Autor Tópico: Honda VFR1200X CrossTourer (2016)  (Lida 14005 vezes)

Setembro 01, 2016, 13:31:04, 13:31
Lida 14005 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Honda VFR1200X CrossTourer (2016)







Há sempre novos lugares a explorar e novos desafios a enfrentar.

A VFR1200X tem um motor V4 de 1.237cc, uma ciclística evoluída e um pacote completo de equipamentos eletrónicos, que inclui o sistema de controlo de tração (TCS), o ABS combinado e a opção pela transmissão de dupla embraiagem (DCT) da Honda, para mudanças de velocidade perfeitas e consistentes.

Para-brisas ajustável
Altere a altura do seu para-brisas para qualquer nível com o novo para-brisas ajustável.

Forquilha invertida de 43 mm
A forquilha invertida da Crosstourer representa o objetivo deste modelo em adaptar-se aos diversos tipos de piso. Oferece uma direção precisa e estável, com a suspensão dianteira e traseira a oferecer um controlo tranquilizador. Os solavancos resultantes de pisos acidentados também são absorvidos pelas rodas com raios.

Quadro dupla trave em alumínio de corte em diamante
O quadro dupla trave em alumínio de corte em diamanteda 1200X permite um controlo muito preciso do importante equilíbrio entre o peso e a rigidez de todos os componentes do quadro.

Elegante e compacto Motor V4 em conformidade com a norma Euro 4
Um motor habilmente desenhado, com uma configuração V4 delgada e compacta, reduzindo a área frontal e ajudando na centralização de massas e que está em conformidade com a norma Euro 4.

ABS combinado
O ABS combinado trabalha em ambos os travões; à frente: dois discos de 310 mm com pinças de três pistões e, atrás: um único disco de 276 mm com pinça de dois pistões. Este sistema proporciona uma travagem bem repartida, oferecendo desacelerações mais estáveis



Ficha Técnica:

DIÂMETRO X CURSO (mm)   81 x 60 mm
ALIMENTAÇÃO   Sistema de ignição Digital transistorizada controlada por computador com avanço electrónico
TAXA DE COMPRESSÃO   12:1
CILINDRADA (cm3)   1237
TIPO DE MOTOR   Tipo V4 a 76°, 4 tempos, 16 válvulas, Unicam, refrigerado por líquido
POTÊNCIA MÁXIMA   129 CV (95 kW) / 7.750 rpm (95/1/EC)
BINÁRIO MÁXIMO   126 Nm / 6.500 rpm (95/1/EC)
ARRANQUE   Elétrico
TRAVÕES FRENTE   Dois discos, 310 mm, C-ABS
TRAVÕES RECTAGUARDA   Disco único 276 mm, C-ABS
SUSPENSÃO - FRENTE   Forquilha invertida telescópica de 43 mm com amortecimento hidráulico, afinação da pré-carga e do amortecimento em extensão
SUSPENSÃO - RECTAGUARDA   Pro-Link com amortecedor a gás, afinação da pré-carga e afinação contínua do amortecimento em extensão
RODA - TAMANHO - FRENTE   19M/C x MT2.50
PNEUS - FRENTE   110/80-R19
PNEUS - RECTAGUARDA   150/70-R17
RODA - TAMANHO - RECTAGUARDA   17M/C x MT4.00
RODA - TIPO - FRENTE   tubeless, de raios
RODA - TIPO - RECTAGUARDA   tubeless, de raios
BATERIA   12V/11.2AH (YTZ14S)
ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO   28°
DIMENSÕES (mm)   2.285 x 915 x 1.460 mm
QUADRO   Configuração em diamante; Dupla trave em alumínio
DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL (Litros)   21,5 litros
DISTÂNCIA LIVRE AO SOLO (mm)   180 mm
PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg)   277 kg
ALTURA DO ASSENTO (mm)   850 mm
TRAIL (mm)   107 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm)   1.595 mm
EMBRAIAGEM   MT - Multi-disco em banho de óleo
EMBRAIAGEM - FUNCIONAMENTO   Caixa manual de 6 velocidades
TRANSMISSÃO FINAL   Veio selado


Informação e dados técnicos obtidos em: http://www.honda.pt/   Imagens obtidas em: http://images2.gazzettaobjects.it;  http://www.honda.pl; http://www.motoplanete.com
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 01, 2016, 13:58:31, 13:58
Responder #1

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Esse motor não vale nadinha.
Tenho um montado na versão F,  meti-lhe 22000km em 20 meses e o gajo não está contente,  ainda quer mais!
É vai e torcemos-lhe a orelha até os traços contínuos se transformarem numa linha continua e ele mostrá-se desafiante, abre a válvula e bota mais carne no assador!
Não é muito difícil de andar depressa não, é o gajo é matreiro,  como uma raposa,  suave e progressivo,  um cordeirinho molengão que te catapulta para os 230/240 sem que te des conta.
O que mais gosto é aquela cena de, carregado com a trouxa e os problemas atrás, ir a 70km/h e com um simples gesto de punho ultrapassar o camião que vai à minha frente sem reduzir de caixa.
É uma grande vantagem da geometria de duas cabeças!
« Última modificação: Setembro 01, 2016, 14:01:24, 14:01 por LoneRider »
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 01, 2016, 14:35:46, 14:35
Responder #2

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas, gostos não se discutem, mas estéticamente gosto mais da Crossrunner, são gostos.....

 :bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 01, 2016, 15:00:01, 15:00
Responder #3

pedroareias

  • Visitante
Esta pertence à secção "Premium" da Honda. São neste momento: as GoldWing, a CB1300 Bol d'Or e as duas V4 1200.
Foi-me dito por um responsável quando eu comentei sobre o tema da qualidade e das diferenças. Da CB1100 para a CB1300 é um salto quântico. O mesmo ocorrerá entre a 800 e a 1200.

Setembro 01, 2016, 15:25:44, 15:25
Responder #4

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Esta pertence à secção "Premium" da Honda. São neste momento: as GoldWing, a CB1300 Bol d'Or e as duas V4 1200.
Foi-me dito por um responsável quando eu comentei sobre o tema da qualidade e das diferenças. Da CB1100 para a CB1300 é um salto quântico. O mesmo ocorrerá entre a 800 e a 1200.

Sim, acredito nesta  afirmação. Eu com a 800 acho que já tenho muita mota e muito motor para gastar, mas de certeza que montado na  CrossTourer iria achar tinha mota e motor que nunca iria gastar. Deve ser a mesma sensação de quem tem a 500 e depois se monta na 800.   

Setembro 01, 2016, 16:58:28, 16:58
Responder #5

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
A CB1300 já está descatalogada  desde 2013.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 01, 2016, 17:13:56, 17:13
Responder #6

pedroareias

  • Visitante
Na Europa foi 'descontinuada'.

Ainda agora saiu uma nova versão da CB1300 no Japão:

Cf. : http://www.honda.co.jp/CB1300/



A CB1300 já está descatalogada  desde 2013.

Setembro 01, 2016, 18:49:12, 18:49
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A CrossTourer numa viagem de 11.000kms e 15 países visitados, na Europa.

E não foi somente alcatrão que apanhou...não foi mesmo!  :D



Este é apenas o primeiro de mais de uma dezena deles e que podem procurar por: "RTW, around Europe"
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 01, 2016, 20:26:16, 20:26
Responder #8

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Tens a Gracinda,  que terminou uma viagem de 15000km pela Europa.
Não é preciso estrangeirices ::P:
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 01, 2016, 20:41:30, 20:41
Responder #9

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Tens a Gracinda,  que terminou uma viagem de 15000km pela Europa.
Não é preciso estrangeirices ::P:

Fez muuuuuuuito mais que isso com as suas anteriores Pan-European , agora é que mudou para a CrossTouer e diz maravilhas da 'coisa' !  :nice:

Setembro 01, 2016, 20:52:13, 20:52
Responder #10

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
A mulher ronda o milhão de km feitos em Moto.
Não tem carro e anda unicamente no animal dela.
Houve uma das Pans que teve que chegou a "virar" três vezes.
Tem um espírito do tamanho de um camião e é um espetáculo vê-la desenhar!
Estou desejoso de que volte ao seu atelier porque quero comprar-lhe um quadro.  :)

Quando falas com ela,  ela fala a tua língua,  percebe as bocas foleiras e entra na brincadeira.
Vale bem a pena conhecê-la!
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 01, 2016, 21:16:38, 21:16
Responder #11

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
É um caso ímpar em Portugal dentro da vertente do moto-turismo e uma fã incondicional das asinhas de franga .
Nunca falei com ela, mas já uma vez estive no mesmo espaço onde ela estava a conviver com uns amigos , todos com as motas estacionadas na frente  do tal estabelecimento (um restaurante na Figueira da Foz ) . 

Setembro 14, 2017, 07:44:20, 07:44
Responder #12

drpirotecnia

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 171
  • Marca Motociclo: Burgman 650 e nc 700x dct
  • Localidade: Tondela
Dá gosto ouvir esta máquina a trabalhar!
Só assustam os consumos!

Setembro 14, 2017, 14:11:46, 14:11
Responder #13

carlos fonseca

  • Visitante
Dá gosto ouvir esta máquina a trabalhar!
Só assustam os consumos!

De que consumos falas?

6 - 6,5 Lts numa condução sem grandes preocupações
De economia .

Setembro 16, 2017, 16:06:03, 16:06
Responder #14

drpirotecnia

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 171
  • Marca Motociclo: Burgman 650 e nc 700x dct
  • Localidade: Tondela
Calma que eu sou um apaixonado do modelo!
E tenho falado com alguns donos de crosstourer e todos falam em consumos acima de 6,...!
Para quem conhece a capacidade, sonoridade e fiabilidade  desse motor, consumos são muito bons!
O meu problema é que faço utilização diária da mota! Em estradas nada boas para consumos!

Setembro 20, 2017, 19:30:30, 19:30
Responder #15

drpirotecnia

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 171
  • Marca Motociclo: Burgman 650 e nc 700x dct
  • Localidade: Tondela
Hoje ao procurar por uma CT num concessionário honda, foi-me dito que não tinham nenhuma e que a África Twin era muito mais mota em tudo!!!
O que acham desta afirmação?

Setembro 20, 2017, 22:13:19, 22:13
Responder #16

Cmiguelq

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 168
Ehehe quer te vender o q tem... Ou seja, a AT, não quer dizer q não seja boa e até melhor nalgumas coisas, mas essa afirmação é um exagero...

Setembro 20, 2017, 22:28:51, 22:28
Responder #17

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Também me parece um exagero...

Andei nas duas e mesmo sabendo que a AT é uma boa moto (isso é indiscutível), não posso ainda assim discordar de que seja "mais moto em tudo" do que a CrossTourer...

Em motor propriamente dito, sente-se uma diferente disponibilidade estradista na CrossTourer.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 20, 2017, 22:38:02, 22:38
Responder #18

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Se ele não tivesse lá uma AT ainda ia tentar convencer que o melhor mesmo era a pcx :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 20, 2017, 23:36:00, 23:36
Responder #19

pedroareias

  • Visitante
Companheiros: quando apareceu a VFR1200X CrossTourer eu fui testar à MotoDiana.

Em termos de qualidade dos componentes, robustez aparente, pintura e texturas, achei francamente excelente.
Muito acima do que a Honda apresentava até então.
Rigidez do conjunto: excepcional.

Agora, achei que era pesada, pastelona nas curvas e tinha aquele efeito de afundar em travagem e levantar em aceleração.

O motor achei forte em binário, suave e um pouco glutão. Marcava 7.8 salvo erro, mas tinham andado a fazer testes.

Depois na MotoTorres vi o modelo 2016 e estive a falar com o concessionário que me indicou que era um modelo "premium" com materiais superiores aos da 800.
Achei que estava a ser sincero e que tinha conhecimento mais aprofundado do que eu. Aliás chegou a indicar que era uma "Honda à séria".

Resumindo: provavelmente ainda é uma peça de alta qualidade, mas está desfazada dos modelos mais actuais.

Setembro 21, 2017, 11:10:20, 11:10
Responder #20

carlos fonseca

  • Visitante
Companheiros: quando apareceu a VFR1200X CrossTourer eu fui testar à MotoDiana.

Em termos de qualidade dos componentes, robustez aparente, pintura e texturas, achei francamente excelente.
Muito acima do que a Honda apresentava até então.
Rigidez do conjunto: excepcional.

Agora, achei que era pesada, pastelona nas curvas e tinha aquele efeito de afundar em travagem e levantar em aceleração.

O motor achei forte em binário, suave e um pouco glutão. Marcava 7.8 salvo erro, mas tinham andado a fazer testes.

Depois na MotoTorres vi o modelo 2016 e estive a falar com o concessionário que me indicou que era um modelo "premium" com materiais superiores aos da 800.
Achei que estava a ser sincero e que tinha conhecimento mais aprofundado do que eu. Aliás chegou a indicar que era uma "Honda à séria".

Resumindo: provavelmente ainda é uma peça de alta qualidade, mas está desfazada dos modelos mais actuais.

Sem duvida que está desfasada dos modelos da actualidade. Não precisa de fazer recalls, não dá problemas, tem 3 anos de garantia, não aquece as pernas, esgueira se pelo entre o transito citadino como se fosse uma scooter, tem intervalos de manutenção de 12000 kms e tem uma caixa, no modelo DCT que faz parecer as outras do seculo passado. :)

Quanto ao comportamento diria que é uma mota com uma grande estabilidade e que inspira uma enorme confiança em recta ou  em curva. E há aqui companheiros que já presenciaram que de pastelona ela tem muito pouco.
Os consumos depende da utilização. Pode fazer 5,3 lts /100 kms como pode fazer 6,5lts/100 kms ou inclusivé superior, mas é possível fazer medias de 5 e pouco sem andar a empatar o trânsito. Com malas e a dois.

É uma mota para quem gosta de fazer kms e dá um enorme confiança qualquer que seja o local ou o tipo de estrada.

Setembro 21, 2017, 11:17:23, 11:17
Responder #21

pedroareias

  • Visitante
Só leste os "cons" e não os "pros" da mini-review. A pastelice notada foi na inserção em curva devido ao peso.

Neste momento há concorrência que na altura não existia.

Crosstourer 2016: 275/285 Kg (DCT) com 127 cv e 126 Nm
1290 Super Adventure 2017: 238 Kg com 160 cv e 140 Nm

Electrónica, modos, instrumentação, etc... é melhor nem irmos por aí.

Quanto a consumos presumo que também é assim, mas já é mais debatível.

A Honda não está desfazada? Está, mas pode não ser relevante.
« Última modificação: Setembro 21, 2017, 11:18:42, 11:18 por pedroareias »

Setembro 21, 2017, 11:19:26, 11:19
Responder #22

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Sem duvida que está desfasada dos modelos da actualidade. Não precisa de fazer recalls, não dá problemas...

Não entres por aí...  :D


Setembro 21, 2017, 11:25:57, 11:25
Responder #23

carlos fonseca

  • Visitante
Sem duvida que está desfasada dos modelos da actualidade. Não precisa de fazer recalls, não dá problemas...

Não entres por aí...  :D

Quais são os que conheces?

Setembro 21, 2017, 11:50:34, 11:50
Responder #24

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Só tenho conhecimento do caso do veio de transmissão que afectou uns quantos lotes de motos baseadas na plataforma VFR 1200.
Também só se soube porque vários sites e revistas falaram nisso na altura.

Os pequenos recalls raramente saem a público.
Mas eles existem. E muitas vezes o procedimento é feito durante uma manutenção sem que se chegue a saber.

De qualquer forma a Honda disponibiliza uma página onde o cliente pode consultar se existe algum recall para a sua respectiva moto:

http://www.honda.pt/motorcycles/owners/maintenance/recalls-and-updates.html


Afirmar que determinada marca ou modelo "não precisa" de recalls... é ridículo.
Aliás, o facto de existirem só prova que continuam a melhorar o produto e que existe um mínimo de preocupação com os serviços pós-venda.

Setembro 21, 2017, 11:57:34, 11:57
Responder #25

carlos fonseca

  • Visitante
Só leste os "cons" e não os "pros" da mini-review. A pastelice notada foi na inserção em curva devido ao peso.

Neste momento há concorrência que na altura não existia.

Crosstourer 2016: 275/285 Kg (DCT) com 127 cv e 126 Nm
1290 Super Adventure 2017: 238 Kg com 160 cv e 140 Nm

Electrónica, modos, instrumentação, etc... é melhor nem irmos por aí.

Quanto a consumos presumo que também é assim, mas já é mais debatível.

A Honda não está desfazada? Está, mas pode não ser relevante.

A CT é uma  mota para o utilizador do mundo real aquele que que preza a confiabilidade, que a utiliza no quotidiano que não valoriza andar a fazer corridas na estrada,que pega na mota e sabe que não fica ao virar da próxima esquina porque um dos muitos gadgets decidiu fazer uma birra naquele dia.
Sim é verdade não tem a potencia nem um conjunto instrumentação ou modos de outros modelos.
Mas a carteira também não fica tão depauperada seja na aquisição inicial como no custo de utilização e esse não é um pormenor de somenos em muitos casos é mesmo um "pormaior".
Os números verdadeiramente significativos não são os da ficha técnica.
E reafirmo para o mundo das nossas estradas tem potência e capacidade de sobra.
 
É um questão de valorização.


Setembro 21, 2017, 12:05:39, 12:05
Responder #26

carlos fonseca

  • Visitante
Só tenho conhecimento do caso do veio de transmissão que afectou uns quantos lotes de motos baseadas na plataforma VFR 1200.
Também só se soube porque vários sites e revistas falaram nisso na altura.

Os pequenos recalls raramente saem a público.
Mas eles existem. E muitas vezes o procedimento é feito durante uma manutenção sem que se chegue a saber.

De qualquer forma a Honda disponibiliza uma página onde o cliente pode consultar se existe algum recall para a sua respectiva moto:

http://www.honda.pt/motorcycles/owners/maintenance/recalls-and-updates.html


Afirmar que determinada marca ou modelo "não precisa" de recalls... é ridículo.
Aliás, o facto de existirem só prova que continuam a melhorar o produto e que existe um mínimo de preocupação com os serviços pós-venda.

Tu foste a literalidade do texto. É evidente que não há marcas nem modelos imunes.
Quem tem e já teve qualquer tipo de mota ou outro género de veiculo sabe isso perfeitamente.

Mas a diferença entre este modelo e os outros da "moda" essa sim parece me ridícula.

Setembro 21, 2017, 12:24:28, 12:24
Responder #27

pedroareias

  • Visitante
Já agora uma informação importante para os proprietários deste modelo, que é um dos melhores que a Honda já fez.

O motor das VFR1200 é mais leve e mais compacto do que o VFR800:
http://ridermagazine.com/2016/06/02/2016-honda-vfr1200x-road-test-review/

Agora uma actualização talvez seja difícil. A VFR1200 foi descontinuada dado o Euro4.

A Honda joga pelo seguro, mas por vezes é demasiado seguro.... :(

Setembro 21, 2017, 13:39:00, 13:39
Responder #28

carlos fonseca

  • Visitante
Só leste os "cons" e não os "pros" da mini-review. A pastelice notada foi na inserção em curva devido ao peso.

Neste momento há concorrência que na altura não existia.

Crosstourer 2016: 275/285 Kg (DCT) com 127 cv e 126 Nm
1290 Super Adventure 2017: 238 Kg com 160 cv e 140 Nm

Electrónica, modos, instrumentação, etc... é melhor nem irmos por aí.

Quanto a consumos presumo que também é assim, mas já é mais debatível.

A Honda não está desfazada? Está, mas pode não ser relevante.

Lembro-me que até viste na altura..há uns tempos atrás...

115cvs vs 127/129cvs...e uma delas foi claramente mais forte na saída..  ;D

Estás concerteza a comparar com a Mt .
Nem sequer chega a ser assunto para quem prefere este tipo de motas.
Estás muito longe de compreender o conceito deste
Género de motas

Setembro 21, 2017, 14:06:16, 14:06
Responder #29

pedroareias

  • Visitante
Não duvido nada do Velasquez. A Yamaha Tracer 900 é muito rápida e a CrossTourer é pesada e mais molenga.

O único senão da Tracer 900 é a Vmax, que até a minha com apenas 107 cavalos (79 kW) e subida de regime lenta ultrapassa.

Os picanços são infantis e vocês parecem miúdos com essas coisas. Vamos lá ter juízo. Está na altura de serem homenzinhos.
Além disso, vocês já sabem que perdem para que é que insistem?

Setembro 21, 2017, 14:09:49, 14:09
Responder #30

carlos fonseca

  • Visitante
Meu caro senhor

Estamos num fórum público , os comentários dentro de um
Registo de educação e civismo são perfeitamente admissíveis .
Ou há conversas particulares entre os membros num espaço comum ?

Também te digo acabaste de confirmar exactamente aquilo que eu suponha .
Passa bem!

Setembro 21, 2017, 14:27:15, 14:27
Responder #31

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Mas a diferença entre este modelo e os outros da "moda" essa sim parece me ridícula.

Tenho uma bmw que nunca foi da moda (só foram vendidas 20 unidades em portugal) para a qual há poucas semanas atrás emitiram um recall.
Trata-se de uma moto com 11 anos. O modelo foi descontinuado há 9!

Não acho que a bmw seja tão fantástica quanto muita gente tenta fazer querer.
Não acho que as motos sejam más. Pelo contrário. Acho é que custam mais do que realmente valem.

Já no que diz respeito a este assunto do pós-venda acho que a bmw está num patamar muito acima da concorrência.

Porém, acho que muita gente baseia-se nesta história dos recalls para descredibilizar uma marca simplesmente porque neste momento está a atravessar um periodo de enorme sucesso que se deve a um único produto que se tornou moda!

Não acho que situações como a das suspensões como aconteceu há relativamente pouco tempo nas última interação da GS seja mais grave que os casos reportados á Honda de veios partidos que levaram também esta a tomar medidas idênticas.

Onde já se viu um V4 a perder para um Tri?

Dependerá muito do V4 e do tri.  :D
No que diz respeito a motor, não trocaria o triple 1050 da Triumph que tive pelo V4 1200 da VFR.
Só que as motos não são apenas motor. E as VFR seja originalmente enquanto F ou adaptada a "Adventure" como a X têm também fortes argumentos no que diz respeito ao tipo de utilização pretendida.

« Última modificação: Setembro 21, 2017, 14:28:43, 14:28 por dfelix »

Setembro 21, 2017, 14:58:28, 14:58
Responder #32

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Já no que diz respeito a este assunto do pós-venda acho que a bmw está num patamar muito acima da concorrência.
(....)

A coisa não foi imediata no caso desse modelo. Digamos que a BMW foi levada a concordar que tinha de intervir. Depois de muitas queixas em fóruns, como saberás... e já não entrando noutros recall's como o da fuga de óleo ocorrido num passado recente.
Não foi um hipotético customer service maravilhoso e que interviu "a correr e a saltar", é bom perceber. :D

E isto não é diferente de muitas outras - Europeias ou Japonesas - e que intervêm quando as queixas se começam a generalizar e o tema nos Fóruns chega em avalanche ao conhecimento das oficinas das marcas. E mesmo depois disso, ainda leva o seu tempo até à intervenção.

A Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki, Aprilia, Ducati....não são excepção!!

Mas caro Dfelix, já que falas acima nisto baseando-te no caso da tua moto "(....)a bmw está num patamar muito acima da concorrência.", posso recordar-te que a Honda fez em 2014 um recall a Goldwings que tinham sido vendidas desde o ano 2001 (sistema de travagem traseiro)!!

Pergunto: isso faz dela mais especial ou como estando "anos luz à frente da concorrência" em matéria de pós-venda, por chamar unidades produzidas ainda há mais tempo??

Quanto muito o pensamento contrário, quase levando a perguntar: Porque é que só intervieram tão tarde?  :(

Acho que percebeste a ideia...  :)
« Última modificação: Setembro 21, 2017, 15:45:21, 15:45 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 21, 2017, 16:18:56, 16:18
Responder #33

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não foi um hipotético customer service maravilhoso e que interviu "a correr e a saltar", é bom perceber.

Um customer service que te oferece uma solução é porque funciona.
Isso de ser "a correr e a saltar" é relativo. Pois as soluções normalmente só surgem depois dos problemas.

A Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki, Aprilia, Ducati....não são excepção!!

Das marcas dessa lista nunca tive Kawasaki nem Aprilia.
Das marcas dessa lista já tive 3 Honda, 2 Yamaha, 3 Suzuki e 1 Ducati. E a minha experiência no que diz respeito ao customer service de qualquer uma destas... é de que nem sequer vale a pena estar aqui com comparações.

... posso recordar-te que a Honda fez em 2014 um recall a Goldwings que tinham sido vendidas desde o ano 2001 (sistema de travagem traseiro)!!

Eu não disse que outras marcas não faziam recalls!!!!!!!!!!!   :)
Aliás, a minha intervenção neste tópico lá atrás foi precisamente no sentido de "lembrar" ao carlos fonseca que a VFR também já os teve. E como qualquer outro modelo de qualquer marca não está imune.

Pergunto: isso faz dela mais especial ou como estando "anos luz à frente da concorrência" em matéria de pós-venda, por chamar unidades produzidas ainda há mais tempo??

Eu não precisei de me queixar á bmw para "resolver" um "problema" que nem sequer sabia que existia.
Fui contactado por um agente. Que por acaso só tinha ido uma única vez! (faço habitualmente a manutenção desta em casa)

Exactamente o oposto do que já me aconteceu com a generalidade das outras marcas.
Já não tenho dedos para contar as situações em que só foi feita a intervenção de recall porque eu solicitei! O que implicou estar previamente informado!
Tal como já passei pela experiência de uma avaria grave que poderia ter sido evitada se o agente tivesse seguido as instruções da circular enviada pelo importador da marca. (na altura não se usava o termo recall)
E nem vamos entrar no campo de problemas conhecidos que nunca foram solucionados e passaram a ser encarados como "feitio".

Percebo que isto das marcas mexe com preferências pessoais. E ofender os "clubes" faz muitas vezes soltar atitudes de virgem ofendida.
Epá... Mas não sou "fanboy" de nenhuma marca! Muito menos da bmw! Aliás, tal como escrevi na minha resposta anterior, nem sequer acho que sejam tão fantásticas quanto muita gente tenta fazer querer. Tal como não acho que valem o que custam.
Do catálogo actual até me imagino com uma RS... mas o meu dinheiro iria certamente para uma de muitas outras opções que me agradam mais.
Aliás... boa parte das motos que actualmente produzem, como já escrevi em outro tópico (a que de imediatamente reagistes)... não as queria nem dadas!

Mas não é por isso que vou deixar de considerar que o customer service, pós-venda, ou que quiserem chamar... está um patamar acima da concorrência.

« Última modificação: Setembro 21, 2017, 16:26:22, 16:26 por dfelix »

Setembro 21, 2017, 16:50:40, 16:50
Responder #34

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não me viste a comparar as marcas indicadas.
Referi que os recalls calham a todas. :)

E isso de hipotéticas proporções de que umas chamam mais que outras, é outra conversa totalmente distinta daquilo que antes referi.

Apesar de me considerar de alguma forma apologista quanto à máxima de que os recall "não são um bicho de 7 cabeças", não deixo de olhar para certos casos como algo estranhos (pelo menos em parte), ao invés de ver a coisa a funcionar muito bem.

Isto porque em certa medida podemos ver a coisa por outro prisma naqueles casos que têm actuação bem mais dilatada no tempo..."Porque raio tiveram tanto tempo - cerca de uma década - para solucionar um problema?", será aquilo que por certo assalta a ideia.
Nos casos acima relatados, tanto a BMW como a Honda não deveriam ter actuado muito antes?

Estou a dizer isto, mas admitindo que sabe bem a marca contactar e proceder a uma substituição fora do período da garantia.
Aconteceu-me com o 4 rodas, após findar a garantia de 5 anos da marca.

Funciona, é claro. Mas dizer que por a BMW ou a Honda chamarem unidades mais antigas acaba por ser sinal de que têm um serviço que funciona melhor do que outras, peca por algum excesso de optimismo. :)
É sinal de que nos fizeram conduzir durante anos com um potencial problema...

Pode haver outros argumentos ao nível do costumer service, mas este em particular não mostra que seja superior a outros per si.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 21, 2017, 17:20:54, 17:20
Responder #35

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
De facto é uma pena a VFR 1200 estar abaixo da minha Suzuki em instrumentos tecnológicos, mas o mesmo se passa com outros modelos citados aqui, só para dar uma ideia aqui fica o meu quadro de instrumentos  :curtocircuito:


Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 21, 2017, 17:53:03, 17:53
Responder #36

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bota aí em local próprio Velasquez.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 21, 2017, 18:24:51, 18:24
Responder #37

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não me viste a comparar as marcas indicadas.
Referi que os recalls calham a todas.

Que recalls pode calhar a todas... foi precisamente o que tentei ilustrar lá atrás quando sugeriram que a VFR1200X era imune!

Já no que diz respeito á acção do customer service naturalmente tenho a minha opinião.
Terem se dado ao trabalho de procurar nos sistemas pelo último contacto associado ao número de série de uma moto que há anos nem sequer era assistida oficialmente para solucionar um potencial problema que nem conhecia é algo que para mim foi de valor.
Sobretudo quando nas outras marcas que tive/tenho, tenho de me informar e tocar no assunto. Pois se não o solicitar há uma forte probabilidade de não fazerem nada!

Nos casos acima relatados, tanto a BMW como a Honda não deveriam ter actuado muito antes?

E quando os problemas só se revelarem a longo prazo?


Setembro 21, 2017, 19:48:14, 19:48
Responder #38

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
C'mon. You're joking... :)

Não acredito nadinha que uma marca passada uma década detecte um problema e o vai corrigir como se nada fosse.

O problema está é no tardar em actuar depois dos relatos que são comunicados ao longo do tempo.
Ninguém dá nada a ninguém e nem a BMW nem a Honda estão numa de presentear os clientes passada uma década...

As coisas são detectadas muito mais cedo e se actuam foi porque a quantidade de relatos feitos em oficinas o justifica, ou então alguma entidade em determinado país "obrigue" a uma intervenção e que depois a marca - sensatamente - determine que tal intervenção se deve estender a todos os mercados onde é vendido o modelo.

Marcas como a BMW ou a Honda são grandes grupos económicos que trabalham, principalmente, para lucrar.
Não digo que o cliente não seja importante, mas não acredito em problemas surgidos passada uma década que levem uma marca a intervir "só porque sim", ou porque o serviço pós-venda é tão bom que decide actuar passado todo esse tempo.

Quem acreditar de forma diferente...tudo bem. :)


-----------------------------------

Já agora...o tema do tópico está a distanciar-se um nadinha. :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 22, 2017, 00:09:49, 00:09
Responder #39

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não acredito nadinha que uma marca passada uma década detecte um problema e o vai corrigir como se nada fosse.

Eu não acredito que a esmagadora maioria das motos ao longo de uma década de utilização acumulem sequer quilometragem suficiente para evidenciar certos tipos de problemas!

Se o "motociclista comum" adquirisse moto nova e espetasse 40-50 mil km nos primeiros 2-3 anos..
Aí certamente que haveria mais problemas reportados e a marca actuava mais cedo!
Mas isso não acontece. Basta passear pelos classificados para se perceber que o mais comum é levarem uma década para somarem essas quilometragens! E nessa altura, a maioria já passam por umas quantas mãos e estão completamente fora do circuito oficial nas manutenções.

Ninguém dá nada a ninguém e nem a BMW nem a Honda estão numa de presentear os clientes passada uma década...

Estes grandes grupos económicos que trabalham principalmente para lucrar há muito que descobriram a importância da fidelização do cliente.


Setembro 22, 2017, 08:11:01, 08:11
Responder #40

drpirotecnia

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 171
  • Marca Motociclo: Burgman 650 e nc 700x dct
  • Localidade: Tondela
Para mim uma grande vantagem é a transmissão por veio, para quem anda todos os dias evita andar sempre a limpar e lubrificar a corrente.
O peso e relação peso potencia no papel, nem sempre tem a mesma leitura na prática! 

Setembro 22, 2017, 08:51:42, 08:51
Responder #41

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)

Estes grandes grupos económicos que trabalham principalmente para lucrar há muito que descobriram a importância da fidelização do cliente.

Pois é...

E o que fazem é atrair a atenção do cliente com sucessivos novos lançamentos ou actualizações para o levar a trocar por uma nova.
Não estou em crer que uma marca lhe agrade de sobremaneira os clientes que se mantém eternamente com a mesma moto, mas sim aqueles que vão comprando os novos lançamentos.
Money doesn’t grow on trees
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 22, 2017, 09:43:54, 09:43
Responder #42

drpirotecnia

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 171
  • Marca Motociclo: Burgman 650 e nc 700x dct
  • Localidade: Tondela
A honda com o lançamento da AT está a seguir modas.
Não é a primeira vez que a honda condena um modelo de mota ao fracasso(leia-se reduzido numero de vendas) por apostar noutro mais na moda!!

Setembro 22, 2017, 14:05:53, 14:05
Responder #43

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não estou em crer que uma marca lhe agrade de sobremaneira os clientes que se mantém eternamente com a mesma moto, mas sim aqueles que vão comprando os novos lançamentos.

Os construtures facturam sobretudo na venda das motos novas. As redes oficiais vivem sobretudo da assistência.
E uma rede de assistência que funcione é potenciadora de vendas. No fim saem todos a ganhar.

Depois, diferentes produtos... diferentes abordagens!
E a fidelização do cliente supostamente "premium" não funciona tão bem se o produto que comprou (e provavelmente pagou mais) é encarado como descartável.

Acredito que para a generalidade das marcas isto até possa ser irrelevante.
Já outras de forma inteligente transformam a oportunidade em negócio!



"Acho que percebeste a ideia... "

A honda com o lançamento da AT está a seguir modas.

Há 20-25 anos atrás a AT era a maxitrail da moda!
Não há mal nenhum em tentar reconquistar um segmento de mercado que já dominou.

Não é a primeira vez que a honda condena um modelo de mota ao fracasso(leia-se reduzido numero de vendas) por apostar noutro mais na moda!!

Exemplos?

É que os fracassos que me ocorrem de momento, foram apostas em produtos meio "alternativos" que não tinham sequer um target definido.


Setembro 22, 2017, 14:39:15, 14:39
Responder #44

pedroareias

  • Visitante
Mantendo o tema VFR1200. DFelix: que achas da VFR1200 de 2015 que está no OLX?

Me gusta mucho: https://www.olx.pt/anuncio/honda-vfr-1200-f-IDAMphg.html#8d66a956af

Setembro 22, 2017, 15:04:36, 15:04
Responder #45

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
DFelix: que achas da VFR1200 de 2015 que está no OLX?

Parece interessante!
Estando na Santogal, é certamente moto que foi entregue á troca por outra.
Portanto certamente foi assistida ali. E se estiverem bem dispostos confirmam o historial dela.
Os quilómetros parecem-me coerentes com o ano e meio de uso.

Se não houver brindes escondidos parece-me uma boa compra.
Sacas uma excelente moto, poupando 6000 euros e já com a rodagem feita!

Quando a vais buscar?
 :D

Setembro 22, 2017, 19:37:45, 19:37
Responder #46

drpirotecnia

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 171
  • Marca Motociclo: Burgman 650 e nc 700x dct
  • Localidade: Tondela
Um modelo condenado foi a ctx.

Setembro 23, 2017, 00:35:09, 00:35
Responder #47

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Um modelo condenado foi a ctx.

Agora deixaste-me confuso...

Lá atrás escreveste que a AT segue a moda. E não é a primeira vez que a honda condena um modelo ao fracasso por apostar noutro mais na moda.

Estás a sugerir que CTX fracassou por culpa da Africa Twin?
 :pensador:



 :D

Setembro 23, 2017, 09:01:49, 09:01
Responder #48

drpirotecnia

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 171
  • Marca Motociclo: Burgman 650 e nc 700x dct
  • Localidade: Tondela
Vou dizer tudo direitinho
A África twin condenou a crosstourer ao fracassso.
A nc condenou a ctx ao fracasso .

Setembro 23, 2017, 09:17:15, 09:17
Responder #49

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Está longe de ser inédito esse tipo de "concorrência interna".

A palavra "fracasso" é que me parece excessiva no caso da CrossTourer, pois apesar da entrada da Africa Twin lhe poder retirar vendas pelo factor novidade, não deixa de ter clientes que procuram uma estradista com outra disponibilidade de motor e vertente um pouco mais turística.

A CTX (a 700 ou a fabulosa 1300) é diferente...foram projetos deliberadamente direcionados para o mercado Norte-Americano.

A NC de facto colocou a 700 "na sombra". Mas fez isso a muitas outras...inclusivamente tendo a capacidade de roubar clientes às maxiscooters.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama