Autor Tópico: A compra da primeira e imensas duvidas  (Lida 4688 vezes)

Dezembro 14, 2020, 12:37:48, 12:37
Lida 4688 vezes

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Olá a todos,

Assim que acabar de tirar a carta A gostaria de comprar a minha primeira mota. A minha ideia inicial era ir para uma scooter 125 mas já que tenho a carta para motos melhores não sei se esta sera a melhor opção e por isso venho pedir a vossa ajuda.

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A
- Altura: 1,81m
- Peso: 73 Kg
- Idade: 26 anos
- Pendura (S/N): Raramente ,não é de todo uma prioridade
- Será 1ª moto (S/N): Sim
- Orçamento: 2000-3000/3500(caso a diferença seja realmente grande) euros
- Pode ser tanto usada como nova.
- Irei comprar talvez em fevereiro/março de 2021 mas queria já ir começando a ver

A utilização da moto será mais para fazer o percurso trabalho-casa que são cerca de 25 km ir e vir. A utilização será maioritariamente para dias sem chuva. Durante o fim de semana também poderei ir dar uma volta por aqui e ali se desse por exemplo para fazer lisboa-sintra era importante. O uso principal é ser uma mota leve para uso citadino e que seja de fácil condução e minimamente segura.

Estou muito indeciso quanto ao modelo que devo escolher pois se no inicio estava a pensar numa 125 (NMAX, PCX, Piaggio) também comecei a ver outros modelos mais potentes que se calhar ficaria melhor servido mas não sei se serão o melhor para o que eu quero. Vi também maxi scooters de 300 (SYM, XMAX, FORZA) que me parecem fáceis de conduzir e ligeiramente mais potentes que as 125.
Ao pesquisar neste forum encontrei também opções como Honda CB300R, Zonte 310T, Hornet 600. Nestas tenho algum medo que como são mais potentes depois não sejam tão boas para andar em cidade e no meio do transito.

Eu sei que tenho ainda muito trabalho de pesquisa pela frente mas uma vez que ainda falta algum tempo queria já ir começando a ver. O que acham que seria melhor opção? Por onde me deverei começar a virar? Visto o meu orçamento não sei muito grande será que mais vale comprar uma 125 mais barata por agora ?

Dezembro 14, 2020, 20:55:06, 20:55
Responder #1

Rodrigues1

  • Visitante
Companheiro se vais tirar carta A esquece as 125

Dentro do teu orçamento o mínimo seria uma 300 e não penses que são ligeiramente mais potentes que uma 125 pois têm o dobro da potência permitindo fazer AE nas calmas.

Boa sorte

Dezembro 14, 2020, 23:27:41, 23:27
Responder #2

MaisUm

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 208
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
Concordo coma opinião do Rodrigues1. Já passei por essas fases, subi até às "600", fiz downgrade para 125, cedo dei o salto para a 250. De facto é o mais indicado. A minha scooter 250 durou praí uns 11 anos na minha mão até que decidi voltar à "mota-mota". Não dou por mal empregue o tempo que  andei de 125, mas com o destino que prevê para a futura montada, 250 é o minimo que aconselho.
Boas escolhas.
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Dezembro 15, 2020, 08:57:00, 08:57
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
marioj bem vindo.
Da minha experiencia:

Também não tinha "limitações" relativamente à carta quando decidi comprar uma mota para o dia-a-dia.

Também como tu tive duvidas, o que comprar, que cilindrada, até quanto (€€€), etc. etc.
Como a mota era para andar dentro de Lisboa e arredores comecei a equacionar uma scooter/maxiscooter e como era para andar em algumas vias rápidas e com pendura, optei por uma 300cc

20 anos depois de ter tirado a carta de condução regressei às duas rodas com uma 300cc (pesadota e com alguma potência q.b). Foi rápida a adaptação, mas mais difícil gerir a mesma no trânsito citadino.

Qual foi o principal atributo que lhe reconheci logo?
Chegar bem com os pés ao chão.

E antes de te decidires por 125cc ou superior, pensa no seguinte:
Como é que no dia-a-dia a mota me vai servir?

1 - Chego bem com os pés ao chão? Manobrar ou parar rapidamente e em equilíbrio porque um carro se atravessou ou travou de repente e conseguir colocar os pés no chão é extremamente importante. Também em manobras entre carros num estacionamento ou num parque subterrâneo para não escorregar, mantendo o equilibro é igualmente importante.

2 - Tem ABS? Para mim extremamente importante quando se equacionam motas antigas. Já que falamos em motas "antigas" o estado dos pneus, travões, assistência em dia, etc. etc. devem ser tidos em consideração.

3 - Como será para usar todos os dias irei andar em vias rápidas ou apenas em estradas? Contará aqui a cilindrada da mesma, pois uma coisa é ir a 100 numa 125cc outra coisa é ir a 100 numa 250cc/300cc.

4 - Porque falei em assistência. Os períodos de manutenção são importantíssimos nas "pequenas" cilindradas e no modelo/marca de mota. Se prevês andar muitos kms, a revisão da mota chegará mais depressa. De que vale poupar na aquisição quando tens que fazer paragens para manutenção, por exemplo de 6 mil em 6 mil kms?

5 - Para o orçamento que apresentas, contemplas o equipamento? Apesar de ser possível adquirir equipamento "barato", o uso diário irá desgastar o equipamento menos "preparado" e poderás entrar em despesa mais cedo. Não esquecer que quanto mais andas mais probabilidades tens de cair, assim equipa-te sempre para cair.
Prepara-te para o pior e espera o melhor. Condução preventiva, sair cedo de casa para chegar cedo ao trabalho sem ter que ir a arriscar no caminho só porque podemos optar por filtrar por filas.

6 - Experimenta, experimenta e experimenta. O facto de eu te indicar a marca A ou B, poderás gostar sempre da C.
Compra o que gostas e o que podes tendo em atenção que a compra não se esgota no dia em que trazes a mota para casa mas durante o tempo em que iras fazer as tuas manutenções, logo será sempre importante seguir alguns indicadores:

a) Comprar marcas com alguns anos no mercado e com uma boa assistência. Em Lisboa não deve ser difícil encontrar feedbacks sobre representantes oficiais de diversas marcas/fabricantes.
b) Se a marca/modelo for novo no mercado de uma marca não muito conhecida, o stand/oficina deve te inspirar confiança suficiente para te garantir uma boa assistência;
c) Não existem más motas (existem sim mas...) mas sim maus donos ou más assistências em oficinas;
d) Lembra-te que não compras só a mota mas sim um relacionamento comercial por muitos anos e isso às vezes é mais importante do que uma mota xpto.

Boas escolhas.

« Última modificação: Dezembro 15, 2020, 08:59:37, 08:59 por JViegas »

Dezembro 15, 2020, 12:49:05, 12:49
Responder #4

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
O JViegas já deixou dicas válidas.

Acrescento um aspecto importante: nesses 25kms diários está incluída AE ? Se sim, talvez optasse por uma maxi 250/300 usada. Sempre têm algum fôlego extra para lidar com o trânsito na AE, acaba por ser mais seguro. Se não se fizer AE, uma 125 moderna pode servir perfeitamente para esse quotidiano.
Claro que depende muito do entusiasmo que se gerar a seguir, para passeatas, eventuais viagens, etc. A 125 pode ficar curta para a generalidade dos utilizadores. Mas isso é mais ou menos impossível de saber antes. A moto pode ter um uso quase exclusivamente utilitário/citadino, caso em que uma 125 é muito provavelmente a melhor opção.   

Dezembro 15, 2020, 15:14:35, 15:14
Responder #5

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Compra uma coisa com ~50 cv, que seja levezinha e tenhs bons travões e suspensões.

Escolhe o estilo de moto que mais te atrai (naked, acelera, trail, etc).

De resto, escolhe a mais bonita, ou a que tenha melhor assistência técnica perto de ti.

Vai lendo revistas!!!

andardemoto
motojornal
moto+

Estas encontras on-line facilmente e depois é pesquisar por artigos.

E a dada altura, vais ter de experimentar um par de motos para teres mais confiança em que tipo de moto queres andar.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Dezembro 16, 2020, 20:58:04, 20:58
Responder #6

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Obrigado a todos pelas respostas. Eu por um lado sei que a 125 é uma escolha segura o problema é que o preço delas neste momento não está assim tão diferente das 250/300 e tenho medo de me arrenpender mais tarde. O meu medo lá está é serem demasiado pesadas e não tão práticas no transito.

A nivel de condução só experimentei 125 nas aulas também.

Irei dar uma vista de olhos pelas revistas para tentar perveber um pouco melhor este mundo.

marioj bem vindo.
Da minha experiencia:

Também não tinha "limitações" relativamente à carta quando decidi comprar uma mota para o dia-a-dia.

Também como tu tive duvidas, o que comprar, que cilindrada, até quanto (€€€), etc. etc.
Como a mota era para andar dentro de Lisboa e arredores comecei a equacionar uma scooter/maxiscooter e como era para andar em algumas vias rápidas e com pendura, optei por uma 300cc

20 anos depois de ter tirado a carta de condução regressei às duas rodas com uma 300cc (pesadota e com alguma potência q.b). Foi rápida a adaptação, mas mais difícil gerir a mesma no trânsito citadino.

Qual foi o principal atributo que lhe reconheci logo?
Chegar bem com os pés ao chão.

E antes de te decidires por 125cc ou superior, pensa no seguinte:
Como é que no dia-a-dia a mota me vai servir?

1 - Chego bem com os pés ao chão? Manobrar ou parar rapidamente e em equilíbrio porque um carro se atravessou ou travou de repente e conseguir colocar os pés no chão é extremamente importante. Também em manobras entre carros num estacionamento ou num parque subterrâneo para não escorregar, mantendo o equilibro é igualmente importante.

2 - Tem ABS? Para mim extremamente importante quando se equacionam motas antigas. Já que falamos em motas "antigas" o estado dos pneus, travões, assistência em dia, etc. etc. devem ser tidos em consideração.

3 - Como será para usar todos os dias irei andar em vias rápidas ou apenas em estradas? Contará aqui a cilindrada da mesma, pois uma coisa é ir a 100 numa 125cc outra coisa é ir a 100 numa 250cc/300cc.

4 - Porque falei em assistência. Os períodos de manutenção são importantíssimos nas "pequenas" cilindradas e no modelo/marca de mota. Se prevês andar muitos kms, a revisão da mota chegará mais depressa. De que vale poupar na aquisição quando tens que fazer paragens para manutenção, por exemplo de 6 mil em 6 mil kms?

5 - Para o orçamento que apresentas, contemplas o equipamento? Apesar de ser possível adquirir equipamento "barato", o uso diário irá desgastar o equipamento menos "preparado" e poderás entrar em despesa mais cedo. Não esquecer que quanto mais andas mais probabilidades tens de cair, assim equipa-te sempre para cair.
Prepara-te para o pior e espera o melhor. Condução preventiva, sair cedo de casa para chegar cedo ao trabalho sem ter que ir a arriscar no caminho só porque podemos optar por filtrar por filas.

6 - Experimenta, experimenta e experimenta. O facto de eu te indicar a marca A ou B, poderás gostar sempre da C.
Compra o que gostas e o que podes tendo em atenção que a compra não se esgota no dia em que trazes a mota para casa mas durante o tempo em que iras fazer as tuas manutenções, logo será sempre importante seguir alguns indicadores:

a) Comprar marcas com alguns anos no mercado e com uma boa assistência. Em Lisboa não deve ser difícil encontrar feedbacks sobre representantes oficiais de diversas marcas/fabricantes.
b) Se a marca/modelo for novo no mercado de uma marca não muito conhecida, o stand/oficina deve te inspirar confiança suficiente para te garantir uma boa assistência;
c) Não existem más motas (existem sim mas...) mas sim maus donos ou más assistências em oficinas;
d) Lembra-te que não compras só a mota mas sim um relacionamento comercial por muitos anos e isso às vezes é mais importante do que uma mota xpto.

Boas escolhas.

Respondendo um pouco as tuas perguntas:

1 - Eu tenho 1,81 espero conseguir chegar com os pés ao chão na generalidade das motas. No entanto sou algo magro por isso não posso andar com uma coisa muito pesada. A nivel de manobras é possivel que tenha de fazer várias pois nas horas que irei utilizar existe muito transito.

2 - Eu tenho algum receio em comprar motas usadas exatamente por isto pois ainda não sei avaliar estas coisas. No entanto o meu orçamento é algo curto para uma mota nova.

3 - O percuso neste momento tem cerca de 5 km para cada lado de uma IC, mas como de vez em quando gostava de dar umas voltas lisboa-sintra ao fds era importante que ela se aguentasse também.

4 - Pelas minhas contas deverei fazer 4-6 k km por ano por isso diria que este fator não deverá ser muito importante.

5 - O equipamento já o comprei. Neste momento tenho capacete, luvas e casaco. Irei comprar umas botas mas apenas no futuro.

6 - Tens algumas dicas para identificar maus donos de motas? A nivel de assistências como estou a pensar comprar a particulares deverei ter que procurar uma oficina de confiança depois.
« Última modificação: Dezembro 16, 2020, 21:00:09, 21:00 por marioj »

Dezembro 17, 2020, 09:59:23, 09:59
Responder #7

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Mario quando coloquei as questões foi para refletires sobre o "assunto" nada mais, mas respondendo.

1 - Como sabes ao iniciares a marcha na mota o equilibro do conjunto, se nada acontecer, farás uma viagem normal.
A questão é quando chegas por exemplo a uma estrada com trânsito intenso.
Conduzir no trânsito citadino nada tem a haver com o passeio de fim-de-semana. MAS não é nada que te deva assustar.

Aliás é o estado de alerta (e não assustado) que te permite estar consciente no trânsito. E quanto maior consciência tens disso melhor corre: seja na mota que estás a conduzir, seja no teu estado de espírito, seja na forma como flui o trânsito.

MAS não controlamos tudo. "Shits happens". Também há o fator sorte companheiro.

E para isso contribui e muito uma mota em que te sintas bem com ela, o resto vai da experiência: se a mota passa por aquele espaço no trânsito, se o espelho não vai bater nos espelhos retrovisores do enlatado, se a pessoa que vai a conduzir à tua frente se te vê quando vais passar, se quem vem atrás de ti vem distraído e se te pode abalroar em caso de paragem subtida do trânsito, etc. etc.

Vai tudo com a experiência e essa meu amigo, por mais que o pessoal te fale és tu que tens que adquirir. Com uma mota "à tua medida" e que gostes ou uma "barco" enorme que será fixe ir para Sintra mas não para o IC19.

2 - Existem bons negócios em 2ª mão e uma mota com 20 ou 30 mil kms não é nada (refiro-me às marcas conhecidas) e como a mesma foi mantida em condições pelo seu antigo dono. O livro de revisões poderá ser um ponto de partida.

Comprar nova é difícil, mas porque não uma entrada para um modelo novo? Não há que ter pudor em falar sobre isto. O empréstimo/crédito numa instituição credível e feito conscientemente poderá ser uma alternativa. Hoje em dia por mais um valor pode-se ter um seguro em caso de despedimento, morte, etc. etc. MAS isso fica ao critério de cada um.

3 - Amigo, uma 125cc dá perfeitamente para o que queres fazer. Algumas estão caras (se não a maioria) por causa da possibilidade do pessoal com carta de carro poder conduzir uma.
É claro que terás que ter consciência dos limites da mota, mas primeiro deves conhecer os teus limites: no controlo da mesma. Existem por aí condutores de 125cc que me dão cartas a conduzir e não me refiro a velocidades de topo (isso é medir pilinhas).

SE for AQUELA que conseguiste comprar com o teu esforço.
SE a PRIMEIRA que te agarrou o coração.
Vais ver que mesmo a 50 kms/h vais ter um prazer enorme a conduzir a mesma.

4 - Com essa previsão não há problema. Aliás nas cilindradas mais "pequenas" e dependendo do tipo de mota será só mudar óleos e pastilhas de travões. No caso de comprares em 2ª mão e dependendo da quilometragem e estado da mesma poderá ser necessário mudar por exemplo pneus/óleo de travões, etc. etc.
Se comprares em 2ª mão considera os stands (será talvez mais caro que num privado) pois terás sempre alguma garantia. Pesquisa, pesquisa e pesquisa.

5 - Equipa-te sempre para cair. É o que digo sempre. Também facilito algumas vezes e tenho consciência disso. Os riscos do que pode acontecer devem ser assumidos conscientemente. Nem sempre acontece, um gajo facilita e depois... azar. Se num carro na maior parte das vezes é a chapa/plástico, na mota somos nós.
Eu por exemplo, ainda não tenho (€€€) botas especificas de motociclista, mas nunca conduzo de ténis/sapatos. Tenho várias botas que uso e troco quando chego ao trabalho. Dá mais trabalho mas... enfim...

6 - Na minha curta vida motociclista nunca comprei usado. Aliás vou só na 2ª mota. Comprei sempre em stand oficial da marca. Nos enlatados apenas comprei novo uma vez, do resto foi sempre usado... mas mais uma vez em stand da marca do modelo.
Já fui engando, já reclamei e já consegui ser ressarcido de reparações realizadas "à conta do stand" e porquê? Na minha opinião, porque comprei em stand e pude sempre reclamar.

NOTA: estas são experiência e uma opinião pessoal e deves ter isso em conta. Espera por mais opiniões, pergunta, responde e pode ser que consigas chegar ao teu objetivo e comprar a mota... e vais ver que os receios irão transformar-se no prazer em conduzir em duas rodas diariamente.

Dezembro 17, 2020, 11:23:18, 11:23
Responder #8

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acho que se estás a contar andar no IC19 (dedução do que li) descartaria a 125cc. Demasiado movimento para uma 125cc quando tens a possibilidade de ter algo mais. Acho que consegues comprar uma 300/400cc dentro desse orçamento e a diferença de peso não é assim tão grande. E de tamanho diria que é nula quando comparamos motas idênticas mas com cc diferentes tipo a CB125R vs CB300R e a Duke 125 ou a 399. Dei estes exemplos mas outros segmentos é idêntico.

Eu já tive uma 125cc e andei muito pouco com ela no IC19 porque não me sentia seguro. Acredito que haja muita gente que não concorda e ache que uma 125cc chega para esse tipo de movimento mas para mim estás a colocar-te em perigo.

Basicamente vais andar a fundo com a mota vais perder velocidade em subidas como a de Queluz e depois se tiveres carros a passar-te por todo o lado não vais gostar. Outro problema é que se fores na faixa da direita não consegues ajustar a velocidade naturalmente com pessoas que querem entrar ou sair. Diria que até 75/80 km/h tens mais ou menos capacidade numa 125cc para fazer essas mudanças de velocidade sem grande problema trabalhando com a caixa etc. Mais do que essas velocidades já é complicado.

Vai ver motas usadas em stands que te dêem alguma garantia. Daquilo que vejo motas usadas relativamente recentes com vendedores particulares é o mesmo que comprar nova. A não ser que apareça algo que valha realmente a pena acho que não compensa.

Dezembro 17, 2020, 11:27:28, 11:27
Responder #9

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Não conheço a estrada em questão, mas aqui no Norte fiz muitos anos a Via Norte de 125cc que tem uma subida considerável para uma 125, e por N vezes tive camiões TIR a ultrapassar-me incluindo com chuva torrencial e afins.

O facto de não conseguir passar dos 85-90km/h é, na minha opinião e pela minha experiência, muito perigoso.

Uma 125cc é muito porreira para cidade e para umas voltinhas de fim de semana, mas para andar a ritmos de AE ou perto disso, na minha opinião, é para esquecer.

Dezembro 17, 2020, 12:01:05, 12:01
Responder #10

cris_santos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 102
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Benelli 302 S
  • Modelo Motociclo: Naked
  • Localidade: Ponte da Barca
Olá amigo,

Em primeiro lugar seja bem vindo a este cantinho de amigos,

Eu estou precisamente na mesma situação, pois estou a tirar a carta de categoria A, e já fiz muitas pesquisas muitos videos de reviews sobre várias motas, e estou bastante inclinado para a minha primeira mota a Benelli 302 S mas aqui prevalece o meu gosto pelas Naked's. A questão é optar por uma cilindrada média 300 cc para indo ganhando experiência e calo. Penso ser uma mota bastante equilibrada para a utilização diária embora possivelmente um pouco pesadota para andar no meio do trânsito na cidade. Mas nada como fazer alguns test drive com vários modelos disponíveis e ao teu gosto pessoal. De futuro eu estou a pensar passar para uma gama superior e subir para as 650 cc mas sempre nas Naked's. Tens que ver o que melhor se adapta a ti ao teu estilo de condução `utilidade e à carteira. Tudo que possamos dizer para te ajudar pode ou não servir ou te confundir mais, mas no meu caso é uma opinião pessoal. Existem aqui no forum vários colegas que te podem ajudar muito mais nestas tuas dúvidas. Mais uma vez bem vindo amigo.
Cris Santos

Dezembro 22, 2020, 08:16:15, 08:16
Responder #11

frazaorb

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Marca Motociclo: HONDA
  • Modelo Motociclo: Forza 300
  • Localidade: Lisboa

Assim que acabar de tirar a carta A gostaria de comprar a minha primeira mota. A minha ideia inicial era ir para uma scooter 125 mas já que tenho a carta para motos melhores não sei se esta sera a melhor opção e por isso venho pedir a vossa ajuda.


Boas Caro Marioj

Mais uma opinião na direção de uma 250 / 300, com ABS, em que consigas chegar bem com os 2 pés ao chão como primeira mota.

Assim tens um veiculo polivalente que faz tudo.

Uma pcx ou nmax ou sobretudo a Forza 125 fazem o que precisas.
Tive uma 125 que era fabulosa e fazia a A5 e subida de Monsanto todos os dias e fazia bem !
Mas não são feitas para isso.
No mundo real existem ICs e AEs.
Não chamaria perigoso, mas nunca vais á faixa rapida, é um grande frete.

De resto garanto-te que todos os teus medos / preocupações sobre as motas vão passar. Vai chegar uma altura que vais conduzir qualquer mota sem medos.

Como fazemos todos com os carros.

Agora de inicio algo japones ou de taiwan, 250 / 300, ter ABS e chegares com os pés ao chão é fundamental.
Se for scooter vai ser tudo muito mais facil, mas uma mota convencional também é facil e é mais leve e em termos dinamicos é muito melhor.

Com um pouco de saude e sorte vais curtir imenso.
Andar de moto, além de facilitar imenso a vida, é muito divertido !
( e espera até experimentares uma com 70 ou 90 cvs.... ou mais...  :you.bet: )

Abc e boas curvas



Dezembro 23, 2020, 11:01:44, 11:01
Responder #12

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Tenho 1,78m, peso 72kg. Não andei ainda em moto nenhuma que não aguentasse com ela. Algumas assustam um bocadinho, como as maxi-trails, devido ao peso, altura e largura com malas. Mas não me sinto com "medo" em cima de nenhuma. Aquela sensação intimidante inicial costuma desparecer ao fim de meia duzia de kilometros.
É claro que, para um uso urbano, uma pequena naked ou uma scooter serão mais indicadas do que uma desportiva ou uma maxi-trail. Mas isso já vai do gosto de cada um.

A minha moto actual é uma naked com quase 270kg. Não é a mais indicada para circuito urbano? Pode não ser, mas não me afecta tanto como isso. O ideal, havendo €, era manter esta para os passeios e comprar uma Grom para ir para o trabalho. Mas não se pode ter tudo.

Agora, deixar o meu conselho: independentemente do uso que lhe vais dar, se a queres tambem para passear e gostas mesmo de motos, compra a que mais gostares. Tenho a certeza que, se não o fizeres, te vais arrepender, mais cedo ou mais tarde.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Julho 09, 2021, 18:57:27, 18:57
Responder #13

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Pequeno update

Devido à pandemia a minha carta atrasou e só a conseguir concluir o mês passado. Entretanto fui estando atento às 125 e estão completamente descartadas da equação, isto já tinham referido por aqui quando experimentei estas motas em vias rápidas a comparar com por exemplo a 500 ou 650 da escola de condução a diferença a nivel de segurança que eu sentia era do dia para a noite por isso não as vou considerar mais.

O meu orçamento continua na ordem dos 3500 e a ideia era comprar uma 300/400/500/600 naked ou adventure. Uma vez que não percebo nada de mecanico acho arriscado comprar a um particular por isso o mais provável é comprar mesmo num stand. A nivel de marcas irei dar preferência a marcas mais conhecidas e abandonar zontes, bajaj, etc porque não tenho lido bom feedback e o número de oficinas para as mesmas não é grande.

Tenho andando de olho nos seguintes modelos:

benelli 302 bn e s, yamaha mt-03, duke 390, honda cb300r, bmw 310r, kawasaki z300
honda cb500f (gosto muito desta mota mas a versão com abs teria de esticar até aos 4000 e é raro aparecerem), honda cb500x (Muito dificil no meu orçamento senão mesmo impossivel, a mais barata que vi só em particulares e começava nos 4200)
Suzuki sv650 (Aqui seria o modelo da segunda geração mas raramente aparecem à venda cá em portugal e o facto de ser uma mota mais antiga não sei se será a melhor opção), yamaha xj6 (sera esta demasiado para cidade?), suzuki bandit 400/600 (mesma questão que tenho sobre a sv650), honda hornet 600 (mesmo problemo das outras e já li que aquecem muito em cidade por isso não a estava a pensar considerar)

Em suma, algo economico, seguro e que seja confortavel para andar em cidade e me de flexibilidade para fazer passeios ao fds.

Deverei ter mais algum modelo em consideração? Algum mais aconselhado que outro ?

Julho 09, 2021, 20:12:32, 20:12
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Só equacionas sem financiamento?

Pessoalmente admito que também não compro a crédito, mas não deixo de ver vantagens e inclusivamente é bom frisar que aparecem algumas campanhas atractivas quando se usa financiamento.

Uma Kawasaki X-300 Versys, com o seu bicilindrico de 296cc e uns apreciáveis 39,3cv, creio que poderiam ser uma opção nessa modalidade. Bem sei que o preço em nova é elevado, mas recorrendo a um produto finaceiro, a coisa não criava tanto impacto imediato.
Não sei se existem usadas, mas essa X-300 Versys está entre os poucos modelos até 500cc, de aspecto Adventure, que realmente me atraem.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 10, 2021, 18:00:10, 18:00
Responder #15

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Só equacionas sem financiamento?

Pessoalmente admito que também não compro a crédito, mas não deixo de ver vantagens e inclusivamente é bom frisar que aparecem algumas campanhas atractivas quando se usa financiamento.

Uma Kawasaki X-300 Versys, com o seu bicilindrico de 296cc e uns apreciáveis 39,3cv, creio que poderiam ser uma opção nessa modalidade. Bem sei que o preço em nova é elevado, mas recorrendo a um produto finaceiro, a coisa não criava tanto impacto imediato.
Não sei se existem usadas, mas essa X-300 Versys está entre os poucos modelos até 500cc, de aspecto Adventure, que realmente me atraem.

Sim, neste momento só equaciono sem crédito pois gosto de pagar as coisas a pronto.

Vou dar uma vista de olhos nesse modelo também, mas da rápida pesquisa que fiz não encontrei nenhuma usada  :(

Julho 12, 2021, 17:46:25, 17:46
Responder #16

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Após uma análise do mercado de usados estou cada vez mais desiludido:

Encontrei estes modelos:

benelli bn 302 a 3500 - https://www.standvirtual.com/anuncio/benelli-bn-302-abs-ID8P4tlj.html
honda cbf 600 a 3900 mas num stand de automóveis https://www.standvirtual.com/anuncio/honda-cbf-600-ID8P22qw.html
honda cb500f a 3900 mas a cor é horrivel senão ainda fazia o esforço - https://www.standvirtual.com/anuncio/honda-cb-500-f-35-kw-ID8P5kMS.html
Suzuki gs 500 a 2450 mas o stand fica algo longe https://www.custojusto.pt/faro/veiculos/motos/mota-de-estrada/suzuki-gs500-2003-34048825
benelli bn251 a 2700 https://www.custojusto.pt/porto/veiculos/motos/mota-de-estrada/benelli-bn251-34164970
benelli bn302 a 3300 mas o stand fica longe https://www.custojusto.pt/coimbra/veiculos/motos/mota-de-estrada/benelli-bn-302-abs-34221449

Será esta uma má altura para comprar mota usada ou isto anda sempre assim? Entrei em contacto com alguns stands e a maioria não deixa fazer o test-drive porque as motas não têm seguro isto é comum?

Julho 13, 2021, 09:12:24, 09:12
Responder #17

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O verão está a chegar.
Tal como tu alguns milhares estão a considerar comprar ou trocar a sua montada.
Com o tempo bom existe (calculo) uma maior procura.

Mas... pessoalmente, não creio que existam diferenças de preços no Verão ou no Inverno em determinados modelos. Vendem bem e pronto.

Quanto a seguros, não sei se um stand pode "pagar" um seguro temporário para um possível cliente dar uma "volta". Mas um pequeno teste em frente ao stand, ouvir a mota a trabalhar "a frio", saber o que a garantia do stand "cobre" em caso de problema poderão ser algumas alternativas à pesquisa que estás a fazer sem ter que andar de mota.

Sei que é chato e a minha mota só a comprei depois de experimentar uma, mas também a a comprei nova.


Julho 18, 2021, 22:03:19, 22:03
Responder #18

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Após uma análise do mercado de usados estou cada vez mais desiludido:

Encontrei estes modelos:

benelli bn 302 a 3500 - https://www.standvirtual.com/anuncio/benelli-bn-302-abs-ID8P4tlj.html - demasiado caro para a mota em questão
honda cbf 600 a 3900 mas num stand de automóveis https://www.standvirtual.com/anuncio/honda-cbf-600-ID8P22qw.html
honda cb500f a 3900 mas a cor é horrivel senão ainda fazia o esforço - https://www.standvirtual.com/anuncio/honda-cb-500-f-35-kw-ID8P5kMS.html - foi vendida
Suzuki gs 500 a 2450 mas o stand fica algo longe https://www.custojusto.pt/faro/veiculos/motos/mota-de-estrada/suzuki-gs500-2003-34048825
benelli bn251 a 2700 https://www.custojusto.pt/porto/veiculos/motos/mota-de-estrada/benelli-bn251-34164970
benelli bn302 a 3300 mas o stand fica longe https://www.custojusto.pt/coimbra/veiculos/motos/mota-de-estrada/benelli-bn-302-abs-34221449

Será esta uma má altura para comprar mota usada ou isto anda sempre assim? Entrei em contacto com alguns stands e a maioria não deixa fazer o test-drive porque as motas não têm seguro isto é comum?

Após visita aos respetivos stands tive de excluir algumas opções porque já não haviam mas duas novas se juntaram à lista:

honda cbr500r a 4500 - https://jpmmotos.pt/produto/honda-cb-500ra-carta-a2/
suzuki sv 650 a 3500 - https://www.standvirtual.com/anuncio/suzuki-sv-650-ID8OVhM4.html

Alguem tem alguma opinião ?

P.S. Tenho visto alguns particulares que dizem que a revisão foi feita ha x kilometros (muitas vezes são muito poucos). Este tipo de motas poderei ter alguma confiança na compra ou esta revisão mesmo que em stand pode não significar nada?


Julho 19, 2021, 08:26:03, 08:26
Responder #19

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Desde que te dêem garantia normal de 1 ano, tens duas boas motos (assim estejam elas em boas condições).

Será mais divertida esta Suzuki, terás maior protecção aerodinâmica na Honda.

E independentemente da revisão que digam que fizeram, será sempre um descanso fazeres tu uma boa revisão. Sendo que onde fores com a moto conseguem ver se o óleo é novo, filtros, etc e tal, e assim escusas de trocar. Mas fica-se mais descansado!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 19, 2021, 14:54:18, 14:54
Responder #20

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Estou como o MotardFeio escreveu.

A Suzuki será mais divertida se bem que mais antiga. Mas isso vale o que vale.
A Honda melhor proteção com um motor com provas mais do que dadas no mercado (assim como a Suzuki), mas porventura mais "amigo" de conduções mais "calmas".

Quanto aos stands, conheço bem a Motodiana. Pessoas sérias e responsáveis.

A jpmotos tem boa reputação, passo por lá quase todos os dias e oiço falar muito bem deles, mas não sou cliente.

É claro que uma mota em 2ª mão não é nova. Tudo depende de como os anteriores proprietários mantiveram as mesmas.

Se for possível pedir livro de revisões (se existir).
Saber o que o stand fez de revisão quando recebeu a mota.
Comparar preços com modelos semelhantes.
« Última modificação: Julho 19, 2021, 14:55:27, 14:55 por JViegas »

Julho 20, 2021, 22:33:05, 22:33
Responder #21

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Desde que te dêem garantia normal de 1 ano, tens duas boas motos (assim estejam elas em boas condições).

Será mais divertida esta Suzuki, terás maior protecção aerodinâmica na Honda.

E independentemente da revisão que digam que fizeram, será sempre um descanso fazeres tu uma boa revisão. Sendo que onde fores com a moto conseguem ver se o óleo é novo, filtros, etc e tal, e assim escusas de trocar. Mas fica-se mais descansado!

Sim, ambas têm garantia de 1 ano mas apenas no motor e caixa de velocidades. Mesmo comprando em stand sugeres que leve a outro mecanico para uma revisão é isso?

Estou como o MotardFeio escreveu.

A Suzuki será mais divertida se bem que mais antiga. Mas isso vale o que vale.
A Honda melhor proteção com um motor com provas mais do que dadas no mercado (assim como a Suzuki), mas porventura mais "amigo" de conduções mais "calmas".

Quanto aos stands, conheço bem a Motodiana. Pessoas sérias e responsáveis.

A jpmotos tem boa reputação, passo por lá quase todos os dias e oiço falar muito bem deles, mas não sou cliente.

É claro que uma mota em 2ª mão não é nova. Tudo depende de como os anteriores proprietários mantiveram as mesmas.

Se for possível pedir livro de revisões (se existir).
Saber o que o stand fez de revisão quando recebeu a mota.
Comparar preços com modelos semelhantes.

Já experimentei ambas das que deixei no post acima sem duvida que a Suzuki é mais divertida no entanto 72000 km parece-me muito para uma mota mas eu sou novato nisto e a mota até poderá andar ainda muito mais (isto de acordo com o vendedor). Relativamente à honda curiosamente pareceu-me mais segura do que a suzuki principalmente a nivel de travagem. Vou agora ver se consigo testar algumas da minha primeira seleção.

Julho 22, 2021, 08:13:50, 08:13
Responder #22

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Independentemente do que te diz um stand, existem relatos de casos em que nem o óleo trocaram, não estou com isto a dizer que é este o caso, mas "o seguro morreu de velho"...

Quanto á travagem, pode ser um ponto a diferenciar as duas...

70.000 km? Não é muito numa boa moto que tenha tido uma vidinha com revisões a tempo e horas e sem contratempos pelo meio... A minha CBR XX foi com quase 80.000 e nunca me deu chatices, felizmente! O novo dono. até à data, tudo impecável!
Tens de ter um bocado de sorte...

Experimenta as duas!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 29, 2021, 22:57:32, 22:57
Responder #23

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Após alguns testes já comeco a ficar com uma ideia dos modelos que mais gostei

ktm duke 390 - Demasiado nervosa para mim não gostei
Bmw g310r - Muito parecida à duke e não consigo arranjar nenhuma no meu orçamento
benelli bn251 - A diferença para a 300 ainda é considerável vou retirar da lista
yamaha mt 03 - nao consigo encontrar nenhuma dentro do meu orçamento e os consumos são algo elevados já

benelli bn 302 a 3000-3500 - Gostei de conduzir a mota e é a mais em conta de todas e tem abs o que me parece um bom plus para quem esta a iniciar.
honda cb500f - Consigo arranjar uma de 2014 que fica por 3600 euros mas tem 20 000 km e não tem abs. Isto é bom negocio?
honda cb500f - A versão com ABS fica pelo menos a 4000, gostei bastante de conduzir esta mota
kawasaki z300 - gostei de conduzir a mota também, consigo arranjar uma versao com ABS por 4000 euros mas tem 40 000 km. Isto será muito para esta mota?
Suzuki sv650 - Mota muito divertida de conduzir consigo por 3000 com 70 000 km. Vale a pena? De todos os modelos que ando a ver esta é a que paga mais IUC e seguro

Muitos vendedores colocam pneus novos nas motas (umas vezes 1 outras os 2) isto é um extra que valerá a pena ter em consideração na compra da mota?
« Última modificação: Julho 29, 2021, 23:03:22, 23:03 por marioj »

Julho 30, 2021, 07:46:23, 07:46
Responder #24

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Uns pneus novos pões por ~250 euros no máximo para essas motos, mas conseguirás por menos.
A meu ver, não é por aí.

20.000 km numa moto, se forem dos "normais", a moto ainda está virgem. Agora se forem red-lines a frio com fartura, a moto pode ter o motor assassinado.Tenta perceber o tipo de andamento do dono, se tem os avisadores das peseiras raspados, ou se são novos (foram trocados?), comprime as suspensões e vê se recuperam bem, estado das pastilhas, do kit de transmissão, se deita fumo azul pelo escape, se tem um trabalhar regular, etc e tal...

400 € por ABS parece um bom investimento, acima de tudo porque a primeira vez que ele trabalhar, pode ser que não caias ao chão, e poupes os tais 400€ (ou mais) que tinhas dado pelo ABS...

A SV estimadinha, pode ser uma boa compra, se gostas dela! IUC e seguro é assim mesmo, quem não é para comer, não é para trabalhar.

Boa sorte!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 30, 2021, 10:49:50, 10:49
Responder #25

zziiddaannee

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 62
Bom dia.

Leva em consideração, para além do investimento e do valor do seguro e iuc, o factor mais importante. Se quando a deixares na garagem, rodas a cabeça para a ver e te apetece andar outra vez. E tira da lista tudo o que não tenha abs. Segurança é o melhor investimento, sempre

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk


Agosto 02, 2021, 21:07:31, 21:07
Responder #26

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Uns pneus novos pões por ~250 euros no máximo para essas motos, mas conseguirás por menos.
A meu ver, não é por aí.

20.000 km numa moto, se forem dos "normais", a moto ainda está virgem. Agora se forem red-lines a frio com fartura, a moto pode ter o motor assassinado.Tenta perceber o tipo de andamento do dono, se tem os avisadores das peseiras raspados, ou se são novos (foram trocados?), comprime as suspensões e vê se recuperam bem, estado das pastilhas, do kit de transmissão, se deita fumo azul pelo escape, se tem um trabalhar regular, etc e tal...

400 € por ABS parece um bom investimento, acima de tudo porque a primeira vez que ele trabalhar, pode ser que não caias ao chão, e poupes os tais 400€ (ou mais) que tinhas dado pelo ABS...

A SV estimadinha, pode ser uma boa compra, se gostas dela! IUC e seguro é assim mesmo, quem não é para comer, não é para trabalhar.

Boa sorte!

Infelizmente a SV já foi vendida e a outra que eu tinha em vista não está em tão boas condições e é mais cara.

A nivel de saber o bom estado ou não das motas são todas de stands por isso quase nunca há essa informação do tipo de utilização dos donos anteriores.

Bom dia.

Leva em consideração, para além do investimento e do valor do seguro e iuc, o factor mais importante. Se quando a deixares na garagem, rodas a cabeça para a ver e te apetece andar outra vez. E tira da lista tudo o que não tenha abs. Segurança é o melhor investimento, sempre

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk



Vou ter então isso em consideração e considerar os modelos com ABS. Sim, todas as que tenho quando rodo a cabeça fico maravilhado.

A minha lista de momento está assim

ktm duke 390 - Demasiado nervosa para mim não gostei
Bmw g310r - Muito parecida à duke e não consigo arranjar nenhuma no meu orçamento
benelli bn251 - A diferença para a 300 ainda é considerável vou retirar da lista
yamaha mt 03 - nao consigo encontrar nenhuma dentro do meu orçamento e os consumos são algo elevados já

benelli bn 302 a 3000-3500 - Gostei de conduzir a mota e é a mais em conta de todas e tem abs o que me parece um bom plus para quem esta a iniciar. Apos experimentar mais uma ves não gostei tanto de conduzir como as outras duas da minha escolha final
honda cb500f - Consigo arranjar uma de 2014 que fica por 3600 euros mas tem 20 000 km e não tem abs. Isto é bom negocio? excluido porque mais vale comprar a versão com abs
Suzuki sv650 - Mota muito divertida de conduzir consigo por 3000 com 70 000 km. Vale a pena? De todos os modelos que ando a ver esta é a que paga mais IUC e seguro Já não apanhei este negócio a outra que há a venda está mais cara e não está em tão boas condições

honda cb500f - A versão com ABS fica pelo menos a 4000 (a que vi foi vendida em 2 dias) ou mais tenho visto a 4300 em stand mas é raro e são vendidas rapidamente.
kawasaki z300 - gostei de conduzir a mota também, consigo arranjar uma versao com ABS por 4000 euros mas tem 40 000 km. Isto será muito para esta mota?

Estou indeciso se compro esta z300 (sera que no futuro se eu a quiser revender perco muito dinheiro?) ou se espero por algum negocio melhor da z300 ou até aparecer uma cb500f. Gosto igualmente tanto de uma como de outra por isso isto não me ajuda a decidir um destes modelos especificos.
« Última modificação: Agosto 02, 2021, 21:28:09, 21:28 por marioj »

Agosto 02, 2021, 21:49:33, 21:49
Responder #27

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Compra uma Kawasaki er6f ou er6n,  usadas consegues abaixo de 4000€.
Fiáveis, divertidas, económicas qb.
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 02, 2021, 22:37:46, 22:37
Responder #28

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Compra uma Kawasaki er6f ou er6n,  usadas consegues abaixo de 4000€.
Fiáveis, divertidas, económicas qb.

Esses modelos para mim têm um grande problema que é o farol, não consigo gostar dele  :confused:

Agosto 03, 2021, 08:27:05, 08:27
Responder #29

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Compra uma Kawasaki er6f ou er6n,  usadas consegues abaixo de 4000€.
Fiáveis, divertidas, económicas qb.

Esses modelos para mim têm um grande problema que é o farol, não consigo gostar dele  :confused:

A ER6F é carenada e certamente que não acredito que a aches feia ou que tenha um farol horrível...



Pormenor do "farol horrível": (a moto tem boa protecção aerodinâmica para o condutor e visibilidade para a via)




Pormenor do "farol traseiro horrível" (LED): (pegas pendura bem inseridas no design da moto)



É uma moto baixa e adequada a pessoas de estatura baixa apesar de aparentar ser "um motão" , sendo na pratica compacta e leve para as manobras citadinas, em que não existe grande diferença para a versão naked:

ER6F - 178kg a seco, 200kg cheia, depósito 15,5Lt, banco a 79cm
ER6N - 174kg a seco, 196kg cheia, depósito 15,5Lt, banco a 78,5cm

A ER6F teve um design bem conseguido e bem à frente do tempo, a ER6N foi oposto...
Até no painel de bordo se vê...



É que pelo preço, levas uma moto excelente que continua a não ter preços tão inflaccionados no mercado de usados.
« Última modificação: Agosto 03, 2021, 08:44:44, 08:44 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 03, 2021, 21:00:22, 21:00
Responder #30

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Compra uma Kawasaki er6f ou er6n,  usadas consegues abaixo de 4000€.
Fiáveis, divertidas, económicas qb.

Esses modelos para mim têm um grande problema que é o farol, não consigo gostar dele  :confused:

A ER6F é carenada e certamente que não acredito que a aches feia ou que tenha um farol horrível...



Pormenor do "farol horrível": (a moto tem boa protecção aerodinâmica para o condutor e visibilidade para a via)




Pormenor do "farol traseiro horrível" (LED): (pegas pendura bem inseridas no design da moto)



É uma moto baixa e adequada a pessoas de estatura baixa apesar de aparentar ser "um motão" , sendo na pratica compacta e leve para as manobras citadinas, em que não existe grande diferença para a versão naked:

ER6F - 178kg a seco, 200kg cheia, depósito 15,5Lt, banco a 79cm
ER6N - 174kg a seco, 196kg cheia, depósito 15,5Lt, banco a 78,5cm

A ER6F teve um design bem conseguido e bem à frente do tempo, a ER6N foi oposto...
Até no painel de bordo se vê...



É que pelo preço, levas uma moto excelente que continua a não ter preços tão inflaccionados no mercado de usados.

Sim, estava a falar da n e não da f. A f como é mais desportiva eu nem a considerei apesar de gostar do visual da mesma

Agosto 04, 2021, 09:23:21, 09:23
Responder #31

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul

Sim, estava a falar da n e não da f. A f como é mais desportiva eu nem a considerei apesar de gostar do visual da mesma

É pouco correcto chamar ou achar a F mais desportiva que a versão despida N...
Partilham a mesma mecânica mas existem pequenas diferenças.
A posição de condução é mais deitada sobre o guiador na despida Naked do que na carenada Fairing, onde se conduz mais direito...


(no site https://cycle-ergo.com/ inseri a tua altura e verifiquei o que está na imagem, pelo que até tens uma condução mais relaxada para as pernas mesmo na F em vez do preconceito N...)

Ter carenagens a conferir um ar de desportividade não significa que seja uma R, não confudir com isso!
Faz lembrar o "coupe desportivo" que a Toyota lançou por volta de 1995, o Paseo... tinha o motor do "carro dos velhos", o corola, mas aparentando um desportivo...

Não deves limitar o teu leque de escolhas apenas por aparência... podes estar a perder algumas boas hipóteses no processo!
« Última modificação: Agosto 04, 2021, 09:30:54, 09:30 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 09, 2021, 21:40:59, 21:40
Responder #32

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa

Sim, estava a falar da n e não da f. A f como é mais desportiva eu nem a considerei apesar de gostar do visual da mesma

É pouco correcto chamar ou achar a F mais desportiva que a versão despida N...
Partilham a mesma mecânica mas existem pequenas diferenças.
A posição de condução é mais deitada sobre o guiador na despida Naked do que na carenada Fairing, onde se conduz mais direito...


(no site https://cycle-ergo.com/ inseri a tua altura e verifiquei o que está na imagem, pelo que até tens uma condução mais relaxada para as pernas mesmo na F em vez do preconceito N...)

Ter carenagens a conferir um ar de desportividade não significa que seja uma R, não confudir com isso!
Faz lembrar o "coupe desportivo" que a Toyota lançou por volta de 1995, o Paseo... tinha o motor do "carro dos velhos", o corola, mas aparentando um desportivo...

Não deves limitar o teu leque de escolhas apenas por aparência... podes estar a perder algumas boas hipóteses no processo!

Realmente tens razão, estava a fazer uma associação errada com o que deixei a bold. Vou adicionar esta à minha lista também pode ser que apreça a bom preço. No entanto para mim o "aspeto" da moto também conta bastante
« Última modificação: Agosto 09, 2021, 21:42:03, 21:42 por marioj »

Agosto 10, 2021, 10:52:51, 10:52
Responder #33

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul

Sim, estava a falar da n e não da f. A f como é mais desportiva eu nem a considerei apesar de gostar do visual da mesma

É pouco correcto chamar ou achar a F mais desportiva que a versão despida N...
Partilham a mesma mecânica mas existem pequenas diferenças.
A posição de condução é mais deitada sobre o guiador na despida Naked do que na carenada Fairing, onde se conduz mais direito...


(no site https://cycle-ergo.com/ inseri a tua altura e verifiquei o que está na imagem, pelo que até tens uma condução mais relaxada para as pernas mesmo na F em vez do preconceito N...)

Ter carenagens a conferir um ar de desportividade não significa que seja uma R, não confudir com isso!
Faz lembrar o "coupe desportivo" que a Toyota lançou por volta de 1995, o Paseo... tinha o motor do "carro dos velhos", o corola, mas aparentando um desportivo...

Não deves limitar o teu leque de escolhas apenas por aparência... podes estar a perder algumas boas hipóteses no processo!

Realmente tens razão, estava a fazer uma associação errada com o que deixei a bold. Vou adicionar esta à minha lista também pode ser que apreça a bom preço. No entanto para mim o "aspeto" da moto também conta bastante

Não te limites nas escolhas... verifica tudo o que há no mercado que se encaixe no teu orçamento e depois parte para verificares os prós e contras de cada um dos modelos que encontraste.
Só te dei o exemplo da kawasaki ER6F para perceberes que nem sempre o aspecto "desportivo" corresponde exactamente a uma postura de condução desportiva... e assim podes aumentar o leque de escolhas possíveis.
Podes sempre tirar as teimas no site https://cycle-ergo.com/ e perceber qual a tua postura na moto em questão.

Boa sorte na procura!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 10, 2021, 17:14:21, 17:14
Responder #34

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Eu não me canso de dizer isto!!! vai ver as Zontes antes de tomares decisões... Sim, é Chinesa, mas acredita que é tão boa como muitas Japonesas e vem bem mais equipada, e é até melhor que muitas Italianas que por aí andam... Não tenhas é a infeliz ideia de comprar Triumph, essas motas Inglesas são conhecidas por serem uns batelões disfuncionais.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 10, 2021, 21:11:22, 21:11
Responder #35

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Eu não me canso de dizer isto!!! vai ver as Zontes antes de tomares decisões... Sim, é Chinesa, mas acredita que é tão boa como muitas Japonesas e vem bem mais equipada, e é até melhor que muitas Italianas que por aí andam... Não tenhas é a infeliz ideia de comprar Triumph, essas motas Inglesas são conhecidas por serem uns batelões disfuncionais.

Exactamente, triumphs e motoguzzis nem para acendalhas servem...
 :stuck_out_tongue_winking_eye:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 17, 2021, 14:08:19, 14:08
Responder #36

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Finalmente cheguei a uma decisão para escolha de motos. Após testar um grande leque de motos  ficaram apenas dois modelos: Honda cb500f e Yamaha Mt-03 para o meu orçamento e em stand que queria dar no máximo uns 4000.

A honda cb500f é muito raro aparecer neste preço e quando aparece já por duas vezes vi o negocio demasiado tarde e já tinha sido vendida. Por isso irei para a mt-03 neste momento tenho estas duas

Yamaha MT-03 2018 - 10 000 km e fica a 4000 euros -> de acordo com o vendedor a mota sofreu uma queda e ficou com um risco no escape, este escape depois foi trocado por outro. Foi uma mota com apenas 1 dono. A parte da queda deixou-me um bocado reticente, que tipo de maleficios pode vir a mota devido a esta queda? Eu dei uma volta e não vi nada de mal mas lá esta eu não entendo quase nada.

Yamaha MT-03 2018 - 29 000 km e fica a 4100 euros -> Tal como noutros casos aqui a mota vem com pneus novos, no entanto o vendedor não sabe nada sobre o historial da mota. Testei a mota e também me pareceu tudo ok. Este stand fica literalmente ao pe de minha casa o que é uma vantagem.

Na minha situação qual escolheriam? Eu estou muito inclinado para a mais barata pois é do mesmo ano e tem menos kilometros mas tem aquele detalhe da queda.

Ambas têm garantia de 1 ano

Agosto 17, 2021, 21:36:45, 21:36
Responder #37

zziiddaannee

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 62
Finalmente cheguei a uma decisão para escolha de motos. Após testar um grande leque de motos  ficaram apenas dois modelos: Honda cb500f e Yamaha Mt-03 para o meu orçamento e em stand que queria dar no máximo uns 4000.

A honda cb500f é muito raro aparecer neste preço e quando aparece já por duas vezes vi o negocio demasiado tarde e já tinha sido vendida. Por isso irei para a mt-03 neste momento tenho estas duas

Yamaha MT-03 2018 - 10 000 km e fica a 4000 euros -> de acordo com o vendedor a mota sofreu uma queda e ficou com um risco no escape, este escape depois foi trocado por outro. Foi uma mota com apenas 1 dono. A parte da queda deixou-me um bocado reticente, que tipo de maleficios pode vir a mota devido a esta queda? Eu dei uma volta e não vi nada de mal mas lá esta eu não entendo quase nada.

Yamaha MT-03 2018 - 29 000 km e fica a 4100 euros -> Tal como noutros casos aqui a mota vem com pneus novos, no entanto o vendedor não sabe nada sobre o historial da mota. Testei a mota e também me pareceu tudo ok. Este stand fica literalmente ao pe de minha casa o que é uma vantagem.

Na minha situação qual escolheriam? Eu estou muito inclinado para a mais barata pois é do mesmo ano e tem menos kilometros mas tem aquele detalhe da queda.

Ambas têm garantia de 1 ano
Não tens hipótese de levar a um mecânico para tirar dúvidas? O facto do homem abrir o jogo é bom, mas eu preferia ter a certeza

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk


Agosto 17, 2021, 22:08:17, 22:08
Responder #38

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Finalmente cheguei a uma decisão para escolha de motos. Após testar um grande leque de motos  ficaram apenas dois modelos: Honda cb500f e Yamaha Mt-03 para o meu orçamento e em stand que queria dar no máximo uns 4000.

A honda cb500f é muito raro aparecer neste preço e quando aparece já por duas vezes vi o negocio demasiado tarde e já tinha sido vendida. Por isso irei para a mt-03 neste momento tenho estas duas

Yamaha MT-03 2018 - 10 000 km e fica a 4000 euros -> de acordo com o vendedor a mota sofreu uma queda e ficou com um risco no escape, este escape depois foi trocado por outro. Foi uma mota com apenas 1 dono. A parte da queda deixou-me um bocado reticente, que tipo de maleficios pode vir a mota devido a esta queda? Eu dei uma volta e não vi nada de mal mas lá esta eu não entendo quase nada.

Yamaha MT-03 2018 - 29 000 km e fica a 4100 euros -> Tal como noutros casos aqui a mota vem com pneus novos, no entanto o vendedor não sabe nada sobre o historial da mota. Testei a mota e também me pareceu tudo ok. Este stand fica literalmente ao pe de minha casa o que é uma vantagem.

Na minha situação qual escolheriam? Eu estou muito inclinado para a mais barata pois é do mesmo ano e tem menos kilometros mas tem aquele detalhe da queda.

Ambas têm garantia de 1 ano
Não tens hipótese de levar a um mecânico para tirar dúvidas? O facto do homem abrir o jogo é bom, mas eu preferia ter a certeza

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk

Teoricamente ambas as motas sofreram uma revisão porque são vendidas por um stand. A única maneira de a levar a um mecanico só mesmo depois de comprar infelizmente.

Agosto 20, 2021, 12:57:57, 12:57
Responder #39

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Podes sempre levar o mecânico à moto. Test ride, parar algures e dar um lamiré geral na moto


Sent from my iPhone using Tapatalk

Agosto 20, 2021, 15:34:50, 15:34
Responder #40

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra

Teoricamente ambas as motas sofreram uma revisão porque são vendidas por um stand. A única maneira de a levar a um mecanico só mesmo depois de comprar infelizmente.

 Acredita que muitas vezes essa revisão é mesmo "teórica". Serem vendidas num stand só te garante que veem pelo menos lavadas....

 Os stands teem vários veículos á venda e por norma não investem antecipadamente em revisões... quanto muito resolvem alguns pormenores  estéticos  que poderão afastar potenciais compradores.
 -Há os mais honestos que depois da venda consumada, fazem uma pequena revisão ou  preparação, mas a maioria é "meia bola e força"...
 -Há outros cuja noção de revisão é mudar o óleo e verificar a pressão dos pneus...
 -Infelizmente há também muitos que garantem que tudo já foi feito, e desses eu normalmente quero é distância.

  O melhor é fazer sempre contas a que terás que investir numa revisão em condições, e tenta reduzir o preço em função disso.  Caso não se concretize o negocio, temos pena... motos há  muitas, e bons negócios também....

 
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Agosto 21, 2021, 20:21:24, 20:21
Responder #41

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa

Teoricamente ambas as motas sofreram uma revisão porque são vendidas por um stand. A única maneira de a levar a um mecanico só mesmo depois de comprar infelizmente.

 Acredita que muitas vezes essa revisão é mesmo "teórica". Serem vendidas num stand só te garante que veem pelo menos lavadas....

 Os stands teem vários veículos á venda e por norma não investem antecipadamente em revisões... quanto muito resolvem alguns pormenores  estéticos  que poderão afastar potenciais compradores.
 -Há os mais honestos que depois da venda consumada, fazem uma pequena revisão ou  preparação, mas a maioria é "meia bola e força"...
 -Há outros cuja noção de revisão é mudar o óleo e verificar a pressão dos pneus...
 -Infelizmente há também muitos que garantem que tudo já foi feito, e desses eu normalmente quero é distância.

  O melhor é fazer sempre contas a que terás que investir numa revisão em condições, e tenta reduzir o preço em função disso.  Caso não se concretize o negocio, temos pena... motos há  muitas, e bons negócios também....

 

Podes sempre levar o mecânico à moto. Test ride, parar algures e dar um lamiré geral na moto


Sent from my iPhone using Tapatalk

Já vi as duas motas que tinha dito acima e acabei por não ficar com nenhuma. Uma delas tinha sofrido uma queda e tinha algumas peças meio partidas a outra até estava mais ou menos mas nesse mesmo stand havia uma honda cb500x de 01/2018 por um preço ligeiramente superior e acabei por comprar. Esta mota tem cerca de 9000 km o que quer dizer que pouco andou, fez apenas uma revisão e segundo o dono do stand a proxima á aos 12 000 km.

Quando falei ao dono do stand se tinha revisto a moto ele disse que não precisava de nada e que tinha garantia de 1 ano por isso não havia problema, no entanto, lá fez uma "revisão" como o SARider tinha dito mudando apenas o oleo. De acordo com ele a mota esteve algum tempo parada em garagem. A minha questão é deverei leva-la a um stand honda para ser inspecionada ou ando com ela assim e espero até aos 12 000 km? Na realidade ela parece andar bem mas de acordo com os vossos comentários parece-me que seja melhor levar a uma revisão "a sério", isto é coisa para ficar a quanto?

Agosto 21, 2021, 21:14:32, 21:14
Responder #42

zziiddaannee

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 62

Teoricamente ambas as motas sofreram uma revisão porque são vendidas por um stand. A única maneira de a levar a um mecanico só mesmo depois de comprar infelizmente.

 Acredita que muitas vezes essa revisão é mesmo "teórica". Serem vendidas num stand só te garante que veem pelo menos lavadas....

 Os stands teem vários veículos á venda e por norma não investem antecipadamente em revisões... quanto muito resolvem alguns pormenores  estéticos  que poderão afastar potenciais compradores.
 -Há os mais honestos que depois da venda consumada, fazem uma pequena revisão ou  preparação, mas a maioria é "meia bola e força"...
 -Há outros cuja noção de revisão é mudar o óleo e verificar a pressão dos pneus...
 -Infelizmente há também muitos que garantem que tudo já foi feito, e desses eu normalmente quero é distância.

  O melhor é fazer sempre contas a que terás que investir numa revisão em condições, e tenta reduzir o preço em função disso.  Caso não se concretize o negocio, temos pena... motos há  muitas, e bons negócios também....

 

Podes sempre levar o mecânico à moto. Test ride, parar algures e dar um lamiré geral na moto


Sent from my iPhone using Tapatalk

Já vi as duas motas que tinha dito acima e acabei por não ficar com nenhuma. Uma delas tinha sofrido uma queda e tinha algumas peças meio partidas a outra até estava mais ou menos mas nesse mesmo stand havia uma honda cb500x de 01/2018 por um preço ligeiramente superior e acabei por comprar. Esta mota tem cerca de 9000 km o que quer dizer que pouco andou, fez apenas uma revisão e segundo o dono do stand a proxima á aos 12 000 km.

Quando falei ao dono do stand se tinha revisto a moto ele disse que não precisava de nada e que tinha garantia de 1 ano por isso não havia problema, no entanto, lá fez uma "revisão" como o SARider tinha dito mudando apenas o oleo. De acordo com ele a mota esteve algum tempo parada em garagem. A minha questão é deverei leva-la a um stand honda para ser inspecionada ou ando com ela assim e espero até aos 12 000 km? Na realidade ela parece andar bem mas de acordo com os vossos comentários parece-me que seja melhor levar a uma revisão "a sério", isto é coisa para ficar a quanto?
Uma coisa que essa mota tem de bom são as revisões baratas. No teu lugar eu levava à Honda explicando a situação e pedia a revisão. Mesmo que fique uns 200 euros, que não deve ficar, se eles encontrarem alguma coisa, tens argumentos para dizer ao vendedor o que queres arranjado. Visto que o negócio está feito, será, na minha opinião, a melhor forma de te salvaguardar. Até porque andar numa mota que não sei se está em condições pode ser arriscado, e um stand que tem uma mota à venda com peças partidas não inspira grande confiança

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk


Agosto 21, 2021, 22:14:48, 22:14
Responder #43

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Já vi as duas motas que tinha dito acima e acabei por não ficar com nenhuma. Uma delas tinha sofrido uma queda e tinha algumas peças meio partidas a outra até estava mais ou menos mas nesse mesmo stand havia uma honda cb500x de 01/2018 por um preço ligeiramente superior e acabei por comprar. Esta mota tem cerca de 9000 km o que quer dizer que pouco andou, fez apenas uma revisão e segundo o dono do stand a proxima á aos 12 000 km.

Quando falei ao dono do stand se tinha revisto a moto ele disse que não precisava de nada e que tinha garantia de 1 ano por isso não havia problema, no entanto, lá fez uma "revisão" como o SARider tinha dito mudando apenas o oleo. De acordo com ele a mota esteve algum tempo parada em garagem. A minha questão é deverei leva-la a um stand honda para ser inspecionada ou ando com ela assim e espero até aos 12 000 km? Na realidade ela parece andar bem mas de acordo com os vossos comentários parece-me que seja melhor levar a uma revisão "a sério", isto é coisa para ficar a quanto?

 A CB500X faz revisões a cada 12000kms.  No entanto há tarefas de manutenção que se devem assegurar por tempo, independentemente dos kms percorridos.
 Por ex. o liquido de refrigeração, óleo de suspensão ou de travões, numa moto com 3 anos já merecem certamente alguma atenção.
 
 Deve ter feito o serviço dos 1000kms logo após a rodagem, e depois virá o dos 12000kms.  Dependerá do tempo que irás  demorar a  percorrer os próximos 3000kms... Se a previsão for para breve, mais vale esperar pela próxima revisão, caso  contrário mais vale antecipar  o momento e levar CB á Honda.

 Como já foi dito anteriormente, de 2018 já não tem garantia de fábrica, sendo apenas a garantia do stand a entrar em caso de algum contratempo, por isso uma boa inspeção não seria má ideia.

bem... é apenas uma opinião... Uma coisa é certa, a CB500X é daqueles modelos da Honda que parece ter sido pensada para não dar problemas! Vais ver que  isso quer é kms!!!!
   :convivio:
 

« Última modificação: Agosto 21, 2021, 22:25:07, 22:25 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125