Autor Tópico: Avaria no meio da estrada! E agora? [u]Eis o que deves saber...  (Lida 1543 vezes)

Maio 24, 2016, 00:12:33, 00:12
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Sapiens21

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Avaria no meio da estrada! E agora?  Eis o que deves saber....




Presentemente já com mais de 15 anos de carta de carro, já levo no meu currículo 20 vezes mais quilometragem com este meio de transporte do que de moto, em certa medida por via da minha primeiríssima actividade profissional, que na altura me levou a fazer também da estrada em certa medida o meu próprio local de trabalho.

Ao longo deste período e até mesmo antes dessa altura, foram diversos os carros e por vezes algumas motos que vi parados na berma, desconhecendo da grande maioria dos mesmos se efectivamente a paragem decorria de uma necessidade que nada tinha que ver com problema técnico ou mecânico, ou se de facto haveria ali algo que a tinha forçosamente provocado.

Reportando-me em concreto às 2 rodas, ainda que grande parte dos conselhos que se vão seguir sejam ou possam ser comuns com os veículos de 4 rodas, pergunto...quem não ouviu ou leu sobre algum companheiro que teve uma avaria completamente inesperada, ou então que se viu a braços com uma paragem forçada  por falta de combustível, ou até mesmo por um furo num pneu num local longe de tudo e de todos...?

Ninguém está imune a uma ocorrência deste género e por mais cuidados que tenhamos com o modelo que conduzimos, por melhor que se cumpra o plano de manutenção delineado pelo fabricante ou pelo concessionário da nossa moto/scooter, existem avarias que, pura e simplesmente, não demonstram sintomas de qualquer género e que surgem de forma repentina, levando a que até uma simples avaria da parte eléctrica motive uma paragem cuja resolução não se compadece com o simples jogo de chaves que grande parte de nós tem no estojo que acompanha a nossa máquina.

E pior se torna este cenário, quando acontece em pleno período nocturno ou em local de fraca, deficiente ou até mesmo inexistente iluminação, tal como por exemplo uma estrada municipal ou secundária, bem conhecidas de todos nós enquanto condutores e usuários das mesmas.

Colocados que estão estes cenários, que repito…podem acontecer a qualquer um, começo desde já por deixar o primeiro dos conselhos assim que nos apercebemos de algo no veículo que conduzimos:  manter a calma!

O nervosismo e a irritação não nos levam a lado nenhum, pelo contrário ainda agudizam a situação que se quer resolvida de forma eficaz e em segurança, pelo que o manter da calma é imperioso quando algo do género nos surge.


O que fazer então…como deverei actuar nessas circunstâncias?


Logo que exista a percepção que a imobilização do veículo vai mesmo ocorrer (por qualquer motivo alheio à nossa vontade) há que actuar de forma rápida e efetiva, encostando de imediato a viatura o mais à direita que for possível na berma e assinalando a manobra (com piscas se a avaria não impossibilitar o seu uso, ou assinalando-o com o braço) tendo presente que se circula numa via pública e que circulam outros veículos no mesmo sentido ou em sentido contrário ao nosso. Nestes momentos iniciais, são os espelhos retrovisores os nossos maiores aliados e qualquer manobra que efectuemos terá que ser feita com cuidado redobrado e evitando uma travagem brusca que comprometa a nossa segurança e a de quem nos precede.

Já na berma e certificando-nos que a posição em que se encontra a nossa moto/scooter não causa embaraço à circulação, deveremos deixar ligado o pisca da direita ou ligar os 4 piscas (neste caso quando o modelo em concreto tem essa função e a avaria, em qualquer dos casos, não tenha afectado a sua utilização) e de seguida vestir o colecte reflector, independentemente se a paragem forçada ocorre de dia ou de noite, sendo este um equipamento que deverá acompanhar sempre qualquer motociclista/scootard.

Aqui faço um parágrafo para dizer, não me desviando muito do tema, que o aludido colete reflector, ainda que não seja obrigatória a sua aquisição para o motociclista ou mesmo o seu uso sempre que vamos a algum lado, pois tal decorre da opção tomada por cada um, entendo que pelo seu custo de aquisição baixo e pela segurança oferecida sempre que o mesmo é envergado, deverá levar a que qualquer companheiro adquira o aludido equipamento e (plo menos) o tenha sempre debaixo do banco ou noutro qualquer local que seja acessível caso haja necessidade.




Estando desta forma assinalada a nossa presença e a do nosso veículo, poderemos com maior segurança verificar o que se passou e o que poderemos fazer de seguida. Caso o problema não seja identificado ou impeça uma resolução no local, o telemóvel passa a ser agora a nossa melhor ferramenta, seja para chamar um familiar/amigo/conhecido que nos possa fazer sair daquele local rapidamente (motociclo inclusive), ou contactar a assistência em viagem através do seguro/ACP/outro.

Mantendo sempre a calma, deveremos dar uma indicação o mais precisa possível do local onde nos encontramos, dando pontos de referência se for necessário, por forma a facilitar ao nosso interlocutor a percepção do local onde nos pode ser prestado auxílio. Muitos dos smartphones actualmente no mercado já dispõem de sistema de GPS interno, hevendo igualmente inúmeras aplicações que do mesmo fazem uso para indicar a nossa posição, pelo que socorrermo-nos destas novas tecnologias não deixa de igualmente constituir uma vantagem de que se deve tirar partido nestas situações.

Sendo o risco de morte muito elevado quando alguém se encontra na berma, é importante em todo este processo ter atenção à circulação e mantermo-nos numa posição o mais afastada possível da faixa de rodagem.
Este conselho é-o ainda mais válido quando a avaria ou a situação que motiva a paragem, ocorre numa A.E…seja pelo facto de ser proibida a paragem neste tipo de vias e que pode levar a uma reacção adversa por parte de um automobilista que não espera ali a presença de ninguém na berma, seja pelas próprias velocidades ali praticadas.

Assim e porque uma avaria pode ocorrer em qualquer local, quando em A.E. e especialmente neste caso, além de parte das indicações atrás serem comuns, devo referir adicionalmente o seguinte:

- O contacto telefónico a ser efectuado deverá sê-lo preferencialmente para a assistência em viagem;
- Enquanto aguarda pela chegada da assistência, qualquer companheiro deverá manter-se do lado de fora dos rails de protecção (…sempre com o colete reflector vestido);
- Em nenhum momento deverá ser atravessada a faixa de rodagem para se colocar na zona do separador;
- Se por algum motivo a paragem forçada for ultrapassada e resolvida rapidamente, deverá ter-se especial cuidado  com a reentrada na via, aguardando o momento oportuno para o fazer e assim conseguir ganhar velocidade para a adequar à circulação dos demais veículos.

Finalizando e repetindo-me novamente num ponto crucial que destaco em todo estes procedimentos, informo que o manter da calma é extremamente importante para ultrapassar estas que são situações bastante aborrecidas quando acontecem, mas que se levadas em segurança e aplicadas correctamente, ajudam na sua resolução.




Bons e seguros Kms, companheiros.   ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 26, 2016, 13:26:37, 13:26
Responder #1

Sapiens21

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Uma imagem...com uma mensagem que lhe está subjacente, que achei interessante partilhar convosco.   :nice: :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 10, 2016, 18:39:07, 18:39
Responder #2

jacreis

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  • Modelo Motociclo: DL 650 V-Strom XT / CRUISYM 300
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Excelente tópico!

Como curiosidade vi no outro dia na televisão um oficial da PSP a relatar que na Ponte 25 de Abril em caso de imobilização forçada sobre o tabuleiro é proibido sair das viaturas e colocar o triângulo sinalizador. Não foi referido as excepções a esta excepção mas faz-me sentido no caso dos veículos de 2 rodas naturalmente o condutor e passageiro devam sair da viatura para sua segurança . :pensador: :pensador: :pensador: :pensador: