Autor Tópico: GP Macau - Faria sentido o encerramento deste circuito ?  (Lida 1926 vezes)

Novembro 16, 2019, 22:59:50, 22:59
Lida 1926 vezes

2low

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Foi em 2012 que Luís Carreira perdeu a vida neste circuito "urbano" que não tem o mínimo de condições de segurança para a prática de motociclismo.
https://www.jn.pt/desporto/piloto-portugues-luis-carreira-morreu-em-acidente-no-gp-de-macau-2887645.html
Foi feito uma homenagem a este piloto português, na recta da meta do Autódromo do Estoril.
https://sicnoticias.pt/desporto/2012-11-18-Mais-de-mil-pessoas-homenageiam-piloto-Luis-Carreira-1

Passados 7 anos, novamente um amontoado de motos mas felizmente sem males maiores...
https://www.cmjornal.pt/desporto/modalidades/detalhe/tres-pilotos-feridos-em-acidente-na-prova-de-motos-do-gp-macau-edicao-cancelada-definitivamente?ref=HP_OutrasNoticias2

Se o Estoril era mau...
« Última modificação: Novembro 17, 2019, 19:28:48, 19:28 por 2low »
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Novembro 17, 2019, 01:20:32, 01:20
Responder #1

TMXR

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Nem pensar nisso!  :pcbloqueado:


As condições são as oferecidas por qualquer circuito citadino.

A IoM não é muito mais segura... nem nenhum outro circuito do campeonato de road racing
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Novembro 17, 2019, 03:55:42, 03:55
Responder #2

dfelix

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Ninguém obriga os pilotos a participarem em provas realizadas em "circuitos" urbanos.
Fazem-no por paixão. E conscientes do perigo.
Ninguém está no direito de limitar a liberdade de quem o faz só porque acidentes acontecem.
E quase sempre quem nem sequer segue este tipo de modalidades. Habitualmente são os mais indignados.

Agora vai lá ver futebol.

Novembro 17, 2019, 09:26:07, 09:26
Responder #3

2low

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Ninguém obriga os pilotos a participarem em provas realizadas em "circuitos" urbanos.
Fazem-no por paixão. E conscientes do perigo.
Ninguém está no direito de limitar a liberdade de quem o faz só porque acidentes acontecem.
E quase sempre quem nem sequer segue este tipo de modalidades. Habitualmente são os mais indignados.

Agora vai lá ver futebol.

Repara como acabei a "intervenção"...foi esse o motivo pelo qual daquilo que chamas de indignação...
Se perdemos o Estoril para provas como F1, etc porque raio um outro autódromo não terá de cumprir iguais regras de segurança?
então um que até um cego é capaz de confirmar que será altamente perigoso...




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Novembro 17, 2019, 13:21:00, 13:21
Responder #4

dfelix

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Tás sempre indignado com alguma coisa, pa!

O teu post começa por perguntar "para quando o encerramento" do circuito da Guia.. e termina a falar no Estoril.

O que é que uma coisa tem a ver com a outra?

Não há provas de F1 em Macau!
O circuito nem sequer é homologado para isso.
Não há provas de F1 no Estoril.
Mas pode. O circuito tem homologação da FIA que o permite.

Nunca vi ninguém fazer choradinhos pelo enceramento do Estoril por falta de segurança. Porque razão alguém fará ao da Guia? Ressabiamento?

O GP de Macau é um evento mítico onde passam diversas modalidades, uma delas a Formula 3. Pois essa categoria já o circuito tem homologação.
E provas de Motociclismo como aquela onde o Luis Carreira perdeu a vida. E ainda ontem o André Pires caiu mas nem qualquer referência a isso ou mesmo à participação de um piloto português a comunicação social fez referência.

No que diz respeito a motociclismo o GP de Macau é, como referiu o tmaxer, uma prova de "road racing" equiparada a um iomt, um nw200 ou provas como as que já foram realizadas cá no circuito internacional de Vila Real!

Agora vai lá ver a bola.
Essa sim, a única modalidade que dá retorno financeiro em Portugal. E é precisamente isso que coloca os países nos calendários internacionais de muitas modalidades.

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Novembro 17, 2019, 14:01:27, 14:01
Responder #5

2low

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dfelix, durante uns bons anos pudeste assistir a várias provas do mundo motorizado no autódromo do Estoril e até a F1 alguém nos tirou...
...e sempre por causa da falta de condições de segurança da pista...

Não estou indignado pela falta de condições da pista de Macau ou por esta ser já bem emblemática.

Fico sim possesso com falta de justiça comparando diferentes tratamentos conforme a situação - infelizmente Portugal na altura era mais pequenino do que agora...

 :convivio:

npta: olha que li na comunicação social artigo sobre André Pires ter caído... ::P:
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Novembro 17, 2019, 15:24:34, 15:24
Responder #6

dfelix

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Tu estás sempre indignado com o mundo, pá!
[Mas certamente irás já de seguida justificar. Assim dentro de parêntesis!]



Sim, toda a gente sabe que o Estoril já fez parte dos calendários das grandes competições.
Sim, o Estoril já teve problemas de segurança.
E sim.. houve obras e reformulações, ao longo dos anos.

Se o circuito tem homologação nível 1 é por duas razões:
- Paga para a renovar (ou pagamos todos através dos nossos impostos, fonte de financiamento que por exemplo o AIA não tem)
- Obtém resposta positiva por parte de quem faz a vistoria para a FIA.

Diferentes tratamentos?
Não entendo a que te referes. Queres especificar?

Achas que roubaram a F1 ou o MotoGP do teu país?
Tens noção que aquilo tem custos, certo?
Que se paga caro. E que é um investimento que só justifica se houver retorno.

Um web summit é capaz de gerar mais dinheiro que um GP..



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Novembro 17, 2019, 16:02:15, 16:02
Responder #7

2low

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Tu estás sempre indignado com o mundo, pá!
[Mas certamente irás já de seguida justificar. Assim dentro de parêntesis!]

(...)

Tenho forma de te comprovar que será o oposto e inclusive serei dos poucos em Portugal que até no cartão do cidadão ou carta de condução não tenho a típica cara de parede de fuzilamento...

[mostra lá a foto do teu CC...]  ::P:

 :convivio:
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Novembro 17, 2019, 18:50:30, 18:50
Responder #8

TMXR

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Macau e o Mónaco do oriente.


O desafio é o gozo para um piloto e imesuravelmente superior de só de uma corrida 3m mais um autódromo vazio

Já corri tanto em Vila Real como em Vila do Conde, adoraria ter corrido na Boavista e acho que a nível nacional Síria a única coisa que me faria tirar uma licença desportiva.



Não há F1 em Portugal porque não há dinheiro.


Desde há muitos anos que o Ecclestone começou a alargar o calendário mas para zonas fora da Europa. Hoje interessa e GOs na China, Índia, Rússia ou outras zonas emergentes.

Essa migração já quase que custou Monza e Spa.

E com esta nova admin. Da F1 a política e a mesma: mais circuitos do Tilke ou citadinos em locais novos onde haja dinheiro para os organizar
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Novembro 17, 2019, 19:24:50, 19:24
Responder #9

Africandruglord

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Novembro 17, 2019, 19:29:17, 19:29
Responder #10

2low

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Novembro 17, 2019, 22:41:05, 22:41
Responder #11

VCS

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Vários pilotos auto/moto referem que Macau é um desafio como nenhum outro. É uma pista difícil, longa, estreita em muitas zonas, cheia de mudanças de ritmo, com topos malucos e muitas curvas cegas. É um circuito de "tom@tes" e com uma tradição única, é a corrida mais importante do ano de F3 e do WTCC. E sim, no tempo do mundial de TT, tínhamos a nossa Vila Real também no campeonato, que nesse tempo não era menos assustadora (não tem nada a ver com o circuito actual). 

Correr na Ilha de Man é, na minha opinião, bem mais perigoso do que correr em Macau.

Macau não anda longe das condições de segurança dos circuitos citadinos actuais (FIA). As homologações actuais, como alguém já disse atrás, são uma treta. Baku tem homologação 1 porque paga. Qualquer circuito citadino é assim. Não vejo diferença entre Baku, Melbourne, Mónaco, Valência (F1). Ou Boavista (homologação tipo 3). O mais próximo de Macau em termos de conceito e tradição talvez até seja Pau.

Macau é um dos circuitos que tenho na minha lista há muito para ir ver. Está no meu top 5.
Infelizmente é demasiado long€ e não se pode ir a todas.
Para o ano quero ir ver Goodwood (revival), este ano consegui ir ver as 24H a Le Mans pela primeira vez (sonho antiiiigo) e adorei.

« Última modificação: Novembro 17, 2019, 22:42:45, 22:42 por VCS »

Novembro 18, 2019, 00:04:49, 00:04
Responder #12

pjmartinho

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Uma coisa é ver na tv, mas do ponto de vista do piloto parece bem diferente


Novembro 18, 2019, 11:13:43, 11:13
Responder #13

JViegas

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Adoro ver os circuitos citadinos. Infelizmente nunca conseguir ver uma corrida ao vivo por exemplo no Mónaco ou este em Macau. Lembro-me de há uns anos atrás, adorava estar em frente à TV num domingo a ver fórmula 1 no Mónaco. Infelizmente agora para ver formula 1 apenas na "payTV".

Ainda este fim-de-semana durante as provas de qualificação para a prova em Valência, viram o fato todo roto do Marquez depois da queda que teve? Continuava a qualificar-se. ou seja assumiu o risco e continuou.

Tenho acompanhado algumas provas de corrida de WTCR ou de Formula E nos circuitos citadinos. Gosto de ver.

Não sei se pela "perigosidade" da prova (não é nenhum gosto mórbido) se é por se ralizarem em circuitos mais "fechados" onde a quase impossibilidade de existirem ultrapassagens "obrigue" a uma maior habilidade dos condutores ou na gestão da corrida feita pelas equipas.

É perigoso?
Sim é. E penso que todos os "envolvidos" o sabem.

Encerrar o circuito de Macau. Na minha opinião não.

Novembro 18, 2019, 11:59:55, 11:59
Responder #14

NFRod

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@JViegas se tiveres RTL dá para ver F1 cá na Tuga. A Sporttv antes tinha os direitos exclusivos de transmissão e a NOS bloqueava o canal quando havia F1 mas agora na eleven pelo menos não faz isso. Tens de ouvir em Alemão mas sempre é alguma coisa.

Novembro 20, 2019, 12:36:21, 12:36
Responder #15

JViegas

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@JViegas se tiveres RTL dá para ver F1 cá na Tuga. A Sporttv antes tinha os direitos exclusivos de transmissão e a NOS bloqueava o canal quando havia F1 mas agora na eleven pelo menos não faz isso. Tens de ouvir em Alemão mas sempre é alguma coisa.

Obrigado companheiro.  :nice:


Novembro 20, 2019, 19:02:16, 19:02
Responder #16

Moto2cool

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Cada um tem a sua opinião, subscrevo a opinião do 2low (inicial?)
 
Qualquer espectáculo que ponha desnecessariamente a vida dos artista em perigo não se enquadra no nosso progresso civilizacional.
Não estamos exatamente em Roma a ver os gladiadores lutar com os tigres.

Admiro a habilidade dos pilotos mas gostaria que um erro ou um azar não lhes pudessem custar a vida.
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"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 20, 2019, 19:29:04, 19:29
Responder #17

Africandruglord

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Não estamos exatamente em Roma a ver os gladiadores lutar com os tigres.


Argumento bacoco e sem sentido.

Os pilotos estão ali porque querem, assim como lutadores de UFC num ringue. Sabem os riscos, são meninos crescidos.

Progresso civilizacional?
Ou progresso salazarista?




Novembro 20, 2019, 20:53:02, 20:53
Responder #18

2low

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Não estamos exatamente em Roma a ver os gladiadores lutar com os tigres.


Argumento bacoco e sem sentido.

Os pilotos estão ali porque querem, assim como lutadores de UFC num ringue. Sabem os riscos, são meninos crescidos.

Progresso civilizacional?
Ou progresso salazarista?

E a tourada ?
Os toureiros estão ali porque querem e são "meninos de bem" crescidos.

E Lisboa que retirou todos as sinaléticas que associava Campo Pequeno a uma praça de toiros ?!
O Medina é Progressista Salazarista ?  :lolol:

nota: apesar do que possa parecer, não defendo de maneira nenhuma o Medina nem de grande parte das suas intervenções na cidade de Lisboa

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Novembro 20, 2019, 20:57:08, 20:57
Responder #19

Africandruglord

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Não estamos exatamente em Roma a ver os gladiadores lutar com os tigres.


Argumento bacoco e sem sentido.

Os pilotos estão ali porque querem, assim como lutadores de UFC num ringue. Sabem os riscos, são meninos crescidos.

Progresso civilizacional?
Ou progresso salazarista?

E a tourada ?
Os toureiros estão ali porque querem e são "meninos de bem" crescidos.

E Lisboa que retirou todos as sinaléticas que associava Campo Pequeno a uma praça de toiros ?!
O Medina é Progressista Salazarista ?  :lolol:

nota: apesar do que possa parecer, não defendo de maneira nenhuma o Medina nem de grande parte das suas intervenções na cidade de Lisboa

Tal e qual.

Ai Jesus.

Os toureiros tão lá porque querem, os animais não.

Novembro 21, 2019, 11:20:51, 11:20
Responder #20

dfelix

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Até consigo ver semelhanças entre um piloto e um toureiro.
Ambos se expoem a um elevado risco: Uns sujeitam-se a acidentes. Outros a ser colhidos pelo touro.
Ambos o fazem por paixão... e ninguém o obriga a seguir esse caminho.
Ambos agradam a um publico específico... e só assiste e seguem quem quer.

Por outro lado não vejo qualquer semelhança entre desportos motorizados e touradas.
Uma coisa são provas em que os seus participantes arriscam a vida com o objectivo de superar os adversários e sobretudo a si próprios para vencer.
Outra completamente diferente é arriscar a vida pela "arte" de torturar um animal.

Parece-me uma comparação desadequada.

Se castrar a liberdade individual é progresso civilizacional... emigrem pra Cuba, Coreia ou China.
Já vão tarde.

Novembro 21, 2019, 11:25:54, 11:25
Responder #21

2low

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Até consigo ver semelhanças entre um piloto e um toureiro.
Ambos se expoem a um elevado risco: Uns sujeitam-se a acidentes. Outros a ser colhidos pelo touro.
Ambos o fazem por paixão... e ninguém o obriga a seguir esse caminho.
Ambos agradam a um publico específico... e só assiste e seguem quem quer.

Por outro lado não vejo qualquer semelhança entre desportos motorizados e touradas.
Uma coisa são provas em que os seus participantes arriscam a vida com o objectivo de superar os adversários e sobretudo a si próprios para vencer.
Outra completamente diferente é arriscar a vida pela "arte" de torturar um animal.

Parece-me uma comparação desadequada.

Se castrar a liberdade individual é progresso civilizacional... emigrem pra Cuba, Coreia ou China.
Já vão tarde.

Obviamente a "comparação" tem a ver com a primeira parte da tua intervenção.

Mas se é um horror ver um animal torturado, porque razão não é horroroso ver um ser humano(piloto) sofrer danos irreversíveis por não existirem condições que lhe garantam um minimo de segurança?

 :nice: :convivio:
« Última modificação: Novembro 21, 2019, 11:30:30, 11:30 por 2low »
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Novembro 21, 2019, 12:08:24, 12:08
Responder #22

Moto2cool

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Já uma questão que me fica, depois de todos os "esclarecimentos" prestados.
Se os pilotos andam lá porque querem, porque gostam, então porque diabo lhes pagam para lá andar? E não parece ser tão pouco como isso.
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Novembro 21, 2019, 12:55:58, 12:55
Responder #23

TMXR

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Já uma questão que me fica, depois de todos os "esclarecimentos" prestados.
Se os pilotos andam lá porque querem, porque gostam, então porque diabo lhes pagam para lá andar? E não parece ser tão pouco como isso.


O desporto motorizado é muito caro mas é um veiculo de promoção privilegiado.


É portanto totalmente expectável que quem opte por seguir uma carreira neste desporto que consiga através de contrapartidas publicitarias e de comunicação obter os valores necessários aos seus orçamentos anuais.

E uma vez que muitos optam por seguir este desporto de forma profissional e como uma carreira, é de novo expectável que consigam obter o seu salário através da sua participação desportiva.


Alguns, pela sua participação brilhante, ascendem mesmo ao estrelato e sao pagos milhões apenas para conduzir. Mas este apenas é relativo... eles conduzem mas também tem agendas muito preenchidas: encontros com sponsors, entrevistas, visitas a fabricas, mais entrevistas, sessões fotográficas, presenças em eventos, mais entrevistas... e no meio disto tudo tem a sua própria preparação física e o trabalho de desenvolvimento que é feito longe dos holofotes.




Portanto... da mesma forma que acredito que o Mourinho deve AMAR treinar equipas de futebol, o Messi deve AMAR jogar a bola e o companheiro Moto2cool deva também gostar da sua ocupação profissional... nenhum destes (ou qualquer um de nos) o faz de forma "pro bono"  ;) :D




Mas, desengane-se que quem vai a Macau ou qualquer outra corrida em busca de "prize money", a participação em qualquer prova no desporto motorizado tem valores elevados de inscrição por prova e a necessidade de licenças desportivas, tanto de piloto como de equipa. Nao estou neste momento por dentro dos valores de inscrição de uma prova internacional, mas a inscrição para uma nacional anda na casa das muitas centenas de € e o mesmo acontece para as licença, uma internacional nao te custa menos de 1000€ para o piloto e mais uns 1500€ para a equipa.... 



Qualquer piloto que nao queira participar numa prova tem sempre bom remedio: nao vai... e se vai obrigado, tem sempre a opcao de encostar, porque a coisa mais facil é provocar um pequeno erro de conducao ou mecanico que impliquem um DNF.



Por fim, pela minha experiencia digo: alguma vez que estive com um capacete enfiado na cabeça pensei no risco? NUNCA!!!! Podes estar nervoso antes de ver o semáforo passar a verde, mas depois disso, esquece... se estas na tua zona de conforto só pensas numa coisa: em andar o mais depressa possivel! Quer seja em pista quer seja numa PEC de ralis... podes ir a velocidades estupidas a rasar muros, precipicios, arvores, postes ou qualquer outro tipo de obstaculos mas nao estas a pensar em bater, aleijar-te ou morrer. E nao sentes qualquer medo.


Percebo perfeitamente que tenhas dificuldade em entender, porque qualquer daquelas pessoas que enfiam um fato de cabedal e enfiam um capacete e saltam para cima de uma moto com 200 cavalos nao tem nada em comum com a racional preponderante do CPmoto (ou do CPmaxis)  :nice:
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Novembro 21, 2019, 15:23:26, 15:23
Responder #24

dfelix

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Mas se é um horror ver um animal torturado, porque razão não é horroroso ver um ser humano(piloto) sofrer danos irreversíveis por não existirem condições que lhe garantam um minimo de segurança?

Ninguém disse que é bonito de se ver.
Poderá haver malta perversa que assiste a corridas só pelos acidentes.
Mas certamente não será essa a razão pelo qual a esmagadora maioria paga um bilhete.

Já uma questão que me fica, depois de todos os "esclarecimentos" prestados.
Se os pilotos andam lá porque querem, porque gostam, então porque diabo lhes pagam para lá andar? E não parece ser tão pouco como isso.

A mesma razão que leva outros atletas a serem pagos para chutar uma bola, por exemplo.
Alguns também não recebem tão pouco como isso.

Fazer o que se ama, ser reconhecido e bem recompensado pelas cores que representa é o sonho de muita gente.
Seja um atleta ou outro tipo de profissão. Não me parece algo tão complicado de se entender.

O dinheiro dos prémios é obviamente aliciante.
Se pensarmos que um Oliveira factura na casa dos 700 mil e um "alien" como Marquez supera os 15 milhões...
Só que fora deste contexto de campeonatos milionários como o MotoGP e outros prestigiados como as WSBK, BSB e AMA... as coisas mudam muito de figura.

Então se olharmos para o mundo do "road racing" mesmo em provas prestigiadas como o IOMTT, a presença de profissionais é um nicho comparativamente aos semi-profissionais e amadores que chegam a participar com budget próprio obtido através de trabalho em profissões normais.

Tens o exemplo do Guy Martin que foi um simples mecânico de camiões até se tornar mediático.

O que leva alguém a fazer isto?
Paixão. E é perfeitamente legitimo não compreendermos.

Coloco aqui um excerto desta entrevista ao Luís Carreira, que há 7 anos atrás perdeu a vida precisamente no GP de Macau:

Citar
(...)
Tem outra actividade profissional?
Tenho. Na actualidade sou um piloto profissional, como as coisas são vistas em Portugal. Mas só sou um profissional quando ando na moto, quando estou lá no fim de semana, porque no resto da semana sou um piloto amador, tenho que ter um trabalho suplementar.

Pensava que seria suficiente ser um piloto oficial de uma marca para poder viver.
Nesta modalidade ainda não. E é pena, porque queríamos evoluir e não conseguimos porque temos o tempo muito limitado, é muito complicado todos os fins de semana treinar e fazer provas, conciliar as duas coisas. No motocross há um ou outro piloto que consegue viver profissionalmente para o desporto, eu vivo profissionalmente apenas nos fins de semana das provas. É por isso que digo que temos que abdicar de muitas coisas, temos de fazer um esforço muito grande, e temos que gostar muito do que fazemos.

Quando vi no seu currículo que é piloto profissional da Honda, uma marca tão conhecida, não imaginava que tivesse de ter outra profissão…
Pois, é o que toda a gente pensa. Eu estou bem, em relação a muitos pilotos portugueses não me posso queixar. Mas para o nível que se quer, para o nível que a própria Honda e os patrocinadores exigem, acaba por ser um esforço muito grande da parte dos pilotos para darmos o retorno da forma que eles querem, trabalhar, ir ao ginásio e correr no fim de semana…

Isso quer dizer que o Luís, tempo livre não tem?
O tempo livre que tenho dedico unicamente à competição porque ou vou treinar ou estou preocupado a tentar arranjar informação para os patrocinadores, ou tenho actividades com os patrocinadores, acaba por ser o ano inteiro. O campeonato acabou há 15 dias e não posso dizer que tenha descansado, já tenho que começar a pensar no que vou fazer na próxima época.

E o que o faz correr, continuar? É o seu sonho e que mais?
É a paixão pelas motas… nasce com a pessoa, os meus pais dizem que quando era pequeno não podia ver uma mota. Eles pensavam que com a idade isto passava, que quando fizesse 18 anos quereria era ter um carro, mas não, foi sempre aquela paixão. E recordo-me que os castigos, quando não tinha boas notas, era não me deixarem ver corridas de motas. Não perdia um programa de motas, comprava as revistas todas, sabia tudo o que estava relacionado com motas. (…)
(...)

Até podemos não compreender.
Mas estar impedir outros de viver a paixão deles só porque podem fazer dói-dói?
Vivam a vossa vida e deixem viver... ou morrer se for o caso.
Até porque eles vivem mais num dia "de leão" do muitos de nós em cem anos de "cordeiro".

« Última modificação: Novembro 21, 2019, 15:27:25, 15:27 por dfelix »

Novembro 21, 2019, 15:49:38, 15:49
Responder #25

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Embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive, já morreu há muito tempo
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Novembro 21, 2019, 16:14:35, 16:14
Responder #26

2low

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Confesso que eu gostava de ver as corridas dos AX's só pelos acidentes...
 8) 8) 8)

Era uma fartote a rir... acabam sempre dois ou três de pernas para o ar... [o final da recta da meta no Estoril era propicio a isso]
...só que nunca me lembro de acidentes com resultados drásticos...
(talvez por isso gostasse de ver)

 :convivio:

Agora é continuar a ver o Marquez a dar cabo das motos e sair do "acidente" como se nada fosse...
...a apanhar cacos...  :lolol: :lolol: :lolol:

nota: vou agora ler o restante conteúdo que me parece bem interessante
« Última modificação: Novembro 21, 2019, 16:17:52, 16:17 por 2low »
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Novembro 21, 2019, 18:01:01, 18:01
Responder #27

Africandruglord

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Até consigo ver semelhanças entre um piloto e um toureiro.
Ambos se expoem a um elevado risco: Uns sujeitam-se a acidentes. Outros a ser colhidos pelo touro.
Ambos o fazem por paixão... e ninguém o obriga a seguir esse caminho.
Ambos agradam a um publico específico... e só assiste e seguem quem quer.

Por outro lado não vejo qualquer semelhança entre desportos motorizados e touradas.
Uma coisa são provas em que os seus participantes arriscam a vida com o objectivo de superar os adversários e sobretudo a si próprios para vencer.
Outra completamente diferente é arriscar a vida pela "arte" de torturar um animal.

Parece-me uma comparação desadequada.

Se castrar a liberdade individual é progresso civilizacional... emigrem pra Cuba, Coreia ou China.
Já vão tarde.

Obviamente a "comparação" tem a ver com a primeira parte da tua intervenção.

Mas se é um horror ver um animal torturado, porque razão não é horroroso ver um ser humano(piloto) sofrer danos irreversíveis por não existirem condições que lhe garantam um minimo de segurança?

 :nice: :convivio:

Que parte de liberdade de cada um é que não percebes?

Novembro 21, 2019, 18:02:10, 18:02
Responder #28

Africandruglord

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Já uma questão que me fica, depois de todos os "esclarecimentos" prestados.
Se os pilotos andam lá porque querem, porque gostam, então porque diabo lhes pagam para lá andar? E não parece ser tão pouco como isso.


Porque a vida não é de borla, e se praticas algo de risco, sabe bem ser compensado de acordo, financeiramente, apesar da maior parte das profissões de risco até serem mal remuneradas.

Novembro 21, 2019, 18:14:41, 18:14
Responder #29

2low

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Um atleta morto pode significar muito publico (fã) desistente na plateia...
(e tudo o que deriva daí para o próprio desporto em si)

Apenas defendo igualdade de tratamento enquanto desporto motorizado de automóveis e desporto motorizado de motocicletas.
Se nos automóveis há todas e mais algumas regras de segurança, adequados ao próprio veiculo em si, porque razão não haverá de ser assim com as motos?
(veja-se os recentes anéis de segurança nos cockpits dos F1)

De resto, todos os pilotos terão toda a liberdade de andarem a 300kmh em 3ª e em cavalinho, com uma perna atrás da orelha e outro a tirar o macaco do nariz enquanto sorri para a GoHeroPro ali por enquanto pendurada na haste do espelho retrovisor (já sei, não há espelhos retrovisores...)
Agora, irem deliberadamente contras as paredes e/ou por qualquer azar lá irem parar e morrerem... parece bem ilógico não se prever um mínimo se segurança.

Começo agora a pensar se o desporto automóvel e com motociclos se a piada da coisa será ver velocidade, ultrapassagens ou se o melhor é vê-los irem contra os muros, deve ter cá uma piada...  :toma: :toma: :toma:
Nisso, não há quem bata o Fitipaldi...   8)

nota: isto é um debate, não é nenhuma petição para fecharem o autódromo citadino de Macau...
« Última modificação: Novembro 21, 2019, 18:28:24, 18:28 por 2low »
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Novembro 21, 2019, 18:49:51, 18:49
Responder #30

dfelix

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Um atleta morto pode significar muito publico (fã) desistente na plateia...
(e tudo o que deriva daí para o próprio desporto em si)

Pode? Dá exemplos.

Nos últimos anos o caso mais "grave" foi talvez o do Simoncelli.
Já tinha conquistado algum estatuto, fãs e o incidente ocorreu em directo numa transmissão a global.
Afastou público das plateias? Duvido.
Houve gente indignada? Certamente que sim. Há muita gente que todos os dias acorda mal com a vida.

Mas o que teve maior visibilidade foi o respeito e admiração de colegas, fãs... algo que se continua a assistir ainda no presente.

Se nos automóveis há todas e mais algumas regras de segurança, adequados ao próprio veiculo em si, porque razão não haverá de ser assim com as motos?
(veja-se os recentes anéis de segurança nos cockpits dos F1)

Nas motos também há todas e mais algumas regras de segurança.
Mas as motos são diferentes dos carros. Caso ainda não tenhas percebido.
Queres anéis de segurança como na F1? Cintos de segurança, já agora!
Não te fará sentido que essas "todas e mais algumas medidas" tenham de ser pensadas e adaptadas conforme as especificidades de ambos os veículos?

Qual a sugestão? Tornar as motos mais fraquinhas?
Espera.. isso não foi o que aconteceu em 2007 quando o motogp passou a ser 800cc?
Mas rapidamente concluíram que passaram a ser mais rápidas em curva, haver mais acidentes e levou a que subissem posteriormente para os 1000cc.

Ahh.. mas o que está em causa neste tópico não é a segurança dos circuitos?
Será que os senhores vão lá desapertar os separadores só porque acabou as provas dos carros e vão começar as das motos?

De resto, todos os pilotos terão toda a liberdade de andarem a 300kmh em 3ª e em cavalinho, com uma perna atrás da orelha e outro a tirar o macaco do nariz enquanto sorri para a GoHeroPro ali por enquanto pendurada na haste do espelho retrovisor (já sei, não há espelhos retrovisores...)

Se isto é a tua perspectiva sobre o que é participar numa competição...

Agora, irem deliberadamente contras as paredes e/ou por qualquer azar lá irem parar e morrerem... parece bem ilógico não se prever um mínimo se segurança.

A palavra deliberadamente significa que é de propósito ou intencionalmente.
Na tua perspectiva um piloto treina intensamente e toda a equipa investe para que depois se atire contra uma parede só porque sim.

Começo agora a pensar se o desporto automóvel e com motociclos se a piada da coisa será ver velocidade, ultrapassagens ou se o melhor é vê-los irem contra os muros, deve ter cá uma piada...

Isto poderá fazer sentido para quem o desporto se resuma exclusivamente a futebol
Afinal, trata-se de uma modalidade onde atirar para o chão e fingir que se magoaram é em regra geral vantajoso para obter o resultado pretendido.


Novembro 21, 2019, 19:48:05, 19:48
Responder #31

2low

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Dfelix,

Tenho de ter mais cuidado com o que escrevo pois há sempre gente muito atenta até à ultima virgula, ponto final e reticencias...

Na Formula 1, com a morte de Ayrton Senna, só não houve uma quebra significativa de espectadores pois o Michael Schumacher estava em clara ascensão (um pouco fabricada, mas isso é outra história) e acabou por minimizar a coisa. (e havia ainda outros tantos pilotos que captavam a atenção - M. Schumacher, D. Hill, D. Coulthard, Nigel Mansel, R.Barrichello, G. Berger, J. Alesi, J. Herbert, M. Brundle, ...)
Da minha parte, deixou de ter o mesmo interesse apesar de ter gostado de ver dois anos depois, do "sucesso" do (fraquito) Damon Hill (o guitarrista motociclista).


(1995, Jordan post-Grand Prix party)

(1998, Goodwood Revival)

No MotoGP, a morte de Simoncelli talvez tenha ocorrido em circunstancias idênticas mas na altura havia muitos pilotos de renome e com muito publico fã...
(Lorenzo, Rossi, Hayden, Pedrosa...)
Agora... imagina se o Marc Marquez morresse num acidente, será que o MotoGP teria o mesmo interesse?
Afinal temos lá o Miguel mas que não aprecias muito...e reconheço que não tem a mesma fibra do Marc Marquez...

Seja como for, deverá haver números disponíveis algures que demonstram esses totais de números de espectadores que podem ter sofrido quebras substanciais perante a morte de um piloto (Ayrton Senna, Simoncelli...)

Sobre "capar" as motos acho um disparate - é inclusivé um atentado à lógica o que se possa entender pelo desenvolvimento da humanidade, a velocidade que se vai conquistando à medida que as tecnologias e mecânicas se vão afinando e desenvolvendo...
Da mesma forma que me parece estúpido reduzir ou manter velocidades nas autoestradas em apenas 120kmh, criar autopistas próprias para velocidade nos grandes centros urbanos e depois plantar lá o típico sinal de 50...

O problema dos circuitos citadinos com bastante utilização por automóveis é que os rails estão lá para aguentar com a carga de mais de 1000kg, sendo quase como paredes de betão em caso de embate frontal de um motociclo (170kg+peso piloto X velocidade...)...
Olhando para o que acontece com toda a tecnologia desenvolvida nos crash testes de automoveis (e tambem motos) dá para entender que a deformação dos materiais é importante para a absorção de energias provenientes também indirectamente da velocidade...
Ora... um motociclo bater num muro estatico, o piloto só por milagre sairá dali de seu pé e com vida...ou então, se existirem barreiras estudadas e preparadas exclusivamente para motociclos, não tirarão de maneira nenhuma o interesse da prova e em caso de acidente estão lá para... se deformarem convenientemente e salvaguardarem indirectamente a vida de um piloto de motociclismo.

[queria aqui colocar um vídeo que julgo que tenha visto aqui, de um motociclo que vai contra um carro estacionado, sai disparado às cambalhotas no ar, bate lateralmente na fachada de um prédio, perde pelo meio o calçado de um dos pés, e no final levanta-se como se nada fosse... em termos de estatística, a sorte deste motociclista terá sido 1:100000000000000000 ]

Mas em motociclismo parece que o que funciona melhor é... areia/gravilha e depois barreiras de palha embalada em publicidade ou pneus... tudo o oposto ao que se pode ver nesse autódromo de Macau...

Sobre a minha resposta em que indicas o que possa ser a minha perspectiva sobre o que é participar numa competição...
...obviamente que neste caso recorri ao caricato para tentar demonstrar o que possa ser ou não liberdade de cada um enquanto condutor/piloto numa competição...
E o "deliberadamente" vem também na mesma linha...

Sobre o ultimo paragrafo... o Schumacher que tinha ido contra um muro, com apenas 3 rodas, andou pela gravilha, virou o carro cortando a trajectoria e acabou por colidir a meu ver propositadamente contra o Damon Hill, perdendo Damon Hill a hipótese de ganhar esse mesmo campeonato... portanto... bater propositadamente naquele caso beneficiou o Schumacher...

[não sendo nada religioso] "Graças a deus" que o motociclismo tem estado a salvo dessas forças exteriores e do vale tudo...
(mas ainda fico a pensar...que raio é que passou na cabeça do Zarco quando ele mandou o Miguel ao chão?!)
« Última modificação: Novembro 21, 2019, 20:09:02, 20:09 por 2low »
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Novembro 21, 2019, 20:15:57, 20:15
Responder #32

Africandruglord

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Começo agora a pensar se o desporto automóvel e com motociclos se a piada da coisa será ver velocidade, ultrapassagens ou se o melhor é vê-los irem contra os muros, deve ter cá uma piada...  :toma: :toma: :toma:
Nisso, não há quem bata o Fitipaldi...   8)

nota: isto é um debate, não é nenhuma petição para fecharem o autódromo citadino de Macau...

Tu não estás a defender igualdade de tratamento nenhuma.

Queres que a competição nesta pista acabe, porque TU não gostas do perigo.

"irem deliberadamente contras as paredes"

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Novembro 21, 2019, 20:27:54, 20:27
Responder #33

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Ok... então vamos demolir uns quantos arranha céus e fazer uns aterros para colocar la umas gravel traps para os pilotos terem maior segurança  ::P:



Não há garantia em qualquer circuito, por mais seguro que seja que garanta total segurança aos pilotos e todos tem a consciencia disso sempre que entrem em pista.


Ninguém vai lá para morrer ou com vontade de se suicidar.
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Novembro 21, 2019, 20:39:02, 20:39
Responder #34

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Se nos automóveis há todas e mais algumas regras de segurança, adequados ao próprio veiculo em si, porque razão não haverá de ser assim com as motos?
(veja-se os recentes anéis de segurança nos cockpits dos F1)

De resto, todos os pilotos terão toda a liberdade de andarem a 300kmh em 3ª e em cavalinho, com uma perna atrás da orelha e outro a tirar o macaco do nariz enquanto sorri para a GoHeroPro ali por enquanto pendurada na haste do espelho retrovisor (já sei, não há espelhos retrovisores...)
Agora, irem deliberadamente contras as paredes e/ou por qualquer azar lá irem parar e morrerem... parece bem ilógico não se prever um mínimo se segurança.

Começo agora a pensar se o desporto automóvel e com motociclos se a piada da coisa será ver velocidade, ultrapassagens ou se o melhor é vê-los irem contra os muros, deve ter cá uma piada...  :toma: :toma: :toma:
Nisso, não há quem bata o Fitipaldi...   8)

nota: isto é um debate, não é nenhuma petição para fecharem o autódromo citadino de Macau...

Tu não estás a defender igualdade de tratamento nenhuma.

Queres que a competição nesta pista acabe, porque TU não gostas do perigo.

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Não vás por aí... pois pouco ou nada sabes sobre mim.
O que sabes é apenas o que aqui (ou ali) escrevo (escrevi).


Se eu quisesse que a competição acabasse naquela pista, teria feito uma petição e intervenções tipo "Greta Thunberg".




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Novembro 21, 2019, 20:59:24, 20:59
Responder #35

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De resto, todos os pilotos terão toda a liberdade de andarem a 300kmh em 3ª e em cavalinho, com uma perna atrás da orelha e outro a tirar o macaco do nariz enquanto sorri para a GoHeroPro ali por enquanto pendurada na haste do espelho retrovisor (já sei, não há espelhos retrovisores...)
Agora, irem deliberadamente contras as paredes e/ou por qualquer azar lá irem parar e morrerem... parece bem ilógico não se prever um mínimo se segurança.

Começo agora a pensar se o desporto automóvel e com motociclos se a piada da coisa será ver velocidade, ultrapassagens ou se o melhor é vê-los irem contra os muros, deve ter cá uma piada...  :toma: :toma: :toma:
Nisso, não há quem bata o Fitipaldi...   8)

nota: isto é um debate, não é nenhuma petição para fecharem o autódromo citadino de Macau...

Tu não estás a defender igualdade de tratamento nenhuma.

Queres que a competição nesta pista acabe, porque TU não gostas do perigo.

"irem deliberadamente contras as paredes"

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Não vás por aí... pois pouco ou nada sabes sobre mim.
O que sabes é apenas o que aqui (ou ali) escrevo (escrevi).


Se eu quisesse que a competição acabasse naquela pista, teria feito uma petição e intervenções tipo "Greta Thunberg".

Sei qual era o titulo original do tópico, o suficiente para formar a opinião que és contra o circuito, por muito que agora tentes fazer marcha atrás.
Ao menos mantém-te fiel ao que acreditas.

Não argumentes é que com coisas que nada tem a ver com o assunto para tentares moldar a conversa.

Novembro 21, 2019, 21:41:25, 21:41
Responder #36

2low

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Se nos automóveis há todas e mais algumas regras de segurança, adequados ao próprio veiculo em si, porque razão não haverá de ser assim com as motos?
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De resto, todos os pilotos terão toda a liberdade de andarem a 300kmh em 3ª e em cavalinho, com uma perna atrás da orelha e outro a tirar o macaco do nariz enquanto sorri para a GoHeroPro ali por enquanto pendurada na haste do espelho retrovisor (já sei, não há espelhos retrovisores...)
Agora, irem deliberadamente contras as paredes e/ou por qualquer azar lá irem parar e morrerem... parece bem ilógico não se prever um mínimo se segurança.

Começo agora a pensar se o desporto automóvel e com motociclos se a piada da coisa será ver velocidade, ultrapassagens ou se o melhor é vê-los irem contra os muros, deve ter cá uma piada...  :toma: :toma: :toma:
Nisso, não há quem bata o Fitipaldi...   8)

nota: isto é um debate, não é nenhuma petição para fecharem o autódromo citadino de Macau...

Tu não estás a defender igualdade de tratamento nenhuma.

Queres que a competição nesta pista acabe, porque TU não gostas do perigo.

"irem deliberadamente contras as paredes"

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Não vás por aí... pois pouco ou nada sabes sobre mim.
O que sabes é apenas o que aqui (ou ali) escrevo (escrevi).


Se eu quisesse que a competição acabasse naquela pista, teria feito uma petição e intervenções tipo "Greta Thunberg".

Sei qual era o titulo original do tópico, o suficiente para formar a opinião que és contra o circuito, por muito que agora tentes fazer marcha atrás.
Ao menos mantém-te fiel ao que acreditas.

Não argumentes é que com coisas que nada tem a ver com o assunto para tentares moldar a conversa.

Quanto muito faço um projecto e depois sigo-o até à sua construção.
Aprende!

Se fosse realmente contra o autódromo em si e se não fosse "dos que procuram o perigo" jamais opinaria como opinei lá para 2013/2014 num outro fórum e precisamente sobre a recente ZX10R da época e o respectivo autódromo de Macau.
Com pena que esse fórum tenha acabado e não exista para a prosperidade.
Com esse material mais facilmente me defendia desse teu comentário que novamente nada acrescenta ao tópico e apenas serve para me tentares diminuir por este ou outro motivo...
Foca-te no conteúdo e no que se debate, ok?

Mas olha, o vídeo foi fácil de encontrar:


Se não era esse, era outro semelhante:


Para concluir... porque raio é que exigir maior segurança para os motociclistas significa claramente que seja um capricho meu de que lá no fundo queira uma bomba atómica no centro daquele autódromo? Só porque leste um titulo que funciona como chamariz para um conteúdo que até tem sido debatido?


 :convivio:
« Última modificação: Novembro 21, 2019, 21:59:45, 21:59 por 2low »
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Novembro 21, 2019, 23:01:51, 23:01
Responder #37

Africandruglord

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Focar-me no debate?

Qual debate?

As corridas são perigosas, ponto.
Quem lá está, está pela paixão ao desporto, ponto.

Não gostas? Há desportos mais adequados para ti.

Essencialmente, se é perigoso, mas quem o faz é livre e não prejudica terceiros ( tipo sei lá, touros), então nada há a mudar, por muito que choque flocos de neve.

Novembro 21, 2019, 23:21:54, 23:21
Responder #38

2low

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Focar-me no debate?

Qual debate?

As corridas são perigosas, ponto.
Quem lá está, está pela paixão ao desporto, ponto.

Não gostas? Há desportos mais adequados para ti.

Essencialmente, se é perigoso, mas quem o faz é livre e não prejudica terceiros ( tipo sei lá, touros), então nada há a mudar, por muito que choque flocos de neve.



Pegando num filme...


Utilizando o mesmo conceito mas na vida real... (retirando a parte das armas)
...será que temos algo interessante?

Tal como no filme, deve ter o mesmo objectivo, onde só um pode vencer...



« Última modificação: Novembro 21, 2019, 23:25:24, 23:25 por 2low »
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Novembro 21, 2019, 23:26:32, 23:26
Responder #39

Africandruglord

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Novembro 21, 2019, 23:53:21, 23:53
Responder #40

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Uma mulher que estava com muita pressa, estava numa bilheteira a tentar comprar um bilhete para o próximo comboio...

- Um bilhete de ida e volta, por favor!

- Para onde? Pergunta o empregado.

- Para aqui outra vez! Para onde havia de ser?!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Novembro 22, 2019, 00:13:16, 00:13
Responder #41

dfelix

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Na Formula 1, com a morte de Ayrton Senna, só não houve uma quebra significativa de espectadores pois o Michael Schumacher estava em clara ascensão (um pouco fabricada, mas isso é outra história) e acabou por minimizar a coisa.

Percebo o ponto de vista.
Embora há que ter em atenção uma coisa:
- Estás a falar de um campeonato extremamente popular e mediático.
- Estás a falar de um piloto extremamente popular e mediático, seguido naturalmente por uma legião de fãs.

Pegando como exemplo o motociclismo, existe uma quantidade considerável de público que ao longo de anos não seguia o MotoGP... seguia o Rossi! No presente e dentro do contexto nacional tens um vasto numero de pessoas que nunca viu sequer corridas e prática nem assistem... mas segue o Oliveira!

Provavelmente és um dos que seguia o Senna.. e não propriamente a F1.

Relembro que lançaste este tópico indignado com circuito onde se realiza o GP de Macau.
Questiono-me se... fazes alguma ideia de quem são os pilotos que lá participaram?
É que na notícia que vi na TV a falar do acidente nem sequer fizeram referência ao português que lá estava.
 ;)


Agora... imagina se o Marc Marquez morresse num acidente, será que o MotoGP teria o mesmo interesse?

Certamente que virava lenda e consequentemente daria maior exposição ao campeonato.
Muitos dos fãs iriam perder o interesse. Mas muitos desses iriam encontrar um novo favorito. Mas o certo é que não seria esquecido.

Afinal temos lá o Miguel mas que não aprecias muito...e reconheço que não tem a mesma fibra do Marc Marquez...

Não sou de patriotismos. Vejo o Miguel como qualquer outro piloto que lá ande.

Ora... um motociclo bater num muro estatico, o piloto só por milagre sairá dali de seu pé e com vida...

As regras do jogo é que ganha aquele que chega em primeiro.
Não o que bate no muro.

[queria aqui colocar um vídeo que julgo que tenha visto aqui, de um motociclo que vai contra um carro estacionado, sai disparado às cambalhotas no ar, bate...

Toda a gente sabe o que acontece quando o motociclo que vai depressa embate contra um obstáculo!
Os pilotos sejam profissionais, semi-profissionais, amadores ou curiosos estão plenamente conscientes quando se sentam em cima dum motociclo.

Mas em motociclismo parece que o que funciona melhor é... areia/gravilha e depois barreiras de palha embalada em publicidade ou pneus... tudo o oposto ao que se pode ver nesse autódromo de Macau...

Porque... circuito citadino NÃO é um autódromo.
Os pilotos sabem disso bem melhor que nós! Afinal, eles andam lá... certo?

[não sendo nada religioso] "Graças a deus" que o motociclismo tem estado a salvo dessas forças exteriores e do vale tudo...
(mas ainda fico a pensar...que raio é que passou na cabeça do Zarco quando ele mandou o Miguel ao chão?!)

Provavelmente o mesmo que passou na cabeça do Pedrosa quando mandou o Hayden ao chão no Estoril.
Provavelmente o mesmo que passou na cabeça do Lecuona quando mandou o Zarco prá enfermaria já este estava no chão ainda agora em Valência.
E o que se passou na cabeça de todos?
Provavelmente nada. Porque naquele contexto não pensas em absolutamente mais nada que passar quem tem aparece na frente.

Aquilo é um bocadinho mais difícil que parece no sofá...
Provavelmente quando vês a bola também te indignas porque fulano falhou um passe ou não marcou golo com a baliza aberta.
Deve ser mais ou menos a mesma coisa.
Vivendo o momento as coisas por vezes são mais difíceis do que achamos visto de fora.
Podemos sempre justificar com teorias da conspiração. Ou achar que é maldade propositada por parte daqueles que não gostamos ou simplesmente não queremos gostar.

Ok... então vamos demolir uns quantos arranha céus e fazer uns aterros para colocar la umas gravel traps para os pilotos terem maior segurança 

Todos de PCX, capacete de cores claras e equipamento hi-viz!
Resolve-se já o problema! E conquista-se uma nova legião de fãs!


Utilizando o mesmo conceito mas na vida real... (retirando a parte das armas)
...será que temos algo interessante?
(...)
Tal como no filme, deve ter o mesmo objectivo, onde só um pode vencer...

Sério?
Comparas as provas em circuitos urbanos a um filme onde a forma de purgar o excesso de prisioneiros é faze-los participar em corridas com veículos blindados e fortemente armados?
 :D



Novembro 22, 2019, 00:36:40, 00:36
Responder #42

2low

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Dfelix,

Sobre os meus gostos por desportos motorizados quando tiver contigo debato.
[sobre piadas de futebol, dispenso, não vejo e nem sou adepto ou sócio de nenhum clube, apesar de ser simpatizante com uns quantos clubes - na totalidade das modalidades desportivas]

Tens razão em chamar a atenção: não é um autódromo, é um circuito citadino.
(é importante ter um português correcto, mesmo que na prática possa não haver grandes diferenças - na corrida)

Dfelix e Tmaxer,

Colocando a questão de outra perspectiva...
Excluindo o factor dinheiro da questão, será justo manter um Estoril arredado das grandes competições, sendo um autódromo, quando circuitos citadinos se mantêm no activo com todas as questões de segurança levantadas para o "encerramento das grandes provas oficiais no Estoril" ?
Respondendo a isto, não tenho mais questões.

 :convivio:
« Última modificação: Novembro 22, 2019, 00:41:05, 00:41 por 2low »
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Novembro 22, 2019, 01:18:23, 01:18
Responder #43

dfelix

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Excluindo o factor dinheiro da questão, será justo manter um Estoril arredado das grandes competições, sendo um autódromo, quando circuitos citadinos se mantêm no activo com todas as questões de segurança levantadas para o "encerramento das grandes provas oficiais no Estoril" ?
Respondendo a isto, não tenho mais questões.

Uma prova em autódromo, em circuito urbano ou misto são experiências diferentes.
Seja para quem conduz como para quem assiste.

Uma prova em autódromo implica menor logística e menor impacto no espaço envolvente, como estradas fechadas, instalação e remoção de equipamentos, policiamento, etc.

O "encerramento" de grandes provas oficiais no Estoril tem única e exclusivamente a ver com o facto destes eventos não tero mesmo retorno financeiro que outros países. Nesta questão é impossível excluir o "factor dinheiro".

Novembro 22, 2019, 07:14:22, 07:14
Responder #44

NFRod

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Eu já tive mais paciência para acompanhar corridas do que agora. Antes via F1, WTCC... E nunca entendi muito bem o fascínio deste tipo de circuitos.

São "circuitos emblemáticos". De certo que há muitos circuitos que eram emblemáticos que se deixou de lá fazer corridas.

Mónaco por exemplo. Qual é o interesse de uma corrida que só dá para passar num sítio? É a festa a volta não é a corrida em si. E o € sim.

Por acaso vi um pouco da prova WTCC neste circuito de Macau e pensei... Como assim? Mal cabe um carro em certos sítios como é que vai haver ultrapassagens? Vi uma porque um gajo teve problemas mecânicos.

Acidentes acontecem mas nestes circuitos um acidente bloqueia toda a corrida. Para o espectáculo é mau. É como uma corrida inteira atrás de um safety car. É mau.

Neste caso do que vi houve um acidente. E mesmo depois de alguns já se terem desviado de quem estava no chão ainda houve um que passou por cima de outro. Isto só acontece porque há 0 visibilidade em certos pontos.

E eu percebo os argumentos de que quem vai lá correr não vai obrigado etc. Mas também entendo o que o 2low quer transmitir. O que interessa uma corrida com alta probabilidade de não acabar? Ou de não haver ultrapassagens? É pelo espectáculo da molhada? (E penso que seja isso a referência ao filme death race).

Eu sei que são circuitos com características diferentes de autódromos. O problema é que a meu ver são diferentes para pior. Pior alcatrão, pior visibilidade, pior segurança... Limita a corrida em si. Testa outras coisas de certo. Talvez o tamanho dos genitais.

Eu não digo que não ache giro F1 a correr em circuitos citadinos. Quem me dera haver um circuito citadino de F1 a passar aqui a porta da minha casa. Curvas cegas é o que não falta aqui. Falta é €

Nestas provas claramente a classificação acaba por ser o mais importante do fim de semana. Acho que neste tipo de circuitos que há poucas ultrapassagens se devia basear nisso caso haja assim tanto interesse em continuar a fazer circuitos citadinos. F1 pelo menos parece uma realidade cada vez mais citadinos.

Novembro 22, 2019, 14:27:45, 14:27
Responder #45

2low

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finalmente há vida no outro lugar.
resta saber até quando há foguetes no ar.

 :convivio:
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Novembro 22, 2019, 15:18:04, 15:18
Responder #46

pjmartinho

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Não é só com motas que há acidentes





em qualquer circuito citadino os riscos são maiores mas, só lá corre quem quer.

Novembro 22, 2019, 15:33:46, 15:33
Responder #47

TMXR

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Eu já tive mais paciência para acompanhar corridas do que agora. Antes via F1, WTCC... E nunca entendi muito bem o fascínio deste tipo de circuitos.

São "circuitos emblemáticos". De certo que há muitos circuitos que eram emblemáticos que se deixou de lá fazer corridas.

Mónaco por exemplo. Qual é o interesse de uma corrida que só dá para passar num sítio? É a festa a volta não é a corrida em si. E o € sim.

Por acaso vi um pouco da prova WTCC neste circuito de Macau e pensei... Como assim? Mal cabe um carro em certos sítios como é que vai haver ultrapassagens? Vi uma porque um gajo teve problemas mecânicos.

Acidentes acontecem mas nestes circuitos um acidente bloqueia toda a corrida. Para o espectáculo é mau. É como uma corrida inteira atrás de um safety car. É mau.



Eu também não percebo uma serie de coisas:

- porque é que temos de dormir todos os dias?

- como é que o microondas aquece a comida se não tem lume?

- porque é que as pessoas acordam cedo ao domingo e vão à missa?


Mas... tenho a certeza que está e outras questões farão total sentido para outras pessoas...

eu e que não tenho a capacîdade de as entender  ;) :D ::P:
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Novembro 22, 2019, 19:03:50, 19:03
Responder #48

Ricardo_Rodrigues

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