Autor Tópico: Honda Forza 350 (2021)  (Lida 11144 vezes)

Março 11, 2021, 08:58:42, 08:58
Responder #50

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ainda não me surgiu a oportunidade de experimentar esta versão.
Fui dono de uma 300 (versão 2014) e utilizei diariamente em Lisboa e muitas vezes a conduzir "a dois".

A maior queixa que tive da mesma era exatamente a suspensão que apesar de regulada para dois era ainda muito rija. Tanto que, por exemplo, nas férias escolares da pendura e como andava mais tempo sozinho tinha que afinar a suspensão pois o comportamento da mesma era totalmente diferente (naturalmente).

Talvez por ser "roda baixa" seja mais castigador do que por exemplo a SH (ou outra qualquer de roda alta) e isso tem os seus "contras".

Março 11, 2021, 09:53:33, 09:53
Responder #51

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
A sensação que me restou foi a de suavidade, ausência de qualquer vibração, equilíbrio e segurança.
Outro aspeto que me pareceu diferente em relação á anterior Forza 300 foi a resposta bastante mais imediata do motor ao acelerador, há como que uma reação imediata, no arranque e em retoma, tudo isto sempre com uma progressividade constante.

A suspensão traseira talvez até tenha melhorado mas estava á espera de mais, pelo que tenho apreciado é uma constante nas diversas marcas excepção para um pouco melhor da C400GT, os meus 60 anos de idade reclamam uns amortecedores melhores para enfrentar algumas ruas de Lisboa e pelos relatos que se observam nos videos Tailandeses alguns não hesitaram em fazer realizar a alteração para uns amortecedores YSS ainda antes da saída do concessionário mas também o fazem nas outras marcas, o conforto do banco é do melhor que tenho experimentado.

Tinha feito alguns quilómetros com a Forza 750 e se tivesse ou tiver de escolher um só veículo de duas rodas para todo o uso, com uma grande componente urbana, diário e para todos os tempos seria sem duvida esta scooter Forza 350, metade do preço da 750, polivalente, espaço de arrumação imbatível, potência suficiente mesmo para vias rápidas e AE, menos vocacionada para grandes viagens mas com proteção do condutor bem superior e apesar de tudo melhor dimensionada para a cidade e uso misto.

« Última modificação: Março 11, 2021, 09:55:32, 09:55 por Lourenço »

Março 11, 2021, 10:39:12, 10:39
Responder #52

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
(...)
Tinha feito alguns quilómetros com a Forza 750 e se tivesse ou tiver de escolher um só veículo de duas rodas para todo o uso, com uma grande componente urbana, diário e para todos os tempos seria sem duvida esta scooter Forza 350, metade do preço da 750, polivalente, espaço de arrumação imbatível, potência suficiente mesmo para vias rápidas e AE, menos vocacionada para grandes viagens mas com proteção do condutor bem superior e apesar de tudo melhor dimensionada para a cidade e uso misto.

Não experimentei a Forza 350, mas em geral concordo que é difícil bater uma maxi moderna com um 350 evoluído para todos aqueles que valorizam o uso misto, prático e não precisam de grandes velocidades de ponta. A 350 custa metade da 750, mas não parece ser meia moto, é bastante mais no mundo real.

Março 11, 2021, 21:22:12, 21:22
Responder #53

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ja podia ter andado numa mas nao deu,andei sim na 125 e gostei, continuo a nao gostar do sistema do vidro,na 125 vibra tal como o plastico preto na frente do vidro.
Na 350 ainda estou reticente pois ja sei de quem andou e nao tem grande diferença para a anterior, no motor.
Nao percebo porque a marca demorou tanto tempo para atualizar o motor e para ser praticamente igual a sua maior rival  tem de ter mais cc ,mas espero para ver.
A xmax 300 euro 5 2021 continua toda igual somente levou a atualização para euro 5 sem perder nem 1cv .
membro numero 16

Março 11, 2021, 21:51:14, 21:51
Responder #54

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Existe aí algo que... :pensador:

Esse teu amigo que andou diz que não tem grande diferença. Tá tudo certo... É a opinião dele.  :nice:

Por outro lado o Josezito Motovlogs (também teu amigo) diz especificamente quanto ao motor - e cito - "ela ganha velocidade com uma rapidez, que é impressionante"... "

E nas conclusões gerais: "em termos de motor nota-se bem que está mais solto...nota-se a potência", adiantando que depois da rodagem ainda melhor ficará.

Enfim.
Terei de testar eu próprio e tirar as minhas conclusões, já que andei em todas as gerações do modelo desde a 250cc.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 11, 2021, 23:55:38, 23:55
Responder #55

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Existe aí algo que... :pensador:

Esse teu amigo que andou diz que não tem grande diferença. Tá tudo certo... É a opinião dele.  :nice:

Por outro lado o Josezito Motovlogs (também teu amigo) diz especificamente quanto ao motor - e cito - "ela ganha velocidade com uma rapidez, que é impressionante"... "

E nas conclusões gerais: "em termos de motor nota-se bem que está mais solto...nota-se a potência", adiantando que depois da rodagem ainda melhor ficará.

Enfim.
Terei de testar eu próprio e tirar as minhas conclusões, já que andei em todas as gerações do modelo desde a 250cc.  :)

Nem de propósito, com as devidas precauções e em deslocação profissional vou ter oportunidade nos tempos livres de experimentar novamente uma Forza 350 (não sei se é a mesma) que segundo o dono já tem mais de 1200 km e como ainda há por lá uma 300 ultimo modelo de 2018 talvez tenha oportunidade de comparar, apesar desta já estar com mais de 60000 em serviço profissional.
O que ressenti nas duas ocasiões com a nova foi de facto uma diferença substancial mas considerando a subjetividade das minhas experiencias porque não sou expert nem digital influencer e não fiz milhares de km com a anterior 300 fui rever os vídeos que alguns canais publicam desde há alguns meses, o primeiro deles o daquele francês Tawan Suprani radicado na Tailândia, que já tinha referido por aqui, antigo possuidor de uma 300 com a qual fez mais de 20000 km e que em Agosto do ano passado a trocou por uma 350 e tal como todos nas outras reviews, refere uma diferença significativa alem de mencionar as alterações de motor e transmissão ao pormenor.

Aqueles artistas na Tailândia, modificam tudo e nos próprios concessionários. Um amigo dele adquiriu uma Forza 350 em Julho, rodou, gostou e de imediato a levou ao banco de potência, na própria Honda onde a tinha comprado, nas mãos de um mecânico com mais de 40 anos de serviço a quem chamam "professor"  ;), para encontrar e otimizar todas as alterações que queria fazer comparando resultados antes e depois. Scooter nova quase completamente desmontada e artilhada. O vídeo tem duração de 2 horas  ;)


Vídeo onde o Tawan refere resumidamente as conclusões e alterações á 350 relativamente á 300


Vídeo onde ele apresenta a sua Forza 350


Neste canal referido do Tawan e em bastantes outros são feitas comparações com a anterior Forza 300 e com a XMAX 300 e as conclusões são unanimes, a Forza 350 é atualmente a referencia confirmada nas médias cilindradas até porque, não só na potência, foram feitas alterações mecânicas várias, para melhor, o que me consola no meu ressentido. Por cá, esperemos que os influencers da praça, sobretudo os que tiveram de facto contato suficiente com a anterior Forza 300, nomeadamente o Josezito, tenham ao dispor a Forza 350 com a rodagem feita para se puderem pronunciar de forma concreta sobre esta comparação e nos esclareçam de facto se há evolução.

Entretanto eu e creio que todos, aguardamos com elevado interesse o retorno desse teste que o Sapiens prometeu no post anterior  :nice:





« Última modificação: Março 12, 2021, 00:01:35, 00:01 por Lourenço »

Março 12, 2021, 08:23:04, 08:23
Responder #56

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Lourenço:
Não foi esse youtuber que teve um problema com a direção da sua Forza 300? ("tremideira" acho eu).

Quanto ao francês irei ver com atenção os vídeos dele. Sempre achei fascinante o que aquele pessoal faz às motas.

Março 12, 2021, 08:34:08, 08:34
Responder #57

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Lourenço:
Não foi esse youtuber que teve um problema com a direção da sua Forza 300? ("tremideira" acho eu).

Quanto ao francês irei ver com atenção os vídeos dele. Sempre achei fascinante o que aquele pessoal faz às motas.
Sim foi
Algo que nos foi explicado o porquê disso acontecer, eu estava presente e ouvi.
É óbvio que com as alterações ao motor, abertura variável de valvulas,etc.. tem de estar melhor,tem de ser mais rapida,será que fica no topo?,é que  Piaggio por exemplo é muito viva,a kymco também...
membro numero 16

Março 12, 2021, 08:48:21, 08:48
Responder #58

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Agora recordo os vários km que andei na forza 300 do meu amigo Emanuel pontes e das nossas "criticas",ele nao gosta da xmax 300 embora sinta mais energia no motor,eu sempre preferi a anterior versão da forza , não consigo assimilar a maneira de sentir o motor e estrada na última 300
Na prática,nas viagens que fizemos juntos a xmax tinha sempre ligeira vantagem em consumos ,ja por Lisboa a xmax deixa a forza para trás em qualquer situação.
membro numero 16

Março 12, 2021, 08:58:18, 08:58
Responder #59

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O que é, ou em que se traduz exactamente o "ficar no topo":)

Sei de antemão e por alguma experiência em testes a motociclos, que a resposta não poderá nunca ser uma coisa tão redutora como + top-speed (estamos a falar de maxiscoters!!), já que o agrado e voluntarismo de um motor se analisa de forma bem mais vasta que isso...

Seja a suavidade de funcionamento...
Seja a ausência de vibrações passadas para o banco, guiador, chassis...e condutor...
Seja a forma como recupera a velocidade a partir de determinadas velocidade...
Seja a forma frugal como consegue gerir os consumos...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 12, 2021, 10:09:13, 10:09
Responder #60

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Sapiens, creio que a abordagem "ficar no topo" tem correspondência com a abordagem um pouco clubística ferranha que nos leva a considerar as marcas "rivais" uma das outras.
Pessoalmente considero que são concorrentes e que quanto mais concorrência houver melhor. Se houvesse uma permanente boa em tudo, inclusivamente no preço as outras deixavam de existir e esta passaria evidentemente a ser menos boa.

Uma característica frequentemente citada (em dezenas ou centenas de critérios a considerar) para justificar a subjetividade da melhor é o consumo; é importante mas nestas motos será que é assim tão importante?
Fico sempre com uma ideia do rigor que os youtubers aplicam nos seu episódios quando decretam o consumo de uma moto (mesmo num carro com capacidade de depósito 4 a 10 vezes maior) atestando, dando umas voltinhas e voltando á bomba ou como também fazem, citando o CB do veículo que sabemos mesmo o mais preciso está 10% errado no mínimo.
Aliás tal como os km que o mesmo marca como realizados, um percurso de 100 km reais serão sempre pelo menos 108 no contador da moto mas a sito não podemos escapar.

Gosto de fazer médias para os meus veículos pessoais como são feitas para os veículos da empresa por uma questão de controle. X quilómetros feitos por mês (ano, condutor) Y litros de combustível desde o ponto 0 do primeiro abastecimento total aos quilómetros marcados do ultimo abastecimento total a considerar e, assim obtenho médias de milhares de quilómetros por todo o tipo de percursos, condutores, condições climatéricas e nada como o spritmonitor para verificar e comparar, eliminando algumas aberrações e afinando critérios.

No entanto em scooters desta gama uma diferença de 0.2 l, que parece importante e é arremessada como critério principal (o spritmonitor desmonta amiúde algumas certezas) em 50 000 km ou seja uns anos valentes com gasolina a 1.4 dá uma diferença total de 140€ ou seja será que em 50 000 km este valor é critério? Muito mais que 140 € a mais ou a menos de gasolina não será critério o custo de manutenção, as avarias devido á qualidade do veículo e o facto de saber se o mesmo chegará a fazer 50 000 ou como lá chegará e com que valor de revenda?

De facto depois, exitem outras motos ou scooters do mesmo segmento cuja diferença de consumos não é de 0.2 mas superior, por exemplo nas 125 e mesmo nas 300/400 onde a diferença é sempre, constantemente superior a 0.5 e mesmo 1 litro e se em algumas destas, não tendo conhecimento para aferir da longevidade do motor, sabemos que tecnologicamente são menos elaborados, menos eficientes e são frequentemente apontadas pelos influencers como com melhores performances, mais máquinas de topo.

E, relativamente ao parágrafo anterior inquieta-me a ausência de objetividade; então em simultâneo elege-se o critério das diferenças de 2 ou 3 décimas de litro no consumo aos 100 como critério principal e ao mesmo tempo também como critério principal  o topo na velocidade de ponta, o topo no arranque a fundo em máquinas deste segmento?
Pessoalmente, numa mota deste segmento, gosto de saber a velocidade de ponta vs rotações para perceber se na velocidade a que quero e vou circular a mota vai folgada sem esforço e é tudo; se quisesse a melhor máquina, a de topo, para velocidade de ponta, muito acima da legal, passava ao lado e saía de casa com outo tipo de mota, doutro segmento.

Março 12, 2021, 10:10:21, 10:10
Responder #61

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
O que é, ou em que se traduz exactamente o "ficar no topo":)

Sei de antemão e por alguma experiência em testes a motociclos, que a resposta não poderá nunca ser uma coisa tão redutora como + top-speed (estamos a falar de maxiscoters!!), já que o agrado e voluntarismo de um motor se analisa de forma bem mais vasta que isso...

Seja a suavidade de funcionamento...
Seja a ausência de vibrações passadas para o banco, guiador, chassis...e condutor...
Seja a forma como recupera a velocidade a partir de determinadas velocidade...
Seja a forma frugal como consegue gerir os consumos...

Bem pelo aspecto da bicha... de frente parecer muito com a PCX, que por sinal é considerada a topvendas das scooters 125cc (agora com a concorrência crescente da NMAX)...
Deve ser essa referência a "ficar no topo"...de vendas!
 :corado: ::P:



« Última modificação: Março 12, 2021, 11:27:49, 11:27 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 12, 2021, 10:35:53, 10:35
Responder #62

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Credo, mas alguém compra motos baseado no que dizem os influencers ?  :???:

Março 12, 2021, 10:38:09, 10:38
Responder #63

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Lourenço:
Não foi esse youtuber que teve um problema com a direção da sua Forza 300? ("tremideira" acho eu).

Quanto ao francês irei ver com atenção os vídeos dele. Sempre achei fascinante o que aquele pessoal faz às motas.

Sim foi ele e mais alguns. Em alguns casos vieram dar conta da resolução, não cheguei a perceber se com mudança de pneus, se com ou sem ou outro tipo de topcase a questão se foi resolvendo. As motos de determinado modelo são todas iguais a não ser que haja um erro especifico e enquanto uns se queixaram outros muitos dizem nunca ter sentido nada.

Na minha scooter com um para brisas enorme e uma top case shad daquelas que encolhem, (58 litros toda aberta, precisava de andar com umas maquetes de um lado para o outro em Lisboa e esta era a unica que dava) enquanto conduzo com duas ou uma mão no volante não sinto absolutamente nenhuma vibração, se retiro as duas mãos começo a sentir, nem tinha dado por isso  e só fiz o teste recentemente, ao fim de 30 000 km. Não me incomoda, quando tirar as duas mãos do guiador é porque já estarei demasiado perto do alcatrão  >:(.

Se retirar a topcase shad e colocar a de origem não sinto nada, a qualquer velocidade e isto sempre com os mesmo pneus que sempre usei em scooters os Michelin City grip.

O Josezito, que foi um dos que sentiu essa vibração, que tem uma designação própria que não recordo, neste breve teste á Forza 350 ainda retirou as mãos por breves momentos e não sentiu nada de especial, veremos se refaz o teste mais pormenorizado, seria interessante uma vez que tem conhecimento de causa.

Março 12, 2021, 10:53:44, 10:53
Responder #64

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Credo, mas alguém compra motos baseado no que dizem os influencers ?  :???:

 :) Acredito que sim, que compre e que deixe de comprar, quantos não sei.

Há umas semanas estava a recarregar o meu carro, nas poucas vezes que o faço fora de casa, e apareceu um jovem na casa dos 30/40 anos de idade e estava atarantado com o processo de recarga (verdade que não é simples em Portugal); pediu-me ajuda, entre cartão necessário, tarifas e ligação da ficha eu expliquei que não sendo expert aquilo era só complicado no inicio mas fazendo o trabalho de casa (informando-se) se tornava simples embora ele naquele posto de recarga com aquele veículo estivesse em desvantagem tarifária. Como resposta lá me foi dizendo que tinha adquirido aquele EV baseado em alguns videos "estrangeiros" que tinha visto uns meses antes mas não fazia a minima ideia de potencias de carregamento e contratos a realizar para poder abastecer e nem sabia ao certo a capacidade da bateria e respetiva potencia máxima de carregamento. Valor da compra em causa, 41 000 €.
« Última modificação: Março 12, 2021, 10:59:08, 10:59 por Lourenço »

Março 12, 2021, 12:44:08, 12:44
Responder #65

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Apesar de ter experimentado a minha mota por 2 vezes (uma delas no stand onde comprei uma unidade), um vídeo que vi de um youtuber Português "ajudou-me" a tirar algumas duvidas antes de me decidir ir experimentar a mota.

Não posso dizer que me influenciou na compra, mas permitiu estar "desperto" para o modelo e procurar no mesmo aquilo que devia ter em conta quando experimentasse a mota.

Também me influenciou algumas opiniões que recolhi por exemplo por aqui em troca de mensagens com alguns companheiros que por aqui passam.

A minha Forza 300 (modelo de 2014) fez no inicio devido aos pneus. Mudei de fabricante (aliás mudei de fabricante até acertar no meu modelo preferido - Dunlop DiabloII) e nunca mias tive esse problema.
Acontecia-me porém quando andava atrás de um camião, com a deslocação do vento e aliada à "marquise" que tinha montada sentia alguma vibração. A solução? Retirei o vidro alto, coloquei o pequeno e andava maravilhado sem barulho no cimo do capacete nem com vibrações.

Creio que a soma de várias causas (altura do condutor, dimensão do veículo, vidro alto, gasto anormal do pneu) podem contribuir para que a direção vibre neste modelo. Tem "graça" que nunca vi problema semelhante em outros modelos da Forza.  :pensador:

Março 12, 2021, 14:49:49, 14:49
Responder #66

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Credo, mas alguém compra motos baseado no que dizem os influencers ?  :???:

Tenho muito poucas dúvidas que assim aconteça...  :)

E provavelmente sem testarem por si mesmos...


(....) Mudei de fabricante (aliás mudei de fabricante até acertar no meu modelo preferido - Dunlop DiabloII) e nunca mias tive esse problema.
(....)

Amigo Viegas, a não ser que me tenha escapado alguma joint-venture entre fabricantes :) penso que pretendias dizer Pirelli Diablo, que estará também disponível nesta nova geração.  :nice:






Sobre esta nova 350, é que não sei o que 'calça'. :pensador:
Tendo em conta que a marca costuma colocar em quase todos os modelos pneumáticos da Dunlop, esta imagino que não seja excepção.
Se bem que também poderão ser os Michelin City Grip....
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 13, 2021, 14:52:46, 14:52
Responder #67

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O que é, ou em que se traduz exactamente o "ficar no topo":)

Sei de antemão e por alguma experiência em testes a motociclos, que a resposta não poderá nunca ser uma coisa tão redutora como + top-speed (estamos a falar de maxiscoters!!), já que o agrado e voluntarismo de um motor se analisa de forma bem mais vasta que isso...

Seja a suavidade de funcionamento...
Seja a ausência de vibrações passadas para o banco, guiador, chassis...e condutor...
Seja a forma como recupera a velocidade a partir de determinadas velocidade...
Seja a forma frugal como consegue gerir os consumos...
Isaac ,sabes muito bem que o que referes ela é, suave ,etc etc,o que faltava era resposta,potencia para ficar mais como as principais concorrentes.
Por exemplo nao a posso comparar a minha,que por acaso anda menos mas está mais rapida,a recuperar melhor ....isso é o que interessa ver pois de resto a forza sempre teve lá tudo ,tirando a suspensão frontal que devia ser das maiores como a xmax.
Mas nao sei porquê sempre tive um fraquinho pela anterior 300,a que o Viegas teve,acho...
membro numero 16

Março 13, 2021, 15:10:41, 15:10
Responder #68

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Credo, mas alguém compra motos baseado no que dizem os influencers ?  :???:
Se é para mim,nunca me considerei tal coisa
O que me dou ao trabalho de fazer é partilhar dando a minha opinião baseado no que sei.
Mas posso dizer que ha muita mota na rua graças ao trabalho meu e de outros pois nem toda gente tem acesso as motas como se tem nas grandes cidades.
Da forza nao ha clubismo,repito,estou reticente quanto ao novo motor.
Consumos?comparar? Erros?
Eu sei o que a xmax gasta,sei todos os erros que tem e não fui só eu a provar que na prática nenhuma 300 gasta o que a xmax 300 gasta,repito,na prática nao em aplicações de internet.
Sei o que a forza anda,faz ja as comparei e sim não é o top speed, entre outros que interessa,é sim todo o feedback da scoorer,quer seja mecânico ou ciclistico e isso toda a gente sabe que a marca em alguns modelos sao tipo pao sem sal,nao sabem a nada.
Eu,ja referi muita vez que não ha a 300 perfeita, nem outra qualquer ,a forza tem coisas boas,a xmax idem,a Piaggio idem,etc.
Por exemplo a ideal seria o motor da Piaggio, o conforto e espaço no banco da kymco,os consumos e agressividade da yamaha e o equilíbrio da honda .
Falando no "topo" queria referir se a nova forza 350 será a que fica no topo quer em vendas quer no resto,motor,ciclistica, etc.
Resumindo ainda nao andei na forza 350 por falta de tempo , estou curioso mas reticente,é a minha opinião.
membro numero 16

Março 13, 2021, 18:42:11, 18:42
Responder #69

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Ja podia ter andado numa mas nao deu,andei sim na 125 e gostei, continuo a nao gostar do sistema do vidro,na 125 vibra tal como o plastico preto na frente do vidro.
Fica a nota para o caso que aconteceu com um colega que repôs o vidro de origem na anterior 300 quando a vendeu na esperança de aproveitar o vidro, creio que de marca Givi, para a nova Forza 350 que adquiriu e não é compatível; na Honda apesar das referências serem idênticas o vidro da nova tem furação diferente, não sei se o formato é também diferente.

Na 350 ainda estou reticente pois ja sei de quem andou e nao tem grande diferença para a anterior, no motor.
O que me dou ao trabalho de fazer é partilhar dando a minha opinião baseado no que sei.
Mas posso dizer que ha muita mota na rua graças ao trabalho meu e de outros pois nem toda gente tem acesso as motas como se tem nas grandes cidades.
Resumindo ainda nao andei na forza 350 por falta de tempo , estou curioso mas reticente,é a minha opinião.
Exatamente, há sempre pessoas que necessitam de ser aconselhadas que tal como afirmas compram ou trocam de mota confiando nas diversas opiniões e é bom saber que muitas motas foram compradas com a ajuda da tua opinião mas não será essa uma razão para ter o cuidado de emitir opinião fundamentada para esta seja ainda mais valorizada? Apesar de uma opinião ter sempre uma componente de subjetividade esta diminui com a fundamentação, a objetividade e a qualidade da argumentação. Neste campo dos testes de motas deve ser igual como em todos os outros, eu por exemplo não me sinto á vontade para emitir opiniões acerca de uma moto mesmo depois de a ter experimentado, sobretudo se imaginar que as minhas opiniões poderão influenciar alguém na escolha, não tenho experiência de condução nem conhecimentos técnicos que julgo serem os mínimos.

Eu sei o que a xmax gasta,sei todos os erros que tem e não fui só eu a provar que na prática nenhuma 300 gasta o que a xmax 300 gasta,repito,na prática nao em aplicações de internet.
Eu também sei o que os meus veículos consomem, por mania pessoal, questões ambientais e de custos, habituei-me a solicitar talão com quilómetros, tal como na empresa, cada abastecimento é sempre a atestar e ficamos com um histórico ao longo dos anos de utilização de cada veículo. O sprimonitor é isto multiplicado por milhares de utilizadores e dá para confrontar os consumos dos meus veículos com dezenas ou centenas de outros idênticos e já tem sido, a nível empresarial uma ferramenta na análise de compra. Serve também para confirmar ou refutar alguns consumos anunciados pelas marcas ou por alguns testes.

toda a gente sabe que a marca em alguns modelos sao tipo pao sem sal,nao sabem a nada.
Não são prejudiciais a hipertensos  :) , mas é assim mesmo, há gostos para tudo e as marcas se fizerem o seu trabalho bem feito sabem corresponder ao que o mercado pede em cada momento e segmento.
Para já nos mercados europeus onde estão á venda, as 3 novas forzas, as novas SH 125 e 350 e a nova XADV estão a vender bem, faltam ver a nova PCX e a nova NC (que em França, não sei como se passa nos outros mercados, só está disponível em versão DCT) que também já estão no mercado e depois a nova Vision, veremos se independentemente do teor de sódio esta vaga de novos modelos vai continuar a ser bem aceite pelo mercado.


Março 13, 2021, 21:11:47, 21:11
Responder #70

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Credo, mas alguém compra motos baseado no que dizem os influencers ?  :???:
Se é para mim,nunca me considerei tal coisa
O que me dou ao trabalho de fazer é partilhar dando a minha opinião baseado no que sei.


Não é para ninguém em especial. ;) Não tenho nada contra youtubers/influencers/(sem qualquer conotação pejorativa)..., nem me faz confusão nenhuma que haja quem se dedique, de forma profissional ou amadora, ao desenvolvimento de conteúdos. Ainda bem que há quem se dedique a eles. Há canais excelentes no youtube. ;)
A minha interrogação lá atrás era genérica, porque eu não seria capaz de comprar uma moto (ou escolher uma aplicação financeira, ou escolher uma câmera fotográfica, ou...), só porque vi um filme amador no youtube de alguém cujo conhecimento sobre o artigo em apreço, credibilidade ou imparcialidade muitas vezes não são minimamente escrutinados.  Acho que (pelo menos) para certas compras e investimentos é aconselhável verificar e cruzar várias fontes, diversificar e basear as decisões em fontes o mais credíveis possível e com base numa análise crítica.
Escolher X, porque fulano A disse que X é bom, e comprar uma moto com base nisso... faz-me uma certa confusão e não é para mim... mas não tenho nada contra isso, são escolhas individuais e livres de quem as faz.  ;)
 
« Última modificação: Março 13, 2021, 22:27:03, 22:27 por VCS »

Março 14, 2021, 09:35:34, 09:35
Responder #71

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se tem assim tanto interesse - e para mim é algo a que nem dou grande peso comparando com outros aspectos - aqui fica um teste isento (com vídeo para não deixar margem para dúvidas).





VÍDEO...



A minha recomendação neste tipo de coisas - e mais ainda numa maxiscooter - é dar menor valor a isto da velocidade e perceber sim (ao testar), aquilo a que devem dar o devido valor.

Suavidade de funcionamento, ausência de vibrações, protecção aerodinâmica, conforto e posição de condução, travagem e estabilidade.

Seja o que se escolher, fica-se sempre com uma excelente maxiscooter. Nunca se fica mal (nem de perto!) escolhendo uma ou outra.... :nice:
« Última modificação: Março 14, 2021, 10:38:07, 10:38 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 15, 2021, 14:36:53, 14:36
Responder #72

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ora ai esta:

Penso que a compra de uma maxiscooter deve incluir outras questões para além da velocidade. Uma 350cc a velocidades de 150 kms/h, acho que não será bom para a mecânica nem certamente será para uma viagem longa.

Ambas as maxiscooters têm um apelo diferente: comodidade, proteção e conforto em viagem. Maiores velocidades penso que se deverá pensar numa T-Max ou numa FORZA 750 (refiro-me apenas aos fabricantes dos modelos que falamos) mas aí o preço é superior.

Sapiens21: tem razão é os Pirelli Diablo II (estava todo "queimado" quando escrevi aquilo).

Março 15, 2021, 22:42:27, 22:42
Responder #73

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Calma isaac, sem stress,eu sei que pouco interessa o top speed,aliás na prática e de mota para mota ha diferenças....
Volto a dizer,quando andar logo vejo....
Amigo Viegas a minha xmax ja fez numa manha sintra,peniche,sintra por ae na casa dos 140 e mais ,as rpm vao longe do limite
membro numero 16

Maio 07, 2021, 23:02:43, 23:02
Responder #74

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Alem de outros pormenores que os possuidores da Forza 350 estão a "melhorar" e neste caso alguns o fizeram na 300 igualmente, a montagem do guarda lamas traseiro que vem de origem na Forza 125 mas, não sei qual o motivo, nas 300 e 350 não. Basta alargar os furos nos locais previstos, colocar os parafusos que vem com o guarda lamas e fixar.
Algumas oficinas estão a realizar este trabalho mas parece, segundo relatos, que estão a desmontar o escape, a caixa do filtro de ar e outras a até um amortecedor, ou pelo menos é o que afirmam aos clientes.






Em relação aos amortecedores traseiros, algo que alguns julgam um melhoramento oportuno, a YSS lançou novo modelo mais discreto


« Última modificação: Maio 07, 2021, 23:41:29, 23:41 por Lourenço »

Maio 08, 2021, 19:09:05, 19:09
Responder #75

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, de facto é estranho isso que indicas @Lourenço.
Será que tem que ver com razões de espaço (limitação do mesmo, entenda-se) com os blocos das 300/350, coisa que não se verifica na 125? :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 28, 2021, 22:40:31, 22:40
Responder #76

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
No comparativo mais recentemente publicado pela Motomais (ontem), a Forza 350 enfrentou a X-Max 300.

Aí fica para conhecimento dos pontos mais fortes e os que não o são tanto, de uma e outra.  :nice:

https://motomais.motosport.com.pt/ensaios/comparativo-honda-forza-350-vs-yamaha-xmax-300-scooters-com-alma-estradista/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 29, 2021, 07:14:24, 07:14
Responder #77

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Depois de ver todas as versoes da xmax,de cada vez lhes tocar mais,do feedback dos donos,cada vez mais continuo na minha.
Atualmente é o motor quase perfeito na classe de 300cc,a honda melhorou com a 350 mas falta sempre algo,ja a yamaha falhou na 125 e assim eles se entendem
membro numero 16