Autor Tópico: EICMA 2024 - Novo motor Honda V3 com compressor elétrico  (Lida 773 vezes)

Novembro 08, 2024, 16:13:13, 16:13
Lida 773 vezes

JViegas

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Para mim a melhor noticia que podia ter acontecido para os lados da Honda foi a apresentação do novo motor V3 com um compressor elétrico.



Será que chegará à luz do dia uma mota com ajuda elétrica acessível?

A noticia:
https://global.honda/en/newsroom/news/2024/c241105ceng.html


Novembro 09, 2024, 23:48:11, 23:48
Responder #1

dfelix

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É giro que experimentem coisas diferentes...
Sobretudo quando a Honda há muito que parece estagnada quanto a criatividade.

Mas um V3 sempre foi aquela que não faz sentido a não ser pelo exotismo.
Porém, a ideia do compressor é catita.
Apesar de que a Kawasaki já desbravou esse terreno, e nem por isso expandiu esse conhecimento a outras plataformas além da H2 que parece ter estagnado.

Novembro 10, 2024, 12:51:19, 12:51
Responder #2

Gentleman rider

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É giro que experimentem coisas diferentes...
Sobretudo quando a Honda há muito que parece estagnada quanto a criatividade.

Se funcionar bem (e não acredito que a Honda, sendo Honda, deixe esta moto chegar aos stands sem estar a funcionar muito bem) não tenho grandes dúvidas de que será a moto da década.

Mas um V3 sempre foi aquela que não faz sentido a não ser pelo exotismo.
Porém, a ideia do compressor é catita.

Packaging e eficiência.

Packaging: A frente será tão estreita quanto a de um moto com um parallel twin e junto às pernas do condutor a moto será tão estreita quanto uma moto V-twin.

Eficiência: menos do que um 2 cilindros mas mais do que um 4 cilindros. É um compromisso.

O exotismo é um bónus, de facto nunca houve uma moto de estrada V3, ainda menos sobrealimentada. Como soará? O mais próximo que consigo imaginar são as Triumph t-plane.

Apesar de que a Kawasaki já desbravou esse terreno, e nem por isso expandiu esse conhecimento a outras plataformas além da H2 que parece ter estagnado.

Um compressor movido pelo motor a combustão como a Kawasaki usa tem muitas limitações. Um compressor movido por um motor eléctrico como a Honda usará neste V3 abre um mundo de possibilidades.

Embora não se conheçam detalhes eu aposto que este motor terá:

750/850cc
180hp
120Nm

Acima da nova Hornet 1000.

Pelo que entendi não será uma moto exótica mas a ideia é ter um motor/plataforma versátil como são o Yamaha CP3 ou o novo Ducati V2.

Já a Kawasaki escolheu claramente usar o compressor num motor/plataforma halo bike. Acaba por ser um motor sem grande aplicabilidade pois tem performances e consumos exagerados.

« Última modificação: Novembro 10, 2024, 22:22:18, 22:22 por Gentleman rider »

Novembro 10, 2024, 21:20:42, 21:20
Responder #3

Nemo_Fz

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Creio que a arquitetura V3 não é nova na Honda. A Honda NS400R era um V3 embora fosse um 2T e num tempo que nada tem a ver com o atual.

Quanto ao compressor eléctrico, será algo muito interessante.

Novembro 13, 2024, 14:51:29, 14:51
Responder #4

dfelix

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Packaging e eficiência.

Packaging: A frente será tão estreita quanto a de um moto com um parallel twin e junto às pernas do condutor a moto será tão estreita quanto uma moto V-twin.

Eficiência: menos do que um 2 cilindros mas mais do que um 4 cilindros. É um compromisso.

Acho que o "packaging" dependerá muito da capacidade volumétrica do motor.

Não encontrei dados, porém deduzo que este protótipo segue a mesma filosofia da "Recursion" que a Suzuki apresentou há uma década atrás.
Uma redução da cilindrada face aos standards, compensando com sobrealimentação... à semelhança do que foi a tendência no mundo automóvel.

E se por lado compreendo essa perspetiva do "packaging", por outro tenho alguma dificuldade e perceber até que ponto compactar é realmente uma vantagem face todas as desvantagens inerentes.

Acho perfeitamente óbvias as vantagens que um V4 oferece a um L4 de alta cilindrada no que diz respeito à enorme redução do volume versus o aumento da complexidade, peso e distribuição do mesmo.

Tal como acho perfeitamente óbvias as vantagens que um L2 oferece uma V2 no que diz respeito à redução da complexidade e peso em detrimento de algum volume.

Um V3 será algo que fica ali no limbo... e deixa a questionar até que ponto essa compactação face a um L3 compensa tudo o resto.
Até mais detalhes... IMHO só vale pelo exotismo.

O exotismo é um bónus, de facto nunca houve uma moto de estrada V3, ainda menos sobrealimentada. Como soará? O mais próximo que consigo imaginar são as Triumph t-plane.

A 4 tempos também nunca me recordo de ter existido nada.

Quando à sonoridade... é um mistério, porque dependerá de alguma rotação que possam fazer no pino central da cambota.
A generalidade dos V4 a 90º resultam em "crossplanes" do correspondente L4 screamer.
Já os L3 são "crossplane" por defeito... se bem que esta designação nem sequer faz muito sentido num triple a não ser para o marketing da Yamaha.
E supostamente sendo este motor um V a 75º... pelo que seguindo a mesma lógica resultaria em algo como 240-165-240...  sendo que o T-plane é 180-270-270.

Não consigo de cabeça visualizar que vantagens isto possa trazer, pelo menos comparado com a lógica do T-plane que faz todo o sentido quanto criar forças opostas permitido reduzir a necessidade de balanceamentos.

Pelo que entendi não será uma moto exótica mas a ideia é ter um motor/plataforma versátil como são o Yamaha CP3 ou o novo Ducati V2.

Nos últimos 15 anos assistimos aos construtores simplificarem as suas mecânicas com os V2 a serem abandonados em detrimento de L2 para reduzir componentes... pelo que lançar um V3 será a antítese disto.

O projeto da Suzuki neste aspeto era mais racional, já que adotava um L2 sobrealimentado.

Acho que se o objetivo deste protótipo fosse dar continuidade o que apresentariam seria algo na abordagem das NC mas com a respetiva sobrealimentação.
O que não quer dizer que não seja algo que possa surgir no futuro.
A Honda já nos habituou a exibir protótipos interessantes, mas que que na hora de apresentar o produto do mercado... a montanha acaba por parir um rato.
« Última modificação: Novembro 13, 2024, 14:52:46, 14:52 por dfelix »

Novembro 13, 2024, 16:36:44, 16:36
Responder #5

Gentleman rider

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Um V3 será algo que fica ali no limbo... e deixa a questionar até que ponto essa compactação face a um L3 compensa tudo o resto.
Até mais detalhes... IMHO só vale pelo exotismo.

Percebo de onde vens e para onde vais. E concordo contigo. A única diferença entre nós é que não pareces tão entusiasmado com o exotismo da escolha quanto eu!

Nos últimos 15 anos assistimos aos construtores simplificarem as suas mecânicas com os V2 a serem abandonados em detrimento de L2 para reduzir componentes... pelo que lançar um V3 será a antítese disto.

O projeto da Suzuki neste aspeto era mais racional, já que adotava um L2 sobrealimentado.

Acho que se o objetivo deste protótipo fosse dar continuidade o que apresentariam seria algo na abordagem das NC mas com a respetiva sobrealimentação.
O que não quer dizer que não seja algo que possa surgir no futuro.
A Honda já nos habituou a exibir protótipos interessantes, mas que que na hora de apresentar o produto do mercado... a montanha acaba por parir um rato.

Estavas a ir tão bem mas acho que te espalhaste ao comprido aqui ahahah

L2 sobrealimentado? Não. Ias vender a quem?

O público típico de motos L2 não distingue um monocilíndrico de um V6. Quer um motor fiável, fácil de usar e que consuma pouco. Nem precisa de mais do que 100cv. A Honda já oferece uma gama de motos para esses segmentos: NT1100, TA750, AT1100, NC750, Hornet 750 etc etc.

O comprador de uma NT1100 não compra uma Kawasaki H2 SX e vice versa. São públicos diferentes

Esta Honda V3 vai ser cara. Inevitavelmente dada a tecnologia e os componentes que tem. Vai imiscuir-se no segmento onde populam Ducati Streetfighter, Aprilias V4, KTM Superduke, etc

É um público com outra exigência e que não trocaria motores exóticos de 200cv por um paralell twin mesmo sobrealimentado. Eu não o faria.

Acho que a Honda vai aplicar este motor numa sucessora da VFR1200, construir uma rival da Ducati Multistrada V4, o primeiro modelo deverá ser uma roadster/streetfighter. Um motor V3 com compressor será suficientemente exótico para uma gama de motos assim.

Eu acho que as Honda V3, em prestações e preços, irão ficar entre as Yamaha com CP3 e as Kawasakki com os motores H2

Novembro 13, 2024, 23:22:59, 23:22
Responder #6

dfelix

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A única diferença entre nós é que não pareces tão entusiasmado com o exotismo da escolha quanto eu!

Acho que fui o primeiro a enaltecer o exotismo lá atrás...
Porém, acho que esse é o único ponto realmente positivo que podemos retirar dum V3.

Estavas a ir tão bem mas acho que te espalhaste ao comprido aqui ahahah

L2 sobrealimentado? Não. Ias vender a quem?

Vejo a sobrealimentação nas motos como uma potencial estratégia idêntica à que aconteceu no mercado automóvel.
Reduzir capacidade volumétrica mantendo prestações.
E isto vem precisamente satisfazer o público que quer um motor fiável, fácil de usar, que consuma pouco...
... que quer pagar menos IUC.  :D

Esta Honda V3 vai ser cara. Inevitavelmente dada a tecnologia e os componentes que tem. Vai imiscuir-se no segmento onde populam Ducati Streetfighter, Aprilias V4, KTM Superduke, etc

Esta V3 é a Recursion da Honda.
Algo que serve para captar a atenção duma feira internacional, mas que não irá ver a luz do dia.

« Última modificação: Novembro 13, 2024, 23:28:37, 23:28 por dfelix »

Novembro 13, 2024, 23:54:34, 23:54
Responder #7

Gentleman rider

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Esta V3 é a Recursion da Honda.
Algo que serve para captar a atenção duma feira internacional, mas que não irá ver a luz do dia.

Segundo o responsável da Honda Itália presente no EICMA a marca já tem um motor a ser testado em banco.

E no EICMA 2025 vai apresentar o protótipo do primeiro modelo que deverá ser uma roadster. A moto deve sair em 2027.

Já li em mais do que um sítio que rumores vindo do Japão dizem que tem 850cc.

Está a acontecer

Novembro 14, 2024, 00:08:19, 00:08
Responder #8

dfelix

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Vamos esperar para ver.
A Honda ainda não surpreendeu neste novo milénio... pode ser que seja desta.

Novembro 15, 2024, 19:50:18, 19:50
Responder #9

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Vamos esperar para ver.
A Honda ainda não surpreendeu neste novo milénio... pode ser que seja desta.

Para os cépticos

https://www.youtube.com/watch?v=nkv9CGYHdik

Novembro 18, 2024, 00:48:12, 00:48
Responder #10

dfelix

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O vídeo começa a mostrar a "heritage" com exemplos do aborrecido catálogo actual...
Depois anuncia a inovações revolucionárias mostrando o DCT e a e-clutch...


Novembro 18, 2024, 10:55:58, 10:55
Responder #11

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O vídeo começa a mostrar a "heritage" com exemplos do aborrecido catálogo actual...
Depois anuncia a inovações revolucionárias mostrando o DCT e a e-clutch...

ahahah! Verdade. Mas não deixa de ser a Honda. Tem de ser aborrecida para não assustar a sua clientela!

Mas tens que ser justo, o final do video é só sobre o V3. Inclusive deixa a entender que já andam a testar a roadster V3 na rua