Autor Tópico: Classificação de pneus  (Lida 885 vezes)

Janeiro 22, 2021, 11:45:29, 11:45
Lida 885 vezes

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Entra em vigor em Maio próximo a nova rotulagem dos pneus relativa ao seu desempenho.
Será que estes critérios de rotulagem serão comuns aos pneus de motociclos?

Motivada pela entrada em vigor do regulamento da União Europeia 2020/740, esta rotulagem é introduzida pela necessidade de “clarificar e atualizar algumas das suas disposições, tendo em conta o progresso tecnológico no domínio dos pneus”. Assim, a partir de maio de 2021, os pneus em comercialização contarão com uma rotulagem nova, que inclui alterações nas escalas das diferentes categorias de desempenho dos pneus: eficiência energética, aderência em pavimento molhado, enquanto o ruído exterior de rolamento é agora indicado pelo número de decibéis e pelas letras A, B ou C.

Noutra novidade que pretende dar aos consumidores ainda mais informação sobre o produto, a etiqueta passará a ter um código QR no canto superior direito, a partir do qual se poderá aceder à ficha de informação do produto. O código QR fornece um endereço para uma base de dados EPREL (European Product Registry for Energy Labelling), que contém a ficha informativa do produto. Esta mostra todos os valores da rotulagem para o pneu específico, bem como o início e o fim da produção do respetivo modelo. As fichas de informação do produto são todas introduzidas individualmente na base de dados EPREL pelo fabricante do pneu e, como no passado, a atribuição às classe da rotulagem é também responsabilidade do respetivo fabricante.

Além disso, a etiquetagem de nova geração passa a ter ainda dois pictogramas, um para indicar se é um pneu para utilização em condições de neve extremas e outro para indicar se é um pneu com aderência em gelo. A informação da nova rotulagem de pneus deve também ser disponibilizada para a categoria de veículos comerciais pesados (Classe C3).


https://www.motor24.pt/area-de-servico/pneus-vao-ter-novos-rotulos-de-eficiencia-a-partir-de-maio/1505729/

Janeiro 22, 2021, 14:22:28, 14:22
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Será uma uniformização da informação disponível.

Penso que assim teremos mais informação quando estivermos em "duvida" quanto ao pneu em que escolher... refiro-me aos enlatados onde a oferta é enorme.

Geralmente nas motas gosto de "ouvir" a opinião dos proprietários.

Janeiro 22, 2021, 21:22:54, 21:22
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Esta legislação ou norma Europeia vem "redesenhar" os rótulos que já vêm nos pneus... e a meu ver vem simplificar a leitura:

Excelente A
Bom B
Suficiente C
Insuficiente D
Medíocre E

Sobre se é meramente para pneus de automóvel e de pesados, não será estranho aparecer entretanto legislação complementar para também pneus exclusivos a motociclos, para que não crie dúvidas nos mais desconfiados.
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin