Não percebo bem a questão... queres uma sport-tourer, que não se pareça com uma trail. Dentro do segmento das sport-tourer, algumas têm pneus mistos (algumas apenas por opção dos proprietário), mas a maior parte tem pneus de estrada. E não vejo mais nada que possas comprar com outra estética que não sejam os modelos já mencionados.Uma das "sport-tourers" que aparecem no video, é a Kawazaki... que, na minha opinião, é tanto uma sport-tourer como uma Hayabusa com malas laterais. O conceito de sport-tourer é, no meu ver, uma moto igual a uma naked ou a uma desportiva, mas com mais proteção aerodinamica, posição de condução relaxada, mais capacidade de carga e um motor capaz de andar "bem". Para reunirem estes predicados, vão ser sempre de posição e proteção mais semelhante ás trails.Outras opções, como essa Kawazaki, são mais desportivas do que turisticas. Havia outros modelos, mais antigos, como a Deauville... que não era uma desportiva ( nem lá perto ), nem uma turistica ( tinha as malas e fazia viagens medias/grandes... com um motor amorfo ).Se queres uma moto para turismo, sem o ecrã alto, sem posição de condução mais elevada, a fazer lembrar uma trail, compra uma naked, mete-lhe um ecrã mais pequeno e umas malas laterais...
Ktm Super Duke GT
Tens a CF-Moto 650 GT, que respeita todos os teus requisitos menos um
Citação de: ThatsMe em Abril 12, 2022, 12:36:09, 12:36Tens a CF-Moto 650 GT, que respeita todos os teus requisitos menos um Nem sei o que isso é mas a marca é chinesa, certamente. No thanks P.S: fui ver. Sim, chinesa. Nem dada Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
Citação de: ZarbFR em Abril 12, 2022, 23:04:35, 23:04Citação de: ThatsMe em Abril 12, 2022, 12:36:09, 12:36Tens a CF-Moto 650 GT, que respeita todos os teus requisitos menos um Nem sei o que isso é mas a marca é chinesa, certamente. No thanks P.S: fui ver. Sim, chinesa. Nem dada Enviado do meu BLA-L29 através do TapatalkA sua moto seria uma Yamaha Tracer 7 GT.....uma sport tourer na sua medida.....nem mais nem menos. Não é uma trail, não é uma esportiva, é uma Sport Tourer.....e não se compara em nada com NC750.....Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Citação de: Reiner em Abril 12, 2022, 23:15:32, 23:15Citação de: ZarbFR em Abril 12, 2022, 23:04:35, 23:04Citação de: ThatsMe em Abril 12, 2022, 12:36:09, 12:36Tens a CF-Moto 650 GT, que respeita todos os teus requisitos menos um Nem sei o que isso é mas a marca é chinesa, certamente. No thanks P.S: fui ver. Sim, chinesa. Nem dada Enviado do meu BLA-L29 através do TapatalkA sua moto seria uma Yamaha Tracer 7 GT.....uma sport tourer na sua medida.....nem mais nem menos. Não é uma trail, não é uma esportiva, é uma Sport Tourer.....e não se compara em nada com NC750.....Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkE porque não a Versys 650? Ou essa já não é uma estradista? Essa já é trail?Sim, sei que a Tracer 7 e a NC são motas muito diferentes... A Tracer tem o CP2 e dois discos à frente. A NC tem tudo o resto , até bagageira incorporada. Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
Citação de: ZarbFR em Abril 13, 2022, 09:46:23, 09:46Citação de: Reiner em Abril 12, 2022, 23:15:32, 23:15Citação de: ZarbFR em Abril 12, 2022, 23:04:35, 23:04Citação de: ThatsMe em Abril 12, 2022, 12:36:09, 12:36Tens a CF-Moto 650 GT, que respeita todos os teus requisitos menos um Nem sei o que isso é mas a marca é chinesa, certamente. No thanks P.S: fui ver. Sim, chinesa. Nem dada Enviado do meu BLA-L29 através do TapatalkA sua moto seria uma Yamaha Tracer 7 GT.....uma sport tourer na sua medida.....nem mais nem menos. Não é uma trail, não é uma esportiva, é uma Sport Tourer.....e não se compara em nada com NC750.....Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkE porque não a Versys 650? Ou essa já não é uma estradista? Essa já é trail?Sim, sei que a Tracer 7 e a NC são motas muito diferentes... A Tracer tem o CP2 e dois discos à frente. A NC tem tudo o resto , até bagageira incorporada. Enviado do meu BLA-L29 através do TapatalkSe possível, faça um teste drive com as duas. Aí ficará fácil sentir as diferenças. Com relação à NC750 é uma moto prática e econômica. Não é trail, não é sport e nao é tourer. É uma utilitária muito confiável. Boa sorte na escolha....Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Bem, não ficou muito por dizer. Está tudo posto em equação. Dado isto, só o utilizador poderá decidir, pois os conselhos serão sempre opinião pessoal, e o aspecto "pessoal" já o descreveu, e bem, acima. Sou possuidor de uma NC750x DCT, ideia que também levou tempo a amadurecer. Sem pressas nem interesses, ia vendo o que ia saindo ou havia no mercado, e dentro dos meus critérios, inclinei-me para ali. Caricato foi, quando o Google fotos me pôs umas "memórias fotográficas" de quase 5 anos antes, em que aparecia numa Feira de motos na FIL montado precisamente na moto que viria a comprar: uma NC750x vermelhinha. Ele há cada coisa....Por isso, e pesando todos os factores, creio que tem autonomia suficiente para decidir. A única coisa que poderá faltar será um test drive das principais candidatas. Certamente haverá um modo de o fazer, e se as concessões não tiverem, nem que se alugue uma moto por um dia....Se eu desse a minha opinião, estaria a condicionar o seu interesse pessoal, é o que acho.
Citação de: ZarbFR em Abril 12, 2022, 23:04:35, 23:04Citação de: ThatsMe em Abril 12, 2022, 12:36:09, 12:36Tens a CF-Moto 650 GT, que respeita todos os teus requisitos menos um Nem sei o que isso é mas a marca é chinesa, certamente. No thanks P.S: fui ver. Sim, chinesa. Nem dada Enviado do meu BLA-L29 através do TapatalkTemos o hábito de subestimar a China e os produtos chineses.Enquanto concorrentes de grandes fabricantes europeus e americanos, é mau porque estamos a ignorar o potencial deles e desvalorizar a China como concorrente.Quando percebermos infelizmente já será tarde, e serão eles a ditar as regras e a dominar a tecnologia.Por exemplo o Grupo Geely comprou a Volvo à Ford, o que aconteceu desde aí para cá? A Volvo evoluiu bastante, tornou-se mais tecnológica e aumentou as vendas. O Grupo Loncin nas motos:Em 2005 "Iniciou uma cooperação com a BMW. Em 2013 "A companhia lançou um novo projeto de motores de dois cilindros de grande cilindrada da BMW em outubro".Em 2015 "A Companhia assinou um Acordo de Cooperação Estratégica para Automóveis com a BMW em março".Em 2018 "A Loncin lançou a VOGE, uma marca independente de motos de alta gama em setembro".Em 2019 "Acordo de cooperação estratégica a longo prazo com a MV Agusta no campo dos motos e dos motores".A CF-Moto tem qualidade e é uma marca que se está a afirmar. Será mau para elas próprias se a Kawazaki, Suzuki, Honda, Yamaha, Triumph, etc a ignorarem...Sabemos que marcas recentes não têm o encanto de outras marcas com história, mas não podemos negar a qualidade quando ela existe. Mas compreendo-te quando compramos algo, esse algo deve fazer parte do nosso sonho!
Compreendo perfeitamente. Quem as tem, tem e espero que lhes dêem muito prazer. Também há quem. Compre capacetes chineses, também há quem compre capacetes em 2 mão.. Enfim, cada um sabe de si, Deus sabe de todos. Agora, eu adquirir um veículo chinês...? Nem em sonhos, nem oferecido. Um volvo? Bem, a Volvo é sueca, apenas o capital é chinês. Parecendo que não a diferença é bem grande, não são feitos na China E claro, também não compro Volvos Quanto às BMW terem motores chineses... Bem, isso diz respeito a quem compra BMW... Também quem compra o BMW série 1 ou o Mercedes classe A também deve saber que está a comprar um Citroen ou um Renault inflacionado. Mas isso tem tudo a ver com quem compra um símbolo ou quem comprar o material... Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
Citação de: ZarbFR em Abril 13, 2022, 10:33:33, 10:33Compreendo perfeitamente. Quem as tem, tem e espero que lhes dêem muito prazer. Também há quem. Compre capacetes chineses, também há quem compre capacetes em 2 mão.. Enfim, cada um sabe de si, Deus sabe de todos. Agora, eu adquirir um veículo chinês...? Nem em sonhos, nem oferecido. Um volvo? Bem, a Volvo é sueca, apenas o capital é chinês. Parecendo que não a diferença é bem grande, não são feitos na China E claro, também não compro Volvos Quanto às BMW terem motores chineses... Bem, isso diz respeito a quem compra BMW... Também quem compra o BMW série 1 ou o Mercedes classe A também deve saber que está a comprar um Citroen ou um Renault inflacionado. Mas isso tem tudo a ver com quem compra um símbolo ou quem comprar o material... Enviado do meu BLA-L29 através do TapatalkEu olho para as marcas de uma forma racional e emocional.Não é fator decisivo a nacionalidade nem a história. Ao longo do tempo as marcas passam por períodos de melhor e menor qualidade.Claro que a história de uma marca também me mexe com o coração.Antes de ter a VOGE, tinha uma Yamaha Virago 535. Confio de longe muito mais na VOGE. Não porque a Yamaha fosse má. Mas sim porque a Virago já tinha uns anos... Cheguei a ter alguns problemas com ela nos arranques a frio, baterias... A VOGE é nova... Não digo que não a nenhuma marca. Em cada momento tento realizar a compra que melhor se adequa ao que pretendo.Quando chove conduzo uma carrinha BMW, quando faz sol ando de VOGE. Até ao momento confio tanto na BMW como na VOGE para me deslocar. Mas para não andares com o coração desconsolado não compres nada chinês.
... mas a verdade é que na média cilindrada, parece que sport-tourer passou a ser sinónimo de trail, como actualmente os SUV estão (incompreensível para mim) a substituir as Wagons nos enlatados
Citação de: TMXR em Abril 12, 2022, 13:36:02, 13:36Ktm Super Duke GT Mas eles cortam o motor ao meio...? Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
Citação de: Canonista em Abril 13, 2022, 12:22:56, 12:22Citação de: ZarbFR em Abril 13, 2022, 10:33:33, 10:33Compreendo perfeitamente. Quem as tem, tem e espero que lhes dêem muito prazer. Também há quem. Compre capacetes chineses, também há quem compre capacetes em 2 mão.. Enfim, cada um sabe de si, Deus sabe de todos. Agora, eu adquirir um veículo chinês...? Nem em sonhos, nem oferecido. Um volvo? Bem, a Volvo é sueca, apenas o capital é chinês. Parecendo que não a diferença é bem grande, não são feitos na China E claro, também não compro Volvos Quanto às BMW terem motores chineses... Bem, isso diz respeito a quem compra BMW... Também quem compra o BMW série 1 ou o Mercedes classe A também deve saber que está a comprar um Citroen ou um Renault inflacionado. Mas isso tem tudo a ver com quem compra um símbolo ou quem comprar o material... Enviado do meu BLA-L29 através do TapatalkEu olho para as marcas de uma forma racional e emocional.Não é fator decisivo a nacionalidade nem a história. Ao longo do tempo as marcas passam por períodos de melhor e menor qualidade.Claro que a história de uma marca também me mexe com o coração.Antes de ter a VOGE, tinha uma Yamaha Virago 535. Confio de longe muito mais na VOGE. Não porque a Yamaha fosse má. Mas sim porque a Virago já tinha uns anos... Cheguei a ter alguns problemas com ela nos arranques a frio, baterias... A VOGE é nova... Não digo que não a nenhuma marca. Em cada momento tento realizar a compra que melhor se adequa ao que pretendo.Quando chove conduzo uma carrinha BMW, quando faz sol ando de VOGE. Até ao momento confio tanto na BMW como na VOGE para me deslocar. Mas para não andares com o coração desconsolado não compres nada chinês. Como se isso fosse possivel...
Citação de: ZarbFR em Abril 11, 2022, 18:05:25, 18:05... mas a verdade é que na média cilindrada, parece que sport-tourer passou a ser sinónimo de trail, como actualmente os SUV estão (incompreensível para mim) a substituir as Wagons nos enlatadosAs sport-tourers tal como eram nos 00's faleceram!A VFR800 foi certamente a mais sucedida no mercado e a própria Honda abandonou-a em detrimento da Crossrunner que acabou por ser a génese da nova NT1100.Quando uma marca abandona aquela que é a referencia dum segmento.. dá que pensar.Só a Kawasaki e mais recentemente a Suzuki é que estão a apostar em sport-tourers "tradicionais".Mas na prática, o que estão a fazer é aproveitar migalhas! Tornou-se um nicho de mercado, e estes estão a aproveitar de forma inteligente.Se recuarmos alguns anos, facilmente nos apercebemos que a generalidade das motos que foram lançadas como ST... acabaram por derivar em GT... e acabarem por desaparecer proporcionalmente ao crescimento do segmento das "Adventure".Há razões óbvias para isto, nomeadamente no que diz respeito ás expectativas.A promessa de um compromisso entre sport e touring nunca foi fácil de se obter.Era vendidas como o melhor de dois mundos. Mas acabavam por evidenciar o pior de ambos:Demasiado gordas para serem desportivas. E demasiado desportivas para se viajar, sobretudo com passageiro e bagagem.Estas novas trails estradistas acabam por responder de forma mais adequada ao mercado.
Citação de: ZarbFR em Abril 12, 2022, 23:00:47, 23:00Citação de: TMXR em Abril 12, 2022, 13:36:02, 13:36Ktm Super Duke GT Mas eles cortam o motor ao meio...? Enviado do meu BLA-L29 através do TapatalkDesligas o cachimbo de uma vela… quando quiseres fazer o upgrade já não precisas de trocar de moto. Precisamente aquilo que queres desconheço que exista… penso que vai ter de mudar pelo menos um quesito no teu caderno de encargos. Ou então esperar que alguma marca lance um modelo que seja precisamente aquilo que idealizaste
Também sou da mesma opinião. E já pensei na VFR... Mas quem tem bom material não vende.
Talvez a melhor deste mundo vazio acabe mesmo por ser a Ninja 650... Um compromisso dentro do que se pode comprometer. Ou então, ir mesmo para uma trail de fantasia, seja uma NC ou uma Tracer ou uma Versys.
Citação de: ZarbFR em Abril 14, 2022, 00:52:26, 00:52Também sou da mesma opinião. E já pensei na VFR... Mas quem tem bom material não vende.Não me parece que seja assim tão complicado encontrar uma VFR800...São motos que no presente estão bastante desvalorizadas.
A Ninja 650 é uma Z650 com plásticos.Tal como a R7 e a CBR650R são motos que tentam preencher o vazio deixado pelo desaparecimento das verdadeiras supersport.Já não se fazem motos como foi a R6, CBR600RR, ZX6R, etc.Então pegaram nesta nova geração de nakeds e decoraram com plásticos para parecerem desportivas.Não vejo nenhuma dessas motos como "trail de fantasia".O conceito já vem de longe. Desta as TDM que ainda saíram na década de 80.Mas só agora o mercado parece ter acordado.Também não colocaria a NC na mesma linha duma Tracer ou Versys,A NC é uma opção de mobilidade para quem procura algo prático, fácil de usar e sobretudo económico.A Tracer é uma moto bastante divertida. Não é um canhão de performance, mas consegue ser bastante sport. A Versys é uma manta de retalhos que a Kawasaki montou com o que tinha lá nas prateleiras, de forma a responder a este segmento.Dentro deste segmento a única que veria o meu dinheiro seria a nova Tiger Sport 660.
Ainda há diferenças entre a ninja 650 e a Z650 para além dos plásticos
Mas, do ponto de vista estético, nenhuma é a solução que procurava. Se deixasse a questão estética totalmente de lado, ia para a NC, sem dúvida alguma sobre isso.
...acho que vou mesmo para a única solução que o mercado apresenta: a Ninja 650 e seja o que Deus quiser
Já a Tiger... no, no, no. Aquela mota até é interessante se vier equipada mas como naquela marca o equipamento é todo extra para ficar com uma mota decente (a diferença da Tiger para o resto da concorrência) ia bem acima dos 10.000 euros...
p.s.: havendo opção, também não comprarei nunca uma moto chinesa, pelo menos de todas as existentes actualmente à venda em Portugal, mas cada um sabe de si.Também não compraria nenhuma BMW, por motivos diferentes. Não percebo porque é que se é logo criticado quando se afirma não gostar de motos chinesas. Até parece que se ofendem ou que são accionistas!
Compra uma XX, crl!Por 5000€ tens a melhor Sport-Touring de sempre.(...)Tens a opção C, pegas numa R7 e montas-lhe uns avanços mais altos com um vidro maior e mais estilizado da Puig e afins.Era o que muitos fazim na XX, montavam avanços da VFR.
No site, revela algumas motas, que a meu ver até serão uma boa escolha entre uma mota desportiva e uma touring de média cilindrada, (...)
... como a Suzuki GSX650F e a Yamaha Diversion, onde acredito que as últimas a serem produzidas já vinham equipadas com sistema de travagem ABS.
Antes um pouco de mim e da minha história:Aos quase 40 anos, com 1,72 cm, 75 kg e fininho de braços e pernas (é importante para a questão principal), decidi comprar uma motinha para andar em Lisboa, fiável, boa marca (caso a quisesse revender depressa) e não me fosse adaptar a este novo tipo de veículo. Para mais, sempre fui um grande crítico de poder-se conduzir motas (mesmo que só 125 cc) com carta de automóvel. AINDA ASSIM, fiz umas aulas (mais valia não as ter feito, porque fiz na Segurança Máxima ) - paguei 5, fiz 3... antes de comprar a motinha e lá fui eu comprar a minha "nova" mota a mais de 250 km de casa...E assim foi, trouxe uma CB125R e pelo caminho fiz logo grande parte da N2 (já fiz mais do que muitos com 1250 cc ol: ol:). Isto, sempre na ideia de nunca tirar a carta e que uma 125 cc era mais do que suficiente para fazer os 8 km que separa o meu local de trabalho da minha casa (sempre dentro da cidade de Lisboa) e sempre SEM chuva (era a minha ideia de então). Foi esta a história que contei lá por casa e foi a história em que verdadeiramente acreditei... Depois de andar quase 1 mês a conduzir em Lisboa à noite (sem trânsito) e habituar-me ao percurso casa/trabalho, lá comecei a usar a mota para o seu verdadeiro propósito de percurso casa-trabalho. Cerca de um ano depois, inscrevi-me na escolinha, só para ficar com a carta A, porque não era cara e sempre podia dar jeito no futuro (mas sinceramente, ainda não pensava em subir a cc).Resumidamente, 2 anos depois de ter comprado a CB125R e de já ter feito uns passeios valentes (fora aquele primeiro "passeio" de a trazer para Lisboa, 250 km sem qualquer experiência séria de condução ), é ÓBVIO que vou subir a cilindrada. As razões são simples: a grande utilidade da mota é o percurso casa-trabalho mas o verdadeiro PRAZER (e sim, não estava à espera disso, porque sou um fan de enlatados) é dar uns passeios ao fim-de-semana ou ter a possibilidade de ir de mota, em trabalho, até Sintra ou Setúbal, por exemplo (coisa que actualmente só faço em lazer... e raramente porque os meus amigos com GS e Triumph não tiram as motas da garagem a não ser em dias santos... ). Acabei por programar uns passeios pelo Alentejo (voltas de 600 km) em alguns dias e que foram cancelados pela pandemia. Mas sempre fui fazendo uns passeios com alguns amigos (tudo acima e alguns bem acima, das 125cc). Dá para ir mas é aborrecido. Há sempre respeito pelo mais lento (eu) mas é aborrecido para todos e principalmente para mim, nas zonas de estrada mais aberta com vento, tenho de andar todo debruçado para manter os cento e picos kmh. E depois, vem para mim, a pior característica da minha actual mota e talvez a principal razão para querer subir de cilindrada. Nas AE (A5, por exemplo ou 2.ª circular quando está pouco trânsito) sou obrigado a puxar muito pela mota para conseguir manter velocidades de 100 km... Nas nacionais, o principal problema: a ultrapassagem. Se em determinadas nacionais, isso não se faz sentir (nacionais com mais curvas, N10, Marginal, nacionais para os lados de Torres Vedras, Ericeira e afins) noutras nacionais, tenho mesmo o grande problema das ultrapassagens. Se o veículo da frente circula a 80 km/h ou mais, já não o ultrapasso principalmente se for veículo longo, a menos que tenha uma boa recta para tal. E, pior do que tudo, dado que tenho de andar sempre em regimes mais elevados (a mota é excepcional entre os 60 kmh e os 90 kmh) para conseguir circular ali pelos 100kmh, acaba por ter alguma vibração. Se em cidade tal é irrelevante (nos regimes médios não vibra nada), ao final de 50 km, como vento e afins, cansa a musculatura. Por exemplo, no outro dia fui à Ericeira e voltei e quando cheguei estava mesmo cansado... mas tudo pela vibração do bicho. Ora, uma de cilindrada maior, que dê para circular nos 130 kmh e afins sem vibração, poupa muito desgaste corporal em viagens de passeio a sério.Não sou tipo de loucuras (já fui, raramente ainda sou mas estou a deixar de o ser e sou pai de filhos) e por isso uma mota com 60/70 cv e top speed de 180 kmh já é bem suficiente. Escusado será dizer que, ultrapassei completamente o estigma de andar à chuva e actualmente faça chuva ou vento, a mota é o meu transporte de eleição, pelo menos, em Lisboa.O que pretendo:- Uma mota (no sentido de excluir scotters e afins);- Marcas europeias ou japonesas (ainda que feitas na Tailândia ou afins) e nada de chinocas com branding europeu, se é que me faço entender;- O propósito é poder fazer umas viagens pequenas (talvez ida aos Picos, agora de mota, porque não) mas principalmente voltas de 1 ou 2 dias e voltas de FIM‑DE‑SEMANA;- Poder andar tranquilamente na AE ou ultrapassar em nacionais;- Consumos razoáveis;- Alguma capacidade de carga (para ter a desculpa de ir ao supermercado... ou para, principalmente, poder fazer umas viagens de 2/3 dias (sim, a dos Picos vou com mais gente com muita capacidade de carga... e claro, vão levar alguma da minha carga ). Isto de andar com mochila atrás, sempre que quero fazer um fim‑de‑semana de mota, é muito aborrecido;- Indiferente a qualidade para o pendura. A única pendura seria a minha mulher e essa recusa-se a andar de mota (e eu também não insisto);- Tudo isto por um valor de € 9.000,00 ou muito ligeiramente acima (já metendo a documentação e afins nesse orçamento);- Mota nova (apesar de ter comprado a CB125R já com 4000 km - agora vai em 14.000 km - comprei a pessoa conhecida);As ideias que fui tendo:Ora bem, sendo o FELIZ proprietário de uma CB125R, obviamente que a primeira escolha caí sobre a CB650R. Tem tudo o que pretendia na mota (potência qb, não agressiva a não ser em altas - não mete medo sem rodar bem o punho - binário máximo a média/alta rotação e um excelente som e aspecto geral), com excepção de um aspecto muito importante: o conforto em viagens maiores. Realmente, quando andamos de naked (o meu estilo de mota preferido) é tudo muito giro, excepto quanto está vento e frio... andar a apanhar com vento e frio numa CB125R já é mau a 80 km/h, imagine-se a 120 ou 140...Nessa ideia fui, alterando essa vontade inicial (lá está, já não sou um jovem de 20 anos e quero uma mota para, pelo menos, 5 anos...) e comecei a pensar na mota mais inteligente do mercado ( :have.idea:é a única classificação que tenho para lhe dar): a NC750X. Tinha QUASE tudo o que queria:- potência qb;- conforto qb;- capacidade de carga qb, mesmo sem malas (é aborrecido, no dia-a-dia, ter de andar com o capacete e luvas sempre na mão);- consumos baratos (gasosa e manutenção) - actualmente, gasto menos de dois depósitos na CB por mês o que equivale, mesmo ao preço actual, a dois dias de parque automóvel no local onde trabalho ;- a nova NC, com acelerador electrónico e modos de condução, acrescido de ter ficado verdadeiramente estradista (com redução da altura da suspensão e da mota), estava quase um must;- preço: até há duas semanas, por 8200 euros fazia a festa, ou seja, estava bem no meu orçamento e no segmento de valor que gostaria de gastar (8000 a 8500 euros);Ficava em falta, um LCD melhor e eventualmente um segundo disco de travão que, não sendo necessário na maioria das situações, dá jeito numa situação de emergência ou quando o disco está molhado.O grande défice desta mota é mesmo o seu estilo: não gosto mesmo nada do estilo trail (mesmo que mitigado) e a NC pode ser muita coisa mas bonita não é E, não desfazendo dos outros critérios e mesmo sabendo que o que vejo da mota é o seu "interior" não suporto chegar à garagem todos os dias e olhar para algo que não gosto, mesmo que seja só nos minutos em que meto o capacete e as luvas ou que durante o dia chego ao pé da mota...Sem dúvida que seria a escolha mais inteligente (e ainda não está afastada de todo ) mas comecei a olhar para outro lado....Diria, bem e que tal a VERSYS 650? O problema mantém-se: sendo genericamente uma mota melhor que a NC, continua a ser uma trail e sendo mais bonita que a NC, não sei se conseguia esticar o orçamento para o máximo e comprar algo que continuo a não gostar... pelo menos, gostar mesmo. As naked , tenho várias opções mas todas continuam a bater no mesmo problema da CB650R: será que me atrevia a fazer uma viagens de 200 km, frequentemente, dias frios? Talvez uma ou outra. Na verdade, até mesmo aos Picos se vai de naked... mas daqui a uns anos já tenho quase 45 e o conforto da idade já pede um vidrinho em viagens mais longas e com maior conforto (especialmente, no cruzamento com camiões ).E então as Sport-tourer? Pois, verdadeiras sport-tourer, com alguma quebra de vento, estética apelativa, potência qb, alguma capacidade de carga e posição de condução agradável (sim, não é uma trail ou uma naked como a CB mas não é posição de dor nas costas).E aqui defrontei-me com um verdadeiro problema: ainda existem sport-tourer de média cilindrada? De facto, acho que as escolhas são muito limitadas... Se estivesse a falar de cilindradas de 1000 cc e acima, então as opções são várias (a nova Suzuki andaria nas preferências pela relação preço/qualidade), mas a verdade é que na média cilindrada, parece que sport-tourer passou a ser sinónimo de trail, como actualmente os SUV estão (incompreensível para mim) a substituir as Wagons nos enlatados .Vi duas: CBR650R e Ninja 650.A Honda não me parece uma verdadeira Sport-tourer. Tem o motor da CB650R (com as desvantagens e vantagens disso mesmo) mas a posição de condução não é muito confortável (guiador por baixo da mesa, com ângulo agressivo, comprimento elevado, protecção de vidro quase inexistente, peseiras muito atrás), enfim é mais uma desportiva não extraordinariamente agressiva. Sinceramente, acho que iria mais confortável aos Picos de CB650R do que de CBR650R, mesmo que de viseira aberta ...A Ninja 650: foi uma surpresa. Tem peseiras confortáveis (talvez, se tivesse mais de 1,80 não pensasse assim), o guiador está bem elevado, com ângulo pouco agressivo, vidro que protege qb (pode subir substituir por um melhor e estiticamente válido), peso muito em baixo, bom assento, etc. Em ambas, a surpresa maior foi a de ficar com ambos os pés no chão e com as pernas ainda ligeiramente fletidas, mas achei que o peso da CBR era superior ao da Ninja (pelo menos, mais peso em cima).Para mais a CBR acabou de aumentar 500 euros, por isso agora anda preço total na casa dos 9550 euros (1.ª negociação) enquanto que a Ninja consigo por 8350 e até ligeiramente abaixo (ou com descontos em material extra).Calma, sei que em termos de motor, suspensão, travões a CBR é superior à Ninja e talvez bem que compense a diferença de valor. A Ninja só me parece verdadeiramente melhor naquilo que me faz menos diferença: o TFT dace ao LCD da Honda. Mas a verdade é que não vejo a CBR como adequada para viagens mais longas, nem tão pouco para circular na cidade (a nova mota teria ambas as funções).Até aqui a Ninja 650 parece-me a melhor opção. Mas será que não existem outras?É que a Ninja já parece algo desactualizada em 4 aspectos que considero relevantes (pelo menos, face à CBR mas será que são verdadeiramente importantes): não tem acelerador electrónico (logo, não tem modos de condução, que dão sempre jeito); não tem suspensão invertida (já nem pedia da Showa...); tem travões á frente de 2 êmbolos e montados na suspensão (não são radiais); tem um barulhinho de trator, até passar as 4000rpm, embora aguente-se bem sem vibrações em demasia, até Às 2500rpm (um bi-cilindrico é sempre inferior a um 4 cilindros neste aspecto).Aqui chegados, vem o pedido de ajuda: estarei a ver mal a situação? Há outras meninas que não esteja a considerar? A Ninja 650 (não é para vender nos próximos 4/5 anos) estará já demasiado desactualizada? Os componentes que traz são mais que suficientes para a potência/binário (68 cv/64Nm)? Será que consome assim tanto como o CBR?Help the new boy Outro assunto: e test-drive? Nunca admiti comprar um veículo sem fazer test-drive, especialmente uma mota. Mas a verdade é que tirando a NC, não encontro nada para Test-drive. O que têm é de exposição e se têm alguma usada... está sem seguro... Como é que se consegue comprar uma mota nestas condições ? Por reviwes do Youtube?
Desisti de ler a meio do texto porque rapidamente conclui que a mota ideal para ti é precisamente uma chinoca, rebranded como tu não queres.
Citação de: JoãoPVCarvalho em Outubro 12, 2022, 19:57:25, 19:57Desisti de ler a meio do texto porque rapidamente conclui que a mota ideal para ti é precisamente uma chinoca, rebranded como tu não queres.Tendo em conta que é um posto de Abril e o ZarbFR já não participa desde Junho... provavelmente abandonou a ideia de comprar moto.
Companheiro,Desisti de ler a meio do texto porque rapidamente conclui que a mota ideal para ti é precisamente uma chinoca, rebranded como tu não queres. Capacidade de carga, conforto, economia, protecção aerodinâmica, fiabilidade (ao contrário do que dizem as más línguas) e sem teres de vender um rim. Tens a TRK 502, Macbor, etc.. e a novas Zontes que metem qualquer outra da mesma cc a um canto.Já sei que vão dizer cobras e lagartos das chinocas mas é porque nunca tiveram uma. Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Citação de: dfelix em Outubro 13, 2022, 09:34:04, 09:34Citação de: JoãoPVCarvalho em Outubro 12, 2022, 19:57:25, 19:57Desisti de ler a meio do texto porque rapidamente conclui que a mota ideal para ti é precisamente uma chinoca, rebranded como tu não queres.Tendo em conta que é um posto de Abril e o ZarbFR já não participa desde Junho... provavelmente abandonou a ideia de comprar moto. Acredito.Chegou à conclusão que anda a procurar uma coisa que não existe.E prova também que tenho vindo poucas vezes aqui. Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Citação de: JoãoPVCarvalho em Outubro 13, 2022, 10:16:35, 10:16Citação de: dfelix em Outubro 13, 2022, 09:34:04, 09:34Citação de: JoãoPVCarvalho em Outubro 12, 2022, 19:57:25, 19:57Desisti de ler a meio do texto porque rapidamente conclui que a mota ideal para ti é precisamente uma chinoca, rebranded como tu não queres.Tendo em conta que é um posto de Abril e o ZarbFR já não participa desde Junho... provavelmente abandonou a ideia de comprar moto. Acredito.Chegou à conclusão que anda a procurar uma coisa que não existe.E prova também que tenho vindo poucas vezes aqui. Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkAndei muito afastado do fórum porque com o nascimento da cria e a mudança de casa, pouco tempo sobrou mais qualquer outra coisa.Acabei por comprar a Ninja 650, em meados de Julho. Fui comprar ao Fundão, para "poupar" 25 euros face às propostas da zona de Lisboa (gastei 40 euros no almoço lá se foi a poupança). Mas prefiro deixar o meu dinheiro no Interior do país. Primeira viagem: Fundão - Lisboa, via nacional. Resultado: 100% satisfeito.Agora a Ninja conta com 8.700 km e estou muito satisfeito. O único "defeito" é ser difícil passar os 200 kmh, mesmo em posição de combate (vai à zona de corte). Mas atendendo à minha situação de pai e o rápido crescimento do motor até aos 180 kmh, é mais do suficiente. De resto, em nacional, ainda tenho muito a explorar até poder dizer que a Ninja 650 já não satisfaz as minhas necessidades.Faço viagens pequenas (zona de Lisboa e AML) e viagens grandes (de Lisboa ao Douro, Lisboa - Alentejo, etc.). Assim, de repente, é frequente fazer 200 km de AE e no mesmo dia regressar por nacional (+ 200 km). Também já fiz Lisboa-Beja-Lisboa (misto AE e nacional) num dia e outras vezes, Lisboa-Resende-Lisboa em 2 dias (são cerca de 600 km). Também é normal dar umas voltas de 150 a 200 km, ao fim‑de‑semana.A protecção aerodinâmica não é excepcional mas de barriga encostada no depósito e rabiosque recuado, até se têm uma posição de condução aceitável e com bastante protecção aerodinâmica. Se estou satisfeito? Manifestamente sim. O único "grande pequeno problema" da Ninja que sinto (mas faz parte da mota e do seu estilo) é o facto dos espelhos dificultarem a passagem entre os carros, especialmente em algumas ruas de Lisboa. Nada que não se resolva fechando os espelhos mas acaba por ser chato dada a frequência com que se apanha polícia dentro da cidade.Problemas: 0, embora esteja a ficar com os pneus um pouco mais quadrados do que queria (muita AE...)Próxima viagem a sério (quando a cria for um pouco maior): Picos da Europa com umas malas da XLMoto a fazer de bagageira Pode ser que seja por altura do Verão de 2024.