Autor Tópico: Quando o sol encandeia em plena condução...  (Lida 4182 vezes)

Maio 08, 2017, 23:50:31, 23:50
Lida 4182 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Quando o sol encandeia em plena condução...






O sol, nomeadamente pela sua intensidade e posição, já se sabe que pode em alguns contextos de condução ser altamente prejudicial à visão correcta da estrada e da circulação rodoviária.


Não há quem não sofra por vezes de momentos de encandeamento, capazes de retirar quase por completo a possibilidade de ver o que temos mesmo à nossa frente.


Existem duas alturas do dia em que tal situação é mais complicada para a condução (primeiras horas do nascer do sol e também por altura do pôr do sol)...e se num automóvel ainda se tem a chance de baixar a pala, já no que toca à condução de um motociclo não é assim tão fácil furtar-nos aos raios de sol, que não só bloqueiam (pelo menos em parte) a visão, como chegam por vezes a criar aberrações ao incidirem em determinado ângulo na viseira.


Não conseguir ver com clareza, mesmo que por 3 ou 4 segundos, é o bastante para ter de se entender esta questão como algo influenciadora da nossa condução, obrigando em alguns casos a uma drástica diminuição da velocidade e levando a que nesse contexto tenhamos de, em muitas das vezes, levantar uma mão do guiador para tentar bloquear a enorme intensidade de luz que entra precisamente à altura dos nossos olhos.


Tenhamos boas viseiras interiores escurecidas, ou mesmo óculos escuros normais e comuns, a verdade é que este é, infelizmente, um dos dos motivos para a ocorrência de muitos acidentes e saídas de estrada em todo o Mundo.


Apesar de tudo e pelo que tomei conhecimento e contacto muito recentemente, felizmente existem no mercado lentes escuras de qualidade e adaptadas perfeitamente à condução, reduzindo ou mesmo eliminando os reflexos, a luz polarizada e os raios UV, garantes de uma clara visibilidade da estrada, com a necessária perceção de profundidade e contraste.


Infelizmente nem todos nós investimos nuns óculos escuros com este tipo de filtros (e por mim falo pois "chegava-me" a viseira escurecida interior do capacete), mas...caramba, já em diversas vezes me vi "à rasca" com o sol de frente, tendo de reduzir a velocidade e esforçando-me por ir fazendo uma leitura do que se passava à minha frente, ao mesmo tempo que ia interpretando a estrada através da sua linha longitudinal contínua, junto à berma.


E tu…já passaste também por isto? Pelo encandeamento solar que quase parece cegar?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 09, 2017, 00:45:29, 00:45
Responder #1

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Para evitar isto, ando sempre com os óculos de sol até porque, como sou pitosga, os óculos de sol são graduados.

Quando o sol bate de chapa na cara, baixo a viseira de sol do capacete para ajudar mais um pouco a combater o encandeamento, mas tento usar o minimo possivel pois, como os óculos de sol são polarizados, ao usar a viseira de sol do capacete às vezes criam-se um artificios luminosos que, embora não encandeiem, me irritam um pouco.

Note-se que as lentes polarizadas só são boas para cortar reflexos de luz e não a luz directa (tal como acontece nos filtros polarizadores que se colocam nas lentes das máquinas fotográficas) e, em certas situações até atrapalham mais do que ajudam. Por exemplo, o carro da minha mulher tem um rádio com um visor LCD e uma luz meio azulada... se tiver os óculos de sol colocados, vejo a luz mas não consigo ver o que está escrito no LCD. O conta quilometros da T-Max também é LCD e em determinados ângulos não consigo ver nada do que está lá escrito.

Posto isto, penso que o melhor é andar com óculos de sol e usar a viseira de sol do capacete, desde que os óculos de sol não sejam polarizados. Em caso do capacete não ter viseira de sol, e também não se possuir óculos de sol, o melhor é uma pessoa guiar-se pelas linhas pintadas no chão... e se mesmo assim não chegar então o melhor é parar e esperar uns minutos para que o sol mude de posição.

Maio 09, 2017, 09:41:58, 09:41
Responder #2

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 716
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Guiar pelas linhas pintadas no chão pode não ser boa ideia, se não tivermos o campo de visão frontal aberto, principalmente se forem as da berma. Cada vez existe mais ciclistas andar de bicicleta nas estradas e são por essas linhas que normalmente costumam andar. Se não tivermos um campo de visão limpo à nossa frente, podemos acabar com um ao nosso colo.

Maio 09, 2017, 11:00:49, 11:00
Responder #3

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Ainda me lembro de, na primeira vez que fiz o "túnel do marquês" de mota, pensar com os meus botões que se levasse os óculos escuros colocados a coisa seria algo mais complicada em termos de visibilidade.
Por isso, ainda por cima com um capacete com filtro solar, fiz cultura minha nunca usar óculos de sol durante a condução.
Óculos, apenas os das lentes progressivas que tenho de usar, e que fiz questão de dar mais "algum" para um tratamento anti-reflexo das lentes.

Indo ao cerne da questão, já me vi perante situações em que o filtro solar do capacete e os óculos de sol, juntos, não garantiriam visibilidade decente.
Assustador, quando a única possibilidade que temos é usar o que a Evolução nos trouxe, semicerrar os olhos para entrar o menos luz possível, e conduzir ainda com mais cuidado.

O problema é quando se deambula por sítios que não se conhece e se é surpreendido porque não se está com atenção ao "movimento" do sol. A somar a isso, esquecer que qualquer velocidade acima do conhecimento que temos da via é sempre velocidade excessiva. A receita para a tragédia, principalmente em estradas nacionais onde há sempre alguém a sair de um aceiro ou um caminho... que depois de um acidente é capaz de jurar que olhou para esquerda e para a direita e não viu nenhum... carro.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Maio 09, 2017, 11:17:53, 11:17
Responder #4

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Durante o dia uso sempre viseira escura.  :nice: as minhas viseiras tem todas uma pala em autocolante estrategicamente colocadas por forma que com o movimento descendente da cabeça consiga anular o encadeamento  :nice:




Posto isto... aviso-vos que o visionamento do video abaixo pode doer  ::P:  :toma:


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 09, 2017, 11:27:27, 11:27
Responder #5

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Guiar pelas linhas pintadas no chão pode não ser boa ideia, se não tivermos o campo de visão frontal aberto, principalmente se forem as da berma. Cada vez existe mais ciclistas andar de bicicleta nas estradas e são por essas linhas que normalmente costumam andar. Se não tivermos um campo de visão limpo à nossa frente, podemos acabar com um ao nosso colo.

Guiar pelas linhas do chão serve para tirar os olhos "lá da frente" de onde vem a luz que encandeia e, pelo menos sempre temos uma referencia para que lado vai a estrada. Claro que, não se deve ficar a olhar para a linha que está ali a um metro de distância ao nosso lado mas sim, o mais para a frente possivel sem que se fique encandeado.

TMaxer, o tipo do video nem viu o carro!!! Safa!!!

Este tipo de situação (com ou sem acidente) acontece diáriamente na A5, sobretudo nos meses de verão. De manhã, quem vai no sentido Cascais-Lisboa, leva com o sol de chapa no frontespício, e à tarde, no sentido Lisboa-Cascais a mesma coisa novamente. Por isso é que, com grande frequência, há acidentes nesta auto-estrada.

Maio 09, 2017, 13:11:24, 13:11
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já tinha visto o vídeo...

O tipo embateu sem ver absolutamente nada.  :napodeser:
Foi muito violento... :'(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 09, 2017, 13:34:33, 13:34
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Em regra geral os humanos têm pescoço.
E olhos que não funcionam só para ver em frente!

Pode-se jogar com isso.
O capacete tem uma margem de espuma que pode servir de "pala" inclinado ligeiramente a cabeça e ainda assim ter um angulo de visão bastante decente.
(claro que capacetes que oferecem bom angulo de visão muitas vezes têm menores pontuações nos testes sharp e por isso pra muita gente já não prestam)

Com óculos escuros pode-se da mesma forma tentar espreitar por cima ou por baixo deles quando se passa num tunel.
Isto claro, se não forem oculos do tipo "mosca".


Maio 09, 2017, 13:43:50, 13:43
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Em regra geral os humanos têm pescoço.
E olhos que não funcionam só para ver em frente!

Pode-se jogar com isso.
(....)

Ajuda, de facto.
Mas está longe de ser uma solução para todos os ângulos do sol...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 09, 2017, 14:26:41, 14:26
Responder #9

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
mete uma coisa destas na viseira  :nice:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 09, 2017, 14:32:50, 14:32
Responder #10

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Mas está longe de ser uma solução para todos os ângulos do sol...

Pode ser um problema numa viagem longa com sol chapado mesmo de frente.
Além do incómodo do sol, diria que o maior problema são os veiculos que estão a sofrer com o mesmo podendo se tornar imprevisíveis.

Para quem faz regularmente percursos deste tipo nada como adquirir um capacete com viseira solar interna integrada.
Em regra geral são capacetes mais orientados a uma utilização turistica. Mas quem pretende uma utilização mais... desportiva... este factor não é certamente a preocupação primária.


Ainda sobre o encandeamento, há algo que pode ser problemático sobretudo para quem sofre de epilepsia fotossensitiva.
Algumas autoestradas têm umas chapas rectagulares que supostamente protegem do sol directo, mas que andamento acabam por resultar num efeito estroboscopico incómodo e periogo para quem seja sensível.

Para muita gente (como o meu caso) mais do que a luz solar, o encandeamento nocturno é um problema.
Ou seja, um veículo na direcção contrária com luzes fortes gera um contraste de tal forma que não se consegue ver quase mais nada.
(a moda dos xeon nos carros felizmente já passou, mas agora temos a malta que transforma GS e NC's em autenticas arvores natais com projectors ilegais do ebay)



Maio 09, 2017, 14:38:43, 14:38
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Para muita gente (como o meu caso) mais do que a luz solar, o encandeamento nocturno é um problema.
Ou seja, um veículo na direcção contrária com luzes fortes gera um contraste de tal forma que não se consegue ver quase mais nada.
(a moda dos xeon nos carros felizmente já passou, mas agora temos a malta que transforma GS e NC's em autenticas arvores natais com projectors ilegais do ebay)


Sou mais um que passa pelo mesmo em condução nocturna...  :(

Não queres avançar com um tópico autónomo sobre isso, Dfelix?  :cool:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 09, 2017, 14:58:43, 14:58
Responder #12

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não queres avançar com um tópico autónomo sobre isso, Dfelix?

Já te estou a dever um tópico sobre algo... que honestamente não me recordo do que era!

 :D

Penso que sou melhor a ajudar em questões do que a lançar novos temas...
Alias, lançar novos temas é um dom que pouca gente tem. E a participação da generalidade dos utilizadores deste forum deve-se, na minha opinião, à tua capacidade de o fazer!  :nice:
« Última modificação: Maio 09, 2017, 14:59:54, 14:59 por dfelix »

Maio 09, 2017, 16:40:07, 16:40
Responder #13

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Sobre o vídeo. Salvaguardando alguma amplificação da intensidade da luz pela câmara de filmagem, parece-me que o piloto da mota se apercebe da dificuldade mas mesmo assim não deixa de manter um ritmo demasiado elevado para o campo de visão de que dispõe.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Maio 09, 2017, 20:21:38, 20:21
Responder #14

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Este problema é sempre complicado de gerir e exige adequação da velocidade à visibilidade. Mas podemos precaver-nos um pouco mantendo a viseira limpa (e o  pinlock se existir) bem como a viseira solar se existir. A qualidade dos plásticos das viseiras solares não é muito boa para estas situações, espalhando a luz num clarão
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 09, 2017, 21:02:14, 21:02
Responder #15

las650

  • Visitante
À muitos anos, quando fiz o serviço militar obrigatório, ensinaram-me na semana de campo que, quando no escuro, se nos apontarem um foco de luz, por exemplo de uma lanterna, devemos manter um dos olhos fechados (normalmente aquele com que fazemos mira com a arma) de forma a evitar ficar com ambos os olhos encadeados e assim melhor reagir se necessário.
Curiosamente por vezes ainda hoje uso essa técnica nas noites escuras em relação a faróis intensos de outros veículos... só não trago a arma comigo... :tornarseanjinho:
Quanto ao sol de frente faço como o dfelix explicou. Uso a 'pala' do capacete para fazer sombra e resulta satisfatoriamente.

Curiosamente logo a seguir ao sol se pôr cria-a se uma outra situação por vezes perigosa.
O sol já não ilumina a estrada mas apenas o céu. Os olhos adaptam-se à luz do céu e não à estrada criado um efeito de contra luz que torna a estrada escura e potencialmente perigosa...

Maio 09, 2017, 21:43:00, 21:43
Responder #16

marb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 GS
  • Localidade: Santarém
Para mim, conduzir com sol baixo é muito pior do que com nevoeiro cerrado, mesmo de carro é um suplício. Recentemente comprei uns óculos na Decathlon por 30 euros que têm ultra-proteção, são aconseçhados para a montanha e protegem muito bem ao ponto de quando não está muito sol não serem nada agradáveis de usar!

Neste caso os capacetes com pala também ajudam mas normalmente só são usados no Motocross! O melhor é sempre circular mais devagar e tentar posicionar a cabeça de forma a ver alguma coisa!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018 BMW R1200 GS

Maio 19, 2017, 23:30:31, 23:30
Responder #17

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem...com nevoeiro cerrado também não é nada fácil. Mesmo nada...

Fiz uma prova de resistência com 3 unidades (2 com 125cc e uma com 110cc) há coisa de ano e meio atrás...e o início foi bastante cedo num dia particularmente manhoso.

Quando chegámos à estrada aberta, posso dizer-te que teve de haver uma redução da velocidade para meros 40-50kmh, porque não se via patavina nos 15m à frente.

Andámos cerca de três quartos de hora nestas condições...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 20, 2017, 09:47:50, 09:47
Responder #18

rodrigues

  • Visitante
Eu optei pela solução de colocar vinil preto mate em metade dos óculos escuros do capacete conforme foto.

Remediou bastante, faz o mesmo efeito das palas dos carros.






Maio 20, 2017, 11:05:58, 11:05
Responder #19

las650

  • Visitante
Boa ideia!
Gostei👍

Enviado do meu SM-J710F através de Tapatalk


Maio 20, 2017, 11:27:52, 11:27
Responder #20

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Está bem pensado, sim senhor.... :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 20, 2017, 13:46:44, 13:46
Responder #21

rodrigues

  • Visitante
Está bem pensado, sim senhor.... :nice:

Obrigado  :nice:

Se fosse vender todas as minhas ideias já tinha uma Goldwing  ;)

Maio 20, 2017, 15:43:47, 15:43
Responder #22

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Está bem pensado, sim senhor.... :nice:

Obrigado  :nice:

Se fosse vender todas as minhas ideias já tinha uma Goldwing  ;)
Deixa lá...as Goldwing não valem nadinha... até usam o mesmo filtro de óleo das CB500!
Abraço, amigo Rodrigues
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Maio 20, 2017, 18:36:39, 18:36
Responder #23

rodrigues

  • Visitante
Está bem pensado, sim senhor.... :nice:

Obrigado  :nice:

Se fosse vender todas as minhas ideias já tinha uma Goldwing  ;)
Deixa lá...as Goldwing não valem nadinha... até usam o mesmo filtro de óleo das CB500!
Abraço, amigo Rodrigues


 :lolol: :lolol: :lolol: :nice: