Autor Tópico: Honda Racing Corporation e Marc Marquez - O fim  (Lida 1480 vezes)

Outubro 06, 2023, 15:19:56, 15:19
Lida 1480 vezes

JViegas

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Já é oficial.
Talvez um final que já se antecipava há algum tempo.

https://www.motogp.com/en/news/2023/10/04/honda-and-marc-marquez-to-end-collaboration-early-by-mutual-agreement/479550

"With a year still remaining on the four-year contract between HRC and Marc Marquez, both parties have mutually agreed to end their collaboration upon completion of the 2023 MotoGP World Championship season. Both parties agreed it was in their best interests to each pursue other avenues in the future to best achieve their respective goals and targets."


Um relacionamento de 11 anos termina assim com boatos que a Gresini Ducati (onde o irmão se encontra)

Outubro 08, 2023, 15:19:18, 15:19
Responder #1

2low

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Já se previa esse desfecho face aos recentes boatos (com mais de 1 mês) de podermos ver o marc marquez numa ducati (gresini) e todas as mudanças que se adivinham com todos os pilotos que irão mudar de equipa...
Desses boatos fala-se que o Miguel Oliveira vai mesmo parar a uma das motos da equipa de fábrica da aprilia pela saída do aleix espargaro ou do maverick vinales...
Uma coisa é certa... muita coisa vai mudar e poderá ser bem interessante para o próprio motogp!

Resumindo, nada é eterno e no campo doa competição motociclista, será bom enquanto for bom para piloto e equipa!
A ver se para o ano o quartararo tem mais sorte em arranjar uma moto mais competitiva e relançar a carreira!

Binder tem sido o astro em ascenção mas até o Raul Fernandez parece disposto a seguir essas pisadas.
O Jack miller é capaz de ser o piloto mais bem disposto e com boa energia mas não pode bastar isso, precisa de mostrar mais.

O marc marquez na ducati se não conseguir voltar a dominar é porque realmente estará acabado e terá de se contentar com tudo o que já conquistou na carreira, que não é nada poucochinho... tomara muitos terem uma pequena percentagem desse sucesso!
Já a honda... precisa de mostrar muito mais porque se não mais vale sair do motogp e dar lugar a uma qualquer chinesa...
Por falar em chinesa... será que teremos uma yamaha + CFMOTO como temos ktm + gasgas?

« Última modificação: Outubro 08, 2023, 15:26:00, 15:26 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 09, 2023, 17:52:48, 17:52
Responder #2

VCS

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Já vai tarde.
Para muitos o melhor piloto da história, e confesso que não consigo discordar.
Provavelmente as coisas já vinham mal desde Losail 2020, Jerez 2020 foi só o click que desencadeou estes 3 anos horríveis, de erros, acidentes sem conta, estaleiro e ausências de pré-época decente em 2021 e 2022, com as consequências de desenvolvimento inerentes.
A HRC também se foi tornando inflexível em muitas abordagens, com zig zags permanentes (até quadros Kalex houve), e a comunicação parecia já não fluir como antes. Quando deixas de ganhar, a tendência é para não se assumirem os erros próprios
Era uma espiral negativa, a Honda tambem não queria ficar com o MM preso, isso seria ainda pior publicidade do que libertá-lo. O divórcio é melhor para os 2.
Só espero que o Marc passe o cheque dos 25 milhões que lhe caberiam pela saída, mas suspeito que a Honda - à japonesa, e em nome dos 6 títulos) deva ter reduzido esse valor substancialmente...

Vai um ano para a Gresini e no ano seguinte para a KTM, é o meu palpite de bancada.
isto se para o ano não rebentar com a concorrência das Ducati e a fábrica não tiver alternativa que não seja entregar-lhe uma moto vermelha... Para mim, um MM em forma (como parece estar) com uma Gresini MY22 num ano como este (2023, com o PB a atirar pontos pela janela e com quase toda a gente da frente a cometer erros à bruta) era campeão.
Ele só precisa de uma moto que ande o mínimo dos mínimos e que não o atire sistematicamente fora. O resto, faz ele.

A silly season de 2025 vai começar em Março de 2024.


Outubro 10, 2023, 10:29:27, 10:29
Responder #3

JViegas

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A silly season de 2025 vai começar em Março de 2024.

Concordo plenamente contigo.

O MM até me dava pena, sempre a cair e a cometer erros atrás de erros, um deles mandou o Miguel Oliveira ao chão.

A Honda inflexível (parecia-me)... persistia em não desenvolver uma mota para outro piloto. Não se podia colocar os ovos todos numa única cesta e o resultado foi vir pela tabela de construtores abaixo.

Penso que o campeonato está muito competitivo exigindo-se muito aos pilotos e às motas (desenvolvimento e resistência). E isso tem-se verificado com o surgimento de novos vencedores, ou seja, os construtores souberam aproveitar o azar de MM e da Honda (que não tinha uma mota que se adaptasse corretamente a outro piloto), e desenvolveram e muito as suas motas.

Repara por exemplo o bom trabalho que a Aprilia.

Dos Japoneses vê por exemplo a parceria que a Yamaha está a fazer com a CFMoto.

Concordo contigo que, se o MM tivesse atualmente uma mota em condições... seria o maior regresso de um piloto ao MotoGP depois de um período tão conturbado com os problemas de saúde que teve.

Outubro 10, 2023, 12:26:53, 12:26
Responder #4

dfelix

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A Honda inflexível (parecia-me)... persistia em não desenvolver uma mota para outro piloto. Não se podia colocar os ovos todos numa única cesta e o resultado foi vir pela tabela de construtores abaixo.

A ideia de que um construtor desenvolve um protótipo de GP orientado a um piloto específico é pouco racional.
É argumento que surge em contextos de conversa de café. Ou artigos tendenciosos para desvalorizar o mérito de um determinado piloto por quem não se tem grande simpatia.
Porém, analisando todos os factos... não faz grande sentido.

Muita gente parece ignorar que os pilotos não treinam com estas motos sempre que lhes apetece.
Na realidade só têm contacto com as mesmas nos testes oficiais. Eventos pontuais que fazem parte da agenda do campeonato do mundo.
É nestes momentos que têm contacto pela primeira vez. E isto só prova porque todos são tão especiais.
É nestes momentos que têm a oportunidade de dar os respetivos inputs aos engenheiros.
Antes disso, toda a responsabilidade está nas mãos dos pilotos de testes que também respeitam uma agenda restrita e com bastantes regras, que podem apenas variar um pouco de acordo com os pontos de concessão. E é esta capacidade de trabalhar directamente com os engenheiros algo que pode melhorar um produto para todos que também os tornam especiais, mesmo que nunca tenham obtido grandes resultados em competição.

Outra coisa que muita gente parece ignorar é que existe todo um negócio entre a fábrica e as equipas privadas.
Porque estas são "clientes" daquilo que a fábrica produz. E para garantir uma simbiose pretende-se que sejam competitivas.
A Gresini que hoje é Ducati já foi Honda. A Pramac que hoje é Ducati já foi Honda.  A Tech 3 que hoje é KTM já foi Yamaha.
Até a RNF onde está o Miguel, mesmo sendo uma equipa recente, foi fornecida pela Yamaha antes de se tornar satélite da Aprilia.

Portanto, é do interesse de qualquer construtor produzir um protótipo que não só sirva os seus pilotos "de fábrica" como seja um produto cujo investimento possa ser amortizado ou mesmo rentabilizado através do fornecimento ás privadas.
Agora... se um construtor protege a sua equipa de fábrica não disponibilizado o equipamento mais recente aos seus clientes ou se a equipa satélite é uma equipa de fábrica mascarada, passa pela estratégia de cada um e respectivos contratos que assinam.

Algo que também deita por terra esta retórica está escrita na história da própria Honda.
O primeiro rookie a assinar diretamente pela Repsol Honda foi o Dani Pedrosa.
Antes nunca tinha acontecido.
O próprio Rossi passou por uma falsa equipa privada antes de ascender à HRC.
Porém, com Rossi na Yamaha, e Pedrosa a ascender à classe rainha com mais titulos e mais jovem levou a quebrar esta regra.
A mesma regra que anos mais tarde também favoreceu o Marc Marquez.

Perante o favoritismos pelo Valentino, muito se especulou sobre a RC211V estar desenvolvida exclusivamente para o Dani.
Mas mesmo enquanto favorito da Honda, apesar de competitivo e candidato, nunca se sagrou campeão... porém assistiu a 3 colegas de equipa conquistarem o título.
Hayden, Stoner e Marquez a sagraram-se campeões com uma moto que, sempre que era conveniente, apontava-se como desenvolvida para Dani...
Olhando para trás, não faz qualquer sentido.

Neste passado recente, as retóricas em torno de ódios e favoritismos geram outro tipo de observações contraditórios.
Enquanto binómio MM-RC213V funcionou... é porque a moto era feita à medida para ele.
E agora que deixou de funcionar, passou a ser visto como um chorão que se queixa da moto.
O facto da RC213V ter terminado a carreiro de Lorenzo, ter atirado Mir e Rins para o hospital e ter dependido de tantos pilotos de substituição parece algo ignorado.

Numa Honda que está longe de ser o que foi, faz mais sentido que tenham adoptado uma estratégia de pagar milhões a um piloto capaz de fazer milagres do que investir na sua moto.
Algo que até pode ter funcionado durante algumas épocas.
Mas nunca foi uma solução de longo prazo. E as consequências é as que se observam no presente.


Outubro 10, 2023, 15:44:35, 15:44
Responder #5

VCS

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 :convivio:


Algo que também deita por terra esta retórica está escrita na história da própria Honda.
O primeiro rookie a assinar diretamente pela Repsol Honda foi o Dani Pedrosa.
Antes nunca tinha acontecido.


Repsol, sim, 1ª equipa HRC julgo que não. O Doohan em 89 também era rookie e entrou directamente na HRC nas 500, na altura Rothmans Honda.
Foi a época de ouro com vários australianos, que depois de Stoner nunca mais tiveram um piloto de topo à altura.


Neste passado recente, as retóricas em torno de ódios e favoritismos geram outro tipo de observações contraditórios.
Enquanto binómio MM-RC213V funcionou... é porque a moto era feita à medida para ele.
E agora que deixou de funcionar, passou a ser visto como um chorão que se queixa da moto.
O facto da RC213V ter terminado a carreiro de Lorenzo, ter atirado Mir e Rins para o hospital e ter dependido de tantos pilotos de substituição parece algo ignorado.

Numa Honda que está longe de ser o que foi, faz mais sentido que tenham adoptado uma estratégia de pagar milhões a um piloto capaz de fazer milagres do que investir na sua moto.
Algo que até pode ter funcionado durante algumas épocas.
Mas nunca foi uma solução de longo prazo. E as consequências é as que se observam no presente.

O MM é um ovni e palpita-me que até hoje ainda é, embora ninguém saiba isso (talvez só mesmo ele) depois de Jerez 2020.
Concordo que o seu talento colossal possa ter mascarado, durante algum tempo, as dificuldades de desenvolvimento da Honda no tempo das asas e do RHD, em especial quando ganhava com uma moto inferior, como no COTA ou em Sachenring. A impressão que tenho é que no actual plantel de MotoGP, não há ninguém que se aproxime da sua combinação de talento e determinação. Daí que diga que se ele estivesse em 2023 numa Desmo do ano passado, teria reais hipóteses de ser campeão. Aliás, o Enea não esteve assim tão longe de o conseguir em 2022 com condições idênticas.
O plantel é bastante equilibrado (e inconsistente), tirando o MM, não vejo OVNIS.

Hoje fala-se na hipótese de o MO poder ir para a HRC, penso que seria um passo atrás para ele, a Honda não vai ganhar nada nos próximos 2 ou 3 anos, excepto uma ou outra vitória caída do céu, estilo COTA23. Ele tem 28 anos...

Outubro 11, 2023, 10:31:22, 10:31
Responder #6

dfelix

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Repsol, sim, 1ª equipa HRC julgo que não.

Tens toda a razão.
Aliás, na realidade os pilotos Honda, mesmo rookies são contratados pela HRC.
A estrutura da Repsol Honda é que até ao Dani tinha como regra não ser integrada por rookies.

O plantel é bastante equilibrado (e inconsistente), tirando o MM, não vejo OVNIS.

No presente, não há.
Poderemos eventualmente assistir a algo do género no Acosta.
Tem potencial para isso.

Salvo certas excepções, a generalidade dos pilotos seguem uma abordagem que pretende ser muito idêntica ao estilo do Dani e Lorenzo.
Uma opção que é muito precisa e eficiente, porém dentro dos limites e desprovida de uma dose de risco que MM sempre desafiou. Algo que também fere algumas suscetibilidades.

Hoje fala-se na hipótese de o MO poder ir para a HRC, penso que seria um passo atrás para ele, a Honda não vai ganhar nada nos próximos 2 ou 3 anos, excepto uma ou outra vitória caída do céu, estilo COTA23. Ele tem 28 anos...

Não me admiraria que seguisse esse caminho por motivos financeiros.
Não seria uma decisão certamente com a expectativa de títulos, mas algumas das escolhas tomadas ao longo da carreira também não foram.
E não há mal nenhum disso.
Mas é pena. Porque tem potencial.
Mas não tem a fome de vencer que se observa em tantos outros.

Outubro 11, 2023, 10:37:43, 10:37
Responder #7

JViegas

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E vocês acham que o MO irá para a Honda (se esta estará realmente interessada nele)?


Outubro 11, 2023, 13:14:46, 13:14
Responder #8

Gentleman rider

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E vocês acham que o MO irá para a Honda (se esta estará realmente interessada nele)?

Não sei mas acho que seria bom para ele.

Até porque acho que o Marc Marquez irá para a Aprilia oficial em 2025 o que retirará o lugar que o Miguel ambicionará neste momento.

Outubro 11, 2023, 15:00:43, 15:00
Responder #9

VCS

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O plantel é bastante equilibrado (e inconsistente), tirando o MM, não vejo OVNIS.

No presente, não há.
Poderemos eventualmente assistir a algo do género no Acosta.
Tem potencial para isso.


Fala-se muito do Acosta que é realmente especial. Concordo em parte. Não vi ainda ao Acosta (Moto3 e Moto2) corridas como a que vi ao MM no Estoril em 125cc em 2010. Só ao alcance de um gajo em várias gerações...

Outubro 11, 2023, 15:38:01, 15:38
Responder #10

VCS

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Hoje fala-se na hipótese de o MO poder ir para a HRC, penso que seria um passo atrás para ele, a Honda não vai ganhar nada nos próximos 2 ou 3 anos, excepto uma ou outra vitória caída do céu, estilo COTA23. Ele tem 28 anos...

Não me admiraria que seguisse esse caminho por motivos financeiros.
Não seria uma decisão certamente com a expectativa de títulos, mas algumas das escolhas tomadas ao longo da carreira também não foram.
E não há mal nenhum disso.
Mas é pena. Porque tem potencial.
Mas não tem a fome de vencer que se observa em tantos outros.

São decisões dele, mas o velho brocardo "you never turn down an offer from HRC" já não é o que era...
Há quem diga que o contrato do Zarco (LCR) prevê que suba à HRC se o MM saísse. Se assim for, ainda será mais difícil...

Quanto ao MM, acredito mesmo que vá em 25 para a KTM. A Aprilia não tem nem por sombras recursos nem para desenvolvimento ao mesmo nível, nem muito menos para pagar a uma super-estrela que será cobiçada por toda a gente em 2025, quando quase todos os contratos importantes estarão em aberto.
Para além do sponsor mais antigo do MM ser, por coincidência, o sponsor principal da KTM.
O budget KTM é de outra dimensão.
Aquele quadro experimental em carbono que apareceu em Misano e que era suposto nem existir, em 2 semanas estava disponível para correr na equipa principal. É outro nível...

Uma coisa é certa: todo o mercado vai ficar à espera do que o MM faça para 2025. Só a partir daí as outras peças vão começar a encaixar.
« Última modificação: Outubro 11, 2023, 15:39:39, 15:39 por VCS »

Outubro 12, 2023, 11:22:27, 11:22
Responder #11

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MO confirma a aproximação da HRC:

"I think this season we’ve seen a lot of unprecedented things," he said.

"We’ve seen riders put at home with contracts [a possible reference to Pol Espargaro's situation], we’ve seen riders breaking contracts and going to other places. So anything is possible.

"It’s true that it’s a pleasure to be considered by another manufacturer such as Honda, especially when it’s a factory seat on offer.

"I didn't have it in my mind to change, and there is nothing on the table yet, just an approach. But nothing concrete.
"

Porém, o Rivola já disse que não o deixa sair  :lolol::

https://www.gpone.com/en/2023/10/11/motogp/rivola-honda-wants-oliveira-we-have-signed-contracts-so-stop-bothering-us.html?ref=the-race.com






Outubro 12, 2023, 21:10:34, 21:10
Responder #12

dfelix

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Até porque acho que o Marc Marquez irá para a Aprilia oficial em 2025 o que retirará o lugar que o Miguel ambicionará neste momento.

:D

Aquele quadro experimental em carbono que apareceu em Misano e que era suposto nem existir, em 2 semanas estava disponível para correr na equipa principal. É outro nível...

Acredito que aquele quadro anda a ser cozinhado prai desde 2019...   :D

Engraçado, que há 4 anos referi aqui o facto de ser curioso a KTM insistir numa treliça que a própria Ducati com toda a sua tradição desistiu por ser pouco competitivo.
E agora surgir a hipótese do carbono que é algo que também a Ducati há 12-13 anos atrás experimentou mas rapidamente também abandonou.




Outubro 13, 2023, 09:38:14, 09:38
Responder #13

VCS

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É uma tecnologia dos anos 80 na competiçao automóvel.  Alguma razao deve haver para, 40 anos depois, nao ter vingado nas motos...

Outubro 16, 2023, 11:30:48, 11:30
Responder #14

2low

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