Autor Tópico: Os objectivos e o que já foi conseguido pela startup Portuguesa Power Dot!  (Lida 2054 vezes)

Março 29, 2021, 13:17:06, 13:17
Lida 2054 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Os objectivos e o que já foi conseguido pela startup Portuguesa Power Dot!







Julgo que nunca se falou da startup Power Dot aqui pelo fórum, ou pelo menos não lhe foi dado o devido destaque...

E menciono destaque, porque esta startup portuguesa está a crescer muito rapidamente, operando na área dos postos de carregamento para carros elétricos.

Numa das notícias mais recentes que li (com apenas uma semana) e que envolve esta startup portuguesa, sabe-se que vai investir 25 milhões de euros em Espanha e aí irá instalar aproximdamente 1.000 estações num prazo de execução fixado em 5 anos. E atenção que 1.000 estações poderá significar, nalguns casos, muito mais do que 1.000 pontos de carga. Ou seja, cada estação pode ter vários pontos de carga...
E isto só para começar, já que pretendem chegar às 2.000 por lá..

No que toca ao nosso país, a Power Dot vai abrir mais de 100 postos de carregamento ainda no decorrer de 2021, juntando-se assim aos cerca de 350 existentes (com 2 tomadas cada), havendo a vontade de instalar muitos mais nos anos mais próximos.

A visão desta startup, a sua forma de actuar e o seu crescimento muito rápido são sinónimos de um trabalho que tem dado frutos e, a avaliar pelo que disse o seu presidente executivo numa entrevista dada ao 'Dinheiro Vivo' (de que deixarei link no final), por certo ainda irá cimentar mais esta posição internacional:


"Estamos a lançar-nos em Espanha: queremos chegar aos 2 mil pontos de carga e investir cerca de 25 milhões de euros nos próximos cinco anos. Espanha precisa de chegar a 200 mil pontos de carregamento; atualmente, só existem 8 mil. Acreditamos que há aqui uma oportunidade de mercado".

A aposta da marca tem sido essencialmente em centros comerciais, retail parks, restaurantes e parques municipais, não cobrando qualquer verba pela instalação dos carregadores.
A metodologia levada a cabo pela Power Dot permite que os parceiros fiquem com uma parte da receita gerada, tratando igualmente de toda a 'burocracia' por assim dizer, ou seja, certificação, instalação e a (importante!) gestão das estações.


Recentemente estreraram as primeiras tomadas de carga ultrarrápida (150 kW), ainda que no presente a larga maioria das existentes sejam de carga semirrápida e rápida.


Deixo 2 links para consulta, um da própria startup e outro do artigo da 'Dinheiro Vivo'.

Penso que iremos ouvir falar muito mais desta startup portuguesa nos próximos tempos.
Veremos... :)


LINK


LINK
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 29, 2021, 13:59:29, 13:59
Responder #1

ALCLCF

  • Visitante
Acho que não se dá muito destaque pelos preços. Havendo escolha é ir para outro fornecedor. :blush:


Março 29, 2021, 16:19:33, 16:19
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não estou dentro do assunto, mas (pergunto com desconhecimento de causa)...serão eles unicamente a fixar os preços cobrados nos equipamentos que instalam?
Partirá somente deles?

Já agora, os pontos de carga instalados em PT são já em número maior do que imaginava... :nice:

Veremos no final deste ano... :read.calm:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 29, 2021, 17:57:17, 17:57
Responder #3

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Os CEME e os OPC determinam cada qual os seu preços o que com as taxas e impostos resulta no preço final de cada carregamento.

Postos de carregamento atuais:

-Públicos
1116 dos quais 282 PCR e 6 PCUR
Fora de serviço 93
Em construção 221
Projetados 184

-Privados
578 (PCN, PCR e PCUR)


Março 29, 2021, 18:33:41, 18:33
Responder #4

ALCLCF

  • Visitante
Digo, o preço ao cliente final. Nos grupos de VE's vejo muita gente a dizer o mesmo. Powerdot só na falta de alternativa.

Acho que o modelo de negócio é do género: nós tratamos de tudo, instalamos tudo sem encargos; vamos cobrar/recuperar depois com os carregamentos

Maio 24, 2022, 16:52:53, 16:52
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Aparentemente as coisas estão a correr bem com a startup Portuguesa.  :nice:

Segundo uma notícia desta semana, receberam um investimento avultado e que lhes permitirá alcançar o mercado com renovados argumentos e capacidade.  :palmas:

Segue-se agora uma expansão clara da rede de carregamento elétrico.

https://away.iol.pt/energia/carregamento/power-dot-recebe-150-milhoes-para-expandir-rede-de-carregamento-eletrico/20220524/628b69de0cf2ea4f0a4bebd6
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama