Autor Tópico: O que Virginia Tech aprendeu sobre como e porque temos acidentes  (Lida 1352 vezes)

Dezembro 13, 2019, 11:14:16, 11:14
Lida 1352 vezes

replicantz

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Apesar de ter sido feito nas Américas, aplica-se na mesma de forma universal julgo eu.

Fica aqui o link para o artigo original:
https://www.revzilla.com/common-tread/what-virginia-tech-learned-about-how-and-why-we-crash-our-motorcycles

Dezembro 13, 2019, 12:50:13, 12:50
Responder #1

Sapiens21

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 :nice:

Muito interessante esse estudo, que levou a que fossem "acompanhados" vários motociclistas, entre os 21 e os 79 anos, ao longo do equivalente a mais de meio milhão de Kms (no total).

A percentagem de acidentes, ao longo do tempo de estudo, pareceu-me um bocado elevada para o que poderia supor. Não esperava...mesmo!

As zonas de intersecção de estrada parece que representam (de longe) os maiores riscos.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 13, 2019, 13:24:07, 13:24
Responder #2

JViegas

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Faria sentido um estudo semelhante em Portugal para descobrir se existem semelhanças com a realidade de ambas sociedades.

Segundo apuraram, genericamente o risco de acidentes ocorre em cruzamentos e se por um lado os enlatados não nos vêm, foram apuradas outras razões diretamente dependentes do motard: condução agressiva, desatenção ou falta de aptidões.

Outro facto que destaco da reportagem é o que o autor escreve (sublinhado meu):

Here’s one thing I know I personally need to work on constantly, and I suspect many of you do, too. We need to look further ahead. It applies on the street, on the track, everywhere. One of the other risk factors the VTTI researchers found that I haven’t mentioned yet is that maneuvering to avoid an object, whether a pedestrian, an animal or something lying in the road, increases the risk factor by 12. Combine that with the high number of riders hitting another vehicle from behind and I get the feeling we’re just not paying close enough attention. We’re not keeping our eyes up and looking far down the road, to see the developing situation that is going to cause the driver in front of us to slam on his brakes, or to spot the hunk of exploded truck tire lying in our lane. Those things are taking us by surprise and we’re not giving ourselves enough time to react.

A antecipação durante a condução, o “olhar mais à frente”, antecipar o que pode acontecer: um comportamento de um enlatado que segue à nossa frente, a saída de uma curva mais apertada com lixo na via ou alguém em contramão, um cão que se atravesse no caminho, etc. etc. são “pequenos” truques que devemos tentar manter durante a nossa condução.

Excelente post replicantz

« Última modificação: Dezembro 13, 2019, 13:30:56, 13:30 por JViegas »

Dezembro 13, 2019, 15:11:42, 15:11
Responder #3

replicantz

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Foi exactamente a leitura que fiz e as duas coisas que me parecem mais importantes.

- Muita atenção e cuidados redobradas na aproximação e passagem de qualquer intersecção
- Criar o hábito de constantemente olhar mais além como foram de identificar e prever potenciais situações de risco

E sim, seria curioso ter este mesmo estudo mas feito individualmente em cada país da Europa  ;)

[edit] E agora percebo porque é que as interseções são a coisa que o DanDanTheFireman mais refere no Youtube.
« Última modificação: Dezembro 13, 2019, 15:14:08, 15:14 por replicantz »

Dezembro 13, 2019, 18:53:33, 18:53
Responder #4

JoãoPVCarvalho

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A isso chamo de condução defensiva.
Acrescentaria apenas o respeito pelo veículo, muitas vezes descuramos as suas reais capacidades (por mim falo) e os excessos aumentam o fator de risco...
Enfim muita atenção e bom senso são fundamentais.

Excelente post.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 14, 2019, 08:26:23, 08:26
Responder #5

Moto2cool

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Artigo muito interessante, talvez não traga novidades ao que já sabemos mas dá um cunho científico
Afinal somos mesmo os culpados pela maioria dos acidentes.
Bater por detrás, curvas saindo da faixa, deixar cair a mota, desvio de objectos  provavelmente antecipaveis.
Por isso se insiste muito na condução defensiva, atento ao que nos rodeia.
Bom tópico :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 14, 2019, 10:58:09, 10:58
Responder #6

Sapiens21

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Aquilo que o JViegas destacou do artigo parece-me muito importante.

De certa forma trata-se da importância do olhar...do saber olhar mais além.
Da análise constante da faixa de rodagem e também do que se verifica para lá do que temos mais próximo.

Uma análise constante do que fazem os outros veículos e ir desenvolvendo uma capacidade quase premonitória (ganha-se com a prática e a leitura de reacções de outros condutores) também ajuda muito.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 15, 2019, 12:10:03, 12:10
Responder #7

replicantz

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Quem tiver interesse neste tipo de informação convido a acompanhar as análises do DanDanTheFireman.

Todas a semanas, e numa sequência de vários acidentes em vídeo, analisa, explica as razões que levaram ao acidente e que é suposto sabermos/praticarmos/fazermos para evitar o mesmo.



Boas curvas


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Dezembro 16, 2019, 11:12:49, 11:12
Responder #8

JViegas

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Também sigo o canal do DanDanTheFireman e acho que até faz um bom "trabalho" como divulgador de boas práticas de condução em duas rodas.

Analisa o acidente, o comportamento do motard e/ou do enlatado ou situação que provoca a queda.

É impressionante como as coisas acontecem depressa. Num segundo tudo muda.