Autor Tópico: [IRS] Produtos manutenção  (Lida 3722 vezes)

Agosto 22, 2016, 14:32:42, 14:32
Lida 3722 vezes

Herpez

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
Olá a todos. A dúvida é simples e este pareceu-me o subtópico mais adequado para a colocar...

Os productos que compramos para manutenção da mota (por ex Lubrificante de Corrente Online) podem ser deduzidos no IRS na secção de motociclos?

Cumps

Agosto 22, 2016, 14:45:27, 14:45
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pelo que sei caro companheiro, apenas a manutenção/reparação tem ali cabimento para efeitos de IRS no sistema E-Factura. Ou seja, tudo o que envolve...esse acto (material e mão de obra).

No entanto, se colocarmos o cursor do rato em cima do nosso e-factura - no ícone dos motociclos - aparece a seguinte inscrição "Manutenção e reparação de motociclos, de suas peças e acessórios".


Aproveito também para indicar que, no seguimento das perguntas e respostas existentes no mencionado website das Finanças (e-factura), pode ler-se o seguinte:


07 - No setor de manutenção e reparação de automóveis * está incluído o serviço de mudança de pneus?
Sim, os bens incorporados no serviço de manutenção e reparação fazem parte do serviço, pelo que, neste caso, tanto o valor da mudança de pneus, como o valor dos próprios pneus conferem direito ao benefício fiscal.
Contudo, se os pneus forem adquiridos separadamente do serviço, o valor suportado na aquisição não confere direito ao benefício.


* Naturalmente que abrangerá também os motociclos.
« Última modificação: Agosto 22, 2016, 14:48:23, 14:48 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 22, 2016, 16:14:57, 16:14
Responder #2

Herpez

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 7
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
Obrigado caro Sapiens21. Excelente info e muito util.

Um abraço

Agosto 22, 2016, 17:27:07, 17:27
Responder #3

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Mas....
Vocês pagam impostos?
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 22, 2016, 17:31:48, 17:31
Responder #4

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
quando compro esse material na norauto dias depois no efatura aparece para indicar a que ramo de faturaçao pertence,eu indico manutenção e reparação de carros e/ou motociclos se for o caso
membro numero 16

Fevereiro 16, 2022, 22:06:40, 22:06
Responder #5

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Tenho uma duvida semelhante a do tópico. Eu coloquei umas crash bars na minha honda e foi tudo adquirido e montado em loja, ou valor das crash bars insere-se na rubrica da "reparação de motociclos" é que no e-fatura aparece classificado como outros automaticamente.

Fevereiro 17, 2022, 11:06:14, 11:06
Responder #6

AndréAlves

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 58
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Susuki
  • Modelo Motociclo: Intruder M800
  • Localidade: Guimarães

Fevereiro 17, 2022, 13:28:13, 13:28
Responder #7

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tenho uma duvida semelhante a do tópico. Eu coloquei umas crash bars na minha honda e foi tudo adquirido e montado em loja, ou valor das crash bars insere-se na rubrica da "reparação de motociclos" é que no e-fatura aparece classificado como outros automaticamente.

Retirado daqui, mas será necessário confirmares junto do serviço de finanças ou do portal e-fatura:
https://www.e-konomista.pt/simbolos-e-fatura/
"Este símbolo serve para classificar as despesas suportadas com os serviços de reparação e manutenção de automóveis. Inclui peças, acessórios e até pneus, desde que adquiridos em conjunto com o respetivo serviço de montagem."

Logo entendo eu que deverás alterar para reparação/manutenção automóvel.
Geralmente o que me acontece é que algumas faturas ficam definidas como "outros", o que faço é a classificação com a realidade do serviço desde que enquadrado no campo correto definido pelas finanças.

Mais alguma leitura recomendada:
https://www.montepio.org/ei/pessoal/impostos/validar-faturas/

Fevereiro 18, 2022, 12:15:38, 12:15
Responder #8

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Nao sei se o que vou dizer está correcto, vale o que vale (não tive tempo para ir pesquisar detalhes).

Da mesma maneira que se um restaurante não estiver registado com um CAE na categoria Restauração e similares nunca podemos classificar a factura do mesmo como despesas, assumo que no caso será semelhante.

Isto é: caso a compra e serviço seja feita numa loja/concessionário/oficina com CAE na categoria Reparação veiculos (exemplo, nao sei quais sao exatamente) entao podemos classificar as facturas nessa categoria.
Comprando avulso ou em locais como Continente, acredito que nao seja possível porque o CAE do vendedor nao pertence a categoria correcta.

Faz sentido?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Fevereiro 18, 2022, 12:56:46, 12:56
Responder #9

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Nao sei se o que vou dizer está correcto, vale o que vale (não tive tempo para ir pesquisar detalhes).

Da mesma maneira que se um restaurante não estiver registado com um CAE na categoria Restauração e similares nunca podemos classificar a factura do mesmo como despesas, assumo que no caso será semelhante.

Isto é: caso a compra e serviço seja feita numa loja/concessionário/oficina com CAE na categoria Reparação veiculos (exemplo, nao sei quais sao exatamente) entao podemos classificar as facturas nessa categoria.
Comprando avulso ou em locais como Continente, acredito que nao seja possível porque o CAE do vendedor nao pertence a categoria correcta.

Faz sentido?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Exatamente.
Indo à plataforma do E-Faturas e tentar classificar uma fatura do Continente como sendo mecânico dá logo erro imediatamente.

Fevereiro 18, 2022, 14:52:29, 14:52
Responder #10

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
Tenho uma duvida semelhante a do tópico. Eu coloquei umas crash bars na minha honda e foi tudo adquirido e montado em loja, ou valor das crash bars insere-se na rubrica da "reparação de motociclos" é que no e-fatura aparece classificado como outros automaticamente.

Retirado daqui, mas será necessário confirmares junto do serviço de finanças ou do portal e-fatura:
https://www.e-konomista.pt/simbolos-e-fatura/
"Este símbolo serve para classificar as despesas suportadas com os serviços de reparação e manutenção de automóveis. Inclui peças, acessórios e até pneus, desde que adquiridos em conjunto com o respetivo serviço de montagem."

Logo entendo eu que deverás alterar para reparação/manutenção automóvel.
Geralmente o que me acontece é que algumas faturas ficam definidas como "outros", o que faço é a classificação com a realidade do serviço desde que enquadrado no campo correto definido pelas finanças.

Mais alguma leitura recomendada:
https://www.montepio.org/ei/pessoal/impostos/validar-faturas/

O problema no meu caso é que me foram passadas duas faturas diferentes por isso apesar de terem sido adquiridos em conjunto pode levar a crer que não estão relacionados

Fevereiro 21, 2022, 09:54:57, 09:54
Responder #11

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O "problema", tal como refere o companheiro replicantz, está relacionado com o CAE da empresa que por vezes dá contrário ao que o efaturas/finanças classificam a empresa que presta o serviço.

Muito bem explicado aqui:
https://invoicexpress.com/blog/cae-actividade-economica-empresa-financas

Escreves que foram emitidas  duas (2) faturas diferentes relativamente às crashbar? Ou uma relativamente à compra da mota e outra relativamente à compra das crashbar?

Não consegues validar um (1) ou as duas (2) faturas?

Verifica se o CAE é igual poderá ser aí que está o "problema".





Fevereiro 21, 2022, 21:40:38, 21:40
Responder #12

marioj

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 68
  • Marca Motociclo: A decidir
  • Modelo Motociclo: A decidir
  • Localidade: Lisboa
O "problema", tal como refere o companheiro replicantz, está relacionado com o CAE da empresa que por vezes dá contrário ao que o efaturas/finanças classificam a empresa que presta o serviço.

Muito bem explicado aqui:
https://invoicexpress.com/blog/cae-actividade-economica-empresa-financas

Escreves que foram emitidas  duas (2) faturas diferentes relativamente às crashbar? Ou uma relativamente à compra da mota e outra relativamente à compra das crashbar?

Não consegues validar um (1) ou as duas (2) faturas?

Verifica se o CAE é igual poderá ser aí que está o "problema".

Foi emitida uma fatura relativa à montagem das crashbars e outra relativa a compra das mesmas. O CAE esta igual nas duas faturas porque foi efetuado tudo na mesma loja.