Um bom video para juntar á nova campanha da PSP.Com toda a certeza que 95% dos automobilistas não são maniacos assassinos, caçadores de motos, para juntar capacetes partidos como troféus de caça. Sobram sempre os outros 5%, que são exactamente isso ( ou porque não têm dinheiro para a moto, ou porque a esposa não deixa comprar, ou porque se julgam donos da estrada, etc ). Estes 5% dividem-se em duas sub-espécies: Os que se estão completamente a cagar para os outros utentes da via publica. Estes, só á porrada, não há outra maneira de os fazer entender que os outros têm famila para onde voltar no final do dia.Os que nasceram com o gene "brasileiro". Não é uma questão racista, atenção. Sempre houveram pilotos brasileiros na Formula1, grandes pilotos aliás. Já no motociclismo, nem tanto. Isto acontece, penso eu, porque as motos permitem menos abusos que os automoveis e as consequencias tendem a ser muito piores. Vendo alguns videos de youtubers motards brasileiros, facilmente se chega á conclusão que, como eles proprios dizem, deveriam ser estudados pela NASA. A velocidade estonteante que eles praticam em vias rápidas entupidas de automoveis e as acrobacias que fazem enquanto filtram o transito é de loucos... e já deve estar implicito no seu codigo genético. Quando se nasce com este gene, baixa velocidade, atenção e precaução são palavras que não entram no dicionário e significa que, mais tarde ou mais cedo, var dar merd@. Infelizmente, nem sempre lhe toca só a eles e acabam por ser outros a pagar por isso.Os outros 95% de que falo são, simplesmente, distraidos, absortos e sem conhecimento real do codigo da estrada.Não tenho dados estatisticos, mas quase que aposto que a maioria dos acidentes que envolvem carros e motos são provocados pelos carros. Esta minha presunção tem a ver com as situações vistas e vividas diariamente, num percurso relativamente curto. Deixo apenas alguns exemplos:1- O famigerado uso do télélé. Malta a fazer rotundas, sem sinalizar e sem saber para que saida se vão dirigir. Saidas de curvas em contra-mão. Entradas na via publica, á saida de parques ou caminhos particulares. E mais um sem numero de exemplos provocados pela visão exclusivamente dirigida ao ecrã do samsung, em vez de estarem focados na estrada e na condução. Embirro com estes, em particular. Não uso telemovel quando conduzo e não perdoo a quem o faz, leva logo uma buzinadela ou um "ráter" nas orelhas.2- A distração comum. Ou com o rádio, ou com a procura do isqueiro que caiu para perto dos pedais, ou com a criança que vai sentada no banco traseiro, ou com as pernocas da menina que vai no passeio. Não aprecio, mas desculpo... ninguem é perfeito e existem situações complicadas.3- A distração extrema. Já todos vimos aquele "magnata", no "seu" Mercedes, a ler o jornal ( ou a ver o laptop ), com o café na outra mão, enquanto tenta sincronizar o telemovel com o bluetooth do carro e do laptop. Ou a menina a maquilhar-se, enquanto manda nudes ao namorado/a. Ou o eterno atrasado, que tem uma sandes numa mão, um galão no meio das pernas e uma gillete na outra mão, comendo e fazendo a barba em simultâneo. Não gosto, tambem embirro com estes, levantem-se mais cedo ou vão trabalhar fora de horas, depois de fazerem isso tudo. Eu levanto-me cedo, tomo banho, faço a barba e vejo as noticias enquanto tomo o pequeno almoço na cozinha... parece que não, mas facilita bastante a condução não ter que fazer todas estas coisas no caminho do trabalho.4- A distração genética. É literalmente impossivel, para certas pessoas, concentrarem-se naquilo que estão a fazer. Isso inclui trabalhar, fazer o amor e, claro, conduzir. Conheço pessoas assim, já andei á pendura com elas e por mais que uma vez tive que lhes berrar aos ouvidos porque estavam prestes a queimar um vermelho ou um STOP, chegando ao extremo de ter que puxar o volante a um para não passar uma pessoa a ferro. Enervam-me, mas não há grande coisa a fazer... é abrir bem os olhos...Juntando a tudo isto, como se fosse pouca coisa, temos o assunto focado no video: as limitações humanas. O cérebro e os olhos sintetizam e processam a informação recebida a uma certa velocidade e isso varia de pessoa para pessoa ( em algumas pessoas chego a duvidar que exista qualquer tipo de processamento, mas... ). Não podemos confiar a 100% nos nossos sentidos, mas dependemos deles e devemos dar-lhes toda a importancia e atenção. As coisas começam a correr mal justamente quando não o fazemos, quando pensamos que já estamos perto de casa e não se vai passar nada, quando já fizemos aquela estrada 500000 vezes, quando já passámos outras 500000 vezes neste ou naquele cruzamento e tomamos por certo que tudo se vai passar da mesma forma todos os dias. Isso até pode acontecer mas não convém esquecer a Lei de Murphy ( "Se alguma coisa pode correr mal, vai de certeza correr mal." ).Eu conduzo, moto ou automovél, naquela relação "tentativa/erro". Ou seja, estou sempre a fazer tentativas para adivinhar os erros dos outros. Custa-me a entrar na cabeça que os automobilistas não vejam uma moto, com as luzes acesas e que usem a desculpa do "não vi". Mas é isso que se vê acontecer todos os dias, ou por distração, ou devido ás tais limitações humanas que as pessoas não tentam minimizar com o redobrar da atenção. Depois... bom depois lá se partem uns plásticos, entortam-se uns escapes e matam-se umas pessoas... nada de importante, portanto...Não sou perfeito, nem lá perto. Mas, com carta de condução desde 1995, sem uma unica participação a nenhuma companhia de seguros, sem um unico acidente de automovel e com apenas 3 quedas ligeiras de moto sem sequelas fisicas dignas de registo, uma por culpa própria e duas provocadas por automoveis ( não falo do tempo dos 50cc, isso aí era quase diariamente, basta dizer que tinha 6 kilometros de terra batida para fazer todos os dias ), acho que estou a fazer qualquer coisa bem feita.E parabéns a este rapaz, faz uns videos realmente engraçados e informativos.
Exemplo: por certo muitos já viram e recordam aquele badalado video sobre os cuidados a ter ao curvar, e o exemplo de apanhar um camião/autocarro no meio de uma curva?Em que tanto moto como autocarro ambos ocupam o mesmo espaço na via (sentidos contrários), em que nenhum dos dois está a cometer infração, mas... com consequências nefastas para o motociclista.
Citação de: replicantz em Abril 11, 2019, 10:33:02, 10:33Exemplo: por certo muitos já viram e recordam aquele badalado video sobre os cuidados a ter ao curvar, e o exemplo de apanhar um camião/autocarro no meio de uma curva?Em que tanto moto como autocarro ambos ocupam o mesmo espaço na via (sentidos contrários), em que nenhum dos dois está a cometer infração, mas... com consequências nefastas para o motociclista.Podes partilhar esse vídeo s.f.f.?