Autor Tópico: chave presa  (Lida 1522 vezes)

Dezembro 14, 2020, 14:51:41, 14:51
Lida 1522 vezes

IS

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: GSR 600
  • Localidade: Margem Norte Tejo
Bom dia.

venho em busca de conselhos.

O meu problema é a chave ficar presa para ligar a ignição, a entrar e sair sinto alguma resistência mas não significativa, mas quando tento ligar a mota preciso de forçar um pouco a mesma para o fazer.

Na pesquisa que fiz encontrei um pouco de tudo mas gostaria do vosso feedback e experiencia neste assunto.

O maior numero de recomendações que vi falam de pó de grafite ou vaselina, mas enquanto quem recomenda vaselina alega que o pó de grafite pode trazer problemas pela sua condutividade elétrica quem recomenda grafite fala de poeiras e detritos agarrarem á vaselina e estragarem ainda mais a medio e longo prazo.

Obrigado

Dezembro 14, 2020, 15:13:15, 15:13
Responder #1

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Boas.
Companheiro, quem fiz que tanto as massas de grafite e vaselina retêm as poeiras tem razão. A vaselina ainda por cima tem esse contra de ser inimiga de borrachas e, a prazo, dos plásticos.
Esta parece óbvia, se calhar até já o fizeste, mas já experimentaste colocar na ignição algo como o WD40?
Já o fiz na minha, lava e lubrifica as partes mecânicas e não afecta os contactos eléctricos.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Dezembro 14, 2020, 15:17:37, 15:17
Responder #2

Rodrigues1

  • Visitante
Sempre usei o WD-40 e nunca houve problemas, lubrifica e não é inimigo dos contactos elétricos.

Verifica se a chave está torcida, se estiver é esse o motivo de forçar a entrada e saída.

Já me aconteceu porque a mesma chave era usada nas malas e top case e com o uso foi torcendo e custava a entrar.

Se for esse o motivo tenta corrigir a torção mas com muito cuidado.


Dezembro 14, 2020, 16:39:51, 16:39
Responder #3

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Também diria WD40, que é o que uso.

A propósito de chaves, a Integra tem uma chave gigantesca, que é usada também para o acesso ao compartimento debaixo do banco, que fica numa posição lateral muito fácil de empenar/partir se por descuido encostar a perna à chave. A chave é tão comprida que deve ser muito fácil parti-la. Como ainda por cima tem código, mandei fazer uma chave sem código só para usar no banco.

Dezembro 15, 2020, 00:32:58, 00:32
Responder #4

saurio33

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 24
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Gsxr750
  • Localidade: São João da Madeira
O melhor produto para lubrificar os canhões das fechaduras é oleo singer. Pegas numa seringa com agulha e enfias o óleo lá para dentro. Os outros produtos não são solução de longo prazo.

Dezembro 15, 2020, 08:38:41, 08:38
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Do que me aconteceu o ano passado:

Tive uma maxiscooter que com o uso a chave custava a entrar no canhão da ignição.

Como a chave era codificada tive sempre alguns problemas em "despejar" algum produto lá para dentro nunca fiz nada.

Como continuava a ter esse "problema" com a maxi e com receio de um dia chegar à mota e a mesma não andar ou pior ainda: entortar a chave de fazer força, cheguei a casa, agarrei no WD-40 e despejei umas "baforadas" lá para dentro e nunca mais tive problemas.

Dezembro 15, 2020, 09:03:27, 09:03
Responder #6

Rodrigues1

  • Visitante
O melhor produto para lubrificar os canhões das fechaduras é oleo singer. Pegas numa seringa com agulha e enfias o óleo lá para dentro. Os outros produtos não são solução de longo prazo.

O óleo Singer é muito fino e é condutor, não pode ser usado em nada elétrico.

A minha mãe era costureira e usava esse óleo para lubrificar a sua máquina de costura profissional.

Acontece que um dia deixei pingar um pouco de óleo singer no motor elétrico e fez curto circuito.

O canhão de ignição tem terminais elétricos, aconselho não usar esse óleo.

Dezembro 15, 2020, 09:15:40, 09:15
Responder #7

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 77
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela
Eu tb já tive o mesmo problema, mas como na minha moto a parte electrica é separada da parte mecanica, separei as duas e coloquei, primeiro wd40 com fartura dentro da canhão ( para limpar ), deixei secar e depois coloquei um pouco de oleo em spray, ( para lubrificar ). No dia a seguir voltei a montar tudo e tem funcionado sem problemas.

Dezembro 15, 2020, 12:25:05, 12:25
Responder #8

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
as casas de fechaduras tem um spray especial para lubrificar as fechaduras

ABUS Pflege-Spray (PS 88)

É o da embalagem azul?
Acho que já usei um produto dessa marca e que foi emprestado por um amigo para eu resolver num cadeado que fechava mal.

Dezembro 15, 2020, 14:31:09, 14:31
Responder #9

Simon

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 72
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Indian
  • Modelo Motociclo: Scout Bobber TWENTY
  • Localidade: Santiago do Cacém
Boas pessoal,

Aconcelho vivamente a verificar se a chave não está torcida e depois usar WD40 no canhão.

WD40 é um oleo dielectrico, logo não conduz electricidade e pode ser usado no canhão de ignição. Para além de oleo lubrificante o WD40 também é um oleo de limpeza.

Dezembro 15, 2020, 15:10:58, 15:10
Responder #10

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
WD-40.

Não é preciso inventar.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Dezembro 15, 2020, 15:18:14, 15:18
Responder #11

SJP

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 135
  • Marca Motociclo: yamaha
  • Modelo Motociclo: Tmax
  • Localidade: Oeste
A minha vespa, às  vezes, tem o mesmo problema quando fica muitos dias na rua em ligares com muita humidade ou chuva. Com o WD40 o assunto fica resolvido.

Dezembro 16, 2020, 01:48:30, 01:48
Responder #12

IS

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: GSR 600
  • Localidade: Margem Norte Tejo
Coloquei wd40 e a chave ja esta mais suave, a "tampinha" que tapa a ranhura nao fecha bem pelo que provavelmente vai ser um problema recorrente.
Obrigado pela ajuda. :nice:

Dezembro 16, 2020, 18:13:26, 18:13
Responder #13

Seravat72

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 138
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT
  • Localidade: Albarraque
Boa tarde,

A mim também me aconteceu isso e julgo que tal é devido á orientação do canhão (virado para cima) bem como pelo fato de não me privar de andar de moto mesmo quando chove a cântaros e em LX e o pó/lama não nega a sua dispersão.
Como correção/manutenção utilizo apenas e só óleos de base siliconica porque para além de lubrificarem criam uma pelicula nas partes de frição e evitam a acumulação de resíduos... até á data tem resultado bem