Autor Tópico: Verificar pressão dos pneus em postos de abastecimento. Sim ou não?  (Lida 9257 vezes)

Fevereiro 17, 2017, 19:30:57, 19:30
Lida 9257 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Verificar pressão dos pneus em postos de abastecimento de combustível.
Sim ou não??






É por demais sabido e creio que ninguém por aqui menospreza....a importância de verificar com regularidade a pressão dos pneus, assim como creio que também se saberão os efeitos de não o fazer, nomeadamente o desgaste precoce dos mesmos, a notória alteração do desempenho em todo o tipo de piso, a influência na travagem, a insegurança sentida em curva e até aumentos no consumo de combustível.


Ora sendo altamente aconselhável verificar a pressão dos pneus com regularidade, chegamos ao momento de o fazer....e aqui entram em muitos casos os postos de abastecimento de combustível, pois a maioria deles tem o aparelho para o efeito.


Acontece que a pressão do ar nos postos de abastecimento tende a estar descalibrada, dando uma leitura que por norma é inferior à real, tal como pude verificar com o pequeno aparelho que partilho com o meu pai.


Em alguns casos verifico que os equipamentos indicados dão leituras que se situam nos 2 PSI a menos, situação que me leva a dizer com alguma segurança que deverão colocar sempre ligeiramente acima daquilo que pretendem, isto sempre que verificarem a pressão em postos de abastecimento do género.


É bastante útil parar para abastecer e imediatamente verificar a pressão, mas convém ter presente que aquilo que se digita no aparelho (ainda os há também manuais), pode não espelhar a realidade por falta de aferição regular dos aparelhos, por mau estado da mangueira ou mesmo pela deterioração da ponta da haste e que entra na válvula dos pneus.


Fica a dica... :)
« Última modificação: Fevereiro 17, 2017, 19:52:05, 19:52 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 17, 2017, 19:37:15, 19:37
Responder #1

omcj

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 41
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: XJ600N
  • Localidade: Queluz
Pois, eu não tenho desses problemas, tenho um compressor na minha garagem e é lá que verifico sempre a pressão dos pneus  :nice:

Fevereiro 17, 2017, 19:53:22, 19:53
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E fazes bem, já que o tens para verificar a pressão.  :)

A dica fica para quem, como eu, verifica em postos de abastecimento...  Colocar sempre 1 ou 2 psi acima  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 17, 2017, 20:38:07, 20:38
Responder #3

jacreis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 106
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki / SYM
  • Modelo Motociclo: DL 650 V-Strom XT / CRUISYM 300
  • Localidade: Carvoeira - Mafra
Não sei se todos estarão descalibrados, mas o erro também passa pelo aquecimento dos pneus que acontece na deslocação a esses postos , mesmo sendo o percurso pequeno.
Se os pneus aquecem a pressão aumenta e a maquina faz a leitura independentemente da temperatura do pneu.
Por isso quando tenho necessidade de por ar nesses postos coloco sempre um pouco mais e depois em casa já com os pneus frios corrijo.

Fevereiro 17, 2017, 20:57:11, 20:57
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Em todos a nível nacional eu também não digo que estejam nas mesmas condições.   

Naqueles em que ultimamente tenho visto a pressão, tanto no carro como na maxiscooter, a pressão é sempre inferior em até -2 PSI. E a medição faço-a logo em seguida, com um aparelho portátil em tudo idêntico ao da imagem do tópico e que partilho com o meu pai. Aliás, é dele...e é coisa para menos de €10. :) 

A recomendação passa então por colocar a pressão ligeiramente acima nos postos de abastecimento...e depois de verificar com o aparelho (que recomendo a compra), acertar à pressão desejada. :) 

Os aparelhos digitais custam na maioria menos de €10...excepto os que se compram pelo Ebay e vêm da China.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 17, 2017, 22:44:14, 22:44
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Se os pneus aquecem a pressão aumenta e a maquina faz a leitura independentemente da temperatura do pneu.

Exacto.
As variações de pressão entre frio ou quente chegam a ser superiores aos referidos 2 PSI.


Fevereiro 17, 2017, 22:58:59, 22:58
Responder #6

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Alguém sabe onde se vendem os electrónicos sem ser do chinês?

Fevereiro 17, 2017, 23:31:26, 23:31
Responder #7

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
tenho um do chinês ( ebay) e confirmo que nunca coincidiu com as estações, mas também é verdade que elas não coincidem umas com as outras, com diferenças significativas.
Por isso levo com alguma cautela a leitura da pressão
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 18, 2017, 18:24:49, 18:24
Responder #8

JPA

  • Visitante
Não tenho por hábito verificar  a pressão dos pneus da moto nas bombas de gasolina pelo simples fato de que nem sempre o que se enche corresponde à realidade,  com a agravante de por vezes ter de se fazer alguma ginástica para acertar a ponteira metálica com o pipo  "vertical".


- Então se por acaso a mangueira for daquelas de auto recolha, é qualquer coisa de desesperante...

Optei por ser eu a  aferir com alguma precisão utilizando um manómetro analógico acoplado a um compressor elétrico. :love0001:


Fevereiro 18, 2017, 22:35:14, 22:35
Responder #9

Manhas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 253
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: X8 250 ie
  • Localidade: Lisboa
Em geral, verifico a pressão semanalmente.

Nesta montada em particular, utilizo a pressão recomenda para os dois passageiros apesar de andar geralmente a solo. Gosto mais do comportamento da mota assim.

Fevereiro 18, 2017, 23:38:39, 23:38
Responder #10

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Fazes como eu manhas.
Tanto no carro, como na moto, com a agravante que na BM é uma carga de trabalhos para ver a pressão. As válvulas são algo especiais e nem todas as bombas permitem colocar ar no pneu.
Mais um excelente tópico Sapiens.
Um abraço,
JpC

Abril 21, 2017, 16:01:00, 16:01
Responder #11

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Sim, se não tiveres outro remédio.
Melhor ainda, se tiveres um medidor de confiança para compensares a quase certa descalibração do manómetro da bomba.

No meu caso, também com a válvula para o lado... cada vez que tenho de ver o ar numa bomba de gasolina tenho de me "desfardar", já sei que vou suar...
Resolvi a coisa com um compressor em casa e uma união de cotovelo sempre dentro da mota.
Mas mesmo assim, sendo que a Classe de Precisão dos equipamentos de uso doméstico não é das mais elevadas, a pergunta inicial do Sapiens mantém-se.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Abril 21, 2017, 16:10:28, 16:10
Responder #12

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Abasteço a  minha para dois (maioritariamente anda como tal e sempre carregada) na mesma bomba de gasolina, pelo menos uma vez por semana ou em 15 dias.

Provavelmente com um compressor em casa poderia ter valores mais exatos, mas opto por ser na bomba de gasolina.

Nunca experimentei medir (e tenho um pequeno aparelho que permite ver) a pressão dos pneus logo após ter colocado ar na bomba de gasolina, mas será interessante saber se o valor que o indicador digital da bomba é o mesmo que obtenho nos pneus...  :pensador:

Abril 21, 2017, 17:26:10, 17:26
Responder #13

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
O uso de compressor em casa é uma boa ideia  :ok: mas a confiança que esse compressor é mais fiável que as bombas parece-me excessiva, afinal que aferium a qualidade dessas medidas e quem o calibra periodicamente? :pensador:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 23, 2017, 11:45:53, 11:45
Responder #14

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
O uso de compressor em casa é uma boa ideia  :ok: mas a confiança que esse compressor é mais fiável que as bombas parece-me excessiva, afinal que aferium a qualidade dessas medidas e quem o calibra periodicamente? :pensador:

Eu uso o compressor cá em casa e tenho um manometro manual para confirmar a pressão indicada no manometro do compressor. Como as medições são iguais nos 2 manometros, já nem me preocupo com isso.

A unica coisa chata é acertar com a mangueira no pipo, que não é curvo, e a mota tem 2 discos à frente pelo que é preciso fazer alguma ginástica para o colocar. Se tivesse só um disco, a coisa seria bem mais fácil, como é na roda traseira.

Abril 23, 2017, 12:20:07, 12:20
Responder #15

rodrigues

  • Visitante
Eu vejo sempre em casa antes de sair com os pneus frios, já não me lembro quando foi a última vez que medi nos postos de abastecimento.

Possuo um aparelho para confirmar a pressão.
« Última modificação: Abril 23, 2017, 12:21:51, 12:21 por rodrigues »

Abril 25, 2017, 15:44:39, 15:44
Responder #16

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Eu uso o compressor cá em casa e tenho um manometro manual para confirmar a pressão indicada no manometro do compressor. Como as medições são iguais nos 2 manometros, já nem me preocupo com isso.

A unica coisa chata é acertar com a mangueira no pipo, que não é curvo, e a mota tem 2 discos à frente pelo que é preciso fazer alguma ginástica para o colocar. Se tivesse só um disco, a coisa seria bem mais fácil, como é na roda traseira.

A minha experiência é mais ou menos igual, mas não prescindo de ir à bomba de vez em quando validar a pressão "caseira". Quanto ao pipo com o sistema que comprei no ebay ( uns tostões) não tenho problemas

Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 02, 2018, 11:04:15, 11:04
Responder #17

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ora boas, e cá vamos a mais um desenterranço  :o

Este tópico vem mesmo a calhar...

Tanto na anterior Forza como agora na NC tenho verificado sempre a pressão dos pneus em um posto BP junto a minha casa.
Não sabia no entanto desse pormenor dos -2 bar em média, obrigado pela dica  :pensador:

Seja como for, nos últimos tempos vi-me obrigado a procurar alternativas pois o posto da BP onde costumo ir tem aquilo quase sempre avariado!

Ou é a mangueira rota, ou curta demais (vão cortando à medida que se estraga...), ou o pipo marado, ou até a própria bomba de ar a não conseguir manter a pressão  :confetti:

Vi uns compressores online que me parecem porreiros.
A ideia seria ter uma alternativa para fazer a manutençao semanal na garagem, e de 15/15 dias fazer um double-check com uma  medição em uma qualquer bomba de gasolina.

Já sei que não serão tão fiáveis ou robustos como os compressores das bombas, mas do mal o menos.

Encontrei estes:
https://www.norauto.pt/produto/mini-compressor-12v-norauto-com-led-e-manometro-homologado_882154.html?CatalogID=47596&CatalogCategoryName=47625
http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Compressores/Compressores/14464233.aspx

Dúvidas:
no da Norauto sabem se é possível arranjar um qualquer adaptador para o ligar à tomada na garagem?
no da Leroy, vou precisar de algum adaptador para conseguir encaixar o tubo no pipo, certo?

Se por acaso conheceram algum dos bons que seja a escolha ideial para este tipo de manutenção, mandem links ou referências, por favor.

Obrigado e boas curvas!

Fevereiro 02, 2018, 11:09:24, 11:09
Responder #18

pedroareias

  • Visitante
Companheiros:

Compressores pequenos e sem filtros de água são uma péssima ideia. Aquecem e condensam, o depósito fica quase saturado e estão a introduzir água nos pneus.

O ideal até é terem um secador de ar.



Fevereiro 02, 2018, 11:16:54, 11:16
Responder #19

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pedro, muito obrigado pelo alerta  :nice:

O que recomendarias, nesse caso?
Um compressor a sério, daqueles bem grandinhos, talvez... (não percebo nada disso).
Como irá servir para o carro, bicicletas e mota estou interessado na melhor solução, ainda que possa ser mais dispendiosa.

Obrigado

[EDIT] Já agora, se alguém estiver interessado o medidor que o companheiro Sapiens recomendou anda por aqui:
https://www.amazon.com/BMW-Electronic-Tire-Pressure-Gauge/dp/B000OGAA1E

« Última modificação: Fevereiro 02, 2018, 11:19:15, 11:19 por replicantz »

Fevereiro 02, 2018, 11:52:55, 11:52
Responder #20

Vulcan39

  • Visitante
Pois, eu não tenho desses problemas, tenho um compressor na minha garagem e é lá que verifico sempre a pressão dos pneus  :nice:

Igualmente no meu caso...na bomba so mesmo para desenrascar...

Fevereiro 02, 2018, 11:57:04, 11:57
Responder #21

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
replicantz,

Enche os pneus normalmente com as pressões recomendadas.
E não te aborreças muito com o assunto.

Os 2 PSI indicados neste tópico são irrelevantes numa utilização normal da moto.
Sobretudo quando entre uma medição a quente ou frio facilmente revelam diferenças maiores que isso.

Tal como a questão da humidade no interior é o menor e mais irrelevante dos problemas.
Um pneu que até ofereça uma duração razoável instalado numa numa moto que seja pouco usada... se revelar problemas será no exterior.



Fevereiro 02, 2018, 12:10:42, 12:10
Responder #22

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Okay, é outra perspectiva, e bastante válida - há que relativizar, certo?  8)
Já percebi que para ser uma coisa decente há que largar nota preta, mas sem resultados assim tão diferentes do que se o fizermos nas bombas.

Então olhando ao que já foi dito e dividindo por 9, ficamos com...
Meto ar nas bombas, e em média sempre um 1 ou 2 bar a mais que o recomendado consoante os pneus estão mais frios ou mais quentes!

Acho que assim está bom  :scooter:

Fevereiro 02, 2018, 13:55:35, 13:55
Responder #23

pedroareias

  • Visitante
1 ou 2 bar a mais????

Por favor não faças isso.


E a água é prejudicial, http://www.gonitrotire.com/nitrogen-tire-inflation-blog/how-water-harms-your-tires/

Okay, é outra perspectiva, e bastante válida - há que relativizar, certo?  8)
Já percebi que para ser uma coisa decente há que largar nota preta, mas sem resultados assim tão diferentes do que se o fizermos nas bombas.

Então olhando ao que já foi dito e dividindo por 9, ficamos com...
Meto ar nas bombas, e em média sempre um 1 ou 2 bar a mais que o recomendado consoante os pneus estão mais frios ou mais quentes!

Acho que assim está bom  :scooter:

Fevereiro 02, 2018, 14:11:23, 14:11
Responder #24

HBeiras

  • Visitante

Fevereiro 02, 2018, 14:12:50, 14:12
Responder #25

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Algo me diz que o companheiro Replicantaz quereria dizer....mais 1 ou 2 PSI.
Não...BAR.

Estou certo? :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 02, 2018, 14:55:02, 14:55
Responder #26

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Algo me diz que o companheiro Replicantaz quereria dizer....mais 1 ou 2 PSI.
Não...BAR.

Estou certo? :)
Upsss! Certíssimo

É o que dá estar com um olho no compressor e outro na burra...


Sent from my Mi A1 using Tapatalk


Fevereiro 02, 2018, 15:19:10, 15:19
Responder #27

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
E a água é prejudicial, ...

Sim... se o objectivo for entrar em preciosismos bacocos.
Pois do ponto de vista prático, isso é irrelevante.

Estamos a falar de motos!!!!!
Caso ainda não te tenhas apercebido a longevidade dos pneus é sempre curta.

Mesmo um modelo que seja "durável"... faz o quê?
15 mil km (nas mãos dum gajo tranquilo) até precisar de ser substituido?

Alguém que os faça ao longo de 3-4 anos... o mais provavel é ressequir, gretar ou mesmo deformar (muito tempo parado com baixa pressão) no exterior que a humidade chegar a causar alguma comichão lá dentro.

E isto se estivermos a falar de tubeless.
A esmagadora maioria das dual sport usam pneus com câmara de ar, pelo que infiltrações pelos buracos dos raios e pipo é algo "normal".


Fevereiro 02, 2018, 15:34:00, 15:34
Responder #28

carlos-kb

  • Visitante
Na minha ex BMW F800ST tinha RDC (sensores e indicador de pressão dos pneus).
E sim.... por norma, os valores nas máquinas dos postos de abastecimentos eram inferiores à pressão indicada no painel da moto. A diferença chegava a ser de 2 a 3 décimas de bar.

Mas dava muito jeito esta funcionalidade, especialmente quando a variação era grande e poderia comprometer a condução (penso que acima de 0,5 bar para cima ou para baixo), ela dava sinal de avaria e lá acendia o triângulo amarelo de aviso.

A pressão deve ser ser verificada e ajustada a frio, pelo simples facto de que a quente tende, como foi dito, a aumentar. Pelo que ao meter ar com pneus a quente, convém sempre meter o valor acima do referenciado no manual da moto (2 a 3 décimas de bar), para quando o pneus esfria, a pressão ao descer ficar no nível certo.

Por falar nisso, há muito que não verifico a pressão na VFR. A ver se o faço quanto antes.

Fevereiro 02, 2018, 16:16:49, 16:16
Responder #29

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
A pressão deve ser ser verificada e ajustada a frio, pelo simples facto de que a quente tende, como foi dito, a aumentar. Pelo que ao meter ar com pneus a quente, convém sempre meter o valor acima do referenciado no manual da moto (2 a 3 décimas de bar), para quando o pneus esfria, a pressão ao descer ficar no nível certo.

Se os planetas se alinharem este ano e chegarmos a levar a frota pesqueira para umas voltas no estoril... esquece tudo isso que aprendeste!  ;)


Fevereiro 03, 2018, 08:38:43, 08:38
Responder #30

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Hoje em dia a maioria dos carros não tem tem pneu sobressalente, mas uma alternativa de curto prazo que inclui um compressor pequeno que serve para a mota. É o que sempre usei sem problemas.
Comprei o medidor de pressão e o adaptador no eBay por uns trocos
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 03, 2018, 12:08:08, 12:08
Responder #31

carlos-kb

  • Visitante
A pressão deve ser ser verificada e ajustada a frio, pelo simples facto de que a quente tende, como foi dito, a aumentar. Pelo que ao meter ar com pneus a quente, convém sempre meter o valor acima do referenciado no manual da moto (2 a 3 décimas de bar), para quando o pneus esfria, a pressão ao descer ficar no nível certo.

Se os planetas se alinharem este ano e chegarmos a levar a frota pesqueira para umas voltas no estoril... esquece tudo isso que aprendeste!  ;)

As "regras" para pista são diferentes, pois o tratamento dado aos pneumáticos é completamente diferente daquele que têm em condução de estrada.
A temperatura que os mesmos atingem e consequente aumento de pressão dita que para pista se role sempre com pressão inferior à recomendada pelo fabricante.

Fevereiro 03, 2018, 15:01:47, 15:01
Responder #32

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
As "regras" para pista são diferentes, pois o tratamento dado aos pneumáticos é completamente diferente daquele que têm em condução de estrada.

Trabalha-se com temperaturas maiores e consequentemente pressões mais baixas.
Mas as regras são as mesmas pois as leis da física são as mesmas.

Verifico sempre a quente. Seja em que contexto for.
Porque é a quente que utilizo a moto.
A frio... é quando ela está parada na garagem.

Agosto 11, 2020, 07:46:31, 07:46
Responder #33

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por uma qualquer razão um pouco estranha (também injusta), a Michelin tem ainda em curso uma campanha limitada a apenas alguns países...em que na compra de um par de pneus da Michelin oferece um mededidor electrónico da pressão dos pneus.

Infelizmente Portugal não figura para se conseguir um destes TPMS, como aliás não figuram grande parte dos países Europeus.  :(

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 07, 2021, 11:02:31, 11:02
Responder #34

Aeminium

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 32
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 125
  • Localidade: Coimbra
Boas.
Interessado que estou num gadget desse tipo, quanto mais procuro e encontro mais confuso fico sobre qual escolher...gosto do Michelin mas é calote e nada nos diz sobre temperatura dos pneus....que aconselham? Desde já obrigado

Fevereiro 07, 2021, 11:23:29, 11:23
Responder #35

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Boas.
Interessado que estou num gadget desse tipo, quanto mais procuro e encontro mais confuso fico sobre qual escolher...gosto do Michelin mas é calote e nada nos diz sobre temperatura dos pneus....que aconselham? Desde já obrigado

Tens  por exemplo este aqui:
https://www.louis.eu/artikel/tyreboy-tyre-pressure-and-temperature-monitor-system/10035220?list=0b6b28708196d65c982eaae029d7f3f6&filter_article_number=10013470


Na minha opinião não há ainda nada que substitua o verificar a pressão a cada 1 ou 2 semanas. Alem disso é um óptimo momento para "olhar" com olhos  de ver" para outros componentes importantes, sejam o estado dos pneus, travões, corrente, etc...

 O ideal é verificar a pressão com os pneus frios, e de preferencia no mesmo sitio (equipamento). Mas como nem todos temos acesso a um compressor, os postos de abastecimento são a alternativa lógica.
 Como nesses locais, o estado do equipamento nem sempre é o melhor, podes sempre validar a pressão de forma simples... nem sequer ocupa muito espaço:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Fevereiro 07, 2021, 19:15:28, 19:15
Responder #36

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Comprei há uns meses em loja física na Xiaomi Oeiras (tem loja online .PT e lojas físicas em mais alguns locais) este mini compressor.
No fim de semana seguinte (dias felizes e longínquos ainda sem a epidemia atual) testei o aparelho depois de uma carga completa.

Ajustei a pressão de ar dos pneus dos carros dos miúdos, do meu e de seguida de duas motos.(um dos carros circulava com dois dos pneus a menos de 65% do recomendado e na generalidade andava quase tudo a menos de 80%, exceto as motos).
Gostei, para ajustar 0.3/0.4 BAR num pneu de carro é questão de dois minutos e numa moto menos de um minuto.

Aferi com um aparelho de utilização profissional e em casa com um Michelin e bate certo.

A bateria (18360) não é amovível o que em principio é sempre motivo para eu não comprar mas depois de ver alguns tutoriais de substituição apercebi-me que não é muito difícil.

Aquece um pouco em utilização longa, tipo encher um pneu de carro de 0 a 100% parece que tem uma proteção térmica mas até agora não aconteceu e depois, neste caso já não resta muita bateria.
Veremos se dura mecanicamente até a bateria esgotar o numero de ciclos de carga. Já o abri e reforcei a lubrificação mas até estava bem neste aspeto. Á medida que vai sendo recarregado e utilizado (é o que faz publicitar  ;)) nota-se um acréscimo de autonomia.

Passei a fazer verificações quinzenais ou antes de viagens maiores, sem sujar as mãos nos tubos entrelaçados de algumas estações de serviço.
É um pouco barulhento. Não deixa escapar ar a conetar o tubo e desconetar. O visor é bem legível em qualquer condição de luminosidade mesmo sem recurso aos óculos de leitura  :).
Para mim, as grandes vantagem são as dimensões/peso e o fato de se ter revelado preciso.



https://mistoreportugal.pt/pt/produtos/compressor-de-ar-xiaomi-mi-portable-air-pump

Fevereiro 07, 2021, 20:34:36, 20:34
Responder #37

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 76
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela
Eu tb ando a ponderar comprar esse compressor, uma das razões, é pelo tamanho dele, que dá para colocar no compartimento debaixo do banco e no caso de furo, ficar safo. Tenho andado a ver se encontro um também pequeno, mas que não tenha bateria, pois para trazer na moto, não existe essa necessidade, mas os que tenho visto, são todos maiores que esse.

Fevereiro 07, 2021, 20:54:41, 20:54
Responder #38

Beep

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 53
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750xDCT
  • Localidade: Vila Nova de Gaia

Fevereiro 08, 2021, 10:54:18, 10:54
Responder #39

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Comprei há uns meses em loja física na Xiaomi Oeiras (tem loja online .PT e lojas físicas em mais alguns locais) este mini compressor.
No fim de semana seguinte (dias felizes e longínquos ainda sem a epidemia atual) testei o aparelho depois de uma carga completa.

Ajustei a pressão de ar dos pneus dos carros dos miúdos, do meu e de seguida de duas motos.(um dos carros circulava com dois dos pneus a menos de 65% do recomendado e na generalidade andava quase tudo a menos de 80%, exceto as motos).
Gostei, para ajustar 0.3/0.4 BAR num pneu de carro é questão de dois minutos e numa moto menos de um minuto.

Aferi com um aparelho de utilização profissional e em casa com um Michelin e bate certo.

A bateria (18360) não é amovível o que em principio é sempre motivo para eu não comprar mas depois de ver alguns tutoriais de substituição apercebi-me que não é muito difícil.

Aquece um pouco em utilização longa, tipo encher um pneu de carro de 0 a 100% parece que tem uma proteção térmica mas até agora não aconteceu e depois, neste caso já não resta muita bateria.
Veremos se dura mecanicamente até a bateria esgotar o numero de ciclos de carga. Já o abri e reforcei a lubrificação mas até estava bem neste aspeto. Á medida que vai sendo recarregado e utilizado (é o que faz publicitar  ;)) nota-se um acréscimo de autonomia.

Passei a fazer verificações quinzenais ou antes de viagens maiores, sem sujar as mãos nos tubos entrelaçados de algumas estações de serviço.
É um pouco barulhento. Não deixa escapar ar a conetar o tubo e desconetar. O visor é bem legível em qualquer condição de luminosidade mesmo sem recurso aos óculos de leitura  :).
Para mim, as grandes vantagem são as dimensões/peso e o fato de se ter revelado preciso.

https://mistoreportugal.pt/pt/produtos/compressor-de-ar-xiaomi-mi-portable-air-pump

Uso esse compressor para carro e mota, e recomendo.
A única coisa que tenho a dizer é que encho o pneu de trás com 3bar e ele tem alguma dificuldade em chegar lá... É frequente ter que insistir mais 1 ou 2 vezes para ele conseguir chegar a essa pressão. De resto, excelente.

