Autor Tópico: Deslimitar mota  (Lida 3596 vezes)

Maio 10, 2023, 09:43:31, 09:43
Lida 3596 vezes

fabinho13

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 2
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: Duke 390
  • Localidade: Porto
Malta,

Imaginemos que compro uma mota limitada a 35kw tendo eu carta A2.

Assim que tirar a licença A, vou a um stand retirar o limite da mota.

O que me disseram foi que a mota de livrete irá sempre assinalar 35kw, mas estando eu habilitado já a conduzir sem restrições, posso ter problemas com as autoridades?

Imaginemos em caso de acidente, o seguro pode se recusar a intervir por os kW não baterem certo?

Há maneira de atualizar o livrete?

Obrigado.

Maio 10, 2023, 10:06:47, 10:06
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4601
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sem ter a certeza de nada, a minha opinião:

Ao ficares habilitado a conduzir motas acima dos 35kw poderás deslocar-te ao representante oficial que irá "desbloquear" a tua mota.

Penso que deverá ser emitido um documento com a "novas" caraterísticas do veículo pelo stand/representante.

No IMT deve ser pedida a alteração das caraterísticas do veículo (Modelo 9):
https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Formularios/CondutoresVeiculos/Paginas/CondutoreseVeiculos.aspx

Depois de pagares é emitido o novo DUA (Documento Único Automóvel) com as "novas" características do veículo.

O problema com as autoridades é andares a conduzir uma mota com uma potência superior do que aquela a que estás habilitado ou então cm uma mota cujas caraterísticas não correspondem à realidade. Como é uma alteração que não se vê, corres sempre o risco de te mandatem parar e desconfiarem que andas com uma mota "desbloqueada".

Imagina que tens um acidente por excesso de velocidade e que na verificação ao acidente o teu seguro verifica que circulavas a uma velocidade superior ao que a mota limitada permitia.
Se a seguradora comprovar que andavas a conduzir com uma mota "alterada" sem teres comunicado à seguradora ou alterado no livrete, e mesmo estando habilitado a conduzir, na minha opinião podes ter problemas.

Nada como tirares as tuas dúvidas no stand/representante ou no IMT para teres a certeza disso. A Escola de Condução provavelmente também o saberá.


Maio 10, 2023, 21:05:19, 21:05
Responder #2

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Malta,

Imaginemos que compro uma mota limitada a 35kw tendo eu carta A2.

Assim que tirar a licença A, vou a um stand retirar o limite da mota.

O que me disseram foi que a mota de livrete irá sempre assinalar 35kw, mas estando eu habilitado já a conduzir sem restrições, posso ter problemas com as autoridades?

Imaginemos em caso de acidente, o seguro pode se recusar a intervir por os kW não baterem certo?

Há maneira de atualizar o livrete?

Obrigado.

O melhor a fazer é quando já tiveres a licença A em teu poder, vendes essa e compras outra. Assim garanto que não terás problema nenhum por essa via...
E atenção que com o aproximar das inspeções periódicas a veículos a coisa pode ainda ficar mais complicada!
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas