Autor Tópico: Compra de mota usada que ainda está a ser financiada ?!  (Lida 1333 vezes)

Julho 05, 2021, 15:42:57, 15:42
Lida 1333 vezes

Ajsm1259

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 3
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Porto
Boas   ;)

Sou novo neste fórum e achei que seria o local adequado para tirar esta dúvida que me apanhou completamente desprevenido....
Tenho uma Casal Boss de 85 e , já tendo eu a carta, decidi dar um "saltinho" para o mundo das motas com mais de duas mudanças.
Vi um negócio que me interessou no OLX e lá fui eu seguir os passos todos. Contactei o vendedor, marquei para ver a mota ( levei um amigo mecânico entendido ) e com a vistoria realizada, lá disse que ficava com a mota.
Até aqui, tudo bem!
Ontem contactei novamente o vendedor para confirmar os detalhes e o local para procedermos à mudança de nome etc. Aproveitei também para perguntar se a mota tinha alguma hipoteca ou encargos em cima.  Com isto recebi uma resposta +/- algo do gênero : " A mota não tem nenhum encargo associado, estou a pagar à COFIDIS, mas a mota não tem reserva de propriedade perante a credora, ou seja, não vai passar nada para o novo proprietário. "Epaaaa, isto é informação nova"
Com isto confesso que fiquei bastante receoso de concretizar o negócio...isto é possível de se fazer? Pelo que o vendedor deu a entender ainda está a pagar a mota...se eu a comprar eventualmente se algo acontecer sou eu que arco com as despesas do financiamento? Ou o que ele disse é realmente verdade e comprando a mota, não vou ter nenhumas chatices em relação a este assunto?
Não estava mesmo a contar com isto, e pessoas com as quais também me tentei informar, não me sabem responder.
É seguro continuar com o negócio? Há alguma perguntas especificas que deva fazer neste caso?
Obrigado desde já! :sportbike:

Julho 05, 2021, 16:39:46, 16:39
Responder #1

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Não havendo registo de ónus ou encargos (hipotecas, reservas de propriedade, penhoras...) o bem está livre para ser transaccionado sem que o comprador veja a moto onerada.
Agora, é importante é ter acesso à informação mais recente possível (pedir uma informação simplificada junto da Conservatória do Registo é suficiente) para não se correr o risco de a moto ter algum ónus que não conste do DUA que nos estão a entregar quando compramos a moto, e que já pode ter vários meses/anos e estar desactualizado.

Há de facto algumas financeiras que não registam qualquer ónus nos veículos para garantir os financiamentos que fazem, provavelmente é o caso dessa.


Julho 05, 2021, 16:45:30, 16:45
Responder #2

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Há de facto algumas financeiras que não registam qualquer ónus nos veículos para garantir os financiamentos que fazem, provavelmente é o caso dessa.

Já ouvi dizer que o valor da mota for inferior a 5000€, dificilmente pedem reserva de propriedade. No entanto depende muito da situação financeira da pessoa, portanto nunca é seguro assumir cenários.
Quando comprei a Superlight não me pediram reserva no Cetelem.

Julho 05, 2021, 17:23:59, 17:23
Responder #3

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Há de facto algumas financeiras que não registam qualquer ónus nos veículos para garantir os financiamentos que fazem, provavelmente é o caso dessa.

Já ouvi dizer que o valor da mota for inferior a 5000€, dificilmente pedem reserva de propriedade. No entanto depende muito da situação financeira da pessoa, portanto nunca é seguro assumir cenários.
Quando comprei a Superlight não me pediram reserva no Cetelem.

É natural. O custo de registos e papelada onera o processo. Certo que podem fazê-lo repercutir no cliente que recebe o financiamento, mas isso também retira competitividade à proposta das financeiras que optam por exigir essas garantias. É tudo uma questão de cálculo de risco vs resultado.

Julho 05, 2021, 18:34:36, 18:34
Responder #4

Ajsm1259

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 3
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Porto
Lá falei com o vendedor.
Ficou combinado ele ir saldar a divida primeiro e trazer-me os comprovativos todos da empresa, onde refira que a mota está livre de qualquer encargo/divida ou hipoteca.
Se vir que está bem claro...parece que vou ter uma mota nova.
Se cheirar mal..volto a procurar a minha nova mota :D.
Obrigado a todos!

Julho 08, 2021, 15:07:08, 15:07
Responder #5

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
É fácil de resolver. No acto da compra vão os dois à conservatória, se existir alguma reserva de propriedade não vai ser possível efectuar o registo de nova propriedade.
Para salvaguardar qualquer prejuízo, basta pedir um cheque bancário e para isso apenas necessita do nome completo do sacador e do numero de CC. se não for possível realizar o registo pode cancelar imediatamente o cheque com apenas um telefonema ao seu gestor de conta, ou através de homebanking. Quanto muito perde 10€
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas