Autor Tópico: 2024 Enduro Veloce 950  (Lida 3161 vezes)

Novembro 19, 2021, 00:23:17, 00:23
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Gentleman rider

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Já diz o povo que não há fome que não dê em fartura.

E para quem tinha fome da icónica Cagiva Elefant, aquela enorme moto que correu (e venceu) no Dakar com as cores da Lucky Explorer vai ter um banquete em 2022  :confetti:

É que não vai haver uma neo retro da Elefant no próximo ano  :nempenses:

Vão haver pelo menos duas, talvez até mesmo três  :feliz:

Uma delas já se sabe... é a nova Desert X da marca que fornecia os motores L-twin que equipavam a Elefant original, a Ducati.

A outra (ou outras duas ainda temos que perceber) é naturalmente um projecto MV Agusta. As únicas coisas que se sabem são que:

1. a moto bebe inspiração na estética da Elefant e até há possibilidade de vir a ser esse o seu nome.

2. o motor não segue a tradição L-twin da Elefant dos anos 80 mas a mais recente história MV Agusta. Esta moto (ou motos) vai estrear o novo motor tricilíndrico de 950cc da marca.

Não se sabe com que configuração de cambota  :D

https://www.youtube.com/watch?v=YJUfD1-YUVM

« Última modificação: Outubro 28, 2023, 09:25:24, 09:25 por Gentleman rider »

Novembro 19, 2021, 10:15:10, 10:15
Responder #1

2low

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Deverá ser "desvendada" já daqui a uns dias na feira EICMA de Milão.

Mas já foi apanhada camuflada com stickers...




Se esta MVAgusta vem com um novíssimo 3 cilindros de 950cc (potência e binário desconhecido), já a Ducati deverá vir com um 2 cilindros de 1100cc (90/95cv).

Esta Lucky Explorer será apresentada já dia 23 Novembro, enquanto a Ducati apesar de estar presente novamente na Eicma, as especificações só deverão ser conhecidas na sua apresentação oficial a 9 Dezembro.




Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Novembro 19, 2021, 10:28:45, 10:28
Responder #2

Gentleman rider

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já a Ducati deverá vir com um 2 cilindros de 1100cc (90/95cv).

A Desert X vai usar o mesmo motor 937cc das Multistrada V2, Superspport, etc

Novembro 19, 2021, 10:43:07, 10:43
Responder #3

2low

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já a Ducati deverá vir com um 2 cilindros de 1100cc (90/95cv).

A Desert X vai usar o mesmo motor 937cc das Multistrada V2, Superspport, etc

Tens razão, a ler no telemóvel não verifiquei que a Desert X apenas usa a base/chassis da Scrambler 1100 e não o motor...
Assim sendo o motor deverá vir com potência entre 85cv e 90cv.  :D
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Novembro 19, 2021, 10:52:38, 10:52
Responder #4

Gentleman rider

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Tens razão, a ler no telemóvel não verifiquei que a Desert X apenas usa a base/chassis da Scrambler 1100 e não o motor...
Assim sendo o motor deverá vir com potência entre 85cv e 90cv.  :D

O protótipo Desert X mostrado anteriormente era baseado na Scrambler 1100.

Mas a Desert X que vai ser mostrada em Dezembro é baseada na Multisrada V2.

O nome é o mesmo mas são motos distintas

Novembro 23, 2021, 22:18:05, 22:18
Responder #5

2low

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Bem supimpa esta Lucky Explorer 9.5!




Mas pelos vistos haverá uma versão mais pequena... a Lucky Explorer 5.5...
(que partilhará o mesmo quadro da Benelli TRK502)



 :yeah:
« Última modificação: Novembro 23, 2021, 22:22:12, 22:22 por 2low »
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Novembro 23, 2021, 22:31:00, 22:31
Responder #6

JustGil

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Bem supimpa esta Lucky Explorer 9.5!




Mas pelos vistos haverá uma versão mais pequena... a Lucky Explorer 5.5...
(que partilhará o mesmo quadro da Benelli TRK502)



 :yeah:

Já faz um tempinho em que não via uma mota "mais nova" com protetores de disco(acho que devem ser isso). A única que vejo atualmente com esse pormenor é de um amigo/ vizinho meu, que tem na sua Cagiva Cocis 50cc
« Última modificação: Novembro 23, 2021, 22:32:25, 22:32 por JustGil »

Novembro 23, 2021, 23:12:50, 23:12
Responder #7

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Esqueçam a NT1100. Esta é a banhada do ano  :(

Percebo que a MV Agusta precise de vender motos mas vestir uma Qianjiang de Elefant é mau demais. Aliás é tão mau que nem a MV Agusta sabe bem o que lhe chamar.

A 9.5 não aquece nem arrefece. Felizmente daqui a uns dia a Ducati lança a Desert-X e nessa altura nunca mais ninguém se lembrará desta Lucky Explorer  :topicclosed:

Novembro 24, 2021, 00:38:19, 00:38
Responder #8

2low

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Esqueçam a NT1100. Esta é a banhada do ano  :(

Percebo que a MV Agusta precise de vender motos mas vestir uma Qianjiang de Elefant é mau demais. Aliás é tão mau que nem a MV Agusta sabe bem o que lhe chamar.

A 9.5 não aquece nem arrefece. Felizmente daqui a uns dia a Ducati lança a Desert-X e nessa altura nunca mais ninguém se lembrará desta Lucky Explorer  :topicclosed:

E o que dizes da nova MotoMorici XScape 649?

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Novembro 24, 2021, 10:18:12, 10:18
Responder #9

Gentleman rider

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E o que dizes da nova MotoMorici XScape 649?

Sei que existe.

Isto é, sei que existem diversas motos chinesas desse género mas não saberia distinguir essa de uma Benelli ou CF Moto se a visse na rua.

A Benelli sei que é a moto mais vendida em Itália e que em Portugal vende bem.

Eu prefiro ver nomes históricos como a Benelli ou Moto Morini desaparecerem em vez de serem usados para adornarem motos que nada têm que ver com essas marcas. Por isso não acho que a MV Agusta optar por vestir motos de outros fabricantes que de desportivo nada têm seja uma boa opção.





« Última modificação: Novembro 24, 2021, 10:29:54, 10:29 por Gentleman rider »

Dezembro 22, 2021, 22:58:32, 22:58
Responder #10

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...

Foi apresentada juntamente com outro protótipo, sob a chancela da Lucky Explorer.

Pelo que li trata-se de um projecto que visa revisitar a história e memórias da Cagiva das décadas de 80 e 90, com a sua participação no Rally Dakar.

É um compromisso com as motos de aventura...mais premium.

Este protótipo tem o novo motor da MV Agusta 950 e procura fazer lembrar ou reviver (ainda que modernizado) o espírito da lendário Cagiva Elefant. :nice:

Alguns dados da mecânica já avançados...

Cilindrada: 930cc
Potencia: 123cv
Motor: 3 cilindros

Que máquina bonita....
Respeitando opinião diversa, eu gosto e muito.  :love0001:


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 23, 2021, 10:33:18, 10:33
Responder #11

2low

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Uma MVAgusta que de aspecto que bem podia ser uma MotoGuzzi mas sem o motor da teta alçada.
Pelo menos a mim faz-me lembrar um pouco a V85TT enquanto vista assim de traseira...

Como já disse noutros tópicos onde este modelo já foi comentado, vejo este modelo com um design bem conseguido e consensual em todos os ângulos.
O aspecto assim mais "rechonchudo" faz ainda lembrar aquelas máquinas de enduro imponentes e gordas dos anos 90/00, tipo Africa Twin (a original) e "Varadero".
Sabendo-se que esta moto se inspira na antiga Cagiva Elefant, tal como a "irmadastra" Ducati Desert-X, vejo esta MVAGusta como uma reinterpretação bem mais moderna mas que se não tivesse os vinis e nomenclatura a tender para "Lucky Strikes" provavelmente seria das duas a menos reinterpretativa da tal Cagiva, sendo a Ducati talvez mais fiel e com grande probabilidade de ser a que terá maior sucesso de vendas...tanto que MVAgusta é marca para um nicho de mercado mesmo restrito, mas pode mudar...veja-se o que tem acontecido com a MotoGuzzi que anda mais "jovial" e a ganhar clientela nova...e até pela aposta da marca em novos modelos capazes de atrair essa nova clientela...
Mas a MvAgusta sabe-se antemão que tem preços que balizam logo a marca para esses nichos de mercado bem restritos!

Voltando a esta Lucky Explorer 9.5 e não 950, pessoalmente estou bem curioso para ler os primeiros testes pois no papel tem especificações que me cativam!
« Última modificação: Dezembro 23, 2021, 10:37:00, 10:37 por 2low »
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Janeiro 05, 2022, 22:10:43, 22:10
Responder #12

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Aparentemente... estará confirmada!

O CEO da MV Agusta, Timur Sardarov já confirmou que virá nova gama de motos de 950cc a caminho, pelo que a Lucky Explorer e que apareceu com esse novo motor, enquadra-se perfeitamente nesse 'portfólio'. :)

Se não se desviarem assim muito do look desta, fica top!
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Junho 21, 2023, 15:15:03, 15:15
Responder #13

Hemisaro

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Bem, vamos lá ver se não deixam cair a 9.5 também. Não parece estar fácil para esta menina ver a luz do dia.

https://www.motociclismo.pt/stefan-pierer-diz-que-a-mv-agusta-nao-precisa-de-uma-nova-lucky-explorer/

Já a 5.5 (quadro do grupo QJ, partilhado com a SRT550X, Benelli TRK502/X, etc, enquanto o motor foi "revisto" para ter 550cc para a 5.5 e SRT550X) parece que foi posta de lado, pelo menos já não aparece no site da MVAgusta.

NOTA: fui ver o site no início da semana e já só aparecia a 9.5.
Agora, fui ver enquanto escrevia a mensagem, já nem a 9.5 aparece no site!!!
 :???:

Parece que a notícia tinha fundamento.
É pena.

Junho 21, 2023, 16:45:58, 16:45
Responder #14

Gentleman rider

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É uma excelente notícia se nenhuma das Lucky explorer vir a luz do dia.

Como escrevi neste tópico anteriormente, estas motos eram muito mal paridas, a 5.5 então era uma piada de mau gosto.

Esqueçam a NT1100. Esta é a banhada do ano  :(

Percebo que a MV Agusta precise de vender motos mas vestir uma Qianjiang de Elefant é mau demais. Aliás é tão mau que nem a MV Agusta sabe bem o que lhe chamar.

A 9.5 não aquece nem arrefece. Felizmente daqui a uns dia a Ducati lança a Desert-X e nessa altura nunca mais ninguém se lembrará desta Lucky Explorer  :topicclosed:

Este novo motor 950 deve sobreviver e (esperemos) ser usado numa MV que seja merecedora dele.

A entrada da KTM no capital da MV Agusta não podia ter acontecido cedo demais  :palmas:
« Última modificação: Junho 21, 2023, 16:51:12, 16:51 por Gentleman rider »

Junho 21, 2023, 17:25:19, 17:25
Responder #15

2low

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 :???: :'(

A 9.5 é uma pena em duplicado porque em termos mecânicos é bem cativante e a julgar pelos "números de tabela" deve/deveria ser bem catita de conduzir e proporcionar uns valentes sorrisos mas sempre foi pena ser uma moto tão alta... aliás, eu é que sou baixo...  :D

A MVAgusta já percebeu que este modelo destoa dos restantes modelos da marca e como não deve ter tido "tanta procura" devem ter desistido dela enquanto este formato tão "tradicional".
A ver vamos se não aparecerá algo distinto mais ao género da Ducati Multistrada 950 (agora chama-se V2)...
Pelo menos é o que suspeito... mas a motorização devem vir a aplicar noutros modelos!

Aguardemos por melhores noticias, oficiais!
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Outubro 28, 2023, 09:23:45, 09:23
Responder #16

Gentleman rider

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Aparentemente a KTM tem a opção de adquirir a maioria da MV Agusta até ao final de 2025. São excelente notícias.

Para já a KTM está a fazer tudo certo. Tomou conta da distribuição da MV Agusta na América do Norte.

Colocou a chinesa 5.5 no caixote do lixo

E acabou com a marca idiota "Lucky Explorer". A 9.5 deverá chamar-se MV Agusta Enduro Veloce.

Outubro 28, 2023, 19:57:27, 19:57
Responder #17

TMXR

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Aparentemente a KTM tem a opção de adquirir a maioria da MV Agusta até ao final de 2025. São excelente notícias.

Para já a KTM está a fazer tudo certo. Tomou conta da distribuição da MV Agusta na América do Norte.

Colocou a chinesa 5.5 no caixote do lixo

E acabou com a marca idiota "Lucky Explorer". A 9.5 deverá chamar-se MV Agusta Enduro Veloce.

realmente foi uma otima ideia largarem o 550... era como a rolex sair com swatch

Estou a morrer de saudades da minha Turismo... era um pequeno "motão" :scooter:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 29, 2023, 16:11:01, 16:11
Responder #18

Aphonso Pereira

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A analogia horológica que estava a faltar. De acordo.
O Swatch 226570 é excelente, enche-se é de riscos.
Também gosto imenso do Timex 5990/1a mas é mais caro que o Swatch.
If you can't explain it simply, you don't understand it well enough

Outubro 29, 2023, 16:45:57, 16:45
Responder #19

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A questão nem é a origem ou a qualidade, é a filosofia.

A MV Agusta faz motos desportivas, excitantes, irracionais.

A Benelli TRK que serviria de base à MV 5.5 não é nada disso. O motor é pastelão, a ciclística sofrível, é uma moto tão excitante como pescada cozida. Nada daquilo que deve ser uma MV Agusta.

Outubro 30, 2023, 13:30:07, 13:30
Responder #20

2low

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A questão nem é a origem ou a qualidade, é a filosofia.

A MV Agusta faz motos desportivas, excitantes, irracionais.

A Benelli TRK que serviria de base à MV 5.5 não é nada disso. O motor é pastelão, a ciclística sofrível, é uma moto tão excitante como pescada cozida. Nada daquilo que deve ser uma MV Agusta.

A "Lucky Explorer 9.5" corresponde quase a isso tudo exceptuando a designação que até então era distinta do que é normal na marca - não fosse agora renomeada para Enduro Veloce... - e o design dessa "unlucky explorer" que acaba por ser uma enduro mais pura sem aquela relação com as perfomances no alcatrão - não é nada estranho terem mudado o design para se tornar uma concorrente directa da Ducati Multistrada, ou seja, assim fica dentro de um padrão normal na marca como disseste "motos desportivas, excitantes, irracionais" e com preço à altura...

Em todo o caso, a meu ver aperfeiçoaram um modelo já de si cativante que era a Lucky Explorer 9.5, mesmo sem aquele ADN MVAgusta...
A aparesentação na Eicma promete!


 :nice:  :yeah:
« Última modificação: Outubro 30, 2023, 13:51:57, 13:51 por 2low »
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Outubro 30, 2023, 14:43:09, 14:43
Responder #21

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Não percebeste 2low.

Eu deixei de ter problemas que as marcas que forjaram a sua tradição nas pistas de asfalto (Ducati, MV Agusta) apostem em motos de aventura. Afinal é isso que vende actualmente e estas marcas não podem ignorar isso.

O que é inadmissível é que o façam com motos banais. Seria inadmissível que a DesertX, as KTM Adventure ou Aprilia Tuarerg fossem como uma V-Strom ou Transalp.

Nada contra as propostas japonesas que são motos utilitárias.

Uma Ducati ou MV Agusta de aventura tem que ser uma moto capaz de andar bem dentro e fora de estrada, com boa ciclística e um motor emocionante. Custam mais do que as propostas japonesas? Custam, mas também oferecem mais prestações, prazer e exclusividade.

A MV 5.5 estaria claramente no campo das motos utilitárias e isso não seria admissível. A KTM entende isso pelo que meteu a moto no lixo.

Acredito que a KTM não deixe a 9.5 sair para o mercado se esta moto não oferecer uma experiência visceral como as restantes MV Agusta.

Novembro 07, 2023, 10:37:14, 10:37
Responder #22

Hemisaro

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Bem, podem alterar o título do tópico  :D

Agora vai ser: LXP Orioli

Caiu a designação Lucky Explorer, pelo menos por extenso porque as iniciais continuam lá, e como edição limitada a 500 unidades com "assinatura" do piloto italiano Edi Orioli, vencedor do Dakar com a Elefant.

A características mantém-se, o tricilindrico de 931cc.

Preço a rondar os 30.000€

Pena o peso que será à volta dos 224Kg a seco, pelas indicações disponíveis.



Novembro 07, 2023, 12:29:54, 12:29
Responder #23

2low

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Bem, podem alterar o título do tópico  :D

Agora vai ser: LXP Orioli

Caiu a designação Lucky Explorer, pelo menos por extenso porque as iniciais continuam lá, e como edição limitada a 500 unidades com "assinatura" do piloto italiano Edi Orioli, vencedor do Dakar com a Elefant.

A características mantém-se, o tricilindrico de 931cc.

Preço a rondar os 30.000€

Pena o peso que será à volta dos 224Kg a seco, pelas indicações disponíveis.



Sempre fizeram alguma coisa com talvez as primeiras unidades de pré-produção...
Seria menos sustentável terem de as deitar para o lixo ou a inviabilidade de as transformar nas Enduro Veloce...
« Última modificação: Novembro 07, 2023, 12:30:58, 12:30 por 2low »
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