Existe um artigo muito interessante sobre o tema e que te convido a espreitar...Deixo a parte que te interessará saber: "(....) É permitida a utilização de viseiras escuras nos capacetes? Apesar de a resposta certa para questão 515 do exame de código para carta de mota - “A cor da viseira do capacete de um motociclista deve:” – ser “A clara pois as outras não são autorizadas”, a verdade é que não é bem assim!O Código da Estrada não refere nada sobre viseiras nem sobre as características do capacete, referindo apenas que o modelo deve ser oficialmente aprovado. Ou seja, assumimos nós, que um capacete aprovado que integre já uma viseira mais escura deve ser legal."(....)"(....)Mas quais são as regras de homologação seguidas? O Regulamento n.º 22 da UNECE sobre disposições uniformes relativas à homologação de capacetes de protecção e viseiras diz que: “As viseiras devem ter uma capacidade de transmissão luminosa tv ≥ 80% relativamente à norma de iluminação D65. São permitidas também viseiras com uma transmissão de 80% > tv ≥ 50%, com a indicação «DAYTIME USE ONLY». Diz ainda que: “As viseiras devem ser suficientemente transparentes, não causar distorções significativas de objectos, devem ser resistentes à abrasão, resistentes ao choque e não devem contribuir para qualquer confusão com as cores utilizadas na sinalização e nos sinais.” Neste caso, esta informação é importante para quem quer adquirir viseiras extra, espelhadas ou mais escuras, que podem fazer parte dos acessórios do capacete, mas não serem permitidas em Portugal. (....)"LINK: https://www.andardemoto.pt/opinioes/34574-as-regras-sao-para/
A lei sobre as viseiras dos capacetes, á semelhança de tantas outras coisas em Portugal, é muito vaga.Vê-se diariamente viseiras fumadas ou espelhadas ( iridium ) por esse país fora e nunca vi ninguem ser multado por isso. O máximo que já vi foi, numa operação stop a caminho do Faro há alguns anos atrás, um agente mais zeloso dar volta aos capacetes á procura nem sei bem de quê... talvez a certificação CE, mas ele não especificou o que estava á procura.É basicamente como a homologação P/J, dos capacetes modulares. Se noutros países isso interessa, e muito, em Portugal poucos devem ser os agentes da autoridade que sabem sequer o que é isso... apesar de ser uma norma europeia.Por acaso, já pensei em comprar uma fumada, mas só tenho um capacete integral que uso de dia e de noite. Ora, de verão, com os dias bastante longos, consegues sair de casa de dia, passar grande parte do dia na estrada e voltar ainda de dia. Já de Inverno, sais de dia, passas uma parte do dia na estrada mas se te demoras um bocadinho, é de noite e ficas ás escuras. Além disso, os "óculos" basculantes que vêm com o capacete minimizam a incidencia do sol e posso recolhe-lhos quando começa a escurecer. É que andar a trocar constantemente de viseira, consoante a luminosidade... acaba por ser chato.Lá mais para o Verão estou a pensar em adquirir outro capacete integral, nessa altura talvez mande vir uma para o meu HJC. Deste modo, posso usar o HJC de Verão ( o dia todo ) ou de Inverno ( quando estiver num horário que me permita sair de dia e chegar a casa de dia ) e o outro quando quiser, sem limitações a nivel de luminosidade ( ou falta dela ).