco, e antes de ligar o start rodar o punho todo e deixar estar até pegar.Nos carros a carburador que tive era o que fazia quando teimava em não pegar á primeira devido ao frio, acelerador todo em baixo e ligava a chave, era certinho.Pode fazer confusão este gesto pois pensamos que ainda vai afogar mais, mas não.
...era o que fazia quando teimava em não pegar á primeira devido ao frio, acelerador todo em baixo e ligava a chave, era certinho.Pode fazer confusão este gesto pois pensamos que ainda vai afogar mais, mas não.