Autor Tópico: Quando não se guarda a devida distância de paragem!  (Lida 1581 vezes)

Março 29, 2019, 19:21:53, 19:21
Lida 1581 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Quando não se guarda a devida distância de paragem!






A imagem que podem ver acima foi por mim tirada há muito poucos dias atrás, pois dei com um embate mesmo quando saía da casa dos meus pais, a quem tinha ido visitar.

Acabei por depois captar uma foto, ainda os jovens tinham o capacete na cabeça...

Em poucas linhas, o que se passou foi uma manifesta e excessiva proximidade do pequeno ciclomotor face à traseira do veículo que seguia à sua frente.

A senhora da BMW Série 5 Touring teve de fazer uma travagem por via do trânsito que tinha à sua frente...e a pequena Yamaha BW's, sem o seu condutor guardar a devida distância, deixou-lhe logo uma marca no para-choques e quase a ponto de provocar uma queda de ambos os jovens que seguiam no ciclomotor.

A coisa depois lá se ficou a resolver e eu fui à minha vida a pensar naquilo...

E fiquei totalmente convicto que, apesar de alguma eventual distração por via de conversa entre os utilizadores do ciclomotor, foi precisamente uma distância excessivamente curta que levou a que aquilo tivesse ocorrido.

Não houve (nem haveria) ali qualquer chance, naquela situação, para que desde o momento em que tivesse sido iniciada a travagem, fosse possível parar completamente, em segurança....e sem ter deixado uma mossa no carro da frente.

Isto vai parecer um bocado "conversa gasta", mas há coisas que fazem mesmo todo o sentido. Isto para dizer que certas atitudes, por via da leviandade com que se encaram na condução de um veículo, podem mesmo influenciar resultados...não desejados.

Seja a velocidade praticada no momento, ou o estado da via, ou o declive da via, ou as condições do veículo em questão, ou as condições climatéricas...muita coisa pode levar a que a distância de segurança seja mais importante do que se possa pensar. Tanto no evitar de algumas chatices, como mesmo em nos furtarmos a umas valentes nódoas negras.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 29, 2019, 19:58:34, 19:58
Responder #1

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A verdade é que na cidade nunca andamos a qualquer distância de segurança, nem mesmo lateralmente ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 29, 2019, 20:26:19, 20:26
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Também não é tanto assim... :)

Esta situação era perfeitamente evitável se não se circulasse "em cima" do veículo da frente, esquecendo uma possível travagem.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 29, 2019, 21:53:59, 21:53
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Sapiens, aproximamo-nos do carro, passamos o carro, aproximamo-nos do próximo carro, etc. Não dá para manter distância :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 29, 2019, 22:40:57, 22:40
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem...então por essa ordem de razão, qualquer travagem que o veículo da frente faz, o resultado é espetarmo-nos contra ele em 100% dos casos.

Ora eu penso precisamente ao contrário, pois dá para manter alguma distância de segurança. Eu pelo menos não conduzo em cima do veículo da frente. E não sou o único. :)

No meu tipo de condução, mesmo em cidade, é sempre guardada alguma distância, além de adaptada à velocidade de circulação. :)

Não foi o que aconteceu no caso que aconteceu à minha frente e relatei. A distância de paragem quase nem para reacção dava, quanto mais travar em segurança.

Naturalmente que existe um sem número de situações em que nos aproximamos mais, mas a uma velocidade de hipotéticos 40-45kmh, eu guardo sempre alguma distância. Sou assim da opinião que, não só dá efectivamente para manter distância de segurança ou para reagir a algum imprevisto...como a aplico.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 04, 2019, 08:11:12, 08:11
Responder #5

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
É sempre conveniente manter uma certa distancia, a não ser quando a velocidade é quase nula ( e, mesmo assim, já me ia espalhando ).

Mas, mais importante que a distancia, é o posicionamento da moto em relação ao carro que segue á frente. Eu não me "colo" ao carro da frente e nunca vou "atrás" dele. Tento, sempre que possivel, ir mais á esquerda ou mais á direita do carro. Deste modo, e sempre guardando alguma distancia, é muito mais facil evitar um embate por trás. Não só porque ainda estou um pouco distante, mas tambem porque, se tiver que me desviar devido a uma paragem brusca, é mais facil fazê-lo se estiver quase na lateral do carro do que mesmo ao meio.

E sim, faz-me confusão ver pessoas ( de moto ou de carro ) "coladas" á traseira dos outros... especialmente se for a minha traseira e ainda pior se estiver de moto. A minha esposa, dentro ou fora das localidades, tem a mania de conduzir muito em cima dos outros. Se, a baixa velocidade já é mau, a 60 ou 70Km/h é muito pior. Eu costumo avisar e ela costuma responder: desde que vá com atenção, tenho tempo e espaço para travar... pois é, e se o da frente trava a fundo quando ela olha pelo espelho para verificar as crianças? Ou se, naquela fração de segundos que usa para mudar a estação do rádio, alguem se mete á passadeira e obriga o da frente a fazer fumo com os pneus?

Não basta ter confiança nas condições do piso, nas condições climatéricas, nas capacidades do carro/moto ou do condutor. Temos sempre que contar com um imprevisto e/ou com a azelhice ( nossa e dos outros ).
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 04, 2019, 09:13:14, 09:13
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
São esses imprevistos que merecem um acautelamento na distância a guardar do veículo da frente. Pode acontecer muita coisa e alguns metros podem fazer a diferença. Claro que isto depende da própria velocidade com que se circula.

Mas da mesma forma que não sou de conduzir mesmo em cima do veiculo que segue à minha frente, também não sou grande apreciador que o façam logo atrás de mim.
Aliás, é irritante sentir que temos um veículo colado mesmo à roda traseira da moto.

Eu por mim falo....detesto isso.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 04, 2019, 10:07:00, 10:07
Responder #7

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
São esses imprevistos que merecem um acautelamento na distância a guardar do veículo da frente. Pode acontecer muita coisa e alguns metros podem fazer a diferença. Claro que isto depende da própria velocidade com que se circula.

Mas da mesma forma que não sou de conduzir mesmo em cima do veiculo que segue à minha frente, também não sou grande apreciador que o façam logo atrás de mim.
Aliás, é irritante sentir que temos um veículo colado mesmo à roda traseira da moto.

Eu por mim falo....detesto isso.

Tambem embirro com isso. De carro não gosto, podem amachucar-me o para-choque. De moto... muito menos, não há para-choque para amachucar.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 04, 2019, 12:48:15, 12:48
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Em tempos vi um vídeo explicativo sobre o tempo de reacção do ser humano e aquilo que resulta (em metros) a determinadas velocidades.

Tipo....o atravessar da estrada por alguém sem o devido cuidado, ou um animal que salte para a via.

O momento em que se vê a situação, a informação é processada pelo cérebro, depois leva ao acto físico de travar, é o suficiente para se ter percorrido uma distância apreciável.

A 120kmh pode significar vários metros, acreditem.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 04, 2019, 18:28:28, 18:28
Responder #9

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 04, 2019, 18:44:02, 18:44
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ora aí está (nesse link) precisamente aquilo que indicava.



E faz perceber o quanto é importante e necessário guardar algum espaço de segurança face ao veículo que segue à frente. É que se acaso não se deixa espaço...nem para reagir dá, quanto mais travar.

Circular mesmo em cima do veículo que segue à nossa frente, pode ser quase um "convite" à ocorrência de um acidente.  :zangadoregras:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama