Autor Tópico: BMW R80 G/S vs. R1200GS » Old VS New  (Lida 5048 vezes)

Janeiro 12, 2017, 16:41:19, 16:41
Lida 5048 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
BMW R80 G/S vs. R1200GS » Old VS New


Será que +30 anos a separá-las permite que a mais nova saia de um confronto directo a rir à gargalhada?

Por incrível que pareça...NÃO sai a rir dessa forma!

A BMW R80G/S, modelo da marca germânica criado dentro da classe Dual-Sport e que foi fabricado entre 1980 e 1987 com humildes...mas voluntariosos 50cv, mostra neste vídeo que mais de três décadas a separá-las não contam a história toda...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 12, 2017, 22:10:56, 22:10
Responder #1

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Bom vídeo !

já agora um 'áparte' : Apesar de pertencer a um motoclube que parece quase  uma sucursal da Motorrad (temos apenas  2 dezenas de elementos e metade deles possuem GS ) , faz-me 'confusão' ver as GSA 1200 a circular na cidade e arredores. Parecem-me uns 'elefantes' fora do seu 'habitat' .
Apesar de serem indiscutivelmente excelentes motas, tornaram-se acima de tudo símbolo de 'status' chegando a ser ridícula a sua normal utilização  Vs. as suas potencialidades . "Quem pode, pode" e há até um deles que deixa a sua GSA 1200 guardada todo o ano na garagem de um amigo comum, para apenas a tirar de lá na altura do LAL. O modelo é o de 2011 e no Verão  passado tinha apenas 8.000 kms.

Janeiro 12, 2017, 22:49:47, 22:49
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não tenho muitas dúvidas disso...
As compras de muitas das GS em Portugal são-no pelo dito status...não por uma utilização compatível com as suas capacidades.

Mas pronto, isto das motos cada um com a sua ideia, necessidade, objectivos, anseios...ou simples vontade em parecer bem.  :-X  (nem acredito que escrevi mesmo isto)




Como curiosidade, a BMW chegou mesmo a pegar na R80 G/S e a fazer uma versão Paris Dakar, com o propósito expresso de celebrar os quatro sucessos desportivos da marca no famoso ataque Africano Paris-Dakar, onde a BMW venceu em 1981, 1982, 1984 e 1985.

Quem for como eu que gosta de ver esses vídeos mais antigos do Paris Dakar, ou simplesmente informações ou fotos da altura, por certo se lembrará dos míticos nomes de Hubert Auriol ou Gaston Rahier.  :nice: :nice:


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 12, 2017, 23:10:47, 23:10
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Deixo aqui para os apaixonados do Dakar...

...na altura em que se fazia em solo Africano.  :tirarchapeu: :tirarchapeu: :tirarchapeu:


As motos da BMW, na altura com o curioso patrocínio da Playboy, eram máquinas talhadas para devorar os terrenos mais difíceis.  :feliz:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 13, 2017, 11:39:04, 11:39
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Conheço uns quantos proprietários de GS e consigo separar em dois grandes grupos:

-> A malta que já teve moto no passado. Muitos deles superdesportivas nos gloriosos tempos destas.
Muitos porque "casaram" e tiveram putos afastaram-se ou mesmo abandonaram o mundo das duas rodas.
Recentemente, numa espécie de crise de meia idade voltaram! E escolheram a GS por "queriam uma moto pra ficar" e esta "é fixe" para isso. Pelo conforto. E porque não fica mal com aquele caixotes de alumínio que oferece espaço para transportar a mala da senhora e guardar os capacetes.

-> E malta que descobriu as motos recentemente. Muitos através da lei das 125.
Num curto espaço de tempo saltaram da PCX para um NC e entretanto já têm ou desejam muito ir para uma GS.
Os argumentos costumam ser que "a moto é linda" ou que "a BMW é uma marca fiável"!

 :)

Não conheço casos que possa dizer que seja por status...
Certamente haverá. Mas não é o caso.



Depois... acho que há muita gente equivocada quanto a algumas coisas:

A BMW não é a marca "exclusiva" que foi noutros tempos.
As diferença de preços para as japonesas já não é tão evidente pois estas estão também cada vez mais caras.
E no presente é até das com melhor acesso ao crédito. Mais facilmente se consegue ficar o resto da vida a pagar ao BMW Bank por uma GSA de 20 mil euros do que a Cetelem (com que a maioria das outras trabalha) aprova um crédito de metade para uma "banal" naked japonesa.

E quais as potencialidades da GS?
Andar no mato? Pra isso compra-se uma moto de Enduro e não um mamute!  :D
Pode ser muito confortável em trilhos de terra batida, mas o habitat natural da GS é acaba por ser estrada.

« Última modificação: Janeiro 13, 2017, 11:40:38, 11:40 por dfelix »

Abril 29, 2017, 23:18:31, 23:18
Responder #5

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Sempre achei piada à "zarolha" e sempre teve boa fama no meio motociclistico nacional.

Ultimamente a estética e imponência delas é qq coisa, de babar! Grandes demais, é certo, principalmente na versao adventure, mas mesmo assim....gosto!

O ano passado devo ter tido uma crise de meia idade ( ou perto disso) e como andava a pensar ou comprar uma segunda moto ou trocar a minha Harley que já conta com 15 anos no lombo, fui experimentar uma à Expo.

Devo dizer que a espectativa era grande, tão grande quanto a desilusão ao sair, ia convencido que a moto ia ser perfeita :)

Começou logo mal, com 1.83m de altura e o banco no mínimo, mal chegava ao chão,lol mas tudo bem.
Qualidade geral inigualável ( é de esperar pelos 20000 e qq coisa euros que custa.) e primeira e lá vamos.....Sorriso ficou logo amarelo....afinal o motor não é nada de perfeito, tem lá as suas manias de ter uns fossos de potência, alternados com momentos de vibração excessiva nos poisa pés. :(
Pensava pelos vídeos que era aquela moto perfeita, que faz tudo que satisfaz em tudo, uma Rainha....mas nem por isso....

Suspensão da frente: Um Sonho!
Suspensão traseira : Um flop. Fosse qq que fosse a configuração de dureza ou mapa escolhido, o tacto de estrada é péssimo, não se percebe, não há feedback suficiente da roda traseira, não gosto disso.
Manter trajéctoria acima dos 160 km/h não é fácil...a moto não quer lá muito disso, tem as suas dificuldades.
Passado 10kms já tinha os joelhos a precisar de esticarem (demasiado dobrados pelo recuo que obrigam os cilindros.)
Achei o conjunto da ciclistica pouco sólido, parece que torcia um pouco, não sei achei pouco compacto, não senti a moto como um bloco firme.

E de resto, pesada como tudo com um centro de gravidadde alto.

Confesso, cada vez que vejo uma, tenho de me relembrar que não gostei, pois são lindíssimas.

Foi me dito pelo vendedor na altura que o financiamento ia até uma brutalidade de meses (nem me lembro quantos, mas mais que o usual dos 72) e com valores residuais que iam até 60%.

Conheço quem tenha tido mais motos nas mãos que moedas e pararam nessa e acham-na perfeita!
:) quem me dera ter achado também...
« Última modificação: Abril 29, 2017, 23:21:11, 23:21 por jmartins13 »

Abril 29, 2017, 23:36:02, 23:36
Responder #6

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
De uma forma generalizada pode-se dizer que as GS1200 são motas escolhidas por gente com alguma capacidade económica (uns mais que outros que andam a pagar prestações durante anos a fio)  e que ... não andam muito de mota .
Têm-nas ligadas ao Optimate durante a grande maioria dos meses do ano e tiram-nas da garagem apenas para ocasiões 'especiais' .
È claro que existem excepções à regra e quem pegue nelas mais regularmente como também alguém que eu conheço que a tem guardada na garagem de um amigo e só lhe põe a vista em cima para ir ao Lés-a-Lés .
Aprecio, mas ... não investia numa ! Dentro desse tipo de modelo/gama  a que 'me levava ao altar' era a Moto Guzzi Stelvio.

Abril 29, 2017, 23:51:28, 23:51
Responder #7

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Acho que as motos BMW sempre tiveram como principais clientes malta com mais dinheiro, e sempre foram um grupo um bocado à parte. A maior parte das GS à venda usadas têem poucos Kms, mas há outras que nem por isso :) aparecem com 2 anos e já nos 70-80 mil kms algumas :)


Abril 30, 2017, 00:00:46, 00:00
Responder #8

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Acho que as motos BMW sempre tiveram como principais clientes malta com mais dinheiro, e sempre foram um grupo um bocado à parte. A maior parte das GS à venda usadas têem poucos Kms, mas há outras que nem por isso :) aparecem com 2 anos e já nos 70-80 mil kms algumas :)

Pois ... mas isso são casos muito pontuais e com justificações que são 'fora da caixa' , isto é , 'anormais'. Tenho um amigo que tem uma empresa de viagens de mota (ADV Mototours, passe a publicidade) que também entregou a dele para troca ao fim de 2 anos com essa kilometragem .

Abril 30, 2017, 00:27:03, 00:27
Responder #9

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Não tenho muitas dúvidas disso...
As compras de muitas das GS em Portugal são-no pelo dito status...não por uma utilização compatível com as suas capacidades.

Mas pronto, isto das motos cada um com a sua ideia, necessidade, objectivos, anseios...ou simples vontade em parecer bem.  :-X  (nem acredito que escrevi mesmo isto)






Isaac, escreves isso porque concerteza nunca guiaste uma R1200GS.

Vai dar uma volta com uma e vais ver se ao fim de 30 minutos não tens uma epifania e começas a perceber o porque da moto vender tão bem.

É certo que o credito facilita, mas a GS mesmo no alcatrão é uma moto excelente.

Pode te intimar parada, mas a circular é extremamente maneável e desde que consigas meter os pés no chão (no caso de nao conseguires, tens uma versao de fabrica com a suspensao mais baixa), não tens qualquer dificuldade em a conduzir. O motor tem sempre disponibilidade, tendo o ciclista a capacidade de digerir toda a potencia e de te permitir com o mínimo de experiência poderes circular mais rápido (mas sempre em seguranca) do que tu algum dia imaginaste.

Depois tem o "electronic layer" entre ti e a maquina praticamente te impede de fazer disparates. No caso de teres kit de unhas com 2 ou 3 clicks desligas tudo e tens o animal para domar.



Depois de parares do test drive, ficas a pensar... a moto é fantástica de conduzir, a mecânica é fiável (tens GS a andar com + 300 mil Kms) e a manutenção não é nenhuma fortuna, é confortavel para viagens longas, não tens necessidade de andar com sprays de corrente, tens capacidade de carga e todos os fabricantes de aftemarket tem produtos para o modelo.



Terminas o test drive, estas naquela fase da vida do "mid-life-crisys" e o vendedor mete-te a papelada à frente e ate ja tens capacidade financeira para comprar a moto, o que é que fazes???





Infelizmente, vejo que no mundo das 2 rodas ha muitos anti-corpos para tem tem BMW provavelmente por causa do elitismo a que esta associado. Logo quando entrei neste mundo assisti a um individuo que era "um gajo porreiro" quando teve uma Sym125 e uma Maxsym, a passar a ser "persona non grata", provocado diariamente e por fim escorraçado de um forum porque teve a ousadia de comprar uma BMW.

Hoje em dia qualquer pessoa pode ter uma BMW porque a gama cresceu e desceu às motos de entrada de gama.





Aproveito para enriquecer o teu topico com este video da "Harrys garage" do "lorde" Harry Metcalfe que para alem da sua rica diversidade de carros, tem tambem uma mini-colecao de motos que ja ganharam o Dakar e nela está uma R80. Neste video é tambem possivel ver e a avaliar a evolucao que as motos sofreram nos anos 70-80-90 para participar no mais famoso rally raide do mundo.



« Última modificação: Abril 30, 2017, 00:33:25, 00:33 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 30, 2017, 01:08:59, 01:08
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não conduzi não senhor.  :)
No entanto e dado que falo com pessoas q.b. ligadas a este Mundo do motociclismo, continua sem me parecer descabido aquilo que escrevi e que naturalmente mantenho.

Com isto não digo que a máquina em causa não seja boa (estranho seria não o ser minimamente), mas trata-se de um aspecto inerente ao modelo e não propriamente às motivações ou mesmo objetivos de muitas das suas aquisições. E foi esse o âmbito do que escrevi!

Aliás, pela leitura que se retira de outros membros que aqui comentaram, percebe-se que não são conhecidos assim tantos a retirar o potencial daquilo que a mesma oferece...podendo ser outra a "vontade" que leva a muitas das aquisições.

Desta forma e respeitando a tua opinião, não vejo onde esteja um eventual "excesso" em afirmar que "isto das motos cada um com a sua ideia, necessidade, objectivos, anseios...ou simples vontade em parecer bem".

Nada contra a BMW e já me conheces e aos meus comentários há tempo suficiente para perceber que não o faço a marca alguma, mas que existe muito o "ir atrás da moda" no que toca especificamente à GS, desculpa mas vejo-o de forma demasiado evidente.  :)

E sim, como comecei...termino novamente e sem problema algum de o mencionar. Não andei em nenhuma, mas gostaria bastante. E não seria por certo uma boa e favorável opinião que tivesse do modelo, que teria necessariamente eco em todas as outras...em todas as motivações que levam a que se vendam tantas.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 30, 2017, 01:12:32, 01:12
Responder #11

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
TMaxer , tirando a cena de a transmissão secundária não precisar de sprays , existem muitas outras motas com as características que apontas às GS : maneabilidade, disponibilidade do motor, boa cíclística , conforto, prazer na pilotagem, ...assim de repente vem-me à cabeça a Kawasaki Versys 1000 também com todas estas valências.

Isso do 'electronic layer' é verdade , é uma panóplia de dispositivos que ajudam bastante os pilotos menos apetrechados de 'skill' . Conheço pessoalmente uma dúzia de amigos com GS e há um deles que costuma repetir " Eh pá , esta mota é muito fixe para quem não sabe bem conduzir" .Quanto ao 'equilibrio' dos preços das revisões face à concorrência  já discordo.Um deles pagou há uns meses atrás quase 800 euros numa revisão numa oficina/concessionário oficial da marca .

No fundo, no fundo, acho que é mesmo uma questão de moda pois uma larga percentagem de proprietários de GS nunca chegaram a fazer uma verdadeira introspecção relativamente à mota que lhes 'assentava bem'  para a utilização que querem fazer e o que verdadeiramente querem desfrutar numa mota . Se têm dinheiro e na dúvida ....  compram uma GS, pois pelo menos está garantida a 'apreciação e crítica exterior' .


De momento, o mercado na sua generalidade não está virado para o sport-touring, já esteve. Hoje em dia está muito virado para as adventure, naked e cenas hipster . Até as maxiscooters já tiveram o seu 'pico de preferências' .
« Última modificação: Abril 30, 2017, 01:16:54, 01:16 por Luis Salgueiro »

Abril 30, 2017, 16:17:42, 16:17
Responder #12

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Isaac, onde quis chegar é não podes ver a GS com um acessório de moda tal como alguém que deixa crescer a barba e enche os braços de tatuagens.


A própria moto tem responsabilidade pelo seu sucesso, porque senão, o que não falta são excelentes motos neste segmento, muitas delas até mais baratas.   :nice: é um fenomeno muito mais complexo  :nice:


Quanto à tua falta de experiencia numa GS... vamos resolver isso em breve  :nice:





Estimado companheiro Luis,


Tem toda a razão... a Versys é uma excelente maquina, apesar de ler frequentemente algumas queixas sobre a altura do banco... a V-Strom tambem é muito boa e outros marcas tem igualmente maquinas "mais ou menos" dentro deste segmento que sao boas... inclusive e à altura da BMW temos a Ducati com a Multistrada (a minha preferida), Triumph com a excelente Tiger e os Austriacos da KTM com a provavelmente maior rival da BMW que é 1290 SA (talvez ate superior tecnicamente).


O problema na minha opiniao é que a BMW tem de uma daquelas coisas que nao se compram, que é carisma. É um modelo carismático nas 2 rodas - ponto final


A base da BMW não é mais consensual pois usa solucoes únicas (paralevers, etc) com com um cheirinho a "over-engineering" Alemao.

A questão da marca, do historial da marca e do seu prestigio também tem o seu peso para que a moto vender mais do que a concorrencial.  :nice:

Para quem compra tambem é um bom investimento, pois a moto parece-me ter mercado de 2 mão e a depreciação é aceitável.



Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 02, 2017, 00:58:59, 00:58
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
... e sempre teve boa fama no meio motociclistico nacional.

Nem por isso.
Tal como o fenómeno global tem +/- uma década... o fenómeno nacional também não anda longe disso.
Se recuarmos à ultima vez que as maxitrail estiveram na moda em meados de 90's, as atenções estavam na Africa Twin 750 que manteve um preço de usada bastante alto até mais tarde quando a referencia passou a ser as 990 Adventure.
As 1100 e 1150 GS chegaram a ser motos vendidas a preços bastante desvalorizados porque não tinham procura.
Só inflacionaram só muito recentemente.

Suspensão da frente: Um Sonho!
Suspensão traseira : Um flop. Fosse qq que fosse a configuração de dureza ou mapa escolhido, o tacto de estrada é péssimo, não se percebe, não há feedback suficiente da roda traseira, não gosto disso.

Não estarás a fazer confusão?
Normalmente é o telelever que devido à ausência de afundamento transmite uma falta de sensação na roda da frente e causa alguma "estranheza" no inicio...
Da roda traseira até costuma ser o contrário! Por muito mole se afine a suspensão, a transmissão por veio tem um comportamento tão rijo que se sente tudo e mais alguma coisa nos pés.

Manter trajéctoria acima dos 160 km/h não é fácil...a moto não quer lá muito disso, tem as suas dificuldades.

Essa moto devia tar toda escafiada...

Passado 10kms já tinha os joelhos a precisar de esticarem (demasiado dobrados pelo recuo que obrigam os cilindros.)

Os cilindros ficam a uns 15-20 centímetros a frente da perna!
A posição pode não ser de "patas-prá-frente" como numa Harley mas é bastante confortável.
Sobretudo para indivíduos de grande estatura!
(Os clientes GS mais satisfeitos que conheço são os gajos que por serem grandes nunca se sentiram confortáveis em nenhuma outra moto)

Têm-nas ligadas ao Optimate durante a grande maioria dos meses do ano e tiram-nas da garagem apenas para ocasiões 'especiais' .

Acho que isso é um bocado preconceito.  :D
Vejo imensas a circular no dia-a-dia na cidade passeando os seus enormes caixotes entre filas de transito.
E ao fim-de-semana são uma praga!

Ainda há poucas horas cheguei do Algarve e foi provavelmente a moto que mais vi.
Aliás... acho que quase só vi mesmo GS a circular!  :D
Curiosamente, quando parei para almoçar houve uma que me chamou a atenção e tirei foto:




Este veio da Rússia de propósito cortar o cabelo à Mena!  :D

Pode te intimar parada, mas a circular é extremamente maneável e desde que consigas meter os pés no chão (no caso de nao conseguires, tens uma versao de fabrica com a suspensao mais baixa), não tens qualquer dificuldade em a conduzir. O motor tem sempre disponibilidade, tendo o ciclista a capacidade de digerir toda a potencia e de te permitir com o mínimo de experiência poderes circular mais rápido (mas sempre em seguranca) do que tu algum dia imaginaste.

Esta é a minha opinião da GS.
Ainda não tive oportunidade de testar com o actual motor, mas a antecessora é precisamente isto.

...a mecânica é fiável ...

Esta é a parte que posso não concordar totalmente.
Embora acredito que o actual motor graças à introdução da refrigeração a liquido parcial e a embraiagem em banho de oleo esteja mais refinado relativamente a algumas "especificidades"...

... a V-Strom tambem é muito boa e outros marcas tem igualmente maquinas "mais ou menos" dentro deste segmento que sao boas...

Já tive uma DL1000 e nem sequer me atrevo a colocar na linha de comparação com a GS.
É como comparar o bacalhau à Brás congelado do LIDL com o bacalhau do Fuso.
(O Luis Salgueiro vai compreender a metáfora)

A base da BMW não é mais consensual pois usa solucoes únicas (paralevers, etc) com com um cheirinho a "over-engineering" Alemao.

Porquê "over-engineering"?
O paralever acaba por combinar o veio com a suspensão traseira como muitas outras marcas também o fazem.
Já o telelever podemos agora em 2017 colocar algumas reticências, já que a própria BMW noutros modelos o abandonou em detrimento das forquilhas telescópicas  controladas electronicamente. 
Mas isto de controlar a forquilha electronicamente é algo que até ao aparecimento da Multistrada em 2010 não havia.
E o telelever é uma receita que tem funcionado há mais de 20 anos.

« Última modificação: Maio 02, 2017, 02:31:00, 02:31 por dfelix »

Maio 02, 2017, 23:26:30, 23:26
Responder #14

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Olá dfelix,

Quando a GS ganhou a alcunha de "zarolha" (fim dos anos 90, princípios de 2000), sim,tinha boa fama. De falar com pessoal dos kms, que a tinham  e falavam bem no geral, conforto, fiabilidade, muito boas máquinas para a altura. Não nos vamos esquecer de uma coisa, a GS criou o segmento e embora como mencionaste a Africa Twin era a procurada, as GS's existiam e tinham os seus fieis seguidores (que não eram de todo condutores de fds) Malta com muitos kms no lombo! A africa twin era uma moto mais acessível, e dentro disso, também se provou boa :)

Quanto à suspensão, mantenho o que disse.
Eu conduzo uma Springer, e esse tipo de suspensão permite separar as forças e tacto de travagem, ou seja, vais numa estrada irregular ou buracos a travar com o da frente e não perdes tacto na travagem como numa forquilha convencional.
Na GS notei o mesmo mas com uma precisão fenomenal e engenharia. è firme mas mantém-te bem agarrado à estrada e não vacila em nada.
Já atrás é como digo, não sei quase o que se passava nesse eixo. Ok estou habituado a suspensões que se passar em cima de um cigarro, sei se estava aceso ou apagado, lol, mas nem tanto como numa R nem tanto como na GS que mais parecia uma mota de mato.
Sim senti que a partir de uma certa velocidade a moto não quer ir para onde tu queres que ela vá. Tem de se fazer um esforço para a inserir em trajectória a partir dos 160km/h (mas acho que não é o habitat dela também)
Senti todo conjunto pouco compacto, firme, unido, mas não nos vamos esquecer que a moto tem o motor, suspensões, depósito e tem lá qualquer coisa para ligar isso tudo que lhe chamam "Quadro"...meh.

O peso é muito e sente-se bem, 275kg (versão normal)e com o centro de gravidade alto. Sente-se bem o peso dos cilindros a tombar. A posição olha, não me encaixei.
Numa Harley, acredita que conforto é uma ilusão de quem não as tem, as minhas costas que o digam. Conforto é numa Pan European ou FJR ou até na fantástica e competente Deauville. A seguir As Trail.

Volto a dizer: Tive pena de não ter gostado, a expectativa era alta. Mas para 22000 euros de moto, não é aquilo.

Vou ver se consigo experimentar um dia destes a SuperTeneré, Das Big trail, falta-me essa ;)

Maio 02, 2017, 23:39:12, 23:39
Responder #15

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)O peso é muito e sente-se bem, 275kg (versão normal)e com o centro de gravidade alto.(....)

Tens a certeza?
Estaremos a falar de uma GS versão standard e despida de malões, proteções metálicas, faróis adicionais, etc...certo?  :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 02, 2017, 23:43:56, 23:43
Responder #16

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT


Já tive uma DL1000 e nem sequer me atrevo a colocar na linha de comparação com a GS.
É como comparar o bacalhau à Brás congelado do LIDL com o bacalhau do Fuso.
(O Luis Salgueiro vai compreender a metáfora)


Buuuuuummmmmm... 'ganda estrondo' ! esta metáfora devia de ingressar no Guiness Book of Records !  :D

image hosting 30 mbcertificity.com


Maio 02, 2017, 23:54:26, 23:54
Responder #17

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
o peso de uma K50 ( a GS a partir de 2013 arrefecida a agua ) sao cerca de 230 Kg  :nice:


 :D
Dfelix,


Percebi bem a metafora pois sou precisamente de Vila Franca e nao deve haver semana que nao passe em Arruda e a porta do Fuso  :D :D :D

Mas de Bacalhau preferia o do Nazareth que é frente e tinha ha uns bons anos, um "do Demo"...  e "com natas"  :D   :tornarseanjinho:


Porque o overengineering??? porque (ja sei que discordas) mas aquilo parece ser tudo "chapa bruta" e feito para durar um Inverno Nuclear... e pelas kilometragens com que ja vi algumas (300 mil - 230 a do Joao Luis) acredito que seja mesmo construido para durar.

Tambem ja vi muitas imagens de algumas com chassis partidos e com os bracos traseiros partidos... nao creio que os donos andassem a fazer provas de supercross com elas... mas... 
 :pensador: :pensador:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 02, 2017, 23:57:17, 23:57
Responder #18

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Epa... esse bacalhau nao é GS... é GSA!!! ::P:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 02, 2017, 23:58:13, 23:58
Responder #19

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT



Percebi bem a metafora pois sou precisamente de Vila Franca e nao deve haver semana que nao passe em Arruda e a porta do Fuso  :D :D :D

Mas de Bacalhau preferia o do Nazareth que é frente e tinha ha uns bons anos, um "do Demo"...  e "com natas"  :D   :tornarseanjinho:


Já vi que percebes mais de motas do que de bacalhau ! "Cada qual é para o que nasce" !  :corado:

Maio 03, 2017, 00:18:24, 00:18
Responder #20

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
 :D :D :D

Gracas a Deus que nao percebo... é que se percebesse a balanca lá de casa já me estava a dar a mensagem "só 1 pessoa de cada vez" sempre que me metesse lá cima  :D :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 03, 2017, 00:25:15, 00:25
Responder #21

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Ok, desculpem. Tinha os 275kg na cabeça não sei porquê.
São 244kg em marcha, na versão que experimentei, a triple black na expo. Não tinha quaisquer extras montados.
Mas lá que a achei pesada, achei e olhem que a minha moto pesa 320kg a seco, tem é o centro de gravidade bastante baixo, não se nota muito em manobras.

Maio 03, 2017, 02:08:50, 02:08
Responder #22

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Não nos vamos esquecer de uma coisa, a GS criou o segmento e embora como mencionaste a Africa Twin era a procurada, as GS's existiam e tinham os seus fieis seguidores...

Só que nessa altura era raro encontrar uma GS... e o mercado predominante da BMW eram as tourers!
Foi o Long Way Round veio tornar a moto "fixe". Na altura a malta queria era KTM porque eram essas que ganhavam os Dakar.

(Aliás... eles próprios inicialmente queriam ktm, só que a marca não lhes disponibilizou motos.)

Eu conduzo uma Springer, e esse tipo de suspensão permite separar as forças e tacto de travagem, ou seja, vais numa estrada irregular ou buracos a travar com o da frente e não perdes tacto na travagem como numa forquilha convencional.

Já tive o privilégio de experimentar uma Softail Heritage Springer (aquela comemorativa branca com risca vermelha e malas com franjinhas meio rabicholas já de origem).

Epá... a forquilha estéticamente é lindíssima!!! Mas deve ser só o pior cagalhão de suspensão que existe!
Sejamos honestos: A própria HD deixou de as fabricar por motivos bastante óbvios!

Senti todo conjunto pouco compacto, firme, unido, mas não nos vamos esquecer que a moto tem o motor, suspensões, depósito e tem lá qualquer coisa para ligar isso tudo que lhe chamam "Quadro"...meh.

Desde meados de 90 quando introduziram o paralever e telelever que o motor passou a ser elemento central da ciclística.
Ou seja, a suspensão frontal e veio traseiro fixam directamente ao motor.
O quadro está lá... para segurar os acessórios!



É por esta razão que as bmw boxer a partir de 90's sempre foram reconhecidas pela sua enorme rigidez...

Nunca tanta gente gostou de BMW como no presente. Também nunca gente se esforçou tanto para detestar a marca como agora!
Posso te fazer uma enorme lista de defeitos e problemas do boxer. E com conhecimento de causa.
Mas os que enumeras não fazem muito sentido.

Mas para 22000 euros de moto, não é aquilo.

Com 22K compras uma GS base e ainda te sobra 6K para uma segunda moto mais adequada ao dia-a-dia!  :D

... e pelas kilometragens com que ja vi algumas (300 mil - 230 a do Joao Luis) acredito que seja mesmo construido para durar.

Poderia dizer que qualquer moto decente devidamente cuidada faz isso.
Mas não é bem assim.

Quando despachei a minha Speed Triple com 220.000km comprometi-me a receber a mota de volta e devolver o dinheiro se ela avariasse nos 6 meses seguintes.
Porque aquilo provou ser de tal forma robusto que tive confiança para o fazer.

Se eu faria o mesmo com a minha bmw que tem menos de metade? Não!



Maio 03, 2017, 12:21:11, 12:21
Responder #23

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas,

A P A N H A D O S

depois de fazer, aqui uma revisão a este tópico, vou fazer um apanhado das melhores frases dos diversos comentários, para o pessoal partir o côco a rir, das muitas coisas que são ditas por vezes sem se dar por isso, eu tb as digo com a maior das naturalidades....

ORA VEJAMOS,

- Este veio da Rússia de propósito cortar o cabelo à Mena!  :D  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

- É como comparar o bacalhau à Brás congelado do LIDL com o bacalhau do Fuso.  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

- Mas de Bacalhau preferia o do Nazareth que é frente e tinha ha uns bons anos, um "do Demo"...  e "com natas"  :D   :tornarseanjinho:  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

- Epa... esse bacalhau nao é GS... é GSA  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

- Já vi que percebes mais de motas do que de bacalhau ! "Cada qual é para o que nasce" !  :corado:  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

- Gracas a Deus que nao percebo... é que se percebesse a balanca lá de casa já me estava a dar a mensagem "só 1 pessoa de cada vez" sempre que me metesse lá cima  :D :D :D  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

- sao cerca de 230 Kg  :nice:  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

- Ok, desculpem. Tinha os 275kg na cabeça não sei porquê.
São 244kg  :stuck_out_tongue_winking_eye: :lolol:

- acessório de moda tal como alguém que deixa crescer a barba e enche os braços de tatuagens.  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

- passeando os seus enormes caixotes  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

- Os cilindros ficam a uns 15-20 centímetros a frente da perna!  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

-  a transmissão por veio tem um comportamento tão rijo que se sente tudo e mais alguma coisa nos pés.  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

- (aquela comemorativa branca com risca vermelha e malas com franjinhas meio rabicholas já de origem).  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

- Essa moto devia tar toda escafiada...  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

-  ganhou a alcunha de "zarolha"  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

-  O quadro está lá... para segurar os acessórios!  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

- Mas deve ser só o pior cagalhão de suspensão que existe! :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:

- aqui fica um outro modelo da GSA :lolol:  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol:
 


- BMW tem de uma daquelas coisas que nao se compram, que é carisma  :nice:

- Nunca tanta gente gostou de BMW como no presente.  :stuck_out_tongue_winking_eye:



meus senhores façam o favor de continuar, porque a conbersa quando desce de nivel, sobe de interesse e este tópico está um must ...  :stuck_out_tongue_winking_eye:  :lolol: :lolol: :lolol:

Em atualização
 :bandeiraportugal:


« Última modificação: Maio 04, 2017, 10:30:22, 10:30 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 03, 2017, 13:51:41, 13:51
Responder #24

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O clemente,


Convenhamos referir que o a conversa está a decorrer num tom concordato e com uma agradável e salutar convivência entre vários "malucos" das 2 rodas...


Noutro sítio já a Malta tinha estalado o verniz e passado a ofensa pessoal... Ou muito pior, tinha começado a cuspir pérolas "a minha não é made in china, é feita em Taiwan"  :D

Ou então... Estavam a afirmar a pé juntos que a GS tinha sido criada e denvolvida pela Quinco e que a BMW apenas trocava o emblema  :D :D :D





Já agora... Aquilo que o dfelix descreveu e o uso do motor como "stressed member" e é usado em muitas motos  :ok: a vantagem é uma maior rigidez e um menor peso
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 03, 2017, 17:36:48, 17:36
Responder #25

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Ou então... Estavam a afirmar a pé juntos que a GS tinha sido criada e denvolvida pela Quinco e que a BMW apenas trocava o emblema  :D :D :D

Não seria a primeira moto que a BMW apenas trocava o emblema!!!  ;)



Maio 03, 2017, 18:33:03, 18:33
Responder #26

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Ou então... Estavam a afirmar a pé juntos que a GS tinha sido criada e denvolvida pela Quinco e que a BMW apenas trocava o emblema  :D :D :D

Não seria a primeira moto que a BMW apenas trocava o emblema!!!  ;)

Não resisti 'à deixa'  de só trocarem o emblema e .... aqui fica um outro modelo da GSA :lolol:
free uploadcertificity.com

Maio 03, 2017, 19:33:33, 19:33
Responder #27

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Essa já é da linha nova "eco friendly"... consome 2 quilos de cenouras aos 100 kms e o problema da autonomia ja esta resolvido  ::P:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 03, 2017, 20:05:40, 20:05
Responder #28

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
...enquanto não taxarem pelas emissões de metano...

Enviado do meu LG-D855 através de Tapatalk


Maio 04, 2017, 00:18:09, 00:18
Responder #29

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Dfelix:

Era raro encontar uma Gs? Depende por onde andavas à procura, lol

Não disse que a suspensão da springer era excelente, acho que leste mal, disse que tem a capacidade de separar as duas forças, que consegues ter amortecimento sem abalar o tacto da travagem, o que achaste dela isso são opiniões pessoais, obrigado por partilhares a tua.

22000 euros é o preço proposto pela BMW para a tripleblack com os 4 packs, pelo menos quando experimentei, foi o valor da proposta que me fizeram.

E a que experimentei não estava "afanada", tinha 4000kms e pouco.

Quanto à rigidez e trajectória eh pah...vai testar uma, esmifra-a até ao tutano e depois conta :) Não te esqueças de a pôr acima dos 160 kms/h até aos 190kms/h e depois diz-me como é curvar ;)


Clemente Vicente:

230kg na versão normal, GS, como mencionei. 244kg é a GSA.

Maio 04, 2017, 07:48:41, 07:48
Responder #30

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Jmartins, percebo agora que a moto testada estaria bem equipada (com pack de malas??), o que pode ajudar a explicar em parte essa sensação que relatas acima dos 160km/h.

O efeito na condução de toda essa "área quadrada" (e como sabemos as malas nesta são por norma bastante volumosas), pode ter um certo efeito na trajetória que não me espanta e que é mais sentido quanto maior a velocidade e o efeito aerodinâmico perturbado pela presença das mesmas. Num dia de vento (frontal e lateral), maior ainda a sensação...

Por acaso o tema dava um bom tópico... :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 04, 2017, 23:10:48, 23:10
Responder #31

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Não tinha malas, nem topcase. Nua e crua, os packs, eram os da bmw, touring, confort, Dinamic e o do black edition.

Maio 06, 2017, 12:46:13, 12:46
Responder #32

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas,


A BMW que eu gosto é esta, e ainda não sei distinguir os modelos delas , pelos vistos não são todas iguais,  neste modelo existem diversas versões de estética , esta moto é linda,

agora vejam as vendas, aqui, http://www.moto.it/news/il-mercato-ad-aprile-perde-il-9-8-il-2017-va-meglio-le-top-100.html





:bandeiraportugal:


« Última modificação: Maio 06, 2017, 12:49:58, 12:49 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 08, 2017, 00:55:09, 00:55
Responder #33

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
agora vejam as vendas, aqui,...

Quando começaram a vender que nem pãezinhos quentes há uns anos atrás achei que o efeito fosse passageiro.
E há uns 3 ou 4 anos achei mesmo que a "bolha" iria acabar por rebentar. Nem que fosse por saturação.
Mas a realidade é que continua a dominar.

Hoje de manhã estive na serra da Arrábida e perdi a conta à quantidade de GS que vi.

Maio 08, 2017, 10:23:08, 10:23
Responder #34

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Clemente, essa é a versao "rallye" de 2017.



É uma GS normal mas é uma edição especial (cor especial, banco mais baixo, etc)  :nice:



So tens 2 GS: a GS e a GSA (A de adventure). A segunda é basicamente a mesma moto mas já vem com deposito de gasolina de maior capacidade e com crash bars de protecao de motor e deposito.


A atual versao da GS saiu em 2013 e foi refrescada este ano e tem o motor arrefecido a agua, por isso geralmente vem com a designação LC (liquid cooling) e distinguem-se facilmente dos modelos anteriores porque o escape esta no lado direito (obviamente o design é todo diferente, mas para as distinguires este pormenor é o mais facil).
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 08, 2017, 10:31:27, 10:31
Responder #35

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Clemente, essa é a versao "rallye" de 2017.



É uma GS normal mas é uma edição especial (cor especial, banco mais baixo, etc)  :nice:



So tens 2 GS: a GS e a GSA (A de adventure). A segunda é basicamente a mesma moto mas já vem com deposito de gasolina de maior capacidade e com crash bars de protecao de motor e deposito.


A atual versao da GS saiu em 2013 e foi refrescada este ano e tem o motor arrefecido a agua, por isso geralmente vem com a designação LC (liquid cooling) e distinguem-se facilmente dos modelos anteriores porque o escape esta no lado direito (obviamente o design é todo diferente, mas para as distinguires este pormenor é o mais facil).

Olá,

obrigado TMaxer, eu por acaso pensei logo em ti, que serias uma das pessoas indicadas, para me elucidar das diferenças, até mesmo, eu pesquisei na página da BMW e não me aparece esta, pensei em ir á baviera da Expo tirar dúvidas e tentar vê-la ao vivo.

por acaso a posição o escape eu já tinha lido em algures, por aí

A moto é uma assombração..............

Obrg. um abraço  :convivio:
« Última modificação: Maio 08, 2017, 10:37:58, 10:37 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 08, 2017, 10:40:49, 10:40
Responder #36

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Essa versao geralmente nas GS é uma versao mais vocacionada para o offroad, repara que o tipo de pneus é de tacos e nao os mais polivalentes (ou mais vocacionados para asfalto) que normalmente vem (Anakee e os Tourance Next)


As GS que tem as faixas tricolores sao geralmente versao "rallye", mas nem todos os anos sai este tipo de versao  :nice:


Mas quem quiser comprar pode depois meter pneus normais que ela anda normalmente como qualquer outra GS   :nice:


Por acaso tambem gosto muito da cor  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 11, 2018, 15:17:14, 15:17
Responder #37

marb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 GS
  • Localidade: Santarém

Começou logo mal, com 1.83m de altura e o banco no mínimo, mal chegava ao chão,lol mas tudo bem.


Talvez por ser a GSA. Eu experimentei a GS e com 1,71 só me dei conta que o banco estava na posição mais alta, quando regressei ao stand, após 100 km's feitos.

Citar

Manter trajéctoria acima dos 160 km/h não é fácil...a moto não quer lá muito disso, tem as suas dificuldades.


Parece-me estranho, não cheguei a andar a essa velocidade, mas mesmo com malas a velocidade máxima recomendada é de 180 km/h, ao contrário de outras que é de 120-140 km/h!

Citar

Passado 10kms já tinha os joelhos a precisar de esticarem (demasiado dobrados pelo recuo que obrigam os cilindros.)


Se calhar estás habituado a andar com os pés esticados. Eu andei 100 km's e foi como se nada fosse, tlvez por estar habituado às trail's!

Citar

E de resto, pesada como tudo com um centro de gravidadde alto.


Mais uma vez não concordo, o que caracteriza este modelo é o baixo centro de gravidade, muito por culpa do motor boxer. Quanto ao peso, não se nota assim tanto, a Integra que tive tinha o peso bem mais notório!!!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018 BMW R1200 GS