Autor Tópico: Ajuda montagem Faróis Auxiliares GS1200  (Lida 2200 vezes)

Março 03, 2020, 10:43:21, 10:43
Lida 2200 vezes

cezinho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 17
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: Lisboa
Bom dia ,
Acabo de comprar uns faróis auxiliares para a minha GS 1200.
Como sou uma nulidade em mecânica e elétronica gostaria de saber se alguém me pode recomendar um mecânico na zona de Lisboa que pudesse montar isto.
Diz quem sabe que para alguém experiente é do mais básico que há,mas não suficientemente básico para mim.
Por isso, alguém que trabalhe bem e com preços correctos.



Obrigado

Março 03, 2020, 15:07:05, 15:07
Responder #1

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Isso nao deve ser ligado directamente, deve de usar um modulo de CANBUs tipo o EzCAN.


Pode sempre tirar a corrente directamente da bateria, mas para ficar bem é com um modulo de CanBus tipo este

https://www.hexezcan.com/
« Última modificação: Março 03, 2020, 15:08:51, 15:08 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 03, 2020, 20:38:07, 20:38
Responder #2

lferreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 207
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S
  • Localidade: Lisboa

Março 04, 2020, 07:15:35, 07:15
Responder #3

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Pelo que entendi, ele não quer saber o que é preciso, ou como deve ser montado...

Vocês, que são de Lisboa, digam lá ao rapaz onde há quem faça isso, e não como se faz.  :lolol:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 04, 2020, 07:59:06, 07:59
Responder #4

cezinho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 17
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: Lisboa
Pelo que entendi, ele não quer saber o que é preciso, ou como deve ser montado...

Vocês, que são de Lisboa, digam lá ao rapaz onde há quem faça isso, e não como se faz.  :lolol:
Obrigado!

Março 05, 2020, 08:08:02, 08:08
Responder #5

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Eu costumo reger-me pela máxima: Se não sabe mexer, não mexe!

Há videos no Youtube exemplificativos para fazer quase tudo, hoje em dia. Vi no Youtube como fazer mudança de oleo, filtro de oleo e filtro de ar da minha moto e faço isso em casa, é do mais básico que há. Tambem vi fazer a mudança das pastilhas, mas parece-me mais complicado e nunca experimentei. Entrego esse serviço a quem o sabe fazer.

Na questão dos farois auxiliares, era capaz de tambem não arriscar a fazer eu mesmo. Os faróis não são todos iguais, as motos não são todas iguais e, pelos comentários que tenho ouvido em várias oficinas e a quem já fez este tipo de montagens, o sistema eléctrico não é o melhor componente para um "curioso começar a inventar".
Já por si, é um sistema sensivel, que envolve muitos fios e tambem componentes eletronicos. Queimar um sensor de um sistema qualquer ( ABS, ignição, injeção ou outro ) por causa de uma má montagem de uns farois, talvez não seja agradavel.

Depois, lá terá que ir á oficina, onde realmente percebem disso, e a montagem feita em casa ( para ficar mais economica ) pode revelar-se uma desagradavel surpresa.

Quanto a oficinas, em Lisboa, só conheço a MCMotor, que fica no Seixal. É um stand, na verdade, mas dá assistencia ás motos que vende. Logo, deve ter lá um mecânico ou, na pior das hipoteses, podem recomendar quem faça isso.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 05, 2020, 09:40:08, 09:40
Responder #6

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Pelo que entendi, ele não quer saber o que é preciso, ou como deve ser montado...

Vocês, que são de Lisboa, digam lá ao rapaz onde há quem faça isso, e não como se faz.  :lolol:

Verdade!

In claris non fit interpretatio




Se queres isso bem feito, experimenta na In Parts em Santarém

Se for para despachar qualquer um que faça electricidade auto te faz isso, se pretenderes uma oficina de motos experimenta a motocenter  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 05, 2020, 09:43:39, 09:43
Responder #7

cezinho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 17
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: Lisboa
Pelo que entendi, ele não quer saber o que é preciso, ou como deve ser montado...

Vocês, que são de Lisboa, digam lá ao rapaz onde há quem faça isso, e não como se faz.  :lolol:

Verdade!

In claris non fit interpretatio




Se queres isso bem feito, experimenta na In Parts em Santarém

Se for para despachar qualquer um que faça electricidade auto te faz isso, se pretenderes uma oficina de motos experimenta a motocenter  :nice:
Certo, ouvi o melhor da In parts . Não quero smelter mãos à obra sem ter a certeza que fica bem feito.

Aliás ontem a montar o suporte para as malas triller outback vi-me deparado com um parafuso que as minhas ferramentas não conseguem tirar (o que agarra o poisa pés traseiro) , o que significa que preciso tb de ir a algum lado tirar os 2 parafusos :)

Março 05, 2020, 09:52:26, 09:52
Responder #8

cezinho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 17
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: Lisboa
Pelo que entendi, ele não quer saber o que é preciso, ou como deve ser montado...

Vocês, que são de Lisboa, digam lá ao rapaz onde há quem faça isso, e não como se faz.  :lolol:

Verdade!

In claris non fit interpretatio




Se queres isso bem feito, experimenta na In Parts em Santarém

Se for para despachar qualquer um que faça electricidade auto te faz isso, se pretenderes uma oficina de motos experimenta a motocenter  :nice:
Motocenter dos pneus ?

Março 05, 2020, 10:26:03, 10:26
Responder #9

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A primeira questao é que tens de pensar é como queres isso montado.


Nao mencionas que kit de luzes é que é nem o ano da GS e isso limita substancialmente qualquer resposta ou aconselhamento, porque ha kits que so permitem ser montados com EzCanBus porque obrigatoriamente precisas de controlar a intensidade dos LED, mas o orcamento de montagem deste tipo sera na casa das varias centenas de Euros.


Se o kit de luzes for "rafeiro" talvez permita ligar direto a bateria e ai penso que numa oficina tipo a motocenter (dos pneus  :nice:) ou qualquer outra faz isso porque é uma instalação muito básica partindo o principio que esse kit ja vem preparado com os pontos de montagem especificos para a GS e nesse caso, o orcamento de montagem é para ai um par de horas  :nice:




Os parafusos sao torx, e quase todos os parafusos na GS sao desse tipo, pelo que o melhor é comprares mesmo um jogo de chaves torx, qualquer casa de ferramentas vende isso, e até com um dos mais baratos da Norauto que ja te desenrasca


https://www.norauto.pt/p/9-chaves-torx-ocas-10-t50-norauto-775406.html?utm_medium=cpc&utm_source=google&utm_campaign=PT+-+Shopping+-+Google+-+PT+-+Search+-+Google+-+Maintenance+Repair+(Smart)&utm_content=Groupe+d%27annonces&utm_term=&gclid=CjwKCAiA44LzBRB-EiwA-jJipGBLDpSj2mcx98cFO3z1Igi0Vjh2fw_BzOiy-h6AYVgn7fXQ4ljtMhoCfyIQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds


ou entao manda vir um set destes da net pois este tipo de chaves torna-se mais facil e confortavel de operar e estas medidas cobrem a grande maioria dos parafusos da GS

https://www.ebay.co.uk/itm/T-Handle-Torx-Star-Keys-Screwdriver-Allen-Tool-Set-T15-T20-T25-T27-T30-T40-T45/222559803333?hash=item33d19917c5:g:3sAAAOSwihtdkeq8

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 05, 2020, 10:28:05, 10:28
Responder #10

cezinho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 17
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: Lisboa
A primeira questao é que tens de pensar é como queres isso montado.


Nao mencionas que kit de luzes é que é nem o ano da GS e isso limita substancialmente qualquer resposta ou aconselhamento, porque ha kits que so permitem ser montados com EzCanBus porque obrigatoriamente precisas de controlar a intensidade dos LED, mas o orcamento de montagem deste tipo sera na casa das varias centenas de Euros.


Se o kit de luzes for "rafeiro" talvez permita ligar direto a bateria e ai penso que numa oficina tipo a motocenter (dos pneus  :nice:) ou qualquer outra faz isso porque é uma instalação muito básica partindo o principio que esse kit ja vem preparado com os pontos de montagem especificos para a GS e nesse caso, o orcamento de montagem é para ai um par de horas  :nice:




Os parafusos sao torx, e quase todos os parafusos na GS sao desse tipo, pelo que o melhor é comprares mesmo um jogo de chaves torx, qualquer casa de ferramentas vende isso, e até com um dos mais baratos da Norauto que ja te desenrasca


https://www.norauto.pt/p/9-chaves-torx-ocas-10-t50-norauto-775406.html?utm_medium=cpc&utm_source=google&utm_campaign=PT+-+Shopping+-+Google+-+PT+-+Search+-+Google+-+Maintenance+Repair+(Smart)&utm_content=Groupe+d%27annonces&utm_term=&gclid=CjwKCAiA44LzBRB-EiwA-jJipGBLDpSj2mcx98cFO3z1Igi0Vjh2fw_BzOiy-h6AYVgn7fXQ4ljtMhoCfyIQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds


ou entao manda vir um set destes da net pois este tipo de chaves torna-se mais facil e confortavel de operar e estas medidas cobrem a grande maioria dos parafusos da GS

https://www.ebay.co.uk/itm/T-Handle-Torx-Star-Keys-Screwdriver-Allen-Tool-Set-T15-T20-T25-T27-T30-T40-T45/222559803333?hash=item33d19917c5:g:3sAAAOSwihtdkeq8
Muito obrigado pela ajuda
É uma GS 1200 LC de 2016 e da para ligar à bateria .
Em relação as torx já comprei umas 5 ou 6 chaves mas o parafuso  tem tanta cola que já não lhe toco mais e vou a uma oficina.

Março 05, 2020, 10:49:17, 10:49
Responder #11

Rodrigues1

  • Visitante
Já me aconteceu apanhar um parafuso desses mais teimoso que um burro

Dei um pouco de calor com um mini maçarico e funcionou.

Março 05, 2020, 11:18:45, 11:18
Responder #12

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Já me aconteceu apanhar um parafuso desses mais teimoso que um burro

Dei um pouco de calor com um mini maçarico e funcionou.

E dar calor que quebra a cola  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 05, 2020, 12:35:45, 12:35
Responder #13

cezinho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 17
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: Lisboa
Entregar a quem sabe e tem as ferramentas certas

Março 05, 2020, 13:32:01, 13:32
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Quando não se sabe, não se conhece quem saiba, ou simplesmente não se tem as ferramentas (ou mesmo o tempo ou paciência) para o fazer, o recurso acaba por ser...abrir a cart€ira.

Já agora, esse kit veio do Ebay ou assim?
Algo vindo da China com custo ultra baixo?  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 05, 2020, 15:21:05, 15:21
Responder #15

cezinho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 17
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: Lisboa
Quando não se sabe, não se conhece quem saiba, ou simplesmente não se tem as ferramentas (ou mesmo o tempo ou paciência) para o fazer, o recurso acaba por ser...abrir a cart€ira.

Já agora, esse kit veio do Ebay ou assim?
Algo vindo da China com custo ultra baixo?  :)
Os das luzes ?
Suponho que sim , comprei a alguém que o tinha em casa e se estava a desfazer de todo o material. Encontrei-o no Amazon a 100€.
Mas o parafuso marcado era para instalar o suporte para as malas Givi. Está resolvido

Março 05, 2020, 16:06:44, 16:06
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, referia-me ao Kit de luzes.

Imaginando que os 100€ eram já com portes, não foi nada mau.

Uma marca como a GIVI (modelo S310 Trekker), ficava-te um pouco mais caro.

Se fosse então da SW-Motech, nem falar... :you.bet:

Esperemos que esses faróis auxiliares sejam fiáveis q.b.

Um companheiro cá do fórum teve azar com uns vindos da China (@Pianoman). Pouca duração das mesmas...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 05, 2020, 16:10:19, 16:10
Responder #17

cezinho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 17
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: Lisboa
Sim, referia-me ao Kit de luzes.

Imaginando que os 100€ eram já com portes, não foi nada mau.

Uma marca como a GIVI (modelo S310 Trekker), ficava-te um pouco mais caro.

Se fosse então da SW-Motech, nem falar... :you.bet:

Esperemos que esses faróis auxiliares sejam fiáveis q.b.

Um companheiro cá do fórum teve azar com uns vindos da China (@Pianoman). Pouca duração das mesmas...
Eu paguei muito pouco pelos meus,  o prejuízo não vai ser grande . Mas Devem ser bons, pelos menos pelo que li são dos melhores sem marca( acredito que as marcas os façam todos mais ou menos no mesmo sítio).

Março 05, 2020, 19:11:47, 19:11
Responder #18

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Esses Givi são os que o Filipe tem, para o preço e esperando não ofender ninguém são uma valente porcaria.


Bons são os Denali e o os X-vision led.


E os Denali que tinha na minha Rallye que eram o modelo de lâmpada também não valiam nada e o 1 dono da moto tinha gosto 300€ no kit... um escândalo! Acho que um conjunto de 50 € do AliExpress faziam o mesmo efeito.



Não há outra opção que led para este tipo de lâmpada complementar. E essas precisam ligação  de ligação canbus. E foi precisamente por isso é por ter sido induzido em erro ao olhar para a caixa e pensar que se tratavam de uma motech led que já vi montadas
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 05, 2020, 19:43:07, 19:43
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ena!
E eu a pensar que os da Givi, que se encontram aí por uns ~130€, fossem (dentro do barato, claro) algo minimamente de jeito.

Que tipo de problemas tem ele relatado?
As lâmpadas fundem-se?
Ferrugem?
Fragilidade do material?
Faróis de muito fraca potência?
« Última modificação: Março 05, 2020, 20:07:08, 20:07 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 05, 2020, 20:26:49, 20:26
Responder #20

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Os meus denali tiram problemas de oxidação e a tinha estava a saltar.

Eram “porreirinhos” para ser visto mas iluminação extra era 0.


Os dele não tinham problemas de ferrugem mas o botão do kit com a capa estragada e numa viagem fundiu-se uma lâmpada e quisemos troca-la e nao era fácil de fazer na estrada.

De iluminação era melhores que o Denali mas estava a anos luz (trocadilho intencional) daquilo que as ofertas led São capazes A luz não era homogénea e não gostei do espalhamento.


Se o objectivo é ser visto qualquer destas opções são win-win tirando o problema da legalidade do uso deste tipo de lâmpadas durante o dia...

 se a ideia é complementar a iluminação da Gs para mim o farol oem já da uma iluminação fantástica, para mim led e obrigatório, em 1 lugar porque se pode escolher função de espalhamento ou longa focagem, depois por a temperatura de cor e precisamente a mesma e por fim porque com a utilização do canbus consegues usar a função de dimmer que ajuda imenso a homogeneizar o foco.


Just my 2 cents, já a fugir um pouco ao tópico  :nice:
« Última modificação: Março 05, 2020, 20:28:42, 20:28 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l