Autor Tópico: Existe o "adormecer ao volante"! E no que toca à condução de um motociclo?  (Lida 2656 vezes)

Março 26, 2017, 23:31:38, 23:31
Lida 2656 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Existe o "adormecer ao volante"! E no que toca à condução de um motociclo?






Todos já ouvimos falar sobre o tema do "adormecer ao volante" e das graves consequências que daí podem advir quando se tem um automóvel sob os nossos comandos, mas...e no que toca à condução de um motociclo?


Será igual? É diferente? Não tem nada a ver? É perfeitamente possível? Depende de algumas variáveis e contexto?


Um tipo de estrada carregada de monotonia, após um longo período de condução e conjugado p.ex. com a toma de medicação, poderá potenciar um acidente (por adormecimento) na condução de um motociclo??


Sabemos que o cansaço acumulado, poucas horas de sono e que se repitam ao longo de dias, uma certa temperatura e até a bebida mesmo que em pouca quantidade, podem perfeitamente levar o nosso corpo a um estado mais propenso a querer descansar...a querer repousar.


E aqui não se trata propriamente de experiência ou falta dela, mas sim uma possibilidade que é levada por uma conjugação de factores...


Pessoalmente, tenho conhecimento de penduras que adormeceram em plena condução! Quanto a um condutor, desconheço...mas uma viagem grande, com muitas horas, pouco descanso, uma música calma a ser ouvida através do intercomunicador e um jantar bem "regado", podem levar a uma condição física e psicológica que, no mínimo, conduzirão a falhas de atenção e cuidados na circulação.


E tu companheiro, tens a dizer sobre este assunto?
Já passaste por uma situação destas, com grande desgaste e capaz de levar a um decréscimo acentuado do alerta na condução do teu motociclo?


Gostava de aqui ler as vossas opiniões ou vivências que abordem esta questão.  :)
« Última modificação: Março 26, 2017, 23:38:02, 23:38 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 27, 2017, 08:40:47, 08:40
Responder #1

rodrigues

  • Visitante
Sempre gostei de tiradas longas principalmente de verão quando dá mais sono e cansaço visual mas felizmente nunca senti as pestanas a quererem fechar, digo felizmente porque eu a adormecer é quase instantâneo e seria uma desgraça.

Um hábito que já vem das Bikes é beber muita água, além de despertar os sentidos obriga a paragens frequentes porque o que entra tem de sair, antes de começar a andar bebo meio litro de água.

Claro que estou a falar de 400 a 500 kms de cada vez o que é muito diferente de quem faz 1000 ou mais em motas mais confortáveis, se por um lado é bom, o conforto a mais leva a sonolência, um banco mais duro obriga a mais paragens ou a mudar de posição com frequência.

Beber café a toda a hora não nos deixa dormir bem de noite o que também pode ser prejudicial assim como a ansiedade que antecede uma viagem e não conseguimos adormecer a pensar como vai correr a viagem ou se não nos esquecemos de nada, quando adormecemos o despertador é o que mais odiamos nesse dia.

Acima de tudo é preciso que o prazer de andar de mota suplante o cansaço.




Março 27, 2017, 09:28:33, 09:28
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Indicaste algumas situações interessantes... :nice:

Beber água com frequência, com as consequentes paragens que devem ser respeitadas;

Mudar de posição no banco (em bancos mais duros). Em bancos confortáveis de facto o relax do corpo pode levar um estado menos alerta;

Necessidade de dormir bem na noite que anteceda uma viagem grande.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 27, 2017, 10:06:14, 10:06
Responder #3

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Já adormeci ao volante de carro. Curiosamente, vinha de Évora e eram umas 3 da manhã, depois de um dia enorme de aulas. Foi nas retas de Pegões e, felizmente, não envolvi mais ninguém. O carro foi para a sucata.

De mota, ultimamente tenho sentido que há a possibilidade de adormecer a conduzir. A privação de sono que tenho  experienciado, aliada a um final de tarde a conduzir em AE em direção ao sol, fez-me sentir que facilmente poderia acontecer.
Mesmo de viseira aberta!

O sono é uma coisa terrível na condução. É preciso imensos cuidados.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Março 27, 2017, 10:30:41, 10:30
Responder #4

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Já adormeci ao volante de carro. Curiosamente, vinha de Évora e eram umas 3 da manhã, depois de um dia enorme de aulas. Foi nas retas de Pegões e, felizmente, não envolvi mais ninguém. O carro foi para a sucata.

De mota, ultimamente tenho sentido que há a possibilidade de adormecer a conduzir. A privação de sono que tenho  experienciado, aliada a um final de tarde a conduzir em AE em direção ao sol, fez-me sentir que facilmente poderia acontecer.
Mesmo de viseira aberta!

O sono é uma coisa terrível na condução. É preciso imensos cuidados.

Atenção companheiro aos insetos ou outros objetos que podem mais facilmente entrar pelo capacete aberto.

Acredito que a sonolência chegue, em determinadas condições, também ao motociclista e pelas razões já aqui referidas. Uma noite mal dormida por exemplo potencia, e muito, o sentido de alerta que nós motociclistas devemos ter aquando dos comandos da máquina. Situações de "monotonia" no trânsito/viagem podem a qualquer momento fazer-nos sair da estrada.

 

Março 27, 2017, 12:04:06, 12:04
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O sono é uma coisa terrível na condução. É preciso imensos cuidados.

Percebo-te perfeitamete....perfeitamente!

Quando nasceu o meu segundo filho, passei uns meses a dormir de forma alternada (2 horas a dormir e 1 acordada), reduzindo bastante a minha capacidade física pelo cansaço e também a psicológica pela redução de alerta.

