Autor Tópico: A R1200GS em Bonneville...a tentar bater record de velocidade  (Lida 2610 vezes)

Agosto 25, 2017, 16:07:24, 16:07
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A R1200GS em Bonneville...a tentar bater record de velocidade





A notícia vem no website espanhol masmoto.net e segundo ali é noticiado, este fim-de-semana o piloto Trev Ritcher vai tentar alcançar os 275Km/h a bordo de uma BMW R1200GS...

O objectivo no alcançar desse record da GS mais rápida do planeta - bem ajudado por patrocinadores - acaba por ser também bastante nobre, já que é pretendido arrecadar fundos para os veteranos de guerra da Motorcycle Relief Project)... Mas a verdade é que não está a ser fácil.  8)

E não está a ser fácil porque nas tentativas anteriores ficou bastante aquém do objectivo, com os seus 225km/h reais alcançados.

Neste próximo fim-de-semana parece que vai ser diferente (dizem...), pois vão retirar o máximo de "gordurinhas" da moto e vai ter umas alterações de escape, relações de caixa e...um nadita de óxido nitroso para dar o empurraõ(zito) final. :D

Pronto, já sei que vão dizer que assim até a TRK502 ou a "bicicleta" dá os 250Km/s na boa... :D

Objectivo: 275 km/h de vel. máxima.
Lugar onde se realiza: Bonneville
Piloto: Trev Ritcher
Moto: BMW R 1200 GS
A ter lugar: Este fim-de-semana

http://www.masmoto.net/web/record-velocidad-bmw-r1200gs/


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 25, 2017, 19:46:27, 19:46
Responder #1

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Lá descobri num site Espanhol tudo quanto lhe vão fazer...  :nice:

A do "óxido nitroso" é que me parece um pouco matreirice em demasia, mas está bem.. 8)


http://www.moto1pro.com/actualidad/la-bmw-r1200gs-mas-rapida-objetivo-280-kmh


"Aligerar: Despojar a la moto de todo lo innecesario como asiento pasajero, soportes, estriberas…) y mejorar la aerodinámica.
•Escape: Escape de alto flujo Remus HexaCone Sport. Baja 3 kilos de peso el original y mejora la respuesta.
•Óxido Nitroso: Por primera vez en la historia alguien monta un sistema de óxido nitroso al más puro estilo Fast and Furious en un GS. Lo ha realizado Hunter Sills Racing, su propio club.
•Centralita modificada: Permite subir el ratio de rmp además de evitar problemas de motos cuando entra el Óxido Nitroso en acción.
•Desarrollo distinto: Se cambiará la caja de cambios y el cardan montando los de alguna GT de la casa con más desarrollo. Para ello contarán con el apoyo del equipo de carreras de BMW USA.
•Llantas y neumáticos: Los primeros intentos se hicieron con ruedas de radios, pero para el próximo desafío serán llantas de aleación o algún compuesto más ligero y neumáticos de competición para aguantar el rozamiento.
".
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Agosto 25, 2017, 20:28:18, 20:28
Responder #2

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vao ter mesmo de mudar a relacao pois a 225/230 de ponteiro ja o motor vai praticamente no red line.


Ela ate vai com muita facilidade a vmax. So que o motor da GS tem a potencia muito distribuida pela banda de utilizacao e a curva mais utilizavel de binario mais abaixo.

Das 7 as 9 mil RPMs ja se nota que se vai fora da "zona" para as quais as cames foram profiladas.

Penso que uma vez que estamos a fazer de velocidade maxima talvez nao fosse ma ideia usar cames muito cruzadas para o motor ter mais alma lá em cima, uma vez que power ca em baixo em cima do sal até é inconveniente devido à patinagem (isto é no sal, certo??)


 :ok: :ok:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 26, 2017, 00:20:36, 00:20
Responder #3

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Apesar de não ter lido referência concreta ao lugar, creio que tudo indica...terá lugar nos famosos Salt Flats, no Deserto em Utah.  :nice:

Quase de certeza até domingo haverá mais notícias e deixa ver se consegue mesmo alcançar o objectivo. Nem que se coloque uma botija maior emprestada de um dos carros do Need For Speed.  :feliz:
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Agosto 26, 2017, 00:32:37, 00:32
Responder #4

dfelix

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Modificar o motor LC optimizando-o para top speed não será fácil. :pensador:
Pois não existe actualmente nenhuma configuração desta geração que seja mais "espevitada".

Adoptar a transmissão e a configuração da RS poder dar uma ajuda, mas...
Ainda assim seria uma solução conservadora.

Todas as soluções que se possa adoptar serão "custom made".
Naturalmente caras. E fora daquilo que a BMW produz como oem.

Já pegando na anterior geração de motor parece-me mais viável.
Pois seria perfeitamente possível recorrer a peças da HP2 Sport e subir-lhe drásticamente a compressão, espigar a distribuição,  e aumentar a relação de transmissão. Isto se fugir a peças oem pensadas nativamente para a mesma base de motor.

Havendo budget... tudo se consegue!



Até batota!  :D

Agosto 26, 2017, 01:25:57, 01:25
Responder #5

TMXR

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Com caracol anda muito mais.  :D :D


Mais 4 anos e com o Euro5 creio que essa será a solução para muita moto ficar a andar o que anda hoje, sobretudo nas cilindradas mais baixas...

Isso e a distribuição variável.



Quanto a este caso não acredito nos 280... Mas com uns shots de Nos quem sabe  :scooter:





Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 26, 2017, 01:36:20, 01:36
Responder #6

dfelix

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Mais 4 anos e com o Euro5 creio que essa será a solução para muita moto ficar a andar o que anda hoje, sobretudo nas cilindradas mais baixas...

Penso que o salto para euro 5 não será tão agressivo como foi para o euro 4.
Digo isto porque alguns motores recentes projectados de raíz nos últimos 3-4 anos já o cumprem.

O vvt nas altas cilindradas será quase garantido.
Já turbos sou um pouco ceptico. Compressores volumetricos talvez... ainda assim...

Agosto 26, 2017, 02:43:16, 02:43
Responder #7

TMXR

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Concordo... Sobrealimentacao, mas não necessariamente turbos.


O Euro 5 o que traz de novo e um novo corte no co2, nox, hidrocarbonetos, etc mas impõe um.novo teste aos motores aos 35000 kms em ainda tem de estar a cumprir os valores mínimos.


Criei que onde vai doer mais vai ser nas desportivas, sobretudos nas 600cc.



Mas deve alterar um bocado o equilíbrio das ofertas, com os fabricantes a socorrem-se de motores menos rotativos e indo buscar valores de potência a sobrealimentacao. Nos carros foi um bocado (já estamos com o Euro 6)


Vamos ver o que vira... Ainda falta algum tempo  :nice:
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Agosto 26, 2017, 10:07:03, 10:07
Responder #8

Cross

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Turbos ou bombas compressoras ou vvt ou... acabará ser diferenças semântica para muitos... tem que é ter alguma coisa para continuar no jogo.
Vendo alguns planos de alguns oem's nos carros vejo cada vez mais híbridos para complementar o salto para os eléctricos. Inevitável.

Quem sabe se hoje os carros alguns têm  que abastecer de ureia  também para a aquela coisa dos FAP's etc... porque não óxido nitroso para dar uma ajudinha... nem que seja só para usar nos semáforos. Acho que existia mercado.

Portanto nas motas uma híbrido ficaria um bocado para o pesado a não ser que exista um motorzinho eléctrico miniatura para o arranque... nitro porque não.
Haver engenho e recursos que se consegue tudo...


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Agosto 26, 2017, 10:46:57, 10:46
Responder #9

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Cross, vejo altamente incompatível a solução do óxido nitroso nos motociclos de produção em série. :)

Se atentarmos a que estamos a falar de um Kit composto por um cilindro, solenóides, mangueiras, bicos injetores (foggers) e peças para acabamento, o custo e as "chatices" para mais peças móveis iria ser o bastante para nem sequer ser equacionado.

Mas mais do que isso... O recarregar do cilindro iria levar a um custo regular e que nem toda a gente estaria disposto a dar. Não vejo como viável.

Já quanto àquilo que também indicas ("hibridização"), aí a conversa muda de figura e parece-me que o acoplamento de uma pequena bateria auxiliar poderá ser o caminho até à chegada das elétricas em força. Aí sim a tecnologia pode muito bem atrair os principais fabricantes de motociclos.  :nice:
« Última modificação: Agosto 26, 2017, 12:16:00, 12:16 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Setembro 19, 2017, 11:26:46, 11:26
Responder #10

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280 é para meninos...

A minha da bem mais do que isso!  ::P: ::P: :D :D :D


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Setembro 19, 2017, 11:36:39, 11:36
Responder #11

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Oh Miguel...com essa velocidade quase ao nível dos Bugatti e esses 5,8L de média de consumo, diria que as NC's ainda têm muito que aprender com as GS.  :D
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Setembro 19, 2017, 12:04:09, 12:04
Responder #12

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Pois... foi ali na VdG... ia atras de um Veyron e decidi ultrapassa-lo...  ::P: ::P: ::P: ::P:


O vento devia estar a favor...




Erro do GPS não deve ser...  ;) ;) :D :D
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Setembro 19, 2017, 12:10:51, 12:10
Responder #13

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Erro no GPS?? Nããã...  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Eu se fosse a ti tentava encontrar o e-mail dos organizadores daquele desafio em Bonneville...e enviava-lhes a foto que aqui deixaste.
Só para saberem que os Tugas sabem extrair o melhor de uma máquina e não fazem a coisa por menos.  :D
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Setembro 19, 2017, 15:40:12, 15:40
Responder #14

JViegas

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Qual máquinas qual quê?

O tuga tem é mãos para a coisa.

O TMaxer tem que lhes ir mostrar como é que se faz.

GS mais rápida do mundo? É aqui em Portugal.

Setembro 19, 2017, 16:01:21, 16:01
Responder #15

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 :D :D :D


A minha já não é a mais rápida do mundo... Há um companheiro que a dele da 600 km/h  ::P


É um significado completamente novo para a expressão "avião"  ::P:
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Setembro 19, 2017, 16:15:54, 16:15
Responder #16

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Ena....que números expressivos!

600Km/h???  :???:

Tem mesmo de se abrir aí um tópico para os "pequenos" erros na indicação dos GPS.  :D
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Setembro 19, 2017, 16:22:26, 16:22
Responder #17

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657 K  ;)

Totalmente reais e de GPS... para que nao haja equívocos  :D :D





Isto é normal acontecer, quem ja usou sistemas de aquisição de dados com GPS de 10Hz sabe que é normal no final ir processar o ficheiro devido a picos motivados por obstrucoes da antena (pontes, tuneis, etcetc)  :nice:
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Setembro 19, 2017, 19:21:57, 19:21
Responder #18

Cross

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657 K  ;)

Totalmente reais e de GPS... para que nao haja equívocos  :D :D





Isto é normal acontecer, quem ja usou sistemas de aquisição de dados com GPS de 10Hz sabe que é normal no final ir processar o ficheiro devido a picos motivados por obstrucoes da antena (pontes, tuneis, etcetc)  :nice:
As motas são para andar na estrada e não dentro de aviões e comboios de alta velocidade. lol.

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Setembro 19, 2017, 19:33:25, 19:33
Responder #19

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As GS's são muita mentirosas... :D

Óxido nitroso para quê?!?!? Com estas...sky is the limit:feliz:



EDIT: Mentirosos são mas é os GPS quando a bordo das GS... ::P:
« Última modificação: Setembro 19, 2017, 19:36:47, 19:36 por Sapiens21 »
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Setembro 19, 2017, 20:01:16, 20:01
Responder #20

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Cross, vejo altamente incompatível a solução do óxido nitroso nos motociclos de produção em série. :)

Se atentarmos a que estamos a falar de um Kit composto por um cilindro, solenóides, mangueiras, bicos injetores (foggers) e peças para acabamento, o custo e as "chatices" para mais peças móveis iria ser o bastante para nem sequer ser equacionado.

Mas mais do que isso... O recarregar do cilindro iria levar a um custo regular e que nem toda a gente estaria disposto a dar. Não vejo como viável.

Já quanto àquilo que também indicas ("hibridização"), aí a conversa muda de figura e parece-me que o acoplamento de uma pequena bateria auxiliar poderá ser o caminho até à chegada das elétricas em força. Aí sim a tecnologia pode muito bem atrair os principais fabricantes de motociclos.  :nice:
Pois mas não é totalmente descabido...

Vê os fuel cells. Tanque de hidrogênio, pequena bateria e motor eléctrico. É como ir meter GPL nas estações de serviço hoje em dia e andar com ela. Existia uma Burgman com esta história.

Por exemplo aqui na Alemanha a malta vai às gasolineiras trocar cilindros de CO2 todos os dias para pôr na máquina para fazer água gaseficada em casa...

Não esquecer que a fome pode ser maior que a vontade de comer... quando se quer faz-se tudo e tudo é possível.



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Setembro 19, 2017, 20:06:02, 20:06
Responder #21

Moto2cool

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Estaremos a falar de óxido mentiroso? Também chamado de mitóxido de azoto :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 20, 2017, 00:33:32, 00:33
Responder #22

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Não é de lugar o GPS no TGV nem no avião... por acaso já liguei varias vezes o do iPhone e aquilo tem imensa dificuldade em apanhar sinal  ::P:


Dá-me ideia que isto acontece quando se entra num túnel e ele perde recepção e depois quando volta a apanhar os satélites faz uma primeira leitura falsa. Este Gps tem ligação ao can bus da moto e mesmo que não esteja a apanhar os satélites pelo sensor domconta kms e do de inércia sabe para onde a mota será a ir  :D
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Outubro 27, 2017, 23:52:09, 23:52
Responder #23

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Nunca mais soou nada sobre esta tentativa de bater o record.

Já fico um pouco na dúvida se o conseguiram fazer.  :pensador:

Verdade seja dita não pesquisei muito mais sobre isto, mas fico na dúvida se esta malta sempre conseguiu... :sportbike:
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