Autor Tópico: [SEGURANÇA] Futuros sistemas electronicos que estarão presentes nos motociclos  (Lida 1367 vezes)

Julho 30, 2019, 13:02:30, 13:02
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2low

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Nos últimos anos sabe-se que a Bosch tem desenvolvido sistemas electrónicos de ajuda à condução e a melhorar a segurança da mesma e tem sido os modelos de topo da KTM que têm funcionado como essa montra de tecnologia.
[procurar por ABS ultima geração que existe à venda em KIT para alguns modelos da KTM]

Desconhecia que recentemente a Bosch celebrou contracto de "interajuda" também com a Ducati neste desenvolvimento de novas tecnologias.




Aparentemente a próxima novidade será um Active Cruise Control que terá radares que detectam veiculos à frente (e comunica com esses outros veiculos) e em vez de verificar o afastamento em metros, fará essa medição em segundos tornando e melhorando o sistema mais seguro, em que automaticamente o motociclo reduz a velocidade bem como o outro veiculo poderá automaticamente acelerar/travar para não haver colisão.
Actualmente o sistema ACC funciona entre os 30kmh e os 160kmh e continua-se a desenvolver para que esses valores sejam melhorados.
[esses radares serão utilizados também noutros sistemas activos de segurança]

Em 2015 a BMW já tinha desenvolvido um sistema com caracteristicas semelhantes no modelo C650GT que chamou de "blind mirror monitoring system" [side view assist] em que é (era) utilizado ultra-sons.
https://newatlas.com/bmw-introduces-side-view-assist/39623/

Reconhece-se facilmente as debilidades dos ultra-sons e o que a Bosch está a desenvolver abrange uma maior área "percepcionada" e contará com maior numero de avisos de emergência e de ajuda à condução, dentro e fora das cidades.

Fonte para quem gosta de ler: https://translate.google.com/translate?hl=&sl=pl&tl=en&u=https%3A%2F%2Fwww.motocykl-online.pl%2Ftechnika%2FSystemy-elektroniczne-przyszlosci-w-motocyklu%2C13393%2C1&sandbox=1
[a página está automaticamente traduzida em inglês pois em português verifiquei alguns erros "básicos"]

« Última modificação: Julho 30, 2019, 13:07:19, 13:07 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 30, 2019, 13:21:19, 13:21
Responder #1

Vasco99

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Para mim saber conduzir uma mota tem que se lhe diga. O futuro está à porta, mas primeiro aprender a conduzir sem ajudas e depois sim, ir para outros voos.

Julho 30, 2019, 17:20:01, 17:20
Responder #2

replicantz

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Sistemas destes ou outros semelhantes serão inevitáveis, senão mesmo essenciais para acompanhar a evolução em outras áreas como a dos veículos autónomos.

Se vai obrigar a aprender e a ter mais cuidado ao pilotar uma moto? Claro que sim.
Será mais fácil para quem começar do zero, mais complicado para quem já conduz há muito tempo se for confrontado com comportamentos novos/diferentes.

Julho 30, 2019, 17:28:10, 17:28
Responder #3

Vasco99

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Não estou certo disso. Aprendemos a conduzir em carros sem ajudas e motas sem ajudas, eu pelo menos e claro que quando pegar numa mota com ajudas me vai ser mais facil travar, curvar, até andar a uma velocidade maior. É para isso que as ajudas servem, para auxiliar, mas não sou contra as ajudas.

Julho 30, 2019, 21:53:18, 21:53
Responder #4

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
"(....)Aparentemente a próxima novidade será um Active Cruise Control que terá radares que detectam veiculos à frente (e comunica com esses outros veiculos)(....)"

É algo que tem estado em desenvolvimento.  :nice:

No início do ano foi publicado um vídeo da Bosch que dava conta de testes que foram levados a cabo e em que nas motos são aplicados diversos sensores que monitorizam tudo o que está em redor.

Além das medições constantes do que se passa na frente e que levam a avisos visuais e acústicos, também tem outros sensores que por exemplo avaliam situações que podem estar no chamado "blind spot".

Este video que coloco abaixo, muito interessante, merece ser visto.

Está muito bem feito e revela como tudo se passa. :)

O que hoje parece muito high tech, "amanhã" será equipamento de série em muitos modelos.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 01, 2019, 09:51:13, 09:51
Responder #5

replicantz

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Muito bom!

Isso faz-me lembrar um protótipo da Siemens (salvo erro) que consistia em criar uma mesh-network entre todos os veículos a circular num determinado perímetro.

Como estavam todos conectados entre si a trocar/processar informação em tempo real o controlo de aceleração/travagem era automático (primórdios dos carros autónomos?).

Um dos grandes problemas na altura era a capacidade, velocidade e alcance da rede.
Agora com o "quase a estrear" 5G julgo que vai servir de grande alavanca para este tipo de coisas, sem dúvida.

Curiosamente, em tempos recordo-me de tentar engendrar uma coisa deste género para a gestão dos semáforos, baseada na mesma premissa: obter informação dos veículos em circulação e actuar com base nisso.

A) Todos os semáforos em cruzamentos são antecedidos por duas plataformas com sensor, separadas entre si por em XX metros. A leitura do desfasamento entre ambas permite obter a velocidade a que o veiculo se desloca, a uma distancia confortável do semáforo.

B) A plataforma faz a leitura e envia em tempo-real com o (controlo?) dos semáforos

C) O controlo processa a informação e actua no semáforo para sinalizar que acordo com a situação.

Isto permitiria um ganho imediato.
São a única moto a circular nessa estrada, num raio de 200m. Ao passar nas plataformas o sinal vai estar automaticamente verde para dar passagem -- elimina-se as paragens estúpidas quando não há transito.

No caso de 2 motos, a rede decide que sinal fechar ou abrir em que lado do cruzamento; assim que o veiculo que levou luz verde passa, o verde abre imediatamente para o segundo -- sem esperas desnecessárias (temporizadores);

No caso de detectar velocidade excessiva em o sistema estima que dificilmente o veiculo conseguirá parar antes do cruzamento, abre o verde para essa via e vermelho para todas as outras - na medida do possível  tendo em conta a velocidade dos outros veículos, etc.
Emite automaticamente multa para o veiculo em excesso velocidade - evita os chico-espertos a acelerar sempre imenso nas plataformas para "abrir" o verde...

Claro eu muito mais variáveis teriam que ser tidas em conta, mas o básico da ideia era isto  :writing:


Agosto 01, 2019, 10:10:23, 10:10
Responder #6

Nuno YB

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Muito bom!

Isso faz-me lembrar um protótipo da Siemens (salvo erro) que consistia em criar uma mesh-network entre todos os veículos a circular num determinado perímetro.

Como estavam todos conectados entre si a trocar/processar informação em tempo real o controlo de aceleração/travagem era automático (primórdios dos carros autónomos?).

Um dos grandes problemas na altura era a capacidade, velocidade e alcance da rede.
Agora com o "quase a estrear" 5G julgo que vai servir de grande alavanca para este tipo de coisas, sem dúvida.

Curiosamente, em tempos recordo-me de tentar engendrar uma coisa deste género para a gestão dos semáforos, baseada na mesma premissa: obter informação dos veículos em circulação e actuar com base nisso.

A) Todos os semáforos em cruzamentos são antecedidos por duas plataformas com sensor, separadas entre si por em XX metros. A leitura do desfasamento entre ambas permite obter a velocidade a que o veiculo se desloca, a uma distancia confortável do semáforo.

B) A plataforma faz a leitura e envia em tempo-real com o (controlo?) dos semáforos

C) O controlo processa a informação e actua no semáforo para sinalizar que acordo com a situação.

Isto permitiria um ganho imediato.
São a única moto a circular nessa estrada, num raio de 200m. Ao passar nas plataformas o sinal vai estar automaticamente verde para dar passagem -- elimina-se as paragens estúpidas quando não há transito.

No caso de 2 motos, a rede decide que sinal fechar ou abrir em que lado do cruzamento; assim que o veiculo que levou luz verde passa, o verde abre imediatamente para o segundo -- sem esperas desnecessárias (temporizadores);

No caso de detectar velocidade excessiva em o sistema estima que dificilmente o veiculo conseguirá parar antes do cruzamento, abre o verde para essa via e vermelho para todas as outras - na medida do possível  tendo em conta a velocidade dos outros veículos, etc.
Emite automaticamente multa para o veiculo em excesso velocidade - evita os chico-espertos a acelerar sempre imenso nas plataformas para "abrir" o verde...

Claro eu muito mais variáveis teriam que ser tidas em conta, mas o básico da ideia era isto  :writing:

Já existe um sistema semelhante em muitos cruzamentos com semáforos.

Na minha cidade, por exemplo, as avenidas com maior caudal de tráfego têm prioridade sobre as outras outras que as intercetam. Isto nota-se mais á noite, claro, altura em que o semáforo da avenida mais concorrida está sempre verde, ficando vermelho apenas quando se aproxima um outro veiculo na outra avenida "concorrente". Sinceramente, é um sistema prático, que evita que se esteja parado num cruzamento á espera que passe... nada, porque a outra avenida não tem transito praticamente nenhum, mas ao mesmo tempo favorece os excessos. Nem quero imaginar o que poderá acontecer um dia em que um gajo mais confiante passa a 100 á hora no verde e leva com outro a 100 á hora que passou o vermelho.

O mau deste sistema, alem dos possiveis abusos, é que funciona através de um sensor de proximidade. E isto é mau porquê? Porque, invariavelmente, o sensor não capta as motos como devia, obrigando os motociclistas a ficarem parados num vermelho tempo sem fim ( sem haver transito na outra avenida ) ou até que chegue um automovel ao semáforo que permita que este passe a verde.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 01, 2019, 10:14:46, 10:14
Responder #7

replicantz

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Só tenho pena que esses sensores não sejam a norma na maioria dos semáforos - é com cada seca, já para não falar da poluição, maior desgaste dos veículos, etc.

Como os sensores podem falhar, dai a ideia de usar algum tipo de plataformas para detecção de veículos e velocidades.

Agosto 01, 2019, 10:27:40, 10:27
Responder #8

Nuno YB

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Só tenho pena que esses sensores não sejam a norma na maioria dos semáforos - é com cada seca, já para não falar da poluição, maior desgaste dos veículos, etc.

Como os sensores podem falhar, dai a ideia de usar algum tipo de plataformas para detecção de veículos e velocidades.

Uma espécie de "balança" que detetasse os veiculos em aproximação, colocada a uma ou duas dezenas de metros do semáforo seria o ideal.

Captava o peso, de modo evitar peões brincalhões ou com más intenções, e não estaria dependente da tal questão de não captar correctamente todos os veiculos, motos incluidas.

Mas isso não dá lucro, deve ser caro e depois não havia verba para comprar radares camuflados.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 01, 2019, 10:36:58, 10:36
Responder #9

replicantz

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Não queria enveredar de novo por aí, mas... a realidade é mesmo essa, infelizmente.
Caro (depende da perspectiva), necessita manutenção e... não dá lucro!

Faz-me lembrar da invenção portuguesa de um sistema mecânico para prevenir entradas em contra-mão nas AE.
O tipo correu o país inteiro a fazer demonstrações e à procura de apoios. Que só encontrou nos EUA  8)

Entretanto, continuamos a ver algumas vezes por mês noticias sobre entradas em contra-mão, algumas com consequências bem graves.