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A primeira mota

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sxp:
Olá a todos,
Resumindo a minha apresentação que já fiz aqui >https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=10074.0, tenho 36 anos, 1,93m e 100kg e ando em busca da minha primeira (mesmo primeira mota). A carta de condução está neste momento a ser tirada.

Confesso que o meu conhecimento a nivel de motas é muito muito pouco, ja passei algumas horas a pesquisar e até ja consegui perceber qual é o tipo de mota que pretendo e que é o estilo "Adventure".

Tenho 1.93m ja percebi que existem motas que não se adequam de todo à minha estatura. O meu objetivo é ter 1 mota para andar com conforto e parece-me que o estilo adventure é mais propicio a ter uma posição de condução mais direita e não deitada.

O que procuro então:

- algo do estilo adventure
- Budget: À volta de 10.000€. O ideal era novo mas parece-me que vou ter de ir para algo usado c/ poucos kms.
- objetivo: 90% estrada e viagens mas queria ter a possibilidade de me meter num caminho menos bom. Nao pretendo atravessar rios nem nada de extremo.
- Potencia: creio que 700cc/800cc é mais do que suficiente para o que pretendo.
- Vai haver pendura em talvez 10/20% da utilização.
- Dou importancia ao conforto, extras que tragam melhor experiencia, conectividade, etc.

Modelos que vi e me chamaram a atenção:

- BMW F750GS: Esta é sem duvida o modelo que mais me enche as medidas, adoro o estilo da mota e parece-me adequar-se aos requisitos acima.
Ja vi que comprar nova, fazendo uma configuração interessante facilmente me ponho nos 14k ou 15k portanto estaria talvez mais inclinado para uma usada, ja vi que algumas andam ali nos 11k ja com o design mais recente (ecran tft, etc).

- CFMOTO 800MT: Tem um design parecido ao de cima. Vi alguns videos de teste e li algumas reviews e parece ter uma boa nota de modo geral com um motor confiavel.
Não ha muitas a venda mas ha 1 usada (10k kms) por 8.500 e 1 nova por 11k.


Creio que com esta descrição vos consegui dar a ideia do que procuro e com isto gostava de ouvir as vossas opiniões sobre os modelos acima (fiabilidade, etc) ou se existem outras opções a ter em conta.

A nivel de kilometragem, sei que é vago dizer que 'x' kms é muito, depende do tratamento que levou mas o que acham? Uma usada com 30mil kms por exemplo, manutençoes em marca, seria fiavel? Qual é a vossa experiência?

Obrigado desde já pela paciência a ler tudo isto. ;)
1 Abraço

2low:
Resumidamente vai para a BMW F750GS porque:

- é o modelo que te enche as medidas
- é o modelo que deverá ter mais extras e conectividades disponíveis, de várias marcas
- é o modelo que menos desvaloriza e poderás no futuro aproveitar para fazer o upgrade na BMW por uma GS de cilindrada superior com uma boa valorização da tua ex-GS, caso não queiras vender por fora
- é o modelo que deverá ter melhores consumos (abaixo de 5Lt/100km)
- deverá ser o modelo mais confortável para a utilização que pretendes, até porque poderá existir um vidro de maior dimensão que te protegerá melhor face à tua estatura, bem como existência de uns quantos bancos que poderão dar ainda mais conforto (julgo que inclusivé com aquecimento)
- o teu budget não é curto e é superior ao de uma CFmoto 800MT

Sobre a quilometragem das motos usadas, 30.000km já poderão ter levado a "1ª grande revisão" pelo que poderá ser a curto prazo mais económica que uma com 22.000km que poderá ter de fazer a revisão dos 24.000km (poderei estar desactualizado mas a referência até à pouco tempo seriam estes valores para as revisões - 1000km, 6000km, 12000km, 18.000km, 24.000km, etc mas nada como verificar planos de manutenção prevista pela marca/modelo). No entanto será sempre uma incógnita se o anterior proprietário poderá ter feito ou não essas revisões maiores... afinal é um usado...

Reiner:
Concordo com 2low, a F750GS é uma moto excelente,  com 5 anos de garantia e as revisões podem ser conferidas com o scanner ou com uma visita a concessionária.
Normalmente são anotadas no livreto de garantia. As revisões são feiras aos 1000km e depois a cada 10000 ou 1 ano....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

sxp:
Agradeço desde já as vossas respostas.
A nivel de fiabilidade da F750GS qual é a vossa experiência/opinião?

n00b1e:
Passei por esse filme há 12 anos atrás. Tirei a carta de mota já com um modelo especifico em mente. Na época era a 700GS.

Só depois de já ter a carta na mão é que comecei à procura da "tal". E para grande surpresa minha deparei-me com o fenomeno extraordinário de que em PT as BMW em 2ª mão que valiam a pena considerar pouco menos custavam/custam do que as novas. Quando não eram/são mesmo mais caras...  :pensador:

Mas porque não queria de todo uma mota nova para "a 1ª" mudei o target do que procurava. E em boa hora o fiz porque comprei uma extraordinária "professora" que ainda hoje conservo, cerca de 10 anos e 125k kms depois, e não a tenciono largar enquanto ela me aguentar lá em cima.  ;)

Só há poucos anos é que finalmente fiz um TD a uma GS da gama média, por curiosidade, e confirmei aí na prática que tinha mesmo acertado em cheio na minha escolha anterior.

Tenho 1,83m e o TD foi feito numa F850GS ADV. Neste caso particular da versão ADV, com o tanque largo, o meu "encaixe" em cima dela era "perfeito". Mas nessa altura, já com uns anos de carta de mota e mais de 90k kms em 2 rodas, a 850 bicilindrica já "me sabia a pouco" ;)

Next!  8)

A ergonomia da mota não tem tanto a ver com as dimensões dela mas mais com o "triângulo do condutor". E tão ou ainda mais importante do que a tua altura é o "inseam" ou seja a "altura das pernas" que difere mais de pessoa para pessoa do que apenas a altura total de cada um. Mas melhor do que eu possa explicar está aqui um texto com "boneco" e tudo. :stuck_out_tongue_winking_eye:

https://motofever.com/blogs/news/riders-triangle-everything-you-need-to-know

A titulo de curiosidade e também para grande surpresa minha não me "encaixo" confortavelmente numa Hayabusa. E a "Busa" não é exactamente uma maquina "pequerrucha". Claro que me lá consigo sentar e dar umas voltas sem problema. Mas para o fim a que a que uma Sport Tourer primariamente se destina, a longa distância, não me serviria porque me deixa os joelhos muito altos e as pernas demasiadamente flectidas. Também experimentei sentar-me em VFR1200 e CBR 1100 XX, outros "barcos", e o problema era o mesmo.

E para acabar a lista das "surpresas" acrescento aqui outra mota que realmente "me tira do sério" mas não "me encaixa" confortavelmente em cima dela embora por uma razão diferente. A extraordinária e nmho "linda de morrer" V-Max que também não é uma mota pequena seja por que ponto de vista a abordemos. ;)

Portanto para a "longa distância" acabei por comprar outra mota completamente diferente destas "old school sport tourers". Ou "cruiser" no caso da V-Max.

Quanto à tua questão concreta sobre "fiabilidade" infelizmente não há resposta. Porque numa mota em 2ª mão não conta tanto a origem dela mas sim os tratos a que foi sujeita.

E infelizmente acrescento ainda que a BMW (e presumo que todas as outras marcas embora a minha experiência pessoal com motas em concessionários oficiais se restrinja apenas à BMW (e também carros mas de outras marcas :zangadoplus:)) nas redes de concessionários e atendimento ao publico não têm propriamente mecânicos mas sim "prestadores de serviços"/"verificadores de check lists". Ou seja não é por uma mota ter o "livrinho" todo carimbado por "agentes autorizados" que te assegurará coisa alguma.

Just my 2 cents e desculpa lá se te baralhei um bocado as "contas".  :tornarseanjinho:

Boas sorte na procura e boas curvas quando encontrares a "tal".  ;)

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