Autor Tópico: DAKAR - Edição 2022  (Lida 1137 vezes)

Janeiro 01, 2022, 22:48:34, 22:48
Lida 1137 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
DAKAR - Edição 2022






O Dakar, que é desde há vários anos considerado a grande aventura dos tempos modernos e com uma dificuldade extrema para pilotos e máquinas, teve hoje mesmo o início da edição 2022...ou seja, no primeiro dia do ano.

Serão duas semanas de desafios constantes e de muita superação, com pilotos de automóveis, motos, quads e camiões a enfrentar todo o tipo de perigos que se pode imaginar ao fazer os longos troços da prova a alta velocidade.

O palco será o deserto saudita num total de 8.300 quilómetros.

E sim, temos por lá os nossos compatriotas. :bandeiraportugal:

Curiosamente esta edição de 2022 regista o aparecimento de energias alternativas, sendo o início de futuras mudanças mais generalizadas nesta prova.

Nas motos registam-se oito participantes: Pedro Bianchi Prata (Honda), Rui Gonçalves (Sherco), Joaquim Rodrigues (Hero), Mário Patrão (KTM), Alexandre Azinhais (KTM), Arcélio Couto (Honda), Paulo Oliveira (KTM) e António Maio (Yamaha).
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 03, 2022, 22:09:14, 22:09
Responder #1

ALCLCF

  • Visitante
Acho que é estreia no Dakar.

https://www.dakar.com/en/the-competitors/practical-information/bike-quad-security-airbag

Vamos ver como se portam, senão interferem com a condução, se aguentam as múltiplas quedas....e senão há fatalidades este ano.

Janeiro 04, 2022, 08:12:37, 08:12
Responder #2

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
O Audi eléctrico do mais que favorito Peterhansel morreu logo no primeiro dia "crashed", horas à espera de assistência... depois disso lá apareceu outra coisa desconhecida....já não dá para pôr uns arames e siga se entendem o que quero dizer com esta analogia

Sent from my SM-G780F using Tapatalk
« Última modificação: Janeiro 04, 2022, 08:17:08, 08:17 por Cross »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Janeiro 04, 2022, 09:56:43, 09:56
Responder #3

ALCLCF

  • Visitante
Estranho pensava que eixos partidos era componente mecânico....mais estranho quando a maior parte dos problemas que surgem em elétricos, tal como não elétricos, são....mecânicos :D

Janeiro 04, 2022, 11:13:17, 11:13
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O Joaquim Rodrigues Jr. venceu a terceira etapa das motas.  :palmas: :bandeiraportugal: :bandeiraportugal:

Sobe assim cinco posições na competição do rali Dakar após ter vencido esta terceira etapa do evento.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 04, 2022, 11:59:25, 11:59
Responder #5

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Certamente uma vitória muito emotiva e com dedicatória.  ;)

Janeiro 04, 2022, 14:05:50, 14:05
Responder #6

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Estranho pensava que eixos partidos era componente mecânico....mais estranho quando a maior parte dos problemas que surgem em elétricos, tal como não elétricos, são....mecânicos :D
Segundo a reportagem que vi o eixo partido foi substituido e seguir a etapa mas depois "morreu" e não se sabia ainda porquê. Problema desconhecido....
Normalmente os problemas mecânicos são fáceis de arranjar, os outros é que não e isso é que é diferente. Fazer o diagnóstico e/ou trocar todas a placas controladoras etc... deveria ser mais fácil mas ainda não é... falta experiência e esta equipa já vem com experiência da formula E... muito para fazer ainda.


Sent from my SM-G780F using Tapatalk
« Última modificação: Janeiro 04, 2022, 16:29:11, 16:29 por Cross »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Janeiro 04, 2022, 20:20:54, 20:20
Responder #7

lferreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 207
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S
  • Localidade: Lisboa
Estranho pensava que eixos partidos era componente mecânico....mais estranho quando a maior parte dos problemas que surgem em elétricos, tal como não elétricos, são....mecânicos :D
Segundo a reportagem que vi o eixo partido foi substituido e seguir a etapa mas depois "morreu" e não se sabia ainda porquê. Problema desconhecido....
Normalmente os problemas mecânicos são fáceis de arranjar, os outros é que não e isso é que é diferente. Fazer o diagnóstico e/ou trocar todas a placas controladoras etc... deveria ser mais fácil mas ainda não é... falta experiência e esta equipa já vem com experiência da formula E... muito para fazer ainda.


Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bem, tirando os facciosismos eletrico/combustão  ::P: ,  e segundo o resumo da Eurosport, ele bateu numa "depressão" (como eles diziam) e arrancou um eixo, a suspensão e dobrou aquela porra toda ao passar numa vala/buraco "bastante suave", tanto que ele dizia que ñ percebia como o carro tinha aquele ponto fraco e nunca o tinham percebido!
Esteve à espera do camião de assistência ñ sei quantas horas, e chegou ao acampamento já fora de horas!
Não ouvi nada referente a problemas mm electricos, tanto que ele acabou a etapa de ontem em 4º lugar e hoje em 3º...

Acredito que haja muito a melhorar e a aprender, dado que é um projecto totalmente novo, mesmo apesar de já terem algum conhecimento da formula E, mas as condições são totalmente diferentes duma estradinha lisa e sem detritos, de um verdadeiro "caos" a que estes carros são submetidos neste tipo de provas... mas eu quero é ver aqueles bichos aos saltos e a levantarem pedras e areia  :feliz:, sejam a pilhas ou a combustível!  :palmas:

Janeiro 04, 2022, 20:54:59, 20:54
Responder #8

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
O interesse de ser eléctrico é mesmo esse. Da competição vem sempre coisas boas para o mercado por isso também a visibilidade que tem no rally.
Não estou a dizer que é melhor ou pior ou tomar lados...

Sobre o acidente foi na TV mas está aqui um artigo que diz o mesmo...

https://www.motorsport.com/dakar/news/audis-peterhansel-drops-out-of-dakar-contention-after-stage-1-crash/7058861/


"First, they dismantled the entire left rear axle to clear the way for the mechanics of their assistance truck. Once the truck arrived and managed to replace the broken parts, the duo continued their way through the stage.

But 40km later they lost another half an hour with an unknown issue, and decided to leave the stage at the neutralisation point located at the 207km mark and return to the bivouac by road, avoiding the risks involved in driving at night."






Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Janeiro 04, 2022, 22:29:41, 22:29
Responder #9

ALCLCF

  • Visitante
Estranho pensava que eixos partidos era componente mecânico....mais estranho quando a maior parte dos problemas que surgem em elétricos, tal como não elétricos, são....mecânicos :D
Segundo a reportagem que vi o eixo partido foi substituido e seguir a etapa mas depois "morreu" e não se sabia ainda porquê. Problema desconhecido....
Normalmente os problemas mecânicos são fáceis de arranjar, os outros é que não e isso é que é diferente. Fazer o diagnóstico e/ou trocar todas a placas controladoras etc... deveria ser mais fácil mas ainda não é... falta experiência e esta equipa já vem com experiência da formula E... muito para fazer ainda.

Sent from my SM-G780F using Tapatalk

tipo um full diagnotic com infograma, que até te indica qual a luz que foi ou está para ir embora (ou com mínima alteração de corrente) com um erro? Tipo capaz de pegar num erro (falso) e após determinado ciclo interpretá-lo e eliminiá-lo? Tipo uma unidade com redundância (via hardware) para controlar quase tudo?

Citar
Space Shuttle 400000lines of code
Energica VCU 645000lines of code
Bacterium 1000000lines of code
Energica Software 1100000lines of code
F22 Raptor 1500000lines of code
Hubble Space Telescope 1800000lines of code

Com um resultado de quase se dispensar concessões e ligar á máquina, com diagnosticos no facebookie? Já existe :bejeca:

Generalizando; há coisas que não precisam de demonstrar robustez, já o são por defeito. Ainda não conheci máquinas equivalentes em que o/a elétrica é menos fiável.
O sonho de qualquer indústria era poder correr tudo a electricidade, desde uma mota para entregas a um caterpillar, a uma fresadora, roçadora, esmeriladora e muitas coisas acabadas em ora ;)




Janeiro 15, 2022, 18:14:03, 18:14
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ora bem...
Está na altura de fazer o balanço da coisa.  :cost:

E se formos a ver, para os 21 portugueses que entraram em prova, é extraordinário que 20 deles conseguiram terminar com sucesso este Dakar, em diversos veículos.
Mesmo sem olhar a resultados, só o terem terminado uma prova destas é uma vitória e quase todos os portugueses em prova a tiveram.  :nice:

Ora o fórum aqui é de motos e portanto o ponto mais alto a destacar é o do Joaquim Rodrigues, que chegou a ter mesmo uma vitória na 3.ª etapa. Conseguiu ficar em 14° na geral...

Mas vamos a todos eles nas motos... :bandeiraportugal:


Joaquim Rodrigues Jr – 14.º lugar

António Maio – 21.º

Rui Gonçalves – 24.º

Mário Patrão – 42 .º e 1.º nos Veteranos

Alexandre Azinhais – 69.º

Arcélio Couto – 80.º

Pedro Bianchi Prata – 105.º

Paulo Oliveira – 116.º

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama