Autor Tópico: qual a marca de pneus que utilizas na tua moto,dá-nos o teu feed-back.  (Lida 21035 vezes)

Outubro 01, 2021, 11:39:31, 11:39
Responder #100

pjmartinho

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Onde coloco pneus fornecem a BT-GNR, andam com BT023 F e satisfeitos....(coloquei no da frente para experimentar), dependendo da experiência e durabilidade pode ser para manter. Tenho andado a pesquisar e vejo pneus para "motas pesadas" (deve ser o meu problema +280Kg), fazem diferença? Vejo aqui malta a tirar 20mil km de pneus. :hushed:...também quero, onde vendem disso?

Sou dos que faço 20mil Kms com o pneu traseiro e 14mil Kms com o dianteiro (a minha mota gasta mais depressa o pneu dianteiro do que o traseiro... mota com mais de 300kg de peso e o pneu dianteiro é "fininho". Essas quilometragens foram feitas com os T30Evo (acho que já vão nos T32). Presentemente ando com BT23 à frente e atrás, mas não coloquei os 2 pneus ao mesmo tempo. O dianteiro já tem 12mil kms e o rasto que tem dá mais 2 ou 3mil kms e kaput... o traseiro tem menos de 4mil kms. Na proxima troca, volto a colocar um BT23 à frente e quando o traseiro acabar (devem acabar os 2 ao mesmo tempo), volto aos T3x que existirem nessa altura pois gostei mais dos T30Evo do que gosto destes BT23.

Estou um pouco limitado na escolha de pneus devido à medida do pneu dianteiro que é 110, sendo que a maioria das motas usa 120 à frente e por isso fico limitado a 4 ou 5 marcas/modelos de pneus.

O "segredo" para essa duração toda... no meu caso é ter uma condução suave e fluida... não tratar o acelerador e travões como interruptores on/off... andar com uma pressão adequada para o peso da mota e carga que lá vai em cima (condutor e passageiro incluidos).
« Última modificação: Outubro 01, 2021, 11:49:52, 11:49 por pjmartinho »

Outubro 01, 2021, 12:13:12, 12:13
Responder #101

ALCLCF

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Então a ver vamos se o bt23 faz +10k. A pressão dos pneus vejo a cada 2 semanas, o on/off é inevitável em cidade mas tive de trocar o dianteiro por causa da lateral esquerda (lat direita e meio do pneu ainda não tinha chegado aos marcadores). Se durarem +10k cada um já é muito bom.


Abril 01, 2022, 11:12:56, 11:12
Responder #102

Teixeira

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Abril 01, 2022, 15:28:21, 15:28
Responder #103

Canonista

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Com a mota vieram uns Cordial Corsun.

Estava / estou com receio destes pneus, até porque já vi vários comentários sobre a falta de aderência em molhado.

Para já em piso seco parecem-me bastante seguros.
Também li que a Cordial alterou a borracha e a nova gama já é bastante mais segura, mesmo em molhado.

Na loja, disseram-me para os usar à vontade, porque não há motivos para ter receio.

Abril 01, 2022, 20:15:13, 20:15
Responder #104

MotardFeio

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Põe uns pneus de jeito nisso, é a única coisa que toca no chão...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Abril 01, 2022, 20:55:08, 20:55
Responder #105

ThatsMe

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Com a mota vieram uns Cordial Corsun.

Estava / estou com receio destes pneus, até porque já vi vários comentários sobre a falta de aderência em molhado.

Para já em piso seco parecem-me bastante seguros.
Também li que a Cordial alterou a borracha e a nova gama já é bastante mais segura, mesmo em molhado.

Na loja, disseram-me para os usar à vontade, porque não há motivos para ter receio.

Conhecendo a gama "antiga" da Cordial, custa-me muito a crer que os novos sejam seguros.
Em asfalto seco tudo agarra, até um pneu nos arames... Mas entras numa rotunda mais foleira ou num paralelo mais polido e aí além de teres que trocar de pneus, ainda tens que trocar de carenagens e ossos.

Subscrevo o que o MotardFeio disse, em pneus não se deve poupar.
« Última modificação: Abril 01, 2022, 23:13:48, 23:13 por ThatsMe »

Abril 01, 2022, 21:37:03, 21:37
Responder #106

JustGil

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Neste momento estou a usar os Michelin Pilot Street Radial, já estou com eles a uns 4 000km +/- e estão impecáveis.
Nos dias de chuva sinto a mota agarrada ao chão, mas também, nesses dias ou com a estrada húmida tento nem sequer curvar muito a mota.
Mas aparentam ser uns pneus impecáveis, talvez o único ponto negativo, é que eles demoram um pouco mais para aquecer, pelo menos é essa a impressão que tenho.
Tudo de bom!  :nice:
« Última modificação: Abril 01, 2022, 21:38:34, 21:38 por JustGil »

Abril 02, 2022, 16:20:21, 16:20
Responder #107

dfelix

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Neste momento estou a usar os Michelin Pilot Street Radial, já estou com eles a uns 4 000km +/- e estão impecáveis.

É um pneu "utilitário"...
Uma escolha de compromisso.
Certamente não desilude... mas também nunca será excepcional.

Tenho uma 125 a 2T cujas specs são muito idênticas à tua CB300R.
Uns destes... e dificilmente voltas a considerar os Pilot Street!  :)



Vais perder grip em piso molhado... e vais perder sobretudo em durabilidade.
Mas vais ganhar em tudo o resto!  :D

Abril 02, 2022, 21:16:16, 21:16
Responder #108

JustGil

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Neste momento estou a usar os Michelin Pilot Street Radial, já estou com eles a uns 4 000km +/- e estão impecáveis.

É um pneu "utilitário"...
Uma escolha de compromisso.
Certamente não desilude... mas também nunca será excepcional.

Tenho uma 125 a 2T cujas specs são muito idênticas à tua CB300R.
Uns destes... e dificilmente voltas a considerar os Pilot Street!  :)



Vais perder grip em piso molhado... e vais perder sobretudo em durabilidade.
Mas vais ganhar em tudo o resto!  :D

É questão de experimentar depois e ver umas reviews.
Obrigado pela sugestão!  :nice:
Tudo de bom!

Abril 03, 2022, 20:57:57, 20:57
Responder #109

Canonista

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Com a mota vieram uns Cordial Corsun.

Estava / estou com receio destes pneus, até porque já vi vários comentários sobre a falta de aderência em molhado.

Para já em piso seco parecem-me bastante seguros.
Também li que a Cordial alterou a borracha e a nova gama já é bastante mais segura, mesmo em molhado.

Na loja, disseram-me para os usar à vontade, porque não há motivos para ter receio.

Obrigado pelas opiniões.


Conhecendo a gama "antiga" da Cordial, custa-me muito a crer que os novos sejam seguros.
Em asfalto seco tudo agarra, até um pneu nos arames... Mas entras numa rotunda mais foleira ou num paralelo mais polido e aí além de teres que trocar de pneus, ainda tens que trocar de carenagens e ossos.

Subscrevo o que o MotardFeio disse, em pneus não se deve poupar.

Obrigado pelas opiniões.
Por acaso apenas estou a pensar fazer viagens de mota com piso seco. Contudo, um chuveiro imprevisto pode acontecer...
Já no carro tive uma vez um acidente por falta de aderência... Não vou voltar a arriscar!

Bom e barato para uma Voge 300 DS para deslocações diárias o que recomendam?
 :convivio:
« Última modificação: Abril 03, 2022, 21:01:43, 21:01 por Canonista »

Abril 03, 2022, 21:56:06, 21:56
Responder #110

dfelix

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Abril 03, 2022, 23:28:25, 23:28
Responder #111

Canonista

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"Bom e barato" entenda-se com boa relação qualidade/preço.

É para utilização principal em estradas nacionais numa 300 com quase 30 cavalinhos e não numa Hayabusa...  ;)

Maio 16, 2022, 16:58:33, 16:58
Responder #112

PAULO VAZ

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Maio 16, 2022, 17:04:09, 17:04
Responder #113

PAULO VAZ

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Bridgestone S20 , ainda não tenho grande opinião, tinha uns S22 duraram 12.000 atras , foi até descascar um bocado foram mesmo bem espremidos, 12.000 na frente , mudei logo os dois, a minha Opinião é que não são maus, mas na frente tremem um pouco em curva

Maio 16, 2022, 21:57:14, 21:57
Responder #114

Luis Salgueiro

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A minha atual moto veio calçada com Shinko Advance 005 ainda praticamente novos .
Nunca tinha ouvido falar de 'semelhante coisa', mas não tenho tido um mau feedback  ao longo das poucas centenas de kms que já fiz com eles.
Fui investigar à net e afinal parece que até são uns pneus muito aceitáveis (dito por utilizadores  e 'especialistas' )  .

Maio 18, 2022, 11:38:02, 11:38
Responder #115

carlos-kb

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A sondagem não permite escolha múltipla. Porque pode-se até dar o caso (muito comum) de se ter pneus de marcas / modelos diferentes, à frente e atrás.  :-\

Maio 18, 2022, 12:05:00, 12:05
Responder #116

dfelix

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Porque pode-se até dar o caso (muito comum) de se ter pneus de marcas / modelos diferentes, à frente e atrás.

Verdade.
Mas na generalidade dos casos é uma consequência da falta de budget para o par...
 :D

Maio 18, 2022, 12:13:02, 12:13
Responder #117

carlos-kb

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Porque pode-se até dar o caso (muito comum) de se ter pneus de marcas / modelos diferentes, à frente e atrás.

Verdade.
Mas na generalidade dos casos é uma consequência da falta de budget para o par...
 :D

Ou não... podendo ser o resultado de desgastes diferentes entre frente / trás... ou até solução de recurso, do que havia em stock numa muda eminente ou urgente... ou até preço mais convidativo que se apanhou para adquirir outro modelo / marca, na altura da compra.

Maio 18, 2022, 12:39:59, 12:39
Responder #118

dfelix

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Ou não... podendo ser o resultado de desgastes diferentes entre frente / trás... ou até solução de recurso, do que havia em stock numa muda eminente ou urgente... ou até preço mais convidativo que se apanhou para adquirir outro modelo / marca, na altura da compra.

Excetuado os "desgastes diferentes" qualquer das restantes opções que enumeras não são escolhas racionais ou ponderadas.
E mesmo a questão de se optar por diferentes pneus devido ao desgaste já foi chão que deu uvas.

Mas sim... a possibilidade de se ter instalado uma salada de frutas de borracha não está prevista no tópico.
Apesar de me parece que o objetivo era mais inocente.  :)

Maio 19, 2022, 15:47:13, 15:47
Responder #119

carlos-kb

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Ou não... podendo ser o resultado de desgastes diferentes entre frente / trás... ou até solução de recurso, do que havia em stock numa muda eminente ou urgente... ou até preço mais convidativo que se apanhou para adquirir outro modelo / marca, na altura da compra.

Excetuado os "desgastes diferentes" qualquer das restantes opções que enumeras não são escolhas racionais ou ponderadas.
E mesmo a questão de se optar por diferentes pneus devido ao desgaste já foi chão que deu uvas.

Mas sim... a possibilidade de se ter instalado uma salada de frutas de borracha não está prevista no tópico.
Apesar de me parece que o objetivo era mais inocente.  :)

Numa moto é complicado "alinhar os astros" para conseguir montar um jogo completo, num mesmo momento.
Pelo contrário, não é raro mesmo os tempos de troca serem distintos e desfasados entre a roda da frente e a de trás o que te leva que a dado momento, ou trocas os dois (com o consequente "desperdício" de borracha pelo menos num deles), ou invariavelmente, acabas a montar unidades de modelos /  marcas distintas (por acaso, recordo que nesse aspecto, a F800ST era até bastante "certinha", pois a cada dois pneus traseiros, levava um dianteiro, o que dava com alguma acuidade, prever as mudas e respectiva escolha).

Mas nem sempre é possível, por motivos vários ter o mesmo jogo para a frente e trás. Da parte que me toca, já montei pneus do mesmo jogo em ambas as rodas... como também montei modelos e marcas diferentes à frente e atrás, por variados motivos e por diversas ocasiões:

- Porque simplesmente cansei ou desgostei de dado pneu e quando possível ou necessário, quis experimentar algo diferente no primeiro que atingiu a sua vida útil.
- Porque comprei mota usada, e me "ofereceram" um pneu novo, mas distinto do outro (gasto) que estava montado.
- Porque apanhei uma promoção convidativa a dado momento (por exemplo, numa revisão), para determinado pneu (que até é apto e gosto, apesar de diferente dos que estavam montados), e na eminência de saber que teria de mudar muito em breve, aproveitei assim a dita promo.
- Porque furou.

Não acho tanto assim que resulte de uma «escolha menos racional». Até porque esse tema de ter (ou não) a dita «salada de frutas de borracha», é discussão que daria pano para mangas. Há quem diga que é bom ter um jogo do mesmo modelo... Porque o desenho das carcaças é idêntico, porque os processos de fabrico e os vários compostos derivam das mesmas "origens", porque foram optimizados para "trabalhar em par", porque o perfil e rasto de pneus do mesmo modelo são desenhados para o da frente "varrer" e de seguida o de trás "tracionar", blá, blá, blá...



Outros ainda defendem apenas que convém serem pelo menos da mesma marca... o que tendo em conta o tipo e leque de opções para diversos tipos de andamento, pisos e condições atmosféricas, vale o que vale.

Acredito até que em certas condições mais extremas ou exigentes da condução, se note que não ter pneus do mesmo jogo, é prejudicial. No entanto, da minha parte, quando usei modelos / marcas diferentes, nunca senti reacções negativas ou estranhas que comprometessem o comportamento da moto, às quais eu pudesse responsabilizar a diferença entre borrachas que tinha montadas na frente e na traseira [por norma esses erros são mais do condutor (eu) do que propiamente da diferença entre pneus]  :tornarseanjinho:. Mas também não andei a fazer "casamentos estranhos" entre pneus de tipo e utilizações diferentes.
Ainda assim, acho mais inconveniente um(ns) pneu(s) deformado(s) e em mau estado (ainda que do mesmo jogo), que ter duas unidades de marca e/ ou modelo diferentes (mas para o mesmo tipo de utilização), em bom estado.

Ainda mais, quando a porra da borracha é tão cara!  :D
« Última modificação: Maio 19, 2022, 15:48:58, 15:48 por carlos-kb »

Agosto 10, 2022, 22:26:22, 22:26
Responder #120

ALCLCF

  • Visitante
Depois dos diablo rosso 3....saltei para os medianos bt023 na expectativa de ver pneus durarem mais de 6000km.

Hoje olhei para eles. O de trás com boa saúde e uniforme....o da frente com desgaste bastante localizado em 3 zonas (a azul na imagem). Com os Pirelli, tinha desgaste homogéneo e iam quase 2 pneus traseiros por cada dianteiro!?



A mota, eu e apetrechos devemos rondar ~380Kg no dia a dia....há pneus mais apropriados para este peso, ou é igual ao litro?

Setembro 16, 2022, 09:40:07, 09:40
Responder #121

Nuno YB

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Verdade.
Mas na generalidade dos casos é uma consequência da falta de budget para o par...
 :D

Deixa ver se entendi... metes um par de pneus novos, mesma marca, mesmo modelo. O de trás gasta-se em metade do tempo do da frente e tens que trocar. Se não estás 100% satisfeito com os pneus que usas, embora não os tenhas já trocado por esse motivo, simplesmente porque estavam ainda com muito piso, e queres experimentar um novo pneu... trocas os 2 e metes um pneu dianteiro no "lixo" a meio uso?

Dou o meu exemplo, na minha antiga moto tinha pneus iguais á frente e atrás. O de trás gastou-se quase até aos arames, enquanto o da frente estava a 60% de piso. Não eram maus e não estava insatisfeito com eles ( muito pelo contrário, acho os BT-016 Pro um excelente compromisso preço/segurança, para o segmento indicado ao seu uso), tirando o facto de, em circuito urbano, gastarem demasiado ao meio ( especialmente o traseiro ).
Quando troquei o traseiro, experimentei outro pneu, de outra marca. Não por ser mais barato ( foi, mas apenas 4 ou 5€, um valor irrelevante ), mas porque me deram garantias de que duraria mais tempo. Fiquei assim com 2 pneus diferentes, marcas diferentes, borracha diferente, piso diferente, na frente e na traseira.

Acabei por não explorar o limite de kilometragem do novo pneu, pelo motivo que todos conhecem, mas segundo a experiencia possivel e tendo em conta o seu estado á altura em que o deixei de utilizar, posso dizer que iria durar muito mais que o seu antecessor... provavelmente, quase o dobro dos klm. Tambem, em termos de segurança, e não dizendo que seria superior ao antigo ( nem inferior, eram muito iguais nesse aspecto, ambos aqueciam rápido e ambos se agarravam bem ), não tenho queixas. Não posso dizer que seja bom em piso molhado, mas tambem não podia dizer isso do seu antecessor, já que andar á chuva nunca foi a "minha praia". Á chuva, só se for apanhado de surpresa e como não gosto e não estou habituado, a minha velocidade de circulação desce drasticamente.

Se tivesse chegado a altura de trocar o dianteiro, provavelmente optaria pela "alma gémea" do traseiro que estava em uso, em modo de experiencia. Dando garantias de segurança, era para manter. Não dando, depressa regressaria ao que lá estava, ficando com os tais dois pneus diferentes, de marcas diferentes, borrachas diferentes e pisos diferentes. E seriam mudados sempre consoante o seu desgaste próprio e individual, não apenas para fazer "pendant"...
Não me parece que seja uma questão geral de falta de budget, até me parece uma questão bastante lógica. Compreendo que existe quem troque sempre pela mesma marca/modelo e muitas das vezes trocam logo o par, independentemente do estado do piso individual de cada pneu. Isso é, na minha opinião, a opção de quem está satisfeito com o que usa e que não se importa de "atirar" dinheiro fora. Mas essa não será a opção do geral...

Entendo que cada um, na sua moto e na sua vida, tenha as suas opções próprias e não discuto isso, mas em certas alturas custo um bocado a perceber a lógica.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...