Autor Tópico: [SEGURANÇA MOTOCICLISTAS] Sinalética na estrada de segurança  (Lida 1880 vezes)

Janeiro 10, 2019, 12:11:30, 12:11
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2low

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Em Itália são já muitas as soluções em torno de segurança para motociclistas que se tornaram efectivas para lá de estudos em papel ou debates em blogues e em palestras com instituições publicas e privadas.
A mais recente é uma marcação no piso da estrada que permite servir de bitola para que os motociclistas não passem com o corpo e cabeça para lá da faixa central e assim tentar evitar embates frontais.

Além das várias soluções existentes em Itália/França/Espanha/Alemanha (rails PVC, etc),  seria bom haver divulgação destas inovações e a comunidade motociclista em Portugal fazer-se ouvir e exigir estas pequenas alterações nas estradas portuguesas - afinal de contas deveria haver uma igualdade de critérios em termos de sinalização e equipamentos de segurança na estrada, para qualquer que seja o veiculo.

A sinalética:


Para estudo e apenas como referência as zonas verde, amarela e vermelha correspondendo obviamente às zonas de maior ou menor perigo:

(Nota-se claramente que o motociclista não se encontra em faixa contrária reduzindo assim uma enorme probabilidade de existir um embate frontal com outro motociclo ou veiculo em sentido contrário)

https://www.motociclismo.it/studio-segnaletica-orizzontale-salvamotociclisti-71780?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

Por outro lado, é sempre bom haver debate e divulgação de novas soluções que melhorem a segurança na estrada para os motociclistas e que os receios e medos na utilização de motociclos seja cada vez menor... https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4847.msg63316#msg63316
« Última modificação: Janeiro 10, 2019, 12:59:27, 12:59 por 2low »
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Janeiro 10, 2019, 15:54:43, 15:54
Responder #1

saraiva

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Essas linhas parecem ser boas para delinear trajectórias, por outro lado também aumenta o risco de escorreganços para quem as pisar inadvertidamente.

E em relação aos carros, não prejudica o atrito dos mesmos em curva?

Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
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Janeiro 10, 2019, 17:49:58, 17:49
Responder #2

dfelix

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Além das várias soluções existentes em Itália/França/Espanha/Alemanha (rails PVC, etc),  (...)

Junta à lista a protecção inferior dos prumos como existe em Portugal... e pelos vistos brevemente em Espanha.  :)

Sim... procura por fotos das AE's desses países, sobretudo as autobahn alemãs e tenta lá descobrir rails que sejam protegidos.  :D

Janeiro 10, 2019, 17:53:56, 17:53
Responder #3

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tema interessante... :nice:

Pelos resultados obtidos e que li noutro link, parece ser um sucesso na diminuição de acidentes..

Mas ainda assim e na linha do comentário mais acima, também me assolou a dúvida sobre se o atrito do material nelas aplicado é semelhante (ou não) ao aplicado nas linhas divisórias de vias de trânsito.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 10, 2019, 18:00:40, 18:00
Responder #4

dfelix

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...também me assolou a dúvida sobre se o atrito do material nelas aplicado é semelhante (ou não) ao aplicado nas linhas divisórias de vias de trânsito.

Idem...
Porém, esse era suposto ser anti-derrapante.
Só que habitualmente aquilo que nós pagamos não é exactamente aquilo que quem executa a obra aplica.
 :-X



Janeiro 10, 2019, 18:25:54, 18:25
Responder #5

2low

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Junta à lista a protecção inferior dos prumos como existe em Portugal... e pelos vistos brevemente em Espanha.  :)

Sim... procura por fotos das AE's desses países, sobretudo as autobahn alemãs e tenta lá descobrir rails que sejam protegidos.  :D

Dfelix, falei num sentido genérico sobre todas as inovações que vamos vendo aqui e ali e não especifiquei "rails na Alemanha".
De qualquer forma é engraçado não haver Google Street View em quase toda a Alemanha…  :pensador: :pensador: :pensador:

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Janeiro 10, 2019, 18:44:04, 18:44
Responder #6

TMXR

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...também me assolou a dúvida sobre se o atrito do material nelas aplicado é semelhante (ou não) ao aplicado nas linhas divisórias de vias de trânsito.

Idem...
Porém, esse era suposto ser anti-derrapante.
Só que habitualmente aquilo que nós pagamos não é exactamente aquilo que quem executa a obra aplica.
 :-X


O pessoal que nunca passou da loja de caramelos de Badajoz tem sempre a tentação do "la fora é que é e tal".

A grande realidade é que nos em PT temos das estradas mais sinalizadas da Europa. Acham que na Alemanha alguém poe um 50 ou um 30 e um traço continuo antes de uma curva apertada ou de um cruzamento numa nacional???... o limite é 90 ou 100... esta indicado o cruzamento, se for curva partem do pressuposto de que se tem carta de condução tem olhos na cara e a consegue ver. 


Grande parte das estradas, mesmo da Suica com grande transito de motos, tem 2 traços e provavelmente nem tem traços ao meio.   :nice:  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Janeiro 10, 2019, 18:50:21, 18:50
Responder #7

dfelix

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Acham que na Alemanha alguém poe um 50 ou um 30 e um traço continuo antes de uma curva apertada ou de um cruzamento numa nacional???... o limite é 90 ou 100... esta indicado o cruzamento, se for curva partem do pressuposto de que se tem carta de condução tem olhos na cara e a consegue ver.

Além de tem um custo para o contribuinte...

(agora vamos aguardar pelo primeiro que diz "ah e tal mas eles são ricos podem pagar" )


Janeiro 10, 2019, 19:04:36, 19:04
Responder #8

2low

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Acham que na Alemanha alguém poe um 50 ou um 30 e um traço continuo antes de uma curva apertada ou de um cruzamento numa nacional???... o limite é 90 ou 100... esta indicado o cruzamento, se for curva partem do pressuposto de que se tem carta de condução tem olhos na cara e a consegue ver.

Além de tem um custo para o contribuinte...

(agora vamos aguardar pelo primeiro que diz "ah e tal mas eles são ricos podem pagar" )

O excesso de sinalização obviamente que se vê mais nos "países latinos", que por sinal são os com tendência para comportamentos na estrada mais desrespeitadores - factor "cultural".
Também se pode especular que o excesso de sinalização em Portugal poderá apenas existir para o aproveitamento do "caça à multa", ou… marcar o território com sinalização que ajude os senhores da autoridade na sua tarefa árdua de cumprir o que vai constando nos vários orçamentos de estado… - factor politico.

Quanto a isso de eles serem ricos e podem pagar… acho que é mais, eles são policias uns dos outros, todos respeitam, os que desrespeitam os outros apontam o dedo e não precisam de gastar dinheiro em sinalizações para desrespeitadores…
Por cá vejo cada vez mais este sentimento de "apontar o dedo" mas com os piores motivos - a inveja pelos outros do "tu tens isto e eu não então toma lá que já vais de carrinho"

É a minha visão, as outras visões obviamente que terão a sua veracidade e importância.  :ok: :convivio:
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Janeiro 10, 2019, 19:28:08, 19:28
Responder #9

TMXR

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Epa... tens um IP3.... por cá é um tal de escandalizados pelas "precarias condicoes de seguranca", etc etc.


Os escadalizados sao todos pessoas que tem interesses nas obras, porque é um dos ultimos trocos de IP verdadeiramente interessantes que ainda nao tem exploracao por privados (isto é... o contribuinte a la passar nao é EXPLORADA na sua carteira).


De facto é um troco antigo... assim como muitos na Alemanha, Austria, Suica, etc  :D

Por la ver-se-ia uma descida do Botao com um limite de 50 KMH? realisiticametne falando: NAO... o limite é 100, leva um 80 e toca a andar.

Nao seria expectavel é que aquilo tivesse 10 anos em risco de ruir sem um intervencao.



Outro exemplo... o IC1 ali entre Alcacer e Grandola... existiria num destes paises???  NAO.... nenhum grupo de cidadaos utentes permitiria aquela vergonha. O responsável certamente iria ter problemas com a Justica.


E poderia dar aqui mais umas centenas de exemplos destes. É o que temos.


A estrada e os seus problemas, sejam de ordem ecológica, seguranca, etc sao uma excelente fonte de rendimento para quem manda.



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