Autor Tópico: Mito ou realidade?  (Lida 5202 vezes)

Novembro 14, 2016, 14:43:03, 14:43
Lida 5202 vezes

CB500X7

  • Visitante
Boa tarde.

Adquiri há cerca de 3 meses uma Honda Hornet 600 de 1998.

Como é uma mota que passa algumas semanas parada, decidi questionar algumas pessoas entendidas sobre o que fazer nestas situações...

De vez em quando devo colocar a trabalhar?

Será que devo ligar a mota sem a seguir dar uma volta?

Devo desligar sempre o corta corrente?

Na base do descanço aconselharam colocar um "taco" de madeira para "poupar" a bateria... ???
 
Agradeço as vossas sugestões   :ok:

 :sportbike:

Novembro 14, 2016, 14:50:00, 14:50
Responder #1

CB500X7

  • Visitante


(Só para verem a relíquia 😈)

Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk

« Última modificação: Novembro 14, 2016, 14:54:31, 14:54 por CB500X7 »

Novembro 14, 2016, 15:28:10, 15:28
Responder #2

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Será que devo ligar a mota sem a seguir dar uma volta?

Ligas a moto.
Deixas aquecer o tempo suficiente de vestir o casaco, colocar capacete, luvas...
E vais dar uma volta!

Já que a tens, aproveita!  ;)
Terás melhor satisfação em dar uma voltinha, mesmo que ocasionalmente do que a enfeitar permanentemente a garagem.


Colocar a moto direita e desligar a bateria só faz sentido quando se pretende arrumar por periodos consideráveis de tempo.
Diria uns seis meses ou mais.


Novembro 14, 2016, 15:32:08, 15:32
Responder #3

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT


(Só para verem a relíquia 😈)

Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk

Bonita ! (e 'máquina ' ! )

Novembro 14, 2016, 15:34:47, 15:34
Responder #4

nuno

  • Visitante

Se deixares a mota parada muito tempo, ficas com os pneus quadrados! Será mito?  :D

Como disse o dfelix, o melhor mesmo é andar, assim carregas a bateria.

Novembro 14, 2016, 15:47:51, 15:47
Responder #5

CB500X7

  • Visitante

Se deixares a mota parada muito tempo, ficas com os pneus quadrados! Será mito?  :D

Como disse o dfelix, o melhor mesmo é andar, assim carregas a bateria.

Pôr a mota a trabalhar e não andar "faz mal". Mito ou realidade?

Daí o nome do tópico. O que para uns é mito para outros pode ser realidade.

 :convivio:

Novembro 14, 2016, 15:55:08, 15:55
Responder #6

nuno

  • Visitante

Se deixares a mota parada muito tempo, ficas com os pneus quadrados! Será mito?  :D

Como disse o dfelix, o melhor mesmo é andar, assim carregas a bateria.

Pôr a mota a trabalhar e não andar "faz mal". Mito ou realidade?

Daí o nome do tópico. O que para uns é mito para outros pode ser realidade.

 :convivio:

À mota não deve fazer mal (não tenho 100% certeza) a menos que deixes sobreaquecer, mas a mim faz mal de certeza.

Preciso das minhas sessões de terapia. :)

Novembro 14, 2016, 16:05:43, 16:05
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ligas a moto.
Deixas aquecer o tempo suficiente de vestir o casaco, colocar capacete, luvas...
E vais dar uma volta!

Já que a tens, aproveita!  ;)
Terás melhor satisfação em dar uma voltinha, mesmo que ocasionalmente do que a enfeitar permanentemente a garagem.
(....)

Não poderia concordar mais...A sério!  :)

Mas se tal não for possível e a moto tiver mesmo de ficar imobilizada por um tempo excessivamente longo (+2 meses p.ex.), aconselho a adquirir um optimate ou outro similar que mantém sempre a carga da bateria.

E esqueçam o custo desta operação pois é ridículo...irrisório na função de manutenção de carga.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 14, 2016, 16:14:32, 16:14
Responder #8

CB500X7

  • Visitante
O grande problema é que por vezes fica 2-3 semanas sem trabalhar...

 Tenho quem coloque a trabalhar durante estes períodos... Conduzi-la é que já é mais difícil.

 :sportbike:

Novembro 14, 2016, 16:16:49, 16:16
Responder #9

CB500X7

  • Visitante

Se deixares a mota parada muito tempo, ficas com os pneus quadrados! Será mito?  :D

Como disse o dfelix, o melhor mesmo é andar, assim carregas a bateria.

Pôr a mota a trabalhar e não andar "faz mal". Mito ou realidade?

Daí o nome do tópico. O que para uns é mito para outros pode ser realidade.

 :convivio:

À mota não deve fazer mal (não tenho 100% certeza) a menos que deixes sobreaquecer, mas a mim faz mal de certeza.

Preciso das minhas sessões de terapia. :)

Todos os dias faço terapia. A 500X que o diga  :lolol:

Ter duas motas em cidades diferentes torna-se complicado  :lolol:

Novembro 14, 2016, 16:21:01, 16:21
Responder #10

CB500X7

  • Visitante
Ligas a moto.
Deixas aquecer o tempo suficiente de vestir o casaco, colocar capacete, luvas...
E vais dar uma volta!

Já que a tens, aproveita!  ;)
Terás melhor satisfação em dar uma voltinha, mesmo que ocasionalmente do que a enfeitar permanentemente a garagem.
(....)

Não poderia concordar mais...A sério!  :)

Mas se tal não for possível e a moto tiver mesmo de ficar imobilizada por um tempo excessivamente longo (+2 meses p.ex.), aconselho a adquirir um optimate ou outro similar que mantém sempre a carga da bateria.

E esqueçam o custo desta operação pois é ridículo...irrisório na função de manutenção de carga.

Nunca ficou tanto tempo e espero que nunca venha a ficar tanto tempo parada.

Estas dúvidas todas devem-se também ao facto de ser uma mota com uma mecânica diferente da 500X... Porque vontade nao falta de pôr aqueles 4 carburadores a carburar  :lolol:

Novembro 14, 2016, 16:22:01, 16:22
Responder #11

Tiago Parracho

  • Visitante

Se deixares a mota parada muito tempo, ficas com os pneus quadrados! Será mito?  :D

Como disse o dfelix, o melhor mesmo é andar, assim carregas a bateria.

Pôr a mota a trabalhar e não andar "faz mal". Mito ou realidade?

Daí o nome do tópico. O que para uns é mito para outros pode ser realidade.

 :convivio:

À mota não deve fazer mal (não tenho 100% certeza) a menos que deixes sobreaquecer, mas a mim faz mal de certeza.

Preciso das minhas sessões de terapia. :)

Todos os dias faço terapia. A 500X que o diga  :lolol:

Ter duas motas em cidades diferentes torna-se complicado  :lolol:

Solução:

Esta semana vais na 500X para lá, e voltas na Hornet. Na próxima semana vais na Hornet para lá e voltas na 500X.  :lolol:

Assunto resolvido  ::P:

Novembro 14, 2016, 16:23:07, 16:23
Responder #12

CB500X7

  • Visitante
Será que devo ligar a mota sem a seguir dar uma volta?

Ligas a moto.
Deixas aquecer o tempo suficiente de vestir o casaco, colocar capacete, luvas...
E vais dar uma volta!

Já que a tens, aproveita!  ;)
Terás melhor satisfação em dar uma voltinha, mesmo que ocasionalmente do que a enfeitar permanentemente a garagem.


Colocar a moto direita e desligar a bateria só faz sentido quando se pretende arrumar por periodos consideráveis de tempo.
Diria uns seis meses ou mais.

Colocar a mota direita? Nunca tinha pensado nisso  :cool:

Novembro 14, 2016, 16:34:16, 16:34
Responder #13

CB500X7

  • Visitante

Se deixares a mota parada muito tempo, ficas com os pneus quadrados! Será mito?  :D

Como disse o dfelix, o melhor mesmo é andar, assim carregas a bateria.

Pôr a mota a trabalhar e não andar "faz mal". Mito ou realidade?

Daí o nome do tópico. O que para uns é mito para outros pode ser realidade.

 :convivio:

À mota não deve fazer mal (não tenho 100% certeza) a menos que deixes sobreaquecer, mas a mim faz mal de certeza.

Preciso das minhas sessões de terapia. :)

Todos os dias faço terapia. A 500X que o diga  :lolol:

Ter duas motas em cidades diferentes torna-se complicado  :lolol:

Solução:

Esta semana vais na 500X para lá, e voltas na Hornet. Na próxima semana vais na Hornet para lá e voltas na 500X.  :lolol:

Assunto resolvido  ::P:

Teria de colocar top case e malas laterais  :lolol:

Novembro 14, 2016, 16:49:52, 16:49
Responder #14

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Pôr a mota a trabalhar e não andar "faz mal". Mito ou realidade?

Não faz mal.
Aliás, quando compras uma moto nova com zero quilómetros, um dos procedimentos efectuados pelo mecânico é deixa-la a trabalhar até o radiador disparar.

O único contra é que ao ralenti o alternador normalmente não fornece carga suficiente para carregar decentemente a bateria.
Sobretudo nas motos mais antigas.
Logo, considerando que a bateria já tem uns anos o melhor é dar uma voltinha com ela.

E uma voltinha é bem melhor que umas aceleradelas na garagem.
Não só porque é mais saudável para o motor acelerar com carga. Como sempre dá um pouco de rodagem às suspensões, travões, etc..

Mas se tal não for possível e a moto tiver mesmo de ficar imobilizada por um tempo excessivamente longo (+2 meses p.ex.), aconselho a adquirir um optimate ou outro similar que mantém sempre a carga da bateria.

Dois meses não é muito tempo.
Por tempo "excessivamente longo", diria que é 6 meses ou mais.

Estas dúvidas todas devem-se também ao facto de ser uma mota com uma mecânica diferente da 500X... Porque vontade nao falta de pôr aqueles 4 carburadores a carburar  :lolol:

O número de cilindros pode ser outro.
Mas tirando a injecção electrónica da 500X, a restante mecânica não é assim tão diferente quanto isso.

« Última modificação: Novembro 14, 2016, 16:51:27, 16:51 por dfelix »

Novembro 14, 2016, 18:12:23, 18:12
Responder #15

CB500X7

  • Visitante
Pôr a mota a trabalhar e não andar "faz mal". Mito ou realidade?

Não faz mal.
Aliás, quando compras uma moto nova com zero quilómetros, um dos procedimentos efectuados pelo mecânico é deixa-la a trabalhar até o radiador disparar.

O único contra é que ao ralenti o alternador normalmente não fornece carga suficiente para carregar decentemente a bateria.
Sobretudo nas motos mais antigas.
Logo, considerando que a bateria já tem uns anos o melhor é dar uma voltinha com ela.

E uma voltinha é bem melhor que umas aceleradelas na garagem.
Não só porque é mais saudável para o motor acelerar com carga. Como sempre dá um pouco de rodagem às suspensões, travões, etc..

Mas se tal não for possível e a moto tiver mesmo de ficar imobilizada por um tempo excessivamente longo (+2 meses p.ex.), aconselho a adquirir um optimate ou outro similar que mantém sempre a carga da bateria.

Dois meses não é muito tempo.
Por tempo "excessivamente longo", diria que é 6 meses ou mais.

Estas dúvidas todas devem-se também ao facto de ser uma mota com uma mecânica diferente da 500X... Porque vontade nao falta de pôr aqueles 4 carburadores a carburar  :lolol:

O número de cilindros pode ser outro.
Mas tirando a injecção electrónica da 500X, a restante mecânica não é assim tão diferente quanto isso.

Quando a comprei levou bateria nova... Mesmo assim, todas as dicas serão postas em prática para conservar a "bicicleta" :cool:

Muito obrigado pelas dicas  :convivio:

Novembro 14, 2016, 19:27:01, 19:27
Responder #16

rodrigues

  • Visitante
Amigo CB500X7

A Mota é bonita e parece bem estimada  :nice:

Esta cena faz-me recuar uns anos valentes quando tinha uma garagem onde guardava a minha motorizada e os amigos me deixavam as suas Motas com M grande ao meu cuidado enquanto emigravam ou simplesmente hibernavam no inverno.

Falas em 1998, para muitos do meu tempo já era uma Mota moderna mas cheguei a cuidar de Motas bem mais antigas cujos donos nem sabiam que levava óleo era só encher o depósito e roda punho.

Eram motores que suportavam tudo, algumas que já não cabiam na garagem chegaram a estar parados na rua o inverno todo e até mais de um ano à espera do dono.

Claro que não podia ficar a olhar para elas, e como me diziam sempre para de vez em quando dar uma voltinha não podia contrariar a vontade dos amigos  :tornarseanjinho:

Não tinha carta nessa altura mas como a garagem ficava ao lado de uma estrada cortada ao trânsito dava para as esticar de vez em quando.

A verdade é que nunca deixava passar mais de uma semana sem dar uma volta com elas e como gosto da coisa era eu que mudava as velas, filtro e óleo e ainda chamava um amigo mecânico para afinar as válvulas.

É verdade o que alguns companheiros afirmam, não basta ligar a mota em ponto morto e dar umas aceleradelas de vez em quando mas se tiver descanso central podemos fazê-lo, engata-se uma mudança, prende-se o acelerador e deixa-se um bom bocado a trabalhar mas engatada para que a caixa também seja lubrificada assim como a transmissão no seu todo.

Boas curvas nessa bela Hornet

 :convivio:

PS: se não tiver descanso central coloca uns descansos no eixo traseiro que são mais baratos e sempre fica com a roda no ar evitando que fique quadrada caso perca ar.



 
« Última modificação: Novembro 14, 2016, 19:34:58, 19:34 por rodrigues »

Novembro 14, 2016, 19:40:53, 19:40
Responder #17

CB500X7

  • Visitante
Amigo CB500X7

A Mota é bonita e parece bem estimada  :nice:

Esta cena faz-me recuar uns anos valentes quando tinha uma garagem onde guardava a minha motorizada e os amigos me deixavam as suas Motas com M grande ao meu cuidado enquanto emigravam ou simplesmente hibernavam no inverno.

Falas em 1998, para muitos do meu tempo já era uma Mota moderna mas cheguei a cuidar de Motas bem mais antigas cujos donos nem sabiam que levava óleo era só encher o depósito e roda punho.

Eram motores que suportavam tudo, algumas que já não cabiam na garagem chegaram a estar parados na rua o inverno todo e até mais de um ano à espera do dono.

Claro que não podia ficar a olhar para elas, e como me diziam sempre para de vez em quando dar uma voltinha não podia contrariar a vontade dos amigos  :tornarseanjinho:

Não tinha carta nessa altura mas como a garagem ficava ao lado de uma estrada cortada ao trânsito dava para as esticar de vez em quando.

A verdade é que nunca deixava passar mais de uma semana sem dar uma volta com elas e como gosto da coisa era eu que mudava as velas, filtro e óleo e ainda chamava um amigo mecânico para afinar as válvulas.

É verdade o que alguns companheiros afirmam, não basta ligar a mota em ponto morto e dar umas aceleradelas de vez em quando mas se tiver descanso central podemos fazê-lo, engata-se uma mudança, prende-se o acelerador e deixa-se um bom bocado a trabalhar mas engatada para que a caixa também seja lubrificada assim como a transmissão no seu todo.

Boas curvas nessa bela Hornet

 :convivio:

Bom testemunho Companheiro  :convivio:

Essas vivências valem muito para este mundo motorizado  :nice:

Está visto que tenho de contratar alguém para lhe tirar o pó  :lolol: Se fosse em Lisboa já sabia onde a deixar  :bebe:

 :sportbike:

Novembro 14, 2016, 19:44:43, 19:44
Responder #18

rodrigues

  • Visitante
Queres então dizer que está no Porto ?...

Ora bolas e eu com esta lenga lenga toda a pensar que já estava no papo  :lolol:

Decerto que haverá alguém de confiança que trate bem dela por lá  :chavebocas:

Novembro 14, 2016, 19:57:17, 19:57
Responder #19

rodrigues

  • Visitante
Antigamente as baterias aguentavam mais tempo e era só meter umas pastilhas lá para dentro que ficava como nova além de que a mota desligada não ficava a consumir nadinha, quando começaram a aparecer os velocímetros digitais etc. a coisa mudou de figura porque mesmo com a chave desligada o sistema elétrico tem de ficar acordado.

Se a tua Hornet não é digital podes crer que aguenta bem um mês sem mexer.

Novembro 14, 2016, 21:16:46, 21:16
Responder #20

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Antigamente as baterias aguentavam mais tempo e era só meter umas pastilhas lá para dentro que ficava como nova além de que a mota desligada não ficava a consumir nadinha, quando começaram a aparecer os velocímetros digitais etc. a coisa mudou de figura porque mesmo com a chave desligada o sistema elétrico tem de ficar acordado.

Os velocímetros digitais consomem muito pouco.  :)
Estes novos LCD que surgiram agora não sei, mas os comuns cristais líquidos não consomem nada.
(Pele mesma razão que os telemóveis antes duravam imenso e agora os smartphones não duram nada!)

O que mais gasta é a lâmpada que ilumina o fundo. Mas essa os analógicos também tinham.  :)

Por acaso tenho a experiência contrária face ao que a malta apregoa no que diz respeito às electrónicas...

A piores motos que tive no que diz respeito a manter a bateria era antigas!  ;)
Sobretudo as do tempo em que se podia andar de médio desligado e portanto quando passou a ter que andar sempre ligado,o alternador muitas vezes era fraco para cumprir a função.
Ou cujas pontes de rectificação gastavam mais corrente do que propriamente convertiam. Quando não queimavam de vez!
E já sou do tempo em que tudo tinha CDI... nem quero imaginar como as de platinados!

Acho que só passei a ter coisas fiáveis neste campo das electrónicas desde que comprei uma nova de injecção de '04.
Em várias centenas de milhares de quilómetros conto um problema ou outro, mas relacionado com fichas corroídas, o sensores "gastos"... mas nada de transcendente como cheguei a ter.

Uma das minhas motos é um bicicilindrico 1200cc com 10 anos e que ainda tem a bateria de origem...
E devido à compressão nem é um motor tão facil de fazer pegar quanto um comum tetracilindrico 600cc!  :)




Novembro 14, 2016, 21:17:40, 21:17
Responder #21

CB500X7

  • Visitante
Antigamente as baterias aguentavam mais tempo e era só meter umas pastilhas lá para dentro que ficava como nova além de que a mota desligada não ficava a consumir nadinha, quando começaram a aparecer os velocímetros digitais etc. a coisa mudou de figura porque mesmo com a chave desligada o sistema elétrico tem de ficar acordado.

Se a tua Hornet não é digital podes crer que aguenta bem um mês sem mexer.

Nesta bateria (colocada assim que a comprei) só recomendaram controlar os níveis. Esperemos que dure muitos anos.

Este é o primeiro modelo das "Vespas". Ou seja, não há nada digital.

Novembro 15, 2016, 09:13:06, 09:13
Responder #22

rodrigues

  • Visitante
Caro Dfelix eu refiria-me ao consumo elétrico com a chave desligada e não em andamento.

Os digitais têm relógio sempre a contar entre outros, os analógicos ficam inertes sem luz de fundo retirando a chave.




Novembro 15, 2016, 10:00:21, 10:00
Responder #23

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
O relógio num ano consome-te o equivalente a isto...



Ou até menos.
E a moto alimenta-o com isto...



Se me disseres que é o imobilizador que gasta...



... aí é outra história!
E a generalidade das motos actualmente tem este dispositivo.

Ou mesmo o alarme, que muitas vezes mesmo desarmado tem consumo.

Novembro 15, 2016, 11:37:54, 11:37
Responder #24

CB500X7

  • Visitante
 :nice:

Já percebi que ela precisa é de rolar  :sportbike:

Outra questão de quem não percebe nada disto. No manual fala em "motor afogado"  :pensador: O que é que pode originar isto? O que fazer caso aconteça?

Obrigado.

Novembro 15, 2016, 11:48:14, 11:48
Responder #25

CB500X7

  • Visitante
Aqui está:




Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk


Novembro 15, 2016, 13:32:59, 13:32
Responder #26

rodrigues

  • Visitante
:nice:

Já percebi que ela precisa é de rolar  :sportbike:

Outra questão de quem não percebe nada disto. No manual fala em "motor afogado"  :pensador: O que é que pode originar isto? O que fazer caso aconteça?

Obrigado.


Isso pode acontecer com qualquer motor a carburador que não pegue logo á primeira devido a;

Muito frio, filtro de ar muito sujo, vela com faísca insuficiente ou gasolina muito tempo no depósito, nestes casos a gasolina entra na câmara de combustão sem ser queimada e quanto mais se insiste pior mais "afoga".

Se for somente do frio e ficar afogado o melhor a fazer é esperar um pouco, e antes de ligar o start rodar o punho todo e deixar estar até pegar.

Nos carros a carburador que tive era o que fazia quando teimava em não pegar á primeira devido ao frio, acelerador todo em baixo e ligava a chave, era certinho.

Pode fazer confusão este gesto pois pensamos que ainda vai afogar mais, mas não.


Novembro 15, 2016, 13:53:13, 13:53
Responder #27

CB500X7

  • Visitante
:nice:

Já percebi que ela precisa é de rolar  :sportbike:

Outra questão de quem não percebe nada disto. No manual fala em "motor afogado"  :pensador: O que é que pode originar isto? O que fazer caso aconteça?

Obrigado.


Isso pode acontecer com qualquer motor a carburador que não pegue logo á primeira devido a;

Muito frio, filtro de ar muito sujo, vela com faísca insuficiente ou gasolina muito tempo no depósito, nestes casos a gasolina entra na câmara de combustão sem ser queimada e quanto mais se insiste pior mais "afoga".

Se for somente do frio e ficar afogado o melhor a fazer é esperar um pouco, e antes de ligar o start rodar o punho todo e deixar estar até pegar.

Nos carros a carburador que tive era o que fazia quando teimava em não pegar á primeira devido ao frio, acelerador todo em baixo e ligava a chave, era certinho.

Pode fazer confusão este gesto pois pensamos que ainda vai afogar mais, mas não.

Totalmente esclarecido Companheiro. Aprendi bastante em 2 dias  :cool:

 :sportbike:

Novembro 15, 2016, 15:04:59, 15:04
Responder #28

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
...era o que fazia quando teimava em não pegar á primeira devido ao frio, acelerador todo em baixo e ligava a chave, era certinho.

Pode fazer confusão este gesto pois pensamos que ainda vai afogar mais, mas não.

Faz confusão porque a frio é suposto reduzir a quantidade de ar admitido.
E não aumentar.. o que acontece quando aceleramos a fundo! :)

Daí que o mecanismo do "ar" seja designado por  "choke".
Em português, sufocar, estrangular, abafar...



Tal com o símbolo é uma borboleta parcialmente fechada.




Nos carburadores mais básicos isto é muito fácil de observar e compreender.
Pois utilizam este sistema de borboleta, em que o habitual parafuso de afinação comporta-se como um "batente" que impede esta de fechar mais.




Se num veículo carburado, com o ar fechado (choke on) é necessário acelerar a fundo para pegar (abrir o embolo/guilhotina/borboleta) então é porque não está devidamente afinado, ou o "gicleur de baixas" está entupido ou tem diâmetro incorrecto.



Felizmente hoje com as injecções livramo-nos de todo isto!
 :nice:
« Última modificação: Novembro 15, 2016, 15:10:55, 15:10 por dfelix »

Novembro 15, 2016, 18:29:40, 18:29
Responder #29

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Fixe DFelix, estamos sempre a aprender  :cool:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 15, 2016, 19:22:44, 19:22
Responder #30

CB500X7

  • Visitante
Estes homens sabem muito da "poda"  :tirarchapeu:

Obrigado  :convivio:

 :sportbike:

Novembro 15, 2016, 20:34:00, 20:34
Responder #31

rodrigues

  • Visitante
Bem explicado companheiro "dfelix"  :nice: