Autor Tópico: A verdade desconhecida por detrás dos “Motociclos Chineses”.  (Lida 1989 vezes)

Maio 26, 2016, 00:50:06, 00:50
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Sapiens21

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A verdade desconhecida por detrás dos “Motociclos Chineses”


Este não é um tópico que irá generalizar, mas sim focar-se naquilo que de melhor é presentemente produzido na China…sim, porque nem tudo o que é Made In China ou Made in P.R.C. tem de ser rotulado da mesma forma, e algumas grandes marcas do panorama Mundial já se aperceberam disso e associaram-se às mesmas para produzirem alguns modelos de grande visibilidade internacional. Também por essa razão senti-me levado a colocar entre aspas a referência aos motociclos chineses, afastando dessa forma a ideia de que é tudo farinha do mesmo saco.

A verdade é que actualmente existem dezenas de marcas de motociclos em território Chinês e que parecem brotar quase como papoilas num campo Alentejano.

Muitos dos nomes destas empresas são-nos na esmagadora maioria dos casos completamente desconhecidos, havendo circunstâncias em que as mesmas nasceram com outro ramo de actividade completamente diferente e que rapidamente abarcaram novos ramos de negócio, como o dos motociclos.

Ao serem pronunciados, quase que aposto que conseguem levar a um certo humorizar das palavras... Kaikai Meiduo Locomotive Co.; East Dragon Motor Co.; Yinxiang Motorcycle;  Astronautic Bashan Motorcycle; Hi-Bird Motorcycle Industry; Jiangsu Golden Tomorrow Vehicle Co.; JiaoJiang ZhiWei Motorbike…e a lista prossegue…

Nos dias que correm será difícil manter up to date o número de empresas chinesas que existem, muitas delas com produção focalizada em exclusivo para o seu mercado interno.

Porém...e é aqui que entra o objectivo da criação deste tópico, existem algumas marcas de origem chinesa que se destacam no panorama mundial, que têm história, que têm realizações bem sucedidas e tecnologicamente avançadas, que têm e procuram continuamente uma qualidade superior que chega a atrair construtores de renome para utilizar a sua capacidade produtiva… No fundo, que têm um nível de precisão e atenção aos detalhes na construção, que fica suficientemente longe da ideia que muitos fazem (e eu não fui excepção) daquilo que é a generalidade do tipo de produção chinesa: fast, cheap and mid-low quality.

E não se trata de marcas criadas há meia dúzia de anos...algumas delas têm já décadas de existência nesta indústria e têm um know-how que é cada vez mais canalizado no aprimorar de processos produtivos, uso de materiais nobres, rentabilidade do produto sem desprimor da sua qualidade e uma capacidade produtiva de tal forma rigorosa nas linhas de montagem, que pouco ficará a dever a nomes bem conhecidos e implantados na indústria do motociclismo.


Mas vamos então à apresentação das mesmas e que tentarei sintetizar q.b., até porque ainda pretendo escrever um pouco mais sobre o assunto...


LONCIN

A Loncin é um gigante no que à indústria da produção de motociclos diz respeito! Apesar de contar com mais de 30 anos de história (1983)…a dedicação concreta às motos aconteceu apenas 10 anos depois, tendo o início da Loncin sido criado pelas mãos do seu fundador Tu Jianhua, numa muito humilde oficina de metais, em Tanzikou.

Passadas que estão já mais de duas décadas de entrega concreta aos motociclos, a Loncin é a prova da tenacidade dos empreendedores chineses, da velocidade impressionante do crescimento conseguido pelos mesmos e da capacidade que têm em adaptar-se ao crescimento e avanços tecnológicos ocorridos a nível global.

Basta atentar na sua capacidade de produção máxima anual, que impressiona pelos seus números: 2.500.000 motociclos e 3.000.000 de motores!

No seu currículo conta-se uma parceria que já dura há anos com a BMW, que levou à utilização das suas fábricas e força de trabalho, no fabrico de motores para as G650X e G650GS. Podem ver aqui a visita de uma equipa de reportagem a uma das suas fábricas de motores: https://www.youtube.com/watch?v=oXbt8NPaeoQ

Já mais recentemente veio igualmente a público que esta cooperação entre os dois fabricantes, vai mesmo levar ao fabrico da futura maxiscooter da BMW, cuja designação é avançada como sendo C350.

A Loncin tem recebido sucessivos prémios prestigiantes, encontrando-se desde há 13 anos consecutivos dentro do top500 das melhores e mais importantes empresas na China.  Tem uma força de trabalho em constante crescimento (actualmente com 15.500 trabalhadores) e activos superiores a 8 biliões de dólares.


JIALING

A China Jialing iniciou-se na produção de armamento no ido ano de 1875, tendo somente em 1979 iniciado a produção de motociclos de carácter civil.

Actualmente com 10.000 funcionários e activos que se contabilizam em biliões de dólares, a história da Jialing tem vindo a ter um crescendo quase imparável e capaz de abarcar uma vasta área de negócios: fabrico de motociclos, motores, compostos plásticos, lentes ópticas de alta tecnologia asférica, componentes de maquinaria de todo o género…etc.

Em 1981 estabeleceu um acordo de cooperação na área técnica com a Honda, tornando-se assim na primeira empresa chinesa de fabrico de motociclos a fazer uso de uma cooperação internacional nesta área.

No presente, a China Jialing Group produz motores que vão de simples 35cc até 600cc, com um portefólio de dezenas de modelos de motociclos.

Com uma capacidade de produção de 2.000.000 de motores ano e uma facturação na ordem de vários milhões de dólares, a Jialing é uma empresa bem sucedida e com uma aposta contínua na qualidade.
Se não vejamos: é a primeira empresa com um centro de R & D (Research and Development - "pesquisa e desenvolvimento") no seu mercado interno, um centro de pós doutoramento em pesquisa, estações de qualidade e teste, cinco bases de fabrico no próprio país e mais cinco filiais espalhadas pelo Mundo.

Mas não se fica por aqui…

A Jialing foi a primeira nesta área a conseguir alcançar a certificação  ISO9001-2000 de Sistema de Gestão da Qualidade,  a certificação ISO 14001 de Sistema de Gestão Ambiental e o reconhecimento UKAS (United Kingdom Royal Crown Recognition).

Existe uma enorme vontade dos seus responsáveis em criar “Fábricas Verdes”, havendo a preocupação em colocar painéis solares, reciclagem de água usada nos processos produtivos, redução das emissões poluentes, etc.


LIFAN

A Lifan, cujo nome completo é Chongqing Lifan Holdings Co., Ltd. , é uma gigantesca empresa privada com um enorme foco na área da investigação científica, fabrico de motores, motociclos e até mesmo automóveis.

Com parques industriais enormes e quase comparáveis em termos de área às de uma vila portuguesa, a Lifan tem actualmente perto de 13.000 trabalhadores e encontra-se listada no ranking entre as melhores empresas chinesas.

Em 2014, as participações da Lifan alcançaram um valor de aprox. 4 biliões de dólares, que incluem a produção e vendas de 283,100 automóveis, 1.39 milhões de motociclos, 3.67 milhões de motores, a que acrescem mais 401.100 motores chamados multi-purpose (utilização variada).

O fabricante Italiano MV Agusta, reconhecedor do potencial e canais de vendas especializados, encetou em 2011 uma parceria comercial com a Lifan por forma a este se tornar na China como o seu único vendedor e distribuidor autorizado.

As patentes da LIFAN e os prémios alcançados são também o resultado de uma forte aposta na pesquisa e desenvolvimento na área da tecnologia de ponta, assim como na formação do seu pessoal, onde...e meramente a título de exemplo, se contam 800 técnicos no Research Center Institute da Lifan, para a área automóvel e dos motociclos, onde +90% têm curso superior.

Actualmente a Lifan já tem fábricas a operar igualmente fora da China, seja no fabrico integral de motociclos ou apenas de componentes, e em que se contam países como o Vietnam, a Turquia e a Tailândia.


Zongshen

A Zongshen, cujo nome completo da empresa é Chongqing Zongshen Automobile Industry Co., Ltd., divide a sua área de negócios e produção nos motociclos de combustão e motociclos eléctricos.

Já em 2001 a Zongshen, graças à sua facturação e capacidade de produção, tornou-se como uma das mais importantes marcas de motos de fabrico chinês, apostando igualmente na estratégia “going out”, que a levou a implantar fábricas no Brasil e na Tailândia, ao mesmo tempo que criou filiais e escritórios nos Estados Unidos da América, Filipinas, Paquistão, Nigéria e Colômbia. Esta estratégia e esta visão, permite-lhe orgulhar-se de conseguir vender os seus produtos actualmente em mais de 100 países e regiões do globo.

Encontra-se também como uma das empresas chinesas que alcançou numerosas certificações internacionais de qualidade e de carácter ambiental nas suas fábricas.

Tudo isto atraiu grandes fabricantes de renome, como a Piaggio e a Harley Davidson, com quem estabeleceu parcerias estratégicas, na vertente comercial e ao nível tecnológico.

Numa notícia de Junho deste ano é mesmo possível antever que a Zongshen vai até mesmo entrar na produção de aviões a jacto, tendo inclusivamente já feito uma parceria com uma empresa canadiana de aviação.

(Imagem de uma das mais recentes produções da Loncin...a LX650, com uma cópia exacta e autorizada dos Rotax presentes nas BMW G650GS.)



E depois deste condensar de informação que atrás sintetizei, volto ao tema concreto deste tópico...

Já se sabe e não será novidade para ninguém, que muitos dos componentes existentes no sector do motociclismo (e não só) a nível global, têm produção estabelecida na China, naturalmente passando por um escrutínio que actua continuamente nos seus processos de fabrico, ou seja, as grandes marcas fazem questão de não confundir o local da produção com a qualidade apresentada do produto.

É tudo uma questão de núm€ros, mas há regras que as mesmas sabem que podem sair caras se não forem tomadas em conta ou levadas bem a sério…

E isto é também o que as grandes e mais conceituadas marcas chinesas têm aprendido…e têm-no feito muito rapidamente!
Podem chamar o que quiserem aos chineses, mas parvos é que não são….e da mesma forma que agarram boas oportunidades de negócio, sabem também fazer lucrativas alianças com os melhores.

Se aqui há pouco mais de uma década atrás um motociclo chinês não passava de uma cópia barata que rapidamente se transformaria num balde cheio de ferrugem, agora as coisas estão a inverter-se rapidamente para um punhado de marcas chinesas que fizeram alianças preciosas e com elas aprendem de forma fugaz... Não digo que estão em níveis equiparados, mas a rapidez com que um punhado de empresas chinesas do sector tem vindo a aperfeiçoar os seus produtos, ano após ano, é no mínimo notável!

Materiais de topo, tecnologia de ponta, testes contínuos de produção e resistência à fadiga do material, contratação de bons e valorosos engenheiros em diferentes áreas no estrangeiro, recurso à robótica de precisão, etc…neste momento existem marcas de motociclos chineses (como as indicadas), que demonstram a tenacidade de um povo que sofreu uma mutação nos hábitos de consumo interno de tal forma, que neste momento as suas fronteiras se revelam curtas para conter uma visão que vai bem mais longe do que se pensava e abarca já todo o Mundo.

Se me dissessem há 10 anos atrás algo do género, “eles jamais conseguirão fazer o que os japoneses conseguiram”, eu o mais provável era concordar e ainda me ria feito um tolo, como que tomando essa mera hipótese, como um espectáculo de humor que ali apreciava.

Porém, nos dias de hoje já não me sairia nenhum gracejo, além de que...e reportando-me aqui ao caso à UE, apenas o travão cada vez mais esponjoso da Comunidade Europeia consegue ainda fazer suster alguma coisa, para que não haja uma inundação repentina do mercado, de veículos de origem chinesa.

Claro que existem outras condicionantes apertadas no que concerne à segurança e à fiabilidade de muitas das marcas que aguardam a sua vez para entrar, mas é no fundo apenas uma questão de tempo. Como disse atrás, eles aprendem depressa…e tendo-se as mesmas já apercebido há muito de que existe uma espécie de protectorado de certas marcas europeias que sofreriam com a sua entrada, decidiram não perder tempo nem estar com meias medidas, e actualmente compram o número de empresas e/ou fábricas que for necessário, para colocarem depois o seu produto no mercado pretendido.

Perdoem-me o “inglesismo” da expressão e é mesmo para terminar este tópico que já vai excessivamente extenso, mas sendo um chavão que já se tornou universal por parte de quem partilha esta visão, teria de terminar mesmo desta forma: It´s just a matter of time!!

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Tópico de realização inteiramente pessoal, com pesquisas em diversos websites, nomeadamente quanto aos dados de facturação, vendas e números de produção incluídos no texto: loncin.com;  jialingmotor.com;  lifan.com/lifanmotors;  zongshen.cc
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama