Autor Tópico: BMW R 1200 GS: Qual é afinal o segredo do sucesso??  (Lida 37985 vezes)

Julho 22, 2017, 23:28:22, 23:28
Lida 37985 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
> BMW R 1200 GS <
Qual é afinal o segredo do sucesso??






Talvez nem todos se tenham dado conta, mas foi recentemente noticiado que as vendas da GS têm vindo a subir e a bater records. Os números são impressionantes...e mais ainda quando nos debruçamos sobre o preço de uma máquina destas nova.


Assim, a moto do momento que o era aqui há uns anos atrás, continua a sê-lo e pelos vistos sem dar o mínimo sinal de que a prestação comercial venha a abrandar...


Há duvidas disso?
Vejamos um excerto desta notícia publicada há um par de dias:


"BMW Motorrad Sales Q2 2017 Report

BMW Motorrad continues to break sales records, the latest achievement once again led by the popularity of the R 1200 GS and R 1200 GS Adventure.

For the fifth-straight time, the Bavarian motorcycle manufacturer broke a six-month sales record. BMW reports that through June 2017, 88,389 motorcycle and maxi-scooters were sold worldwide, an increase of 9.5% over the same period of 2016 (80,754 units).

“For all of us at BMW Motorrad it is a great pleasure and a confirmation of all our efforts that our customers continue to show us that we are on the right track with our model initiative,” says Stephan Schaller, General Director of BMW Motorrad."


https://ultimatemotorcycling.com/2017/07/20/bmw-motorrad-sales-9-5-first-half-2017-another-record/


Dentro da BMW Motorrad, as GS's não são de facto as únicas impulsionadoras de vendas da marca, mas são indiscutivelmente e de longe...as mais importantes.


Mas afinal qual o segredo para o sucesso comercial a nível Mundial de um modelo que custa tanto dinheiro, que tem um look frontal algo controverso, que não é prático numa utilização variada onde se inclua circulação citadina...?


Se me dizem que tudo se deve ao mecanismo financeiro montado em torno dos modelos da marca, sinceramente começo a pensar que não será apenas isso...
Se me dizem que se deve à capacidade dos actuais proprietários conseguirem ser óptimos "porta-vozes" do modelo e conseguirem trazer mais clientes, acho que tem alguma relevância....
Se me dizem que não passa de uma moda que "pegou forte" como a dos Iphone, acharei que de um modo genérico é um argumento que tem algum peso, mas está longe de explicar tamanho sucesso ano após ano...
Se me dizem que se deve à capacidade da máquina ser muito boa em praticamente tudo e não existir nada que sequer se chegue perto e por aquele valor, acharei que o interlocutor que me o diga por certo fumou cannabis alguns minutos antes...
Se me dizem que é da assistência ou dos preços das revisões, reviro os olhos e dedico-me às palavras cruzadas...
Se me dizem que se deve ao elevadíssimo número de acessórios e marcas que sustentam esta "dream machine", entendo-o como um argumento que terá algum sentido...
Se me dizem que se deve em boa parte ao emblema que leva colocado de ambos os lados, acabarei por também ver alguma relevância nessas palavras e no conduzir a tanto sucesso do modelo.


Independentemente da razão (e que qualquer pessoa percebe não ser somente uma), a verdade verdadinha - passe a expressão - é a de que as GS's vendem muito bem, cruzam as estradas nacionais com enorme regularidade e por vezes em grupos bastante extensos e conseguiram uma gigantesca legião fãs.


Gostemos ou não, haja ou não raiva para com aquele "mamute", por mais amor ou ódio que até se gere à sua volta, uma coisa é certa: a GS não deixa ninguém indiferente. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 22, 2017, 23:57:00, 23:57
Responder #1

twin-pt

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***
  • João Mestre / twin-pt

  • 1200
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A verdade, verdadinha - passe a expressão - é que eu, um dia, ainda vou ter uma... :festa:
« Última modificação: Julho 23, 2017, 00:01:07, 00:01 por twin-pt »
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Julho 23, 2017, 00:16:57, 00:16
Responder #2

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Tens no teu texto uma série de ideias preconcebidas que estão erradas.

Sim, as GSA são um bocado volumosas (sobretudo com malas), mas as GS não tem uma pegada assim tão grande e ao contrário do podes pensar guiam-se com uma facilidade desconcertante, inclusive em cidade... Aliás, dão para filtrar na "boa"


Agora, a tua pergunta é boa.


Certamente será a evolução destes anos todos, mas também uma boa capacidade técnica da B!W Motorrad nas soluções apresentadas.

Repara que nos carros também tens uma Porsche com um carro que está todo errado e em termos de longevidade e único na indústria. E apesar de errado tem o comportamento "bitola" dentro do segmento.


Não creio que se trate de uma moda, crio que as trails sejam uma tendência fruto do paradigma ou reflexo da sociedade em que vivemos. E das necessidades que o novo estilo de vida nos cria.


Repara que os SUV ou monovolumes nos tempos actuais deixaram de ser moda e passaram a ser norma.



A GS é uma boa moto no segmento em que se apresenta, não é a mais barata e provavelmente não será a melhor, mas é BOA. Tem um equipamento muito completo e tudo funciona e funciona bem (o comando da caixa podia ser melhor, nas 2015 já foi melhorado). A condução é fácil, segura, emocionante e tangível independentemente de seres um as das 2 rodas ou um domingueiro.


Para perceberes melhor, vai fazer um test Drive e compreendes. No final quase de certeza que vais gostar e sentar-te à frente do vendedor e começar a fazer contas a vidas. Ou então não vais gostar mesmo é vais confirmar que aquilo que gostas e outra coisa (hipótese de menor probabilidade)



« Última modificação: Julho 23, 2017, 00:21:30, 00:21 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 23, 2017, 00:31:52, 00:31
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Parece-me que leste o texto no sentido errado ao convidares-me a ir experimentá-la e mudar uma eventual ideia que tenha. :)

Talvez não tenhas percebido Miguel, mas as "ideias pré-concebidas" a que fazes alusão, resultam de um apanhado daquilo que regularmente é lido e também daquilo que ouço em conversa...o bom e o menos bom...levando-me a criar o tópico quanto a um modelo que não larga o sucesso ano após ano.

De mau, mesmo mau...não tenho conhecimento.

Trata-se de uma moto controversa que tem os seus fervorosos defensores e aqueles que assim não o entendem, pelo que trouxe este tópico para a discussão aberta sobre o mesmo, sem filtros. :)

Se aquilo que escrevi é entendido de outra forma ou então como um "ataque" (estranho-o desde já!), então definitivamente não consegui passar a mensagem quanto à capacidade que este modelo germânico tem em marcar a sua presença, independentemente do forte e constante "burburinho" criado à sua volta. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 23, 2017, 10:12:13, 10:12
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É um longo...muito longo caminho desde a primeira a ostentar a sigla GS (G/S).

O sucesso em que se tornou o modelo é quase como que um case study, pela forma como se mantém com vendas que batem todas as outras marcas, pela forma como consegue cimentar a sua presença nas big adventure bikes (mesmo custando bastante), pela forma como consegue gerir o sucesso e ir actualizando aos poucos e sem rasgos o modelo, como consegue apresentar um design algo controverso e mesmo assim atrair milhares...

Não é para todas... Aliás, mais sucesso que a GS, só mesmo a GS que ainda está para sair! :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 23, 2017, 10:25:02, 10:25
Responder #5

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A GS é seguramente uma moda, o tempo dirá se será um clássico.
Penso que a construção da sua imagem pelo marketing  tornou-a desejável com símbolo de prosperidade, como era a Mercedes há umas das atrás. É uma mota ligada a um segmento em afirmação, que se tornou ela própria um segmento dentro de segmento.
Claro que a qualidade, o serviço pós venda, o financiamento, etc são fatores a ter em conta.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 23, 2017, 11:01:52, 11:01
Responder #6

jofra

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900
  • Localidade: Margem Sul
Ainda nao foi dito aqui, mas terem sido as "estrelas" dos documentários Long way Round/Long way Down também ajudou bastante com o marketing, que após as estreias dos mesmos, as vendas das GS1200 subiram exponencialmente, todos queiram ser os próximos Ewan e Charlie  :D

Julho 23, 2017, 13:08:02, 13:08
Responder #7

cgomes

  • Visitante
Ainda nao foi dito aqui, mas terem sido as "estrelas" dos documentários Long way Round/Long way Down também ajudou bastante com o marketing, que após as estreias dos mesmos, as vendas das GS1200 subiram exponencialmente, todos queiram ser os próximos Ewan e Charlie  :D

 :nice: Se a isso juntarmos o sistema de crédito da BMW ficamos a perceber melhor o porquê de algum do sucesso. Pior é quando chega o momento do final de contrato em que o proprietário terá que desembolsar muitos euros ou então optar por continuar na marca.
Digo eu . . . com os nervos  :cool:

Julho 23, 2017, 17:23:11, 17:23
Responder #8

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1963
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Não fosse esse sistema de crédito da BMW e penso que nem metade circulava pelas nossas estradas.

Se as Japonesas fizessem o mesmo, ai ai.

João  :scooter: :scooter:

Julho 23, 2017, 17:36:49, 17:36
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O sistema de crédito tem influência...sim, é verdade!

Mas na minha ideia não pode explicar tudo. Não pode explicar vendas que se saldam em milhares de unidades ano.

É que não estamos a falar de um motociclo ao custo de uma scooter 125cc.
Estamos a falar de uma moto com um p.v.p. bastante alto, que sai muito bem dos stands em qualquer canto do Mundo, bate records de vendas ano após ano, que move centenas de milhar ou mesmo milhões nas casas dedicadas a acessórios e que conseguiu uma legião de fãs que não mostra sinais de abrandamento.

Ainda não encontrei a razão, porque provavelmente são muitas a concorrer para ela...

Como tinha dito mais atrás neste tópico, só posso ver a GS como um case study.

Mesmo com a controvérsia, o preconceito e a "celeuma" a cair sobre ela, acaba por mostrar uma vitalidade que não tem uma explicação fácil...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 23, 2017, 17:51:21, 17:51
Responder #10

twin-pt

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***
  • João Mestre / twin-pt

  • 1200
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
De acordo com alguns amigos, as GS são os verdadeiros camaleões das estradas!

Não são as melhores em tudo mas a verdade é que não são más em nada, tanto dão para viajar como uma tourer como fazer uma estrada de montanha a curtir como uma sport-tourer. Especialmente as versões mais recentes com as diversas declinações das suspensões ESA.

Uma KTM Adventure é claramente melhor em termos de motor, travões e até de suspensões, mas tens de andar sempre com a "faca nos dentes" para tirar partido disso. Uma FJR ou RT ou outra qualquer turística são melhores para viajar, mas só quando o asfalto está em boas condições, e não são tão ágeis. Uma desportiva, ok, mas chegas de uma tirada e vais dormir no hotel, não estás em condições de nada...

E podemos continuar...

E há outra coisa que não referiram ainda (acho): as GS mantém o seu valor melhor que outras, os valores de revenda são mais elevados! E isto é muito Importante!

Eu já o disse e volto a dizê-lo: um dia terei uma, é o meu objectivo motociclista...


Sent from my iPad using Tapatalk
« Última modificação: Julho 23, 2017, 17:52:54, 17:52 por twin-pt »
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Julho 23, 2017, 19:33:07, 19:33
Responder #11

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Como já discutimos noutro tópico, é uma mistura de todas essas razões, quase todas apontadas já.
O produto é bom, mas vende mais do que o seu posicionamento de preço faria supor.
E não é tão melhor assim do que alguma da concorrência, que acaba por vender infinitamente menos.

Quanto ao desafio do TMaxer, é perigoso.  :convivio:

A GS nunca me cativou ao ponto de pensar em comprar uma, mas há uns anos valentes dei uma volta porreira na hoje velhinha R1150 GS e realmente aquilo é muito, muito fácil de guiar ! qualquer maçarico guia aquilo despachadinho.
E na cidade, não fôra o volume e o peso em especial parado ou a muito baixa velocidade, até seria fácil. Na terra nunca experimentei, mas diz quem sabe que até são fáceis de levantar do chão por causa das cabeças dos cilindros, que fazem alavanca !



Julho 23, 2017, 20:34:04, 20:34
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pois..deve ser dos vendedores que são especiais.
Só pode... ;)  :nice:

Como é que ninguém antes se tinha lembrado dessa hipótese.  :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 23, 2017, 22:46:50, 22:46
Responder #13

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Moda para mim sao as Cafe Racers que sao um nicho de mercado, destinado um grupo que é heterogeneo mas mais ou menos definido.



As Adventure ja estao presentes nas gamas de todos os fabricantes e em termos dos números que interessam estão presentes nos tops de vendas de praticamente todos os paises.



Quanto à BMW, é uma maquina que está bem pensada e já tem muito trabalho de evolução e polimento.


Não é barata, mas é uma maquina que tem muito equipamento e uma excelente qualidade de construção e excelentes capacidades dinamicas... e sim, também com um emblema apelativo.


Apesar dos creditos poderem ajudar muito a potenciar o numero de vendas, creio que em grande maioria o clientes BMW é uma pessoa consciente, bem informada e conhecedora daquilo que esta a comprar... e que tem rendimento para as ter... e que lhes dao uso... é so aderirem a uma pagina de clientes BMW e tipo os Motorrad Fans e vao ver a quantidade enorme de pessoal que anda lá fora todas as semanas a meter kilometros nas maquinas.


A questão do preço elevado, isso é uma questao nacional porque cá em muitos segmentos vende-se mais o que é barato...  na minha opiniao nao se coloca neste segmento... quando uma marca chega ao mercado e tem o produto, o equipamento, o design, fiabilidade e a performace que os clientes querem, os clientes não tem problema em pagar o preço, e posso ja dar um exemplo:




Vendas em Franca nos 1os 5 meses de 2017, vejam os números de vendas da Integra e da XADV. A X sendo mais cara 2000€ vendeu o dobro da Integra, sabendo-se que a base mecânica é a mesma nas 2 maquinas isto ainda fica mais difícil de explicar.



E sim, tambem tem os seus problemas mecanicos e avariam e de vez em quando tem que ir de reboque... como todas as outras.  :D


Por cá ja sabemos o que a casa gasta...


E ja agora se me permitem uma critica mordaz e que apenas pretende ser uma caricatura e nao ofender ninguem, cá no Burgo o "espertalhaço" é o gajo que compra a Benelli por 5999€ e aquilo ate pare uma MS ao longe e ja vem com malas e pneus Pirelli.

O "otario" é quem compra uma BMW de 20 mil, porque é um cagao que so comprou o trambolho pelo emblema e so tem dinheiro para levar à mota ao cafe ao fim de semana porque ficou a pagar a moto em 10 anos em prestacoes e o dinheiro nao chega para mais  :D :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 23, 2017, 23:39:51, 23:39
Responder #14

twin-pt

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***
  • João Mestre / twin-pt

  • 1200
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
E ja agora se me permitem uma critica mordaz e que apenas pretende ser uma caricatura e nao ofender ninguem, cá no Burgo o "espertalhaço" é o gajo que compra a Benelli por 5999€ e aquilo ate pare uma MS ao longe e ja vem com malas e pneus Pirelli.

O "otario" é quem compra uma BMW de 20 mil, porque é um cagao que so comprou o trambolho pelo emblema e so tem dinheiro para levar à mota ao cafe ao fim de semana porque ficou a pagar a moto em 10 anos em prestacoes e o dinheiro nao chega para mais  :D :D :D

Comentário do dia! E está tudo dito! :tirarchapeu: :tirarchapeu: :tirarchapeu:



Sent from my iPad using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Julho 23, 2017, 23:44:52, 23:44
Responder #15

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Aponto para os seguintes:

- Envelhecimento do público motociclista ocidental.
O inicio da febre pela GS e similares ocorreu com malta que há 20 anos atrás conduzia superdesportivas.
Alguns passaram pelas sport-tourers. Mas a generalidade encontrou nas maxitrail e nomeadamente na GS uma opção versátil para as voltas habituais e viagens a dois.
O assédio pela caça à multa deu um empurraõzinho para o sucesso de algo menos estradista.

- Emergência do espírito de Aventura  (ou "efeito Long Way Round")
Tornou-se extremamente apelativo ter uma moto que dá a sensação que permite viajar até ao fim do mundo.
Mesmo que não se faça.

- Efeito carneirada
Como habitual em qualquer moda ou tendência, gera-se um efeito de desejo por algo que muitas vezes nem é o produto mais adequado.
A realidade é que se tornou objecto de desejo. E isso leva muitos motociclistas menos experientes quase a saltar da PCX para a GS como se fosse o santo graal.
(normalmente há uma NC750X pelo menos)

- Facilidade de crédito
Na ressaca de um período de recessão mundial, a BMW ao ter a sua própria financeira permitiu um acesso facilitado ao crédito e condições que outros construtores mesmo vendendo produtos mais baratos não conseguiam.




Julho 24, 2017, 00:13:37, 00:13
Responder #16

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Em Franca e Italia é sempre top de vendas  :ok:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 24, 2017, 01:15:22, 01:15
Responder #17

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Fiquei parvo com as vendas da Tmax...curiosamente a maxi mais cara de todas as da lista  :cool:

E a Vespa GTS 300 no top 3 ?
Cara e seguramente o mais velho de todos os projectos, com uma actualização mínima (há uns 2 anos) em 9 anos de carreira.
E este chassis é de 2003... mantém-se tal e qual...
também é um fenómeno tipo GS, só que à sua escala... e a Piaggio não tem um banco.  :napodeser:

Julho 24, 2017, 10:13:36, 10:13
Responder #18

zepedro

  • Visitante
Não fosse esse sistema de crédito da BMW e penso que nem metade circulava pelas nossas estradas.

Se as Japonesas fizessem o mesmo, ai ai.

João  :scooter: :scooter:


Não quero ser simplista e dizer que é por causa das condições de crédito apenas, mas que elas são factor impulsionador deste "fenomeno" são.
Troquei de mota recentemente e pedi varias propostas no processo. Uma das alternativas era a C650 Sport.
As condições que a BMW me fazia foram extremamente aliciantes:
- davam-me um valor de retoma pela Xmax 400 que ficava uns 500 euros acima do valor de mercado e usava esse valor como entrada para a C650, cobrindo metade do seu preço. 
- durante 3 anos ficava a pagar 30 euros por mês, o que é praticamente de borla.
- daqui a 3 anos podia devolver a mota, pagar o valor restante ou usar em troca idêntica por outra BMW.

Em termos concretos, deixava lá a Xmax saia com a C650 novinha e só voltava a preocupar-me com o assunto daqui a 3 anos.
Acreditem que a tentação de aceitar isso logo é muito grande :-)


Abraços

ZeP
« Última modificação: Julho 24, 2017, 10:18:19, 10:18 por zepedro »

Julho 24, 2017, 10:35:36, 10:35
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É verdade aquilo que dizes  :nice: mas existe aqui um ponto que no caso específico da GS...acaba por não explicar, apenas por si, o seu número de vendas.

É que este tipo de financiamento é bom em toda a gama da BMW Motorrad...e acaba por ser expressivo precisamente numa moto em particular (R1200GS), a qual está longe de ser a mais barata.

Ou seja, o financiamento ajuda, mas não explica o seu avassalador número de vendas. A moto vende muitíssimo bem!!

Aquilo que indicou mais atrás o Dfelix parece-me aproximar-se mais - ainda que havendo também outras razões a concorrer - da realidade.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 24, 2017, 10:49:10, 10:49
Responder #20

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

A questão do crédito e sobretudo das retomas ajuda. Na maioria dos stands não querem aceitar retomas por causa do trabalho e do dinheiro que fica empatado.

Um dia na yamaloures tiveram a cara de pai de oferecer pela minha TMax 500, 3500€ a troca por uma 530. Na altura ela tinha 20 mil km.


A minha resposta para o vendedor foi logo "mais vale dizer que não me quer vender a moto" e nunca mais lá voltei  :nice:



Isaac, O Vasco já te deu a resposta em forma de aviso 😂😂😂😂. Vais dar uma volta numa e depois quando terminares o test drives, sentas-te numa cadeira com o vendedor e pensas na melhor forma de dar a notícia lá em casa  ::P:  ::P: ::P:


Já agora mais um bitaite: motos com muita electrónica na suspensão e controlo de tração, riding mores etc etc, estão noutro fuso horário em relação às mecânicas ou "analógicas"
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 24, 2017, 10:57:02, 10:57
Responder #21

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Não fosse esse sistema de crédito da BMW e penso que nem metade circulava pelas nossas estradas.

Se as Japonesas fizessem o mesmo, ai ai.

João  :scooter: :scooter:


Não quero ser simplista e dizer que é por causa das condições de crédito apenas, mas que elas são factor impulsionador deste "fenomeno" são.
Troquei de mota recentemente e pedi varias propostas no processo. Uma das alternativas era a C650 Sport.
As condições que a BMW me fazia foram extremamente aliciantes:
- davam-me um valor de retoma pela Xmax 400 que ficava uns 500 euros acima do valor de mercado e usava esse valor como entrada para a C650, cobrindo metade do seu preço. 
- durante 3 anos ficava a pagar 30 euros por mês, o que é praticamente de borla.
- daqui a 3 anos podia devolver a mota, pagar o valor restante ou usar em troca idêntica por outra BMW.

Em termos concretos, deixava lá a Xmax saia com a C650 novinha e só voltava a preocupar-me com o assunto daqui a 3 anos.
Acreditem que a tentação de aceitar isso logo é muito grande :-)


Abraços

ZeP

Boas,

estou a achar isso tudo barato demais, queres ver que ainda vou lá buscar uma dor de cabeça.....

tenho que passar pela Baviera da Expo para saber as condições

30 euros ???? só ? isso é um grande negócio e tem-se sempre moto nova.

E depois o que se pode comparar com a Integra ???? a BMW não tem nada comparável , digo eu...


 :convivio:
« Última modificação: Julho 24, 2017, 10:59:05, 10:59 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Julho 24, 2017, 11:01:53, 11:01
Responder #22

zepedro

  • Visitante
Não fosse esse sistema de crédito da BMW e penso que nem metade circulava pelas nossas estradas.

Se as Japonesas fizessem o mesmo, ai ai.

João  :scooter: :scooter:


Não quero ser simplista e dizer que é por causa das condições de crédito apenas, mas que elas são factor impulsionador deste "fenomeno" são.
Troquei de mota recentemente e pedi varias propostas no processo. Uma das alternativas era a C650 Sport.
As condições que a BMW me fazia foram extremamente aliciantes:
- davam-me um valor de retoma pela Xmax 400 que ficava uns 500 euros acima do valor de mercado e usava esse valor como entrada para a C650, cobrindo metade do seu preço. 
- durante 3 anos ficava a pagar 30 euros por mês, o que é praticamente de borla.
- daqui a 3 anos podia devolver a mota, pagar o valor restante ou usar em troca idêntica por outra BMW.

Em termos concretos, deixava lá a Xmax saia com a C650 novinha e só voltava a preocupar-me com o assunto daqui a 3 anos.
Acreditem que a tentação de aceitar isso logo é muito grande :-)


Abraços

ZeP

Boas,

estou a achar isso tudo barato demais, queres ver que ainda vou lá buscar uma dor de cabeça.....

tenho que passar pela Baviera da Expo para saber as condições

30 euros ???? só ?


 :convivio:


A BMW Motorad já não é na Expo, é em Entrecampos. Quando às condições de crédito foi como disse. No momento da compra haveria que pagar as taxas de documentação e afins, que eram umas centenas de euros, penso que por volta de 200 ou 300.
Ainda beneficiava de uma promoção por ter sido na altura da Exposição na FIL, mas não me parece que isso fosse alterar profundamente as condições de crédito.

No inicio da conversa eu próprio disse que a proposta seria com pronto pagamento e eles é que puxaram a questão do crédito.

Abraços!

ZeP

Julho 24, 2017, 11:08:37, 11:08
Responder #23

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Zepedro , então mas vou primeiro onde ? escolher a moto ao stand da BMW ou eles tratam de tudo ou tenho que ir á Motorad em entrecampos , explica lá se ff...

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Julho 24, 2017, 11:09:44, 11:09
Responder #24

carlos fonseca

  • Visitante
Para além do emblema , da questão financeira, da facilidade da mota, da constante atualização e modernização de características, há outro aspeto que também contribuirá para o sucesso deste modelo, a possibilidade de ser conduzida por condutores de praticamente todas as estaturas o que não acontece com a generalidade da concorrência.
Este é aquele modelo que não é preciso de responder a famosa questão: em que é que eu vou utilizar a mota?, antes do processo de compra.

Porque efetivamente dá para tudo!
Outras também o fazem mas por esta ou outra característica, nomeadamente a questão da altura do banco ao solo ou porque não souberam apresentar os seus argumentos no momento certo viram se subalternizadas pelo fenómeno GS.



 

Julho 24, 2017, 11:35:47, 11:35
Responder #25

zepedro

  • Visitante
Zepedro , então mas vou primeiro onde ? escolher a moto ao stand da BMW ou eles tratam de tudo ou tenho que ir á Motorad em entrecampos , explica lá se ff...

 :convivio:

Antigamente o Stand das motas da BMW era na Expo. Agora já não é. Há coisa de uns meses mudaram-se para Entrecampos. Tem lá o stand com as motas, comerciais, etc.



Abraços!

ZeP



Julho 24, 2017, 11:43:07, 11:43
Responder #26

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
A questão do crédito e sobretudo das retomas ajuda.

Esqueci-me deste ponto importantíssimo.
Muita gente tem obtido valorizações pelas usadas muito acima da média.  :nice:

Já agora mais um bitaite: motos com muita electrónica na suspensão e controlo de tração, riding mores etc etc, estão noutro fuso horário em relação às mecânicas ou "analógicas"

Como assim?

Para além do emblema ,...

A questão do emblema talvez faça sentido para a toda a nova vaga de motociclista que até há pouco tempo só conhecia marcas de fabricantes de automóveis.  :D

...da constante atualização e modernização de características,...

Se te referes a "recalls" pode-se considerar que realmente tem um serviço pós-venda que continua para lá do periodo de garantia.
Mas que para usufruir implica continuar manter fidelidade com a assistência oficial.

...a possibilidade de ser conduzida por condutores de praticamente todas as estaturas o que não acontece com a generalidade da concorrência.

Não é bem assim.
Oferecem algumas possibilidades de configuração para condutores de baixa estatura.
Mas sobretudo nas F, e longe de serem milagrosas.

Um condutor com menos de 1,70 para conduzir uma GS tem de já ter alguma experiência no que diz respeito a manobrar motos altas e pesadas.
É possível viver com isso. Mas nunca será a escolha mais "confortável".



Julho 24, 2017, 11:48:17, 11:48
Responder #27

Black

  • Visitante
Pois....

Porque é que a CBR600 foi um éxito de vendas na década de 90!
Porque é que a XJ600 Diversion foi a escola de boa parte dos motociclistas actuais?
Porque é que a ZXR era a desportiva de eleição até saírem as GSXR de injecção?
Porque é que a Varadero se soube impor à GS?
Porque é que a DT50 chegou a ser produzida exclusivamente para o nosso mercado?
Porque é que existe pessoal a viajar nas NC se elas foram feitas a pensar no ambiente urbano?
Porque é que a R-GS vende bem!?

Os fenómenos comerciais são fruto de estudo e a maior parte deles estão directamente vinculados à sociedade e condição económica desse momento.

No entanto existe produtos que destacam, muitas vezes por carisma, outras vezes pelas soluções apresentadas ou pelo que tipo de utilização que estão orientadas.

Unstoppable!

Esta palavra encaixa mais na estratégia de marketing que nas reais possibilidades do animal em questão, mas sim, é possível utilizá-lo no dia a dia, é possível viajar com ele e existe a ínfima possibilidade de ir ali, ao cimo do monte para ver a paisagem.
A tudo isto juntamos um sem número de acessórios a apoiar o consumismo, um grupo de tesers no Facebook e uns almoços a falar das aventuras.....
A mecânica até é boa e fiável, assim como em termos estéticos, principalmente para a pose, é uma mota impactante.
No entanto, necessitam de casquilhos e melhores componentes a nível electrónico para poderem estar ao sol, ou não se imobilizarem por capricho.
Eu acho que, a BMW faz motos boas, com alguma qualidade, mas vende muito melhor a caixa cheia de lacinhos e florituras que o conteúdo da mesma.
Quem não cai nessa cena, se calhar, são aqueles que sabem bem que o importante é I conteúdo da caixa.

Julho 24, 2017, 12:06:27, 12:06
Responder #28

carlos fonseca

  • Visitante
Dfelix

O emblema funciona tanto nos carros como na motas e a BMW antes desta vaga de sucesso já produzia motos de gama
alta, turísticas Rs e Ks com a consequência imagem de marca.

Não me refiro aos recalls refiro me a modernização do motor, refrigeração liquida na actualidade, a redução de peso,
as suspensões com com diferentes modos entre outros.

Na questão da altura pergunta a um condutor de 1,70 mts em que moto é que se sente mais a vontade. Se numa GS ou numa Crosstourer, só para citar um exemplo. E já agora quantas opções de regulação de banco é que tens num modelo e noutro e opções after market.


Julho 24, 2017, 12:13:12, 12:13
Responder #29

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Antigamente o Stand das motas da BMW era na Expo. Agora já não é. Há coisa de uns meses mudaram-se para Entrecampos. Tem lá o stand com as motas, comerciais, etc.



Abraços!

ZeP

Não sabia que já não existia Stand de motos na Expo

Obrigado um abraço Zepedro

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Julho 24, 2017, 12:35:46, 12:35
Responder #30

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Porque é que a ZXR era a desportiva de eleição até saírem as GSXR de injecção?

Nunca foi a desportiva de eleição!
OK... talvez no tempo das GPZ. Mas fora isso... o mundo esteve demasiado ocupado a decidir entre CBR e YZF.

As ZXR tiveram oportunidade de emergir recentemente fruto do sucesso desportivo.
E mesmo assim ao nivel de vendas foi passada na curva pelas S1000RR.

Porque é que a Varadero se soube impor à GS?

Soube-se impor?

É que a Varadero sempre sofreu o estigma de não ser uma digna sucessora da Africa Twin.
O "barcadero" conseguiu a proeza de atirar os clientes offroad para a KTM e os clientes de estada para as VStrom.

Eu acho que, a BMW faz motos boas, com alguma qualidade, mas vende muito melhor a caixa cheia de lacinhos e florituras que o conteúdo da mesma.

Sim.
Souberam tornar o produto apelativo e desejável.
Tal como moldam o cliente para que sinta que comprou o melhor produto possível e que não o deixará "abandonado"...


O emblema funciona tanto nos carros como na motas e a BMW antes desta vaga de sucesso já produzia motos de gama alta, turísticas Rs e Ks com a consequência imagem de marca.

Antes da reformulação de catálogo que ocorreu em 2005, a BMW era conhecida por produzir boas motos turisticas com bom equipamento, mas uma estética obsoleta.
Por essas razões só vendiam RT's e LT's a um público senior que procurava algo mais distinto que uma FJR, Pan ou similares.

Esta nova imagem da BMW começou com as F800 e as K1200 capazes de cativar público que estava nas japonesas.
A partir dai... foi sempre a crescer.

Não me refiro aos recalls refiro me a modernização do motor, refrigeração liquida na actualidade, a redução de peso, as suspensões com com diferentes modos entre outros.

A refrigeração liquida no boxer é uma necessidade para cumprir emissões.
O boxer é um motor carismático. Mas só mesmo isso. São poucos os argumentos que o considerem uma opção racional.

Quanto ao resto das electrónicas, necessáriamente a BMW não vai querer estar atrás da BMW e Ducati.

Na questão da altura pergunta a um condutor de 1,70 mts em que moto é que se sente mais a vontade. Se numa GS ou numa Crosstourer, só para citar um exemplo. E já agora quantas opções de regulação de banco é que tens num modelo e noutro e opções after market.

Tenho 1,67 e sou cliente BMW.
Não tenho GS mas já experimentei várias. Nunca experimentei a Crosstourer.
Mas já tive uma DL1000.

As abordagens que a BMW tem para 1200GS é um kit que permite baixar o banco.
Não faz milagres. Para a 800GS há mais opções, sendo que alguns casos que conheço foram feitas modificações "não oficiais".

A própria bmw é bastanta pragmática e tem uma ferramenta que diz logo quais as motos adequadas à tua altura.


« Última modificação: Julho 24, 2017, 12:39:30, 12:39 por dfelix »

Julho 24, 2017, 13:15:16, 13:15
Responder #31

carlos fonseca

  • Visitante
As Rts e Lts e obviamente as GSs eram para além do pessoal que procurava algo distinto a referencia da época para quem
viajava e fazia kms de mota na produção europeia antes da chegada em 1991 de uma nova referência.
Tinham já status como tu próprio referes.

O boxer é um motor que continua em utilização corrente não só nas motos e não só na BMW e de refrigeração liquida há já vários anos, como também nos automóveis e com sucesso continuado. Há méritos reconhecidos a esta configuração.

Não tens só Kit para baixar o banco na GS , tens também para baixar a altura da mota.


Julho 24, 2017, 13:18:47, 13:18
Responder #32

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Dfelix, tens ainda a opção tiefer gelegt  :ok: (acho q é esse o nome)


Suspensão rebaixado de fabrica.



A Gs tem afinacao no banco high e low, e também em opção se pode optar por um banco rebaixado (menos altura espuma)
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 24, 2017, 14:26:41, 14:26
Responder #33

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
O boxer é um motor que continua em utilização corrente não só nas motos e não só na BMW e de refrigeração liquida há já vários anos, como também nos automóveis e com sucesso continuado. Há méritos reconhecidos a esta configuração.

Quais esses méritos reconhecidos?
É uma configuração que vale pelo legado histórico.
De resto não oferece absolutamente nada que outras configurações não façam tão bem ou melhor.

Não tens só Kit para baixar o banco na GS , tens também para baixar a altura da mota.

Oficialmente é só o kit.
As restantes soluções existem mas são adaptações feitas pelo agente que não quer perder a venda.

Já agora: Rebaixar uma moto reflecte-se no comportamento dinâmico.
E rebaixar uma moto que pretende ter algum comportamento offroad só faz sentido para quem compra o produto pela sua imagem e não pela utilização que pode proporcionar.


Julho 24, 2017, 15:43:02, 15:43
Responder #34

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A suspensão rebaixada de fábrica tem
menos curso mas mantém a mesma geometria
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 24, 2017, 16:16:58, 16:16
Responder #35

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Parece-me ingenuidade acreditarem que a redução do curso seja irrelevante para o comportamento da suspensão.
Tal como baixar o centro de gravidade não interfere com a geometria.

Por acaso até me parece uma alteração interessante.
Este é o tipo de alterações que melhoram substancialmente o comportamento em asfalto!!!  :D
Que é o tipo de utilização predominante que dou ás motos. Mas para esse tipo de utilização certamente que não iria buscar uma GS!  ;)

Claro que se a BMW me pagar comissão ou fizer um descontinho da próxima vez que lá for, até digo que com estas alterações tem o mesmo sabor e menos calorias.  ;D



Julho 24, 2017, 17:35:31, 17:35
Responder #36

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Não me parece que seja ingenuidade... Não sei quais as alterações mas penso que terá sido conseguida com amortecedores mais curtos, e não por redução na mola ou no quadro  :nice:


Mas não domino o assunto pois chego ao chão com o os 2 pés e apenas sei esta informação pois não queria comprar uma que tivesse essa opção  :nice:

Em relação à BMW é uma marca que eu gosto e tem bons carros que quase todos gostei
Muito de os ter... Sobretudo um M3 com o motor 3,2l  :megafeliz:

Infelizmente não estou na lista dos brindes, nem fiz nenhum negócio da China, pelo contrário: paguei a moto em "el contado" a 7 de Maio e só me sentei em cima dela a 2 ou 3 de Julho   :toma:  :lolol:

Acho obviamente a moto boa, tudo funciona como deve e mais importante dá-me tusa andar nela... E não há nada mais importante do que isso, mas também daqui por um (ou vários) par de meses provavelmente vai parar ao olx e depois vou comprar um multistrada, ou uma KTM  :nice:vou até outra TMax  :stuck_out_tongue_winking_eye:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 24, 2017, 17:49:00, 17:49
Responder #37

carlos fonseca

  • Visitante
O boxer é um motor que continua em utilização corrente não só nas motos e não só na BMW e de refrigeração liquida há já vários anos, como também nos automóveis e com sucesso continuado. Há méritos reconhecidos a esta configuração.

Quais esses méritos reconhecidos?
É uma configuração que vale pelo legado histórico.
De resto não oferece absolutamente nada que outras configurações não façam tão bem ou melhor.

Não tens só Kit para baixar o banco na GS , tens também para baixar a altura da mota.

Oficialmente é só o kit.
As restantes soluções existem mas são adaptações feitas pelo agente que não quer perder a venda.

Já agora: Rebaixar uma moto reflecte-se no comportamento dinâmico.
E rebaixar uma moto que pretende ter algum comportamento offroad só faz sentido para quem compra o produto pela sua imagem e não pela utilização que pode proporcionar.

Tu mesmo respondeste a tua pergunta.(algum comportamento).

Quanto aos méritos do boxer há exemplos nas quatros rodas de veículos campões mundiais da especialidade.

Julho 24, 2017, 18:11:27, 18:11
Responder #38

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O boxer tem várias vantagens: baixo centro de gravidade é um arrefecimento facilitado pela protuberância dos cilindros para fora do quadro.

No caso dos boxear verdadeiros, também são muito equilibrados pois as explosões dão-se no mesmo instante.


Para moto e na minha opinião, é um package com claras vantagens e desvantagens.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 24, 2017, 18:39:36, 18:39
Responder #39

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Não sei quais as alterações mas penso que terá sido conseguida com amortecedores mais curtos, e não por redução na mola ou no quadro  :nice:

Se o kit original for idêntico ou até o mesmo da Touratech, é colocado um novo amortecedor com menos curso!

Não conheço ninguém com a 1200 rebaixada.
Conheço uma miúda que tem mas numa 800.
Mas nunca experimentei.

Por ter baixa estatura tive já uma experiência com uma moto rebaixada.
Deu para perceber que mais vale estar sossegado. Que é preferível adaptar-me á moto e manter as características do que perde-las tentando a adaptar a mim.

Em relação à BMW é uma marca que eu gosto e tem bons carros que quase todos gostei

Não ligo muito a carros, por isso sempre me passaram um pouco ao lado.
Já quanto a motos tenho uma relação amor/ódio pela marca.
Há modelos que gosto bastante. Mas a generalidade não me diz absolutamente nada.

No que diz respeito a qualidade, há uma evolução enorme ao longo dos últimos 15 anos.

Quanto aos méritos do boxer há exemplos nas quatros rodas de veículos campões mundiais da especialidade.

Os resultados desportivos de veículos de 4 rodas são argumento para dar mérito ao boxer da bmw?  :)
Esse argumento talvez cole no  forum do autohoje...

O boxer tem várias vantagens: baixo centro de gravidade é um arrefecimento facilitado pela protuberância dos cilindros para fora do quadro.

Foram vantagens prai na década de 50...  :D
Há muito tempo que outros tipos de construção superam largamente o boxer no que diz respeito a distribuição de pesos e refrigeração.

No caso dos boxear verdadeiros, também são muito equilibrados pois as explosões dão-se no mesmo instante.

Nenhum motor longitudinal é equilibrado!
E por muitas estratégias que a bmw tenha adoptado para atenuar a inércia dos seus componentes internos, ela continua lá e implica habituação por parte do condutor.


« Última modificação: Julho 24, 2017, 18:41:10, 18:41 por dfelix »

Julho 24, 2017, 20:02:58, 20:02
Responder #40

Black

  • Visitante
A suspensão rebaixada de fábrica tem
menos curso mas mantém a mesma geometria

Toda a alteração nas suspensões modifica o comportamento da moto.
A prova disso esta nas suspensões de comendo electronico, que te permitem adaptar a mota as condições e ao tipo de condução.
E nada é perfeito.
Podes chegar com os pés ao chão mas perder altura ao solo, pelo que ficas limitado em todo terreno!
Depois está no comportamento que teras com mais carga, pendura, etc.

Dizer que uma suspensão rebaixada (seja de fabrica, ou não) mantem a mesma geometria que que vem de serie é uma ingenuidade!

Julho 24, 2017, 21:32:12, 21:32
Responder #41

carlos fonseca

  • Visitante
Dfelix

Quando te referias ao boxer era apenas
Os da bmw que te referias ou a arquitetura
Do motor como algo ultrapassado?
 
Pareceu me que te referias ao tipo de motor na generalidade.
De qualquer forma tens no mundo das 2 rodas um exemplo
De um motor boxer sem ser bmw e de sucesso há muitos anos .

Julho 24, 2017, 22:18:00, 22:18
Responder #42

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Não sou nenhum expert em automóveis... e estamos num fórum de motos!  :)
Tenho uma bmw com boxer de que gosto bastante.
Mas honestamente não consigo ver o que o motor faça que outros não façam muito melhor!

Como referi lá atrás é uma configuração que vale pelo legado histórico.
Já o produzem há quase um século. Faz parte da imagem de marca. E naturalmente vão quer manter e evoluir.

Se é maravilhoso... não é.
São muitos os defeitos e a tendência da marca tem passado por o tornar cada vez mais parecido aos motores japoneses e não o contrário.

É um bocado como esta moda do gin... em que de repente começa a sair gin para quem não gostava de gin poder agora gostar de gin.  :D

Julho 25, 2017, 09:59:06, 09:59
Responder #43

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Capa,


Certissimo.... ate o facto de nos sentarmos em cima da moto altera a geometria... e encher o deposito... e levar um pendura


Por acaso fiz a asneira de estar a participar no beka-beka deste tópico a partir do meu telefone esperto e a minha capacidade de sintetizar nao foi a melhor. Mas vamos ver se estamos de acordo...


As suspensoes de uma moto sao dispositivos de geometria fixa, estamos de acordo?

Sempre que nos sentamos, travamos ou aceleramos essa geometria varia dentro de uma amplitude, de acordo?

Ao trocarmos os amortecedores por outros ligeiramente mais curtos, a geometria será a mesma, mas o ponto de amplitude inicial (moto sem carga) será diferente, estamos de acordo?

Se trocarmos, pontos de fixacao do coilover, tamanhos dos bracos oscilantes, passamos a ter outra geometria, continuamos a estar de acordo?


Mas eu percebi onde querias chegar, e concordo contigo e dou-te razao: a suspensao rebaixada muda a geometria da moto

 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:



Assunto Boxer.


Quando disse que o boxer tinha melhor arrefecimento, estava-me a refererir ao arrefecimento a ar.

É precisamente este o motivo pela qual a grande maioria deste tipo de motor era arrefecido a ar, é um motor que se extende num plano horizontal ficando facil captar o fluxo de ar que corre por debaixo dos carros (ja sei q isto é um forum de moto, mas estamos a falar de mecanica e é inevitavel...) para arrefecimento... motor do VW carocha... motor do Porsche 911... um dos motores mais vitoriosos de todos os tempos: o do Porsche 956, tambem boxer.


Concordo que o packaging do boxer é menos interessante, tanto num carro como (sobretudo) numa moto. por isso poucos são os construtores que os usam, e o principal que o usa nas 4 rodas, apenas o faz por motivos de "heritage". Nas 2 idem aspas aspas.


O que acabou com o boxer, foi que a nivel de competicao os fluxos aerodinamicos passaram a ser mais importantes do que o centro de gravidade, a nivel de producao de carros de serie foi as emissoes pois os motores arrefecidos a ar (e oleo) precisam de folgas muito mais generosas do que arrefecidos a agua  que mantem uma estabilidade termica muito grande, logo com as dilatacoes a manterem-se mais constantes


Mas, tirando isso e agora do ponto de vista puramente pessoal e hedonistico, mesmo com estes defeitos o motor que eu mais gostaria de ter na minha garagem era um Mezger (os menos cultos o motor boxer de 6 cilindros Porsche das geracoes anteriores as turbo) Deem-me um 996.2 GT3 atmosferico e nunca mais olho para nenhum outro carro, tenha ele turbo, ou seja hibrido ou pistoes em ouro  ::P: ::P:


 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:


Concordo com as vibracões, mas nao sou engenheiro. Quando muito sou ou fui piloto e tudo o que aprendi foi para desenvolver os carros que tinha na altura, portanto o meu ponto de partida sempre foram os problemas e nunca uma folha em branco  :nice: . Que eu saiba todos os motores vibram e todas as configuracoes tem pros e contras. Para mim a mecânica é mesmo isso: é um ponto de equilibrio, é um ponto de compromisso entre diversos parametros para se obter aquilo que se quer e tambem o que se precisa.


Quando temos uma solucao tecnica que é escolhida, muitas vezes pode-se atenuar alguns dos contras atraves de engenheria (e as vezes diluindo alguns pros :D), mas chega-se a um ponto em que os pros e os contras se transformam nas "caracteristicas" do veiculo e pouco ha a fazer para melhorar face as limitacoes de materiais e de conhecimentos tecnologicos.

Nesse ponto tem-se decidir se aquelas características nos agradam ou não  :nice:

 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:


E finalizo o post que já vai longo com uma auto-critica e apenas isso: ingenuidade minha foi participar neste tópico que o Isaac teve a boa ideia de abrir  :D :D :D  e que me pareceu equinado logo que vi  :D :D :D, as marcas de motos e carros é um bocado com as conversas dos clubes de futebol, cada um tem a sua cor  :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 25, 2017, 11:02:36, 11:02
Responder #44

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica



E finalizo o post que já vai longo com uma auto-critica e apenas isso: ingenuidade minha foi participar neste tópico que o Isaac teve a boa ideia de abrir  :D :D :D  e que me pareceu equinado logo que vi  :D :D :D, as marcas de motos e carros é um bocado com as conversas dos clubes de futebol, cada um tem a sua cor  :D :D

Tens toda a razão, caro amigo mas, apesar disso, a discussão, quando feita em modos civilizados (como é o caso) pode ser muito útil. O problema é que é mais útil para quem não participa nela (como é o meu caso) do que para os participantes, pois estes, dificilmente mudarão a sua opinião, enquanto aqueles, aprenderão coisas que nunca tinham ouvido falar e, quem sabe, formarão uma opinião!
Da minha parte agradeço aos participantes, principalmente os modos em que tem sido feita a discussão.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Julho 25, 2017, 11:25:15, 11:25
Responder #45

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
E finalizo o post que já vai longo com uma auto-critica e apenas isso: ingenuidade minha foi participar neste tópico que o Isaac teve a boa ideia de abrir  :D :D :D  e que me pareceu equinado logo que vi  :D :D :D, as marcas de motos e carros é um bocado com as conversas dos clubes de futebol, cada um tem a sua cor  :D :D


Da minha parte caríssimo Miguel, as minhas desculpas por uma forma de me expressar em algumas partes do tópico inicial do tipo "gracejo", mas o objectivo do tópico não é e nem nunca foi em momento algum o de ser negativo ou espinhoso para com o modelo, como aliás se poderá depreender de uma nova leitura ao mesmo.

O que era pretendido era precisamente o contrário, ou seja, questionar a massa de membros e apelar à sua capacidade de análise sobre os motivos que - independentemente do burburinho criado em seu redor e de se saber do bom e do menos bom - poderiam subjazer ao facto de a R1200GS conseguir, ano após ano e de uma forma inequívoca, cilindrar toda a concorrência no número de vendas.

Parece-me a mim, salvo melhor opinião, que a criação do tópico cumpriu o seu efeito...;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 25, 2017, 12:16:35, 12:16
Responder #46

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Pianoman  :nice: :nice:



Isaac, ingénuo mas não arrependido.


Alias, gosto bastante da participação dos estimados companheiros e reconheço que até tem uma maior cultura e conhecimentos específicos de 2 rodas  ;) :D


Mas isto o teu topico é um bocado estar a perguntar qual o motivo das gajas com o rabo grande e as mamas pequenas terem mais saída do que as de rabo pequeno e mamas grandes.

As tantas e mantendo o tom bem disposto e cordial, acabamos por chocar com o inicio dos gostos e preferenciais pessoais de cada um que obviamente tem de ser respeitados mas com os quais não temos necessariamente de concordar (e muito menos ter de estar a impingir o nosso  :D). As vezes este tipo de tópicos acaba por ficar "secante" como acho que é o caso deste, e o caso do 750X vs 500X, em que há troca de ideias e opiniões mas onde dificilmente há consenso (ja agora: 750x vs 500x, nem eu sei qual escolhia se estivesse comprador   :D)



Uma constatacao que faco é que a GS gera odios e paixoes... ontem no motoanuncios um gajo qualquer gratuitamente meteu uma foto de uma Multistrada e de uma GS, com a pergunta, "com uma moto destas tao bonita porque é que compram este trambolho"  :D :D :D

E logo apareceu alguém a mandar o rapaz "ir dar uma volta", nao no sentido "vai dar uma volta ao bilhar grande", mas no sentido "da uma volta numa e uma volta noutra e depois vem cá falar", e do ponto de vista de do piloto e apesar da MS ser brilhante, depois de dar uma volta na GS estava convencido.


E ja fiz 2 test drives na MS e era a que queria compra-la  :love0001: :love0001: ainda não me convenci  :napodeser:



E foram test drives sempre em alcatrao, apesar de ja ter andado em estradao com a minha. Tambem reconheço que a GS é uma bisarma para andar fora de estrada, tanto em termos de tamanho com de peso. Faz muito mais sentido ter uma moto mais pequena para esse uso, desde a AT ate a uma 600 ou 400 especificamente para isso  :nice:


Por outro lado, temos do reputado vlogger "Real Jordanian" temos esta refleção que ele deixa sobre a GS a qual eu subscrevo:




Nao queria contar esta historia mas o Joao sabe que é verdade pois falamos algumas horas depois de ter acontecido, mas no ultimo dia nos alpes apanhei chuva e a estrada ficou muito traicoeira e apos 3 ou 4 sustos, acabei por ficar numa posição um bocado incomoda e se não fosse ir em "rain mode" e o ABS e a suspensao activa me terem safado e descobrirem uma restea de grip tinha caído e tinha-me aleijado. Se fosse de Tmax ou noutra moto nao tinha tido qualquer hipotese. E nem quero falar mais disso!  :toma:


Tal como RJ, fiquei com um respeito a maquina por esse momento. E por me ter levado e trazido, por ter sido espectacular em AutoBahns onde andei a 230 de ponteiro, em estradas principais, secundarias, esburacadas, com grip, escorregadias, debaixo de calor escaldante e de chuva torrencial, nao ha um momento em que possa dizer: "na situação x ou y, a GS nao passa tanta confiança, mas não: a minha opiniao a GS foi facil de conduzir e deu-me confiança"


E nao estou a dizer isto porque sou dono de uma (ate ja disse atras que a ia vender  ::P:)... e quem não partilhar da opiniao, "amigos como dantes"  :D :D :D :D



E mudando de assunto... parece que em breve vamos ter um boxer com 140 cavalos... pode ser que ja o veja na Eicma  :megafeliz: :megafeliz:




Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 25, 2017, 12:20:34, 12:20
Responder #47

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
É precisamente este o motivo pela qual a grande maioria deste tipo de motor era arrefecido a ar,...

Eram arrefecidos a ar porque nasceram num periodo que não havia mais nada...  :)
E foram evoluindo assim, acabando por adoptar o lubrificante na refrigeração como aconteceu com outros construtores.

Tenho ideia que no boxer da vw e porsche devido ao motor ser traseiro a refrigeração se dava por ar forçado!
E não é por isso que o vamos comparar um zundapp turbina!  :D

A Honda usa refrigeração liquida no boxer desde a década de 70.

Eu gosto bastante de motos refrigeradas a ar. Tenho duas.
Mas não vai ser por isso que vou dizer que são a melhor coisa do mundo.

Que eu saiba todos os motores vibram e todas as configuracoes tem pros e contras.

Não me referi a vibração, mas ao sentir-se a inercia da rotação do motor que é muito mais evidente nos motores longitudinais.
Refiro-me ao dar gás e ela torcer prá direita!

A bmw reduziu bastante este efeito na actual geração de boxer reorganizando os componentes da caixa e transmissão de forma a que as forças se contrariem.
Hoje pouco têm a ver com a minha r1200s em que uma valente "gazada" quando está no descanso quase a coloca de pé.
Mas o efeito ainda lá está.

Podemos dizer que faz parte do carácter... mas não deixa de ser um ponto que perde face a outras mecânicas.

...as marcas de motos e carros é um bocado com as conversas dos clubes de futebol, cada um tem a sua cor

Odeio futebol e tenho uma bmw!  :D
(não é por isso que visto a camisola da marca)

É perfeitamente possível se gostar de uma moto reconhecendo e assumindo os seus defeitos e limitações.
Até porque nem todas as escolhas são racionais.


E o sucesso da R1200GS no mercado passa um pouco por aí...
Seja por paixão à marca, por se gostar do design, por passar a sensação de "aventureiro" ou até como muita gente sugere (mas eu acho completamente idiota) para passar uma imagem de "status"...  tudo isto são motivações claramente emocionais.
Pois uma escolha racional seria uma NC ou algo do género.

« Última modificação: Julho 25, 2017, 12:22:14, 12:22 por dfelix »

Julho 25, 2017, 12:46:49, 12:46
Responder #48

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Nao era a questão de não haver mais nada porque já havia motores arrefecidos a agua, mas de jogar com a simplicidade e eliminar a necessidade de ter radiador, etc etc...

O arrefecimento liquido é obviamente superior!




Na questão da rotação inercial tens toda a razao  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 25, 2017, 14:28:34, 14:28
Responder #49

carlos fonseca

  • Visitante

Pois uma escolha racional seria uma NC ou algo do género.

Os orçamentos são muito parecidos . :D