Autor Tópico: Vender mota para comprar outra  (Lida 324 vezes)

Abril 16, 2024, 20:15:47, 20:15
Lida 324 vezes

OliverWolf

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 3
  • Marca Motociclo: Benelli
  • Modelo Motociclo: BN123
  • Localidade: Lisboa
Olá pessoal,

Ando há dois anos com uma Benelli BN125 e finalmente decidi começar a tirar a carta e estou a ver se troco de mota mas tenho algumas dúvidas de qual será a melhor maneira de vender a minha mota actual. Só a quero vender depois de ter a nova para não ficar apeado mas tenho algumas dúvidas acerca do processo e por isso estou aqui para pedir umas dicas.

Aconselham alguma plataforma em específico?

Como preparar a mota? Ela tem uns pneus michellin novos, mas tem ali uns vestígios de ferrugem num dos espelhos e no tubo de escape. Vale a pena tentar limpar?

Também não me apetece deixar um desconhecido ir dar uma volta na mota para a experimentar. Como se faz essa inspeção?

Fechando negócio, o que tenho que fazer para passar a propriedade da mota para a outra pessoa ou garantir que a pessoa o fez e não anda aí a mota em meu nome?

Desculpem a nabice, mas é a minha primeira vez nesta situação. Obrigado desde já.


Abril 17, 2024, 09:54:09, 09:54
Responder #1

RicardoGaio

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 106
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: NH-T 125
  • Localidade: Torres Vedras
Posso relatar-te a minha experiência pessoal há um pouco mais de 1 ano atrás (compra de uma mota e venda de um carro):
- Em ambos os casos usei a plataforma OLX.

- Mota:
  - Verifiquei no OLX
  - Contactei o proprietário e fui ver a mota (a um sábado, distância ~100kms da minha zona)
  - Levei capacete e experimentei a mota, sempre com a observação do proprietário; no caso num enorme parque de estacionamento quase vazio; em ambos os casos, levamos outras pessoas connosco
  - Observação visual (tinha algumas quase inexistentes mazelas, já referidas pelo dono e comprovadas por fotos, nada de relevante)
  - Fechamos negócio e ficou combinado ele ir entregar-ma na 2ª
  - Na 2ª fomos a uma loja do cidadão fazer a passagem de nome na hora (muito importante!!!)
  - Transferência via MB do valor acordado na hora (muito importante por causa dos comprovativos de transferência!!!)
  - Desfrutar da mota!!  ;)

- Carro:
  - Anunciei no OLX
  - Fui contactado para virem ver / experimentar o carro
  - Vieram ver e experimentar o carro na via publica comigo como pendura
  - Fechamos negócio e ficou combinado virem buscar o carro no dia seguinte
  - Dia seguinte fomos a uma loja do cidadão fazer a passagem de nome na hora (muito importante!!!)
  - Transferência via MB do valor acordado na hora (muito importante por causa dos comprovativos de transferência!!!)
  - Desfrutar do carro!!  ;)

Aconselho a, pelo menos, dares uma lavagem e melhorar alguns aspectos que possam estar menos bem.

Alguma duvida, "apita" ;)
« Última modificação: Abril 17, 2024, 14:16:27, 14:16 por RicardoGaio »

Abril 17, 2024, 23:00:27, 23:00
Responder #2

OliverWolf

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 3
  • Marca Motociclo: Benelli
  • Modelo Motociclo: BN123
  • Localidade: Lisboa
Obrigado pela resposta tão detalhada Ricardo! Acho que já me sinto mais à vontade com a situação, espero ter sorte! Obrigado mais uma vez!

Abril 18, 2024, 14:09:31, 14:09
Responder #3

RicardoGaio

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 106
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: NH-T 125
  • Localidade: Torres Vedras
 ;) :nice:
Sempre às ordens naquilo que possa ajudar.
No meu caso, testei a mota num parque de estacionamento de um estádio de futebol (quase) vazio, com o vendedor sempre a ver.
Se puderes leva (sempre) alguém contigo.
Se "duvidares" do "comprador" ou te tentar a forçar a deixar a mota que depois ele muda de nome, não o faças.
Em ultima instância recusa o negócio sem medos, a mota é tua! ;)
Deixa claro no anuncio que a mudança de propriedade é feita no dia/hora da venda e o novo proprietário só lhe "toca" depois disso.
(No meu caso o negócio foi "fechado" num sábado e entrega/mudança/pagamento foi na 2ª a seguir, apesar de o vendedor querer que trouxesse logo a mota.)
Exige que o pagamento seja feito por MB e exige ficar com o talão da transferência.

Nos meus casos, correu muito bem. As pessoas com quem negociei também concordaram, pois também queriam assim. E até hoje não tive problemas  :D
« Última modificação: Abril 18, 2024, 14:11:39, 14:11 por RicardoGaio »