Autor Tópico: Como evitar que os capacetes das motos embaciem  (Lida 3142 vezes)

Julho 05, 2017, 14:57:58, 14:57
Lida 3142 vezes

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 716
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Os capacetes das motos com viseira têm alguma tendência para embaciar, seja no verão seja no inverno. Frio ou calor, são fatores que acabam por influenciar e embaciar a viseira do capacetem, criando situações mais complicadas e difíceis de lidar em movimento.


Este fenómeno pode acontecer quando estamos parados num semáforo, ou quando circulamos a uma velocidade muito reduzida. Começa a surgir uma pequena “nuvem” no vidro e, de repente, está totalmente embaciado e o condutor perde total visibilidade. Aqui ficam alguns conselhos para evitar que a viseira do capacete embacie.

Em primeiro lugar é preciso saber porque se produz esse calor que torna a viseira opaca e sem visibilidade. Aparece quando chove, mas também pode surgir em dias de calor, quando o motorista segue demasiado agasalhado e começa a suar. Durante a respiração produzimos vapor de água e o calor da nossa cabeça em conjunto com o que expulsamos durante a respiração, faz com que a temperatura no interior do capacete aumente.

É o mesmo que acontece num automóvel. O vidro fica embaciado quando existe uma grande diferença de temperatura entre o interior e o exterior do veículo. Isso acontece nos capacetes, mesmo no verão, porque a temperatura no interior do capacete é superior à exterior. O melhor será abrir a viseira, a temperatura reduz e o embaciado desaparece, mas ninguém consegue conduzir com a viseira aberta a velocidades mais elevadas.

Há quem diga que os condutores antigamente passavam uma batata cortada na parte interior da viseira ou então havia quem fizesse perfurações laterais na viseira com um broca de dimensões muito reduzidas. Este método permite que exista circulação de ar dentro do capacete, amenizando o embaciamento da viseira.
Atualmente já não é necessário recorrer a estes métodos mais arcaicos. Hoje existem soluções mais simples e efetivas. Todos os capacetes incluem grelhas de ventilação na parte superior do mesmo e também nas zonas inferiores, mas por vezes não são suficientes.
Os capacetes modernos são mais avançados. Com o objetivo de melhorar a segurança e o conforto, a zona do queixo foi aumentada. Em caso de queda, é quase impossível que o nosso queixo toque no solo. Essa superfície de maiores dimensões permite que toda a face, incluindo o pescoço, fique mais protegida no frio. Em conjunto com o design mais aerodinâmico destes componentes, permite que se tornem mais bem insonorizados.

Pinlock


Provavelmente já ouviu falar no Pinlock, pois está muito na moda pela sua eficácia. O Pinlock é uma espécie de segunda viseira que é colocada na parte interior da viseira principal. No seu contorno, do lado que se junta à viseira, incorpora silicone, que garante que, uma vez colocada vai mentar uma estanquecidade perfeita. O seu princípio de funcionamento é muito simples. É criada uma pequena câmara de ar entre a viseira e o próprio Pinlock, que evita que o embaciamento aconteça uma vez que impede a passagem de ar. Com esta câmara de ar, não existirão diferenças de temperatura, logo o embaciamento pura e simplesmente não acontece. Este sistema está na ordem do dia e cada condutor que o utiliza acaba por inaltecê-lo.

Sprays e liquidos anti-embaciamento
No mercado, existem líquidos e sprays anti-embaciamento que são aplicados na superfície interior do “ecrã” da viseira. A sua aplicação é rápida e simpes, todavia a sua durabilidade é reduzida. São uma boa opção quando o capacete não está preparado para colocar o pinlock. O baixo preço de aquisição é baixo, logo assumem-se como boas opções para evitar o embaciamento da viseira.

Julho 05, 2017, 16:56:32, 16:56
Responder #1

FilipeC

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 65
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Xmax 125
  • Localidade: Oeiras
Da minha parte confirmo a utilidade do pinlock. comecei a andar de mota há um ano e comprei um capacete e o pinlock mas não o coloquei de imediato. este inverno resolvi instalar o pinlock para ver a diferença e porque já estava farto de deixar uma nesga da viseira aberta, pois nas viagens mais prolongadas começava a sentir a cara gelada. Foi uma diferença brutal. o conforto e a segurança melhoraram da noite para o dia.

Julho 06, 2017, 09:21:53, 09:21
Responder #2

zepedro

  • Visitante
Da minha parte confirmo a utilidade do pinlock. comecei a andar de mota há um ano e comprei um capacete e o pinlock mas não o coloquei de imediato. este inverno resolvi instalar o pinlock para ver a diferença e porque já estava farto de deixar uma nesga da viseira aberta, pois nas viagens mais prolongadas começava a sentir a cara gelada. Foi uma diferença brutal. o conforto e a segurança melhoraram da noite para o dia.

Deixem-me partilhar uma experiência minha recente, muito negativa, com o pinlock.
Tenho um Schuberth C3, com viseira antiembaciamento no pinlock. Há uma semanas, no infelizmente trágico fim de semana de muito calor, fazia Castelo Branco - Lisboa, pela AE por volta do meio dia. O calor era absolutamente infernal e vinha em velocidade relativamente elevada (~150Km/h).

Para ir arrefecendo ia alternando entre queixeira aberta e capacete fechado ao longo do caminho. Aqui começou o problema, enquanto a queixeira ia aberta, a deslocação rápida do ar, a bater na parte de dentro da viseira começou a criar folga entre a viseira principal e a do pinlock. A certa altura, quando tentei fechar o capacete, a viseira do pinlock soltou-se e ficou a encravar-me a queixeira, mesmo à frente dos olhos, a 150Km/h, na AE.

Obviamente apanhei um susto enorme sem perceber imediatamente o que tinha acontecido. A coisa deve ter demorado um segundo ou dois. Com um safanão mais forte para abrir novamente o capacete a viseira do pinlock acabou por se soltar e voar.

Nunca me tinha acontecido nada do género, nem ouvi que já tivesse acontecido a alguém, mas posso assegurar que não foi uma experiência nada agradável.

Abraços,

ZeP

Julho 06, 2017, 10:37:14, 10:37
Responder #3

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Da minha parte confirmo a utilidade do pinlock. comecei a andar de mota há um ano e comprei um capacete e o pinlock mas não o coloquei de imediato. este inverno resolvi instalar o pinlock para ver a diferença e porque já estava farto de deixar uma nesga da viseira aberta, pois nas viagens mais prolongadas começava a sentir a cara gelada. Foi uma diferença brutal. o conforto e a segurança melhoraram da noite para o dia.

Deixem-me partilhar uma experiência minha recente, muito negativa, com o pinlock.
Tenho um Schuberth C3, com viseira antiembaciamento no pinlock. Há uma semanas, no infelizmente trágico fim de semana de muito calor, fazia Castelo Branco - Lisboa, pela AE por volta do meio dia. O calor era absolutamente infernal e vinha em velocidade relativamente elevada (~150Km/h).

Para ir arrefecendo ia alternando entre queixeira aberta e capacete fechado ao longo do caminho. Aqui começou o problema, enquanto a queixeira ia aberta, a deslocação rápida do ar, a bater na parte de dentro da viseira começou a criar folga entre a viseira principal e a do pinlock. A certa altura, quando tentei fechar o capacete, a viseira do pinlock soltou-se e ficou a encravar-me a queixeira, mesmo à frente dos olhos, a 150Km/h, na AE.

Obviamente apanhei um susto enorme sem perceber imediatamente o que tinha acontecido. A coisa deve ter demorado um segundo ou dois. Com um safanão mais forte para abrir novamente o capacete a viseira do pinlock acabou por se soltar e voar.

Nunca me tinha acontecido nada do género, nem ouvi que já tivesse acontecido a alguém, mas posso assegurar que não foi uma experiência nada agradável.

Abraços,

ZeP
Ui...não deves ter ganho para o susto mas é por essas e por outras que se aconselha a "desmontar" o pinlock no verão e guarda-lo na embalagem onde veio, até ao próximo inverno.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Julho 06, 2017, 10:53:19, 10:53
Responder #4

zepedro

  • Visitante

Ui...não deves ter ganho para o susto mas é por essas e por outras que se aconselha a "desmontar" o pinlock no verão e guarda-lo na embalagem onde veio, até ao próximo inverno.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Pois, não conhecia essa recomendação mas faz sentido, de qq modo ficou me a lição que com capacete aberto e em velocidade o pin lock é um perigo....
Inclusivamente riscou me a viseira principal com a trepidação, mas logo tento colocra uma foto para mostrar.

Abraços,

ZeP

Julho 06, 2017, 10:59:18, 10:59
Responder #5

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Da minha parte confirmo a utilidade do pinlock. comecei a andar de mota há um ano e comprei um capacete e o pinlock mas não o coloquei de imediato. este inverno resolvi instalar o pinlock para ver a diferença e porque já estava farto de deixar uma nesga da viseira aberta, pois nas viagens mais prolongadas começava a sentir a cara gelada. Foi uma diferença brutal. o conforto e a segurança melhoraram da noite para o dia.

Deixem-me partilhar uma experiência minha recente, muito negativa, com o pinlock.
Tenho um Schuberth C3, com viseira antiembaciamento no pinlock. Há uma semanas, no infelizmente trágico fim de semana de muito calor, fazia Castelo Branco - Lisboa, pela AE por volta do meio dia. O calor era absolutamente infernal e vinha em velocidade relativamente elevada (~150Km/h).

Para ir arrefecendo ia alternando entre queixeira aberta e capacete fechado ao longo do caminho. Aqui começou o problema, enquanto a queixeira ia aberta, a deslocação rápida do ar, a bater na parte de dentro da viseira começou a criar folga entre a viseira principal e a do pinlock. A certa altura, quando tentei fechar o capacete, a viseira do pinlock soltou-se e ficou a encravar-me a queixeira, mesmo à frente dos olhos, a 150Km/h, na AE.

Obviamente apanhei um susto enorme sem perceber imediatamente o que tinha acontecido. A coisa deve ter demorado um segundo ou dois. Com um safanão mais forte para abrir novamente o capacete a viseira do pinlock acabou por se soltar e voar.

Nunca me tinha acontecido nada do género, nem ouvi que já tivesse acontecido a alguém, mas posso assegurar que não foi uma experiência nada agradável.

Abraços,

ZeP

Boas,

uma história interessante para quem faz o mesmo que tu, que é o meu caso, tenho tb tenho 2 Schuberth C3 Pro e um HJC MAX EVO e costumo andar a velocidades elevadas com o modular aberto.

Na mudança de estação, nunca tirei  o pinlook, mas faz sentido tirá-lo no verão, para não acontecer  o mesmo episódio que te aconteceu a ti.

Boas curvas,

 :convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Julho 06, 2017, 14:01:39, 14:01
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888

Tenho reparado que há uns anos para cá o pinlock passou ser para muita gente um critério na escolha do capacete.
E isso explica porque cada vez mais marcas aderem a esta parceria.
Pois a malta compra como se aquilo fosse a ultima coca cola do deserto.

Já tive e tenho vários capacetes com diferentes abordagens para evitar o embaciamento.
E nunca percebi toda a euforia em torno do pinlock.
Aquilo resolve um problema, mas arranja outros.
Sendo que para mim o pior é a médio-longo prazo o plástico perder a sua transparência e fazer uns efeitos estranhos com as luzes dos carros à noite.

Já tive capacetes que tinham os chamados "inserts" em que uma película idêntica é colada ao invés de usar pins.

Tal como outros que a própria viseira já tem um tratamento no interior que só se apercebe quando passamos com os dedos e sente-se uma textura meio emborrachada.
Estes são os meus favoritos.
Porém, mesmo as marcas que as costumavam produzir estão também a recorrer ao pinlock.
Porque vende melhor.


