GERAL > Do It Yourself (Mostra o que sabes fazer)

Manutenção do sistema de escape

(1/6) > >>

Africandruglord:
Qualquer pessoa que ande de mota a certa altura olha para o seu sistema de escape (colectores principalmente) e vê algo semelhante a isto:








É um pormenor que fica mal em qualquer mota, demonstra negligência. O que muitos não sabem é que não é preciso ficar um dia agarrado aos colectores a esfregar a ferrugem e sujidade.
Há um método muito mais fácil que envolve muito pouco trabalho manual.

Deixo aqui um modo relativamente fácil e barato, não é necessário fazer isto todas as semanas, mas de x em x meses não custa nada, até porque é trabalho para meia hora (máximo).

Vamos ao que interessa.


Materiais necessários:

https://www.ebay.it/itm/GEL-DECAPANTE-per-DECAPAGGIO-ACCIAIO-INOX-SALDATURA-TIG-1Kg-/261475674369

https://www.ebay.it/sch/sis.html?_nkw=Cotone%20attivo%20ovatta%20per%20pulire%20Metallo%20Lucidatura%20ottone%20rame%20Duraglit%2075g&_itemId=272284161266



Deixo aqui o exemplo do meu sistema ( full akrapovic ) feito há uns meses:


Antes:



Depois:




O método é muito simples.
1. Aplicar o gel decapante e deixar actuar por uns minutos nas partes em mau estado ( é muito rápido )
2. Beber uma gelada e esperar
3. Lavar a área onde deixámos o gel com bastante água
3. Aplicar Duraglit para efeito espelhado, repetir até termos um resultado que nos agrade


Observações: Não aplicar o gel em nenhuma área pintada, e utilizar luvas protectoras, estamos a falar de um ácido que convém evitar que entre em contacto com tudo menos o sistema de escape.


Por curiosidade experimentei também no sistema stock da mota ( sem a aplicação do duraglit no fim ):

Antes:



Depois:



Moto2cool:
Ficaram impecáveis  :palmas:
Os meus ainda não estão suficientemente escuros para darem com a cor preta da mota, vou precisar de mais um ano  :smiley:

Sapiens21:
Ficou mesmo com bom aspecto. A sério.
Belo trabalho. 

Estavam num estado...algo feio e negligenciado (e estou a ser simpático). Tu proprio o referes. :)
Mas se não ficaram iguais a novos, pouco faltou.


Pianoman:
Obrigado pelo post.

Uma pergunta: quanto tempo duram assim com bom aspecto? A ferrugem volta a aparecer?

Africandruglord:
A ferrugem volta certamente, mas não é algo que apareça em semanas ou mesmo meses.

No meu caso não havia grande acumulação de sujidade ou ferrugem.

É uma manutenção periódica, vão ter que fazer depois de algum tempo. O objectivo é nunca deixar chegar ao ponto de parecer que o sistema de escape se vai desintegrar ao toque, pelo menos no meu caso.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa