Autor Tópico: Wobbels and Saves...dois termos que se deseja andem sempre juntos!  (Lida 5793 vezes)

Dezembro 24, 2016, 16:17:37, 16:17
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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
"Wobbels" e "Saves"...
...dois termos que se deseja andem sempre juntos!




Quem acompanha, mesmo que ocasionalmente, algumas corridas de motos como p.ex. o caso do MotoGP, com toda a certeza já viu que tipo de reacção pode ocorrer num motociclo quando....numa perda repentina de aderência em plena curva, esta (a aderência) é ganha logo de seguida.

Tudo se passa numa fracção de segundos, mas essa perda e ganho subsequente de aderência (que dependendo das condições em que se deu, pode prolongar-se...), tem por norma uma de 2 consequências...

Ou leva o piloto a perder o controlo por via do "efeito chicote" violento, atirando-o literalmente para fora da moto...

....ou então, o condutor sente esse escorregar, faz uma rápida correção da trajetória para contrariar a acção física da moto (que nesse momento tem as rodas desalinhadas) e, ao invés de cair, pode simplesmente levar o condutor a dar um pulo na moto e que só alguma experiencia permite estancar a repentina brusquidão da suspensão, assim como os movimentos oscilantes da direcção e que quase se assemelham a estar em cima de um touro enraivecido.
Adianto também que pode haver algum wobble numa travagem forte e com descompensação rápida da traseira, ou até por via de algum salto - mesmo que pequeno - e que leva a moto a cair com as rodas desalinhadas face ao sentido da marcha (tipo, "aterrar" um bocado de lado).
As reações são violentas e perigosas, podendo levar ao total descontrolo da direccionalidade da moto.
No fundo, o wobbling acontece depois por via de uma descompensação que leva a uma oscilação lateral da roda e não particularmente fácil de contrariar...

Esta é a melhor explicação que consigo dar a algo que passa muito rapidamente de uma boa direcionalidade e controlo, para um descontrolo absoluto e repentino...e que só mesmo alguma sorte e experiência conseguem resolver. Adianto também que este wobble mais violento acontece com alguma carga lateral e normalmente a velocidades um pouco elevadas.

Ao ter indicado no titulo deste tópico que os dois termos deveriam andar sempre juntos, não foi por mero acaso. Se acontecer uma destas situações (wobbles), o que mais queremos é que seja mesmo uma reacção passível de ser salva e evitar assim uma ida ao chão (saves).


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 25, 2016, 12:04:24, 12:04
Responder #1

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Tentando simplificar aquilo que descrevi acima e por forma a que seja facilmente assimilada a explicação, o wobbling é uma reacção da moto e que se define como movimentos laterais que ocorrem na roda - podendo ser na frente ou na traseira - e que produzem forte ondulação na condução.

Para a sua ocorrência, basta haver a determinado momento um desalinhamento repentino das rodas (cujas causas indiquei acima), levando a que em muitos casos e conforme a velocidade ou desalinhamento, a entrada do wobbling se faça de forma particularmente violenta.

Aqui está um claro exemplo de wobbling extremamente violento, na Isle of Man...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 25, 2016, 16:54:11, 16:54
Responder #2

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Ainda como forma de complementar um tema que eu acho particularmente interessante, venho acrescentar agora o weave (novo termo agora trazido), cuja ocorrência se dá até em linha recta e a alta velocidade...

Ora se antes apontei algumas situações para que ocorresse um wobbling violento em plena condução, e que poderia iniciar-se até com um ligeiro escorregar de traseira em curva e que consequentemente provocaria um desalinhamento de rodas face ao sentido de marcha....agora venho então falar desse outro fenómeno: O Weave.

Existe um vídeo bastante interessante levado a cabo pela Dunlop Tyre Technical Division em testes de estrada (já com uns anos valentes), que demonstrava que a ocorrência deste fenómeno podia iniciar-se até mesmo a circular a velocidades de 75-85mph em linha recta, levando a que ocorressem sacudidelas laterais na roda traseira ou ondulação constante entra a frente e a traseira, tornando impraticável a condução a alta velocidade.

O video, que começa por mostrar um simples wobble ao largar guiador, dedica por inteiro o restante vídeo ao fenómeno weave e que vos convido a ver...

Prometo que vão achar este video extremamente interessante e que faz uma explicação abrangente e variada do fenómeno, com diferentes tipos de motos em teste.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 13, 2017, 23:44:53, 23:44
Responder #3

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Vejam...e depois vejam novamente... :)

Os dois últimos tipos que podem ver neste vídeo, fizeram algo impressionante em termos de controlo da moto.
Pode ter havido uma boa dose de sorte à mistura, mas caramba...é de deixar qualquer um impressionado, até porque tudo se passa muito rapidamente e a uma velocidade em que o controlo do que quer que seja é difícil.

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Novembro 14, 2017, 07:02:25, 07:02
Responder #4

PBarros

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O meu "respect" para todos eles, e em especial para os 2 últimos  :nice: :nice:
Algo de verdadeiramente extraordinário !!!! :palmas:

Novembro 14, 2017, 14:27:51, 14:27
Responder #5

dfelix

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o carlos-kb quando ler este tópico vai de imediato se lembrar dum amigo que temos em comum que se passa com este tipo de designações importadas!  :D

Já agora... o "save" é obviamente o conseguir sair da situação.

O "wobble" é também conhecido por "tank slapper" e é quando a a direcção começa a oscilar.
Isto era particularmente comum num periodo em que os construtores começaram a reduzir distâncias entre eixos nas superdesportivas para favorecer a reactividade em curvas lentas acabando por afectar a estabilidade em curvas rápidas.
Naturalmente, passaram a adoptar amortecedores de direcção de série para evitar isto.

Algumas das situações atrás indicadas não são propriamente "wobbles"... mas lowsides ou hisiders que correram bem.
Ou seja... cujo piloto conseguiu o "save".

O hiside... é quando o piloto momentâneamente perde a tracção, mas quando recupera a energia é tanta que catapulta o piloto.
Um bom exemplo recorrendo a piloto famoso:



Um lowside é quando o piloto perde a tracção mas por demasiada inclinação ou falta de atrito a borracha perde o contacto com o aslfato... e siga!
Um box exemplo recorrendo aos poucos segundos de fama dum piloto nada famoso:


Novembro 22, 2017, 23:39:18, 23:39
Responder #6

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O meu "respect" para todos eles, e em especial para os 2 últimos  :nice: :nice:
Algo de verdadeiramente extraordinário !!!! :palmas:


É preciso ter também uma boa dose de sorte... :)

A experiência e o conhecimento das reacções de uma moto, por vezes de pouco valem se acaso se vai para lá dos limites.

Reacções estranhas e ampliadas pela velocidade, podem dar origem a uma perda completa da direção de uma moto.

Nesses 2 últimos casos indicados no vídeo, o resultado é o de uma bela história para contar aos netos, após colocar o vídeo a passar uma vez atrás da outra, repetidamente.  :)

Mas que o resultado impressiona....sim, absolutamente.  :nice:
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Novembro 23, 2017, 03:12:43, 03:12
Responder #7

dfelix

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Esse save do Ajo foi poucos segundos depois do Miguel Oliveira ter cortado a meta em primeiro!  :diabolico:

Maio 30, 2018, 23:24:43, 23:24
Responder #8

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Este vídeo do que aconteceu há pouco mais de uma semana com o Jakub Kornfeil, em Moto3...não tem a parte do "wobbles".

Mas...bolas, aquilo foi mesmo algo que merece o devido destaque.

A alta velocidade, é lançado no ar ao fazer de outra moto a sua rampa e depois ao aterrar na gravilha ainda consegue controlar a moto e prosseguir....

Respect... :tirarchapeu:

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Outubro 14, 2018, 18:41:43, 18:41
Responder #9

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Por vezes a violência com que o guiador "sacode" o condutor é tal....que não há mesmo hipóteses de segurar.

Noutros casos, o wobble é altamente potenciado por um desmedido excesso de confiança, especialmente na companhia de amigos ou para mostrar para a câmara.   :zangadoregras:

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Outubro 14, 2018, 20:44:14, 20:44
Responder #10

Africandruglord

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Outubro 15, 2018, 23:33:43, 23:33
Responder #11

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A situação é daquelas irrepetiveis.

Teve a sorte do lado dele e foi-lhe possível ver o vídeo no final.
Se continuar naquilo, o mais certo será um dia não mais ver as imagens que fez.

Os safanões na direção, ali durante uns 2-3seg. imagino que lhe devem ter feito pensar em muita coisa em modo flash. O conta quilómetros ia a marcar números bem altos naquele momento. Teve muita sorte...
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Outubro 19, 2019, 10:57:37, 10:57
Responder #12

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Este está provavelmente entre os mais espectaculares que já vi...

O Alex Márquez (sim...o irmão do Marc Márquez) depois de ver este save em vídeo por umas 10x, ainda vai coçar a cabeça e tentar perceber como conseguiu manter-se aos comandos da moto.  :tirarchapeu:

Foi agora na FP3 do GP do Japão que está a decorrer.  :palmas:

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Outubro 23, 2021, 23:52:35, 23:52
Responder #13

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Este vai directo para o Top10 de todos os tempos.  :palmas: :palmas:

Bo Bendsneyder foi o protagonista de um dos momentos do dia de treinos livres para o GP da Emilia Romagna. O piloto de Moto2 conseguiu manter-se em cima da moto quando já se adivinhava queda certa.

LINK PARA VÍDEO:

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Outubro 24, 2021, 09:32:04, 09:32
Responder #14

2low

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 :o

Depois de uma sorte desgraçada ou equilíbrio enorme, o que é ainda mais surpreendente é como ainda anda uns bons metros até parar mas apoiado nos pés...
Realmente é importante andarmos equipados... bolas! Santas solas das botas!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 24, 2021, 16:10:50, 16:10
Responder #15

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É equipamento que deve estar sempre em contínuo aperfeiçoamento e melhoria.

Estas do Dani Pedrosa, tiveram direito a reclamação pelo estado em que chegaram após uma prova que fez em Aragão.

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