Autor Tópico: Inspeção obrigatória a motociclos...o eterno 'será que sim, será que não'  (Lida 39201 vezes)

Novembro 29, 2016, 00:43:40, 00:43
Lida 39201 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...

Inspeção obrigatória a motociclos...o eterno 'será que sim, será que não'
Título do tópico editado para o adaptar à realidade[\b][\size]





Como por certo muitos se lembrarão, corria sensivelmente o mês de Abril ou Maio deste ano e falava-se com muita propriedade sobre o assunto das inspecções aos motociclos, nomeadamente que em Outubro deste ano a medida iria tornar-se obrigatória para motos com cilindrada superior a 250cc.

De tal forma foi este assunto encarado como certo, que até mesmo a Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel veio prontamente dizer que considerava a medida como insuficiente e pretendia incluir também todos os veículos de duas rodas com mais de 50cc.

Argumentou-se mesmo que as estatísticas demonstravam uma relação entre falhas mecânicas ocorridas em motociclos...e os acidentes rodoviários.

Ora bem...

O tempo passou, o tema bastante debatido caiu em esquecimento nos fóruns onde encheu paginas e páginas de discussão, os Centros de Inspecção que se tinham preparado devem ter ficado numa espécie de "limbo" e a medida que tanta polémica gerou...parece ter ficado na gaveta.

Nao me entendam mal!
Não estou com este tópico a querer trazer a polémica de volta e muito menos a querer com isto trazer o tema ao de cima ou a querer dar seguimento a algo que ficou parado no tempo...
Nada disso!!

Mas não sou de me ficar a admirar as questões, sendo elas "convenientes" ou não, pelo que tudo isto não deixa de ser estranho e merecedor de alguma reflexão.

Como é que uma medida destas e que levou mesmo a investimentos em Centros de Inspecção, passados agora pouco mais de 6 meses e já fora do prazo indicado...cai assim no esquecimento?  :pensador:

Será que isto assim sucede por força da união demonstrada nas manifestações dos motociclistas e que decorreram em vários pontos do país? Será que foi o Governo que não viu viabilidade na medida? Será que aquilo que se ganhava monetariamente (na perspectiva governativa), não compensava os "trabalhos"? Será que foram as associações e afins  - onde incluo naturalmente a Federação Portuguesa de Motociclismo - que demonstraram por A + B que a medida era prematura, ineficaz ou mal concebida?
« Última modificação: Março 24, 2023, 07:21:09, 07:21 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 29, 2016, 01:37:46, 01:37
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Como é que uma medida destas e que levou mesmo a investimentos em Centros de Inspecção, passados agora pouco mais de 6 meses e já fora do prazo indicado...cai assim no esquecimento? 

Levou mesmo a investimentos em Centros de Inspecção?
Quantos conheces que estejam adaptados a essa realidade?

Há uns tempos algum engraçado meteu esta imagem a circular nas redes sociais alegando que em Mafra já existia um centro preparado...



Surgiu logo uma vaga de indignação... até alguém descobrir que era uma montagem a partir desta imagem...



 :D

Será que isto assim sucede por força da união demonstrada nas manifestações dos motociclistas e que decorreram em vários pontos do país?

ah ah ah

Será que foi o Governo que não viu viabilidade na medida? Será que aquilo que se ganhava monetariamente (na perspectiva governativa), não compensava os "trabalhos"?

É a explicação mais lógica

Será que foram as associações e afins  - onde incluo naturalmente a Federação Portuguesa de Motociclismo - que demonstraram por A + B que a medida era prematura, ineficaz ou mal concebida?

FPM? ah ah ah   :D


O tema dos IPO para motos já cá anda desde 2002... chegando mesmo a avançar um projecto piloto nos Açores.
Normalmente a cada dois anos surge novamente notícias que estão mesmo quase a começar.
Googlando um pouco descobre-se noticias identicas desde o tempo do jurássico.

O tema só passou a ser preocupante quando foi anunciado como directiva europeia.
Que entretanto por falta de consenso por decidir até 2020... mas sem se saber nada de concreto sobre como ficaram as coisas por cá.

Águas de bacalhau, certamente...




Novembro 29, 2016, 08:05:55, 08:05
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nem me tinha apercebido que aquilo que escrevi até tinha a sua piada. Mas adiante...

Respondendo à questão colocada e porque por um lado não corri os Centros de Inspeção de Norte a Sul do país, e por outro lado tinha lido sobre o assunto logo pouco tempo depois de isto ter despoletado, aqui fica um artigo no Jornal de Notícias e outro do Expresso e que abordam o tema do investimento.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/motos_tambem_vao_ter_de_ir_a_inspeccao_a_partir_de_outubro__jn


http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-05-11-Inspecao-obrigatoria-para-motas-a-partir-de-250cc

"Segundo o presidente da ANCIA, devido aos centros terem feito investimentos avultados para acolher as inspeções às motas e por isso em vez dos 80 mil veículos de duas rodas com 250cc queriam passar a acolher todas as motas a partir de 50cc."

Se foi ou não feito, de que forma foi aplicado e se foi ou na percentagem alegada, eu não tenho de o saber...mas abordei o assunto no texto como tentativa de perceber o que motivou a que tanta celeuma tivesse dado afinal um resultado prático de...esquecimento do assunto e um discreto "arrumar na gaveta" desta medida.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 29, 2016, 08:17:06, 08:17
Responder #3

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1963
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Muitos Centros de Inspecção da CIMA aqui pela Zona Centro fizeram Obras de adaptação.

João  :scooter: :scooter:

Novembro 29, 2016, 08:54:05, 08:54
Responder #4

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Boas,

acho que sim devem de meter mais despesas em cima dos portugueses, elas já são poucas, devem de pensar que nós temos uma máquina para fazer notas, dou um exemplo, nos automóveis em França a inspeção é de 2 em 2 anos, aqui como é um povo rico é feita todos os anos e como esta existem outras semelhantes, não consigo dar um exemplo aqui em Portugal que seja melhor do que  em  outro país da UE,  pobre povo sofredor.....

 :convivio:
« Última modificação: Novembro 29, 2016, 09:23:05, 09:23 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Novembro 29, 2016, 08:58:16, 08:58
Responder #5

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Estranhos são os caminhos dos corredores do poder. Quando menos se esperar e não houver onda de impacto nas urnas eleitorais sairão as medidas mais impopulares, acrescidas do necessário para compensar os grupos de interesse das perdas de lucros pelo atraso. :(
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 29, 2016, 09:45:05, 09:45
Responder #6

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Neste país nem a morrer se consegue algo infelizmente! O que vale é o dinheiro nos cofres do estado.
Sobre de como se fazem leis neste país pois a receita é simples são as entidades do sector que geram o lobby. O incentivo é puramente comercial infelizmente.

Como estes senhores dessa associação anunciaram, gastaram muito dinheiro na remodelação em especial para os 4 rodas e então viram uma oportunidade de compensar o investimento mal feito fazendo o lobby de coitadinho... porque fizemos os investimento mas não temos a legislação que obriga os carneiros a lá ir... e então o risco está todo do nosso lado... la conseguiram inspeções mais frequentes etc...

Isto acontece em vários ângulos da nossa sociedade, quem dita as leis e a sua necessidade é o sector comercial e não as entidades fiscalizadoras do estado que deveria prover pela segurança de todos.

Estes lobbies resultam mais agora pela pressão da opinião pública, pelas comunicação social que se deixa comer por gato por lebre ou quem sabe pior porque tem lá o boneco de publicidade, pelos fóruns, Facebook... que geram estas coisas e forçar trazer o assunto à baila para que se o povo comer também então o sr político já  lhe interessa porque consegue a sua segunda agenda.

Eu fico descansado porque a lei não suporta inspeção de veículos de duas rodas... por isso eles sabem que qualquer tentativa tem risco elevado de dar buraco... e isso tem uma imagem muito má.
Como isso dá muito trabalho e não existe muitas outras de outros países para copiar, além de estarmos no espaço comunitário e não nos entendemos... vai levar muito tempo!!!


Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Novembro 29, 2016, 10:23:00, 10:23
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Nem me tinha apercebido que aquilo que escrevi até tinha a sua piada. Mas adiante...

A suposta "união demonstrada nas manifestações dos motociclistas" para algo que não seja beber cerveja ou benzer capacetes é uma piada.

Tal como achar que FPM serve os interesses dos motociclistas, quando a mesma pouco mais serve que regular os desportos motorizados de duas rodas e realizar algumas iniciativas anuais bastante lucrativas como o lés-a-lés.

Respondendo à questão colocada e porque por um lado não corri os Centros de Inspeção de Norte a Sul do país, e por outro lado tinha lido sobre o assunto logo pouco tempo depois de isto ter despoletado, aqui fica um artigo no Jornal de Notícias e outro do Expresso e que abordam o tema do investimento.

Não precisas de correr os centros de norte a sul.
Precisas apenas pensar se dos que conheces... algum está preparado.
Eu não conheço nenhum, e cheguei já a pesquisar numa altura que precisei de fazer uma inspecção B.

Ou pensar para com os teus próprios botões... que raio de investimento podem ter feito quando nada foi legislado nem regras foram definidas?
Foram comprar equipamento sem saber se estaria certificado para o efeito?
Não achas isso... estranho?


Certamente encontrarás dezenas de notícias que abordam o tema do investimento.
Tal como encontrarás centenas de notícias a dizer que as inspecções vão já começar já no inicio de 2004.. já no inicio de 2008, já em 2011.., já em 2014... já no inicio de 2016... etc...

Vamos acreditar em quê?


Como isso dá muito trabalho e não existe muitas outras de outros países para copiar, além de estarmos no espaço comunitário e não nos entendemos... vai levar muito tempo!!!

Exacto.
Até porque fazendo as contas há opções que podem ser muito mais rentáveis.
Nomeadamente o pagar para legalizar determinado tipo de acessório desde que cumpra um mínimo de regras.

Um pouco o que os alemães têm feito com o equipamento com aprovação TÜV.

« Última modificação: Novembro 29, 2016, 10:33:48, 10:33 por dfelix »

Novembro 29, 2016, 10:27:58, 10:27
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Na altura (Maio deste ano), era desta forma que se queria ver "a coisa", como demonstrado numa entrevista da TVI24...

http://www.tvi24.iol.pt/videos/economia/motos-passam-a-ter-inspecao-obrigatoria/573333510cf273cab460e34a

O assunto no entanto passou, muito se escreveu sobre isso, muitas concentrações se fizeram...e "a coisa" ficou, à boa maneira Tuga, "em águas de bacalhau".   :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 29, 2016, 10:30:49, 10:30
Responder #9

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa


Eu penso que este assunto merece mais é,  :toma: contestação na devida altura do que alimentar a conversa sobre ele.

 :convivio:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Novembro 29, 2016, 10:36:04, 10:36
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Eu não conheço nenhum, e cheguei já a pesquisar numa altura que precisei de fazer uma inspecção B.

Ou pensar para com os teus próprios botões... que raio de investimento podem ter feito quando nada foi legislado nem regras foram definidas?
(....)

Pelo que referiu um companheiro mais acima, pelos vistos existiram Centros que fizeram "obras de adaptação".


Muitos Centros de Inspecção da CIMA aqui pela Zona Centro fizeram Obras de adaptação.

João  :scooter: :scooter:


----------------------------------------------------------------------



Eu penso que este assunto merece mais é,  :toma: contestação na devida altura do que alimentar a conversa sobre ele.

 :convivio:


Discordo!
Não encaro os assuntos como "estar caladinho" e evitar falar das coisas...

Os assuntos, custem ou não, devem ser abordados porque estão dentro da temática do motociclismo e, na minha opinião o possível "medo dos temas" é algo que só me dá mais vontade de os discutir.

Mas não penses que algo vai mudar por causa de um tópico aqui no fórum, Clemente.  :) :convivio:
Isso é que era bonito... :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 29, 2016, 10:43:04, 10:43
Responder #11

RSANTANA

  • Visitante
E para mim só la para 2022 é temos inspecções. :stuck_out_tongue_winking_eye:




Novembro 29, 2016, 11:12:18, 11:12
Responder #12

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Na altura (Maio deste ano), era desta forma que se queria ver "a coisa", como demonstrado numa entrevista da TVI24...

Querias ver "a coisa" desta forma?
Ou seja... num modelo idêntico ao que é utilizado nos automóveis... em que pagas 30 euros por uma vinheta?

A intenção do IPO é boa.
Mas...toda a gente tem um amigo ou conhece alguém que dá um jeitinho para passar se for preciso.  :)

Pelo que referiu um companheiro mais acima, pelos vistos existiram Centros que fizeram "obras de adaptação".

E se um companheiro mais abaixo disser outra coisa qualquer?  :D

Agora a sério...
Não achas estranho que se faça obras para adaptar a algo que nem sequer tem regras definidas?  :)

Uma coisa seria alguns centros serem participar numa espécie de "projecto piloto" e avançarem antes dos outros.
Faria bastante sentido. E ainda assim, certamente que respeitariam regras.

Outra completamente diferente é avançar com "obras de adaptação" por livre arbítrio.
Sem qualquer noção das regras e equipamentos a utilizar.




Novembro 29, 2016, 11:27:50, 11:27
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Eu não queria ver (ou deixar de ver) nada, amigo...  :)
Referia-me à forma como era pretendido o desenrolar das IPO aos motociclos, explicada nessa altura nos meios de comunicação social.


Julgo que não leste em tudo quanto escrevei que estou a favor ou contra as Inspecções aos Motociclos, ou já? Acho que nem sequer dei a entender tal opinião...  :)


O que considerei importante falar foi da forma como se criam ou anunciam medidas governativas, se terão feito obras de adaptação (ou o que lhes queiram chamar) em alguns Centros, que movem associações, que juntam milhares de motociclistas, que fazem correr muita tinta nos meios de comunicação social e imprensa escrita...e depois, estranhamente ou não, a medida cai.

Mas a resposta...sim, creio que estará mesmo na vertente económica.  :-X
Como referi inicialmente, aquilo que se ganhava monetariamente (na perspectiva governativa), não compensaria por certo os "trabalhos".  :pensador:


(....)
E se um companheiro mais abaixo disser outra coisa qualquer?  :D
(....)

Apenas acho que não devemos entrar numa de duvidar uns dos outros.  :convivio:
se vier outro dizer diferente, diz...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 29, 2016, 12:25:23, 12:25
Responder #14

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Referia-me à forma como era pretendido o desenrolar das IPO aos motociclos, explicada nessa altura nos meios de comunicação social.

Pela forma como escreveste, deduzi que seria a forma como pretendias ver.
Erro meu, portanto.  :nice:

Apenas acho que não devemos entrar numa de duvidar uns dos outros.

Eu duvido de tudo!  :)

Sobretudo de uma reportagem onde o principal entrevistado é o senhor Paulo Areal que não só é o gestor daquela cadeia de centro de inspecções como o presidente da Direcção da ANCIA.
A entidade que mais lucra com as IPO!

Gostei sobretudo quando a jornalista refere que "os motociclistas na generalidade aplaudem a ideia".
Tal com o senhor que pelos vistos decidiu ir inspeccionar a sua FZX só porque não tinha nada melhor para fazer nesse dia e se manifesta que a partir de 250cc não chega! Têm de começar nas 125cc porque já andam nas AE!!!
Que conveniente!  :D

Já agora... algo engraçado:
Enquanto fui sacar os links para este post tropecei na edição 3 da Ancia Magazine.
Tem um enorme artigo de propaganda em torno das inspecções de motociclos a partir da página 16.

Aparte dum discurso fantástico como se as inspecções aos motociclos fossem a solução para os problemas do mundo, há verdadeiras pérolas como dizer que o legislador não terá sido especialmente "ambicioso" em apontar apenas às >250cc, ou de na página 22 coleccionarem testemunhos de motociclistas bem enquadrados com os objectivos do artigo.

Engraçado ver as coisas da perspectiva de quem lucra com isto!  :D


Novembro 29, 2016, 12:26:14, 12:26
Responder #15

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 29, 2016, 12:34:22, 12:34
Responder #16

CarlMac

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 33
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-STROM
  • Localidade: Praia de S. Julião - Mafra
Como é que uma medida destas e que levou mesmo a investimentos em Centros de Inspecção, passados agora pouco mais de 6 meses e já fora do prazo indicado...cai assim no esquecimento? 

Levou mesmo a investimentos em Centros de Inspecção?
Quantos conheces que estejam adaptados a essa realidade?

Há uns tempos algum engraçado meteu esta imagem a circular nas redes sociais alegando que em Mafra já existia um centro preparado...



Surgiu logo uma vaga de indignação... até alguém descobrir que era uma montagem a partir desta imagem...



 :D

Será que isto assim sucede por força da união demonstrada nas manifestações dos motociclistas e que decorreram em vários pontos do país?

ah ah ah

Será que foi o Governo que não viu viabilidade na medida? Será que aquilo que se ganhava monetariamente (na perspectiva governativa), não compensava os "trabalhos"?

É a explicação mais lógica

Será que foram as associações e afins  - onde incluo naturalmente a Federação Portuguesa de Motociclismo - que demonstraram por A + B que a medida era prematura, ineficaz ou mal concebida?

FPM? ah ah ah   :D


O tema dos IPO para motos já cá anda desde 2002... chegando mesmo a avançar um projecto piloto nos Açores.
Normalmente a cada dois anos surge novamente notícias que estão mesmo quase a começar.
Googlando um pouco descobre-se noticias identicas desde o tempo do jurássico.

O tema só passou a ser preocupante quando foi anunciado como directiva europeia.
Que entretanto por falta de consenso por decidir até 2020... mas sem se saber nada de concreto sobre como ficaram as coisas por cá.

Águas de bacalhau, certamente...




Em relação ao Centro de Mafra, não fazendo a ideia de quem colocou a circular a foto nas redes sociais, nem tão pouco se era engraçado ou não, o que é um facto é que o que está na primeira foto é mesmo o factual.
Neste momento não faço ideia se ainda lá tem ou não o dístico para motociclos, mas confirmarei assim que lá passar.
Não tenho nenhuma foto do centro, mas passo lá várias vezes e de facto reparei que tinham um espaço para a inspecção de motociclos.
Pode-se verificar no link que segue:
http://oficina.turbo.pt/dekra-inauguracao-do-primeiro-centro-de-inspecao-em-mafra/

Novembro 29, 2016, 13:33:59, 13:33
Responder #17

rodrigues

  • Visitante
Confirmo que a primeira foto é a verdadeira, passo muitas vezes por Mafra a caminho de Santa Cruz e nesse dia de manhã no regresso precisei de ir ao Pingo Doce que fica perto do Centro de Inspeções e de facto o logo da mota estava lá.

Isso foi salvo o erro à dois meses + ou - mas não vi nenhuma mota parada á porta

 
« Última modificação: Novembro 29, 2016, 13:53:22, 13:53 por rodrigues »

Dezembro 20, 2016, 16:58:34, 16:58
Responder #18

Morgas

  • Visitante

Dezembro 20, 2016, 18:19:42, 18:19
Responder #19

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1963
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Nem existe palavra melhor para apelidar essa cambada que só pensa em dinheiro.

João  :scooter: :scooter:

Dezembro 21, 2016, 22:38:49, 22:38
Responder #20

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Destaco este parágrafo da noticia

"Além dos motociclos, a ANCIA defende também a realização de inspeções aos tratores existentes em Portugal, assim como uma segunda inspeção intercalada aos automóveis já abrangidos, para efeitos de controlo de emissões poluentes"

Daqui a pouco tempo estarão a exigir inspecções mensais, tipo periodo menstrual, para verificação de niveis de água nos depositos limpa-vidros e a pressão de ar nos pneus e outras merdices que se lembrarem nos entretantos para sacar mais uns cobres aos condutores :napodeser:

Se reduzirem para metade o número de centros de inspecção automovel, já dá dinheiro que se veja aos que ficarem. O problema é que facilitam em demasia a abertura destes centros que nascem como cogumelos (pois têm clientela garantida) e no fim cada um deles não gera grandes lucros... se existirem menos centros, os lucros de certeza que serão maiores.

Dezembro 21, 2016, 23:42:31, 23:42
Responder #21

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
What?????? :zangadoplus:


Defendem uma segunda inspeção intercalada aos automóveis para controlo das emissões????


Hiii...eu...bem...eu...nem sei que diga e é melhor estar calado para que não saia daqui algum palavrão.

Inspecção intercalada, hem!  :toma:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 23, 2016, 13:37:41, 13:37
Responder #22

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Destaco este parágrafo da noticia
...Se reduzirem para metade o número de centros de inspecção automovel, já dá dinheiro que se veja aos que ficarem. ....
Isso é mesmo um tiro na mouche ;) a verdade é que deixamos de falar naquilo que justifica a inspeção e começamos a falar daquilo que viabiliza os centros de inspeção. Esta é a verdadeira máscara dos poderes infiltrados no Estado a que alguns chamam corrupção
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 23, 2016, 13:47:15, 13:47
Responder #23

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
What?????? :zangadoplus:


Defendem uma segunda inspeção intercalada aos automóveis para controlo das emissões????


Hiii...eu...bem...eu...nem sei que diga e é melhor estar calado para que não saia daqui algum palavrão.

Inspecção intercalada, hem!  :toma:

Boas,

esta não dá para acreditar, até mesmo porque ao ser de ano a ano já é um roubo, porque em França todos os carros são de 2 em 2 anos .

Se isso for aprovado o melhor é eu ir lá deixar de vez a minha carrinha e ficarem lá com ela.

 :bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Dezembro 23, 2016, 13:52:10, 13:52
Responder #24

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1963
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Elogiaste-os eles leram e agora temos de aguentar. É tudo farinha do mesmo saco.

João  :scooter: :scooter:

Dezembro 23, 2016, 16:46:49, 16:46
Responder #25

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A que "elogios" concretamente te referes neste tópico, caro João?   :)


Quanto aos temas propriamente ditos (todos eles) e que por cá tenham lugar - mesmo correndo-se o risco de não agradarem ou gerarem opiniões algo contrárias - devem ter dos membros o necessário distanciamento, encarando os mesmos sem problemas, discutindo-os e falando abertamente sem medos.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 23, 2016, 19:36:39, 19:36
Responder #26

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1963
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
O Clemente já elogiou em alguns posts o actual Governo de que estava a tomar medidas boas. Mas neste caso das Inspecções estão querer ir-nos ao bolso a sério.

Com alguma ironia, claro.....

Longe de mim qualquer polémica e muito menos com o Clemente.

Mas se for necessário apago o post.

João  :scooter: :scooter:

Dezembro 23, 2016, 20:50:23, 20:50
Responder #27

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nada de apagar... :)

Eu como disse não tinha era percebido esse seguimento a que te referes.  :nice:

Quanto a este tema, irei reservar mais alguma opinião se efectivamente algo vier a ser indicado, seja através da comunicação social ou de fonte governativa, neste caso através dos habituais websites estatais.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 06, 2017, 18:04:03, 18:04
Responder #28

Morgas

  • Visitante


Inspeções automóveis: conheça os novos valores

As tarifas para inspeções de automóveis foram atualizadas para este ano com base na taxa de inflação.

Os valores das tarifas de inspeção para automóveis foram atualizados com base na taxa de inflação pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), passando a pagar-se mais 0,52% este ano.

A atualização foi feita a 16 de janeiro e publicada hoje em Diário da República.

Todas as categorias foram alvo de alteração, sendo que um automóvel ligeiro passa a pagar 30,70 euros, os pesados 45,95 euros, os reboques e semi-reboques 30,70 euros, e as reinspecções de veículos passam a ter o valor de 7,70 euros.
As alterações atingiram também os preços para as inspeções de nova matrícula (76,64 euros), extraordinária (107,19 euros) e emissão de segunda via da ficha de inspeção (2,89 euros).

O pagamento de 15,64 euros pela inspeção cabe aos motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 metros cúbicos.

O IMT é a entidade que “estabelece o valor das tarifas devidas pela realização das inspeções técnicas periódicas e reinspeções, inspeções para a atribuição de matrícula e inspeções extraordinárias de veículos a motor e seus reboques, bem como pela emissão da segunda via da ficha de inspeção” para o ano de 2017, refere o artigo do Diário da República.



Fonte: Jornal económico

Fevereiro 06, 2017, 18:12:28, 18:12
Responder #29

Morgas

  • Visitante

Fevereiro 06, 2017, 18:57:17, 18:57
Responder #30

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
250 M3... ehehehe
a Maior mota do mundo  :toma:
Isso só demonstra o quanto o legislador sabe da poda.

E a assessoria que lhe prestam... deve vir dos centros de inspeção!!!

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 06, 2017, 19:01:39, 19:01
Responder #31

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia

O pagamento de 15,64 euros pela inspeção cabe aos motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 metros cúbicos.

Tou safo, pois a minha só tem 500 CENTIMETROS CUBICOS  :festa:

Fevereiro 06, 2017, 21:24:50, 21:24
Responder #32

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Penso que só será afectado quem tenha um deposito de água que sirva uma vila, com duas rodas debaixo e ande na estrada.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 13, 2017, 21:30:52, 21:30
Responder #33

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Março 13, 2017, 22:26:51, 22:26
Responder #34

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 14, 2017, 08:23:32, 08:23
Responder #35

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...


Boas, mais uma noticia sobre inspeções,

http://www.dn.pt/portugal/interior/governo-arrisca-indemnizacoes-por-causa-de-inspecoes-as-motorizadas-5720742.html


 :bandeiraportugal:


Repararam no titulo da notícia?

"Governo arrisca indemnizações por causa de inspeções às  motorizadas".   :lolol:

Quando se apresenta uma notícia desconhecendo o tipo de veículo, chamando-lhe motorizada, a coisa pode ser estranha...  Onde é que o jornalista do DN tinha a cabeça?  :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 14, 2017, 18:42:02, 18:42
Responder #36

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Nao vi nenhum anuncio por parte do governo a anunciar inspecoes... pelo que duvido bastante que haja lugar a indemnizações  :nempenses:



Parece-me é que esta ameaça é mais uma arma de pressão para que o governo se apresse a programar as ditas... 
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 14, 2017, 19:23:48, 19:23
Responder #37

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Também tenho muuuuitas dúvidas que haja lugar ao pagamento de indemnizações por parte do Governo.

Rapidamente se arranjaria uma justificação (que não agradaria aos Centros de Inspecção, claro), para não pagar aos que fizeram os investimentos.

Sobre se haverá desenvolvimentos concretos deste tema no que toca a "irem para a frente com isto", é esperar p'ra ver!  :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 14, 2017, 21:30:16, 21:30
Responder #38

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A questão não está nas indemnizações mas no caso noticioso que se cria e vem dar ao governo oportunidade para legislar sem sofrer a penalização do povo. Afinal só aplicou as inspecções para evitar ter que pagar...
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 21, 2017, 23:39:12, 23:39
Responder #39

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Os ditos investimentos foram feitos de livre vontade pelos proprietários desses centros de inspecções.
Muitos deles antes de existir qualquer legislação!

Se forem à página da ANCIA, consultarem os orgãos sociais e analisarem bem quais as empresas que são proprietários... rapidamente vão concluir que não se trata de uma coincidência.



Maio 16, 2017, 09:08:17, 09:08
Responder #40

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa


Boas,

parece-me que é Outubro mas não deste ano, talvez para 2018 ou mais....

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 16, 2017, 11:32:44, 11:32
Responder #41

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Parece-me que não acontecerá tão depressa...  :pensador:

Maio 16, 2017, 12:53:43, 12:53
Responder #42

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, dada a "intermitência" das notícias nos principais órgãos de comunicação social, sem esquecer que as datas que vão sendo avançadas caem todas por terra, também me parece que não será tão depressa...   :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 23, 2017, 13:02:58, 13:02
Responder #43

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Quando a "novidade" apareceu, escrevi que era um "atirar de barro à parede" por parte dos "industriais" do sector. E mais uma situação em que a imprensa acéfala, que já não faz jornalismo apenas (sobre)vive de cliques em notícias, estaria a servir de "media" de propaganda de interesses - se não fosse, os artigos teriam declarações objectivas de quem  tem a responsabilidade de tomar a medida.

Também me demarquei das "formas de manifestação" que vi por aí.
E não, um motociclista não "é mais atencioso" com a sua mota do que um condutor que respeita a sua viatura, a si e aos outros que partilham a estrada. Ainda há pouco li aqui algo sobre luzes que atiram nos olhos dos outros.... de motas.

Sobre as inspecções, vejo a coisa um pouco para lá do negócio e da conversa taxista do "é tudo uma cambada de ladrões". Até pode ser, mas as generalizações tiram seriedade a qualquer argumento.

Não me afecta que a minha mota seja testada quanto à suspensão, direcção e outros itens que têm a ver com a minha própria segurança, quero é tal que seja feito com objectividade e pagar um preço razoável sobre isso. Mesmo que eu saiba que o cretino que tirou os piscas porque é mais "cool", os vai voltar a colocar só para ir à inspecção, mesmo que eu saiba que o "voz de escape" que passou por mim sem sinalizar a ultrapassagem e a fazer uma tangente irá colocar a sua forma preferida de comunicação logo a ser a ser aprovado. Mesmo que eu saiba que haverá sempre um amigo que tem um amigo que vai safar um amigo de uma reprovação.

Até porque não tenho alguma garantia de que todas as motas são verificadas em todos os itens técnicos e de segurança, para lá do óbvio, a cada vez que fazem uma revisão. Quantas oficinas conhecemos assim?

"Mais tempo de trabalho para o cliente pagar"?
Hum... e o cliente acha isso "necessário"? Não. Até porque motas é como o futebol, toda a gente percebe. Excepto eu.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Dezembro 14, 2017, 16:14:50, 16:14
Responder #44

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Avistado no pasquim dos inuteis de Belem (vulgo Diario da Republica)



Nao li os artigos todos e nao sei mais pormenores, mas aparecem as motos na tabela  :'( :'(



https://dre.pt/application/conteudo/114276584



ANEXO VIII
(a que se refere o artigo 26.º)
Republicação do Regime de Inspeções Técnicas de Veículos a Motor e seus Reboques, aprovado
pelo Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de julho
Artigo 1.º
Objeto
O presente decreto-lei estabelece os requisitos do regime de inspeção técnica periódica de veículos
em circulação na via pública, transpondo para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2014/45/UE do
Parlamento Europeu e do Conselho, de 3 de abril de 2014, bem como os requisitos técnicos para as
inspeções para atribuição de matrícula e extraordinárias de veículos a motor e seus reboques,
previstas no artigo 116.º do Código da Estrada.


Artigo 2.º
Âmbito de aplicação
Sem prejuízo do disposto no artigo seguinte, estão sujeitos às inspeções previstas neste diploma os
veículos constantes do anexo I ao presente diploma, que dele faz parte integrante
.








PS: Quer-me parecer que a obrigatoriedade de inspeções periódicas a motociclos, triciclos e quadriciclos, bem como
reboques e semirreboques referidos no n.º 3.1 do anexo i do presente diploma só produz efeitos a
partir da publicação da portaria referida no n.º 5 do artigo 11.º
« Última modificação: Dezembro 14, 2017, 16:24:53, 16:24 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 14, 2017, 16:36:52, 16:36
Responder #45

Morgas

  • Visitante


Jornal i
10 Dez


Há já cinco anos, os centros de inspeção periódica foram obrigados a fazer alterações e a comprar equipamentos para estarem aptos a realizar a inspeção periódica obrigatória a motas com cilindrada superior a 250 centímetros cúbicos. Mas, entretanto, a regulamentação para obrigar esses veículos a serem fiscalizados continua por publicar. E enquanto isso, os cerca de 150 centros que até setembro de 2016 adotaram as alterações previstas na lei, não veem o retorno do investimento que fizeram e assistem à deterioração dos equipamentos que continuam inutilizados.




https://ionline.sapo.pt/artigo/591728/motas-sem-lei-e-centros-de-inspecao-a-espera?seccao=Portugal_i





Dezembro 28, 2017, 10:38:00, 10:38
Responder #46

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Comecem a preparar os trocos para levar conta certa  :zangadoregras: :napodeser: :napodeser:


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 28, 2017, 10:43:28, 10:43
Responder #47

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 28, 2017, 10:57:54, 10:57
Responder #48

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Citar

Jornal i
Há já cinco anos, os centros de inspeção periódica foram obrigados a fazer alterações e a comprar equipamentos para estarem aptos a realizar a inspeção periódica obrigatória a motas com cilindrada superior a 250 centímetros cúbicos.

A realidade é que nunca foram obrigados!
Nunca houve legislação acerca disso.

Os centros que os fizeram são os pertencentes aos órgãos sociais da ANCIA que naturalmente são os principais interessados no assunto.
Por livre arbítrio.
E como estratégia para pressionar os governos (anterior e actual) a avançar com a imposição.


O Independente junta-se assim ao JN e Expresso nesta campanha a favor da ANCIA que se tem baseado em notícias enganosas e dados manipulados sobre sinistralidade para avançar de fininho com algo que pelos vistos até já está decidido.


Dezembro 28, 2017, 15:09:25, 15:09
Responder #49

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
É um dos piores males que afecta a nossa sociedade... talvez mais do que os acidentes rodoviários... é a influencia das tomadas de decisão através de contrapartidas financeiras para partidos e para politicos que exercem cargos de poder.

É algo que deveria ser proibido e ate criminalizado pois este tipo de accoes por parte de "associacoes" com fins pouco claros tem aos poucos causado todo o tipo de males para o cidadao.


Hoje em dia se uma destas associacoes quiser inserir ou retirar uma frase ou uma virgula numa lei, consegue-o de forma facil e impunemente (basta ver o escandalo da aprovacao do financiamentos dos partidos politicos)...


E se um cidadão, grupo de cidadãos ou classe profissional ver subir a votação uma lei que os prejudica gravemente e vai contra a sua vontade... é quase preciso um tumulto popular e meia duzia de cargas da policia de choque para os políticos meterem a marcha-atrás... algo vai mal nestas democracias  :pcbloqueado: 
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l