Ambas estão no entanto relacionadas.

Se tomasse medicação - o que não é o caso - esta situação que sentia no meu dia-a-dia e com um veículo aos comandos, ainda seria pior.  :toma:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 27, 2017, 13:59:02, 13:59
Responder #6

rodrigues

  • Visitante
Recordo-me agora de uma vez à cerca de 23 anos e penso que foi a única, de ter passado pela sonolência por segundos a conduzir uma Toyota Hiace em trabalho na A1 no regresso ao Cacém depois de eu e mais 4 colegas de trabalho termos passado a noite de sábado em branco para terminarmos um trabalho antes da inauguração do Shopping de Vila Nova de Gaia.

Ninguém se apercebeu da situação porque foi numa reta mas um arrepio percorreu-me o corpo todo só de pensar no que poderia ter acontecido, estávamos perto da estação de serviço em Coimbra e parei para lavar a cara e beber bastante água.

O cansaço aliado à monotonia do trajeto pois fazia Lisboa - Porto todas as semanas penso ser o maior causador dos acidentes nas AE, principalmente quando todos vão a dormir menos o condutor.

Nas Motas é bom ter um sistema de som para estar constantemente em contacto com a/o pendura a fim de se manterem despertos.

Por mais fortes que sejamos ou julguemos ser o cansaço acaba sempre por ganhar.


Março 27, 2017, 14:41:46, 14:41
Responder #7

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Não se adormeceria a conduzir moto... Mas já ouvi umas quantas histórias de Malta cujos penduras adormecem
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 27, 2017, 14:43:31, 14:43
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não se adormeceria a conduzir moto... Mas já ouvi umas quantas histórias de Malta cujos penduras adormecem

Também eu...e curiosamente os dois casos que soube foram com uma Burgman 650.  :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 27, 2017, 16:18:35, 16:18
Responder #9

rodrigues

  • Visitante
Penduras adormecerem a culpa é dos condutores serem bons o que origina o relaxe seguido de uma soneca.

Façam umas asneiras de vez em quando que vão sentir uma estátua atrás  ;)

As GoldWing é que devem ser boas para adormecerem, de vez em quando devem levar com um grito do condutor tipo  "MARIA,..HÓ MARIA,... OUVISTE O QUE EU DISSE ? "

Março 27, 2017, 17:28:02, 17:28
Responder #10

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Qualquer um pode adormecer a conduzir desse que reunidas as condições, por exemplo se a "medicação" tiver muitos graus ;) nos carros é mais provável porque são mais confortáveis, o conforto do banco, a insonorização, a falta de agressão do ambiente residem os estímulos a manter um estado consciente. Nas motas tudo isso não existe logo os estímulos para ficar acordado dão maiores, mas a possibilidade existe. Nas motas ainda temos o problema do pendura, que não se põe no carro. O pendura porque está isento da responsabilidade de conduzir está muito para propício a adormecer, veja-se as nossas caras metade quando fazemos longas viagens noturnas de carro. Na mota o adormecimento do pendura pode ser fatal para os dois.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 27, 2017, 17:54:52, 17:54
Responder #11

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Não se adormeceria a conduzir moto... Mas já ouvi umas quantas histórias de Malta cujos penduras adormecem

Também eu...e curiosamente os dois casos que soube foram com uma Burgman 650.  :D
Em todas as motas que tive, excepto a Daelim S3 os penduras adormeceram. Quer a esposa quer o filho.
Para isso contribuiu o facto de serem scooters é uma com DCT pois a condução é muito mais suave.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Março 27, 2017, 19:28:43, 19:28
Responder #12

jacare

  • Visitante
Já tive uma pendura que adormecia e uma vez pregou-me um valente susto que ía dando em queda.
A partir desse dia passou a ter que me ouvir de 10' em 10' a perguntar pelo intercomunicador se estava acordada.
A conduzir já me deu o sono mais do que uma vez, em tiradas grandes mas por causa do calor.
E quem já fez a Espanha central em  Junho ou Setembro (em Julho ou Agosto recuso-me) sabe do martírio que é conduzir com em dias de calor com aquelas temperaturas e naquelas estradas com paisagens monótonas; então Lisboa-Madrid-Zaragoça ou de Salamanca para baixo, não tem assunto.
A técnica e tentar fazer mais paragens e hidratar, mas com distancias de 1000km  não dá grande margem de manobra.

Março 29, 2017, 22:27:41, 22:27
Responder #13

Scooterado

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 129
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Tmax 530 será que vem aí uma Tmax600 ?
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: TMax 530
  • Localidade: Parchal-Lagoa-Algarve
....Nas minhas viagens do Algarve para Lisboa em 2 rodas é raríssimo dar-me o sono mesmo depois de uma noite inteira de trabalho ( se for de carro já não posso dizer o mesmo ) a adrenalina e porque não dizê-lo, o elevado prazer de andar de mota/scooter atenua e muito o sono que se tenha mas, também há que dar algum crédito ao café que bebo sempre antes e/ou durante uma viagem destas ( já tenho feito os cerca de 300km seguidos mas o normal é parar na Mimosa +- metade do caminho e beber 1 café ou até almoçar ).
Na condução de 1 moto/scooter temos de ter os sentidos bem alerta e os erros pagam-se caro portanto, nada melhor que partir para uma viagem bem dormido e bem hidratado e descansar, dependendo de cada um,+- de 200 em 200 km.
1 abraço
Scooterado   :scooter: SLB

Junho 08, 2017, 22:15:17, 22:15
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem...afinal, afinal!!   :lolol:

Não se dorme aos comandos de um motociclo???
Yeah right... :D

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama