Autor Tópico: Parisienses querem banir duas rodas térmicos  (Lida 3103 vezes)

Janeiro 14, 2022, 17:10:35, 17:10
Lida 3103 vezes

Lourenço

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-Proibir totalmente as duas rodas térmicas é, portanto, uma solução de bom senso para resolver a fonte número 1 (de longe!) De poluição sonora em Paris.
A proposta não foi unânime, porém, pois apesar de seus 944 votos a favor, 307 pessoas votaram contra a medida.


Vamos vendo o que se passa por outras bandas e verificando as tendências, aprender com os erros dos outros contribuiria a uma aprendizagem mais barata em todos os sentidos.
Se na nossa realidade por cá pudéssemos atempadamente prevenir, tomando medidas para evitar chegar a extremismos destes seria bom.

Há um quase ódio na generalidade dos parisienses focado nos motociclistas que sendo muitos é também verdade que a forma como circulam tem contribuído para este sentimento e a recente obrigatoriedade de pagamento de estacionamento entre outras medidas é disso sinal inequívoco.

Realidades muito diferentes, (as diferenças atenuam-se e por várias razões há uma tendência galopante de aproximação legal, social e cultural) não creio que consultas públicas realizadas pelas autarquias em Portugal tenham nos próximos tempos os mesmos efeitos até porque por cá o contributo dos munícipes para as poucas consultas realizadas é diminuto ou seja há pouca participação cívica.

Por outro lado o sentimento de pertença a uma autarquia, nos direitos e deveres, é quase inexistente em Portugal apesar de por exemplo uma das ultimas medidas propostas pela Autarquia de Lisboa visando diferenciar tarifas de estacionamento em toda a cidade entre residentes e não residentes, com a qual pessoalmente não concordo, e outras como por exemplo os testes Covid pagos também só para residentes, demonstram que a tendência de diferenciação se vai acentuar.

Em Paris os residentes, talvez conscientes que a maioria dos motociclos que circulam são conduzidos por pessoas residentes em autarquias periféricas, apoiaram uma proposta de um residente que absolutamente quer proibir a circulação de motociclos térmicos dentro da cidade, 944 votos a favor e 347 contra.

A Autarquia tinha 30 propostas em consulta ás quais os residentes acrescentaram 142 entre estas a citada proibição de duas rodas térmicas que vem na sequência dos recentes radares de ruído que começarão a autuar de forma completamente automática os veículos em excesso de ruído.



Os Parisienses querem banir motocicletas e scooters.
Uma proposta para proibir totalmente os veículos térmicos de 2 rodas na capital.


O plano de ruído será examinado pela segunda vez na primavera pelo Conselho de Paris.
Reduzir a poluição sonora na capital. Este é o novo objetivo perseguido pela cidade de Paris através do seu plano de ruído que foi apresentado em outubro passado. Mas para além das 30 ações imaginadas pela autarquia, foi lançada uma consulta para recolher as ideias dos parisienses e explorar novos caminhos ou complementar as medidas existentes.

A consulta terminou esta semana e viu surgir nada menos que 142 novas propostas com quase 26.750 votos. E é uma proposta extrema, no mínimo, que recebeu mais votos.

Esta não é uma das 30 medidas do município, mas sim uma proposta agregada durante a consulta. A ideia não poderia ser mais radical, pois consiste em pura e simplesmente proibir a circulação de todos os veículos motorizados térmicos de duas rodas na Capital. Também é apresentada em nuances por seu autor:

-Proibir totalmente as duas rodas térmicas é, portanto, uma solução de bom senso para resolver a fonte número 1 (de longe!) De poluição sonora em Paris.

A proposta não foi unânime, porém, pois apesar de seus 944 votos a favor, 307 pessoas votaram contra a medida.

Como sabemos, Paris já está envolvida na luta contra o ruído das motocicletas e scooters com a experimentação de radares sonoros que permitirão verbalizar os usuários cujos veículos não estão em ordem. Esta proposta ganhou por sua vez maior apoio com 821 pessoas a favor contra 51 contra.

Se é provável que um dia os veículos térmicos sejam proibidos de circular na capital, é difícil imaginar a cidade tomando uma decisão tão radical no curto prazo, principalmente para uma única categoria de usuários.

Todas estas propostas serão, no entanto, objecto de uma avaliação que acompanhará o plano de redução do ruído de Paris durante a sua segunda visita ao Conselho de Paris na próxima primavera.


O texto da proposta aprovada em consulta:

Ruído no ambiente

Augustin • 11 de novembro de 2021
Proibição de 2 rodas térmicas (scooters e motocicletas) em Paris

1256 votos, 327 argumentos

A poluição sonora associada ás duas rodas térmicas é bem conhecida e bem documentada. Um 2 rodas térmicas pode, assim, acordar mais de 10.000 parisienses à noite, de acordo com um estudo da BruitParif. Estes incómodos sonoros são regularmente apontados em recentes consultas parisienses, ainda que estas consultas não se relacionem em nada com o assunto (consulta relativa à reforma do PLU por exemplo, ou à criação de uma ZTL), o que ilustra bem a exasperação dos os habitantes vis-à-vis este problema.

Hoje existem muitas alternativas ás duas rodas térmicas: elétricas em primeiro lugar, mas também bicicletas eletricamente assistidas ou bicicletas elétricas (sem contar o transporte público, Paris sendo o número 1 todos os anos em termos de infraestrutura de transporte em comum nas classificações internacionais, ou as deslocações a pé).

2 Rodas térmicas são também uma fonte de poluição atmosférica desproporcional (50% das emissões de dióxido de azoto para 6% dos veículos motorizados). São também fontes recorrentes de incivilidade (desrespeito das passagens de pões, dos espaços de bicicletas, semáforos, estacionamento ou trânsito no passeio, trânsito em faixas de BUS e ciclovias). Limitar seu número e, portanto, o impacto de seus incômodos é crucial em uma cidade tão densa e povoada quanto Paris.

Em termos de ruído, a poluição sonora das duas rodas é diretamente responsável por cerca de 800 mortes por ano.

Proibir totalmente as duas rodas térmicas é, portanto, uma solução de bom senso para resolver a fonte número 1 (de longe!) de poluição sonora em Paris.

Obrigado por não ceder aos lobbies das duas rodas motorizadas e por ter em conta a opinião da grande maioria dos parisienses que sofrem diariamente.


http://www.lerepairedesmotards.com/actualites/2022/interdiction-circulation-motos-scooters-paris-parisiens.php

https://idee.paris.fr/consultations/projet-de-plan-damelioration-de-lenvironnement-sonore-2021-2026/consultation/donnez-votre-avis-sur-le-plan-damelioration-de-lenvironnement-sonore-de-la-ville-de-paris/opinions/bruit-dans-lenvironnement/interdiction-des-2rm-scooters-et-motos-thermiques-a-paris

Janeiro 14, 2022, 17:46:16, 17:46
Responder #1

VCS

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Janeiro 14, 2022, 18:47:50, 18:47
Responder #2

Lourenço

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É mesmo extremismo mas bem real  :(

A instalação dos atuais radares de ruído saiu de uma destas consultas, 821 votos a favor e 51 contra; os estacionamentos pagos para duas rodas, a proibição de utilização de corredores BUS, a pressão enorme para definitivamente proibir o inter filas, a imposição e manutenção de tarifas em portagens idênticas aos 4 rodas, tudo decisões que se vão impondo apesar dos mega espetáculos dos desfiles e concentrações motards de protesto.

Evidentemente nestas "assembleias votantes" os que participam votam, os ausentes, mesmo nos processos online, deixam que decidam por eles e muito logicamente os motociclistas devem fazer parte dos ausentes.

Nenhuma organização motard em frança ou Paris alertou ou alerta sequer os membros para estas consultas públicas e para a possibilidade de participar, talvez estejam demasiado ocupados a organizar desfiles pomposos, o mais ruidosos possível, improdutivos e cronicamente afundadores ainda mais da imagem dos motociclistas perante a sociedade civil.

Tudo isto, em França mas também na Alemanha me convenceu que por cá os grupos de motociclistas organizadores de protestos semelhantes, na escala, há muito que deviam concentrar os protestos em questões valorizantes em vez de perderem tempo a fazer chover no molhado com a história das inspeções e sobretudo apostarem, como verdadeiro lóbi defensor do mundo motociclista, na capitalização de apoios junto de grupos parlamentares, até para uma clarificação de normas e leis vigentes e em simultâneo nas campanhas internas de civilidade e esclarecimentos.

Janeiro 14, 2022, 19:02:44, 19:02
Responder #3

2low

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Outubro 2014 foi a minha ultima visita a Paris e recordo-me realmente de uma determinada sonoridade ao logo de toda a cidade:

- Yamaha Tmax com Akrapovic
- Fiat "500" Abarth com escape de barulho
(avenida campos elisios tinham ali a meio frota de ferrari/lamborghini/porsche de aluguer que de vez enquando faziam barulho, mas é "pontual")

Pelo meio era ver a frota de MotoTaxi pela cidade até ao aeroporto - Honda Goldwing F6A - mas estas percetíveis pela dimensão e não pela barulheira.

De resto, tenho recordação de estar praticamente a ouvir sirenes de ambulâncias e policias, sempre a cada 10min.

Será que estas mentes brilhantes idiotas casmurros e parolos também vão exigir a finalização dos Fiat "500" abarth e das sirenes da policia, ambulâncias e bombeiros?

Haja paciência para conseguir assimilar estas idiotices parolas e damagogas!
Por menos de 10% de pessoas exibicionistas que não fazem nada da vida a não ser andar a fazer barulho pela cidade de Paris, todos os outros pagam a fava?!
E acham que esses mesmos exibicionistas não vão colocar sonoridade dos veículos eléctricos?!
E não me venham com a treta do "ah e tal mas os electricos não fazem barulho" e "é proibido fazer ruído" e "vão existir radares de som" porque apesar de ser tudo válido o que dizem, também é valido o que disse atrás... "Podem tirar o parolo à parolice mas não conseguem tirar a parolice do parolo!"

Sobre o que disse no inicio, sobre as Yamaha Tmax com akrapovic, sim... era o que se via e ouvia por toda a cidade MAS a par dos Fiatzitos Abarth...
Desconheço se actualmente e desde 2014 o panorama tenha mudado mas era esta a realidade que eu conhecia!

"Proibir totalmente as duas rodas térmicas é, portanto, uma solução de bom senso para resolver a fonte número 1 (de longe!) de poluição sonora em Paris."
Bom senso?! Onde está o bom senso?! Isto é DESCRIMINAÇÃO DE GENTE MESQUINHA PAROLA!
Vou retribuir a essa gente da mesma forma para ver o caricato que eles defendem:
"ora bem... detesto bicicletas vermelhas e como pertenço a um grupo de activistas vou fazer com que TODAS as bicicletas sejam abolidas da via publica".
Peguei no exemplo da bicicleta porque a bicicleta é o brinquedo preferido dessa gente pequenina, os tais lobbys que tanto se fala... Já a cor vermelha, ora... podem mudar para a cor que quiserem, não é o importante da questão.

Para concluir:
Quero ver todos os motociclistas a irem entupir ainda mais o transito com automóveis ligeiros térmicos!
« Última modificação: Janeiro 14, 2022, 20:49:47, 20:49 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 14, 2022, 22:50:36, 22:50
Responder #4

snap

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E depois de comprar o automóvel a primeira coisa a alterar é… o sistema de escape….


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Janeiro 15, 2022, 16:19:11, 16:19
Responder #5

JustGil

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Espero que fique apenas por Paris e que apareça uma nova solução menos extremista   :zangadoplus:
Realmente, é difícil de compreender a mente de certas pessoas, até parece que só são as motas que fazem ruído  :toma:

Janeiro 16, 2022, 05:21:55, 05:21
Responder #6

António Teles

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Fiquei alarmado com a situação, pois é um reconhecer da incapacidade de como resolver o assunto.
Pessoalmente concordo com os  parisienses que se queixam de acordar com o barulho das motas térmicas. É um horror!
Moro em Loures a uns bons 500m em linha reta da autoestrada e por vezes no silêncio da noite oiço (acordo) com um doido ou outro a ripar na autoestrada, possivelmente passam muitos mais que nem dou conta, e que não são esses doidos.
Posição extremista que pouco acrescentará ao pouco civismo daqueles que incomodam deliberadamente por não distinguirem o certo do errado, ou caso distingam não se preocupam com os demais.

Agora o camião do lixo é que me persegue desde miúdo.  em Lisboa onde nasci e cresci, diariamente perto da meia noite lá estavam aqueles barulhos, um camião os homens a falar alto enquanto deitavam os sacos do lixo para dentro, mais tarde eram os baldes a serem despejados para dentro do camião  e o camião e os homens e......., tudo ao longo da rua. Já em Loures o mesmo barulho sendo que agora se acrescenta o hidráulico do camião a levantar os contentores.
Ainda bem que não tenho capacidade para influenciar e decidir, pois senão ..... :backup.to.topic:
A ver se paro quieto?! 🏍

Janeiro 16, 2022, 12:40:34, 12:40
Responder #7

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Fiquei alarmado com a situação, pois é um reconhecer da incapacidade de como resolver o assunto.
Pessoalmente concordo com os  parisienses que se queixam de acordar com o barulho das motas térmicas. É um horror!
Moro em Loures a uns bons 500m em linha reta da autoestrada e por vezes no silêncio da noite oiço (acordo) com um doido ou outro a ripar na autoestrada, possivelmente passam muitos mais que nem dou conta, e que não são esses doidos.
Posição extremista que pouco acrescentará ao pouco civismo daqueles que incomodam deliberadamente por não distinguirem o certo do errado, ou caso distingam não se preocupam com os demais.

Agora o camião do lixo é que me persegue desde miúdo.  em Lisboa onde nasci e cresci, diariamente perto da meia noite lá estavam aqueles barulhos, um camião os homens a falar alto enquanto deitavam os sacos do lixo para dentro, mais tarde eram os baldes a serem despejados para dentro do camião  e o camião e os homens e......., tudo ao longo da rua. Já em Loures o mesmo barulho sendo que agora se acrescenta o hidráulico do camião a levantar os contentores.
Ainda bem que não tenho capacidade para influenciar e decidir, pois senão ..... :backup.to.topic:

Aprofundando a questão, quando as normas ou leis não são cumpridas e devidamente fiscalizadas, por vezes por incompetência, por vezes com receio da crítica e consequente demissão de responsabilidades, o que acontece normalmente é que fica aberto o caminho para a ascensão do populismo sinónimo de extremos e o poder passa a ser exercido sobre a base e com a agitação da bandeira dos poucos maus exemplos de incumprimento.

A história dos camiões do lixo e o barulho enorme que fazem durante a noite ao ponto de acordar uma rua ou um bairro inteiro todas as noites é talvez para quem não tomou contato com essa realidade algo estranha mas é um suplício ainda para milhares de pessoas. Hoje não tenho esse problema mas num bairro onde morei aconteceu-me e na altura já os moradores tinham interpelado a junta de freguesia e a CML e a questão acabou por ser resolvida através de uma melhor planificação, desde as horas de passagem, a deslocação de alguns contentores e ecocentros de recolha, apesar da resistência dos serviços da CML os moradores organizados, bem documentados e representados nas assembleias provaram o incómodo e mesmo a ilegalidade obrigando á mudança.
« Última modificação: Janeiro 16, 2022, 12:42:47, 12:42 por Lourenço »

Janeiro 16, 2022, 14:08:30, 14:08
Responder #8

António Teles

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[quote


Aprofundando a questão, quando as normas ou leis não são cumpridas e devidamente fiscalizadas, por vezes por incompetência, por vezes com receio da crítica e consequente demissão de responsabilidades, o que acontece normalmente é que fica aberto o caminho para a ascensão do populismo sinónimo de extremos e o poder passa a ser exercido sobre a base e com a agitação da bandeira dos poucos maus exemplos de incumprimento.



Nem mais!
A ver se paro quieto?! 🏍

Janeiro 17, 2022, 23:25:02, 23:25
Responder #9

Cross

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O problema de estas coisas é que abrem precedentes que apesar de não terem vínculo legal são no entanto pior que isso influência a opinião pública!
Será uma questão de tempo.

Sobre as manifestações comento o mesmo que fiz nas outras vezes sobre manifestações motociclista. A diferença tem que se fazer pelo lado do comum e não do particular do motociclo... quem não entendeu até agora não vai entender se não for pelo exemplo... ou seja podiam os motociclistas lutar pelos direitos dando o exemplo e provar que não resolve e piora se for feito como indicado.
Uma boa manifestação era não fazer line splitting, não dar gazadas e andar atraz dos veículo não indo para a frente dos semáforos, ocupar um lugar de estacionamento por está a ser pago, o atrazo nas encomendas, nas entregas de comida,  nos táxis, aumentava a poluição... bloqueava tudo e mostrava realmente que não existia barulho mas tudo mais era pior.

O trânsito em Paris está totalmente descontrolado, nas horas de ponta está impossível, não há  lugares de estacionamento por isso cada vez mais motos. Claro fazia mais sentido limitar os carros e não os motociclos mais isso não dá muito j€ito!!!


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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 26, 2022, 23:08:36, 23:08
Responder #10

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ainda no tema deste tópico, deixo em complemento também um artigo que foi publicado no site Motor24 e que dá conta da existência de uma certa 'pressão' feita por um grupo de cidadãos parisienses, para que os motociclos com motor térmico fiquem mais arredados da circulação...ou limitados.

O objetivo de tudo isto e como dado conta na criação do tópico é o de...reduzir o barulho. :chiuuuu:


https://www.motor24.pt/motores/grupo-de-cidadaos-parisienses-contra-as-motos-com-motor-termico-na-cidade/1549907/


Ah....

E já agora, este aparelho que podem ver na imagem que deixo abaixo é o novíssimo sistema instalado por lá (Paris) e que até emite automaticamente a multa se os decibéis passarem do permitido.




O jornal The Guardian teve um artigo dedicado a isto há poucos dias.

https://www.theguardian.com/world/2022/feb/15/noise-radar-in-paris-will-catch-raucous-cars-and-motorbikes
« Última modificação: Fevereiro 26, 2022, 23:10:05, 23:10 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 27, 2022, 10:36:15, 10:36
Responder #11

2low

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Em Inglaterra já existem grupos a tentar defender uma descarbonização gradual mas não tão rápida quanto nos automóveis (chama-se bom senso):

https://www-motorcyclenews-com.translate.goog/news/petrol-ban-motorbikes/?_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-PT

"o MCIA levou em consideração uma série de fatores, desde o efeito positivo que o motociclismo de lazer tem na saúde mental das pessoas até as emissões de CO2 do Ciclo de Vida por km de uma motocicleta a gasolina de desempenho - que é consideravelmente menor do que um carro a gasolina de desempenho e um carro elétrico médio."

Infelizmente os governantes que existem em cada país da união europeia, são na sua maioria uma cambada de demagogos e que têm tomado decisões péssimas:
- a aceleração da descarbonização na produção de energia eléctrica em Portugal é um caso bem (re)conhecido
(em paralelo com estes deslumbramentos idiotas, foi a situação da mudança para o TDT, em que em Portugal tivemos de comprar TV's mais modernas pois as que funcionavam em toda a Europa, não funcionavam com a nova norma mpeg4, que diga-se que Portugal terá sido quase único a adoptar essa mesma norma...)
- etc

Portanto... para um demagogo que pensa que tinha apaziguado as intenções de um louco invadir um país vizinho... resta esperar sentado por novas demagogias contra as duas rodas...
...seja por radares de som, radares de fumo, etc... isto em França!

nota: estou frustrado com os tempos actuais, temos de estar constantemente a lutar com adversidades e ainda mais pelas demagogias de novas políticas que nada nos ajudam!
Já era tempo de voltar a existirem políticas de sustentar uma classe média forte e promover consumo realmente sustentável: vasilhame garrafas como era nos anos 70/80, etc
« Última modificação: Fevereiro 27, 2022, 10:42:12, 10:42 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 15, 2022, 08:20:48, 08:20
Responder #12

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Isto parece mesmo um 'ataque cerrado' às 2 rodas, aquilo que se está a fazer em Paris e que já se iniciou noutras cidades em França.

Segundo aquilo que acabo de ler na publicação RideApart, em Paris sucedem-se as limitações às 2 rodas e as...ideias para o fazer.

Agora incide especificamente sobre a limitação às scooters que se dedicam a entregas, devido (segundo dizem!) a reclamações de barulho e velocidade.

Assim, estão já a estabelecer áreas de estacionamento designadas (muito limitadas no número que podem comportar), como primeiro passo do plano, minimizando sobretudo a possibilidade de ajuntamentos nos bairros.

Ainda assim devo dizer - a confirmar-se que alguns desses 'entregadores' fazem uso de caminhos específicos para pedestres - que existem comportamentos que podiam e deviam ser evitados.

https://www.rideapart.com/news/580069/paris-delivery-scooters-complaints-regulations/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 13, 2022, 15:15:24, 15:15
Responder #13

TMXR

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O que não falta no mundo e malucos a querer coisas


Pode ser que com a situação que vamos ter nos próximos tempos se aprenda alguma coisa
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l