Autor Tópico: Será o fim das scooters da Suzuki ?  (Lida 1677 vezes)

Fevereiro 07, 2020, 10:52:28, 10:52
Lida 1677 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A motorcycleonline.info publicou ontem esta noticia sobre boatos (ou não) lançados no Japão sobre o talvez futuro da linha de scooters da Suzuki para o mercado Europeu.

A meu ver não quero acreditar que venham a acabar e se não tiverem capacidade de renovar motores para cumprir o Euro5, acredito mais em temporariamente usarem motorizações (ou mesmo motos integrais) de por exemplo Kawasaki...

Mais info: https://motorcycleonline.info/?p=12184
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 07, 2020, 12:04:55, 12:04
Responder #1

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Deve ser o único mercado em que a Suzuki está no topo da cadeia
Espero que se mantenham  quando aparecem mais propostas na gama de scooters de alta cilindrada, quer dizer que é um segmento interessante
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 07, 2020, 12:50:29, 12:50
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Andei à procura no site da Burgman USA sobre um tópico que em tempos tinha lido sobre isto.
Não consigo encontrar pois aquilo é um Mundo de informação sobre o modelo.

A gama da marca, nas scooters, está de facto bastante parada.

Um modelo tem actualizações ou mesmo renovações muito espaçadas comparado com outras marcas.

Verdade seja dita, p.ex. em França o modelo Burgman vê-se bastante, mas duvido que actualmente as vendas sejam relevantes. Penso que não e por toda a Europa o mesmo.

Em Portugal então, a expressão da marca, no campo das scooters/maxiscooters, já teve melhores dias.  :-X

Mas curiosamente...ainda hoje o meu irmão tem saudades da sua Burgman 650 que vendeu há uns 5 ou 6 anos atrás.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 07, 2020, 20:48:40, 20:48
Responder #3

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Boas!

A Suzuki continua a fabricar as Burgmans 400 e 650 no Japão, isso já de si explicará uma das razões do ocaso: o preço.
Mas não só. A crer no que vou lendo nos diversos fóruns dos apreciadores do modelo 400, é notório que houve um desapontamento pela "traição" ao espírito que se mantinha desde 1998 apesar das diversas actualizações do desenho. O modelo em vigor tem um "design" que o colocou a par de tudo o resto. E o resto é (bem) mais barato.

[A este propósito, convido-vos a lerem a opinião de alguém que conhece bem os modelos 400 e 650, e outros: https://www.alguersuari.com/search?q=Burgman+400. Não anda longe da minha opinião]

Curiosamente, foi de Taiwan que vi uma proposta que, em termos de perfil, faz lembrar aquilo que poderia ser uma das possibilidades da evolução do desenho da B400, refiro-me a uma 400 da Sym cujas fotos andam pela Rede... só que lhe falta aquela solução na suspensão traseira, ao que me disseram patenteada pela Suzuki, que é decisiva no conforto do modelo - quem já experimentou saberá do que falo.

Depois, a B650... uma pena que não lhe limem as arestas denunciadas pelos clientes.
É daqueles modelos que outros tentaram bater com modelos que iam desaparecendo enquanto a Suzuki ia fazendo pequenos retoques de desenho no seu ícone.
Sim, há a TMax, a AK50, a 750 da Honda... até podem ser "melhores". O problema: só uma Burgman 650 se comporta como uma Burgman 650. Algo que a Suzuki parece não ter percebido, nem na 650 nem na 400.
Sempre foram mais caras por serem "Made In Japan" mas, ao fim e ao cabo, nem por isso deixaram de ter sucesso.
Acho que foi a Suzuki que não percebeu que, ao contrário do dito futebolês, em "equipa" que ganha mexe-se, mas com pinças..
« Última modificação: Fevereiro 07, 2020, 20:52:31, 20:52 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Fevereiro 08, 2020, 09:56:56, 09:56
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Percebo o que dizes ou pelo menos julgo entender que existe uma grande contenção nas mexidas, ao ponto de acabar por manter tudo (talvez excessivamente) igual, para aquilo que o mercado pretende.

Um mercado onde presentemente as novidades, para o cliente, terão de passar pelo menos por actualizações a cada 3 anos.
E com actualizações não falo de um mero limar de pequenas arestas, mas sim algo que o cliente consiga valorizar como tendo sofrido uma melhoria.

O meu irmão comprou uma Burgman do actual modelo há uns 6 anos. Mas foi apresentada em 2013 nos Salões e coloca depois à venda. Ou seja, já lá irão cerca de 7 anos.
Se hoje entrasse no concessionário para comprar outra, o resultado seria uma moto igual.

E actualmente, por muito boa que seja (e é-o!), acaba por sofrer com essa letargia nas mudanças.

Já agora....a T-Max e a Integra também são Made In Japan.  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 08, 2020, 11:02:40, 11:02
Responder #5

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Percebo o que dizes ou pelo menos julgo entender que existe uma grande contenção nas mexidas, ao ponto de acabar por manter tudo (talvez excessivamente) igual, para aquilo que o mercado pretende.

Um mercado onde presentemente as novidades, para o cliente, terão de passar pelo menos por actualizações a cada 3 anos.
E com actualizações não falo de um mero limar de pequenas arestas, mas sim algo que o cliente consiga valorizar como tendo sofrido uma melhoria.

O meu irmão comprou uma Burgman do actual modelo há uns 6 anos. Mas foi apresentada em 2013 nos Salões e coloca depois à venda. Ou seja, já lá irão cerca de 7 anos.
Se hoje entrasse no concessionário para comprar outra, o resultado seria uma moto igual.

E actualmente, por muito boa que seja (e é-o!), acaba por sofrer com essa letargia nas mudanças.

Já agora....a T-Max e a Integra também são Made In Japan.  ;)

É a  X- ADV não entra neste campeonato?
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 08, 2020, 11:27:27, 11:27
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Como assim?  :)
Não percebi...

A pergunta é se acaso é concorrente das Burgman 650/T-Max/Integra?

Parece-me um conceito (até agora único no género) que se desvia destas opções, que apostam nos "apetecíveis" campos tour e sport.  :nice:

Ainda bem que há opções para todos os gostos.
O meu irmão, se fosse hoje...acho que teria mantido a sua Burgman 650.

Eu adorei conduzi-la das vezes que me a emprestou.
Uma excelente máquina que me levou a tecer grandes elogios à condução que proporciona.

Ver Link...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 08, 2020, 11:57:15, 11:57
Responder #7

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Como assim?  :)
Não percebi...


Também é Made in Japan...
Também é uma scooter ou não?

Na minha opinião pessoal não é, nem a X-ADV nem a Integra.
São motas automáticas mas não são scooter…

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 08, 2020, 12:16:59, 12:16
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Agora percebo o que querias dizer...

Talvez um pouco de fusão de ambas (moto e maxiscooter)...

Mas a X-ADV demarca-se bastante mais de tudo o resto.

A Integra, na sua mais recente geração, não deixa de ser uma maxiscooter e com as vantagens de uma, sendo que até viu um pouco aumentada a sua capacidade debaixo do banco se acaso fosse essa a crítica a ser feita.
É de corrente, mas não é isso (só por si) que a pode tornar unicamente numa moto. Que não é.

Não concordo com a tua opinião de que não são maxiscooters.  :nice:
Simplesmente porque não são uma moto.
São um conceito que tenta juntar ambas, mas ainda assim a primazia parece-me ser dada ao lado maxiscooter.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 10, 2020, 15:09:07, 15:09
Responder #9

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Percebo o que dizes ou pelo menos julgo entender que existe uma grande contenção nas mexidas, ao ponto de acabar por manter tudo (talvez excessivamente) igual, para aquilo que o mercado pretende.

Um mercado onde presentemente as novidades, para o cliente, terão de passar pelo menos por actualizações a cada 3 anos.
E com actualizações não falo de um mero limar de pequenas arestas, mas sim algo que o cliente consiga valorizar como tendo sofrido uma melhoria.

O meu irmão comprou uma Burgman do actual modelo há uns 6 anos. Mas foi apresentada em 2013 nos Salões e coloca depois à venda. Ou seja, já lá irão cerca de 7 anos.
Se hoje entrasse no concessionário para comprar outra, o resultado seria uma moto igual.

E actualmente, por muito boa que seja (e é-o!), acaba por sofrer com essa letargia nas mudanças.

Já agora....a T-Max e a Integra também são Made In Japan.  ;)

Percebo essa das actualizações, mas há actualizações e actualizações.
Se por um lado quem tem as motas pode desejar algumas correcções de coisas que vai descobrindo na medida em que usa um modelo, eis algo a que as marcas devem prestar atenção no intuito de fidelizarem os clientes, há também as alterações ansiadas por quem vive num estado de ansiedade permanente por novidades. Um tipo vai a um festival de motas e vê lá o modelo que já conhece das ruas... um tipo fica lixado com o dinheiro que gastou no bilhete. Um estado de espírito explicado menos pelas motas e mais por outras coisas sobre as quais não me vou debruçar.
Sabemos que um leve "restyling" num modelo, a troca de uma lâmpadas de halogéneo por LED,  por exemplo e para caricaturar, deixa muita gente em parafuso com a sensação de que usa um modelo "desactualizado". Em sentido figurado, há quem de desfaça da mota pelos "LED" e "novas gamas de cor".
As marcas jogam com este factor de insatisfação permanente dos consumidores, provocam-no até.
Neste caso, a Honda é um caso paradigmático, gere como ninguém, todos os anos introduz uma alteraçãozinha que, regra geral, não altera grande coisa. Repare-se no exemplo de um dos seus "best sellers", a PCX: primeiro introduz-se um pneus miseráveis, um ou dois anos à frente, altera, (convém ser dois anos para não dar azo a que pensem que se enganou redondamente), depois uns LED... já os "chineses" traziam isso há anos, para o ano travões de disco atrás? Certo, pelo caminho uma "cirurgia" no motor para acompanhar a "baixa fricção" da Yamaha. Estas duas marcas estão sempre a olhar-se de soslaio, apesar de eu entender que não vendem exactamente a mesma filosofia.
Quem estiver de fora, parece que todos os anos há grandes invenções. Não seria melhor lançar o modelo acabado ao invés de o fazer a prestações? Não, seria mau para a marca e para os consumidores ávidos de "novidades" - este ficariam cansados ao terceiro ano (aceito o prazo do sapiens) sem "actualizações".

Nesta perspectiva, a política da Suzuki será a menos vantajosa para a avidez de "actualizações" dos seus clientes... mas, pelo contrário, seria perfeita para quem não gosta de andar a comprar sempre a mesma coisa. Se isso equivalesse a modelos acabados que, de tão bons, pudessem ter uma vida longa. E mais a vantagem de ter um catálogo de peças mais curto por onde escolher. Mas também sabemos que não é (foi) esse o caso.
Cada caso é um caso, esta opinião é de um que não exige às marcas novidades que não pensa comprar. Como todos os outros, também gosto de ver, confesso. Apesar de me sentir mais  atraído pelas mais antigas, as icónicas, de um tempo em que era a idade de um modelo que lhe dava estatuto. Mas, percebo, nos dias de hoje não há marca que se aguente só com isso.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Fevereiro 10, 2020, 16:44:21, 16:44
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por acaso o teu exemplo até peca por não ter sido dos mais bem escolhidos... :)
Uma breve pesquisa iria mostrar-te que as mudanças entre gerações da PCX até são substancialmente maiores do que aquilo que indicas. :)

E acredita que o facto de a Suzuki não ser mais "ávida em actualizações" será um dos factores que faz com que acabe por ser preterida por outras.
Talvez a escolha de design de alguns modelos também concorra para tal.

E sim, a nível de fiabilidade será inquestionável que a Suzuki não deve nada a ninguém, por assim dizer.

Mas a realidade caro companheiro, é a de que o mercado no geral habituou-se e começou mesmo a "exigir" prazos mais curtos entre mudanças.

Numas mais noutras menos, mas o cliente parece gostar de ver que o quadrante teve p.ex. uma actualização e com novas funções, ou que a moto passou a contar com chave inteligente (basta ter no bolso), ou que o motor foi alvo de atenção para melhorar o agrado de utilização, ou que corrigiram a crítica que era feita ao assento, ou que melhoraram a protecção aerodinâmica...enfim, tudo acompanhado com um rejuvenescimento no design da moto, grupos ópticos, tecnologia e outros gadgets.

Percebo que haja quem não veja grandes vantagens em mudanças a serem operadas a cada 2.5-3 anos, mas são certamente em menor número os que assim pensam. É a realidade.
Para o bem e para o mal (sim, porque também há desvantagens!) é o que a sociedade parece querer no geral. E as vendas acompanham tanto para quem o faz, como para quem não o faz.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 10, 2020, 18:43:42, 18:43
Responder #11

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Em termos mecânicos a Suzuki tem excelentes máquinas de eventualmente os custos de investigação e desenvolvimento podem não compensar alterações profundas.
Infelizmente as alterações de cosmética não têm sido muito felizes
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 10, 2020, 22:10:22, 22:10
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Entendo a questão dos custos de investigação, até para proporcionar o melhor possível ao cliente e manter ao mesmo tempo o modelo competitivo num mercado onde se sabe que é bastante aguerrido, contando com várias óptimas propostas em todos os segmentos.

Porém, mesmo tendo isso em mente, não nos podemos esquecer que uma Yamaha, Honda, Kawasaki (para agora mencionar apenas as que vêm do mesmo lado), terão os mesmos custos ou quiçá até superiores....e não é por isso que tem uma política idêntica à Suzuki no que toca à actualização dos seus produtos. Pelo contrário, parece-me que serão substancialmente mais expeditas nesse tocante.

Se for uma coisa mesmo muito ligeira em termos de alteração, o cliente (e os fóruns) dão-se logo conta e não perdoam.

No geral, aquilo que tenho visto de várias marcas são alterações que melhoram a imagem, adicionam tecnologia, melhoram o agrado na condução, juntam caraterísticas que apostam na segurança...

Não se trata de estar a ser injusto, até porque aprecio alguns dos produtos da Suzuki e são-lhe inegáveis qualidades, mas creio que será (também) a opção estilística seguida durante algum tempo aquilo que terá concorrido para a pouca expressão nacional.
« Última modificação: Fevereiro 10, 2020, 22:45:43, 22:45 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 11, 2020, 09:03:34, 09:03
Responder #13

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Fevereiro 11, 2020, 10:28:22, 10:28
Responder #14

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A "invasão" chinesa de pequenas scooters nos mercados onde a Suzuki (e outras) "era" forte não justificará o investimento certamente na atualização de produtos para cumprirem o Euro5 e próximos...

O mercado Europeu mais forte ao nível de motociclos prefere outras marcas igualmente boas (Yamaha, Honda, Kymco, Piaggio, etc. etc.). Isto claro ao nível de scooters.

O preço de uma scooter Suzuki (independentemente da sua qualidade) leva-nos para outro patamar onde outros motociclos são "reis".

 

Fevereiro 11, 2020, 11:02:47, 11:02
Responder #15

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Sapiens, sou mesmo minoritário.  Até uso com gosto um produto de uma marca que não gosto.

Admito, a minha perspectiva sobre estes assuntos está fora da perspectiva habitual:
Já lá vão muitos anos desde que Thomas Edison apresentou ao mercado a lâmpada de incandescência - mais uma vez, não "inventou", antecipou-se a registar a patente.
Por essas alturas, em 1901, foi acendida uma lâmpada num quartel dos bombeiros em Livermore, EUA. Está ligada há 119 anos.
O que tem isso a ver com a duração conhecida por nós dos filamentos de tungsténio dentro de bolbos cheios de gás inerte?  Uma certa reunião de industrias que estabeleceu uma durabilidade "aceitável" para os produtos fabricados.

Quanto ao resto,
é um problema religioso: hoje, adora-se neste altar, amanhã noutro,  muda-se de religião conforme os "deuses" vão decepcionando, sendo que a religião "verdadeira" é sempre a da altura.
Não me meto com fanáticos religiosos, puxam-me para a irracionalidade e ganham-me pela experiência. E eu até sou ateu.

Editado. Onde se lê "Até uso com gosto um produto de uma marca que não gosto" deve ler-se "Até uso com gosto um produto cuja representação de marca não gosto".

« Última modificação: Fevereiro 11, 2020, 14:30:14, 14:30 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Fevereiro 11, 2020, 14:58:28, 14:58
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Parece que se confirma...e não será somente nas maxiscooters.  :-X  :(

Burgman 125
Burman 650

e...

a GSX-R1000, vão desaparecer do catálgo da marca, vítimas das novas normas Euro 5.


Suzuki : adieu GSX-R 1000 et Burgman 125 - 650!

https://www.motoservices.com/actualite-moto/Suzuki-adieu-GSX-R-1000-et-Burgman-125-650.htm
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 11, 2020, 15:13:01, 15:13
Responder #17

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Wait... wtf? Vão acabar com a GSXR? 0_0

Fevereiro 11, 2020, 19:59:51, 19:59
Responder #18

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Wait... wtf? Vão acabar com a GSXR? 0_0

Por estranho que possa parecer, parece que sim.
Pelo menos a avaliar pelo que está a circular em diversas publicações.

Ou seja, até final do corrente ano ainda continuará a ser vendida.
Depois disso...a coisa complica-se.
Excepto se a marca vier com alterações bastantes e capazes de permitir novo folego comercial, já cumprindo a necessária Euro5.

Coisa que acredito que se verificará.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama