Autor Tópico: Honda CB125R - Tipo de Combustivel  (Lida 1752 vezes)

Julho 06, 2023, 10:15:23, 10:15
Lida 1752 vezes

duas-rodas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125R
  • Localidade: Lisboa
Ora bons dias caros indivíduos das ruas rodas.

Recentemente adquiri uma 125cc como primeira mota, mais especificamente uma Honda CB125R de 2020. Já tive a ler em alguns fóruns mas continuo com algumas dúvidas em relação ao tipo de combustível que devo usar. Eu tenho usado 95 até agora, e estou na dúvida se devo meter 98 ou não, já que muitos motores da Honda funcionam melhor com gasolina sem aditivos.

Gostava de saber a vossa opinião em relação a este tópico.

Boas curvas!
Francisco  :yeah:

Julho 06, 2023, 10:35:33, 10:35
Responder #1

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
95 sempre, 98 é para deitar dinheiro fora!

Julho 06, 2023, 10:51:30, 10:51
Responder #2

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 467
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Ora bons dias caros indivíduos das ruas rodas.

Recentemente adquiri uma 125cc como primeira mota, mais especificamente uma Honda CB125R de 2020. Já tive a ler em alguns fóruns mas continuo com algumas dúvidas em relação ao tipo de combustível que devo usar. Eu tenho usado 95 até agora, e estou na dúvida se devo meter 98 ou não, já que muitos motores da Honda funcionam melhor com gasolina sem aditivos.

Gostava de saber a vossa opinião em relação a este tópico.

Boas curvas!
Francisco  :yeah:

Viva meu caro!
Desde já, parabéns pela aquisição da máquina!  :confetti:
E indo à tua questão, usa o combustível conforme o manual recomenda, usa a 95, até se poupa uns trocos  :)
Tudo de bom e bons km na máquina!  :nice:

Julho 07, 2023, 10:14:08, 10:14
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Da minha experiência (pois isto das gasolinas tem muito que se lhe diga e muita discussão por essa internet fora):

Sempre usei 95 tanto nas motas como nos carros que tive a gasolina. Ainda experimentei a 98 algumas vezes mas não encontrei qualquer diferença de comportamento... maaas...também não fiz qualquer teste aprofundado.

Andei uns tempos a colocar igualmente as de marca "branca" e notei consumos (mínimos) diferentes.

Curiosamente, no Opel Corsa da mulher, desde há 1 ano e pouco que deixei de colocar de marca branca, optando por colocar apenas 95 das marcas "mais conhecidas" (GALP ou Repsol). Nota-se um consumo mais reduzido (não muito) mas um trabalhar mais suave do carro. É claro que depende de outros fatores, por exemplo, as manutenções que são feitas ao mesmo dentro do prazo e respeitando o manual do construtor.


Mas falemos de motas:

Quando tinha a minha 650cc (uso diário durante quase 3 anos) usei sempre 95 e sempre de marcas como GALP ou Repsol. Ainda usei de marca "branca" mas notei que de manhã, os 4 cilindros não gostavam muito de trabalhar com essa gasolina, para além do cheiro intenso da mesma notei alguns consumos diferentes do "habitual" apesar da condução normal e nos mesmo percursos.

Mudei para a GALP (que são os postos de abastecimento que tenho mais perto de casa)... e deixei de ter cheiros mais intensos de gasolina de manhã e notei que os consumos baixaram umas "décimas", mas isso dos consumos vai do punho, dos percursos, de uma quantidade diferente de fatores.

Agora tenho uma 125cc (scooter nova) com cerca de 2 mil e tantos kms e uso apenas 95 Evologic. Faz-me consumos de 2,3 (carregada e com dois em cima) aos 100 ou 2,0 sem top case e só comigo (o gordo) em cima dela.  :smiley:
Atualmente com velocidades entre os 80 e os 90, nunca em vias rápidas e com o start 'n'stop ligado.

O que diz o manual (Honda SH125cc)?
"Tipo de combustível: Apenas gasolina sem chumbo.
Índice de octano: O seu veículo foi concebido para usar gasolina com índice de octanas (RON) 95 ou superior."


A gasolina que coloco é a 95 aditivada da GALP (mais uma vez é a bomba de gasolina que tenho mais perto quando necessito abastecer).
Optei por esta gasolina por considerar que a mesma me dá melhores condições de funcionamento para este pequeno motor de 125cc e como o depósito é de 7 litros a diferença é muito pequena:
Ao dia de hoje no site "mais gasolina", a gasolina 95 normal está com um preço médio de 1,714 e a 95 aditivada está a 1,756, ou seja, uma diferença de 0,042. Num depósito pequeno como o meu (7 litros) isso é muito irrelevante (0,29€ por depósito).

Futuramente, talvez coloque apenas 95 "simples", mas 98 não está nos meus planos.

Esta é a minha experiência.

Julho 07, 2023, 14:27:54, 14:27
Responder #4

wollfred

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 5
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: yamaha
  • Modelo Motociclo: xt600
  • Localidade: Alcobaça
O que me foi dito é que a gasolina simples é toda igual, como o gasol simples (não falo de aditivados), pois são todos refinados no mesmo sítio.
A diferença das marcas está no transporte e armazenamento, havendo de longe um maior control pelas marcas de topo...
Se é assim ou não eu também não sei  :tornarseanjinho:.