Autor Tópico: Quão seguro é prender o capacete na moto?  (Lida 3424 vezes)

Março 26, 2023, 20:20:06, 20:20
Lida 3424 vezes

Robson

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 185
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
Boas,

Vou fazer uma viagem à Espanha com minha esposa em maio e por mais espaço que tenho nos side e top cases, eles estarão bem cheios.

Nas paradas para passear nas cidades eu pensei em usar um cabo de aço (ou corrente) para prender os capacetes na moto enquanto ando pelos lugares.

Serão paradas curtas, durante o dia, normalmente em lugares movimentados (centros, praças e outro lugares turísticos).

Nenhum sistema é infalível, mas na opinião (e experiência de vocês), acham que é algo viável ou ainda assim é arriscado deixá-los pendurados lá? Penso que ninguém iria roubar uma viseira, mas esta parte não terá proteção alguma.

Março 26, 2023, 21:11:47, 21:11
Responder #1

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Boas,

Vou fazer uma viagem à Espanha com minha esposa em maio e por mais espaço que tenho nos side e top cases, eles estarão bem cheios.

Nas paradas para passear nas cidades eu pensei em usar um cabo de aço (ou corrente) para prender os capacetes na moto enquanto ando pelos lugares.

Serão paradas curtas, durante o dia, normalmente em lugares movimentados (centros, praças e outro lugares turísticos).

Nenhum sistema é infalível, mas na opinião (e experiência de vocês), acham que é algo viável ou ainda assim é arriscado deixá-los pendurados lá? Penso que ninguém iria roubar uma viseira, mas esta parte não terá proteção alguma.
Eu já fiz isso várias vezes e até passo o cabo por dentro de uma manga do blusão e fica lá também.
Até hoje correu bem mas, como sabemos é muito fácil cortar o cabo de aço com uma tesoura apropriada...
Já uma corrente carece de uma rebarbadora e em plena luz do dia deve ser um pouco rebuscado de acontecer mas... O risco existe e nem a mota está segura.
Acredito que desde que a mota fique numa zona movientada não haverá problema.

Atualmente com a mota e com o equipamento que uso não tenho esse problema. O Top case está reservado aos capacetes e luvas e os blusões toleram-se bem. Caso a temperatura vá além dos 30 transporto o blusão na mão.
Relativamente à bagagem, se precisas das três malas, das duas uma! Ou as malas são muito pequenas ou levas muita coisa que poderias facilmente dispensar.
Eu e a minha esposa já andámos uma semana na estrada e uma mala para cada um foi suficiente.
Só a título de curiosidade deixo aqui o conteúdo da minha mala (porque a minha esposa consegue levar mais )

Para uma semana:

5 T-shirts
5 mudas de roupa interior
1 garrafa de água de 1,5Lt
1 pack de toalhitas húmidas
1 pacote de lenços de papel
1 bisnaga de limpa-óculos (é óptimo para limpar a viseira)
1 charger universal
1 power bank
1 Cabo do telemóvel e um adaptador usb/c, d, e, xpto
1 necessaire
(com apenas o que é realmente necessário, nada de perfumes e mariquices, barba não desfaço até regressar) creme nivia porque o rosto seca muito, pasta e escova de dentes, fio dentário, anti-transpirante, Brufen, Voltaren porque já passei dos 50 e um spray milagroso para as dores musculares. O resto é disponibilizado pelos hotéis.

Ainda sobra espaço para guardar os muitos "requerdos" que a esposa vai comprando e já não cabem na mala dela.

Na mota fica ainda uma pequena caixa de ferramentas onde guardo um estojo de primeiros socorros, um cadeado d3 disco, um kit de reparação de furos, um canivete Suíço para abrir as cervejas e uma pequena lanterna. Ferramentas zero!

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Março 26, 2023, 22:20:42, 22:20
Responder #2

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Diria o mesmo. Se tens 3 malas (2 laterais e 1 top case) e vão cheias, é porque levas "tralha" a mais.
Nas grandes cidades,  há locais centrais, com cacifo (supermercados,  estações comboio,etc.) e podes lá deixar capacetes e/ou casacos. Ou entao, se fores para hotel,  pondera ir ligo para o mesmo e deixar moto e equipamento no hotel, e vais conhecer a cidade. Planifica bem a viagem e se calhar não tens de deixar "à sorte" o equipamento e/ou moto.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Março 27, 2023, 08:59:19, 08:59
Responder #3

Robson

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 185
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
Diria o mesmo. Se tens 3 malas (2 laterais e 1 top case) e vão cheias, é porque levas "tralha" a mais.
Relativamente à bagagem, se precisas das três malas, das duas uma! Ou as malas são muito pequenas ou levas muita coisa que poderias facilmente dispensar.

Não penso em ter todas as malas cheias. Meu plano é usar as laterais para roupas e todos os outras coisas necessárias (higiene, peças, kits furo, aparelhos, cabos, etc) e ter o top case vazio, para trazer as coisas (conforme o João disse 😎) que a mulher vai comprando pelo caminho.

Porém, ficar passeando nos lugares com capacete e jaqueta (dependendo da temperatura) torna-se um incômodo. Por isso pensei em deixar estes pertences na moto. O Top Case, mesmo vazio, não cabe 2 capacetes e 2 jaquetas ao mesmo tempo.


Na mota fica ainda uma pequena caixa de ferramentas onde guardo um estojo de primeiros socorros, um cadeado d3 disco, um kit de reparação de furos, um canivete Suíço para abrir as cervejas e uma pequena lanterna. Ferramentas zero!
Aproveitando ainda este comentário. Que tipo de Kit recomenda? Meus pneus são tubeless. Seria aquele canister com gás e aquele líquido selador?


Março 27, 2023, 21:02:59, 21:02
Responder #4

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Diria o mesmo. Se tens 3 malas (2 laterais e 1 top case) e vão cheias, é porque levas "tralha" a mais.
Relativamente à bagagem, se precisas das três malas, das duas uma! Ou as malas são muito pequenas ou levas muita coisa que poderias facilmente dispensar.

Não penso em ter todas as malas cheias. Meu plano é usar as laterais para roupas e todos os outras coisas necessárias (higiene, peças, kits furo, aparelhos, cabos, etc) e ter o top case vazio, para trazer as coisas (conforme o João disse 😎) que a mulher vai comprando pelo caminho.

Porém, ficar passeando nos lugares com capacete e jaqueta (dependendo da temperatura) torna-se um incômodo. Por isso pensei em deixar estes pertences na moto. O Top Case, mesmo vazio, não cabe 2 capacetes e 2 jaquetas ao mesmo tempo.


Na mota fica ainda uma pequena caixa de ferramentas onde guardo um estojo de primeiros socorros, um cadeado d3 disco, um kit de reparação de furos, um canivete Suíço para abrir as cervejas e uma pequena lanterna. Ferramentas zero!
Aproveitando ainda este comentário. Que tipo de Kit recomenda? Meus pneus são tubeless. Seria aquele canister com gás e aquele líquido selador?

Não!

Se tens pneus tubeless compra um Kit de tacos com cola e "puas" para remenda pneus.

Qualquer coisa deste género:
https://www.amazon.es/-/pt/dp/B00L8101QI/ref=asc_df_B00L8101QI/?tag=ptgogshpadde-21&linkCode=df0&hvadid=634515029461&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=1403499528141695548&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=20877&hvtargid=pla-614200550059&psc=1
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Março 28, 2023, 12:55:41, 12:55
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O que tenho e igual ao que o João indicou
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 30, 2023, 08:46:13, 08:46
Responder #6

Robson

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 185
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
Diria o mesmo. Se tens 3 malas (2 laterais e 1 top case) e vão cheias, é porque levas "tralha" a mais.
Relativamente à bagagem, se precisas das três malas, das duas uma! Ou as malas são muito pequenas ou levas muita coisa que poderias facilmente dispensar.

Não penso em ter todas as malas cheias. Meu plano é usar as laterais para roupas e todos os outras coisas necessárias (higiene, peças, kits furo, aparelhos, cabos, etc) e ter o top case vazio, para trazer as coisas (conforme o João disse ) que a mulher vai comprando pelo caminho.

Porém, ficar passeando nos lugares com capacete e jaqueta (dependendo da temperatura) torna-se um incômodo. Por isso pensei em deixar estes pertences na moto. O Top Case, mesmo vazio, não cabe 2 capacetes e 2 jaquetas ao mesmo tempo.


Na mota fica ainda uma pequena caixa de ferramentas onde guardo um estojo de primeiros socorros, um cadeado d3 disco, um kit de reparação de furos, um canivete Suíço para abrir as cervejas e uma pequena lanterna. Ferramentas zero!
Aproveitando ainda este comentário. Que tipo de Kit recomenda? Meus pneus são tubeless. Seria aquele canister com gás e aquele líquido selador?

Não!

Se tens pneus tubeless compra um Kit de tacos com cola e "puas" para remenda pneus.

Qualquer coisa deste género:
https://www.amazon.es/-/pt/dp/B00L8101QI/ref=asc_df_B00L8101QI/?tag=ptgogshpadde-21&linkCode=df0&hvadid=634515029461&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=1403499528141695548&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=20877&hvtargid=pla-614200550059&psc=1
Obrigado João.

Março 30, 2023, 11:55:27, 11:55
Responder #7

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Por vezes deixo o capacete preso à moto, passando um cadeado flexível entre a zona da frente do capacete (integral) e a sua base, prendendo-o nos suportes das pegas do passageiro.
Até hoje nunca tive problemas.
Mas, diria que ajuda não fazer isso com um capacete muito apetecível/novo/caro, pois os amigos do alheio podem sentir-se tentados a roubá-lo, e com tempo conseguem "desfazer" qualquer cadeado.

Outra recomendação que daria é nunca, mas nunca, deixar o capacete preso à roda, junto ao chão. São um alvo fácil de qualquer cão e como sabemos os cães adoram mijar em rodas... :o



Se tens 3 malas (2 laterais e 1 top case) e vão cheias, é porque levas "tralha" a mais.

X2


Março 30, 2023, 19:08:20, 19:08
Responder #8

Santos

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 37
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750X
  • Localidade: Vila cha
O meu concelho é nem nas pegas com cadeados nem tão pouco e como vejo alguns na roda frente moto.
Nem sempre pode correr bem.

Abril 22, 2023, 10:05:39, 10:05
Responder #9

Robson

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 185
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
Well. Comprei um cadeado da Abus pra emergência:

https://www.amazon.es/dp/B0065USVGO?ref=ppx_pop_mob_ap_share


Vou usá-lo se parar em locais bem movimentados e por pouco tempo e "torcer" para não ter problemas.