Autor Tópico: Pneus CB 125F  (Lida 2205 vezes)

Setembro 25, 2019, 22:29:03, 22:29
Lida 2205 vezes

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Está cada vez mais próxima a hora de calçar uns pneus na minha 125.

A oferta de pneus para este modelo não é grande coisa, pelo menos quando se quer marca e modelo igual à frente e atrás.

As medidas são:
Frente: 80/100 R18 47P TL
Trás: 90/90 R18 51P TL

Ora, até agora o que me pareceu melhor foi a combinação:

- Michelin City Pro Rear Front
80/100 -18 TL 47 P
- Michelin Pilot Street Rear
90/90 -18 TL/TT 57 P

Poderei ter chatices com esta mistura City Pro / Pilot Street ou na prática nem darei conta?

Vi noutro tópico comentários sobre não valer a pena mandat vir pneus online, mas no meu caso não é tanto pelo preço, mas pela falta de oferta. Os pneus que mais se vêem são os de origem (CST) e os Conti Go, que pelo li o pessoal queixa-se quando andam em piso molhado.

Setembro 27, 2019, 07:25:13, 07:25
Responder #1

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Uma pergunta: o pneu de trás é mais estreito do que o da frente ou foi um engano teu?

Na questão de meteres pneus com perfil diferente... desde que te deam confiança e sejam de boa qualidade, não vejo problema nenhum nisso. Lá por não terem o piso igual, não quer dizer que não sejam bons.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 27, 2019, 08:01:12, 08:01
Responder #2

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
O de trás é mais largo (90) e tem menos perfil. Os pneus que meti acima tem as medidas que vêem no manual da mota.

Entretanto encontrei outra opção na pneus outlet:

Heidenau K80 80/100-18 RF TL 47H M/C

Heidenau K80 90/90-18 RF TL 57H M/C




Têm um look bastante desportivo e já vi boas revew sobre eles, inclusive o MPA Neves fez um video de quando meteu uns mistos na sua antiga CBF.
« Última modificação: Setembro 27, 2019, 08:02:20, 08:02 por tiagofo20 »

Setembro 27, 2019, 08:16:22, 08:16
Responder #3

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
O de trás é mais largo (90) e tem menos perfil. Os pneus que meti acima tem as medidas que vêem no manual da mota.

Entretanto encontrei outra opção na pneus outlet:

Heidenau K80 80/100-18 RF TL 47H M/C

Heidenau K80 90/90-18 RF TL 57H M/C




Têm um look bastante desportivo e já vi boas revew sobre eles, inclusive o MPA Neves fez um video de quando meteu uns mistos na sua antiga CBF.

Tens razão, percebi mal.

Não conheço essa marca, mas tambem pouco conhecia da Maxxis e, até agora, não o vejo em nada inferior ao Bridgestone BT016 que tinha antes.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 04, 2019, 16:53:49, 16:53
Responder #4

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Os "sapatos" chegaram ontem. Amanhã vou ver se encontro um "sapateiro" pelas redondezas, mas se calhar vai estar tudo fechado.

Apanhado algum aberto acho que vão torcer um pouco o nariz quando eu disser que já tenho os pneus e é "só" para fazer a troca.

Outubro 04, 2019, 17:33:03, 17:33
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Com o feriado vai ser difícil encontrar uma oficina "moto" para fazeres isso.

Outubro 27, 2019, 10:27:21, 10:27
Responder #6

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Bem, apenas dar um pequeno feedback desta aventura que foi comprar os pneus online.

Andei a ver algumas oficinas de motas perto de casa, mas nenhuma me agradou, não demonstravam clara recetividade para trocar pneus comprados fora, parecia que não se queriam negar, mas também não queriam acolher de braços abertos...

Conclusão, troquei os pneus em casa. O de trás foi uma boa suadela, o da frente já tinha mais alguma pratica e ja tinha visto mais técnicas no youtube.

O bom foi não ter pago a mão de obra e ter adquirido mais alguma experiência, o mau foram as arranhadelas nas jantes.

Ainda não posso falar muito dos novos pneus (tem cerca de 300km em piso/ligeiramente molhado), apesar de notar uma enorme diferença para os antigos. Os antigos já estavam a ficar quadrados, os novos parecem que incentivam a inclinar a mota.

Deixo abaixo o estado em que ficaram os antigos (originais).

Outubro 31, 2019, 10:07:15, 10:07
Responder #7

Quico

  • Visitante
Obrigado pelo feedback Tiago.
Como vais mais adiantado que eu em kms, leio sempre com atenção o que escreves.
Já troquei uns quantos pneus de motorizada mas de motos nunca (penso que não haja muita diferença), vaselina no bordo do pneu ajuda sempre. Compraste ou tinhas desmontadores?
Pela minha experiência, fazer o serviço no chão, em cima de um tapete velho é mais fácil e sempre protege a jante de riscadelas.

Outubro 31, 2019, 15:00:09, 15:00
Responder #8

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Os riscos foram causados pelas "chaves" de desmontar pneus. Comprei-as na Norauto por 9€, 3 ferros como vês na imagem. Provavelmente não são os mais indicados para motas, nem tinha aquelas peças para meter por baixo para evitar riscos. De inicio estava a meter cartão por baixo das chaves, mas depois dos primeiros riscos desisti, quando tiver tempo passo um spray ou um marcador preto para disfarçar os riscos.
Vaselina ou outra coisa que escorregue é, mas para mim o que dificultou menos a montagem no 2° pneus foi ter usado um secador de cabelo para aquecer a borracha.

Mas digo-te, quando voltar a precisar mudar de pneus, só volto a mandar vir online se não encontrar bons pneus em estabelecimentos que façam a montagem.

Novembro 01, 2019, 18:57:46, 18:57
Responder #9

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 313
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Boas!
Há lojas online que enviam os pneus para oficinas de montagens.
Nunca experimentei, mas vi por exemplo na Pneus Online (mas há mais) que permitem escolher onde montar perto de casa.
Boas curvas! :scooter:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Novembro 01, 2019, 20:25:03, 20:25
Responder #10

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Eu sei, mas quando contactei essas lojas (contactei pelo menos 3) dizem-me que não fazem montagens de pneus de motas, apesar de no site mencionarem que fazem.

Ah, esqueci de mencionar uma parte importante da desmontagem dos pneus, é preciso descolar o pneu da jante, a melhor maneira de o fazer sem maquinaria é pedir a alguém para passar por cima do pneu com o carro, devagar e com cuidado para apanhar só pneu.

Setembro 18, 2021, 15:43:34, 15:43
Responder #11

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães



Entretanto encontrei outra opção na pneus outlet:

Heidenau K80 80/100-18 RF TL 47H M/C

Heidenau K80 90/90-18 RF TL 57H M/C


Têm um look bastante desportivo e já vi boas revew sobre eles, inclusive o MPA Neves fez um video de quando meteu uns mistos na sua antiga CBF.

Os meus Heidenau K80 já eram, substituí-os ao fim de 10 mil kms, o traseiro já se notava que estava a ficar quadrado ao curvar.

Desta vez coloquei uns Michelin City Pro.

Sobre os Heidenau, o único aspeto negativo que aponto é a durabilidade. 10 mil kms para alguém com uma condução calma parece-me pouco.

De resto, aquecem depressa, não me lembro de sentir a mota a fugir, embora cada vez ande menos em piso molhado.

Agora com os Michelin sinto uma sensação esquisita ao curvar, parece que o pneu da frente se quer deitar, é como se tivesse de ter mais sensibilidade para curvar. Se calhar é assim mesmo em todos os pneus novos, requer habituação.

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk


Setembro 18, 2021, 23:03:55, 23:03
Responder #12

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Fuck! Tenho o pneu ao contrário

Por algum motivo estes pneus são colocados em posições opostas conforme sejam postos atrás ou à frente.

Não sei se terá alguma coisa a ver com aquilo que sinto a curvar, mas o fabricante é quem manda.

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk


Setembro 18, 2021, 23:34:22, 23:34
Responder #13

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Tiagofo20,

Vc deve providenciar imediatamente a correção da instalação do pneu. Pois usando a mota com os pneus montados invertidos você está correndo sérios riscos....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Setembro 19, 2021, 00:07:15, 00:07
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Foram montados numa casa de pneus?.

Se sim...isso é um erro que não devia suceder, já que é pessoal mais do que habituado a ver logo o sentido correcto dos mesmos.

Claro que erros acontecem.
Mas aí a seta ajuda a não deixar margem para dúvidas.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 19, 2021, 08:38:22, 08:38
Responder #15

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Fui eu que montei e só dei 2 voltinhas curtas. Olhei apenas para as marcas do pneu. Foi azelhice minha não olhar que havia uma direção para front e outra para rear.

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk


Setembro 19, 2021, 13:26:36, 13:26
Responder #16

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Já tenho o pneu no sítio. Já não parece tão estranho ao curvar.

Setembro 19, 2021, 13:50:23, 13:50
Responder #17

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Já tenho o pneu no sítio. Já não parece tão estranho ao curvar.
Muito bom Tiagofo20,
Um outro detalhe que deve observar é um friso circular em alto relevo em todo o diâmetro do pneu, ele deve estar equidistante com a jante no diâmetro todo, em ambos os lados.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
« Última modificação: Setembro 19, 2021, 13:52:40, 13:52 por Reiner »

Setembro 23, 2021, 10:39:24, 10:39
Responder #18

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Obrigado pela dica Reiner. Está direitinho.