Enche os pneus que é um mimo. É um pouco demorado sobretudo no carro, barulhento (é um compressor, portanto...) e carrega bastante rápido via USB.

Desde que o carreguei enchi 4 pneus de carro 14'' com 0.5bar cada um, 4 pneus de carro 17'' com 0.2 bar cada um e 2 pneus de mota com 0.2bar cada um.
A luz já aparece laranja, mas vou ver quanto mais durará.

Fevereiro 08, 2021, 15:23:07, 15:23
Responder #40

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Comprei há uns meses em loja física na Xiaomi Oeiras (tem loja online .PT e lojas físicas em mais alguns locais) este mini compressor.

Também comprei um desses... praí à 3ª tentativa.  :D
Pois online ocasionalmente baixam o preço alguns dias... e depois volta ao normal.
Costumam aparecer aliexpress a partir de armazem em Espanha. E duas vezes deixei escapar por não ter a certeza se valiam o que custava.
À terceira acabei por conseguir por 23.99 através do gshopper.com também enviado de Espanha.


Pelo preço... este gadget é excelente.

E tem me facilitado imenso a vida.
A minha scrambler usa camara de ar. Logo perde mais que os tubeless.
E pior que isso é nas estações de serviço conseguir acertar no pipo com aquela vara enorme através dos raios.

Como isto tem aquele tubinho flexível... uma maravilha.

Só o carreguei quando o comprei no final do ano passado.
Desde aí já devo por 4 ou 5 vezes adicionado 1 bar em falta a cada um dos pneus.
Demora um pouco a chegar aos 2.5... mas chega lá.

Pode ser psicológico, mas tenho a sensação que mudando para "carro" ele enche mais depressa do que se tiver o icone da moto.


Fevereiro 12, 2021, 20:25:22, 20:25
Responder #41

Aeminium

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 32
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 125
  • Localidade: Coimbra
Boas...já comprei o tpms, logo obrigado pelas dicas...  AGORA falta saber qual a pressao correcta para os pilots street...podem esclarecer-me sff?
O book diz-me 29 psi e 32 psi....com ou sem pendura os psis  são os mesmos.
Obrigado e bom fim de semana
« Última modificação: Fevereiro 12, 2021, 20:27:32, 20:27 por Aeminium »

Fevereiro 15, 2021, 07:52:21, 07:52
Responder #42

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
RFM

Read the F#$%ing Manual

A pressão dos pneus na tua moto não muda conforme a marca que usas, por isso deverás manter a pressão aconselhada no manual da tua moto!
A não ser que vás andar nas dunas ou nas rochas, aí despejas ou enches a mais - respectivamente.

Abc!   :cool:
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 15, 2021, 09:42:39, 09:42
Responder #43

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Boas...já comprei o tpms, logo obrigado pelas dicas...  AGORA falta saber qual a pressao correcta para os pilots street...podem esclarecer-me sff?
O book diz-me 29 psi e 32 psi....com ou sem pendura os psis  são os mesmos.
Obrigado e bom fim de semana

Boas;

 Como ja um companheiro sugeriu, nada como confiar no manual da moto. Os valores que apresentam são os optimizados para utilização em estrada.

Pag. 6-16;  Pressão medida a frio
Fonte: https://cdn.yamaha-motor.eu/owner-manuals/Motorcycles/P5D7F8199E4E.pdf


Ainda um link útil com outras características que podem dar jeito consultar, sem recorrer ao manual do utilizador:
https://www.louis.eu/rund-ums-motorrad/bike-datenbank/yamaha-mt-125/re11-mt-12/3251?list=5573fb38b810178d3f8dc5460e18b44e

Atenção que a carga máxima admissível é de 180kg, portanto muito cuidado neste confinamento que mais parece uma hibernação...
Eu já acrescentei uns kg....  :lolol:

 :sportbike:

V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Fevereiro 16, 2021, 14:51:21, 14:51
Responder #44

Aeminium

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 32
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 125
  • Localidade: Coimbra
 :bandeiraportugal:
Felizmente, os meus pais tiveram alguns tostões para gastar comigo na antiga instrução primária, logo sei ler e interpretar o raio do manual...não se preocupem.
Acontece que um dos mecânicos da marca e concessionário me falou em 2.5 bars frente e 3.0 bars para trás...e isso convertido não dá os tais psis do manual...daí a razão da questão.
Agora quanto ao confinamento...isso é treta da grossa...no fim de semana fiz 350 kms na minha petite, percorrendo vários concelhos e não vi um só GNR na estrada!
Divirtam-se e não sejam vassalos da ditadura dos meios de comunicação social que têm de justificar os 15 milhões de 2020 e 2021 de ajudas governamentais...

Fevereiro 16, 2021, 14:55:44, 14:55
Responder #45

Aeminium

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 32
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 125
  • Localidade: Coimbra
desculpem o double post...obrigado pelas dicas e respostas
;)

Fevereiro 16, 2021, 15:25:11, 15:25
Responder #46

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
:bandeiraportugal:
Felizmente, os meus pais tiveram alguns tostões para gastar comigo na antiga instrução primária, logo sei ler e interpretar o raio do manual...não se preocupem.
Acontece que um dos mecânicos da marca e concessionário me falou em 2.5 bars frente e 3.0 bars para trás...e isso convertido não dá os tais psis do manual...daí a razão da questão.
Agora quanto ao confinamento...isso é treta da grossa...no fim de semana fiz 350 kms na minha petite, percorrendo vários concelhos e não vi um só GNR na estrada!
Divirtam-se e não sejam vassalos da ditadura dos meios de comunicação social que têm de justificar os 15 milhões de 2020 e 2021 de ajudas governamentais...

É normal que seja totalmente diferente, porque  o manual indica :
Frente: 1,80 kg/cm2 = 1,8bar = 26psi
Traseiro: 2,00 kg/cm2 = 2,0bar = 29psi

Com carga max:
Frente: 1,80 kg/cm2 = 1,8bar = 26psi
Traseiro: 2,25 kg/cm2 = 2,25bar = 33psi

Portanto não sei onde os "mecânicos da marca" foram buscar os 2,5 / 3,0 bar, mas entre as duas fontes de informação, eu tendo a acreditar mais no manual. A diferença é demasiado grande para que seja uma questão de fine tunning...

Já agora, a MT125 não terá no quadro, braço oscilante ou guarda corrente um autocolante com essa informação? :pensador:

Espero ter ajudado, aliás foi a intenção do post inicial.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2021, 15:26:21, 15:26 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Fevereiro 17, 2021, 11:50:07, 11:50
Responder #47

Aeminium

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 32
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 125
  • Localidade: Coimbra

Fevereiro 17, 2021, 12:31:35, 12:31
Responder #48

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Acontece que um dos mecânicos da marca e concessionário me falou em 2.5 bars frente e 3.0 bars para trás...e isso convertido não dá os tais psis do manual...daí a razão da questão.

Esses 2.5 e 3.0, são o "standard" de pressão de pneus para a maioria das motas, sobretudo, a partir de um porte intermedio. Por exemplo, no manual da Pan European indicam essa pressão quer vá sozinho, quer vá com 2 pessoas e malas carregadas... outras marcas indicam uma pressão ligeiramente mais baixa quando se vai sozinho e esses valores quando está carregada.

De qualquer forma, pode-se sempre jogar com diferentes pressões nos pneus em função do "feeling" que a mota transmite e daquilo que se pretende.

Há pneus com carcaça mais rija e outros com carcaça mais macia. Nos de carcaça mais rija, pode-se usar menos pressão para permitir uma mais fácil deformação do pneu o que, por seu lado, aumenta o "contact patch" do pneu na estrada e também permite que o pneu ganhe temperatura mais fácilmente... ao contrário, um pneu com carcaça mais macia deve ter uma pressão mais alta pois tem tendência para se deformar mais fácilmente.

Neste tópico de um companheiro, esse assunto das pressões é abordado.

Fevereiro 18, 2021, 07:44:51, 07:44
Responder #49

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Como tens uma moto levezinha, aplica a pressão que vem no manual.
Depois se achares que ela não está bem, aumenta uma, duas ou três décimas em cada roda.
Mas isso vai da tua percepção.
Se não a tens ainda, não inventes muito.

Mais vale ter uns bons pneus e em bom estado do que andar a mexer em pressões.

Para te dar o meu exemplo, na minha XX indica 2.9 bar, frente ou trás, sozinho ou com carga total. É um compromisso a que o construtor chegou.
Eu não uso essas pressões.

Espero que não tenhas levado a mal o RFM, é uma expressão muito usada.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha