Ninguém obriga os pilotos a participarem em provas realizadas em "circuitos" urbanos.Fazem-no por paixão. E conscientes do perigo.Ninguém está no direito de limitar a liberdade de quem o faz só porque acidentes acontecem.E quase sempre quem nem sequer segue este tipo de modalidades. Habitualmente são os mais indignados.Agora vai lá ver futebol.
Tu estás sempre indignado com o mundo, pá![Mas certamente irás já de seguida justificar. Assim dentro de parêntesis!](...)
@JViegas se tiveres RTL dá para ver F1 cá na Tuga. A Sporttv antes tinha os direitos exclusivos de transmissão e a NOS bloqueava o canal quando havia F1 mas agora na eleven pelo menos não faz isso. Tens de ouvir em Alemão mas sempre é alguma coisa.
Não estamos exatamente em Roma a ver os gladiadores lutar com os tigres.
Citação de: Moto2cool em Novembro 20, 2019, 19:02:16, 19:02Não estamos exatamente em Roma a ver os gladiadores lutar com os tigres. Argumento bacoco e sem sentido.Os pilotos estão ali porque querem, assim como lutadores de UFC num ringue. Sabem os riscos, são meninos crescidos.Progresso civilizacional? Ou progresso salazarista?
Citação de: Africandruglord em Novembro 20, 2019, 19:29:04, 19:29Citação de: Moto2cool em Novembro 20, 2019, 19:02:16, 19:02Não estamos exatamente em Roma a ver os gladiadores lutar com os tigres. Argumento bacoco e sem sentido.Os pilotos estão ali porque querem, assim como lutadores de UFC num ringue. Sabem os riscos, são meninos crescidos.Progresso civilizacional? Ou progresso salazarista?E a tourada ?Os toureiros estão ali porque querem e são "meninos de bem" crescidos.E Lisboa que retirou todos as sinaléticas que associava Campo Pequeno a uma praça de toiros ?!O Medina é Progressista Salazarista ? nota: apesar do que possa parecer, não defendo de maneira nenhuma o Medina nem de grande parte das suas intervenções na cidade de Lisboa
Até consigo ver semelhanças entre um piloto e um toureiro.Ambos se expoem a um elevado risco: Uns sujeitam-se a acidentes. Outros a ser colhidos pelo touro.Ambos o fazem por paixão... e ninguém o obriga a seguir esse caminho.Ambos agradam a um publico específico... e só assiste e seguem quem quer.Por outro lado não vejo qualquer semelhança entre desportos motorizados e touradas.Uma coisa são provas em que os seus participantes arriscam a vida com o objectivo de superar os adversários e sobretudo a si próprios para vencer.Outra completamente diferente é arriscar a vida pela "arte" de torturar um animal.Parece-me uma comparação desadequada.Se castrar a liberdade individual é progresso civilizacional... emigrem pra Cuba, Coreia ou China.Já vão tarde.
Já uma questão que me fica, depois de todos os "esclarecimentos" prestados. Se os pilotos andam lá porque querem, porque gostam, então porque diabo lhes pagam para lá andar? E não parece ser tão pouco como isso.
Mas se é um horror ver um animal torturado, porque razão não é horroroso ver um ser humano(piloto) sofrer danos irreversíveis por não existirem condições que lhe garantam um minimo de segurança?
(...)Tem outra actividade profissional?Tenho. Na actualidade sou um piloto profissional, como as coisas são vistas em Portugal. Mas só sou um profissional quando ando na moto, quando estou lá no fim de semana, porque no resto da semana sou um piloto amador, tenho que ter um trabalho suplementar.Pensava que seria suficiente ser um piloto oficial de uma marca para poder viver.Nesta modalidade ainda não. E é pena, porque queríamos evoluir e não conseguimos porque temos o tempo muito limitado, é muito complicado todos os fins de semana treinar e fazer provas, conciliar as duas coisas. No motocross há um ou outro piloto que consegue viver profissionalmente para o desporto, eu vivo profissionalmente apenas nos fins de semana das provas. É por isso que digo que temos que abdicar de muitas coisas, temos de fazer um esforço muito grande, e temos que gostar muito do que fazemos.Quando vi no seu currículo que é piloto profissional da Honda, uma marca tão conhecida, não imaginava que tivesse de ter outra profissão…Pois, é o que toda a gente pensa. Eu estou bem, em relação a muitos pilotos portugueses não me posso queixar. Mas para o nível que se quer, para o nível que a própria Honda e os patrocinadores exigem, acaba por ser um esforço muito grande da parte dos pilotos para darmos o retorno da forma que eles querem, trabalhar, ir ao ginásio e correr no fim de semana…Isso quer dizer que o Luís, tempo livre não tem?O tempo livre que tenho dedico unicamente à competição porque ou vou treinar ou estou preocupado a tentar arranjar informação para os patrocinadores, ou tenho actividades com os patrocinadores, acaba por ser o ano inteiro. O campeonato acabou há 15 dias e não posso dizer que tenha descansado, já tenho que começar a pensar no que vou fazer na próxima época.E o que o faz correr, continuar? É o seu sonho e que mais?É a paixão pelas motas… nasce com a pessoa, os meus pais dizem que quando era pequeno não podia ver uma mota. Eles pensavam que com a idade isto passava, que quando fizesse 18 anos quereria era ter um carro, mas não, foi sempre aquela paixão. E recordo-me que os castigos, quando não tinha boas notas, era não me deixarem ver corridas de motas. Não perdia um programa de motas, comprava as revistas todas, sabia tudo o que estava relacionado com motas. (…)(...)
Citação de: dfelix em Novembro 21, 2019, 11:20:51, 11:20Até consigo ver semelhanças entre um piloto e um toureiro.Ambos se expoem a um elevado risco: Uns sujeitam-se a acidentes. Outros a ser colhidos pelo touro.Ambos o fazem por paixão... e ninguém o obriga a seguir esse caminho.Ambos agradam a um publico específico... e só assiste e seguem quem quer.Por outro lado não vejo qualquer semelhança entre desportos motorizados e touradas.Uma coisa são provas em que os seus participantes arriscam a vida com o objectivo de superar os adversários e sobretudo a si próprios para vencer.Outra completamente diferente é arriscar a vida pela "arte" de torturar um animal.Parece-me uma comparação desadequada.Se castrar a liberdade individual é progresso civilizacional... emigrem pra Cuba, Coreia ou China.Já vão tarde.Obviamente a "comparação" tem a ver com a primeira parte da tua intervenção.Mas se é um horror ver um animal torturado, porque razão não é horroroso ver um ser humano(piloto) sofrer danos irreversíveis por não existirem condições que lhe garantam um minimo de segurança?
Um atleta morto pode significar muito publico (fã) desistente na plateia...(e tudo o que deriva daí para o próprio desporto em si)
Se nos automóveis há todas e mais algumas regras de segurança, adequados ao próprio veiculo em si, porque razão não haverá de ser assim com as motos?(veja-se os recentes anéis de segurança nos cockpits dos F1)
De resto, todos os pilotos terão toda a liberdade de andarem a 300kmh em 3ª e em cavalinho, com uma perna atrás da orelha e outro a tirar o macaco do nariz enquanto sorri para a GoHeroPro ali por enquanto pendurada na haste do espelho retrovisor (já sei, não há espelhos retrovisores...)
Agora, irem deliberadamente contras as paredes e/ou por qualquer azar lá irem parar e morrerem... parece bem ilógico não se prever um mínimo se segurança.
Começo agora a pensar se o desporto automóvel e com motociclos se a piada da coisa será ver velocidade, ultrapassagens ou se o melhor é vê-los irem contra os muros, deve ter cá uma piada...
Um atleta morto pode significar muito publico (fã) desistente na plateia...(e tudo o que deriva daí para o próprio desporto em si)Apenas defendo igualdade de tratamento enquanto desporto motorizado de automóveis e desporto motorizado de motocicletas.Se nos automóveis há todas e mais algumas regras de segurança, adequados ao próprio veiculo em si, porque razão não haverá de ser assim com as motos?(veja-se os recentes anéis de segurança nos cockpits dos F1)De resto, todos os pilotos terão toda a liberdade de andarem a 300kmh em 3ª e em cavalinho, com uma perna atrás da orelha e outro a tirar o macaco do nariz enquanto sorri para a GoHeroPro ali por enquanto pendurada na haste do espelho retrovisor (já sei, não há espelhos retrovisores...)Agora, irem deliberadamente contras as paredes e/ou por qualquer azar lá irem parar e morrerem... parece bem ilógico não se prever um mínimo se segurança.Começo agora a pensar se o desporto automóvel e com motociclos se a piada da coisa será ver velocidade, ultrapassagens ou se o melhor é vê-los irem contra os muros, deve ter cá uma piada... Nisso, não há quem bata o Fitipaldi... nota: isto é um debate, não é nenhuma petição para fecharem o autódromo citadino de Macau...
Citação de: 2low em Novembro 21, 2019, 18:14:41, 18:14Um atleta morto pode significar muito publico (fã) desistente na plateia...(e tudo o que deriva daí para o próprio desporto em si)Apenas defendo igualdade de tratamento enquanto desporto motorizado de automóveis e desporto motorizado de motocicletas.Se nos automóveis há todas e mais algumas regras de segurança, adequados ao próprio veiculo em si, porque razão não haverá de ser assim com as motos?(veja-se os recentes anéis de segurança nos cockpits dos F1)De resto, todos os pilotos terão toda a liberdade de andarem a 300kmh em 3ª e em cavalinho, com uma perna atrás da orelha e outro a tirar o macaco do nariz enquanto sorri para a GoHeroPro ali por enquanto pendurada na haste do espelho retrovisor (já sei, não há espelhos retrovisores...)Agora, irem deliberadamente contras as paredes e/ou por qualquer azar lá irem parar e morrerem... parece bem ilógico não se prever um mínimo se segurança.Começo agora a pensar se o desporto automóvel e com motociclos se a piada da coisa será ver velocidade, ultrapassagens ou se o melhor é vê-los irem contra os muros, deve ter cá uma piada... Nisso, não há quem bata o Fitipaldi... nota: isto é um debate, não é nenhuma petição para fecharem o autódromo citadino de Macau...Tu não estás a defender igualdade de tratamento nenhuma.Queres que a competição nesta pista acabe, porque TU não gostas do perigo."irem deliberadamente contras as paredes"facepalming so fucking hard right now
Citação de: Africandruglord em Novembro 21, 2019, 20:15:57, 20:15Citação de: 2low em Novembro 21, 2019, 18:14:41, 18:14Um atleta morto pode significar muito publico (fã) desistente na plateia...(e tudo o que deriva daí para o próprio desporto em si)Apenas defendo igualdade de tratamento enquanto desporto motorizado de automóveis e desporto motorizado de motocicletas.Se nos automóveis há todas e mais algumas regras de segurança, adequados ao próprio veiculo em si, porque razão não haverá de ser assim com as motos?(veja-se os recentes anéis de segurança nos cockpits dos F1)De resto, todos os pilotos terão toda a liberdade de andarem a 300kmh em 3ª e em cavalinho, com uma perna atrás da orelha e outro a tirar o macaco do nariz enquanto sorri para a GoHeroPro ali por enquanto pendurada na haste do espelho retrovisor (já sei, não há espelhos retrovisores...)Agora, irem deliberadamente contras as paredes e/ou por qualquer azar lá irem parar e morrerem... parece bem ilógico não se prever um mínimo se segurança.Começo agora a pensar se o desporto automóvel e com motociclos se a piada da coisa será ver velocidade, ultrapassagens ou se o melhor é vê-los irem contra os muros, deve ter cá uma piada... Nisso, não há quem bata o Fitipaldi... nota: isto é um debate, não é nenhuma petição para fecharem o autódromo citadino de Macau...Tu não estás a defender igualdade de tratamento nenhuma.Queres que a competição nesta pista acabe, porque TU não gostas do perigo."irem deliberadamente contras as paredes"facepalming so fucking hard right nowNão vás por aí... pois pouco ou nada sabes sobre mim.O que sabes é apenas o que aqui (ou ali) escrevo (escrevi).Se eu quisesse que a competição acabasse naquela pista, teria feito uma petição e intervenções tipo "Greta Thunberg".
Citação de: 2low em Novembro 21, 2019, 20:39:02, 20:39Citação de: Africandruglord em Novembro 21, 2019, 20:15:57, 20:15Citação de: 2low em Novembro 21, 2019, 18:14:41, 18:14Um atleta morto pode significar muito publico (fã) desistente na plateia...(e tudo o que deriva daí para o próprio desporto em si)Apenas defendo igualdade de tratamento enquanto desporto motorizado de automóveis e desporto motorizado de motocicletas.Se nos automóveis há todas e mais algumas regras de segurança, adequados ao próprio veiculo em si, porque razão não haverá de ser assim com as motos?(veja-se os recentes anéis de segurança nos cockpits dos F1)De resto, todos os pilotos terão toda a liberdade de andarem a 300kmh em 3ª e em cavalinho, com uma perna atrás da orelha e outro a tirar o macaco do nariz enquanto sorri para a GoHeroPro ali por enquanto pendurada na haste do espelho retrovisor (já sei, não há espelhos retrovisores...)Agora, irem deliberadamente contras as paredes e/ou por qualquer azar lá irem parar e morrerem... parece bem ilógico não se prever um mínimo se segurança.Começo agora a pensar se o desporto automóvel e com motociclos se a piada da coisa será ver velocidade, ultrapassagens ou se o melhor é vê-los irem contra os muros, deve ter cá uma piada... Nisso, não há quem bata o Fitipaldi... nota: isto é um debate, não é nenhuma petição para fecharem o autódromo citadino de Macau...Tu não estás a defender igualdade de tratamento nenhuma.Queres que a competição nesta pista acabe, porque TU não gostas do perigo."irem deliberadamente contras as paredes"facepalming so fucking hard right nowNão vás por aí... pois pouco ou nada sabes sobre mim.O que sabes é apenas o que aqui (ou ali) escrevo (escrevi).Se eu quisesse que a competição acabasse naquela pista, teria feito uma petição e intervenções tipo "Greta Thunberg".Sei qual era o titulo original do tópico, o suficiente para formar a opinião que és contra o circuito, por muito que agora tentes fazer marcha atrás. Ao menos mantém-te fiel ao que acreditas.Não argumentes é que com coisas que nada tem a ver com o assunto para tentares moldar a conversa.
Focar-me no debate?Qual debate?As corridas são perigosas, ponto.Quem lá está, está pela paixão ao desporto, ponto.Não gostas? Há desportos mais adequados para ti. Essencialmente, se é perigoso, mas quem o faz é livre e não prejudica terceiros ( tipo sei lá, touros), então nada há a mudar, por muito que choque flocos de neve.
Na Formula 1, com a morte de Ayrton Senna, só não houve uma quebra significativa de espectadores pois o Michael Schumacher estava em clara ascensão (um pouco fabricada, mas isso é outra história) e acabou por minimizar a coisa.
Agora... imagina se o Marc Marquez morresse num acidente, será que o MotoGP teria o mesmo interesse?
Afinal temos lá o Miguel mas que não aprecias muito...e reconheço que não tem a mesma fibra do Marc Marquez...
Ora... um motociclo bater num muro estatico, o piloto só por milagre sairá dali de seu pé e com vida...
[queria aqui colocar um vídeo que julgo que tenha visto aqui, de um motociclo que vai contra um carro estacionado, sai disparado às cambalhotas no ar, bate...
Mas em motociclismo parece que o que funciona melhor é... areia/gravilha e depois barreiras de palha embalada em publicidade ou pneus... tudo o oposto ao que se pode ver nesse autódromo de Macau...
[não sendo nada religioso] "Graças a deus" que o motociclismo tem estado a salvo dessas forças exteriores e do vale tudo... (mas ainda fico a pensar...que raio é que passou na cabeça do Zarco quando ele mandou o Miguel ao chão?!)
Ok... então vamos demolir uns quantos arranha céus e fazer uns aterros para colocar la umas gravel traps para os pilotos terem maior segurança
Utilizando o mesmo conceito mas na vida real... (retirando a parte das armas)...será que temos algo interessante?(...)Tal como no filme, deve ter o mesmo objectivo, onde só um pode vencer...
Excluindo o factor dinheiro da questão, será justo manter um Estoril arredado das grandes competições, sendo um autódromo, quando circuitos citadinos se mantêm no activo com todas as questões de segurança levantadas para o "encerramento das grandes provas oficiais no Estoril" ?Respondendo a isto, não tenho mais questões.
Eu já tive mais paciência para acompanhar corridas do que agora. Antes via F1, WTCC... E nunca entendi muito bem o fascínio deste tipo de circuitos. São "circuitos emblemáticos". De certo que há muitos circuitos que eram emblemáticos que se deixou de lá fazer corridas. Mónaco por exemplo. Qual é o interesse de uma corrida que só dá para passar num sítio? É a festa a volta não é a corrida em si. E o € sim.Por acaso vi um pouco da prova WTCC neste circuito de Macau e pensei... Como assim? Mal cabe um carro em certos sítios como é que vai haver ultrapassagens? Vi uma porque um gajo teve problemas mecânicos. Acidentes acontecem mas nestes circuitos um acidente bloqueia toda a corrida. Para o espectáculo é mau. É como uma corrida inteira atrás de um safety car. É mau.