Julho 06, 2017, 20:39:31, 20:39
Responder #7

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Sou fã do pinlock e tem dado muito jeito principalmente nos dias de chuva. Conheço essa recomendação de o tirar no verão e já o fiz, mas não recomendo, colocar e tirar perde a adesão e também já me aconteceu cair. No Duke o pinlock que tenho tem uma pequena unha de fita cola na ponta mais baixa de cada lado para segurar, senão cai.
Por estranho que pareça funciona assim, não sei até quando.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 06, 2017, 21:17:22, 21:17
Responder #8

catb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa
Quem fez o curso condução defensiva ou comprou o capacete na Wearmoto aconselham sempre a andar com modular fechado , comprar um modular para andar aberto não é seguro .


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Julho 07, 2017, 19:12:26, 19:12
Responder #9

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Pois, também não percebo esta de comprar capacetes modulares de marcas que deverão garantir uma elevada qualidade e depois....andam com eles abertos :toma:
É o mesmo de comprar um mercedes com todo o equipamento de segurança e ...não usar o cinto de segurança.
Ou comprar a cadeira de criança para automóvel mais segura e o puto andar sem o cinto de segurança.
Sinceramente não percebo, não percebo mesmo.
Sim, ando com o modular aberto....
parado, quando arranco/estou quase a parar, numa bomba de gasolina, etc.
É para isso que eles servem e são super práticos, não para andar a mais do que 5-10 km/h com eles abertos.
Mas cada um sabe de si e Deus sabe de todos...

Julho 07, 2017, 19:16:48, 19:16
Responder #10

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1439
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Ah, e já agora em relação ao tema.
Só comecei a usar os pinlock desde este último inverno e gostei, mas não adorei.
Funciona bem, se estiver bem colocado, mas as viseiras ficam super dependentes de este utensílio.
Antes penso que as viseiras resistiam mais ao embaciamento. Agora sem pinlock, mais de 5 seg num dia húmido e já ficam saturadas.
Será por serem mais fechados por causa da protecção?
Preferia a casca de batata de antigamente...

Julho 08, 2017, 00:22:28, 00:22
Responder #11

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Sinceramente não percebo, não percebo mesmo.

Não é difícil perceber.
A sensação é agradável. E o perigo não é muito diferente de andar com um jet.
O importante é o condutor estar consciente do perigo e saber adequar a sua condução e reforçar o estado de alerta.

Antes penso que as viseiras resistiam mais ao embaciamento. Agora sem pinlock, mais de 5 seg num dia húmido e já ficam saturadas.

Sim... e por duas razões:
- Ao adoptaram o pinlock , deixaram de se preocupar com tratamentos anti-embaciamento.
- Hoje privilegia-se mais que nunca a insonorização e isso afecta a circulação de ar "exagerada" que acontecia na generalidade dos capacetes de outros tempos.

Preferia a casca de batata de antigamente...

Nem tanto ao mar...  :D
Aquilo ficava tudo manchado!

Pessoalmente prefiro as viseiras que nem sequer embaciam!
Infelizmente, de todos os capacetes que já tive/tenho só o meu velhinho suomy vandal usa algo deste género.


Julho 08, 2017, 14:15:01, 14:15
Responder #12

carlos fonseca

  • Visitante
Ah, e já agora em relação ao tema.
Só comecei a usar os pinlock desde este último inverno e gostei, mas não adorei.
Funciona bem, se estiver bem colocado, mas as viseiras ficam super dependentes de este utensílio.
Antes penso que as viseiras resistiam mais ao embaciamento. Agora sem pinlock, mais de 5 seg num dia húmido e já ficam saturadas.
Será por serem mais fechados por causa da protecção?
Preferia a casca de batata de antigamente...

A questão não é tão simples .
Andar com jet ou com modular aberto e obviamente
Mais inseguro que com um integral ou com o modular fechado
Numa perspectiva de proteção passiva.
Já numa perspectiva activa a velocidades mais baixas
E em trânsito citadino o aumento do campo de visão
Proporcionado pelos primeiros exemplos acrescenta segurança
Activa a condução
Alguns  modulares não estao  preparados
Para circular a velocidades elevadas abertos fechando se
Automática a partir de uma determinado pressão de vento
« Última modificação: Julho 08, 2017, 14:16:51, 14:16 por carlos fonseca »