Autor Tópico: Viagem ao Alentejo  (Lida 2838 vezes)

Março 02, 2023, 10:21:06, 10:21
Lida 2838 vezes

Road_ahead

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 2
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Cb500x
  • Localidade: Coimbra
Boas malta,

Estou a planear uma viagem ao Alentejo de 3 ou 4 dias em Maio. Queria perguntar-vos de algumas dicas sobre o que visitar, sitios para ficar "moto-friendly", e já agora, a melhor parte, onde comer bem!  :megafeliz:

Já tenho alguns locais que quero visitar, nomeadamente a barragem do Alqueva, onde vou fazer observação do céu noturno. Dizem que é dos melhores locais da europa para o fazer e estou muito curioso.

Venham daí essas dicas e obrigado pela vossa ajuda.

Março 02, 2023, 11:54:17, 11:54
Responder #1

carlos-kb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Z1000 SX Tourer
  • Localidade: Lisboa
Boas malta,

Estou a planear uma viagem ao Alentejo de 3 ou 4 dias em Maio. Queria perguntar-vos de algumas dicas sobre o que visitar, sitios para ficar "moto-friendly", e já agora, a melhor parte, onde comer bem!  :megafeliz:

Já tenho alguns locais que quero visitar, nomeadamente a barragem do Alqueva, onde vou fazer observação do céu noturno. Dizem que é dos melhores locais da europa para o fazer e estou muito curioso.

Venham daí essas dicas e obrigado pela vossa ajuda.

Tenho costela alentejana, pois o "mê pai" é natural de Montemor e toda a minha família paterna tem raízes no Alto Alentejo.

O Alentejo é tão somente a maior região portuguesa, ocupa 1/3 do território nacional, divide-se em duas sub-regiões (Alto e Baixo Alentejo) e tem uma diversidade de relevo e paisagística imensa, desde litoral com belas praias, à pacatez da planície, uma imensa paisagem fluvial derivado do lago do Alqueva ou ainda paisagens serranas como São Mamede, Ossa ou Caldeirão. Depois tens belas e monumentais vilas e cidades, sendo inclusivé uma delas, património da Unesco (Évora). O Alentejo consegue assim ser a região do país com mais contrastes entre as suas diferentes zonas.

Perante esta diversidade e dimensão é difícil sugerir-te o que quer que seja, pois há imenso para ver. Sugiro que centres a tua visita a uma zona e com o tempo que dispões, explores o muito que decerto encontrarás para ver por essa zona. E o comer bem? Difícil será encontrares é locais aonde comas mal.

Boas curvas (ou rectas, que no Alentejo são imensas e muito extensas).
« Última modificação: Março 02, 2023, 12:00:14, 12:00 por carlos-kb »

Março 02, 2023, 12:42:33, 12:42
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....) e já agora, a melhor parte, onde comer bem!  :megafeliz:

Já tenho alguns locais que quero visitar, nomeadamente a barragem do Alqueva, onde vou fazer observação do céu noturno. Dizem que é dos melhores locais da europa para o fazer e estou muito curioso.

Venham daí essas dicas e obrigado pela vossa ajuda.


Como já foi dito, diversidade de locais para visitar não faltam.

Quanto a pretenderes provar os melhores pratos da região num só local, então apenas te consigo recomendar o Monte da Graciete (é buffet).
A variedade num só local é impressionante e incide sobre os pratos Alentejanos.

Fica a dica.  ;)

EDIT:  LINK
« Última modificação: Março 02, 2023, 12:45:51, 12:45 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 02, 2023, 17:22:17, 17:22
Responder #3

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT


Fica a dica.  ;)

EDIT:  LINK

Sapiens21, não foi no Monte da Graciete que aconteceu o 1º Encontro do CPM ? Tenho ideia que sim, mas não fixei o nome do restaurante.

Março 03, 2023, 12:04:36, 12:04
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Correcto! Foi mesmo esse...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 18, 2023, 18:25:33, 18:25
Responder #5

muelinho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Vision
  • Localidade: Porto
Também estou a planear uma incursão até ao sul por essa época. Acho que é a altura ideal, pela minha experiência, mas não há um dia igual.
Como já percorri pela costa, de carro e a pé, desta vez opto pelo interior, por isso devo ir mesmo pela N2

Outubro 16, 2023, 12:44:51, 12:44
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Este fim de semana tive de me deslocar precisamente para esses lados do Alqueva e em termos de locais onde comer bem, uma vez que "O Aficionado" (na Amieira) estava cheio, sem mesa disponivel tive de ir até Moura onde "comeramos, beberamos e chorámos por mais", a agradável surpresa foi "O Trilho", tudo bem confeccionado, sem gorduras, sais e açucares a mais, no ponto:
- Sopinha de legumes como não comia à muito.
- Lombinhos de porco grelhado (foi tudo comido, normalmente deixo pontinhas de gorduras)
- Tarte de Natas (tinha encharcada, sericaia, pudim, etc mas como não comia uma boa tarte de natas desde para aí 2015/2016 veio a saudadinha da tarte de natas, nada típico eu sei...)
Meia dose foi mais que suficiente para mim.

Mesmo lá perto tem o Museu do Azeite (Lagar de Varas do Fojo) com o Jardim das Oliveiras que é engraçado dar lá uma volta.
(é gratuito mas vale a pena perguntar à senhora que está na entrada para explicar o funcionamento porque não há grande informação disponível e no meu caso, este lagar é diferente do que eu via perto da Covilhã, processo ligeiramente diferente).

O Castelo também vale uma voltinha.
« Última modificação: Outubro 16, 2023, 12:49:54, 12:49 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin