Olá,
Visitante
. Por favor
entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Fórum
Ajuda
Pesquisa
Entrar
Registe-se
Clube Português Motociclismo
»
GERAL
»
Tudo sobre a segurança!
»
O que Virginia Tech aprendeu sobre como e porque temos acidentes
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: O que Virginia Tech aprendeu sobre como e porque temos acidentes (Lida 1352 vezes)
Dezembro 13, 2019, 11:14:16, 11:14
Lida 1352 vezes
replicantz
Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇
Offline
553
Sexo
Masculino
O que Virginia Tech aprendeu sobre como e porque temos acidentes
Apesar de ter sido feito nas Américas, aplica-se na mesma de forma universal julgo eu.
Fica aqui o link para o artigo original:
https://www.revzilla.com/common-tread/what-virginia-tech-learned-about-how-and-why-we-crash-our-motorcycles
Registado
Dezembro 13, 2019, 12:50:13, 12:50
Responder #1
Sapiens21
Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇
Offline
18419
Sexo
Masculino
Texto Pessoal
Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Re: O que Virginia Tech aprendeu sobre como e porque temos acidentes
Muito interessante esse estudo, que levou a que fossem "acompanhados" vários motociclistas, entre os 21 e os 79 anos, ao longo do equivalente a mais de meio milhão de Kms (no total).
A percentagem de acidentes, ao longo do tempo de estudo, pareceu-me um bocado elevada para o que poderia supor. Não esperava...mesmo!
As zonas de intersecção de estrada parece que representam (de longe) os maiores riscos.
Registado
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."
Dalai Lama
Dezembro 13, 2019, 13:24:07, 13:24
Responder #2
JViegas
Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇
Offline
4595
Sexo
Masculino
Re: O que Virginia Tech aprendeu sobre como e porque temos acidentes
Faria sentido um estudo semelhante em Portugal para descobrir se existem semelhanças com a realidade de ambas sociedades.
Segundo apuraram, genericamente o risco de acidentes ocorre em cruzamentos e se por um lado os enlatados não nos vêm, foram apuradas outras razões diretamente dependentes do motard: condução agressiva, desatenção ou falta de aptidões.
Outro facto que destaco da reportagem é o que o autor escreve (sublinhado meu):
Here’s one thing I know I personally need to work on constantly, and I suspect many of you do, too.
We need to look further ahead.
It applies on the street, on the track, everywhere. One of the other risk factors the VTTI researchers found that I haven’t mentioned yet is that maneuvering to avoid an object, whether a pedestrian, an animal or something lying in the road, increases the risk factor by 12. Combine that with the high number of riders hitting another vehicle from behind and I get the feeling we’re just not paying close enough attention. We’re not keeping our eyes up and looking far down the road, to see the developing situation that is going to cause the driver in front of us to slam on his brakes, or to spot the hunk of exploded truck tire lying in our lane. Those things are taking us by surprise and we’re not giving ourselves enough time to react.
A antecipação durante a condução, o “olhar mais à frente”, antecipar o que pode acontecer: um comportamento de um enlatado que segue à nossa frente, a saída de uma curva mais apertada com lixo na via ou alguém em contramão, um cão que se atravesse no caminho, etc. etc. são “pequenos” truques que devemos tentar manter durante a nossa condução.
Excelente post replicantz
«
Última modificação: Dezembro 13, 2019, 13:30:56, 13:30 por JViegas
»
Registado
Dezembro 13, 2019, 15:11:42, 15:11
Responder #3
replicantz
Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇
Offline
553
Sexo
Masculino
Re: O que Virginia Tech aprendeu sobre como e porque temos acidentes
Foi exactamente a leitura que fiz e as duas coisas que me parecem mais importantes.
- Muita atenção e cuidados redobradas na aproximação e passagem de qualquer intersecção
- Criar o hábito de constantemente olhar mais além como foram de identificar e prever potenciais situações de risco
E sim, seria curioso ter este mesmo estudo mas feito individualmente em cada país da Europa
[edit]
E agora percebo porque é que as interseções são a coisa que o DanDanTheFireman mais refere no Youtube.
«
Última modificação: Dezembro 13, 2019, 15:14:08, 15:14 por replicantz
»
Registado
Dezembro 13, 2019, 18:53:33, 18:53
Responder #4
JoãoPVCarvalho
Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇
Offline
1931
Sexo
Masculino
Texto Pessoal
Bicho Raro
Marca Motociclo: Moto Guzzi
Modelo Motociclo: V85TT
Localidade: Benavente
Re: O que Virginia Tech aprendeu sobre como e porque temos acidentes
A isso chamo de condução defensiva.
Acrescentaria apenas o respeito pelo veículo, muitas vezes descuramos as suas reais capacidades (por mim falo) e os excessos aumentam o fator de risco...
Enfim muita atenção e bom senso são fundamentais.
Excelente post.
Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Registado
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas
Dezembro 14, 2019, 08:26:23, 08:26
Responder #5
Moto2cool
Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇
Offline
4386
Re: O que Virginia Tech aprendeu sobre como e porque temos acidentes
Artigo muito interessante, talvez não traga novidades ao que já sabemos mas dá um cunho científico
Afinal somos mesmo os culpados pela maioria dos acidentes.
Bater por detrás, curvas saindo da faixa, deixar cair a mota, desvio de objectos provavelmente antecipaveis.
Por isso se insiste muito na condução defensiva, atento ao que nos rodeia.
Bom tópico
Registado
Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"
Dezembro 14, 2019, 10:58:09, 10:58
Responder #6
Sapiens21
Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇
Offline
18419
Sexo
Masculino
Texto Pessoal
Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Re: O que Virginia Tech aprendeu sobre como e porque temos acidentes
Aquilo que o JViegas destacou do artigo parece-me muito importante.
De certa forma trata-se da importância do olhar...do saber olhar mais além.
Da análise constante da faixa de rodagem e também do que se verifica para lá do que temos mais próximo.
Uma análise constante do que fazem os outros veículos e ir desenvolvendo uma capacidade quase premonitória (ganha-se com a prática e a leitura de reacções de outros condutores) também ajuda muito.
Registado
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."
Dalai Lama
Dezembro 15, 2019, 12:10:03, 12:10
Responder #7
replicantz
Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇
Offline
553
Sexo
Masculino
Re: O que Virginia Tech aprendeu sobre como e porque temos acidentes
Quem tiver interesse neste tipo de informação convido a acompanhar as análises do DanDanTheFireman.
Todas a semanas, e numa sequência de vários acidentes em vídeo, analisa, explica as razões que levaram ao acidente e que é suposto sabermos/praticarmos/fazermos para evitar o mesmo.
Boas curvas
Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk
Registado
Dezembro 16, 2019, 11:12:49, 11:12
Responder #8
JViegas
Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇
Offline
4595
Sexo
Masculino
Re: O que Virginia Tech aprendeu sobre como e porque temos acidentes
Também sigo o canal do DanDanTheFireman e acho que até faz um bom "trabalho" como divulgador de boas práticas de condução em duas rodas.
Analisa o acidente, o comportamento do motard e/ou do enlatado ou situação que provoca a queda.
É impressionante como as coisas acontecem depressa. Num segundo tudo muda.
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Clube Português Motociclismo
»
GERAL
»
Tudo sobre a segurança!
»
O que Virginia Tech aprendeu sobre como e porque temos acidentes