Autor Tópico: Condução de Motociclos com Nevoeiro.  (Lida 3237 vezes)

Dezembro 03, 2018, 01:53:19, 01:53
Lida 3237 vezes

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente





Caros companheiros.

Nesta última semana deparei-me por diversas vezes com condições atmosféricas bastante adversas, desde chuvas intensas a nevoeiro cerrado.

Por este motivo ao longo destes dias dei por mim a pensar qual seria a condição mais perigosa para andar na estrada e o nevoeiro foi sem dúvida alguma o vencedor, não só dificulta imenso a visibilidade que temos enquanto motociclistas como nos coloca numa situação de quase invisibilidade para os outros utilizadores da via.
Ao cruzar-me com outros motociclistas reparei que pela retaguarda a maioria deles só era visível quando nos encontrávamos a uns escassos 5/7m de distância.


Fui listando ao longo da semana as potenciais situações de perigo a que podemos estar expostos e para as quais devemos estar particularmente prevenidos quando temos de circular nestas condições.

- Somos praticamente invisíveis para os outros condutores.

 - O piso está molhado (com todos os riscos que daí advêm).

 - Temos visibilidade reduzida, logo pouco tempo para reagir a qualquer obstaculo com que nos deparemos.

 - A humidade acumulasse na viseira do capacete dificultando ainda mais as condições de visibilidade.

 - Em condições de nevoeiro muito denso podemos perder o sentido de orientação.




Tendo em conta que as motas não possuem farol de nevoeiro traseiro, toda e qualquer ajuda que nos torne mais visíveis será recomendável.
Eu por exemplo uso sempre um colete reflector.




Deixo o tópico à vossa disposição para que com as vossas sugestões e alertas possamos melhorar hábitos e condições de circulação para aqueles que como eu fazem uso da mota independentemente das condições atmosféricas.










Boas curvas pessoal.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 03, 2018, 09:40:15, 09:40
Responder #1

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 856
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu mudei-me para Arraiolos (Evora) à precisamente 2 anos vindo da margem sul (Corroios) é digo-te que ja apanhei mais nevoeiro cá neste 2 anos que o resto da minha vida lá na margem sul.... o nevoeiro é mt complicado para nós motociclistas por nao termos uma luz de nevoeiro traseira para sermos vistos. Eu normalmente nessas situações eu costumo ligar os 4 piscas visto a minha ter essa opção.
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Dezembro 03, 2018, 13:43:44, 13:43
Responder #2

carlospira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 468
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX 125
  • Localidade: Montemor-o-Velho
Boas,
 
Eu, como faço utilização diária da minha menina em qualquer situação climatérica todo o ano, também me deparo com esse problema que é o nevoeiro... É muito complicado conduzir... Até aqui como fazia apenas 20/30 minutos de condução nocturna para cada lado, sempre utilizei o blusão  motard preto com bandas reflectoras...Actualmente como arranjei um part-time na distribuição de jornais e faço 2/3 horas nocturnas devido a isso, optei por comprar um casaco de alta visibilidade. Visto por cima do outro e sou mais visível para os outros  e protege-me da chuva/humidade, pois tem capuz e é impermeável também.
Uma das coisas que mais me dificulta é de facto a falta de visibilidade dentro do capacete...Com o Pinlock melhorou um bocado, mas mesmo assim é difícil...Tenho que andar constantemente a levantar um pouco a viseira para deixar entrar o ar...

Boas curvas

 :scooter: :scooter: :scooter:
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4 000  até 32.000 kms
Piaggio Medley 125  -  0 kms   até...114.940 kms
Honda PCX 125  -   0  kms   - até  41 mil  para já...

Dezembro 03, 2018, 14:00:04, 14:00
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
É uma situação muito complicada.  Também apanhei a semana passada situações de grande nevoeiro e é uma autentica fragilidade o que se sente, pois não sabemos o que apanhamos de frente nem o que poderá surgir vindo de trás.

A utilização dos 4 piscas (tal como referido) parece-me acertado assim como o uso de coletes refletores.

Adotar uma velocidade de acordo com as condições da via (cliché é certo, mas de grande utilidade).

O posicionamento na via assim como o uso de roupa adequada, tanto para visibilidade como para o frio/humidade.

Dezembro 03, 2018, 21:56:33, 21:56
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muito bom tópico.
Especialmente pertinente este tema numa altura em que os dias de nevoeiro são de facto bastante frequentes.

Li mais atrás por aqui uma coisa que me faz também sentido ser aplicado.

Se as condições na estradas o justificarem em termos de visibilidade, o accionar dos 4 piscas parece-me ser bastante importante. Aliás, já fiz o mesmo de carro. Faz-me sentido o seu uso em certas situações de fraca visibilidade, se o motociclo o possibilitar.

Quanto aos faróis de nevoeiro, esta é de facto a altura para darem real uso aos mesmos.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 03, 2018, 22:08:12, 22:08
Responder #5

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
O JViegas já disse tudo.
Conduzir com cautela, coletes de visibilidade e 4 piscas. Não merece a pena dramatizar mais, na minha opinião vento forte é mais perigoso para os motociclistas, pelo menos é o que mais me deixa apreensivo.
Eu tenho uma luz vermelha de alta visibilidade que uso nestas ocasiões (nevoeiro ou chuva de noite fora da cidade) . Acho que está no meu DB.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 04, 2018, 02:03:08, 02:03
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Quanto aos faróis de nevoeiro, esta é de facto a altura para darem real uso aos mesmos.

Pelo que observo no dia-a-dia, esse acessório nem deve dar para desligar...


Dezembro 04, 2018, 02:15:11, 02:15
Responder #7

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
O JViegas já disse tudo.
Conduzir com cautela, coletes de visibilidade e 4 piscas. Não merece a pena dramatizar mais, na minha opinião vento forte é mais perigoso para os motociclistas, pelo menos é o que mais me deixa apreensivo.
Eu tenho uma luz vermelha de alta visibilidade que uso nestas ocasiões (nevoeiro ou chuva de noite fora da cidade) . Acho que está no meu DB.

Essa luz vermelha de alta visibilidade é interessante, vou pesquisar isso.
Confesso que o meu maior receio é mesmo a malta que se aproxima pela retaguarda, alguns teimam em seguir viagem demasiado próximo de mim como se eu lhes servisse de guia!

Boas dicas, 4 piscas e essa luz vermelha. :nice:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 04, 2018, 02:27:47, 02:27
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Confesso que o meu maior receio é mesmo a malta que se aproxima pela retaguarda, alguns teimam em seguir viagem demasiado próximo de mim como se eu lhes servisse de guia!

Esses são precisamente os com que não tens de preocupar por falta de visibilidade...
 :)


Dezembro 04, 2018, 10:51:21, 10:51
Responder #9

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Não encontrei onde tinha o vídeo da luz por isso coloco de novo



Este é do eBay mas dizem que há na Decathlon.

Não dispenso em más condições de visibilidade
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 04, 2018, 11:08:11, 11:08
Responder #10

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
O JViegas já disse tudo.
Conduzir com cautela, coletes de visibilidade e 4 piscas. Não merece a pena dramatizar mais, na minha opinião vento forte é mais perigoso para os motociclistas, pelo menos é o que mais me deixa apreensivo.
Eu tenho uma luz vermelha de alta visibilidade que uso nestas ocasiões (nevoeiro ou chuva de noite fora da cidade) . Acho que está no meu DB.

Essa luz vermelha de alta visibilidade é interessante, vou pesquisar isso.
Confesso que o meu maior receio é mesmo a malta que se aproxima pela retaguarda, alguns teimam em seguir viagem demasiado próximo de mim como se eu lhes servisse de guia!

Boas dicas, 4 piscas e essa luz vermelha. :nice:

Começam a aparecer soluções práticas como "coletes reflectores ou simples com luzes LED incluídas - luz branca frente e encarnada nas costas"
https://www.vuzmoto.com/products/led-safety-vest
Eu devo comprar este que aparentemente está em Outlet...
http://www.triumphfactoryoutlet.com/mens-triumph-light-vest.html

Quanto a segurança, começam a aparecer soluções que devemos mesmo optar por utilizar pois já começam a vir com preços quase justos e que não sejam desculpa de não termos/usarmos porque são equipamentos caros… Neste caso coletes com airbag...
https://www.fc-moto.de/epages/fcm.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/10207048/Products/Spidi-Neck-DPS-Airbag-Vest/SubProducts/Spidi-Neck-DPS-Airbag-Vest-0008
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 04, 2018, 12:09:57, 12:09
Responder #11

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Em tempos usei um laser vermelho atrás, próprio para sermos mais visíveis.
Aquilo emite a luz com um padrão que se projecta no chão bastante atrás da moto.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Dezembro 04, 2018, 12:54:01, 12:54
Responder #12

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Só me preocuparia em virar "árvore natal" numa situação de queda que me levasse a ficar estendido na estrada.
Nessas condições a vulnerabilidade é extrema.
Sobretudo se implicar perda de locomoção ou consciência.

Em dias de nevoeiro extremo (como ainda hoje de manhã)... não me parece que o colete hi-viz ou um pirilampo de bicicleta ao pescoço fosse fazer diferença num cenário deste género.

Teria de ser algo bem poderoso! Algo visível a largas centenas de metros.
Os suficientes para que um veículo a circular em AE avistasse ao longe e abrandasse.
Só mesmo algo como um "strob" ou "flash" poderoso faria sentido.
E aqui está algo que poderia perfeitamente ser um novo produto de segurança. Algum apêndice discreto que permitisse encastrar numa zona estratégica do equipamento e que em caso de impacto "activasse" lançando flashes capazes de queimar as pestanas.
(vá malta... montem uma startup pois há aqui oportunidade de negócio)

Agora num contexto normal de condução... não me aborrece minimamente quem vem atrás.
Já os passei!
Portanto o fase de perigo que antecede o momento de os passar já aconteceu.

E nessa fase anterior à passagem, a única coisa que é avistada pelo retrovisor são os médios/máximos.
Ou então... estes novos apêndices da moda. Que além de ilegais pelos vistos são alimentados por uma puxada da corrente dos médios, pois vejo-os circular com aquilo ligado todo o ano.
Ou então... algo que os faça ouvir a vossa presença. O que é igualmente ilegal, mas indiscutivelmente eficiente.


Dezembro 04, 2018, 13:36:03, 13:36
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Teria de ser algo bem poderoso! Algo visível a largas centenas de metros.
Os suficientes para que um veículo a circular em AE avistasse ao longe e abrandasse.
(....)

Num dia de forte nevoeiro, os próprios veículos de 4 rodas também circulam notoriamente a muito mais baixa velocidade, do que com visão desimpedida.

Não creio que fosse necessário um "farol" para se ser avistado a largas centenas de metros.  :)

Claro que há sempre suicidas na condução, mas esses são-no sempre!

De qualquer forma e tentando corresponder à ideia da start-up, lembrei-me de algo de que já falei no fórum e tem lançamento previsto para início de 2019!

Isto:




E o melhor é que os seus 100LEDs produzem uma forte iluminação capaz de ser vista em pleno dia, podendo ser activado o modo "Continuous Flash Mode" que fica a piscar continuamente e que poderá (creio...) dar o seu resultado em algumas situações...
Já se for mesmo...mesmo nevoeiro cerrado e do tipo de só se conseguir ver 8-10m à frente, então o melhor talvez seja mesmo ir contra as regras na A.E. e quiçá circular pela berma a muito baixa velociade.  ;D



"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 04, 2018, 14:01:57, 14:01
Responder #14

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Quem anda de carro sabe bem os problemas de visibilidade seja pelas condições atmosféricas, seja pela incúria a tomar conta da janela frontal.
Por isso qualquer coisa que nos possa tornar mais visíveis é boa ideia.
O tipo de artigo a usar depende do gosto e das possibilidades de cada um, existem óptimas opções :)
É sempre bom discutir segurança ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 05, 2018, 01:05:29, 01:05
Responder #15

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Devo ser dos gajos aqui que me menos se preocupa com esta questão do "ser visto"...
Tal como sempre achei esta "cultura hi-viz" algo exagerada e acima de tudo sobrevalorizada.

No entanto, há situações em que o "não ser visto" me preocupa.
O meu top 3 é...

1) Numa situação de queda ou acidente que implique ficar estendido na estrada sem capacidade de arrastar até à berma.
2) Numa situação de ultrapassagem (ou furar o trânsito) não ser visto pelos condutores que estão à minha frente.
3) Não ser visto por um condutor que se encontra á entrada de um cruzamento ou rotunda.

A única situação cuja "visibibilidade" fará toda a diferença para quem "vai atrás" é a número 1.
Toda a parafernália que possa fazer parte da moto (nomeadamente as próprias luzes) torna-se irrelevante porque há uma forte probabilidade da moto ir parar bem longe do corpo.
Toda a parafernália que possa trazer vestida acaba por ser também pouco relevante, pois um gajo estendido no chão facilmente é confundido com um obstáculo.
E capacetes luminosos ou pirilampos pendurados é algo cujo resultado acaba por depender da sorte da luz ficar apontada para o sítio certo.

É perante este cenário que até vejo viabilidade em algo que sinalize duma forma que seja visto à distância.

Nas situações 2 e 3 a "visibibilidade" para quem "vai atrás" é irrelevante.
O motociclista é visto de frente.
Seja pelo retrovisor ou pela janela do carro o que saltará à vista dos outros condutores será a luz dos médios.
As faixas reflectores do colete podem dar uma ajuda. E nem precisa de ser o colete pois o que não faltam são casacos bastante discretos com apontamentos reflectores.
Mas... o que predominará será mesmo a luz emitida pelos médios da moto.

Não há dia que não apanhe com a situação do ponto 2.
Sobretudo quando há mais transito.
Como a tendência natural é andar para a frente assume-se que quem está atrás não vai passar.
Isto é predominante por parte dos automobilistas.
Mas apanho regularmente gajos de moto a "pastelar" à esquerda. Ou porque acham que não vai aparecer ninguem mais rápido a querer passar. Ou por hábito.
E a situação agrava-se com chuva ou nevoeiro. Pois aí só olham em frente.
A situação é ainda mais complicada no transito compacto. Pois aí só olham para o telemóvel.
Não ando de hi-viz. Mas não noto qualquer diferença entre quando levo o capacete branco ou o capacete preto. Não noto qualquer diferença vá de moto preta, vermelha ou verde.
Noto diferença quando mando um ronco com o akrapovic. Aí o olhar é desviado para o retrovisor.

Ocasionalmente sou brindado com a situação do ponto 3.
Independentemente da moto e equipamento que tenha comigo no momento, é a luz dos médios que marca a presença.
E habitualmente os que não param e me obrigam a recorrer ao travão correspondem ao tipo de condutor que fariam o mesmo independentemente do equipamento que levasse vestido.
E não seriam lamparinas nas costas do casaco ou na parte de trás do capacete que fariam diferença, pois essas nem sequer estão no campo de visão.

Dezembro 05, 2018, 05:23:13, 05:23
Responder #16

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Companheiro DFelix.

Todas essas situações são verdadeiras e fáceis de comprovar mas...
Eu (por exemplo) conduzo uma 125cc que dificilmente passa dos 90Kmh, faço diariamente 80Km de auto-estrada e atravesso duas vezes por dia a ponte da Lezíria, sou frequentemente ultrapassado por tudo quanto é veículo e apesar de dispor de tres faixas de rodagem, graças à nova lei que obriga a circular pela direita nos auto-estradas, sofro frequentemente aproximações e ultrapassagens de tangente!
Daí a minha preocupação em ser visto pelo trânsito que se aproxima pela retaguarda, certamente se Eu tivesse oportunidade de circular a 120Kmh ou mais esta questão não se colocava.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 05, 2018, 10:31:05, 10:31
Responder #17

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bolas... hoje lembrei-me imenso deste tópico.

É impressionante a velocidade que é praticada por alguns motociclistas nestas condições tão difíceis.

Imagino os sustos João.

Ainda ontem na 2ª circular (com boa visibilidade e com o limite de 80) íamos descansados na faixa da esquerda e um fdp quase que nos levou na saída para a rotunda do relógio.

Dezembro 05, 2018, 13:47:50, 13:47
Responder #18

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Penso que as várias opiniões e opções na estrada neste caso da visibilidade são um bom exemplo da diversidade deste fórum.
Acima de tudo porque se trocam argumentos diferentes mas ninguém aqui desvalorizou a opinião do outro, ou a ridicularizou.
Desculpem o off tópico mas acho mesmo que isso deve ser realçado. :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 05, 2018, 18:05:24, 18:05
Responder #19

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Daí a minha preocupação em ser visto pelo trânsito que se aproxima pela retaguarda, certamente se Eu tivesse oportunidade de circular a 120Kmh ou mais esta questão não se colocava.

Sim, claro!
Uma vez que não é permitido encastrar o pirilampo amarelo dos veículos de marcha lenta, faz todo o sentido compensar com um colete hi-viz.  :)

Costumo brincar com a situação de que os obstáculos devem estar bem sinalizados.  :D

E esse registo não é muito diferente dos peregrinos que se apanham a caminho da Fátima...  :stuck_out_tongue_winking_eye:



Acima de tudo porque se trocam argumentos diferentes mas ninguém aqui desvalorizou a opinião do outro, ou a ridicularizou.

Epá... olha que é dificil não se ser pelo menos sarcástico quanto ao andar com um pirilampo pendurado nas costas...  :D


Dezembro 05, 2018, 18:15:49, 18:15
Responder #20

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Sem dúvida companheiro DFelix e entendo bem o teu ponto de vista mas por vezes não temos outra alternativa a não ser essa...

A imagem dos peregrinos assenta que nem uma luva pois Eu mesmo me sinto dessa forma, na verdade já me tinha ocorrido só não me atrevi a escreve-lo. :D
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 05, 2018, 19:12:33, 19:12
Responder #21

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Eu diria mesmo TODO tipo de peregrinos :)

Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 05, 2018, 20:10:05, 20:10
Responder #22

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Falo por mim....e para dizer que a minha opinião não é nem nunca foi a de ver como excessivo o utilizar de colete reflector na condução de um motociclo.

Existem de qualquer forma no mercado algumas coisas que ajudam no destacar da presença, sem necessariamente passar pelo envergar de colete.

Um desses casos é com uso de um Halo Belt...



Em termos de nevoeiro propriamente dito, a sua eficácia é de facto discutível...já que o vejo mais vantajoso de noite e numa das situações indicadas mais acima (queda, ficando no meio da via e em zona sem iluminação).

Mas existe algo que pode resultar no nevoeiro e que existe no material destinado a quem pratica BTT.

Trata-se de luz LED que produz um vermelho intenso e que fica preso ao corpo através de umas cintas elásticas..

Algo assim...



São apenas ideias para o tópico...
Não estou a dizer que se deve ir a correr comprar. (Excepto se se chamarem Clemente Vicente).  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 05, 2018, 21:26:22, 21:26
Responder #23

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386



São apenas ideias para o tópico...
Não estou a dizer que se deve ir a correr comprar. (Excepto se se chamarem Clemente Vicente).  :)

A Honda não tem luzes destas ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 05, 2018, 21:45:31, 21:45
Responder #24

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não estou a dizer que se deve ir a correr comprar. (Excepto se se chamarem Clemente Vicente).  :)

Essas luzes de BTT deve se encontrar na Decathlon...
E tendo em conta que abriu uma Decathlon nas antigas instalações do Batista Russo....
 :D

Dezembro 06, 2018, 13:18:41, 13:18
Responder #25

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Em tempos usei um laser vermelho atrás, próprio para sermos mais visíveis.
Aquilo emite a luz com um padrão que se projecta no chão bastante atrás da moto.

Julgo que te estarias a referir a isto.  :nice:

A única vez que vi tal coisa foi numa maxiscooter de um companheiro de outro fórum....ligado às maxiscooters.

O que fazia era precismente isto que se vê na imagem seguinte:



Qualquer pesquisa contendo..."Fog Light Red Line Tail" vai permitir encontrar disto à venda.

Se bem que... :pensador: Peessoalmente acho que preferia ir à procura de material da Decathlon nas antigas instalações do Batista Russo... :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 19, 2019, 20:05:03, 20:05
Responder #26

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Isto há com cada coisa à venda, que é difícil nao ficar surpreendido...

Então não é que têm um...dizem eles que é "laser", que projecta uma espécie de caveira no chão.

Sinceramente... Aquilo com a imagem terá mesmo alguma utilidade, ou os veículos atrás até se irão aproximar mais para perceber o que é reflectido??  :pensador:






Até o muito pouco discreto "mamarracho" lá atrás....enfim...
Ao menos que fosse algo discreto.


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 19, 2019, 20:42:46, 20:42
Responder #27

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
De facto é nestas alturas que percebemos que há mesmo gostos para tudo... Sim porque esse Item é mesmo uma coisa sem utilidade nenhuma. :lolol:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Janeiro 20, 2019, 09:38:45, 09:38
Responder #28

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Haverá certamente quem se sinta mais visível na estrada com isto...
 :D

Janeiro 20, 2019, 11:17:07, 11:17
Responder #29

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O mais certo é levaram uns "encostos" de malta a aproximar-se demasiado, com os olhos cravados no chão, a tentar perceber o que é que está a ser reflectido.

Se for com algum nevoeiro cerrado, pior ainda..

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 20, 2019, 11:23:26, 11:23
Responder #30

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Acerca dos peregrinos, estes usam o colete que é para reflectirem (pun intended)  :D

Janeiro 20, 2019, 11:59:52, 11:59
Responder #31

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa


Boas,

eu que circulo todos os dias precisamente numa das zonas de Lisboa com mais nevoeiro que é a zona oriental

a solução e estou muitíssimo satisfeito foi piscas das Yamaha Tracer que fazem três funções,  luz de presença, Stop e piscas

assim passei a ter três Stop, e três luzes de presença e esta decisão foi tomada porque já andava á bastante tempo sem stop sem saber,porque a única lâmpada existente avariou, penso que qualquer moto deveria ter obrigatoriamente 2 stop e 2 presença como os automóveis, no caso de uma avariar ainda ficava outra.

paguei 260 euros pelos piscas e montagem na Motor 7 mas foi um dos melhores investimentos feitos na moto até hoje

se comprasse outra moto podem crer que era das primeiras coisas que montava outra vez, em nome da segurança, ou com nevoeiro ou sem ele

Quem circula nestas condições tem aqui a melhor solução

 :convivio:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------