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Como lavar uma mota?
saraiva:
Ora viva pessoal!
Antes demais dois disclaimers:
- Pensava que já tinha colocado este post aqui, caso alguém detecte double posting (eu não encontrei) que apague este sem problema.
- Este conteúdo foi publicado originalmente noutro forum onde ainda estou inscrito e participava bastante regularmente no passado. Eu nunca faço post iguais em foruns diferentes mas este será a excepção.
Publico este post, na sequencia deste: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=9451.msg116294#msg116294
Como lavar uma scooter como deve ser?
Neste post poderão ver como fiz com a minha e a belezura que ficou.
Antes uma nota importante: Eu não tenho nada a ver com negócio de produtos, nem lojas nem serviços que usam estes produtos.
Ora, posto isto vamos lá ver.
Já muitos se questionaram de como lavar uma scooter, o que fazer para a menina estar linda.
Já toda a gente ouviu falar de técnicas de detalhe e de serviços de detalhe.
Sinceramente, e principalmente nas motos, acho que há ali um meio termo.
Podemos definir o cuidado com a mota em cinco níveis:
Nível 1 - A chuva lava
Nível 2- O JetWash/mangeira em casa + champo lava
Nível 3 - Lavagem manual pormenorizada e acondicionamento de alguns componentes com produtos
Nível 4 - Lavagem manual total com desmontagem de peças e acondicionamento de todos os produtos
Nível 5 - Tratamento ao detalhe, com desmontagem de quase tudo, polimentos, acondiconamentos, etc.
Para os enlatados é idêntico, se bem que em relação ao exterior o nível 3 e 4 são idênticos (a diferença é eventualmente tirar as jantes para lavar bem) mas há o interior como muitos níveis desde a simples aspiração + cockpit spray até ao tirar os bancos, lavar o forro etc.
O nível que cada um tem na sua mota varia, como é óbvio. Tendo como varáveis explicativas o grau de importância atribuído à limpeza, a carteira de cada um, o tempo e eventualmente o conhecimento.
O nível onde me encontro quer no carro e que pretendo manter para a mota é o nível 3.
Eu gosto da sensação de limpeza total. Se fosse muito rico tinha vários veículos e todos imaculados.
O nível 3, que relembro é Lavagem manual pormenorizada e acondicionamento de alguns componentes com produtos tem a caracteríticas muito importantes:
Precisa de poucos produtos;
Não precisa de ligação elétrica;
Não precisa de equipamentos (consideremos a que usamos neste nível, ferramentas)
Não precisa de garagem;
Pode ser feito num jetwash com pouco movimento ou até num chafariz.
Segue-se então o relato e documentação do trabalho feito hoje na vermelhinha (atenção é preciso gostar e ter paciência, eu tirei um dia de férias só para isto (mota e carro).
Preparativos
Antes de ir é preciso planear o que se vai fazer e o que é preciso. Caso tenham garagem com água, este passo não é tão importante, porque se pode improvisar. Se a ideia for deslocar a um jetwash, então é essencial ter um plano claro do que se vai fazer para levar tudo. Eu tenho alguma experiência, nunca tive garagem e já trato dos meus carros e do da "maria" há muito tempo (tipo 15 anos). Primeiro em chafariz, depois em jetwash.
No princípio escrevia em papel tudo o que ia fazer (tópicos) e o material preciso.
Há muito tempo que já não faço isso. Imagino mentalmente o que quero fazer e confiro se tenho o material no balde/saco para levar.
É essencial fazer este processo, mesmo que seja mental. Não há nada mais desanimador que querer fazer uma coisa e não puder porque se deixou um pano ou uma escova em casa.
Lista de Material
Ora tendo em conta que o objetivo agora é uma scooter, a parafernália não pode ser imensa. Eu levei tudo na topcase.
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Limpa Vidros
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Tira gorduras (não usei).
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Limpa jantes, foi para acabar.
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Selante para vidros, o melhor produto inventado até hoje (antes era comercializado com o nome Carlack)
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Polish
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Cera
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Este produto é fenomenal nos cockpits da Opel.
Ora então aqui vai a lista:
Ferramentas:
1 tigela
1 toalha microfibras pequena
1 luva pele de ovelha (substitui a esponja, esponja também dá)
1 escova para lavar as jantes
1 pano microfibras para lavar as jantes
1 outra escova pode ser preciso e um pincel
1 aplicador para o polish
1 aplicador para a cera
1 pano para limpar os vidros e óticas
1 aplicador para o selante de vidros e óticas.
1 tshirt da "Venice Beach" velha para tirar a Cera.
Materiais
Produto limpa-vidros (este é o melhor que alguma vez experimentei, muito bom mesmo)
Poorboys - Plasticos e Vinil EDIT: Este produto não funcionou bem nos plásticos pretos. A primeira vez que lavei ficou o produto a sair e o plástico sujo de branco. Já fiz uma tentativa com outro produto, da próxima vez que lavar deixo feedback caso tenha funcionado
Nattys World - Cera
Polish
Grojet selante de vidros
Sonax Limpa Jantes (Era desnecessário, mas é super nos carros, jantes com ferodo)
Autosol Metal Polish (devia ter tido tempo para passar nos parafusos todos).
Champoo
O processo segue no post a seguir
saraiva:
Levando o material todo, o primeiro passo é ir para o local de lavagem. Lá chegando é ir à loja do posto comer um magnum, para a mota ter tempo de arrefecer.
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Quando se volta para a scooter, é levar para a lavagem e olhar bem toda a sujidade que tem de desaparecer e pensar o que temos de melhorar / condicionar.
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(esta foi no abastecimento, um pouco antes)
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(Como é ÓBVIO, isto também é para limpar)
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Costumo limpar quando isto acontece. Desta vez não limpei porque ia a caminho da lavagem.
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saraiva:
No JetWash usar sempre água simples (Programa 3 no caso dos jetwash da Galp)
Primeiro passo, passar a mota por água, com o menor tempo possível (por uma questão de custo).
Depois aplicar o limpa jantes e esperar dois minutos.
Passados dois minutos escovar as jantes com uma escova e posteriormente, lavar com o pano microfibras mais velho que houver.
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De seguida, ligo o jetwah de novo, passo as jantes e depois é lavar com água e shampoo. (No carro costumo levar um garrafão de 5 litros e o champoo. Aqui na mota levei uma tigela e o shampoo já diluído em litro e meio de água.
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Depois, passar por água novamente e secar bem com a toalha/panos microfibras.
Eu sequei pela seguinte ordem:
- Partes vermelhas
- Farois e vidros
- Banco
- TopCase e pega
- Painel Central
- Plasticos da frente e onde pousam os pes
- Filtro de ar, tambor e escape
- Jantes.
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Nota pode ser boa ideia tombar a scooter antes de começar, eu só o fiz depois, e apareceu montes de água.
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Mota seca. Estaria pronta para muitos utilizadores, os da fase 2.
De seguida passei o polish nas partes pintadas e logo de seguida a cera.
O polish foi com um aplicador redondo,
A cera também.
Depois limpei com o pano que vêm na foto (ficou lá para servir de fita do tempo). Na realidade era uma camisola interior do meu pai.
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De seguida passei a aplicar o PoorBoys NL. Este foi o meu produto preferido de sempre quando tinha um Corsa. Infelizmente o Fiat que tenho tem um material tramado no tabelier e este produto não faz diferença.
Por outro lado tinha um produto melhor para os plasticos rijos do exterior (pelo menos era mais barato, este dá a sensação de desperdício porque é caro). Acho que era o Mother Plastic Polish.
Este funcionou maravilhosamente bem foi no banco.
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Aqui na foto deixei um bocado sem produto para se perceber a diferença.
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A mesma coisa, parte esquerda com produto.
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Tudo tratado com o mesmo produto debaixo do banco.
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Aqui um pormenor de excesso de produto nos recantos. Deve levar-se cotonetes para limpar estes excessos.
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aspecto geral (o que se vê ali é uma sombra).
De seguida, foi limpar com o limpa vidros, o vidro da frente (o que funciona menos bem por ser pintado), as óticas.
Limpei também os manómetros sem funcionar bem porque não quis tirar a pelicula plástica que lá vem.
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Nesta foto vê-se como ficam bonitos os plásticos e o banco.
Já que estava com a mão na massa, limpei o capacete com o mesmo limpa vidros.
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E a mota está pronta para andar.
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Não me canso de ficar contente com o banco. No entanto, quando se vai andar logo naqueles minutos fica um pouco mais escorregadio. Tem de se ter cuidado em caso de travagem brusca.
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Fui à vidinha. Show Off
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As borrachas ali nos espelhos também levaram produto.
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Aqui se nota como ficou equilabrado TopCase Banco Plasticos Vidro e Espelhos.
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Net minha Net minha há lá jet14 mais bonita que a vermelhinha?
Sapiens21:
Sim senhor!
Isso é que está aí dedicação. :nice:
Eu não me dedico tanto tempo. E nem vou a tanto pormenor, confesso.... :-X
Já agora e se ajudar qualquer coisa, este outro tópico versa sobre este assunto e podem ser retiradas umas ideias e testemunhos. :)
LINK: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=6133.msg72382#top
Cross:
Na mesma linha seria interessante saber quantos de nós são adeptos do nível 1. Ou até do nível zero.
Existe também a "corrente de pensamento" que diz que isso máquinas e água não se dão bem....teoria da toalhita dos bebés para limpar os mosquitos nos vidros e plásticos e spray de limpeza com spray de lubrificação em seguida nas partes de desgaste....
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